quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Atualização Patrimonial SET/19 - R$510.656,30 (-1,20%)

Olá pessoal - tudo bem ? Aqui vamos nós para mais um fechamento e atualização patrimonial. O ano está acabando e agora resta pouco tempo para atingir as metas.

Apesar de ter uma evolução nesse mes, a rentabilidade foi negativa - esse é o preço de estar exposto a moeda estrangeira. Mas de forma geral, a evolução patrimonial esta de acordo com meu plano e acredito que vou atingir os objetivos desse ano sem maiores dificuldades já que faltam apenas BRL10K para chegar na meta e eu nao considero meu bonus - uso sempre como extra ou para viagens, depende de como estou em relação as metas financeiras.

Nesse mês, eu venho analisando bastante a minha relação com o emprego. Venho observando colegas e como eles nao respeitam prazos, nao entregam as apresentações, nao sao orientados para resultados e nao estao muito preocupados com as metas da equipe. Obvio que eu estou generalizando aqui - tenho muitos colegas que sao muito comprometidos e trabalham com um nível de excelência muito forte - mas, no geral, nao percebo um comportamento das pessoas tão preocupadas com as entregas no trabalho. 

Eu tenho um problema de ansiedade que me atrapalha bastante. Se eu tenho uma apresentação, reunião importante, projeto importante - eu fico com aquilo martelando na minha cabeça e acabo perdendo um pouco das minhas horas de lazer porque estou com a cabeça nos temas de trabalho mesmo estando fora do escritório. Isso é algo que tenho de trabalhar para poder aproveitar um pouco mais a vida e os momentos fora da empresa.


Outra coisa que venho observando é o nivel de liquidez do meu patrimonio atual - de forma geral, tenho a seguinte distribuição:

Renda Fixa Brasil: BRL 100.702,10 (liquidez alta) - isso representa 19,72% do meu patrimônio e acredito ser uma boa reserva para caso de desemprego ou mesmo para aproveitar oportunidades de investimento em caso de crise no mercado.

Savings Account USA: BRL 54.332, 83 (liquidez alta) - isso representa cerca de 10,64% do patrimonio e somado ao patrimonio com liquidez no Brasil, me da uma certa tranquilidade para enfrentar eventuais crises e aproveitar oportunidades.

No total, o meu patrimonio com bastante liquidez é BRL 155.034,93 ou 30,36% do patrimonio.

Fundos de Investimento USA: BRL 56.063,24 (liquidez media) - os investimentos estao em uma conta 401K que tem beneficio fiscal. Para resgatar esse dinheiro antes dos 59 anos de idade, tem de se pagar os impostos não recolhidos (beneficio fiscal) e uma penalidade de 10% sobre os rendimentos. Portanto, é possível resgatar o dinheiro, porém devido as penalidades não é algo recomendável. Os investimentos estao divididos em tres fundos, da seguinte forma: 
 - 50% em um fundo que replica o indice S&P500; 
- 40% em um fundo que replica a performance das 3600 maiores empresas do mundo não americanas (fundo internacional)
- 10% em fundo que replica indice das 10 maiores bolsas no mercado emergente

Real Estate (REIT): BRL 299.588,12 (baixa liquidez) - como eu sou um fã da geração de caixa mensal e gosto muito do mercado imobiliário, eu tenho um mix de investimentos em REIT e participação em imovel proprio de aluguel nos USA. O valor total investido nessa modalidade representa 58,66% do meu patrimonio aproximadamente.

Como estrategia geral, eu quero acumular USD 100K ou algo proximo de BRL406K em ativos de alta liquidez para ter uma tranquilidade caso enfrente um problema de desemprego ou crise no mercado corporativo.

Com a idade avançando sabemos como o mercado reage e a dificuldade em se encontrar boas posições. Obvio que isso tende a mudar e na Europa e USA também ja é bem diferente, mas eu tenho um perfil conservador e prefiro ter uma reserva alta em termos de liquidez.

Então é isso pessoal. Um grande abraço, 

17 comentários:

  1. Não sei sua idade. Eu tenho 43 anos e sou funcionário público (professor fedral). Meu sonho, no início, era poder para de trabalhar. Nesta época eu não tinha nada de dinheiro. Hoje que, poderia parar de trabalhar tranquilamente, não pretendo fazê-lo por um motivo simples. Tive que ralar trabalhando e estudando muito para conseguir o emprego que tenho hoje se eu paro de trabalhar não perco dinheiro mas deixo de ganhar e dinheiro nunca é demais. Leio os blogs e vejo nos comentários o ledo engado do pessoal dizendo que quando tiver dinheiro vai parar de trabalhar. Quando não precisamos de dinheiro o trabalho deixa de ser trabalho e passa a ser um meio para aumentar a bola de neve dos investimentos. Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida social de boa parte das pessoas está muito ligada ao seu trabalho, assim como suasensação de pertencimente ou mesmo de utilidade.
      Muitas pessoas não param de trabalhar pois percebem que vão perder tudo isso e aí a questão passa a ser muito mais que dinheiro.

      Quando muitos falam em parar de trabalhar, falam pensando em liberdade, não tem rotina fixa o tempo todo, não precisar se justificar por faltas ou atrasos, não ter que participar de politicagens, não ter que realizar atividades que não gostam ou conviver com colegas que não gostam.
      Parar de trabalhar no fundo significa fugir disso. Quem se sente bem com seu trabalho geralmente não tem esse desejo tão forte de parar, porque além de tudo sua atividade laboral é um passa tempo ou mesmo algo que dá sentido a sua vida.

      Excluir
    2. Parar de trabalhar só é interessante se você tem um plano pra seguir. Eu vejo muita gente que aposenta e acha que vai ser ótimo. Na real até é... por 2 meses. Depois veem que não sobra tanta grana pra viajar todo mês, igual imaginam, e começa a vir pensamentos negativos e ver desgraça todo dia na tv. Acho que o lance seria ver o trabalho, ou arrumar um outro, como modo de distração e não como obrigação
      abraços

      Excluir
    3. Considero analisar ações e investir um trabalho. Faço isso atualmente em pouco tempo pois tenho de trabalhar.

      A partir do momento em que estiver em casa por conta da IF, trabalharei com investimentos por várias horas por dia.

      As vantagens serão ficar longe da politicagem, não ter de realizar atividades de que não gosto e nem conviver com gente chata.

      Sempre lutarei para ganhar muito mais dinheiro. A diferença será na qualidade de vida.

      Excluir
    4. Ola Painel Controle - tudo bem ? Eu tenho 36 anos de idade ... eu nao considero que dinheiro nunca seja demais. Eu entendo o seu ponto de vista, mas tem um cara bem famoso - Alvaro Schocair - que em uma entrevista com Jorge Paulo Lehman, respondendo as perguntas da plateia; ele levantou a seguinte questão: o que voce faz do ponto de vista de desenvolvimento pessoal com bilhões que nao poderia fazer com 10 milhões ?

      A resposta do JPL também foi muito interessante - ele disse que do ponto de vista de desenvolvimento pessoal, realmente nao tem diferença nenhuma. Mas ele consegue dar estabilidade e segurança para mais gerações futuras de sua familia e fazer mais trabalho filantropico.

      Então, para meus objetivos - o patrimonio sera importante para comprar um bem que é finito e que as vezes nao damos a devida importancia - que é o tempo. Tempo para ler, escrever, assistir filmes e documentarios, teatro, cinema, viajar, bater papo com os amigos, jogar futebol, montar miniaturas (maquetes), fazer a curadoria da minha coleção de selos e moedas, etc...

      Para mim, essas coisas nao tem preço.

      E também tenho o desejo de fazer um trabalho de capacitação profissional com jovens de comunidades mais vulneraveis, egressos do sistema penitenciario, etc...

      Na minha visao, o acumulo de patrimonio serve para possibilitar esse tipo de ação, uma vez que voce passa a ter controle sobre o seu tempo disponivel.

      Um grande abraço,

      Excluir
    5. Ola anon 10:47 - tudo bem ? Eu concordo com voce que para as pessoas que adoram o trabalho, ele passa a ter uma significado maior e deixa de ser uma atividade para se tornar um prazer.

      Na minha experiencia, eu conheci pouquissimas pessoas que estavam nesse patamar de satisfação com suas atividades - e ainda assim, normalmente, essas pessoas buscam um senso de realização que poucas profissoes oferecem (policiais, bombeiros, medicos, professores, etc...) - isso é mais dificil de encontrar nas atividades mais administrativas em grandes conglomerados corporativos.

      Um grande abraço,

      Excluir
    6. Ola Dividendos - tudo bem ? Voce esta certissimo - tem muitas pessoas que deixam de trabalhar e nao tem um plano do que fazer com o tempo livre. Essa situação é muito perigosa - pois é necessario mantermos nossa mente sempre ativa e trabalhando.

      Eu vi muitos executivos se aposentando e perdendo totalmente a referencia de quem eles sao no mundo se nao estiverem ocupando o cargo X na empresa Y.

      É muito importante desenvolver atividades e vida fora do mundo corporativo - ate porque o seu pertencimento ou nao a esse mundo, normalmente nao esta nas suas maos. Digo, sua empresa pode decidir te mandar embora amanha e ai voce esta fora do clube.

      Temos de ver a vida além do trabalho e nao atraves do trabalho.

      Um grande abraço,

      Excluir
    7. Ola anon 10:39 - com certeza a analise de investimentos é um trabalho. Se é isso que voce gosta de fazer e te dá prazer, voce poderia tentar uma mudança de carreira ao inves de aguardar ter patrimono suficiente para fazer isso somente com seu dinheiro.

      A falta de educação financeira no pais é um problema grave e tem muito espaço para Analistas de Investimento Autonomos - porque nao juntar o utilo com o agradavel se a analise de investimentos é algo que te atrai ?

      Um dos meus planos com tempo livre será cursar Direito (faculdade que sempre gostei e queria muito ter avançado na area) e oferecer trabalho voluntario na area para pessoas carentes que necessitam de suporte juridico para suas demandas.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Oi EP.

    Quando li a parte do seu post que fala de ansiedade, acabei me identificando na hora. Sofro do mesmo mal, de não conseguir separar como deveria a vida pessoal da profissional. Admiro muito meus colegas que desligam o "modo trabalho" como se mudassem uma chave no cérebro quando dá o fim do expediente. Acho que me dedico mais do que deveria, fazendo a mesma observação que você fez sobre entrega e comprometimento.

    Mas também acho que o acúmulo de capital tem dado uma boa amenizada nisto. Ver o bolo financeiro crescendo e conseguir sentir que o emprego não é meu dono e crachá não é RG, fez com que as coisas mudassem um pouco.

    Outra coisa que o dinheiro ajuda é ter menos medo da idade com relação a trabalho e recolocação. Hoje em dia, meu receio é mais em estar "existindo" ao invés de "vivendo". O que assusta é ver o tempo passando rápido e a rotina acontecendo, tudo igual. Uma frase que sempre lembro quando penso neste assunto é uma que li faz um tempo, não sei onde: "Conhecer Paris aos 70 anos de idade não é a mesma coisa que conhecer aos 30".

    Keep Going!!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Investidor Disciplinado - tudo bem ? Atualmente, a questao da ansiedade é o meu maior incomodo e vem me trazendo prejuizos a saude. Preciso achar um equilibrio e focar na saude fisica e mental, porque nao adianta acumular patrimonio e ficar doente.

      Eu concordo com tudo o que voce comentou - o patrimonio deve servir para comprar seu tempo e aliviar um puco a tensao diaria, ja que voce se ve independente financeiramente - esse é o patamar a atingir e ainda vao alguns bons anos até la - mas quero conciliar com cuidados a saude pois quero estar bem para aproveitar minha liberdade financeira.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Gostaria que você falasse mais sobre esse "Fundos de Investimento USA" e REIT. Quais fundos tem usado?
    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - os fundos que estou investido no momento sao tres: FXAIX, FSPSX e EMGYX.

      Aqui voce tem os links para o resumo de cada um deles no yahoo finance:

      https://finance.yahoo.com/quote/FXAIX?p=FXAIX
      https://finance.yahoo.com/quote/FSPSX?p=FSPSX
      https://finance.yahoo.com/quote/EMGYX?p=EMGYX

      Basicamente, estou com somente 10,97% do patrimonio exposto no mercado acionário. O objetivo é aumentar bastante esse numero. Desses 10,97%; cerca de 50% do capital em indice de ações do mercado americano, 40% em indice de ações de mercado internacional e outros 10% em indice de ações de mercado emergente.

      Nao vou me alongar muito explicnado os fundos porque acho que no yahoo finance voce encontra toda informação relevante disponivel.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Oii não encontrei outra forma de perguntar uma coisinha para você. Primeiro parabéns pelo blog...super útil, outra pergunmta é no dia da sua entrevista L-1 foi toda inglês ou toda português? Vou fazer a minha dia 222, e estou bem nervosa.

      Excluir
    3. Caralho ER do EMGYX é mais de 1%. Que burrice

      Excluir
  4. Rapaz, é preciso estar preparado para tudo, até para o desemprego. A vida de quem não tem grana é mais sujeita a imprevistos, aborrecimentos.

    Pelo que você fala os americanos de classe média, assim como os brasileiros, adoram falar que amam o Capitalismo. Mas são ANALFABETOS FINANCEIROS E CONTÁBEIS. Falam besteira sem saber.

    Num momento de dificuldade, essas pessoas que não juntam nenhum dinheiro engrossam as estatísticas de suicídio e depressão. Lembre do caso do ex engenheiro da Tim que se matou a família e depois se matou por causa de problemas financeiros. https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/08/1808140-nao-vamos-ter-mais-renda-diz-carta-de-suicidio-de-pai-que-matou-a-familia.shtml

    No caso dos EUA, os homens brancos estão se matando pois desde 2008 o nível salarial deles caiu muito.....

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber mais sobre o 401k. Morei nos EUA e tive essa conta (não a roth mas a tradicional) e antes de voltar ao Brasil converti para um IRA.
    Agora morando aqui e anos que vem fazendo 60 anos, gostaria de começar a sacar dela. Como funciona? pago imposto nos EUA ou aqui? Tenho que declarar algo? E se fosse Roth pagaria alguma coisa? O roth conversion ladder poderia ser feito msm morando no Brasil?

    ResponderExcluir
  6. Olá, Executivo Pobre! Tudo bem? Primeira vez aqui.

    Muito bom o seu blog. Temos estratégias semelhantes. Comecei o meu blog agora e conto minha jornada em www.menteinvestidora.org Adicionei o seu blog à minha blogroll.

    Sucesso!

    Abraço.

    ResponderExcluir