segunda-feira, 1 de junho de 2020

Atualização Patrimonial MAI/20 - R$931.358,96 (+1.97%)

Ola pessoal - tudo  bem ? Mais um fechamento patrimonial e algumas novidades para compartilhar com voces - tanto no campo pessoal, como no campo profissional.

Iniciando pelo lado profissional, eu acredito que em breve vou assumir mais responsabilidades e um cargo acima. Atualmente, eu tenho uma equipe com 12 colegas que atuam 5 diferentes paises no continente americano. Dentro da area que trabalho, existe uma divisao: a area A (que eu sou responsavel) e a area B (que temos uma diretora responsavel). Como esse e o terceiro ano que a equipe dela nao consegue entregar os resultados e ela tem bastante dificuldade com a forma do meu chefe trabalhar (que realmente e bem dificil em alguns momentos), eles sempre estao enfrentando algum conflito e isso acabou por desmotiva-la um pouco. 

Nas ultimas semanas, ela solicitou para participar de alguns processos internos de selecao para vagas similares, mas em outras regioes; e meu chefe trouxe a possibilidade de trnasferir ela de area e nao de regiao. Ela gostou da ideia e ele esta "desenhando" uma nova estrutura, onde eu apareco assumindo as duas areas.

Essa era a posicao anterior do meu chefe (mas responsavel somente por 1 pais) e ele estava tentando criar essa posicao novamente. Acredito que se tudo caminhar bem, eu devo assumir essa nova area (adicional a que ja sou responsavel hoje) em Julho. Acredito que ajuste de remuneracao deve vir (como de costume) em ate seis meses na nova funcao - ou seja, ate Dezembro devo ter um reajuste entre 20% e 30%. 

Estou torcendo bastante para essa movimentacao dar certo - com certeza e uma oportunidade de carreira bem interessante, apesar do trabalho extra e dor de cabeca adicional. Mas o mundo corporativo e assim mesmo - as vezes, nao e o melhor momento para uma determinada promocao, mas voce nao tem a possibilidade de dizer nao sem impactar movimentacoes futuras.

Agora, vem as novidades do lado pessoal - que tambem explica porque eu comentei que nao seria o melhor momento para uma promocao, apesar de eu estar animado para o desafio. Agora que o Estagiario Pobre esta caminhando ai para tres anos de vida, acabamos de descobrir que sera necessario a contratacao de mais um Estagiario(a) Pobre. 

Para aqueles que sao novos por aqui e nao entenderam a analogia - a Sra Executiva Pobre e eu vamos ser pais novamente. O primeiro exame sera essa semana e estamos bastante felizes com a novidade.


Em relacao as financas, estou cada vez mais proximo do famoso milhao (marca que deve sempre ser celebrada - mesmo 1 milhao nao tendo o mesmo poder de compra de 10 anos atras quando comecei a jornada) - e isso e importante para trazer um pouco de tranquilidade em relacao ao mundo corporativo. Eu tenho um forte perfil de planejamento, mas tambem tenho um problema grande de ansiedade. Se eu nao tenho uma reserva financeira e patrimonio acumulado que eu acredito possa suportar as necessidades de minha familia em caso de emergencia (desemprego), eu acabo ficando bastante ansioso, com dificuldade de dormir, problemas na alimentacao, nervoso e desanimado ao mesmo tempo.

Entao, o nivel atual do patrimonio me traz uma certa tranquilidade e estou bastante feliz com o desenvolvimento e com a possibilidade de atingir o milhao ainda esse ano.

Vamos ao detalhe da alocacao patrimonial:

1 - Reserva de Emergencia (USD 51.891 ou BRL 280.215): esses valores estao divididos em duas contas - uma no Brasil e outra nos USA. O valor total ja representa pouco mais de 10 meses das minhas despesas (aqui nos USA) e pretendo acumular cerca de 12 meses de despesas. Apos atingir essa meta, vou comecar a investir para acumular patrimonio necessario para entrar em oportunidades de construcao na regiao onde moro - a ideia e comprar terrenos e construir casas para classe media americana (tipica casa de suburbio) aproveitando as boas escolas e o baixo custo da terra, aqui onde eu moro. claro que a oportunidade tem de ser estudada em mais detalhes, mas vou fazendo isso com o tmepo enquanto vou acumulando o valor para investimento inicial.


2 - Investimentos Acoes USA (USD 27.207 ou BRL 146.918): sem muitas novidades por aqui. Como eu invisto atraves de ETF's, essa parte dos investimentos nao tem muita alteracao. Tenho 50% valor em um ETF que replica o indice SP500; 40% em ETF que investe nas 3600 maiores empresas dos mercados desenvolvidos (exceto USA) e 10% em ETF que investe nas 1600 maiores empresas de mercados emergentes.

3 - Insvestimentos em REIT / Imovel (USD 93.375 ou BRL 504.225): tenho, atualmente, apenas 3 REITs na carteira e os alugueis recebidos sao religiosamente reinvestidos em compra de mais cotas dos proprios REITs. Alem disso, tenho um imovel de aluguel que foi adquirido com o dinheiro da venda de um apartamento no Brasil e ainda estou recebendo as prestacoes, conforme definido no contrato de venda. Os alugueis desse imovel tambem esta sendo reinvestido, visando obter uma renda passiva cada vez maior.

Colocando em % de alocacao, temos:

Reserva de Emergencia: 30%
Investimento Acoes USA: 16%
Investimento REIT / Imovel: 54%

Caso eu receba mesmo um aumento da ordem de 20% - minha intencao e alocar esse "dinheiro extra" nos investimentos em Acoes de forma a rebalancear a carteira e comecar a aproveitar alguns beneficios fiscais que existem aqui nos USA - em caso meu green card seja aprovado ainda esse ano.

Um grande abraco a todos,

PS: a cotacao do dolar utilizado no fechamento foi USD 1 = BRL 5.40

29 comentários:

  1. Parabéns EP pelo bebê a caminho! Vc foi um dos primeiros da finansfera a construir patrimônio entre dois países e tenho aprendido muito com seus relatos! Estou a 3 anos tentando fazer o mesmo, só que no velho continente!
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Punk- tudo bem ? Construir patrimonio na Europa e tambem um desafio. Confesso que quando cheguei nos USA (mesma ja tendo informacao) e vi as taxas de juros bastante baixas - assustei um pouco. Tive de me acostumar com a busca por rendimentos maiores na renda variavel e esquecer a vida de Tesouro Direto de 7% + IPCA que eu tive no Brasil. MAs, por outro lado, aqui os juros para o consumidor tambem e baixo (o credito e barato) e isso ajuda quem quer empreender e mantem a economia bastante dinamica.

      Agora - para 2021 - eu vou comecar a transicao para uma carteira com foco em dividendos com yeld superior a 4% ao ano para suportar minha taxa de retirada na aposentadoria sem muitas dificuldades.

      Um grande abraco,

      Excluir
  2. tá na portinha do 1MM.

    Parabéns pelas consquistas e sucesso na gravidez da sua esposa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola engenheiro - muito obrigado. Realmente o 1MM esta proximo e ja vou pensando nos proximos passos - objetivo atual e atingir 2 milhoes de dolares no momento da aposentadoria.

      Estou bastante feliz e animado com a chegada de mais um bebe - pena que nos exames ainda nao da para saber se e menino ou menina ... vamos precisar de mais algumas semanas, mas eu estou bastante curioso.

      Um grande abraco,

      Excluir
  3. Respostas
    1. Ola Mago - tudo bem ? Muito obrigado - um filho e sempre uma responsabilidade enorme, um desafio para criar de acordo com o que eu acredito ser bons valores, tentar formar um bom ser humano ... mas as alegrias tambem compensam bastante.

      Um grande abraco,

      Excluir
  4. Parabens pelo filho, amigo!!!
    Muitas felicidades a vcs!!!
    E vc era meu "benchmark", mas seu resultado disparou e me deixou comendo poeira. Rs
    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Investidor Mineiro - tudo bem ? Meu resultado foi muito ajudado pelo aumento do dolar - do total de 931K - somente 145K estao em Reais; sendo o resto tudo em dolar. O efeito sera bastante forte tambem, em caso de queda na cotacao do dolar - eu espero que isso aconteca porque ainda tenho recebiveis no Brasil ate 2021 (talvez 2022 - agora com a crise do Corona). Entao, se o dolar cair, eu trago reais para ca e fico 100% dolarizado.

      Um grande abraco,

      Excluir
  5. Nada sobre a recente onde de protestos? Como estão as coisas aí? Não esta afetando em nada o seu dia a dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola GF - tudo bem ? Eu nao abordei os temas dos protestos porque acredito que isso merece uma postagem em separado, e eu estou devendo muitas - sobre os mais diversos temas desde que cheguei aqui. Acho que a comunidade FIRE tem bastante curiosidade em saber o dia a dia aqui nos USA; mas como o tema e importante, vou tentar resumir o que eu vi desde que cheguei aqui e como o dia a dia esta sendo afetado.

      Vamos pela parte mais simples primeiro - o dia a dia nao esta sendo afetado (ate o momento) porque moro um uma cidade pequena nos suburbios de uma grande cidade. Por aqui nao estao ocorrendo protestos ou manifestacoes de qualquer tipo.

      Desde quando cheguei nos USA, eu percebo que a segregacao racial aqui e bem forte, com bairros onde a comunidade afro e mais predominante, restaurantes onde so a comunidade frequenta, etc... Infelizmente, esses bairros sao mais pobres (em sua maioria), o que afeta a qualidade das escolas e, consequentemente, as oportunidades futuras para as criancas que moram nesse bairro. E um ciclo vicioso que torna muito dificil uma pessoa de pele escura conseguir subir na escada social americana.

      Para os poucos que conseguem, ainda tem a barreira social porque mesmo com recursos (e isso deveria NAO ser um motivo para distincao entre pessoas) sao tratados de forma diferente em locais onde a maioria dos frequentadores e de pele branca. A tensao racial e o racismo em si sao muito presentes na sociedade americana e por isso entendo e apoio as manifestacoes contra o racismo.

      Infelizmente, durante as manifestacoes legitimas, tambem estao ocorrendo depredacoes e outros crimes - o que acaba desviando o foco da discussao do tema racismo para os crimes cometidos. Isso deveria ser a ultima coisa que a comunidade que esta fazendo os protestos deveriam permitir - acaba mudando o enfoque e nao abordam o problema central que e o racismo e desviam para os crimes cometidos durante o protesto.

      Obvi oque entendo tambem a raiva de quem sempre e um alvo por sua cor de pele - mas, infelizmente, com a escalada de violencia durante os protestos - acho que nao teremos um debate produtivo sobre o tema e muitos que estao protestando vao comecar a sofrer represalias por crimes cometidos por outros e acaba estigmatizando ainda mais a posicao do negro na sociedade americana e reforcando o racismo absurdo que ja existe por aqui.

      Algumas liderancas importantes - como o proprio ex-presidente Obama e tambem alguns atletas - estao tentando "orientar" os manifestantes a nao cair na armadilha da depredacao - muitas vezes iniciadas por pessoas de fora da comunidade negra e infiltradas nas manifestacoes - pois existe a chance de realmente mudarem algo agora.

      Espero que os protestos possam gerar ao menos um debate profundo sobre o racismo na sociedade e acoes efetivas sejam tomadas para facilitar a inclusao e aumentar a punicao para crimes de odio em geral - incluindo racismo.

      Um grande abraco,

      Excluir
    2. Grato pela grande resposta. Aguardarei a postagem. Aproveita também para falar da divida histórica, para mim isso só cria ainda mais divisão e racismo (até mesmo o racismo inverso). Exemplo https://www.youtube.com/watch?v=HlB3l4nyves https://twitter.com/i/status/1267654392418885633

      Outra coisa é que muito provavelmente George Floyd não morreu por ser negro, mas sim porque a policia dos EUA é bruta. Um branco que morreu praticamente da mesma forma: https://www.youtube.com/watch?v=_c-E_i8Q5G0

      Excluir
    3. Eu nao acho que Floyd morreu porque a policia e extremamente violenta (sim, realmente as abordagens por aqui sao bem agressivas) - mas eu tenho uma forte conviccao de que ele morreu por causa da sua cor de pele.

      Uma historia breve - eu tenho dois funcionarios no meu time e um outro gerente que acabamos desenvolvendo uma amizade fora do ambiente de trabalho. Ja aconteceu por 2 vezes (em 2 anos) de a policia pedir para parar o carro para averiguar documentos (ate ai, sem problema algum). Mas quando eles chegam no carro, pedem somente o documento dos dois colegas que tem pele escura e o outro colega e eu pedem somente para ficarmos dentro do carro.

      Entao, comecam a questionar os colegas pretos porque eles estao no carro com dois brancos - suspeitando que eles poderiam estar cometendo algum crime. E fazem o mesmo vindo perguntar para os dois caras brancos dentro do carro, se os outros que estavam fora do carro e sendo revistados estavam nos ameacando ou se nos sentiamos em perigo.

      As coisas sao muito complicadas em todos os paises - mas aqui e onde eu senti isso mais forte. Claro que um preto / negro sente isso diariamente em qualquer pais, em qualquer bairro, etc... Mas eu tive essa experiencia aqui e fiquei bastante impressionado como a abordagem e totalmente diferente dependendo da cor da sua pele.

      Um grande abraco,

      Excluir
  6. Parabéns Executivo. Caramba, o estagiário já está com 3 anos, caraleeeeoo!! Eu já te acompanho isso tudo então pq eu lembro de você falando dele quando estava vindo. Parabéns pelo segundo filho, que venha com muita saúde.

    Você está seguro já com sua RE, se essa promoção for te sugar tempo talvez seja melhor ela vim em outra data.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola EI - tudo bem ? Pois e, Estagiario Pobre com quase tres anos - que bom que voce ja acompanha aqui por todo esse tempo - fico feliz, e como se eu tivesse varios amigos que ainda nao conhheci pessoalmente.

      Tambem acho que o ideal seria essa promocao daqui 3 ou 5 anos - mas nao controlamos diretamente esse tipo de coisa. A oportunidade esta surgindo e falar nao pode retirar voce do jogo ... imagina um chefe querendo te promover e voce diz nao porque esta priorizando outras partes da vida. Facilmente, o chefe e RH pode contra-argumentar que e importante para posicoes-chave que a pessoa seja capaz de gerenciar as demandas e balancear os diversos aspectos da sua vida pessoal e profissional.

      Eu nao concordo com essa conversa, pois as empresas demandam cada vez mais e fica dificil (para nao dizer impossivel) conciliar todas as demandas profissionais com uma vida minimamente saudavel. De toda forma, acho que e tambem por isso que buscamos a FIRE - na verdade, vejo muitas pessoas mais focadas no RE (Retire Early) do que no FI (Financial Independence).

      Mas acho que sera possivel sim conciliar as demandas e ainda abrir espaco para promover alguns membros do meu time que tem boa performance.

      Um grande abraco,

      Excluir
  7. Muito legal ver sua evolução no trabalho!

    Acho que isso é o que importa neste momento de incertezas, pensando em longo prazo!

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Via - tudo bem ? Muito obrigado pelo comentario - eu acredito ser importante construir uma base solida para suportar o longo prazo financeiramente e tambem em termos de empregabilidade (caso a pessoa ainda nao tenha atingido a IF).

      Um grande abraco,

      Excluir
  8. Engenheiro do Sertão8 de junho de 2020 às 09:08

    Oi EP, parabéns por mais um herdeiro, que nesse mundo louco ele chegue com muita saúde, pq o resto se corre atrás.

    Não sei se vc já comentou isso recentemente, mas como está o seu custo de vida aí? Cresceu muito, permaneceu igual?

    Em uma postagem no início de 2018 seus custos estavam assim:
    Salário Liquido (Net Salary): $5.556
    Aluguel (House Rental): $1.700
    Agua, Luz, Gas (Utilities): $350
    Compras (Groceries): $500
    Combustivel (Gas): $120
    Seguro Carro (Car Insurance): $150
    TV + Internet + Telefone Celular: $250
    Restaurantes / Bar / Lanchonete: $150
    Viagens / Passeios (Travel): $500
    Investimentos / Aporte: $1.836

    Hoje em dia qual a média de gastos mensais que vc tem nos EUA em dólares?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Engenheiro - tudo bem ? Realmente eu teria material para publicar muitas coisas interessantes sobre investimentos e modo de vida aqui nos USA - a dificuldade e sempre o tempo para fazer isso. Mas muitas coisas mudaram em relacao ao meu orcamento inicial - tais como: agora eu nao estou mais alugando e tenho um financiamento imobiliario aqui. Tenho um leasing de carro, reduzi o pacote de TV, reduzi o consumo de combustivel porque estou mais proximo do trabalho, o Estagiario Pobre comecou a frequentar a escola, eu tive aumentos e promocoes, etc... Vou tentar colocar um resumo aqui abaixo:

      Salário Liquido (Net Salary): $8.341
      Prestacao Casa: $1.860
      HOA (Condominio): $150
      Jardinagem / Manutencao: $100
      Seguro Casa (Home Warranty): $48
      Luz / Agua: $250
      Internet / TV: $120
      Celular: $55
      Leasing Carro: $455
      Seguro Carro: $150
      Combustivel: $100
      Compras / Supermercado: $500
      Restaurantes / Bares: $150
      Remedio / Consultas / Exames: $225
      Escola Estagiario Pobre: $560
      Outros (compras menores):$100

      Investimentos / Aporte: $3.518

      Como voce pode ver, os aportes aumentaram consideravelmente (assim como despesas e salarios). Uma categoria que voce pode perceber nao esta incluida e Viagens. Isso se deve ao fato de que nao vamos viajar agora por motivos obvios (exceto uma viagem para Yellowstone que ja foi paga) e decidimos utilizar para viagens o chamado dinheiro extra: restituicao do IR (quando tenho) e bonus (quando tenho) ... se recebo esses valores em um determinado ano, entao ele vira meu orcamento de viagens para o ano seguinte.

      Um grande abraco,

      Excluir
    2. Ola GS - tudo bem ? Meu carro e um Mazda CX-9 ... tem uma historia interessante do porque fechei com concessionaria Mazda. O resumo e logo que cheguei aqui eu fui em todas as concessionarias que voce pode imaginar para comprar um carro. Nenhuma delas aceitou um leasing porque eu nao tinha historico de credito por aqui ... todas propondo juros absurdos (para o padrao americano). Entao, eu vi um anuncio da Mazda na TV e achei bonito o carro e decidi fazer uma tentativa e visitar a concessionaria deles ... o tratamento foi completamente diferente do que eu tinha recebido nas visitas em outras concessionarias e o dono (tambem imigrante) veio conversar comigo para vermos o que conseguiamos fazer. Com a carta de referencia do emprego e confirmacao da renda, ele conseguiu o leasing nas mesmas condicoes que os americanos tem (juros de 2.8 a 3.0% a.a.) E recomendo para todos os amigos que me perguntam dicas quando estao mudando para ca - foi o melhor atendimento que encontrei e com as melhores condicoes - virei fa da marca e daquela concessionaria especificamente.

      Um grande abraco,

      Excluir
  9. Hi anon - good morning. Yes, - I know the meaning of my name. It was a difficult decision to my parents to pick a specific one as they liked several different names at that moment. They started to check the meaning of each name to help them to chose a specific one - so, the meaning of my name was debated to exhaustion before I was born.

    Regards,

    ResponderExcluir
  10. EP, nos EUA inteiro as casas tem ar condicionado/calefação central ou tem lugares que o ar é individual?

    ResponderExcluir
  11. Ola - tudo bem ? Todas as casas que conheci aqui tem sistema de HVAC central ... o valor de um sisteam central (apesar de caro) ainda e acessivel com todas as possibilidades de financiamento; e sai mais barato do que aparelhos individuais para cada comodo da casa.

    Um grande abraco,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante saber disso. Você utiliza Split System(Ex: Bi-Split) ou VRF ?

      Trabalho com AC e o preço dos sistemas mais sofisticados aqui é muito caro, somente para classes mais abastadas e ainda assim acho caro.

      Excluir
  12. Ola anon - na minha casa, como na grande maioria das casas aqui, tem um sistema de ar condicionado central. Todas as casas novas sao construidas ja com esses sistemas e as casas antigas, smepre que reformadas, tambem adotam o sistema ... um bom sistema central aqui (com tudo incluso) sai por volta de USD 8K - claro que tem mais baratos e mais caros ... mas esse seria o preco medio do sistema completo para uma casa de ate 250 metros quadrados.

    Um grande abraco,

    ResponderExcluir
  13. Fala EP, tudo bem?
    Me mudei pros EUA a trabalho tb no fim do ano passado e li praticamente toda sua saga o que me ajudou muito mesmo em varias coisas, entao obrigado!
    O que eu nao vi (se tiver soh aponta o link se possivel) é se vc postou algo relacionado ao IR (lado BR).. obviamente que deixei pra ultima hora e não tinha me preocupado em ver como ficaria e agora parece muito complicado.
    Também possuo investimentos no BR, principalmente em renda variável, que gostaria de manter e com a Declaração de Saida Definitiva entendi que é necessario comunicar os bancos/corretoras e ter que liquidar todas as posições e/ou migrar para uma conta de nao residente que pelo que vi ate o momento é muito cara..
    Pode comentar como ficou essa parte? Ou ate indicar algum serviço que tenha usado..
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola novo imigrante, tudo bem ? Em relacao ao IR, eu nao postei conteudo porque no meu pacote de realocacao estava incluido o trabalho de uma consultoria para fazer minha ultima declaracao no Brasil e tambem a primeira declaracao nos USA.

      Eu nao tenho investimentos em renda variavel no Brasil - eu liquidei todas as minhas posicoes (felizmente com lucro de aproximadamente BRL50K) no momento da minha vinda para os EUA. O fato de ter de ficar fazendo declaracao de IR no Brasil, declaracao de IR nos USA informando o que tinha de patrimonio no Brasil, abrir conta para estrangeiro e os custos associados me pareceu muito trabalho em relacao ao retorno.

      Aqui nos USA eu posso inclusive me expor as empresas brasileiras que tem acoes negociadas na Bolsa de Nova York ou mesmo atraves da compra de ETF - e tenho o patrimonio alocado em moeda forte. Mesmo se um dia retornar ao Brasil, eu pretendo manter os investimentos consolidados nos USA - as regras de tributacao sao mais claras e o mercado muito mais desenvolvido. Alem do beneficio de construir patrimonio em moeda forte.

      Desculpe nao poder ajudar muito nesse topico, mas eu nao tenho investimentos no Brasil em renda variavel e ja fiz minha declaracao de saida definitiva em 2018.

      Um grande abraco,

      Excluir
  14. Avise a todos que voltei! Agora, para salvar de vez os JPBF!

    ResponderExcluir