segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Atualização Patrimonial OUT/20 - R$904.105,71 (-1.84%)

 Ola pessoal - tudo bem ? Aqui vamos nos para mais um fechamento patrimonial, mas antes de tudo, algumas atualizacoes do campo pessoal e profissional como ja e de costume.

Como eu ja comentei anteriormente, eu fui promovido recentemente na empresa e com isso vem tambem um aumento de bonus. Eu nunca incluo o bonus no meu orcamento - eu deixo o bonus para financiar minhas viagens e tambem para "cobrir" alguma despesa nao planejada.

Esse mes, eu tive duas despesas nao planejadas - uma foi a pintura da minha casa, que eu ja mencionei no fechamento anterior. Na verdade, eu ate ja esperava que teria de pintar a casa porque o pessoal do HOA (Home Owners Association) e bastante criterioso em relacao a manutencao dos imoveis e jardim. Mas essa despesa, eu esperava ter somente no ano que vem - e foram USD 3,600 aproximadamente. O servico foi otimo e muito rapido, mas era um gasto planejado para ocorrer em 2021 e que foi antecipado para o mes de Outubro/20.

A segunda despesa foi a limpeza e sealing do driveway (entrada da garagem) e tambem do walkway (que seria a calcada). Como minha casa fica na esquina do condominio, eu tenho mais calcada do que a maior parte dos imoveis e a manutencao e responsabilidade do proprietario. Como as calcadas sao de concreto - com o tempo, a sujeira vai acumulando e se faz necessario a limpeza com jato de agua pressurizado - esse servico e bem barato, e vale a pena voce mesmo executar, pois as maquinas sao baratas e facilitam muito a limpeza. Entretanto, no meu caso, tambem era necessario fazer o sealing do driveway (entrada da garagem). O driveway e construido com "tijolinhos" e se o selaing nao e feito corretamente, comeca a acumular agua entre os tijolos e isso causa a proliferacao de "mofo" e tambem o crescimento de ervas daninhas "weeds" - entao, eu tambem tive de refazer o sealing e o custo total disso foi, aproximadamente, USD 1.300 - outro custo que tambem nao estava planejado.

Dessa forma, esse mes eu tive um impacto grande com despesas nao planejadas, mas a boa noticia e que finalmente terminamos de pagar as despesas do parto do Estagiario Pobre Jr - em Janeiro, ele deve estar na area. Todos os exames estao com otimos resultados; e Estagiario e Executiva Pobre estao com a saude muito boa. Agora estamos somente aguardando a chegada dele para comecarmos a nossa jornada juntos.

Sei que esse e sempre um tema polemico na nossa comunidade de Financas; mas no meu caso, a paternidade tem sido uma experiencia muito gratificante e eu ate me arrependo um pouco de nao ter iniciado essa jornada um pouco antes. Se meus filhos seguirem meus passos e tiverem filhos com a mesma idade que eu tive, eu me tornarei avo com, aproximadamente, 70 anos de idade. Eu gostaria de ter tido filhos antes para poder ter mais tempo com eles e com futuros netos (caso meus filhos decidam ter filhos). De toda forma, estou bastante feliz e aproveitando a paternidade criando momentos com meu filho todos os dias - para minha surpresa, ele e muito apegado comigo. E digo para minha surpresa, porque eu passava (antes da pandemia) bastante tempo fora de casa e, portanto, nao muitas horas com meu filho. Agora, durante a pandemia, eu venho trabalhando de casa e isso me ajuda a ter mais momentos com ele.

Ainda no lado pessoal - o processo de green card segue em andamento (o I-140 ja foi aprovado) e eu aguardo a carta do USCIS para fazer os exames medicos e a decisao deles se vao chamar para entrevista ou dispensar essa etapa. Depois da aprovacao do I-140, normalmente leva-se algo em torno de 6 meses para ter o I-485 aprovado e o Green Card em maos; mas com a pandemia, os prazos estao um pouco incertos no momento. De toda forma, a possibilidade de receber o Green Card ate Abril/2021 e bastante alta e sigo na torcida para resolver essa etapa o mais rapido possivel.

Um ponto importante de ter o Green Card em maos e o fato de que voce passa a ter um horizonte de mais longo prazo no pais. Isso tem implicacoes fiscais e na transmissao de bens (heranca). Alem disso, voce (no caso, eu) nao fica mais amarrado a empresa atual e pode comecar a analisar possibilidades em outras empresas no mercado americano - que e enorme e com bastante oportunidades. 

Sempre tive como principio no mundo corporativo realizar uma busca constante por vagas / boas oportunidades para entender se meu perfil esta atrativo para as vagas no mercado e tambem para estar sempre criando contato com "headhunters" e profissionais de RH que sao importantes na rede de relacionamentos. Ser chamado para um processo de selecao quando voce esta empregado, traz muitas vantagens e voce tem um poder de negociacao muito maior - isso pode trazer muito mais possibilidades, uma vez que voce pode escolher um salario menor e optar por um trabalho 100% remoto; ou pode entao aceitar uma posicao em um local mais afastado em troca de um salario/bonus maior - as combinacoes sao numerosas e voce pode "alavancar" seu poder de negociacao quando nao esta pressionado pelas contas vencendo no final do mes.

Entao, os principais pontos de atencao nesse mes ainda sao: o processo de Green Card e a definicao do pagamento de bonus. Esse ultimo, ainda mais importante depois que a empresa definiu que (devido a pandemia e impacto nos resultados financeiros) nao teremos aumento de salario esse ano. O pessoal ficou bastante decepcionado com essa noticia - e o bonus se tornou ainda mais importante. 

Tradicionalmente, o bonus e definido como uma % do seu salario anual. Por exemplo, vamos dizer que meu salario e USD 150K e meu bonus e definido como 20% do salario anual. Entao, se eu atingir 100% das minhas metas, eu teria um bonus de USD30K. Se atingir resultados superiores a meta, o bonus aumenta proporcionalmente.

Esse ano, estou escutando rumores (nada confirmado ainda) de que a metodologia sera alterada. Em vez de ter uma % do salario conforme definido no inicio do ano; a empresa vai liberar um valor total e as areas distribuem entre os funcionarios de acordo com as metas atingidas. Isso pode criar uma situacao onde a pessoa atingiu 100% das metas, mas vai receber uma % inferior do salario. 

Eu sou contra a mudanca de regras com a "bola rolando" - ate acho que a empresa poderia propor mudancas para o proximo ano fiscal, mas nao mudar as regras dentro do ano corrente. Mesmo ciente de que o impacto financeiro pode ser alto em um ano ja bastante dificil, como todos nos sabemos existe outras formas de reduzir custos e algo que impacta diretamente na motivacao dos funcionarios em um ano ja bastante dificil (alem de dar margem a uma interpretacao de que a empresa nao trata os colaboradores de forma justa em relacao a remuneracao e reconhecimento dos resultados), pode resultar na saida de colaboradores que sao considerados talentos pela empresa.

Isso reforca ainda mais o meu pensamento de que precisamos (cada vez mais) prestar bastante atencao e nao confiar nas empresas / governos, as decisoes que impactam nosso futuro. O plano B tem sempre de estar atualizado e pronto a ser implementado pois ele pode virar plano A em qualquer momento.


Tendo dito isso, vamos entao ao fechamento mensal:



1 - Reserva de Emergencia (USD 60.740 ou BRL 319.492): o saldo da conta voltou a aumentar em dolares e representa agora 12,39 meses das minhas despesas atuais, sem nenhum tipo de reducao de superfluos. Mesmo com o impacto das despesas nao planejadas, ainda foi possivel aumentar o saldo da reserva de emergencia e isso me deixou bastante satisfeito.


2 - Investimento Acoes USA (USD 37.688 ou BRL 198.238): o saldo da conta tambem voltou a aumentar em dolares e o valor em reais ficou praticamente o mesmo. O investimento continua nos mesmos 3 fundos mutuos. O primeiro, com 50% da carteira, acompanha o indice SPS500; o segundo, com 40% da carteira, acompanha o indice formado pelas 3600 maiores empresas do mundo (mercados desenvolvidos, exceto USA); e o ultimo, com 10% da carteira, acompanha o indice das 1600 maiores empresas em mercados emergentes.


3 - Investimentos em REIT / Imovel (USD 73.453 ou BRL 386.362): outra conta que aumentou o saldo em dolares e sigo reinvestindo os alugueis recebidos. Ainda estou pensando (ou ja estou pensando) no plano para 2021, pois tinha a intencao de comprar mais um imovel de aluguel (com yeld the 0.7% a.m), mas com o impacto financeiro da pandemia nos resultados da empresa onde trabalho e tambem a maior exposicao devido ao cargo que ocupo atualmente, ainda estou um pouco receoso de diminuir minhas reservas para comprar mais um imovel. Essa decisao tera de ser bem pensada antes de eu iniciar processo de aquisicao.


Em resumo, esse mes apesar do aporte interessante que foi feito, meu patrimonio se manteve no mesmo patamar, devido a valorizacao do real. Aproveitando, incusive, o comentario do colega Cowboy na ultima postagem - eu sigo acompanhando o patrimonio em dolar porque e onde tenho minha receita e minhas despesas atualmente; e tambem acompanho em reais, pois dentro do meu plano de aposentadoria antecipada para poder me dedicar a projetos pessoais e aproveitar mais tempo com a familia, a geo-arbitragem pode ter um papel importante.

A meta geral e acumular USD 2.5 milhoes ate os 55 anos de idade e ter uma renda de USD 100 mil / ano, considerando taxa de retirada de 4% e sem contar com Social Security ou INSS (que continuo contribuindo).

Entretanto, somente como exemplo, se eu acumular um patrimonio de USD 1.25 milhoes (metade do planejado), eu poderia ter uma renda de, aproximadamente, EUR 44 mil por ano ou EUR 3.600 / mes. Esse valor me permite ter uma vida bastante confortavel em Portugal, por exemplo - ainda mais considerando que o sistema de saude tem custo bastante acessivel por la.

Esse mesmo patrimonio de USD 1.25 milhoes (metade do planejado), poderia me gerar uma renda de BRL 250 mil por ano ou BRL 20.800 por mes; o que tambem permitiria uma vida bem confortavel no Brasil. Ou mesmo no Uruguai, Argentina, Republica Dominicana, Costa Rica, Mexico, etc... 

Poderia ter uma vida nomade, vivendo um pouco em cada pais e conhecer novas culturas ao mesmo tempo que mantenho um padrao de vida confortavel para familia. E olha que nao calculei ainda as possibilidades na Asia (Tailandia, Camboja, Vietnam, Filipinas, etc...). Claro que nao penso em viver de forma definitiva nesses paises, mas uma temporada como turista e com a renda gerada - vale muito a pena.

Estou mencionando tudo isso para mostrar como uma renda em moeda forte (ainda que nao seja o patrimonio total planejado) pode antecipar a aposentadoria de forma significativa.


Um grande abraco,


PS: a cotacao do dolar usado no fechamento foi USD 1 = BRL 5,26

42 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Fala executivo. E aí será que 1kk vai sair ou não vai esse ano em? Estou aqui na torcida por isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Engenheiro - tudo bem ? Sabe que tambem estou ansioso para chegar logo na marca do milhao. Apesar de nao mudar em nada no longo prazo, esse e um marco importante psicologicamente, pois e o momento que voce se torna "milionario".

      Eu acredito que vou depender do meu bonus para poder chegar no milhao e os resultados da empresa esse ano nao foi dos mais animadores. Logo, o bonus (se vier) tem chance de ser bem modesto.

      Meu patrimonio em dolares (usando o cambio do fechamento) e de USD 171.883 - eu tenho como planejamento ainda aportar USD 8,2K (acumulado de Novembro e Dezembro) e chegaria a, aproximadamente, USD 180K. Alem disso, teria mais USD 2,4K de alugueis do imovel / REIT.

      entao, se chegar mesmo a USD 182K e fechar com dolar de 5,40 (cotacao no momento que estou respondendo a mensagem) - daria para chegar em patrimonio de BRL 982K ... o restante, teria de vir do meu bonus para poder atingir a marca do milhao. Precisaria receber pelo menos USD 3,3K de bonus ...

      Estou torcendo bastante !!!

      Um grande abraco,

      Excluir
  3. Tenho a impressão de que nesse ritmo você atinge os USD2,5kk antes dos 55 anos :)
    Torcendo pra atingir o primeiro milhão (em reais) ainda esse ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ryca - tudo bem ? Olha, eu preciso mesmo atingir esse patamar antes dos 55 anos - nao sei se ja e a idade chegando, mas estou ficando cada vez com menos paciencia para o "teatro corporativo". Como eu tenho um amplo espectro de interesses, eu consigo imaginar meu tempo melhor investido em uma serie de assuntos ue gostaria de aprender / aprofundar do que participando de reunioes com pessoas que nao estao muito interessadas em resolver problemas para o cliente - acabam mais interessadas em resolver problemas (alguns que nem existem ou elas mesmo criaram) para poder conseguir as promocoes ou visibilidade para futuros projetos.

      Mas o feriado de Thanksgiving esta chegando e talvez eu so precise de alguns dias de folga ... rsrsrs

      Um grande abraco,

      Excluir
  4. Vc acha que uma pessoa EP que já fica com hipotermia no inverno de SP, aguentaria sem ficar doente o inverno da Alemanha?

    ResponderExcluir

  5. Do you need Finance? Are you looking for Finance? Are you looking for finance to enlarge your business? We help individuals and companies to obtain finance for business expanding and to setup a new business ranging any amount. Get finance at affordable interest rate of 3%, Do you need this finance for business and to clear your bills? Then send us an email now for more information contact us now via (financialserviceoffer876@gmail.com) whats-App +918929509036 Dr James Eric Finance Pvt Ltd Thanks

    ResponderExcluir