quinta-feira, 13 de maio de 2021

Atualização Patrimonial ABR/21 - R$1.333.339,24 (-0.39%)

 Ola pessoal - tudo bem ? Esse mes estou bastante atrasado com o fechamento pois estou envolvido com uma serie de novidades por aqui. No fechamento anterior eu informei que ja haviamos tomado a primeira dose da vacina e agora estamos ja totalmente vacinados, com a segunda dose da vacina Pfizer.

Estamos tambem avaliando a possibilidade de fazer uma "venda casada" de um imovel. O vendedor esta pedindo um preco um pouco acima do que considero justo, apesar do imovel ter sido avaliado com valor bastante proximo do preco solicitado. De outro lado, tenho a possibilidade de vender a casa onde estou morando no momento, que tambem apresentou uma valorizacao interessante.

Em resumo, a ideia seria vender meu imovel e aproveitar o momento do mercado local e comprar esse outro imovel - menor e de valor inferior - reduzindo meus custos mensais em torno de USD 400 / mes. Alem disso, ficar com mais liquidez pensando em movimentacao futura - no momento, existe um potencial lucro de USD 40K, alem dos beneficios da reducao do custo mensal e liquidez (menos dinheiro imobilizado em imovel).

De toda forma, como em toda compra importante, estou analisando os numeros e deixando alguns dias para analise para nao tomar nenhuma decisao no calor do momento. E a principal razao para isso se deve tambem ao fato de que nao estou totalmente satisfeito com o ambiente no meu trabalho e venho simulando alguns cenarios pensando em uma mudanca que faca mais sentido para minha vida profissional e pessoal. Antes de falar dos cenarios, vale ressaltar que a minha insatisfacao nao quer dizer que o ambiente de trabalho e terrivel, muito pelo contrario. Eu tenho certeza que o ambiente onde trabalho e muito melhor do que a maioria dos colegas - mas tenho cada vez mais divergencias com a forma como a empresa vem conduzindo determinadas acoes e o objetivo maior da Independencia Financeira e exatamente proporcionar o poder de escolha para os que atingirem esse patamar (que infelizmente ainda falta um certo caminho para eu chegar na IF).

Em primeiro lugar, a Sra Executiva Pobre e eu conversamos bastante para entender um numero que gostariamos de atingir para considerar uma mudanca no estilo de vida. Apos algumas deliberacoes (e ainda faltando alguns estudos) chegamos a um numero estimado de BRL 4 milhoes. Novamente, e digo porque sei que isso deve aparecer nos comentarios, ainda faltam estudos para comprovar as nossas estimativas, mas basicamente estamos com uma meta de rendimento real (livre de inflacao) de 0,5% ao mes. Parte da estrategia e investir em empresas pagadoras de dividendos que tem poder de repassar a inflacao para suas tarifas (como empresas de energia eletrica, por exemplo) e tambem imoveis para aluguel com contratos indexados pela inflacao.

Caso considerarmos o valor de BRL 3 milhoes investidos dessa forma - poderiamos ter um rendimento de BRL 15K ao mes, que entendo ser uma excelente renda e capaz de cobrir nossas necessidades e fornecer uma boa educacao para nossos filhos. O valor de BRL 1 milhao restante, temos como ideia manter nos USA, investido para longo prazo - buscando prazo de 20 anos - quando nossos filhos estariam cursando / concluindo universidade - e a Sra Executiva Pobre e eu pensamos em usar essa renda extra para ajudar a financiar um estilo de vida com mais viagens ou mesmo uma mudanca definitiva para Europa. Como sempre, o plano inicial e fazer uso da cidadania portuguesa e morar em um pais de baixo custo na Europa (como Portugal) e aproveitar para viajar mais pelo continente.

Nao era o objetivo do post avancar em potenciais planos, mas ja que estamos falando disso, os objetivos seriam:

- BRL 3 milhoes investidos no Brasil com retorno real de 0,5% ao mes, possibilitando renda de BRL 15K

- BRL 1 milhao (ou USD 190K) investidos nos USA por mais 20 anos, a uma taxa media real de 4% ao ano (rendimento historico do indice S&P 500 descontado inflacao e aplicado fator de seguranca), que poderia gerar um montante futuro de USD 416K ou BRL 2,2 milhoes (aproximadamente).

Como esses valores ja possuem a inflacao descontada - estamos falando de rendimento real de BRL 11.000 / mes (adicional aos 15K gerados pelos 3 milhoes iniciais). Esse valor adicional seria utilizado para viajar e/ou para complementar o valor em Euros para viver em pais de baixo custo na Europa.

Agora vem os inconvenientes desse plano todo:

1) Tempo para atingir os 4 milhoes: de acordo com meus calculos e considerando alguns recebiveis que tenho no orcamento, demoraria cerca de 5 a 6 anos para atingir esse valor, considerando cambio de USD 1 = BRL 5,3

2) Green Card: em teoria, eu devo receber o green card ainda esse ano (o I-140 ja foi aprovado no ano passado) e apesar de BRL 4 milhoes ser um valor bastante significativo, caso transformado em USD e um valor que nao permite a independencia financeira. Ou seja, para usufruir do beneficio da IF, eu teria de "deixar para tras" o green card. Apesar de ter a cidadania europeia e saber que poderia oferecer boas condicoes de vida para meus filhos no Brasil, sempre acaba pesando um pouco o fato de levar eles para um pais que eu amo muito, mas tem piores condicoes do que os USA (de forma geral)

3) Convivencia com avos: uma parte muito importante da minha infancia e juventude foi a convivencia intensa com meus avos. Eu aprendi muito com eles e esse convivio teve participacao fundamental na minha formacao de carater. Eu gostaria que meus filhos tivessem essa oportunidade tambem.

4) Saude e Trabalho: eu venho percebendo cada vez mais a minha impaciencia com o "mundo corporativo". Voces que trabalham sabem do que estou falando. Quanto mais alto voce esta na hierarquia de uma organizacao, voce tambem fica mais envolvido com o jogo politico na empresa. Eu venho ficando mais ansioso e impaciente com a forma que os lideres estao lidando com algumas situacoes. No principio, achei que era uma insatisfacao simples mas eu vejo que trata-se agora de uma insatisfacao mais generica. Nao quero deixar essa insatisfacao "cegar" os pontos positivos que existe na empresa (principalmente o salario e beneficios), mas nao me vejo trabalhando durante os proximos 20 anos na mesma coisa que faco hoje.

5) Objetivos pessoais: um dos meus objetivos e voltar a faculdade de Direito. Acredito que sem a obrigacao do trabalho, eu conseguiria conviver bem com o retorno ao mundo academico e aproveitar melhor o tempo na faculdade. A ideia do Direito e para suprir uma vontade antiga (desde a epoca do vestibular), ou seja, e mais por satisfacao pessoal do que para atuar na area de fato e ainda tem o beneficio de manter a mente ativa nesse periodo de transicao apos IF. Outra atividade que tenho bastante vontade de fazer e lecionar - ja tive essa oportunidade no passado (de forma breve) e gostei bastante da experiencia. Acho que tenho facilidade de explicar conceitos e como ja conclui meu mestrado, seria uma oportunidade para lecionar e ainda gerar uma renda complementar.

Como voces podem ver, tem muitas ideias passando pela cabeca - mas todas elas dependem de atingir um certo numero magico dentro dos proximos anos. Vamos vendo que surpresas a vida nos reserva.

Enquanto isso, vamos a mais um fechamento patrimonial:


De forma bastante resumida, a alocacao do patrimonio esta dividida da seguinte forma:

1) Reserva de Emergencia / Caixa: USD 88,079 ou BRL 471,233

2) Investimento Acoes USA: USD 62,334 ou BRL 333,486

3) Investimento REITS / Imoveis: USD 98,808 ou BRL 528,622


O cambio utilizado no fechamento foi USD 1 = BRL 5,35. A recente valorizacao do Real frente o ultimo fechamento fez o rendimento ser negativo esse mes. O aporte tambem foi inferior ao padrao porque esse mes teve uma conta do hospital onde meu filho nasceu de cerca de USD 2,8K. No proximo mes tambem teremos algumas despesas extras com contas de saude, mas em Junho ja devo retomar os aportes na sua totalidade.

O que estao achando dos numeros estimados que estou colocando no plano ? Sei que tem gente que achara muito, outros pouco - mas e sempre bom contar com opiniao de voces.

Um grande abraco,

27 comentários:

  1. Muito bom vocês já estarem vacinados, Executivo! Amém.
    Hoje mesmo vi uma noticia sobre a Inglaterra e as melhoras... Que isso chegue logo ao seu fim e possamos aproveitar o calor humano.

    Abraços e excelente fechamento.

    (A notícia...)https://brasil.elpais.com/internacional/2021-05-11/inglaterra-registra-o-primeiro-dia-sem-mortes-em-quase-um-ano-e-johnson-convida-populacao-a-recuperar-abracos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola One - tudo bem ? Estamos bastante felizes de estarmos vacinados - e apesar do governo americano estar retirando as restricoes, como uso de mascara por exemplo, para os vacinados - nos ainda preferimos sempre sair de mascara em local publico ate a pandemia estar mais controlada. Espero que as coisas voltem ao normal rapidamente.

      Um grande abraco,

      Excluir
  2. Tudo bem, Executivo? Com esse rendimento de 0,5%am sobre 3 milhões você ganha 15K/mês, o que é uma quantia mensal invejável, não sei para o seu padrão de vida, mas bem boa. Mas você não acha melhor ainda aportar pelo menos a terça parte disso (5K) e viver com os 10k para que isso seja mais sustentável? Eu entendi que sua ideia ainda está amadurecendo, mas creio que haja um "consenso" nas finanças de qymue se consumimos o rendimento, no longo prazo o montante real diminui por causa da inflação.

    Legal a sua ideia de ser professor. Eu também quero ser, algum dia. Vamos ver no que dá...
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Mago - tudo bem ? Com certeza o valor de BRL15K / mes e bastante significativo para meu padrao de vida. Durante muitos anos em que vivi no Brasil, eu vivia com bem menos do que isso e nao me sentia privado de nada.

      Nesse caso que estou planejando, nao seria necessario retirar menos para manter o nivel do patrimonio devido a corrosao pela inflacao, por alguns motivos:

      - O valor de BRL 3 milhoes investidos ja seria somente 75% do meu patrimonio. Pretendo ter outro BRL 1 milhao investido em moeda forte (USD) que vou deixar aplicado por mais 20 anos sem retirar nenhum rendimento. Entao, eu ja estaria utilizando somente 75% do valor dos rendimentos.

      - Estou considerando 0,5% a.m como rendimento real - ou seja, ja descontado inflacao. Caso tenhamos uma inflacao de 6% ao ano, eu teria de ter uma rendimento mensal de 0,48% para cobrir a inflacao. Ou seja, teria de ter um rendimento medio de 0,98% a.m. para ter 0,5% real

      - Como 0,98% a.m. de rendimento, apesar de nao ser impossivel, tambem nao e tao simples assim - minha estrategia inclui investir em ativos que possuem certa protecao indireta contra inflacao. Alguns exemplos seriam os FII's que tem o valor dos alugueis reajustados pela inflacao; empresas de energia eletrica que "normalmente" conseguem repassar a inflacao para o preco das tarifas; empresas de items de consumo (alimentos) que tambem possuem essa caracteristica; ou ainda, empresas altamente expostas ao cambio como forma de hedge contra a inflacao.

      Um grande abraco,

      Excluir
  3. Seus posts sempre são interessantes, Executivo. Fiquei particularmente interessado no seu interesse em cursar Direito, principalmente tendo em vista a visão hegemônica na blogosfera da "pouca utilidade" dessa formação. Tem alguma visão específica?

    Pode ser uma pergunta besta, mas uma expectativa de rendimentos de 0,5% são bem conservadores, não?

    Outra coisa: se não me engano, você já apresentou diversos planos de aposentadoria aqui e neles ela parecia bem mais próxima. Seu padrão de vida mudou ou só as expectativas do mercado? Agora, lembrando aqui de um fator, em simulações anteriores você levava em conta sua renda depois de sair do mundo corporativo, já que não ia ficar no puro carpe diem.

    Abraços

    Visite meu blog com foco em criptoativos: https://investindojovem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Road - tudo bem ? Falando inicialmente do meu interesse no mundo do Direito, eu vejo muita gente na blogosfera falando da utilidade de uma formacao ou outra. Eu, particularmente, sou engenheiro mecanico de formacao - mas quando prestei o vestibular, eu fui aprovado em 3 cursos (epoca que se podia escolher 3 opcoes no vestibular - nao sei se hoje ainda e assim): Academia Militar do Barro Branco, Direito e Engenharia. Por diversas razoes familiares, eu acabei nao cursando o que eu gostaria - mas nao posso dizer que nao tive uma carreira bem interessante (ate o momento).

      O interessante da IF e que nao precisamos fazer um curso por sua "utilidade" no mercado de trabalho. Podemos fazer um curso simplesmente pelo nosso interesse e vontade de adquirir conhecimento. Para voce ter uma ideia - eu tenho alguns cursos que gostaria de fazer: Direito, Filosofia, Musica ... e alguns outros cursos mais especificos como Fotografia, Story Telling, Marketing Digital.

      Em uma situacao hipotetica de ja estar usufruindo da IF, o objetivo principal do curso de Direito seria manter a mente ativa (seria praticamente um hobby ja que nao precisaria me formar para exercer profissao e ganhar dinheiro) e poder, inclusive, exercer a profissao em alguns casos pro-bono como forma de trabalho voluntario.

      Em relacao a expectativa de rendimento de 0,5% a.m nao acredito que seja tao conservador, pois essa expectativa e de rendimento real ou seja, ja descontado inflacao. Ainda assim, acho que e um objetivo com boas chances de ser atingido.

      Em relacao aos planos de aposentadoria apresentados, acho que nunca a IF esteve tao proxima nos planos, cerca de 5 anos. Outros planos eu considerava me aposentar com 55 anos de idade, outros planos revisados ja mostravam a possibilidade de aposentar com 50 anos de idade; e agora, com a renda em moeda forte, esse plano pode ser revisado e antecipado para daqui 5 anos.

      Na verdade, tudo depende de como olhamos para o patrimonio. Tem muito gente (inclusive eu) que com 2 milhoes poderiam se declarar fora do mundo corporativo e financeiramente independentes. Esses 2 milhoes permitem um rendimento (usando o mesmo 0,5% a.m.) de BRL 10.000, que e um valor que com certeza permite uma vida confortavel em um pais como Brasil. Como voce pode ver, eu estou "apenas 700K" distante dessa marca. Considerando os recebiveis que comentei, eu poderia aintgir essa marca em cerca de mais 12 meses. Mas eu acredito que consigo ainda permanecer no mercado por mais alguns anos e vale a pena esse tempo a mais para criar uma certa margem de seguranca.

      No meu plano, um fator importante e deixar BRL 1 milhao aplicado nos USA (sem retirar rendimentos) para ser utilizado somente depois de 20 anos. Essa e uma seguranca em ter uma parcela consideravel investida em moeda forte e sem retirar rendimentos para deixar a magica dos juros compostos atuando por 20 anos.

      E, finalmente, como voce percebeu - eu nao considero nenhuma renda de potencial trabalho extra (como lecionar, por exemplo) pois isso tambem e uma margem de seguranca adicional ao plano.

      Um grande abraco,

      Excluir
  4. Olá meu amigo executivo, sugiro imaginar que ao voltar para o Brasil irá se mudar para alguma cidade de interior. Para capitais como São Paulo e Rio 15k para a família, com um bom plano de saúde, + aluguel + colégio de qualidade pode ficar apertado. Um apto 3 quartos aluguel + condominio + iptu pode variar de 3-7 mil reais, sem luxos em uma capital. Um carro popular no Brasil como um Gol 2021 custa a partir de 60k reais, se for pegar um corola 140k.

    0,5% ao mês acima da inflação não é fácil. O IGPM de 2020 foi 23,14%, ou seja, para ganhar mais 0,5% ao mês (pouco mais de 6% ao ano) seu dinheiro precisaria ter subido 30% em 2020.

    Juntando isso com uma crise que possa cair 20, 30, 40% dos seus bens como tivemos em 2008, 2016, 2020 as coisas podem ficar apertadas.

    Enfim, segura as pontas nesse seu emprego que tem um salário muito bom e tenta se capitalizar o máximo possível. Mantenha parte em moeda forte como o USD mesmo, aqui no Brasil está brabo, nossa moeda não vale nada.

    Espero que te ajude a pensar.

    abçs e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marcus - tudo bem ? Esse tema do orcamento familiar sempre e um pouco controverso - vejo tambem por essa perspectiva. Enquanto estava no Brasil, a maior parte da minha vida em cargos gerenciais, eu ganhei entre 12K e 20K por mes. entao, vamos considerar 16K na media (que e um salario bastante acima da media dos brasileiros) - isso me dava um salario liquido de, aproximadamente, 11,2K por mes.

      Com esse salario liquido, eu morava em uma grande capital, sustentava a minha familia, viajava, frequentava restaurantes e tinha um padrao interessante, permitindo inclusive investir mensalmente. Claro que cada familia tem um padrao e o que e consideravel aceitavel para mim, pode nao ser aceitavel para outras familias.

      Mas como referencia do padrao da minha familia e pessoas proximas, temos os seguintes numeros:

      - Aluguel apto 75 metros (3 quartos) no mesmo predio onde eu morava antes de me mudar: BRL 2,200 + BRL 600 condominio. Total: BRL 2,800 / mes

      - Mensalidade escola (a mesma que minha irma, primos e amigos estudaram) meio periodo: BRL 1200 (primeiro aluno) + BRL 960 (segundo aluno 20% desconto). Total: BRL 2,160 / mes

      - Compras (supermercado / feira): BRL 2,000 que e o que meus pais gastam em uma casa com 4 adultos pois meus irmaos moram com meus pais. Total: 2,000

      - Energia / Agua / Gas: BRL 600 que tambem e o que meus pais gastam em uma casa com 4 adultos

      - Internet: BRL 300 pacote de internet rapida para casa.

      - Celular: BRL 200 para dois celulares.

      - Restaurantes / Lanches: 1,000 considerando uma "saida" ou "delivery" por final de semana

      - Roupas: nunca gastamos muito com isso pois eu e tampouco a Sra Executiva Pobre e muito "ligada" em marcas. Sempre compramos roupas (mesmo aqui nos USA) em lojas de baixo custo. gostamos de roupas simples como jeans e camisetas / camisas basicas e sem estampa. Nao tenho ideia de quanto gastaria em roupas no Brasil, mas como temos duas criancas e eles crescem e voce tem de ir trocando as roupas / calcados - vou considerar 500 por mes, mas sabendo que e um "chute" mesmo.

      Transporte: aqui tenho uma seria duvida se eu compraria um carro ou utilizaria taxi/Uber quando necessario. Digo isso, porque considerando o local onde morava (e provavelmente para onde voltaria) tenho muito proximo de casa Supermercado, Mercearia, Padaria, Farmacia, Restaurante, Acougue, Escola, etc... Talvez faca sentido utilizar Taxi / Uber para quando quisermos ir visitar algum parente, aniversario, restaurante, etc ... e talvez alugar um carro para eventuais viagens proximas. talvez eu colocaria aqui um custo de 2,500 / mes.

      Somando tudo isso, eu teria uma despesa total de BRL 12,060 que ainda esta abaixo do potencial rendimento de BRL 15,000.

      Ficou faltando o plano de saude que acredito que custaria algo em torno de 1,800 (baseado novamente no plano de saude dos meus pais que tem mais de 60 anos) e isso levaria o custo total para 13,860 deixando ainda cerca de 1,200 (valores arredondados) como margem para alguma despesa extra.

      Obviamente que se eu mudar para o interior, posso viver com o mesmo padrao e custo muito menor. Mas prefiro me preparar para retorno ao mesmo lugar que eu morava, pois sei que isso adiciona margem de seguranca ao plano.

      Tambem nao estou considerando aqui trabalhar meio periodo como professor (um sonho antigo) pois isso traria renda adicional e provavelmente reduziria minhas despesas com plano de saude, por exemplo.

      Excluir
    2. Em relacao a inflacao, eu coloquei meus comentarios para o colega na resposta anterior. Com certeza 0,5% acima da inflacao nao e facil, mas voce precisa analisar qual e a sua inflacao pessoal. Como todas medem uma cesta de produtos - voce precisa verificar nas duas pontas: primeiro, como essa inflacao esta relacionada a sua cesta de produtos (se o feijao sobe 200% mas eu nao como feijao, entao o impacto sera menor na minha cesta) ... e segundo, na outra ponta (a dos rendimentos) como voce esta investido em ativos com certa protecao contra a inflacao. No seu exemplo do IGPM a 30% - se minha renda vem de imoveis alugados e com reajuste de aluguel pelo IGPM, voce esta "protegido contra a inflacao".

      Claro que aumenta a sua concentracao, o risco de vacancia, etc... mas o seu rendimento esta protegido atraves dos reajustes previstos em contrato. Por isso que e tao importante conhecer a sua inflacao pessoal.

      Quanto a parte de segurar no emprego, essa e exatamente a minha intencao - ate porque eu ainda nao atingi o patrimonio alvo de BRL 4 milhoes para pensar em fazer mudancas. Obvio que eu preciso que a empresa tambem queira me manter e essa parte eu nao tenho um controle direto, alem de fazer o meu trabalho com qualidade. Penso ate em ficar mais tempo do que os 5 anos necessarios, caso o ambiente esteja interessante e nao tenha nenhuma emergencia na familia. Caso ficar mais tempo, terei mais margem de seguranca - mas nao pretendo extender mais 10 anos, 15 anos - somente para ficar adicionando margem de seguranca ao plano.

      Ao atingir 4 milhoes de patrimonio (e considerando que a empresa vai me manter ate la) sera o momento de fazer as contas com precisao e nao somente estimativas. E avaliar tambem o custo de vida em Portugal - que me parece bastante interessante como opcao.

      Um grande abraco,

      Excluir
    3. Boa, todos os esclarecimentos são bem assertivos.

      Parabéns pelo Blog e boa sorte na jornada! Sigo sempre acompanhando.

      grande abç

      Excluir
  5. Não entendi a parte do Green Card.. pelo pouco tempo vc não teria ... de tudo citado acredito que essa o pior ponto, pois me corrija se eu estiver errado, mas o direito é extensível a família né esposa e filhos? Então esse seria um ótimo "presente" a eles pois teriam muita opção no futuro, EUROPA,BR e EUA.. ou seja o mundo de portas abertas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Soldado - tudo bem ? A questao do Green Card e que ele e um documento de residencia permanente nos USA, ou seja, voce tem o direito de morar e trabalhar nos USA. Porem, caso voce nao resida nos USA por um tempo prolongado (normalmente um tempo superior a 1 ano), voce pode perder seu green card.

      O governo americano entende que voce nao tem interesse em resider permanentemente no pais porque esta ausente durante um tempo consideravel. Normalmente, voce avisa o USCIS quando pretende passar mais de 6 meses fora do pais e solicita um formulario que mostra essa "autorizacao" - nao e obrigatorio, mas evita dor de cabeca quando voce esta na imigracao no aeroporto. Porem, para periodos superiores a 1 ano - ja houve casos que o governo americano entendeu que a pessoa "desistiu" do green card por ter passado um tempo significativo fora da pais - ou seja, a pessoa nao tem a intencao de viver permanentemente nos USA.

      Para evitar isso, eu teria de viver permanentemente nos USA - mas o patrimonio que pretendo acumular nos proximos 5 anos (cerca de BRL 4 milhoes) nao e suficiente para IF nos USA.

      No final das contas, quando e se eu atingir essa meta de BRL 4 milhoes, eu vou ter de decidir se fico por aqui e continuo trabalhando ou se volto ao Brasil com uma situacao de IF e com tempo para investir nos outros projetos que eu mencionei na postagem.

      O grande impacto e na vida dos filhos. Na verdade, na vida de um dos fihos porque o mais novo e cidadao americano e pode manter isso por toda a sua vida.

      A cidadania europeia todos da familia ja tem - mas a possibilidade de viver permanentemente ns USA, somente o meu filho mais novo tem. Mas vou deixar essa decisao sobre green card depois que eu obtiver o green card e depois de atingir a meta financeira que me traria IF no Brasil.

      Um grande abraco,

      Excluir
  6. Eu me declarei FIRE tem pouco tempo e vim pra Portugal. Só uma observação para seus planos. Nos primeiros 10 anos em Portugal, vc tem benefício de isenção de imposto de renda para investimentos no Brasil (Vc paga eventuais impostos no Brasil e nada em Portugal). Mas vc NAO tem essa mesma isenção para outros países, então seu investimentos nos EUA ou Europa, seriam tributados em 28% em Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Parabens por tem atingido a Independencia Financeira - esse e um marco a ser celebrado. Parabens tambem por ter ido para Europa - com certeza, ser FIRE na Europa possibilita uma vida com bastante conforto e nao falta atividades para preencher o tempo livre.

      Quanto a questao dos impostos - a regra que voce mencionou se aplica aos cidadaos brasileiros que vao viver em Portugal. Esse nao seria meu caso - eu sou cidadao portugues, entao sou tributado como cidadao portugues. Felizmente, Portugal tem acordo assinado com Brasil para evitar bi-tributacao e nesse caso, como cidadao portugues, o imposto pago no Brasil funciona como credito para o imposto devido em Portugal (sem o limite de 10 anos e a aliquota depende da faixa de renda, nao seria 28% automaticamente).

      Quanto aos investimentos em outros paises (o que pretendo deixar nos USA), Portugal tem acordo para usar os impostos pagos nos USA como credito para imposto a ser pago em Portugal - isso vale para os cidadaos portugueses e nao para os estrangeiros vivendo como residentes no pais (ja sabemos de quem o Brasil herdou o gosto pela burocracia ... rsrsrs) - mas em ultimo caso, tambem existe a possibilidade de transferir o patrimonio para Europa ou comprar ETF baseados na Europa para evitar a confusao. Como Euro e Dolar sao moedas mais fortes, existe uma certa correlacao entre elas.

      Agora, eu vejo o risco e a variacao cambial em relacao ao Brasil como um potencial problema (grande problema)- ter renda em Reais e despesas em Euros e um risco grande (na minha opiniao). E, provavelmente, eu teria de reavaliar o plano considerando levar os investimentos do Brasil para Europa (alem da porcao investida nos USA que ja retem imposto na fonte para nao residentes).

      Claro que quando chegar o momento, terei de verificar os numeros com bastante carinho - mas em regra geral, considerando a taxa de retirada de 4%, seria possivel ter uma renda de EUR 2,083 mensal, com um patrimonio de BRL 4 milhoes (convertido para Euros com cambio de EUR 6,40)

      A conta vai ter de ser feita na epoca porque a cotacao do Euro versus Reais pode mudar muito em 5 anos.

      Um grande abraco,

      Excluir
  7. Caro EP, esse valor que pretende manter nos EUA em dolar é o seu 401(k)? Outra coisa: você não considera nenhum valor de previdência social a receber no futuro (seja no Brasil ou nos EUA)? No mais, parabéns pela evolução, e segura firme na vida corporativa! Pelo que você conta de sua progressão de carreira, já chegou no ponto em que irá ganhar nos proximos 5 anos mais do que ganhou a vida inteira (somado!). Bonus maiores, ações da empresa, etc. Claro que não faz sentido se virar um martírio, mas enquanto você aguentar, pense nessa vantagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Sim, esse valor que pretendo manter nos USA esta no meu 401K - que eu transformaria em um Roth IRA caso me desligar da empresa e decidir voltar ao Brasil.

      Quanto a previdencia social - nao estou considerando nenhum beneficio no Brasil e tampouco nos USA, apesar de que se nao mudarem as regras e ainda existir previdencia social, eu serei elegivel a receber beneficio. Mas nao considero no meu plano porque se e quando receber - sera um extra de verdade.

      Quanto a carreira, realmente chegou em um ponto interessante que me permite aportes bastante grandes (principalmente por ser em Dolares) e me ajuda a caminhar mais rapido para IF.

      Eu nao tenho nenhum pretensao de abandonar o mundo corporativo antes de atingir a meta definida. Na verdade, talvez eu fique por mais 1 ou 2 anos apos atingir a meta para construir uma margem de seguranca - mas com certeza nao ficarei mais 10 anos como vejo alguns colegas fazerem.

      Mas isso resolve 50% da questao - a empresa tem os outros 50% e eu preciso que eles tambem concordem em manter meu emprego ate la. Quando voce vai assumindo cargos mais "altos" no organograma tem uma razao para o salario ser maior. E diferente do que dizem que o salario e maior porque voce tem mais responsabilidades, na verdade o salario e maior porque voce tem um risco maior de perder o emprego.

      Voce esta mais exposto a parte politica da organizacao, o resultado do seu trabalho depende de mais pessoas e de como voce cria aliancas e conexoes, tem sempre o risco de mudar a alta lideranca e eles tentarem trazer pessoas da confianca deles ... ou seja, tem muito risco no caminho e em 5 anos muita coisa pode acontecer.

      Mas o plano e exatamente continuar no mundo corporativo (de preferencia, no emprego atual) ate atingir a IF.

      Um grande abraco,

      Excluir
    2. Executivo, não sei se conhece o Madfientist, mas descobri há pouco tempo e já aprendi muita coisa interessante por lá. Um artigo que pode lhe interessar (considerando a possibilidade de não ficar nos EUA no longo prazo) apresenta formas de acessar antecipadamente os fundos de aposentadoria sem o pagamento de multas. Talvez seja o que vc já está considerando com a conversão em Roth IRA, mas não custa compartilhar. Segue o link https://www.madfientist.com/how-to-access-retirement-funds-early/ Um abraço!

      Excluir
  8. Muito interessante a forma de pensar, em relação a divisão patrimonial, também tenho certa duvida quanto a ela. Estou iniciando meus aportes agora praticamente, mas já te acompanho desde meus 18 anos, hoje tenho 24, e estou formando, então pretendo dar uma alavancada nos aportes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Que alegria ter gente por aqui ja ha 6 anos. A parte maais bacana e essa interacao com o pessoal nos comentarios. Sabe que as vezes penso em aumentar as postagens (tenho um arquivo com as anotacoes de temas para postagens), incluir um forum para discussao, criar um perfil no instagram e mais um monte de coisas ... mas sempre quando eu estou animado para fazer algo assim, acontecem coisas no meu trabalho que comecam a tomar mais meu tempo e nao gostaria de comecar algo que nao conseguiria dar sequencia.

      Mas, voltando ao seu ponto, que bom que vai aumentar os aportes. Dentro da equacao da IF, esse e o unico fator de fato que controlamos e quanto antes comecar - maior sera o efeito dos juros compostos. Chegara um momento que voce nem vai se preocupar muito com aportes, pois ja tera um montante cujos rendimentos serao maiores do que os aportes.

      Um grande abraco,

      Excluir
  9. Olá, fico feliz em ver seu progresso sempre. Te acompanho há muito tempo!

    Estou na mesma situação que vc (engenheira morando nos EUA) e te digo que eu e meu marido chegamos no mesmo número ótimo que vc chegou ... 15 KBRL por mes com 3 milhoes de reais. Não temos filhos então nâo precisaremos ter o um milhão adicional investido que vc menciona. E temos o 401k, adicional aos 3 milhoes, que poderá ficar rendendo em dólar para uma maior segurança na terceira idade.

    A principal vontade de voltar para o BR é para estar presente no final da vida dos nossos pais. Tbm eatamos cansados do mundo coorporativo e no BR a comida e saúde são melhores e mais acessíveis. Aqui nos EUA quase não temos feriado ou férias e isso está OK para agora que estamos na faixa dos 40 mas não é isso que planejamos para depois dos 50.

    Meu único comentário é para a vida no futuro no BR. Eu calculei 15kBRL para um casal, considerando os preços de convênio médico e colocando algumas viagens mensais .... como vc tem filhos talvez valha a pena considerar uns 20kBRL principalmente por conta de convênio médico e cursos.

    Resumindo... acho que os números e metas que vc colocou estão bem coerentes e são bem possíveis.

    Boa sorte e continue firme!!!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Que legal que esta morando por aqui tambem - acho que a maior parte das pessoas que vem morar fora acaba enfrentando esse dilema de quando seria a hora de parar e passar um tempo novamente com os pais que ficaram no Brasil - e sempre uma decisao dificil.

      Cada vez que verifico os numeros (ainda que preliminares) sempre bate uma vontade de incluir uma margem de seguranca maior e a questao dos filhos e a principal. Alem do custo com educacao - eu nao tenho muitos parametros de quais seriam as despesas de filhos desde a primeira infancia ate final da adolescencia.

      Nao queremos "mimar" demais as criancas, mas sabemos que vao existir custos - acho que talvez a conta de 20K com filhos faz sentido e vale a pena verificar os numeros.

      Por hora, o desafio e continuar empregado e aportando para fazer o "bolo" crescer. Vamos ver a evolucao nos proximos 2 anos para avaliar novamente os rumos dessa jornada.

      Um grande abraco,

      Excluir
  10. Minha visão de vida é bem diferente. Com 600k BRL eu já me consideraria tranquilo financeiramente. Com 240k compraria uma casinha em cidade de interior e o resto investido seria suficiente para comprar comida e pagar as contas. Enfim, não que eu ache errado querer juntar 4 milhões pra viver viajando pra Europa, andando de carrão e pagando escola cara pra filho, mas é uma coisa que eu vejo de forma mais distante. Viver de forma simples, quiçá medíocre para quem vem de realidade diferente, eis a questão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Aportador - tudo bem ? Eu acho muito interessante essa possibilidade que voce esta trazendo. Para falar a verdade, meus pais fizeram algo parecido tempos atras. Eles venderam o imovel deles na capital e se mudaram para o litoral - em uma cidade bem tranquila. Pagaram 280K pela casa a um quarteirao da praia e decidiram ir "curtir" a aposentadoria.

      Meu pai e aposentado com renda de BRL2K e investiu cerca de 300K (diferenca da venda do apto e compra da casa) que gera mais uns BRL 1,2 a 1,5K e complementa a aposentadoria dele. Como o custo deles (pai e mae) e bastante baixo ... somente alimentacao e contas basicas; alem de um dinheiro para comer uma porcao de peixe na praia de vez em quando.

      Eles estao vivendo dessa forma ha algum tempo e parece estar funcionando bem para eles. Claro que ter os filhos ja adultos ajuda.

      Nesse momento, o que me impede de ir para um movimento de IF mais enxuto e exatamente ter dois filhos pequenos e que eu gostaria de poder oferecer uma boa educacao - no Brasil, infelizmente isso ainda e muito caro.

      Um grande abraco,

      Excluir
  11. Ola! Achei seu blog e sinceramente ele é sensacional. Eu cai aqui com a postagem sobre seus cálculos da mudança para os EUA e me encontro na mesma situação. Gostaria de saber se há como entrar em contato apenas para compartilhar um pouco mais essa experiencia, pois estou indo com a minha familiar tb.
    Obrigado e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  12. Ola! Achei seu blog e sinceramente ele é sensacional. Eu cai aqui com a postagem sobre seus cálculos da mudança para os EUA e me encontro na mesma situação. Gostaria de saber se há como entrar em contato apenas para compartilhar um pouco mais essa experiencia, pois estou indo com a minha familiar tb.
    Obrigado e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  13. Olá, como novato no comércio de criptomoedas, perdi muito dinheiro tentando navegar no mercado por conta própria. Na minha busca por um trader genuíno e confiável, encontrei Anderson Johnny, que me orientou e me ajudou a obter tanto lucro até $ 40.000. Fiz meu primeiro investimento com $ 1.000 e obtive um ROI de $ 9.400 em menos de 8 dias. Você pode entrar em contato com este trader especialista através do e-mail tdameritrade077@gmail.com ou no WhatsApp +447883246472 e estar pronto para compartilhar seu próprio testemunho

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não tomei vacina mas em breve terei que tomar agora só quero saber de fazer meus investimentos

    ResponderExcluir