quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Atualização Patrimonial FEV/20 - R$626.230,13 (+1,11%)

Ola pessoal - tudo bem ? Mais um mes se passou e seguimos forte para atingir a meta do ano de R$850K. Infelizmente (ou felizmente para quem quer comprar mais ações), o mercado caiu um pouco devido as reações de curto prazo referentes ao Corona Virus e o impacto que pode causar na economia mundial, já que a China vem sofrendo há algum tempo e o virus agora se espalha para Europa e America. 

Como ninguem sabe ao certo o potencial desse virus (ja mostrou que a taxa de transmissao é bem alta) causar dificuldades na economia, os mercados se exaltaram agora nas ultimas semanas.

Ainda assim, o fechamento do mês permitiu 1,1% de rentabilidade e o aumento do patrimonio em, aproximadamente, R$ 26K e um aporte de, aproximadamente, R$ 18K. Estou bastante feliz com o resultado dos aportes ate o momento e também com valorização da carteira - o plano continua para tingir os R$ 850K em Dezembro.


Aproveitando para abrir um pouco mais a composição do patrimonio total, temos:

1 - Reserva de Emergencia (USD 13.152 ou R$55.896): a minha reserva de emergencia diminuiu um pouco em relação ao mes passado. Tive uma compra nao planejada de veneno para erva daninha e também tive uma compra nao planejada de serviço de limpeza externa da casa com lavadora de pressao. O local onde moro obriga os moradores a manter a fachada da casa limpa usando essas maquinas de pressao para limpar aquele "mofo" ou "limo" que aparece em locais com bastante umidade. O plano continua o mesmo e a ideia e acumular ao menos USD 40K na reserva de emergencia ate o final do ano, enquanto vou aumentando tambem a reserva de oportunidade e os investimentos.

2 - Reserva Oportunidade (USD 30.732 ou R$130.612): essa reserva esta alocada em renda fixa, sendo a maior parte ainda no Brasil (Tesouro IPCA adquirido em 2015) e devido ao bom rendimento dos titulos da epoca - IPCA +7,03% eu ainda nao decidi o que fazer com esse valor.

3 - Investimentos Ações USA (USD 24.980 ou R$106.165): esse dinheiro esta aplicado em 3 diferentes fundos. O primeiro replica o indice S&P500 (500 maiores empresas americanas) e tem 50% da minha alocação; o segundo fundo investe nas 3600 maiores empresas de paises desenvolvidos (excluído USA) e tem 40% da minha alocação; o terceiro fundo investe nas 1600 maiores empresas de mercados emergentes e tem 10% da minha alocação.

4 - Investimento em REIT's/Imovel (USD 78.483 ou R$333.552): essa categoria inclui os meus investimentos em REIT´s (tenho 3 REIT´s na carteira) e também em um imovel de aluguel que decidi adquirir com o dinheiro da venda do meu apto no Brasil - ou seja, a parte que recebi ate o momento, ja que fiz um contrato que prevê o pagamento de algumas parcelas semestrais.

Colocando em % de alocação, temos:

Reserva de Emergencia: 8,92%
Reserva de Oportunidade: 20,85%
Investimento Ações USA: 16,95%
Investimento REIT / Imovel: 53,26%

Acredito que o investimento em REIT e Imovel ainda vai crescer um pouco mais antes de atingir o balanço ideal na minha carteira (pretendo ter 25% em cada categoria e a reserva de emergencia alocada em renda fixa com alta liquidez). O motivo do investimento em REIT e Imovel crescer um pouco mais proporcionalmente a carteira é que estou reinvestindo os alugueis recebidos e comprando mais dos mesmos ativos.

Os aportes estao sendo direcionados a formação da reserva de emergencia, reserva de oportunidade e também ao investimento de ações. Quando a reserva de oportunidade estiver formada, os aportes em ações será maior e no momento de uma crise, a reserva de oportunidade tambem sera alocada nos investimentos em ações.

Agora estou mirando para atingir o milhão nos proximos dois anos e penso bastante em começar um "side job" considerando a compra, reforma e venda de casas.

Ainda estou pesquisando os numeros e entendendo melhor o mercado da região para criar um business case mais detalhado - com certeza, vou compartilhando essa jornada com voces.

PS: Estou fazendo o fechamento hoje porque ja obtive todas as receitas e despesas do mes - e como nao estarei disponivel nos proximos dias (muitas reunioes e uma viagem planejada), ja decidi adiantar o fechamento.

PS 2: A cotação do dolar utilizada no fechamento foi USD 1 = BRL 4,25

Um grande abraço,

10 comentários:

  1. Show de bola de atualização. Muito bom ver você crescendo Executivo, com certeza esse sentimento de que você está evoluindo é muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Peao - tudo bem ? Com certeza é um bom sentimento ver a evolucao patrimonial. Ainda nao estou com a alocaçao de carteira e com os investimentos que eu considero ideal, mas estou caminhando na direcao que eu acredito ser correta. Esse ano a prioridade é formar a reserva de segurança ja que minha situacao ainda tem muitas indefiniçoes (green card por exemplo). Mas ate o final desse ano, essa etapa estara 100% concluida e entao 100% dos aportes serao destinados a renda variavel a partir do proximo ano.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Muito bom EP! Quais ETF você tem na carteira?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola EI - tudo bem ? Atualmente eu tenho em carteira FXAIX, FSPSX e EMGYX. Sao fundos da Fidelity (empresa onde tenho minha conta 401K).

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Excelente ver você crescendo.
    Quais seus comentários para o imposto de renda USA e como anda seu processo de Green card?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Em relacao ao IR eu acabei de submeter a minha declaracao de ajuste para o governo Trump (fiz isso ontem). Acho o processo de IR aqui mais manual, burocratico em geral. No Brasil ,temos o software disponibilizado gratuitamente pela Receita Federal e que e muito intuitivo com interface bem amigavel. Mas, mesmo com as dificuldades maiores, eu fico muito mais feliz em pagar meus impostos por aqui - simplesmente porque o retorno do dinheiro pago em impostos é mais visivel por aqui.

      Especificamente na cidade onde moro, o nivel de segurança e excelente. Eu vejo policiais por todo lugar, sempre tem uma viatura nos locais de mais movimento e a sensaçao de segurança é bem maior. O nivel de educação oferecido pelas escolas publicas e muito bom - logo nao precisarei pagar escola particular para meu filho (e o valor pago de imposto no ano é menor do que o custo de uma escola particular) - nesse ano eu paguei cerca de USD14K em impostos e estou restituindo cerca de USD3K - logo, paguei efetivamente USD11K de impostos - taxa efetiva de 7.8% frente minha renda anual e com retorno muito bom em Serviços.

      Quanto ao meu green card - o prcocesso ja foi iniciado e agora estou aguardando a chegada do formulario I-131 (autorização de viagem) e o I765 (autorização de trabalho para Executiva Pobre). O formulário I-485 ja foi submetido, mas o processo leva de 1 ano e meio ate 2 anos para brasileiros - dependendo da fila de processos na imigração - entao ainda vai demorar mais um tempinho para saber a resposta.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Executivo, cade as atualizações??? manda notícias pra gente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Peco desculpas pela falta de atualizacoes - como eu trabalho em um setor considerado essencial, com a crise pandemica do Corona Virus, minhas jornadas de trabalho estao um pouco insanas. MAs consegui aqui um tempo para responder a mensagem e na sequencia vou postar a atualizacao atrasada.

      Um grande abraco,

      Excluir
  5. Olá Executivo,
    KD a atualização de Março? Vê se nao some.

    Esse Mês de Abril graças a Deus ta sendo marcante pra mim por conseguir finalmente chegar nos 100.000 de Patrimônio. Até fiz um Post relatando o caso.
    Abraços e sucesso,
    S&P
    https://simpleseprospero.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Simples e Prospero - tudo bem ? Como ate comentei para o anon na pergunta anterior, devido ao fato de eu trabalhar em um setor considerado essencial, a minha jornada de trabalho ficou muito maluca ... o fechamento das fronteiras na Europa traz bastante dificuldade pois uma parte significativa dos fornecedores estao localizados na regiao; mas fico feliz que atingiu os 100K - esse e sempre um grande marco na jornada rumo a IF ... na sequencia vou postar minha atualizacao tambem.

      Um grande abraco

      Excluir