quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Atualização Patrimonial JAN/20 - R$600.727,22 (+3,85%)

Ola pessoal - tudo bem ? Vamos a mais um fechamento do mes por aqui. Infelizmente, a correria com o trabalho voltou com força total e está realmente dificil postar algumas coisas por aqui. 

Vou tentar aproveitar o post de fechamento para ir dividindo algumas noticias e pelo menos, manter os colegas informados de alguns desdobramentos do que acontece na minha vida aqui nos USA.

A primeira boa noticia é que tenho um horario marcado no USCIS (orgao de imigração americano) para coletar os dados biometricos para a aplicação do green card. A empresa finalmente submteu meu processo em Dezembro e agora as coisas começaram a movimentar - acredito que dentro de 2 anos eu devo ter finalmente o documento que me permitirá planejar minha vida nos USA mais a longo prazo.

No trabalho também estou correndo bastante para garantir que as metas do ano sera atingidas - ate o momento estamos caminhando bem. Algumas pessoas na equipe ja estao sentindo as dificuldades de trabalhar com metas agressivas, mas com um pouco de orientação e suporte as coisas estao indo bem. Também consegui um reajuste de salario para uma de minhas funcionarias no Mexico (+23%) e finalmente temos o salario dela ajustado para o nivel correto. Vou dar essa noticia para ela ainda esse mes e é sempre um momento gratificante poder colaborar de alguma forma com a progressão de carreira dos bons profissionais.

Do lado pessoal também estou planejando uma viagem ao Brasil no final do ano para ferias e acompanhar um casamento. Sera bastante interessante rever familia e amigos. 

O Estagiario Pobre esta começando a falar e misturar Ingles e Portugues - muito interessante observar seu desenvolvimento. Essa fase e muito legal. Em Setembro vai começar a frequentar a escola 5 dias por semana e então a Sra Executiva Pobre deve procurar algum trabalho meio período.



Em relação ao patrimonio - Janeiro foi um mes interessante de aportes e consegui quebrar a barreira dos R$600K. A meta desse ano é agressiva e devo atingir R$850K ate Dezembro/20 e finalmente, atingir o tão sonhado milhão ate Dezembro 2021.

Então é isso pessoal - seguimos firme na caminhadae cada mes aumentando um pouquinho mais o patrimonio pelo menos até o momento de uma crise no mercado, onde eu quero ter caixa suficiente para aproveitar mais oportunidades e ganhar um impulso para a FIRE.

Um grande abraço a todos,

12 comentários:

  1. Legal esse valor de aporte. Nesse nível atingirá o milhão rapidamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola BF - tudo bem ? Espero conseguir manter bons aportes durante o ano. Nos anos anteriores eu atingi minha meta de aportes - o que me trouxe ao patrimonio atual, mas e sempre um desafio manter a regularidade nos aportes.

      Esse ano eu ja tive a oportunidade de trazer os meus pais para uma viagem aqui nos USA e foi uma coisa muito gratificante para mim - eu queria muito proporcionar umas ferias com uma viagem para eles e fico feliz de ter conseguido atingir esse objetivo.

      Nao vejo muitos gastos extras para esse ano; mas vou continuar acompanhando de perto pois quando a gente começa a enxergar a possibilidade do milhão - ate aumento um pouco a motivação para continuar o plano.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Meta agressiva mas com planejamento e foco atingirá! Legal sobre o processo do green card, não sabia que demorava tanto... mas bom poder ter uma visão mais de longo prazo!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola EI - tudo bem ? Sim - a meta e bastante agressiva e vai exigir disciplina da minha parte, mas eu quero fazer esse esforço extra para antecipar o marco do milhão. É apenas simbolico, mas com certeza também traz um pouco mais de tranquilidade voce saber que se algo der errado, perder o emprego, etc... seu patrimonio pode te oferecer um renda suficiente para voce se manter de forma basica e nao precisar se desesperar para conseguir pagar as contas.

      Como eu estou no mundo corporativo ja há um bom tempo, eu sei que as coisas podem mudar rapidamente. Algumas vezes, estamos em um bom momento com promoções e aumentos de salario ... ai muda uma peça no tabuleiro do xadrez corporativo e tudo vai por agua abaixo. Um novo chefe, uma fusao, um movimento errado, alguem com mais contatos e recomendações que almeja o seu cargo, etc... tudo isso pode influenciar e alterar a forma como enxergam seu trabalho e ate mesmo causar o termino do relacionamento profissional.

      Sabendo disso e ja tendo visto isso acontecer diversas vezes, eu prefiro focar no plano e me manter preparado caso algo inesperado ocorra - esse é o motivo de tentar focar bastante nos aportes esse ano.

      Quanto ao green card - é sim um processo bastante longo. Para brasileiros e dependendo do seu visto é um processo de tres anos, aproximadamente (depende do tipo de visto). No meu caso, eu espero obter o green card em aproximadamente um ano e meio a dois anos.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Tem vias de já chegar nos EUA com Green Card. Como, sendo filho ou pai de cidadão americano aplicando no consulado brasileiro, estando casado com americano e pedindo o GC no Brasil e até tbm sendo enfermeiro com exp. vc pode já chegar nos EUA com Green Card.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - voce esta correto. Por isso mencionei que depende do seu tipo de visto - dependendo de como o seu processo se encaixa nos criterios de prioridade, o green card pode demorar mais ou menos.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. EP, muito bom este momento das crianças. Deve ser interessante ver esta mistura de inglês/português. Com certeza as metas serão atingidas e o grande milho cada dia estará mais perto.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sequia - tudo bem ? Realmente, o crescimento dos filhos e algo extraordinario. Felizmente, aqui onde eu moro tem escolas de boa qualidade e que sao publicas - em alguns anos meu custo mensal ira reduzir um pouco mais quando o Estagiario comecar a frequentar a escola tradicional (elementary).

      Uma das nossas prioridades é tambem ensinar portugues para ele. Sempre mantemos o idioma em casa e quando ele estiver aprendendo a ler, vamos utilizar livros infantis em portugues também. Eu acredito ser muito importante ele manter a lingua de nascimento e pode ter uma boa aplicação profissional no futuro dele, ja que é mais facil para pessoas que dominam o portugues, também aprenderem espanhol.

      Um grande abraço.

      Excluir
  5. Que bacana, parabéns pelos resultados!
    Também trabalho no mundo corporativo, mercado de tecnologia, e moro fora há 05 anos. Meu filho nasceu aqui na Alemanha e as coisas ficam engraçadas (e muito interessantes) quando eles crescem e começam a entender os diferentes idiomas.

    Algumas dúvidas, você ainda declara IR no BR? Deu saída definitiva?

    Eu dei a saída definitiva há 3 anos, porém continuo investindo e declarando no BR.
    Tive que assinar alguns documentos pra enviar ao banco.

    Se puder compartilhar um pouco mais de sua experiência, seria legal!

    Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Ola anon - tudo bem ? Que experiencia bacana voce esta tendo em viver na Alemanha. Eu tiver oportunidade de visitar o pais alguns anos atras e passei cerca de um mes por ai (turismo) visitando o sul da Alemanha - gostei bastante do pais e gostaria de viver por algum tempo em uma das pequenas cidades da Bavaria.

    Quanto as suas duvidas - eu ja fiz a declaracao de saida definitiva do pais. Nao declaro mais meu IR no Brasil. Ainda tenho uma conta bancaria que recebo ainda valores relacionados a venda de um apartamento, mas ja nao tenho mais grandes investimentos no Brasil.

    No momento, quando eu acumulo um valor minimo eu ja transfiro para os USA. Estou acumulando um capital aqui para iniciar um projeto de compra, reforma e venda de imovel. Meu objetivo é acumular USD175K em uma conta separada para esse projeto especifico - ate o momento consegui acumular cerca de USD41,8K

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  7. PArabens EP!

    Aproveita esse dolar caro e compra ativos no Brasil, é o melhor momento que vi nos últimos 3 anos.
    Por aí tah tudo esticado. MT legal seu filho ser bilíngue já desde novo. Ponto extra pra vocês!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Frugal - tudo bem ? NO Brasil, eu tenho somente o dinheiro que estou recebendo da vendo do apto (aplicado em CDI) e assim que receber todas as parcelas, eu vou transferir o dinheiro para ca.

      De forma indireta eu estou comprando ativos em mercados emergentes (incluindo Brasil) e 10% das minhas aplicacoes em renda variavel estao nessa modalidade. Eu penso bastante em fluxo de caixa, por isso nesse momento eu continuo com minha filosofia de aportes constantes e tambem estou separando um capital para iniciar um side business como eles falam por aqui .... quero acumular USD175K para comecar a investir em aquisicao, reforma e venda de imovel aqui nos USA.

      Um grande abraco,

      Excluir