segunda-feira, 5 de abril de 2021

Atualização Patrimonial MAR/21 - R$1.325.606,23 (+2.49%)

 Ola pessoal - tudo bem ? Aqui vamos nos para mais um fechamento mensal e, como de costume, aqui vamos com algumas atualizacoes do campo profissional e pessoal antes de falarmos da parte financeira.

Do lado pessoal, felizmente a Sra Executiva Pobre e eu ja tomamos a primeira dose da vacina Covid e nessa semana ja vamos tomar a segunda dose. O processo aqui nos USA esta sendo bastante rapido e com o apoio das forcas armadas na logistica e vacinacao - tenho de reconhecer, a estrutura das forcas armadas americanas (quando colocada em movimento) e muito forte e agil. Impressionante a capacidade das forcas armadas em implementar um processo agil e a organizacao e tambem surpreendente - tenho colegas que sao oficiais das forcas armadas americanas (que conheci atraves do trabalho) e poder conversar com eles sobre desafios de logistica e organizacao para implementar os processos e sempre um aprendizado muito interessante.

Infelizmente, ate o momento nao tivemos novidade no processo Green Card. O I-140 foi aprovado em Outubro e estamos agora aguardando a chegada da carta para fazer o exame medico e seguir com o processo. Nao resta alternativa a nao ser aguardar e enquanto isso vamos tentando aportar todos os meses para ir criando o patrimonio necessario para poder gerar uma renda mensal e dar um pouco mais de tranquilidade.

Entrando um pouco mais no lado profissional, ainda sinto um ambiente nao muito favoravel na empresa devido a pressao por resultados financeiros e uma mudanca recente na forma de calcular os resultados. Isso trouze uma certa frustracao pois a mudanca foi feita com o ano ja em andamento e voce precisa refazer toda a estrategia (por causa da mudanca de regras)  e nao ter mais o periodo de 12 meses para alcancar essas metas. Isso acaba exigindo mais empenho, mais horas alocadas e aumenta o nivel de stress e frustracao. Sabendo que a posicao que ocupo atualmente nao e comum ter a mesma pessoa por muitos anos - eu sempre me preocupo em aproveitar para manter os aportes e tentar construir essa "rede de suporte" que permite um rendimento mensal para sustentar minha familia, em caso de um momento de desemprego.

Ao mesmo tempo, tive oportunidade de ter uma reuniao com o CEO da empresa e acredito que criei uma boa impressao e, na sequencia, tivemos uma reuniao para discutir plano de desenvolvimento dos times e o Vice Presidente RH e o CEO estavam coordenando a reuniao - e o plano que apresentei para o meu time foi bastante elogiado e tomado como referencia para as demais areas. Acho que tudo isso ajuda a construir um pouco mais de "autoridade" com o nivel superior e pode me ajudar em caso de crise e reducao de pessoas na empresa.

Continuo tentando "isolar" um pouco o time dessa pressao, mas um dos meus gerentes (tenho 4 gerentes que respondem para mim) esta com o desempenho um pouco abaixo do esperado e as atividades estao se acumulando. Estou monitorando de perto e verificando onde podemos ajudar de alguma forma - mas estou preocupado com a "exposicao ruim" que certos comentarios nas reunioes podem trazer para ele.

O plano continua o mesmo e conversei com meu sogro sobre a possibilidade de construirmos uma casa no Brasil em parceria. Ele esta bastante interessado e estamos analisando a planta proposta pelo arquiteto para construirmos o "estudo de caso" e tomarmos uma decisao. 

O real continua se desvalorizando frente ao dolar e isso vem impulsionando o aumento do patrimonio - o cambio utilizado para o fechamento patrimonial foi de USD 1 = BRL 5,65


1 - Reserva de Emergencia (USD 84.808 ou BRL 479.170): somente para esclarecer, pois recebi um comentario na postagem anterior e acho interessante deixar claro, apesar de chamar de reserva de emergencia - esse dinheiro e na verdade o dinheiro que tenho com maior liquidez. Minha reserva de emergencia de 12 meses do meu custo sem reduzir superfluos - e USD 50K. Desta forma, eu considero que tenho um excesso de USD 34.8K (BRL 196K) que posso investir nesse momento, sem utilizar a reserva de emergencia de fato. Esse valor que estou pensando em utilizar na construcao de imovel em parceria com meu sogro ou investir em alguma outra oportunidade. Agora estou procurando ficar um pouco mais atento as oportunidades.


2 - Investimentos Acoes USA (USD 57.923 ou BRL 327.264): em caso de perder o emprego ou algum outro imprevisto no processo, eu nao pretendo utilizar esse dinheiro. A ideia e manter esse dinheiro investido e, aos poucos, ir migrando para acoes boas pagadoras de dividendos (hoje, estou investido atraves de ETF) para formar a base dos rendimentos mensais na "aposentadoria". De toda forma, a ideia e manter essa alocacao sempre em moeda forte, pois no longo prazo eu nao vejo o Brasil fazendo as reformas necessarias para ter uma valorizacao do Real frente ao Dolar.


3 - Investimento em REIT / Imovel (USD 91.888 ou BRL 519.167): essa e a alocacao do patrimonio em REIT e tambem um imovel de aluguel do qual possuo participacao. Ate o momento, o imovel nao teve vacancia e seguimos contentes com o inquilino atual. Os imoveis na regiao estao se valorizando bastante (ate mais do que seria razoavel devido a abundancia de credito no mercado) e estamos considerando a venda do ativo para investirmos um uma outra regiao que acreditamos ter potencial de desenvolvimento interessante. 


No geral, agora que a reserva de emergencia esta formada - tenho algo perto de BRL 200K para investimento e venho pensando bastante em qual setor poderia investir, considerando que estou morando em outro pais. Apesar de ser um valor consideravel que pode, inclusive, me capitalizar para tentar empreender (tenho algumas ideas em mente); ainda quero aproveitar a renda em dolar para aumentar um pouco mais o patrimonio enquanto o balanco trabalho x vida pessoal x saude ainda for positivo.


Um grande abraco,

13 comentários:

  1. Meta: chegar nesse nível de aporte monstro! Parabéns Executivo, pelos seus posts da pra ver que tu é um cara diferenciado, vai longe ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marco - tudo bem ? Realmente, o nivel de aporte esta bastante interessante, mas nao podemos esquecer o efeito do cambio nesses aportes. Se consider o aporte em USD, temos algo como USD 5.3K - que e tambem um valor bastante alto.

      Eu acabei nao fazendo uma postagem no inicio do ano com os calculos e definicao das metas de aporte para 2021; mas basicamente eu tenho uma renda liquida anual de USD 110K. Entao, se continuar com esse nivel de aporte, eu irei superar a minha meta de aportar 50% da renda liquida.

      No calculo eu nunca considero bonus, pois o valor do bonus e o que financia as minhas viagens do ano seguinte. Dessa forma, o orcamento fica separado e conseguimos aproveitar melhor as viagens sabendo que nao estamos prejudicando os aportes planejados.

      A meta para 2021 foi definida da seguinte forma:

      - Patrimonio 2020 = BRL 1.100.000 (valores arredondados)
      - Aportes 2021 = USD 64.900 / BRL 311.520 (usando cambio de USD 1 = BRL 4.8)
      - Meta Patrimonio 2021 = BRL 1.400.000 (valores arredondados e nao considerando valorizacao / desvalorizacao do mercado)

      Devido a desvalorizacao do real, voce pode ver que ja estou bastante proximo da meta - entao, acabo nao focando tanto na meta patrimonial; ate mesmo porque uma desvalorizacao grande no mercado ou mesmo apreciacao do real frente ao dolar pode mudar o numero totalmente, e foco muito mais em cumprir com o plano de aportes e focar no longo prazo.

      Fico um pouco ansioso porque estou com um certo capital que poderia "financiar" um sonho antigo de empreender - mas nao considero ser um momento para isso ja que estou aproveitando os aportes em moeda forte para acelerar o crescimento patrimonial.

      Um grande abraco,

      Excluir
    2. Muito bom Executivo! Vc poderia mostrar seus reits e stocks nos eua?

      Excluir
    3. Ola Galo Investidor - tudo bem ? Ja nem tenho mais como pedir desculpas pela minha demora em responder, mas as coisas estao cada vez mais corridas por aqui. Muitos desafios no trabalho e (como sempre) vou me preparando para caso algo mais desagradavel, como uma demissao por exemplo, venha a acontecer.

      Em relacao aos REITS e Acoes nos USA - eu acho que seria bom eu fazer uma postagem a respeito com os detalhes, mas para nao deixar a pergunta sem resposta, eu invisto no indice SP&500 (atraves de um ETF) e tambem tenho acoes individuais (entre outras): Disney, Coca Cola, Home Depot, Lowes, Monster (bebida), Procter & Gamble, Nextera Energia, Duke Energy e mais algumas outras que vou detalhar na postagem.

      Em relacao aos REITs - eu invisto atraves de um ETF (VNQ) e tenho REITs individuais com exposicao, principalmente, em datas centers, storage, setor industrial e malls.

      Um grande abraco,

      Excluir
  2. Mais um mês muito bom....parabéns !!!!

    estou na mesma caminhada, estou com 4.4 e minha meta é atingir IF até os 5.0.....qual seria sua meta meu amigo ??? á propósito....se não tiver problema, poderia expor sua idade.....desculpe, não é por nada...somente efeito de comparação.

    Abraço !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jeferson - tudo bem ? Eu tenho 38 anos de idade ... considerando meu patrimonio atual em BRL e a famosa taxa de retirada 4% a.a. - eu poderia obter uma renda (ja descontando inflacao) de 4.400 reais. A minha meta seria obter uma renda "livre" de 15.000 reais - e para isso, necessario um patrimonio de 4.500.000 reais. Entao, posso dizer que atingi 29% da meta.

      Segundo os calculos e se eu mantiver o nivel de aportes atual - eu devo atingir a meta em 2028 - ou seja, mais 7 anos de aportes constantes para atingir esse valor de patrimonio (claro que nao estou considerando potenciais aumentos / reducao de patrimonio devido variacao do mercado).

      Na verdade, considerando que ja tenho um patrimonio bastante relevante para os numeros do Brasil - eu tambem penso em comecar a desenvolver outras atividades (principalmente lecionar) para obter uma renda minima para manter a familia e deixar os investimentos por la por mais tempo - deixando os juros compostos fazer sua magica. A Sra EP tem os mesmos planos e, caso ocorra algo aqui nos USA como perder emprego, pensamos em retornar e lecionar meio periodo (os dois) que poderia gerar uma renda suficiente para manter a familia - principalmente, se voltarmos para cidades do interior com custo mais baixo, e deixar o montante aplicado para financiar a aposentadoria quando nao quisermos / pudermos mais trabalhar. Como pode ver, temos muitos planos em discussao no momento.

      Um grande abraco,

      Excluir
  3. Excelente, Executivo!!
    https://odelfosoraculo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá pobre executivo, tudo bem?
    Estou literalmente 'maratonando' seu blog! Quanto conteúdo excelente na melhor hora possível!
    Sou brasileiro também, pela mesma empresa consegui um contrato de trabalho na Itália, contratado diretamente por aqui porque tenho a cidadania! Benefícios daqui e etc...
    Tenho 28 anos e hoje sou analisa senior com três pessoas abaixo de mim! aqui, eles chamam de supervisor!
    Meu sonho e da minha esposa nunca foi morar na Italia, viemos para uma cidade afastada pois a sede da empresa fica aqui, e estou falando de uma empresa de grande potencial na Italia que faz oculos *entreguei o nome rs*
    Viemos pra ca como ponte para, no futuro, trabalhar na sede que fica na California onde realizei projeitos dentro desses 9 anos na empresa e fui muito reconhecido!
    Como vim parar aqui? essa hora chegou rs fui convidado para ir para a California a principio com um contrato de expatriação (Italia x California, pois nao tenho mais vinculos com o Brasil) e sou um pouco 'cru' de negociações quanto a isso!
    A verdade é que estamos - muito felizes e desesperados - para ir, principalmente pela vida pessoal que teve uma 'piora' no sentido socialização, coisas pra fazer! Pois como eu disse, é um lugar bem bem afastado e minha esposa acabou sofrendo mais com isso... Mas claro que a empresa não sabe disso, como fui convidado, me sinto no 'direito' de negociar o contrato que está por vir e exigir as condições melhores, pois eles estão precisando de mim devido experiencia e sucesso nos projetos e caminhada ao longo dos anos na empresa! Graças a Deus virei uma boa referencia entre diretoria e etc.
    Como sempre focamos na CA - desde o meu primeiro projeto lá - e essa hora chegou, pesquisando na internet eu caí no seu blog e foi um presente, pois maratonamos todas as informações!
    Parabéns pela sua promoção e pelos 155K, tenho certeza que foi muito merecido!
    A minha pergunta é - Qual o piso que você pediria, considerando tudo o que te falei?
    Nessa negociação não quero colocar nossa ansiedade e desespero rs pra sair da onde moramos, quero me sentir orgulhoso de mim mesmo e conseguir o melhor pra mim e pra minha esposa!
    Qual seria o minino anual que você pediria? CA tem um custo de vida altissimo e enfim... ainda está no processo de 'fui convidado, meu chefe disse que irá fazer de tudo pra eu ir, os EUA estão puxando muito a minha ida, mas NADA concreto e nem escrito até agora (aguenta ansiedade) - mas quero estar pronto pra essa hora!
    Já sei também que o plano deles é eu substituir a supervisora da area em 1 ano, pois acredite, o gerente de lá me copiou no email que mandou pro RH sem querer hahahaha depois me pediu desculpa... o que caiu muito bem, pois sei do plano deles pra mim!
    Enfim...
    Queria sua opinião sobre! Lá eu iria como analista senior pelo que entendi, e é como estou aqui hoje, mas hoje eu tenho tres pessoas abaixo de mim e lá eu nao teria ninguém a principio, porém, com o email sortudo, descobri o plano deles!
    desculpa o textão e muito obrigado!
    me identifiquei muito com você!

    ResponderExcluir
  5. Ola Adilson - tudo bem ? Que bacana que voce tem uma oportunidade de vir para os USA. Tem algumas coisas que posso adiantar que sao importantes de serem consideradas na sua oferta e tambem na sua pedida salarial. Nao tenho numeros muito exatos porque nao tenho familiaridade com o setor que voce trabalha, mas segue alguns comentarios:

    1) Voce esta mudando para o Estado mais caro do pais. E nao somente caro em termos dos precos dos itens de consumo diario, mas tambem em imposto de renda - pois a California, alem do imposto de renda federal, tem tambem o imposto de renda estadual que nao e barato (comeca em 1% e pode chegar ate 12.3%) - ou seja, no final do dia sobra menos dinheiro na sua mao e voce tem de fazer as contas para pedir um salario que cubra isso;

    2) Voce esta mudando para um pais com custo mais alto e vai perceber isso rapidamente. Morando no interior da Italia voce provavelmente nao tem grandes despesas de moradia, transporte, etc... mas vai logo perceber que na California (e boa parte dos USA) isso e bem diferente.

    3) Na negociacao de expatriacao eu incluiria uma clausula no contrato de que a empresa se compromete a aplicar para seu green card apos determinado periodo (normalmente 1 ano). Isso nao e algo fora do comum e vai te trazer tranquilidade quanto a permanencia por aqui. Alem disso, esse sera a sua carta de barganha se a "promessa" de cargo de lideranca que voce descobriu no email enviado por engano nao se concretizar. Com o green card na mao, voce tera acesso ao maior mercado de trabalho do mundo (para profissionais qualificados) e podera negociar muito melhor com a empresa.

    4) Agora indo para algo um pouco mais incomum, eu solicitaria um "sign-on bonus" de 1 ou 2 salarios. Esse valor vai te ajudar a cobrir as despesas iniciais quando voce chega aqui sem credit score e nao consegue comprar quase nada a nao ser em "cash". E voce vai precisar de um carro logo no inicio - a nao ser que more no centro de uma cidade grande com boa estrutura de transporte, mas ai vai ter o custo de moradia muito alto tambem.

    5) Importante verificar o plano de saude oferecido pela empresa - pelo porte da empresa e por ser uma multinacional, normalmente eles tem um bom plano de saude no pacote. Mas e importante verificar pois aqui nao tem saude gratuita e dependendo da sua condicao e familiares, voce podera preferir pagar um "upgrade" do plano oferecido pela empresa. Se o plano for bom, isso nao sera necessario - mas lembre-se de incluir esse custo na sua analise.

    continua no proximo comentario ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 6) Caso nao tenha filhos, entao procure distritos com escolas nao tao boas mas que nao tenham lato indice de violencia. O valor das casas "despenca" quando estao localizadas em distritos escolares ruins ... tem muito lugar com escolas ruins mas boa seguranca - e ai voce consegue imovel barato e aluguel barato tambem.

      7) Verifique se a empresa oferecera assistencia local quando da sua chegada. Ideal ter alguem para te guiar no processo de solicitar social security ... nos USA, tudo funciona razoavelmente bem, mas os formularios sao confusos demais e sem alguem ja acostumado para te orientar, voce vai passar um certo "nervoso" em algumas situacoes.

      8) Ainda mais incomum - mas tem algumas empresas que aceitam - e a inclusao de uma clausula de estabilidade por determinado periodo (de 6 meses a 1 ano) de forma a proteger a sua familia que vai se mudar para outro pais e a empresa nao demitir voce depois de 3 meses ...

      9) Eu ficaria inicialmente em um contrato de aluguel e buscaria uma townhouse. Sao casas geminadas em condominios que voce na precisa se preocupar com corte de grama, jardinagem, pintura externa, etc... Os americanos levam isso muito a serio e voce pode ate levar multas se deixar de cuidar do exterior da sua casa. No inicio da mudanca e periodo de adaptacao, normalmente nao temos muito tempo para ficar fazendo isso e dependendo da regiao da California - vai ser um calor que a ultima coisa que voce vai querer fazer e cortar grama ...

      10) Em caso de a transferencia der certo, muito cuidado com o estilo de vida inflacionario do americano. Para proteger suas financas e importante manter os pes no chao ... aqui voce compra tudo muito facil (credito abundante) e fica muito mais facil ir para uma casa maior, um carro maior, roupas que nao precisa, etc...

      E por ultimo, mas nao menos importante, aproveite para conhecer todos os lugares que puder ... as viagens saem bem mais baratas quando voce ja mora no local. Viagem de carro por aqui e muito barato (quase nao tem pedagio e combustivel nao e caro) ... tente conhcer o maximo possivel das coisas perto da sua casa e nos feriados (aconselho a sempre tirar as ferias e nao cair no esquema americano de deixar as ferias para la) conhecer lugares mais distantes.

      Acho que de inicio seria isso - mas vamos conversando a medida que voce for avancando no processo e surgindo mais novidades.

      Um grande abraco,

      Excluir
    2. Meu amigo pobreexecutivo!
      Volto aqui - após quase três meses - você bem sabe, essas transferências são demoradas e chatas - para te dizer que finalmente foi marcado a minha reunião com o RH para falar do pacote! Será uma expatriação! O que é melhor na questão de respaudo, pois nos casos da empresa onde trabalho sempre são inclusos aluguel, carro, etc!
      Conversei com pessoas próximas - lembrando que é um expatrio da Itália para os Estados Unidos - pois aqui meu contrato é local devido cidadania - então receberei na moeda EURO x para Dolar.
      Não sei como as empresas fazem essas conversões, enfim...
      Tem um plano promissor e espero ainda te dizer - fui promovido na California Sr. Pobre executivo, venha passar um fds aqui com a sua familia e minha família para comemorarmos rs
      Alguma dica meu amigo? Estou me preparando, mas vejo que os contratos de espatrio italianos são excelentes e com um pacote agradável, porém, recebi um convite, e fica a linha tenue entre
      Exigir algo além do contrato ou dizer amém? enfim, duvidas de um pobre quase executivo numa transição grande de novo, nos meus 29 anos, espero estar trilhando um caminho promissor!
      A minha sra está muito contente, pois ondemoramos aqui na Italia é afastado e com poucas oportunidades, a California com certeza terá opotunidades melhores pra ela também!
      obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  6. ps - em italiano é espatrio, mas em portugues com X, fiz uma mistura ali em cima rs

    ResponderExcluir