segunda-feira, 15 de março de 2021

Atualização Patrimonial FEV/21 - R$1.253.405,09 (+2.49%)

 Ola pessoal - tudo bem ? Esse fechamento mensal esta saindo bem atrasado, pois estive um pouco ausente nas ultimas semanas. De toda forma, a atualizacao sera postada com o valor patrimonial e tambem vou atualizar voces de alguns pontos profissionais e pessoais mais relevantes.

Do ponto de vista profissional, o clima na empresa continua bastante negativo, com o pessoal tentado achar culpados por um mau resultado que ainda nem se concretizou. As metas foram redefinidas e ficaram mais apertadas e os times ja estao trabalhando de forma mais defensiva e procurando simplesmente justificar o que deu errado e evitando assumir novas responsabilidades. 

Claro que motivar a equipe nesse cenario se torna mais dificil ainda, mas temos boas chances de atingir a nossa meta revisada e tambem implementar projetos importantes. O problema e a falta de motivacao para fazer a propaganda interna das iniciativas e divulgacao dos resultados - apesar do apoio politico interno ser crucial para eu poder tambem vender e aprovar as movimentacoes de salario e cargo que pretendo realizar no meu time.

Muitas reunioes e apresentacoes locais e globais, muitas areas tentando justificar maus resultados apontando falhas nas demais areas e eu tenho pelo menos 3 projetos que nao estao andando bem e podem ser utilizados por outas areas para justificar ineficiencia. Entao, o radar tem de estar muito ligado pois ate o final do ano, as conversas de bastidores e movimentacoes politicas serao intensas.

A boa noticia e que o patrimonio continua subindo e vou criando uma reserva cada vez maior para periodos de turbulencia que, infelizmente, eu vejo cada vez mais proximos (tomara que eu esteja equivocado). Tenho tambem uma possibilidade de contruir uma casa em parceria com meu sogro em um terreno que ele possui no interior - pode ser um negocio promissor considerando a regiao e o padrao construtivo alem dos precos atuais de venda e uma forma de remunerar melhor o capital, criando uma fonte de renda paralela a minha atividade principal. Estamos ainda projetando os numeros e confirmando com cotacoes de parceiros de negocios para garantir que nossa estimativa nao esta fora da realidade.

Do ponto de vista pessoal, as criancas estao muito bem e com saude e acredito que vamos conseguir ser vacinados ja na proxima semana. As autoridades locais estao priorizando quem tem alguma situacaode saude que possa ser classificada como risco extra em caso de COVID, e nossa medica esta preparando a carta com as justificativas necessarias para cada um dos casos (Sra EP e eu).


Vamos entao ao fechamento patrimonial desse mes:


 Uma coisa muito interessante que observei e que nos ultimos 12 meses (de Fevereiro/2020 ate Fevereiro/2021), meu patrimonio praticamente dobrou de tamanho, saindo da casa dos BRL 600K para BRL 1.2M

Os rendimentos tem pouca participacao nisso e boa parte do aumento se deve aos aportes. Quando voce tem renda em moeda forte, acab tendo uma vantagem bastante grande - obvio que tem  a parte dos rendimentos e aluguel recebido que ajudam, mas a constancia dos aportes em dolares acab impulsionando o patrimonio.


1 - Reserva de Emergencia (USD 82.858 ou BRL 464.009): como comentei anteriormente, parte desse dinheiro esta no Brasil e estou estudando aplicar na construcao de um imovel para revenda. Ainda assim, minha reserva seria suficiente para cobrir um bom periodo em caso de desemprego - o que e sempre um risco quando estamos atravessando tempos mais turbulentos.

2 - Investimentos Acoes USA (USD 55.798 ou BRL 312.468): esse dinheiro esta aplicado em fundos que replicam determinados indices, conforme ja falamos em outras postagens. Apesar de estar reforcando caixa e me preparando para essa construcao de imovel, sigo investindo mensalmente nos fundos que fazem parte da minha carteira, sempre pensando em acumulacao de capital no longo prazo. Caso em algum momento eu volte ao Brasil (em caso de perder o emprego antes de receber o green card), nao pretendo levar esse dinheiro pois quero manter sempre uma parte significativa do patrimonio em moeda forte, em caso de emergencia ou ate mesmo caso decida morar na Europa no futuro.

3 - Investimento em REIT / Imovel (USD 85.164 ou BRL 476.918): dinheiro aplicado em 5 REITS e participacao em imovel de aluguel. 


Um grande abraco a todos,

8 comentários:

  1. Farmacêutico Investidor16 de março de 2021 às 11:10

    Parabéns Executivo! Bom ver que seu patrimônio continua progredindo. Quanto ao uso da reserva de emergência para a construção, tome um certo cuidado - o mercado imobiliário não anda muito bem das pernas. No Brasil estamos em uma profunda recessão, com aumento da inflação, desemprego e diminuição da atividade econômica. Caso não tenha talvez seja interessante montar aos poucos uma carteira de criptomoedas também. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima recomendação FI! Compra umas cripto EP, venha para o lado volátil da força. Abs!


      https://investindojovem.blogspot.com/

      Excluir
    2. Ola Farmaceutico, Road - tudo bem ? Aproveitando para responder a pergunta - a minha ideia nao e utilizar a reserva de emergencia para construir imovel. Sei que no texto eu passei essa impressao, mas isso se deve ao fato de eu consolidar o dinheiro que eu tenho em caixa em somente uma categoria e chamar a mesma de Reserva de Emergencia.

      Detalhando um pouco mais, eu tenho BRL 464K na reserva de emergencia; mas na realidade eu tenho 12 meses das minhas despesas como reserva de emergencia (aproximadamente BRL 120K) e o restante eu poderia chamar de "Reserva de Oportunidade ou Reserva de Investimento" talvez. Eu venho comentando nos fechamentos mensais ha algum tempo, que estou preocupado com uma potencial demissao e por isso venho aumentando minha reserva de emergencia (apesar de continuar investindo no mercado mensalmente).

      Caso eu realmente venha a perder o emprego antes de ter meu green card - eu voltaria ao Brasil e teria algo em torno de 12 meses (considerando despesas altas de 10K por mes) para me recolocar no mercado de trabalho. Considerando as potenciais oportunidades, eu acredito que esse seja um tempo razoavel. Por esse motivo, estou pensando em utilizar cerca de BRL200K (ainda deixando 264K como reserva, ou seja, mais de 2 anos de despesas) para construir uma casa em parceria com meu sogro que tem o terreno a adquirido e quer construir tambem. Basicamente, essa e a ideia no momento, mas eu ainda estou verificando os numeros para ter certeza dos custos e do preco medio de venda na regiao.

      Quanto a criptomoedas, eu acredito que seja realmente um otimo negocio (pelo menos no ultimo ano), mas nao e um ativo que eu estou exposto no momento e nao acho que vou me expor por enquanto. Sei que estou perdendo (ja perdi) uma otima oportunidade caso tivesse investido quando tomei contato com o assunto, la em 2014. Provavelmente estaria aposentado agora curtindo minha IF; mas a volatilidade do ativo e bastante alta e talvez janelas futuras irao aparecer quando eu estiver melhor preparado para colocar talvez uns 5% ou 10% do meu patrimonio nessa modalidade de ativos.

      Um grande abraco,

      Excluir
  2. Parabéns pelo patrimônio e que bom que toda a família está bem de saúde!
    Executivo, queria algumas orientações práticas suas.
    Nosso I140 foi aprovado (11 meses)!!!
    Como fizemos o processo consular, não temos a menor ideia de quando iremos nos mudar.
    Os consulados estão fechados e dizem que eles darão prioridades para os vistos familiares. Então, continuarmos esperando, mas, a maior angústia já passou.
    Então, agora começaremos a nos preparar para a mudança.
    As principais dúvidas são seguro de saúde, seguro de vida e imposto de renda.
    Aqui a gente faz declaração separados, talvez eu continue trabalhando remotamente, então, não darei saída fiscal.
    Ainda não decidimos o Estado, Flórida é uma das opções.
    Enfim, se puder nos ajudar, fico, muito agradecida.
    Abçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Luisa - tudo bem ? Que boa noticia essa da aprovacao do I140 - realmente agora o pior ja ficou para tras e seu Green Card esta praticamente gaantido.

      Vamos ver no que consigo te passar algumas informacoes, iniciando pelo seguro saude que e essencial. Sem seguro saude, qualquer visita ao medico pode custar bastante caro - isso sem falar no custo dos remedios que e sempre mais alto pois a maior parte dos seguros saude tem parceria com redes de farmacia e oferecem bons descontos.

      Normalmente, as empresas oferecem seguro saude como parte do pacote de beneficios; entretanto, tambem e bem comum a coparticipacao do funcionario com valores bastante altos. Um exemplo - tem uma empresa que tenho conhecidos e o plano de saude (por sinal, um otimo plano da CIGNA) custa em torno de USD 1.300 / mes (plano familiar), mas o funcionario tem coparticipacao de USD 530 no pagamento.

      Alem disso, tambem existe coparticipacao nos pagamentos de consulta medica (algo proximo de USD 20 para clinico geral e USD 40 para especialistas) e em internacoes (normalmente 20 a 30% do custo fica para o empregado). Cada plano tem uma definicao de "out of pocket" que e o valor maximo que sai do seu bolso e a partir dali o plano paga 100% das despesas - vale a pena atentar para esse numero.

      Seguro de vida e muito mais simples e muitas empresas tambem oferecem como parte do pacote de beneficios. De toda forma, voce pode fazer a cotacao de um seguro de vida junto com o seguro do seu carro e casa para obter um preco melhor.

      Imposto de Renda ja fica mais complicado e ate hoje eu nao entendo direito as regras por aqui. Eu uso uma empresa (HR Block) que faz a declaracao para mim e eles tem um servico extra que eles respondem por toda liability fiscal em caso de erro na declaracao. Eu venho utilizando eles por 3 anos e nao tive muitos problemas. Aqui nos USA voce tem de declarar a sua renda global, entao nao se esqueca das contas bancarias no Brasil (se voce nao fechar e der saida definitiva) nem os eventuais investimentos.

      Fazendo ou nao fazendo saida fiscal do Brasil, voce passara a ser residente fiscal nos USA depois de 180 dias de permanencia ininterrupta no pais e sua renda global sera tributada. Existe formas de usar o imposto pago no Brasil como credito ao imposto a ser pago por aqui - mas eu acho que isso adiciona complexidade demais ao processo e por esse motivo eu decidi fazer minha saida fiscal.

      Eu declaro todo ano o saldo da conta corrente que ainda tenho no Brasil - e o recebimento das parcelas da venda do meu apto - que nao tributado devido ser a venda do meu unico imovel na epoca e valor abaixo de USD440K (bem que eu queria que meu apto tivesse valor de quase meio milhao de dolares - ja seria minha IF).

      Tenho amigos na Florida e uma das vantagens e nao ter imposto de renda estadual (sim - isso existe nos USA).

      Espero ter ajudado um pouco.

      Um grande abraco,

      Excluir
  3. Executivo, excelente evolução de sua carteira. É impressionante o poder dos juros compostos e do aporte, literalmente seu patrimônio dobrou em um ano. Parabéns!
    Acabei de descobrir seu blog e adicionei à minha lista de blogs. Caso ache interessante, te agradeço se puder adicionar o meu blog também.
    Um abraço!

    Blog: www.diariodevalor.blogspot.com
    Instagram: @odiariodevalor

    ResponderExcluir
  4. Ola Executivo, acompanho algum tempo ja e também vim para o USA no fim de 2019 com visto de trabalho.
    Aproveitei varias dicas suas (Obrigado!)
    Estou começando a estudar mais a parte de investimentos aqui e ja andei adquirindo alguns ETFs e ações mas a parte dos REITs ainda é nova pra mim.
    Em algum post pra tras você fala sobre sua alocação ou prefere não abrir os ativos que tem em carteira?
    Estava procurando essa info para ter como referência e começar a comparar, já que imagino que tenha feito um estudo ao escolher seus ativos.

    Parabéns pelo blog e pela evolução! Estou tentando disciplinar os aportes e seguir o exemplo =)
    Abraço

    ResponderExcluir