sábado, 17 de dezembro de 2016

Entrevista de Emprego - Parte 2

Olá Pessoal - tudo bem ?

Estou atrasado para contar a todos como foi o processo de seleção que estou participando. As ultimas semanas foram bem corridas, mas agora consegui um tempinho e vou dividir com voces a minha experiencia e percepção com este ultimo processo de seleção.

Recomendo aos que ainda não tiveram a oportunidade de ler a primeira parte do relato, que o façam clicando aqui. É importante para poder ter conhecimento de como esta oportunidade apareceu e entender melhor os desdobramentos que vou explicar agora.

A entrevista foi marcada para as 11:00 horas; então eu me planejei para chegar as 10:30 horas. Cheguei ao local e aguardei alguns minutos até a pessoa da empresa de recrutamento me receber. Logo, fui chamado e me acomodei em uma salinha pequena e começamos a conversar. A entrevistadora pediu para eu falar um pouco do meu perfil e das minhas experiencias e, como eu já tenho um discurso meio padrão cobrindo os principais pontos do meu CV, eu consegui fazer esta parte com uma boa desenvoltura.

Na sequencia, ela me perguntou se eu tinha uma copia impressa do meu CV. Eu entreguei o CV em portugues para ela e aproveitei para tentar marcar um ponto, dizendo: Olha, eu não sei se voce vai precisar, mas como voce comentou que a vaga é para uma empresa americana, tenho aqui também o meu CV em Ingles !!! Para minha surpresa, ela não somente gostou da atitude, mas ainda me disse que eu era o primeiro candidato que levava o CV em Ingles e que tinha prestado atenção que a vaga era para uma empresa americana.

Depois disso, ela começou com as perguntas básicas de RH, mas que me incomodam bastante (em geral as perguntas sao bem estranhas ... rsrsrsrs):

- Qual o seu tipo de liderança ? Se voce fosse uma personalidade famosa, quem seria ?
- Qual seu maior defeito ? Qual foi a sua maior frustração profissional ?
- Como voce descreveria voce mesmo profissionalmente ?
- Como voce se enxerga daqui 05 anos ?

Respondi a todas as perguntas já com o discurso padrão que tenho; mas basicamente dizendo que tenho um perfil de liderança colaborativo, ou seja, gosto de envolver os funcionários na formação de estratégia mesmo sabendo que a decisão final é minha. Disse que acho isso importante pelo fato de quando os colaboradores são envolvidos na estratégia e entendem o objetivo final, voce pode deixar de microgerenciar as tarefas e passar a gerenciar os resultados, deixando com que cada um aplique as suas melhores habilidades e competencias para atingir o objetivo do qual ele também fez parte no momento da definição.

A entrevistadora achou interessante a minha resposta e perguntou se eu ja sabia que empresa tinha a vaga aberta. Eu respondi que não e perguntei se ela podia abrir um pouco mais de detalhes. Ela informou que se trata de uma vaga para gerente senior de compras em uma multinacional americana do segmento automotivo. Informou que a empresa trocou de presidente há 2 ou 3 anos e algumas lideranças antigas na empresa, não se adaptaram a essa nova fase. O presidente é um cara jovem (menos de 40 anos) e o pessoal mais antigo esta enfrentando mais dificuldades de adaptação.

As minhas respostas de perfil de liderança colaborativo, envolvendo os funcionários na definição de objetivos e estrategias chamou a atenção dela e ela me mostrou o "briefing" que o presidente tinha passado para ela sobre o perfil que ele estava procurando - e estava escrito exatamente isso: profissional com perfil colaborativo que envolva o time na tomada de decisão e formulação de estrategias.

Depois disso, ela pediu para eu fazer um teste chamado DISC - e depois deste teste, encerramos a entrevista. Ela me disse que a empresa iria avaliar os perfis que ela enviar (garantiu que iria também enviar o meu perfil) e que o processo de entrevistas na empresa, provavelmente irá ocorrer em Jan/17.

Passado dois dias, uma outra profissional da mesma empresa me ligou e chamou para falar de uma oportunidade que ela tinha conversado com a primeira entrevistadora e que acreditava que meu perfil era bom. Marcou a entrevista para dois dias depois, às 10:00 horas.

Fui, novamente, ao local da empresa de seleção e outra entrevistadora me recebeu. Para minha surpresa, ela veio com as mesmas perguntas que a entrevistadora anterior. Achei estranho e durante as respostas, eu comecei a incluir umas indiretas de que ja tinha abordado aquele tema com a colega dela e que como elas haviam conversado, eu acreditava que a colega havia passado as informações.

Depois de passar pelo processo padrão, essa entrevistadora veio perguntando se eu já tinha feito "coaching de carreira" e ai eu senti o cheiro de golpe. Pensei que ela ia oferecer os serviços de coaching no processo e que a vaga tinha sido somente uma isca para atrair os clientes. Por dentro já fiquei muito nervoso, mas me controlei e disse que dentro dos programas de liderança que eu havia cursado em duas grandes multinacionais (meus ultimos empregos antes do atual) eu havia feito processo de coaching e que tinha sido muito interessante; inclusive com os resultados mencionados por meus superiores em minhas avaliações de desempenho. 

A partir deste momento, ela voltou a falar da vaga: um cargo de gerente senior de compras, empresa multinacional (nao mencionou a nacionalidade) que atua no segmento de máquinas e equipamentos e também n osegmento agricola. Achei o mercado de atuação interessante e começamos a falar um pouco mais do numero de funcionários, da equipe e também dos motivos da empresa estar procurando um profissional no mercado. 

Após a conversa, fomos direto ao tema que importa - salário !!! Ela falou que a empresa estava oferecendo R$21K e beneficios; mas que os beneficios e o pacote completo seria discutido nas entrevistas com a empresa. Comentou que iria enviar o meu perfil também para esta vaga, mas que a empresa estava com urgencia e provavelmente o processo iria se desenrolar ainda no final deste ano. Informei que entre Natal e Ano Novo eu estaria viajando, mas poderia fazer qualquer entrevista por skipe ou outro meio de conexão remota. Ela falou que nao havia problema, porque a empresa também iria parar em ferias entre Natal e Ano Novo. Agradeci a oportunidade e nos despedimos.

Depois de mais um ou dois dias, essa ultima recrutadora me ligou pedindo por referencias - disse que precisava de tres referencias. Selecionei tres contatos de confiança e passei as informações para ela, não sem antes conversar com os meus colegas e explicar o que estava acontecendo para eles poderem dar as referencias.

Ontem, a recrutadora me ligou e falou que havia passado quinze perfis para a empresa para que eles selecionem cinco. E a boa noticia é que meu perfil estava entre os cinco selecionados - e que na proxima semana deve ocorrer uma entrevista presencial na sede da empresa.

Agora estou no aguardo, entretanto, a vaga se tornou mais atrativa após o governo cancelar o leilão de energia que iria ocorrer em Dezembro/16. Com este cancelamento, o proximo ano será muito dificil para as empresas que atuam no segmento de energia eolica e 2018 será ainda pior, pois nenhum competidor tem pedidos para entrega em 2018. O risco de haver demissões é grande e eu acredito que tenho uma certa segurança apenas no primeiro semestre de 2017.

Independente destas vagas que estou no processo de seleção, irei começar a procurar com um pouco mais de atenção e carinho junto ao mercado, assim que retornar das ferias do final de ano. Acho que, neste momento dificil da economia, é importante tentar se manter empregado e manter o ritmo de aportes. O lado bom é que se houver uma demissão, o valor da rescissão me permite manter minhas despesas por um periodo de até 60 meses - obviamente, nao conseguiria aportar, mas 60 meses é um bom periodo de segurança para se recolocar no mercado.

Então é isso, pessoal !!! Ainda aguardando as cenas dos proximos capitulos.

Um grande abraço,

26 comentários:

  1. Parabéns pelas entrevistas, eu consegui o estagio la que te falei, valeu pelas dicas no outro post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco Antonio - tudo bem ? Que bom que conseguiu o estagio - meus parabens. Espero que seja bastante proveitoso para sua carreira.

      Um grande abraço.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá SC - tudo bem ? Muito obrigado pela visita e pelo comentario.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Gostei muito do relato e saiba que já estou torcendo por você.

    O mercado está realmente uma merda e tenho um grande medo de não conseguir nada na área antes de terminar minha faculdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá morenao - tudo bem ? Infelizmente, o mercado esta muito ruim mesmo. No momento em que sobram profissionais qualificados e existem poucas vagas, as empresas aproveitam para renovar os quadros com gente mais qualificada por um salário menor. Ai a coisa fica muito dificil para os recem formados ... porém, se voce vai se formar mais para o final de 2017 ou 2018, acredito que a situação ja estará melhor.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Parabéns executivo!!
    Estou na torcida por você.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá BS - tudo bem ? Muito obrigado pela torcida - vamos ver se realmente acontece uma entrevista na empresa e ai vai dar para sentir se é uma boa oportunidade.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Tomara que dê certo dessa vez, EP! Deus o abençoe nessa jornada também. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá DH - tudo bem ? Agradeço a torcida. Se realmente acontecer uma entrevista na empresa, ai será possivel ver com mais detalhes se é realmente uma boa oportunidade - por enquanto, apenas o salário oferecido é bom ... mas tenho de verificar como é o ambiente, quem são os lideres, a situação financeira da empresa, novos projetos, localização, etc... As vezes, é uma pessima oportunidade camuflada por um bom salário.

      Mas tomara que não seja esse o caso. Muito obrigado de novo pela torcida.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Ep! Desejo boa sorte amigo! Aproveito e deixo uma dica de postagem específica, como você se tornou referência neste tipo de assunto: Vale a pena contratar uma empresa de coaching para te treinar e achar o seu sonhado novo emprego? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VdC - tudo bem ? Muito obrigado pela torcida e pela sugestão de post. Vou tentar explorar esse assunto, mas adianto que em minha opinião, não vale a pena contratar nenhum tipo de serviço de coaching ... eu acredito em voce encontrar um mentor na empresa onde trabalha - aquele cara que é o exemplo para voce, aquele cara que voce olha e diz: queria ser igual ele ... e a partir das conversas com esse mentor, voce começa a desenvolver o seu perfil.

      Entre as razoes pelas quais eu prefiro um mentor do que um serviço de coaching, está o fato de que o mentor vive a mesma vida profissional do que voce. Provavelmente ele passou pelos mesmos desafios e conhece o seu mercado de atuação e, mais importante ainda, conheça a cultura da empresa onde voce está trabalhando. O pessoal do coaching costuma ser ex-executivos ou psicologos que nao tem a experiencia pratica no seu segmento e podem te ajudar com conselhos genericos - os quais eu nao gosto muito.

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. "proximo ano será muito dificil para as empresas que atuam no segmento de energia eolica"
    Você atua no setor de energia eolica? O que tem a falar da Renova (RNEW11)?
    Boa sorte aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Uó - tudo bem ? Sim, eu atuo no mercado de energia eólica e a Renova é um dos clientes da empresa onde trabalho.

      O unico receio em relação a Renova está no risco de mercado que afeta todas as empresas do setor. Sendo mais especifico, todas elas dependem de financiamento do BNDES e leilões de energia realizados pelo governo. Na ultima semana, o governo cacelou leilão de energia programado para hoje e, com isso, nao teremos nenhum leilão em 2016 - o que compromete o crescimento das empresas para 2017 e 2018.

      A Renova tem bons parques eolicos, mas depende do desembolso de verbas do BNDES para honrar seu compromissos com os fabricantes de aerogeradores. Se o governo cortar a linha de financiamento, todas as empresas irão sofrer bastante.

      Nao vou entrar na analise dos numeros de balanço, pois sei que voce faz isto para selecionar as suas empresas; mas se tiver alguma outra pergunta - é só mandar. As vezes, eu posso esquecer de mencionar coisas importantes na sua análise.

      Um grande abraço,

      Excluir
  8. Rapaz, estou torcendo por você.

    Qual =é sua grande meta com os investimentos.

    Eu já enjoei de trabalhar! Quero viver, sem filhos, sem carro, numa cidade pequena com praia, 10k de renda mensal vão ser suficientes para mim. Obviamente irei reinvestir meus dividendos para poder ganhar mais na bolsa.

    E Você? Pretende seguir carreira executiva no exterior? Quer para de trabalhar?

    abs



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon - tudo bem ?

      Olha, tenho de confessar que também ja estou ficando enjoado deste mundo corporativo. As politicagens, os projetos, o ter que mostrar que voce pode fazer mais, etc... tudo isto é uma relação muito tóxica no meu entendimento.

      A minha meta é ter uma renda passiva de R$10K - hoje estou com 10% disso. O meu objetivo (por mais estranho que possa parecer) não é criar raizes em um unico lugar. Eu acho que o mundo é muito grande para ficarmos apenas em nossa cidade e comunidade.

      Eu pretendo comprar uma Kombi, reformar e adaptar ela para ter uma pequena cozinha, cama, armarios e um sanitario nautico (me divirto muito fazendo os projetos e trabalhando na marcenaria e mecanica - deve ser mal de engenheiro). Assim que tiver a renda passiva necessária e o veiculo adaptado para o meu projeto, pretendo sair viajando pelo Brasil em uma viagem de 02 a 03 anos.

      Iniciarei pelo Brasil para testar o carro e o poder de adaptação que tenho em relação a ele (a Sra Executiva Pobre e eu); e também porque no Brasil tenho plano médico que cobre emergencias e seguro do carro. O Brasil é muito grande e tem lugares lindos para conhecer ...

      Se tudo der certo e nos adaptarmos, eu volto para casa e começo a trabalhar no projeto Ushuaia -Alaska; uma viagem que deve demorar os seus 03 anos.

      Novamente, se tudo der certo - vamos pensando em outros continentes.

      Essa é a ideia para a aposentadoria...rsrsrs

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Conhece o canal OFF da tv a cabo? Tem sempre gente fazendo programas com esse estilo de vida.

      Marcenaria pode ser uma terapia e virar uma fonte de dinheiro extra. Muita gente gosta de móveis sobre medida.

      Abs

      Anon Futuro morador da Região dos Lagos/RJ

      Excluir
    3. Ola anon - tudo bem ? Conheço o canal off e assisto bastante. Além disso, o NatGeo também tem muito material bacana. E o youtube também tem um material interessante: eu estou acompanhando o pessoal do vivendo mundo afora, do projeto viramundo, projeto alaska ... e alguns videos do pessoal de fora do Brasil mostrando como montar uma Kombi-home e fazer este tipo de viagem.

      Além disso, o Eduardo Prata (www.eduardoprata.com.br) também esta dando a volta ao mundo. Ele saiu em 2014e o bacana disso é que ele é um cara de mais idade e esta viajando sem parar. Ele mantem um diario de bordo na sua pagina na internet.

      Um grande abraço,

      Excluir
  9. Belo post !! 21K é um ótimo salário, eu só acho que é um valor baixo para um executivo senior, digo isso pois nos últimos lugares que trabalhei, gerentes ganhavam no minimo 25K, tá certo que eu sou de SP, as vezes 21k em outro estado rende bem mais do que em SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SP -tudo bem ? Esse assunto de remuneração sempre gera certas distorções; mas pode acreditar em mim - 21K é uma excelente remuneração para um gestor.

      O que acontece é que no Brasil nós temos muitas distorções em diversos mercados. Por exemplo, na industria automobilistica, o salário inicial de um gerente é perto de 11K (isso nas montadoras) e o de diretor começa em 18K. E nao é facil atingir esta posição em uma montadora.

      Porém, se voce analisar empresas do mercado financeiro - os gerentes começam em torno de 20 a 25K e diretores costumam atingir vlaores superiores a 40K.

      Temos que ter sempre em mente que o setor de atuação influencia bastante na remuneração. Normalmente, o setor financeiro paga muito mas a exigencia e disponibilidade de horas que voce tem que ter é proporcional.

      Um grande abraço,

      Excluir
  10. CARALHO! Eu estou rindo muito da resposta do que você quer pra vida mais acima. Não seguimos apenas o mesmo ramo, como também temos a mesma mentalidade em relação ao mundo.

    Só me diga por favor que você não é o "meu eu" do futuro, eu realmente não pretendo me casar. kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Olá amigo blogueiro

    Venho por meio desta lhe comunicar que em 2017 serei eu (mestre dos centavos) que irá conduzir o ranking de finanças pois o nosso colega investidor troll está temporariamente fora de ativa devido a problemas de cunho pessoal.
    Fiz um post no meu blog sobre essa mudança e caso ainda não tiver lido segue o link:
    http://mestredoscentavos.blogspot.com.br/2016/12/o-ranking-da-blogosfera-financeira.html

    Caso não queira participar é só me avisar que estarei retirando seu blog do ranking.
    De início eu iria começar a locução do ranking em fevereiro mas devido a alguns pedidos e a ausência de resposta no nosso amigo investidor troll estarei dando início nos trabalhos já em janeiro.
    Muito obrigado pela compreensão e aguardo vossa resposta.

    Mestre dos Centavo$

    ResponderExcluir
  12. Legal sua postagem.
    Poderia fazer um post sobre o setor de energia eólica?
    Se não, sabe se XPOM11 seria afetada pela situação por você apontada no post e respondida acima ao Uó?
    Antecipadamente grato,
    Rafael.

    ResponderExcluir
  13. Senhores,

    Já fiz essa pergunta em outros blog's, mas resolvi compartilhar aqui:

    Possuo 17 (dezessete) ações em carteira, todas elas empresas muito boas.

    Atualmente, estou procurando adicionar de 01 (uma) a 03 (três) novas ações, razão pela qual tenho estudado a EDP Energias do Brasil, Cia Hering, CCR Rodovias, Odontoprev, Cosan e, até mesmo, a Tovts. Dentre elas, as que vem ganhando maior afinidade são ENBR3, CCRO3 e HGTX3.

    A ENBR3 é uma empresa com bons indicadores, mas apresenta enormes dificuldades em ser estudadas, em razão da falta de informações sobre seus negócios. Além do mais, recentemente fez uma diluição grande para seus acionistas, o que deixa receios;

    CCRO3 vem apresentado bons resultados, mas com uma alavancagem enorme, que faz medo. Foi uma empresa que nos últimos anos cresceu uma enormidade. É uma das empresas que mais gera dúvidas sobre as dívidas existente, embora seja característica do setor;

    HGTX3 é uma empresa boa pagadora de dividendos, com bons resultados e sem dívidas, mas que pode a vir sofrer com questões relacionadas ao setor varejista, quedas nas margens e no lucro.

    ODPV3 é uma empresa lucrativa, boa pagadora de dividendos e com sócio majoritário o Bradesco. Contudo, possui múltiplos esticados e está localizada em um setor com alta regulamentação, que é o setor de saúde, embora os planos odontológicos estejam sob menor influência.

    TOTS3 é uma empresa lucrativa, boa pagadora de dividendos, mas está inserida em um setor complicado, que é o de software e informática. Embora apresente lucros, seu setor é passível de fortes interferências econômicas. Não existem proteções como o setor de energia, mineração e bancário.

    CSAN3 (Cosan) é uma empresa complicada, embora em um setor interessante, que é o de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Estudei bastante, mas o próprio Bastter vê na empresa cenários nebulosos.

    Dentre as empresas citadas, gostaria da opinião dos senhores.

    O que mais impressionou no meu estudo, foi o crescimento da CCRO3 nos últimos 15 anos, bastante elevado, algo superior a 4000%.

    Se puderem, deem suas opiniões sobre a VLID3 (Valid), uma empresa bem administrada, paga dividendos várias vezes ao ano, mas que vem tendo queda nas margens.

    ResponderExcluir
  14. Caro colega blogueiro!

    Conforme prometido disponibilizei hoje a linha de tempo da blogosfera financeira. Seu blog está no estudo. Passe lá depois para ver se está tudo certo.

    http://abacusliquid.com/blogosfera/finansfera-timeline/

    Um bom fds!

    ResponderExcluir