quinta-feira, 28 de junho de 2018

Executivo Pobre na America - Social Security

Olá pessoal - tudo bem ? Depois de conseguir meu visto para trabalho aqui nos Estados Unidos, a primeira coisa que fiz por aqui foi providenciar meu social security number, especie de CPF dos americanos. Esse é o documento mais importante que uma pessoa vivendo por aqui precisa, pois ele é utilizado para tudo: abrir conta em banco, criar seu historico de credito, aplicar para licença para dirigir, aplicar para health insurance (seguro saude), etc...

O processo em si é muito tranquilo, desde que voce tenha todos os seus documentos regularizados. Vou tentar explicar aqui através das etapas que eu fui aconselhado a seguir:

1 - Formulário I-94: esse é um formulário que nao temos de preencher nada. Na verdade, esse é o formulário que o oficial da imigração preenche no momento da sua entrada no país e que diz quanto tempo voce pode ficar de fato nos Estados Unidos. Algumas vezes o tempo permitido no I-94 é superior ao tempo que o oficial da imigração registrou no seu passaporte - se isso ocorrer, voce pode ficar até a data determinada pelo I-94. Para fazer o download do I-94, voce deve acessar: https://i94.cbp.dhs.gov/I94/#/home. Para acessar o formulário voce precisa informar o numero do seu passaporte, nome e sobrenome. Então é só fazer o download do arquivo e imprimir.

2 - Preencher o formulário SS5 (Social Security Application): esse formulário é muito simples, voce pode fazer o download pelo internet (link aqui) e preencher antes de ir ao escritório do Social Security. Trata-se apenas de informações básicas, como: Nome, sobrenome, local de nascimento, data de nascimento, cidadania, etnia e raça (nao é obrigatório preencher essa informação), sexo, nome da mãe, nome do pai, data e telefone. O mais importante é ter um numero de telefone americano para eles poderem entrar em contato com voce, caso necessário.

3 - Agendar a visita no Social Security Office: é possivel agendar um horário para ir ao Social Security Office e nao precisar ficar esperando na fila. Eu, como bom brasileiro, nao agendei nada e fui diretamente. Chegando lá, eu peguei uma senha e fui atendido em menos de 20 minutos.

A partir do momento que sua senha é chamado, voce vai até o guiche e entrega o formulário SS5 para o oficial. Nao espere preencher o documento na hora, porque ele vai cancelar a sua senha, fazer voce voltar na recepção e pegar uma nova senha - somente vá com o formulário já preenchido. Após a entrega do formulário, o oficial vai pedir a documentação que comprova a sua eligibilidade para o Social Security. Apesar de todo americano ter direito a esse documento, não é todo estrangeiro que tem esse direito. Aos estrangeiros é concedido o social security somente caso voce tenha autorização para trabalhar no país (isso inclui estudantes que podem trabalhar meio periodo) ou caso voce vá receber algum beneficio do governo americano.

Por esse motivo, é importante levar o I-94 que comprova que voce está legalmente no país, levar também o passaporte que é seu documento oficial de identificação, levar certidão de nascimento para comprovar o nome dos pais, levar certidão de casamento caso seu companheiro(a) também precise de um social security e seja elegivel para isso, levar a employment letter do principal aplicante.

Como voces podem ver a documentação é bem simples e o processo é rapido. O problema é que eles insistem em enviar o cartão pelo correio e isso pode demorar. O meu cartão chegou em tres semanas - e, na verdade, nao é um cartão. É um pedaço de papel com o carimbo e o numero do seu social security. O da Sra EP ainda nao chegou e fomos ao escritório do social security para verificar - eles informaram que as informações ainda estavam sob analise do departamento de imigração e pediram para aguardar completar quatro semanas e então retornar lá caso nao receber o cartao nesse periodo. 

Normalmente, se os correios demoram, o oficial verifica no sistema e te informa o numero do social security enquanto voce fica aguardando o correio entregar (alguns colegas me falaram que demorou até seis meses). Caso o oficial verifique no sistema que o documento ainda está sob analise após quatro semanas, ele solicita o pedido de urgencia e em tres dias a imigração faz a analise de documentos (uma especie de fura-fila). Caso todos os documentos estejam validos, eles emitem o seu social security. Se por alguma razão eles encontrarem falhas na sua documentação, eles vao negar o social security e te informar por escrito.

Uma vez recebido o documento, ai voce começa a construir o seu famoso credit score nos Estados Unidos. Falarei mais sobre isso no próximo post.

Um grande abraço,

6 comentários:

  1. "Normalmente, se os correios demoram, o oficial verifica no sistema e te informa o numero do social security enquanto voce fica aguardando o correio entregar"
    Não é verdade. Além do péssimo atendimento da SSA, eles não te falam o numero nunca nem pessoalmente nem por telefone até que chegue pelo correio, o que no meu caso demorou 5 semanas! Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola AA40 - tudo bem ? Realmente voce teve algumas experiencias nao agradaveis aqui nos USA. Ainda é cedo para falar, mas no meu caso, nao enfrentei maiores problemas até o momento.

      O atendimento no SSA foi muito legal nas tres vezes que estive lá - na primeira vez eu fui para fazer a solicitação do SSN como comentei no post, fui a segunda vez exatamente porque o cartão da minha esposa não chegou dentro do periodo de tres semanas. O oficial nos orientou a aguardar 4 semanas e caso nao chegasse, deveriamos ir lá novamente.

      Realmente não chegou dentro das 4 semanas e voltamos lá. E novamente o atendimento foi muito bom - a menina que nos atendeu verificou o status, ligou na imigração para entender qual era o problema, nos informou que eles estavam aguardando a chegada de um documento comprobatorio do visto L1 para minha esposa, explicamos que nao era visto L1 no caso dela e sim visto L2, entregamos os documentos novamente (visto e I-94), a menina encaminhou para a imigração por email e pediu para aguardarmos ali na recepção que ela nos chamaria assim que tivesse a resposta. Passou uns 20 minutos e ela nos chamou, mostrou que agora o status estava aprovado ... solicitamos o numero porque estavamos aguardando somente isso para poder levar o Estagiário Pobre ao pediatra (devido ao seguro saude da empresa), ela pegou um papel, escreveu o numero e nos entregou. Sem maiores dificuldades.

      Hoje mesmo pela manha, quando ligamos e informamos o SSN para o seguro saude, eles foram capazes de identificar o nome da minha esposa e matricular ela e o meu filho no plano e já agendar a consulta com o pediatra. No periodo da tarde vamos atualizar o SSN também na conta bancária.

      Agora, uma coisa tem de ressaltar, quando tentei ligar era mais de 40 minutos de espera. Nunca consegui falar com eles por telefone - sempre tive de ir presencialmente. Mas uma vez lá, minhas experiencias foram sempre positivas.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Fala EP.
    Perguntei no blog do Corey uma curiosidade que tinha.
    E venho aqui pelo mesmo motivo, inclusive pedindo desculpas por fugir do tema do post.

    O os americanos comem no cotidiano? Como seria um típico almoço ou janta nos EUA, sei que o país é grande e devem haver diferenças entre regiões, mas como seria uma refeição mais habitual?
    Sou consumidor de arroz com feijão, tem isso fácil aí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eles comem proteína com legumes (tipo carne assada com batatas cozidas, cenoura e aipo ou ervilhas). Arroz é difícil. Mas, feijão até no café da manhã se come em algumas regiões (Texas, p.ex).

      Excluir
    2. Comem pracas no café da manha....almoçam só sanduiche em cima do teclado do PC (nojento) pq nao tem hora de almoco lá....e jantar pizza e besteiras fora ! Resumo da geral..claro que já mais rico faz diferente...vai no Olive Garden e parada assim

      Excluir
    3. No hotel onde estou hospedado é aquele cafe da manha tradicional com waffles, bacon, ovos, cereal e suco. Mas conversando com as pessoas aqui, eles comentam que o cafe da manha tipico da região (USA é um pais muito grande) é cereal com leite.

      Já no almoço, durante a semana, o pessoal costuma pegar um lanche rapido (hambuerger, taco, sub, salada, etc...) e comer na mesa do almoço mesmo.

      Ai no jantar depende da pessoa. O pessoal mais preocupado com a saude costuma fazer um jantar mais elaborado com proteinas e um carboidrato base - normalmente batata. Agora o pessoal mais despreocupado com a saude vai sempre de comida congelada porque é mais pratico e muito barato por aqui.

      Um grande abraço,

      Excluir