sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Aumento de Salário + Metas 2019

Olá pessoal - tudo bem ? Esta manhã eu recebi a noticia que eu estava aguardando só para Março ou Abril - finalmente o meu aumento de salário devido a promoção e novo cargo que assumi em Setembro. O aumento demorou 3 meses para chegar, mas esta melhor do que minha previsão inicial de 6 meses.

Como voces sabem, meu salário anterior (nao estou contando beneficios) era de USD 92.000 / ano. Agora meu salário passou para USD 115.000 / ano - isso significa um aumento de 25%. Além disso, também houve algumas mudanças no pacote de beneficios - o meu plano de saude agora é bem melhor do que o anterior e a empresa passa a contribuir com até 6% do meu salário nos depósitos que eu fizer na minha conta 401K (especie de previdencia privada que voce pode ter por aqui).

Dessa forma, eu também ajustei meu orçamento - e meus aportes planejados para esse ano vão ser de USD 35.700. Isso significa 31% da minha renda bruta e 41% da minha renda liquida. Na verdade, para o proximo ano (eu sei que esta cedo para falar sobre isso) eu pretendo aumentar meu nivel de aporte para USD 41.220 com a redução de algumas despesas.

Importante informar que esse nivel de aporte nao considera o bonus - ja que se trata de remuneração variável e depende de meu time e eu atingirmos as metas - mas em case de um bom ano, os aportes poderão ser incrementados. 

Logo, as metas para esse ano de 2019 serão:

1) Aportar USD 35.700 (isso deve permitir atingir R$540K em investimentos)
2) Vender o apartamento por valor entre R$380K e R$400K

3) Viajar para Europa
4) Viajar nos USA na semana do 4 de Julho e no Thanksgiving

5) Ler 1 livro não técnico por mês (preciso recuperar o habito da leitura por prazer)

6) Caminhar ao menos 4 vezes na semana
7) Eliminar 1 KG por mês (12 KG no ano)

Existe outras iniciativas que quero trabalhar forte nesse ano, como manter o horário de saida do trabalho pelo menos 3 vezes por semana, estudar mais filosofia e história, aplicar para a cidadania portuguesa da Sra Executiva Pobre (o Estagiário Pobre recebeu a cidadania portuguesa essa semana), conhecer mais a região onde estou vivendo, manter o futebol aos sabados, aumentar o networking com o pessoal estrategico na empresa nos USA e Europa, etc...

Todas essas são iniciativas importantes, mas eu considero as sete primeiras como estrategicas para minha saude financeira e mental e por isso vou focar nessas metas esse ano.

Fiz novamente meu check-up e teve uma melhora muito grande na minha saude ... o colesterol e trigliceridios voltou a normalidade, a minha glicemia abaixou bastante e agora estou na faixa da normalidade ... ainda estou sedentário e por isso quero focar em algumas ações relacionadas a minha saude. Agora, com o meu filho, é importante manter uma boa qualidade de vida para aumentar minhas chances de viver mais e bem e acompanhar o seu crescimento.

No meio do ano vamos mandar o Estagiário Pobre para o Day Care e então a Sra Executiva Pobre vai começar a trabalhar ... nós não estamos colocando nenhum aporte do salário dela porque nao sabemos quando ela vai conseguir um trabalho e nem quanto será a remuneração - mas é algo que pode aumentar ainda mais os aportes.

Então é isso pessoal - um grande abraço.

29 comentários:

  1. Carai, 115k? Deve ta roubando a vaga de um americano ai. Trump em vcs tem que mandar tudo de volta . Vai dizer que tua educacao é melhor q americanos na msm posicao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que comentário mais sem noção e ridículo é esse.
      Criança, formação/educação é um início. Competência não depende de formação.
      Espero que você tenha 16 anos no máximo para fazer um comentário infantil desses.
      Se for maior que 16, vai se tratar.

      Excluir
    2. Trump tem bem mais que 16 e ele concorda comigo. Tomara que ele faça uma limpa desses tupiniquins ai

      Excluir
    3. ele nao vai fazer uma limpa, e ninguem vai.
      Queira ou nao sempre vai ter imigrante e muitos, pois os USA tem como um dos principios de exertir oportunidades e prosperidade para TODOS, ou seja, e a terra da oportunidade.

      Excluir
    4. quer dizer que o Trump pensa como a criança anônima de 16 anos?
      kkkkk
      O país que mais recruta pessoas qualificadas/competentes é o .... Estados Unidos.
      Vai pesquisar e abrir sua mente criança.
      Tá precisando muito.

      Excluir
    5. falou bem, qualificadas e competentes, japoneses, chineses, coreanos, indianos...agora Brasileiros, pqp né fi..neguin nem educacao basica tem

      Excluir
    6. Oi pessoal - peço desculpas pela demora em responder. Estive enrolado com muitas coisas no retorno das ferias de final de ano, mas vou tentar responder a todos.

      Começando pelo anon 11:45 que trouxe um tema importante - a questão dos imigrantes estarem roubando um emprego de um americano e se minha educação formal / competencia era maior do que um americano.

      Aqui vale esclarecer que nao aqui ilegal para tentar um emprego, a empresa me transferiu e para isso teve de justificar os motivos para isso. No tipo de visto que eu vim L1 voce nao precisa ter habilidades / educação maiores do que um americano porque se trata de um cargo executivo. Mas ainda assim, eu nao vou fugir do debate e tampouco usar da falsa modestia ... posso dizer que sim, meu nivel de educação e estudo é bastante superior ao da maioria (grande maioria) dos americanos.

      Eu sou formado em uma faculdade de ponta no Brasil (a maioria dos americanos nao é formada em uma faculdade de ponta - até pelos custos envolvidos), eu falo 3 idiomas (a maioria dos americanos fala somente Ingles), eu tenho 2 mestrados (a maioria dos americanos nao tem pos graduação), eu tenho experiencia internacional (a maioria dos americanos nao tem); entre outros pontos importantes na trajetoria profissional.

      Por isso, a imigração aceitou a minha transferencia para cá - então o Trump está de acordo em deixar eu viver e trabalhar por aqui porque ele concorda que estou contribuindo para o pais dele; o CEO da empresa onde trabalho pensa a mesma coisa.

      E mais ainda, por mais que goste de estar por aqui, eu nao sou americano - se encontrar qualquer tipo de pensamento parecido com o seu - eu vou para Europa (sou cidadao europeu) feliz da vida.

      Um grande abraço,

      Excluir
    7. Ola anon 13:03 - tudo bem ? Pois é, o pessoal pensa que voce esta roubando o emprego de alguem; mas esquece que para cargos executivos voce é convidado para vir para cá - exatamente porque a empresa acredita que voce ira fazer um trabalho interessante e, porque nao dizer, melhor do que os americanos.

      A grande vantagem dos americanos e a estabilidade das instituições e a cultura de seguir o que esta acordado ... por nao existir jeitinho, eles sao muito mais produtivos; mas nao pense que o americano medio é o cara que voce ve na midia por ai ... o americano medio nao tem um nivel educacional muito bom e desconhece muito do que acontece fora do seu Estado (quanto mais o que acontece fora do seu pais); e isso dificulta muito fazer negocios globalmente envolvendo pessoas de outra cultura.

      Um grande abraço,

      Excluir
    8. Ola RR - tudo bem ? É exatamente isso - os USA entendem que o melhor investimento é voce ir recrutar as melhores mentes nos paises de origem e trazer para cá legalmente. Essas mentes vao ajudar o pais a se desenvolver e vao pagar impostos - pois estao aqui legalmente.

      O problema dos USA é a imigração ilegal e realmente o Trump tem de combater isso. Sou o primeiro a querer ilegais fora de qualquer pais - nao importa se USA, Brasil ou Portugal. Os paises definem regras para as pessoas poderem atravessar suas fronteiras e é muito melhor entrar pela porta de frente, contribuir com o pais e pagar seus impostos e usufruir dos beneficios desse mesmo pais.

      Obviamente que questoes humanitarias sao diferentes e mesmo para esses casos, existe processos especificos e os USA sao o pais que mais concede asilo humanitário no mundo.

      Um grande abraço,

      Excluir
    9. ola anon 17:03 e anon 16:09 - tudo bem ? Voces tocaram no ponto principal - os USA tentam atrair as melhores mentes, nao interessa a nacionalidade. Por isso que mesmo com toda a retorica e beligerancia entre USA e Irã - tem um monte de iranianos convidados para vir aos USA para as melhores universidades. O Irã produz uma quantidade grande de cientistas de primeiro nivel (nao sei o motivo para isso pois desconheço o sistema de educação iraniano, mas alguma coisa muito legal eles estão fazendo por lá) e as universidades americanas sempre estao de olho neles. O mesmo acontece com chineses (USA convidando comunistas para virem para cá ??? ), arabes dos mais diversos paises, etc...

      Eles querem saber da sua capacidade e se voce demonstrar isso - terá as condições para crescer e viver no pais.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Parabéns pelo aumento do salário, Executivo. Boas metas para 2019, só não esqueça de detalhar mais esse objetivos de forma a facilitar a execução. Já pode mudar o nome do Blog também que de pobre você não tem mais nada kkkkk.

    Abraço

    Att,
    Investidor Estrategista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola IE - tudo bem ? Sim, vou procurar detalhar um pouco mais e acompanhar bem de perto a execução. Quando começa a ter mais atividades no trabalho, fica facil a gente deixar as outras metas em segundo plano e nao quero fazer isso.

      Realmente, eu fico muito feliz com a evolução do patrimonio - espero vender logo o apto no Brasil e poder chegar ao sonhado milhão ... e estou estudando com mais atenção o mercado americano para começar os investimentos aqui de forma mais pesada ...

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Parabéns!!!

    Sobre o sedentarismo, procure o método "Couch To 5K", ou "C25k" na internet. Foi desenvolvido para ajudar sedentários a correr seus primeiros 5 km. É muito elogiado na comunidade de corrida que eu frequento, quase sempre é a indicação dos corredores mais experientes para todos que se iniciam.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana animal - muito obrigado pela dica. Vou verificar o metodo sim ... eu quero muito correr 10K - mas primeiro preciso começar a me exercitar .. 5K é um excelente inicio. O sonho seria viajar o mundo correndo maratonas - ja pensou ?

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Muito bom! Parabéns pelas conquistas de 2018 e que venham mais em 2019.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sequoia - muito obrigado. Agora em 2019 vem tambem o desafio de equilibrar a vida profissional com a vida pessoal - esse é sempre um ponto dificil de encontrar o equilibrio.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Olá EP!

    Parabéns e feliz 2019!

    Sobre livros, estou gostando deste aqui - O Segredo da Dinamarca. Vale a pena a leitura!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola II - tudo bem ? Obrigado pela dica de leitura. Nesse primeiro mes estou finalizando um livro bem interessante sobre História do Brasil - ele pega o periodo pre descobrimento e vem até o governo Lula. É interessante relembrar e conhecer novos pontos da nossa propria historia. Depois, na fila, tenho uma trilogia interessante sobre o Nazismo e III Reich. Começa com o ascenção do Nazismo (1918 - 1934), depois a tomada de poder (1934 - 1938), e finalmente, o Reich em Gerra (1939 - 1945) ... na sequencia tenho algumas biografias para ler (gosto muito de biografias) e ja anotei aqui também a sua sugestão ... se tiver mais, pode mandar que eu agradeço.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Olá EP!

    Conheci hoje seu blog e achei fantástico! Estou agora em Jan/19 em uma situação muito parecida com a que você estava em Jan/18, ou seja, estou em fase de negociação com a matriz da empresa em que trabalho para poder mudar para os EUA. E seus textos estão me ajudando bastante a ter uma boa noção deste processo. Ainda não consegui repassar por todos eles, mas com certeza vou continuar descobrindo mais coisas.

    Não vi nos blogs que li até o momento para qual cidade/estado americano você foi? Como você descobriu a faixa salarial do seu cargo na região, procurei no site da payscale a faixa salarial, mas não consegui saber por região dos país.

    Como você fez com o carro? Após o período de suporte da empresa com o carro alugado você comprou?

    E a casa que você tinha/tem no Brasil, você já vendeu? Em um dos posts você diz que queria ficar o mais liquido possível. Se vendeu, o dinheiro ficou no Brasil ou já enviou para os EUA?

    E a Sra EP, está também empenhada no objetivo de longo prazo ou está com a tentação das coisas "baratas" nos Outlets dos EUA?

    Se você já tiver publicado textos com estes temas me avise!

    Abraços e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola ED - tudo bem ? Que bom que gostou do blog - é algo que faço mais como um arquivo pessoal, mas é sempre bacana ter leitores e comentários para ajudar nessa troca de experiencia. Vamos ver se posso te ajudar com algumas respostas:

      Eu esotu localizado no Sul dos EUA - por isso que viajei bastante por essa região. Eu nao divulguei o local que estou morando. Quanto ao salário, eu pesquisei em diversos sites: payscale, doorglass, indeed, etc... Acredito que a melhor forma é procurar por seu titulo / posição average salary + local onde vai trabalhar. Deve conseguir um pouco mais de informação também se ja tiver contato com colegas para onde vai ser transferido que tem posição similar a sua mesmo que em outras areas da empresa.

      Eu tive carro alugado por um periodo e depois disso eu comprei um carro por aqui. É sempre um problema para quem nao tem histórico de credito, pois a taxa de juros pode ser bem alta - mas eu vendo o carro no Brasil e usei o dinheiro para comprar o carro aqui.

      O meu apartamento no Brasil ainda nao foi vendido - recebi duas ofertas, mas depois os compradores nao conseguiram aprovar o financiamento deles no banco. Agora tem um potenccial comprador novamente - vamos ver se recebo uma oferta. Quando eu vender, vou transferir o dinheiro para os USA. Vou fazer isso somente porque ja tenho a cidadania europeia e caso eu nao fique nos USA eu irei para Europa. Dessa forma, prefiro converter USD para EUR e escapar um pouco da volatilidade da nossa moeda.

      A Sra EP nunca foi de gastar muito - a unica paixao que ela tem (e eu compartilho) é viajar. Mas sempre ficando em pousadas, comendo umas besteiras no almoço e restaurante barato no jantar, nada de viagem de compras - apenas um souvenir (caneca, pratinho, miniatura, etc...) de cada lugar que visitamos, pois vamos colocando na nossa coleção.

      Apesar de ter coisas baratas mesmo por aqui, nao somos muito de fazer compras. Mas ja levamos todos os parentes que vieram nos visitar - todos eles quiseram passar nos outlets.

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. Legal EP! Depois li sua publicação sobre a compra do carro, foi bem esclarecedor para mim. Acabei não encontrando nenhuma publicação referente ao “credit score”, pode me falar um pouco mais sobre isto?

    Agora depois de 1 ano, qual é o seu balanço geral sobre a decisão tomada de largar tudo no Brasil e ir?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola ED - tudo bem ?

      Quanto ao credit score, eu vou tentar fazer uma postagem especifica sobre isso, mas basicamente é possivel construir um historico de credito rapidamente mantendo seus pagamentos em dia (obviamente que voce precisa consumir credito para construir seu historico de pagamentos). Existem alguns fatores principais (nao unicos) que afetam seu credito: a quantidade de credito tomada, o pagamento em dia desse credito tomado, quantas contas / opções de credito voce tem em aberto, há quanto tempo voce tem suas contas ou relacionamento com instituições de credito, se voce ja declarou "bankruptcy" ou nao, se alguma conta sua ja foi para as agencias de cobrança, etc...

      Mas é possivel ter um score acima de 700 (pontuação muito boa) após uns seis meses mantendo suas contas em dia e usando pouco do limite do cartao de credito. Para isso voce tem que ter um cartao de credito e ter algumas contas no seu nome ... acaba que aluguel / hipoteca e financiamentos diversos (como veiculo) ajudam a construir o historico, porque essas instituições reportam o pagamento em dia / ou atraso dessas contas.


      Estou aqui nos USA há oito meses e ate o momento eu diria que o balanço é positivo. Ate agora a sensação de segurança é infinitamente maior, o acesso aos tratamentos de saude e remedios também muito bom (mas só vale a pena porque a empresa oferece um otimo health insurance), as coisas sao mais praticas e simples, nao preciso ficar brigando para achar uma vaga para estacionar e os lugares nunca estão cheios ou com fila.

      Claro que eu mudar de cidade, essas coisas todas mudam drasticamente. O que nao gosto ate o momento - o preço de alguns items (carne vermelha, por exemplo); o tratamento mais seco e distante das pessoas, a cultura de trabalho ate a morte, o consumo desenfreado, os comerciais de advogados e remedios controlados na TV, o racismo muito forte ... entre outras coisas).

      Mas o balanço para mim, pessoalmente, é muito positivo.

      Um grande abraço,

      Excluir
  8. Olá EP!

    Seu blog, suas respostas e o debate em alguns posts tem me ajudado bastante neste meu processo de decisão. Como em algum post foi colocado, parece que nos conhecemos há tempos.

    Então, a boa notícia é que hoje falei com meu futuro chefe na matriz e ele me informou que eu fui escolhido no processo e o próximo passo é me enviar a proposta inicial, que ele acredita que ainda esta semana me envia. Como você fez, vou analisar ponto a ponto para iniciar a negociação.

    Espero que tenha o mesmo sucesso que você na negociação. Por falar nisso, após estes 8 meses você acredita que faria algo diferente ainda na negociação que você teve? Que a princípio parece que foi muito bem sucedida.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola ED - tudo bem ? Desculpe a demora em responder - como voce pode imaginar as coisas estao bem corridas e dificil de equilibrar os varios pratinhos girando (falei um pouco disso no comentário abaixo).

      Que bom que foi escolhido - parabens !!! Acredito que nesse momento ja deve ter recebido a oferta inicial ... falando das coisas que eu faria diferente, eu nao sei como as informações sobre salarios e beneficios circula entre o pessoal na sua empresa. Eu tive de recorrer a sites na internent para tentar achar o salario medio para minha antiga posição aqui nos USA. O problema e que esses numeros sao contaminados porque voce tem empresas de diversos setores, de diversos tamanhos, com diferentes politicos de remuneração ... e os sites te informam uma media de tudo isso ...

      Eu consegui informação interna apenas com dois colegas e depois descobri que eles estao recebendo abaixo da media da empresa - ou seja, eu negociei bem, mas para ter um numero abaixo da media. Agora com a promoção, a conversa foi diferente e eu consegui um aumento de 25%, pois ja tenho mais informação e outra referencia de salario.

      Eu diria que é bem importante tentar conhecer o maximo possivel a realidade de beneficios e salarios da sua empresa e como ela pratica isso no local onde voce sera transferido.

      Um grande abraço,

      Excluir
  9. Fala EP,

    Você é um cara que eu admiro bastante, você trabalha bastante mas ainda sim parece conseguir ter tempo para hobbies/viagens/família/TV, isso não é fácil. Tenho certeza que você fez por merecer esse aumento, e pelo conteúdo que você passa no blog tenho certeza que merece.

    Passei uma semana em uma cidade do sul dos EUA (acho que você até comentou que já visitou) no final do ano passado e foi muito bom, achei muito bonito.

    Pelo que você falou no post, se você vender a casa e aportar o planejado é bem provável que você chegue em 1M esse ano, nada mal!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola JP - tudo bem ? Muito obrigado pelos elogios - fico bastante feliz de poder, de alguma forma, colocar algum conteudo que possa ajudar as pessoas baseado em minhas experiencias.

      Para ser sincero, desde que assumi o novo cargo esta bem dificil colocar as necessidades de familia / lazer em equilibrio com o trabalho. Faz tres semanas que estou trabalhando 14 horas por dia - incluindo os sabados. Apesar de preservar o domingo, o que acontece e que fico desanimado para fazer qualquer atividade.

      EU acredito que a primeira fase de um projeto primordial (para empresa, nao para mim) sera concluida ainda essa semana - e ai eu devo preservar melhor meu final de semana e voltar a trabalhar umas 10 horas por dia + as famosas leituras de email no celular que sempre ocorre fora do horario. E depois disso - duas semanas de ferias com uma viagem para Europa.

      Em relação ao apto no Brasil, a ideia é essa mesmo. Eu vou aportar tudo aqui - e isso vai me aproximar muito do milhão. É um marco importante - nao vai mudar muito o patrimonio em dolares, mas ja me aproxima bastante de um patamar bacana de patrimonio em Reais.

      Um grande abraço,

      Excluir
  10. Vim aqui cheio de vontade de participar do blog roll, gosto de usar gamificação com agile, Scrum e lean contando histórias sobre produtividade voltadas ao desenvolvimento pessoal. Se puder me adicionar, agradeço.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde EP,

    Gostaria de lhe dar os parabens pelo aumento de salario, pelas metas e pelo blog.
    Comecei a ler seu blog antes de me mudar para os EUA em jan/2019 na mesma situacao que voce e me ajudou bastante. Sou engenheira mecanica, fui transferida via L1 e vim com meu marido para o Norte dos EUA, estamos entrando na casa dos 40 anos. Ele tem nacionalidade portuguesa e eu um dia vou tirar ... nao e minha prioridade agora .... algumas coincidencias legais:)
    Seus comentarios fazem muito sentido para mim. Especialmente sobre o valor de aluguel (onde eu moro tbm nao e barato), sobre precos, seguranca, cultura americana,nivel de educacao dos brasileiros que sao convidados a trabalhar aqui (tbm fiz faculadade de primeira linha, 3 idiomas, experiencia internacional e pos graduacao) nao e facil chegar aqui... nunca foi sorte, sempre foi dedicacao....
    Fico feliz pelas comentarios positivos e interacoes. Fico extremamente decepcionada com comentarios negativos ... parece que o brasileiro tem prazer e torce pela desgraca alheia.
    Saiba que tem a minha torcida para que seus objetivos sejam alcancados.
    Estou comecando a pesquisar sobre imposto de renda e saida definitiva do Brasil. Caso voce tenha alguma experiencia a compartilhar sobre o tema seria muito util, eu agradeco.
    Um grande abraco!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite EP!

    Sei que a pergunta é difícil, mas essa média salarial (8500 USD), consegueria comparar com um valor de salário no Brasil? Relativo ao custo e padrão de vida...

    Obrigado e sucesso!!!

    ResponderExcluir