sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Atualização Patrimonial DEZ/18 - R$417.120,84 (+3,31%)

Ola pessoal - tudo bem ? Mais uma postagem rapida para divulgar a atualização patrimonial de dezembro e o fechamento do ano de 2018 e também falar um pouco (bem resumidamente) sobre as metas para 2019.

O ano de 2018 acabou sendo um ano bem interessante para mim - do ponto de vista pessoal, esse ano eu aproveitei bastante a experiencia da paternidade. Nao vou me alongar muito nesse ponto, mas realmente tem sido a experiencia mais impressionante da minha vida - muito legal voce acompanhar o desenvolvimento de um ser humano e observar cada aprendizado e a formação da personalidade, além do desafio de educar esse ser humano e tentar orientar da melhor forma possivel - obviamente, essa continuará sendo minha prioridade para 2019.

Em relação as viagens, esse foi o ano que consegui minha experiencia internacional. Como voces sabem , eu estou morando com a minha familia nos Estados Unidos e eu queria muito ter uma experiencia internacional um pouco mais longa e me aprofundar em cultura e costumes de um outro pais. Aproveitei feriados e alguns dias de folga para conhecer:

- Florida (Orlando, Miami, St Augustine, St Petersburg, Tampa, Sarasota, Jacksonville, Clearwater)
- Georgia (Atlanta, Savannah, Hilton Islands)
- South Carolina (Mount Pleasent, Columbia, Charleston)
- Tennessee (Smoky Mountains, Chattanooga, Pigeon Forge)

Acho que aproveitei bastante em 2018 e para 2019 já tenho uma viagem planejada para Bruges, Gent, Antuerpia e também Vale do Luar (Vale do Loire) na França. Na mesma viagem irei encontrar alguns familiares e passar alguns dias em Paris. 

Em relação aos feriados e dias de folga nos Estados Unidos - eu pretendo visitar o Alabama, Mississippi e Lousiana. Aos poucos vou conhecendo o Sul dos Estados Unidos e depois expandindo para conhecer as outras regioes.

Do ponto de vista profissional - o ano de 2018 foi também muito importante. Eu recebi minha proposta de trannsferencia e em poucos meses acabei também recebendo uma promoção (o aumento de salário deve vir nos primeiros meses de 2019). Além disso, eu fiz um treinamento importante que coloca um pouco mais de atratividade no meu curriculo.

Em 2019 - o foco é consolidar nessa nova posição e atingir os resultados para receber 100% do bonus. Além disso, tenho como meta pessoal promover dois dos meus funcionários e para isso estou verificando como dar projetos relevantes para todos eles a fim de dar oportunidades iguais para todos e verificar os dois que mais se destacam para as promoções - infelizmente, só consegui aprovar duas promoções no orçamento. Além disso, tenho dois novos funcionários chegando ao time e a integração deles será o foco no mes de Janeiro e Fevereiro.

Outro tema importante é que a empresa irá aplicar para o Green Card em Maio / Junho de 2019. Esse é um assunto que nao posso deixar atrasar, já que irá me colocar uma oportunidade em todo o mercado americano e eu acredito que consigo fazer uma boa negociação salarial assim que tiver a oportunidade de aplicar para outras empresas - infelizmente, as vezes é necessário uma carta na manga para poder dar alguns saltos na carreira / remuneração.



Do ponto de vista financeiro - a meta para 2018 era atingir BRL 400K e como podem ver no fechamento, eu atingi BRL 417K e parte do bonus ainda sera pago em Janeiro - mais BRL 8K - o que me coloca na faixa de BRL 425K - felizmente, essa foi mais uma meta atingida com ou sem a segunda parte do bonus. Além disso, atingi rentabilidade de 5,3% no ano e como estou fora do mercado de renda variável - eu considero esse numero interessante.

A venda do apartamento no Brasil esta demorando um pouco mais do que o planejado (questão de documentação por parte do comprador) - mas tem uma grande chance de ainda no inicio de 2019 eu incluir mais BRL 390K até BRL 410K, dependendo do preço negociado. Esse seria um passo enorme na minha evolução financeira.

No entanto, minha meta para 2019 (sem contar a venda do apartamento), será de BRL 540K. Isso significa aportar USD 35.700 considerando um cambio de 1 USD = 3,80 BRL

Também estou aguardando um pouco para entender melhor a situação do mercado americano. Os sinais de crise sao enormes e esse assunto esta sendo muito discutido por lá (agora estou no Brasil passando as festas de fim de ano). Portanto, antes de colocar uma grande soma de dinheiro no mercado acionário por lá, eu quero aguardar uma sinalização um pouco mais forte do mercado e também verificar como será o processo do Green Card antes de avançar em compra de imoveis.

De toda forma, mantenho a meta financeira em BRL 540K (sem a venda do apartamento).

Assim que voltar para Estados Unidos eu irei preparar uma postagem mais detalhada sobre o planejamento de 2019.

Um grande abraço e um feliz e prospero 2019. 

9 comentários:

  1. Fala Executivo.

    Vou perguntar sobre suas viagens. Você com exceção da Flórida, visitou locais que não fazem parte de locais comumente visitados nos EUA.

    O que achou desses lugares?
    O interior dos EUA tem desenvolvimento semelhante ao de cidades maiores?

    Sei que Geórgia, Tenessee e Carolina do sul são Estados intermediários, não chegar a ser um "interiorzão", inclusive Chattanooga tem fábrica da VW, mas deve ser bem diferente de Nova York, Los Angeles, Chigago e Miami.
    No caso do Alabama, Mississipi e Geórgia, são considerados Estados pobres pro padrão americano, tem problemas históricos raciais e já li que a receptividade com estrangeiros nessas localidades não é das melhores.

    Se for nesses locais comente conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Pergunta, também gostaria de saber isso !! Feliz 2019 para todos...

      Excluir
    2. Moro na Georgia e nao considero um estado pobre, longe disso. É o estado que mais recebe migrantes internos nos EUA devido ao ótimo clima e preços ainda razoáveis comparado com a bosta da costa leste.
      Ainda temos um certo sossego. Jamais viveria em cidades que te sugam a vida como NY e Chicago, além de serem praticamente geladeiras. Visitem Atlanta e entenderão !

      Excluir
    3. Anon 10:22 sou o anon 16:08

      Escrevi errado. Coloquei Geórgia como Estado intermediário e depois coloquei como Estado pobre.
      Geórgia é intermediária deveria ter escrito Louisiana ou Luisiana.

      Mas a minha pergunta se refere a isso mesmo. Opiniões sobre locais que dificilmente a mídia mostra, temos muitas matérias principalmente sobre Nova York e depois Washington e Miami e tem uns 40 Estados dos quais quase ninguém fala com mais detalhes.
      São sempre válidos comentários de pessoas que moram em locais foram do eixo turístico e de negócios dos EUA.
      Minha curiosidade é essa mesmo saber como é morar em Estados sem "grife", cidades sem "grife", lugares distantes dos grandes centros e localidades consideradas pobre para o padrão dos EUA.
      Viver em Nova York certamente não é igual a morar no interior do Alabama, ou de Montana ou do Arizona e isso que gostaria que fosse mais falado.

      Não tenho a intenção de morar nos EUA. é apenas curiosidade mesmo.

      Excluir
    4. http://luciana.misura.org/2014/02/07/como-e-morar-em-birmingham-alabama/
      nesse site tem opiniões a respeito de como morar em várias cidades americanas feitos por brasileiros.
      Muito bom!

      Excluir
  2. EP, voce acha que um esquizofrenico pode imigrar legalmente para América? Ou vc acha que pessoas com problemas mentais não tem condiçoes de imigrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também queria saber disso, pretendo imigrar daqui uns anos e saber se poderia um dia levar uma pessoa com autismo grave.

      Excluir
  3. Que luta, mas creio que está valendo a pena. Firme meu amigo, ano que vem passará do meio milho!

    Grande abraço, fica com Deus e Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  4. Executivo Pobre,

    Parabéns pelos resultados alcançados. Ter mudado para os EUA parece estar sendo uma experiência muito boa. Desejo-lhe muito sucesso em sua carreira e muitas felicidades como pai.
    Espero que logo consiga vender seu apartamento no Brasil.

    Desejo um Feliz 2019 à você e à todos os leitores do seu blog,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir