sábado, 8 de dezembro de 2018

Atualização Patrimonial NOV/18 - R$407.217,66 (+1,28%)

Ola pessoal - tudo bem ? Mais um mes corrido e com muitas tarefas na nova função. Estou entrnado em um ritmo que eu gostaria de evitar - trabalhei todos os dias (sim, todos os dias do mês) das 07:00 as 20:00 horas tentando resolver diversos problemas que acabei herdando da antiga gestora que estava no cargo.

Quando voce é promovido, voce tem um certo tempo onde problemas grandes aparecem e voce pode dizer ... olha, eu estou assumindo agora e isso deveria ter sido resolvido pela antiga gestão. Me dá um tempo para entender o histórico desse problema e vou colocar o time para trabalhar focado nesse assunto.

Mas depois de uns tres meses, esse periodo de lua de mel acaba e ja se mistura a antiga gestão com a nova gestão e passa a ser tudo um problema seu. Então, eu estou tentando aproveitar esse periodo de lua de mel para dar uma boa limpada em problemas que foram deixados e o resultado, por enquanto tem sido bastante interessante. Chegaram elogios e agradecimentos por parte de outros gestores dizendo que ja vem uma mudança muito grande na area - isso conta pontos para mim e é importante para mostrar uma primeira imagem forte de resultados e competencia.

Agora vem os problemas - estou com 4 pessoas a menos no time. Tres dessas vagas estão quase preenchidas (uma no Brasil, uma nos USA e uma na Argentina) mas tem uma vaga ainda pendente no Mexico e eu preciso encontrar a pessoa e contratar rapidamente. Por mais que pareça simples - o processo de contratação é uma burocracia enorme e nada do RH ajudar - ficam colocando barreiras e empurrando o maximo de atividades que podem e com isso ja se vão quase dois meses e nao consegui ainda ter as pessoas efetivamente contratadas - estou tentando acelerar para ter o time mais completo em Janeiro - é quase uma questao de sobrevivencia porque tenho funcionários que realmente estao esgotados com o ritmo e para proteger um pouco eles, acabei eu assumindo e trabalhando da forma como eu comentei acima. Acho que as vezes isso é necessário também para ganhar o respeito do time. 

Ja tive chefes que só chegavam, jogavam o problema e iam embora as 17:00 horas (ou antes) - e eu sei que ninguem respeita um chefe que faz isso. Por isso estou tentando aliviar um pouco as atividades do time e fazer eles manterem o horario normal.

Na proxima semana tem algumas atividades que precisam ser entregues de qualquer forma - será um marco importante. Quarta e Sexta feira serão dias importantes.

No lado pessoal - ja esta chegando o periodo de festas de final de ano e vou conseguir visitar minha familia. Também ja tenho a viagem de ferias do proximo ano planejado (vou pegar duas semanas em Março) e passagens pagas. Falta ver a hospedagem e passeios - mas o orçamento esta montado.


Esse mes nao teve aporte porque paguei as passagens, mas mesmo assim o patrimonio deu uma pequena recuperada em função da alta do dolar. A venda do apartamento esta caminhando bem (é um negocio que envolve a venda de outro imovel) e creio que nos primeiros meses do proximo ano eu ficarei totalmente liquido e espero um adicional de ao menos BRL 400K no patrimonio - ja ficando bem encaminhado para o milhão.

Infelizmente, esse ano nao tem 13 salario ... mas a minha previsão é terminar o ano com patrimonio entre BRL 420 e 425 - ja com as passagens para ferias em 2019 pagas. Como foi um ano de mudanças e que tive despesas extras - acabei comprando um carro, pagando multas e contratando advogado, recebendo bastante visitas, viagens locais para Tenneessee, Florida, Georgia e Carolina do Sul, festa de aniversario do Estagiário Pobre ... além de viagem ja paga para o Brasil durante as festas de final de ano ... eu considero o ano bem positivo, pois com todas essas despesas extras, devo fechar acima da meta inicial que era BRL 400K.

Agora estou no periodo de fazer a opção do plano de beneficios para o proximo ano (plano de saude, dental, previdencia, etc...) e estou avaliando a melhor opção com o meu orçamento. Deve vir um aumento relacionado a nova função e por isso vou atualizar meu orçamento e também as metas para os proximos anos durante o mes de Dezembro.

A Sra EP esta fazendo as aulas de Ingles para dar uma atualizada e deve começar a trabalhar no segundo semestre de 2019 - mas contarei mais em detalhes durante esse mês. Espero ter tempo para postar os planos e metas para 2019.

Um grande abraço,

9 comentários:

  1. quando vem pra nova york?
    cuidado para nao trabalhar muito hehe.
    Abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola RR - tudo bem ? Nao tenho planos para ir a Nova York no ano de 2019 (nem a trabalho, nem a lazer). Eu ja visitei a cidade no passado e foi bem interessante, mas estou usando as ferias para explorar lugares que ainda nao tive oportunidade de visitar. Como voce pode ver pelo que postei, estou aproveitando bastante as visitas no Sul dos USA e pretendo ainda conhecer mais lugares como Lousiana, Alabama, Mississippi, Kansas, Arizona, Texas, etc ...

      Muita coisa aqui para conhecer ainda ....

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Mulher que trabalha e ajuda o marido a pagar as contas fica até mais bonita.

    Rapaz, que trolha vc pego.....

    Fala com a patroa para aumentar os aportes e tentar a IF o mais rápido possível. Pois trabalhar, sob pressão, das 7h às 20h é massacrante, pode acelerar a chegada da morte. Lembre-se que um pai vivo é melhor que um pai falecido.... Seu filho precisa de você VIVO.

    Cara, acredito muito nos meus dividendos, quando eles caem na minha conta vejo que este pedaço da vida funciona....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ?

      Essa questao da mulher trabalhar ou nao é bem interessante. A Sra EP sempre trabalhou e isso ajudou muito a quitarmos nosso apartamento no Brasil rapidamente e também ajudou a financiar as viagens que fizemos durante as ferias e mesmo troca de automovel quando deixei meu famoso Gol Quadrado rebaixado para comprar um Celta 0km ... o mesmo depois que troquei o Celta por um veiculo mais espaçoso ...

      Realmente com a mulher trabalhando fica mais facil fazer frente as despesas da casa, aumentar os aportes e atingir a IF mais rapidamente.

      Aqui onde moro tem um fator interessante - o custo do day care. Em algumas escolas, o day care custa facilmente uns USD 2K / mês. As escolas mais acessiveis, normalmente vinculadas as igrejas e contam com voluntários, ainda assim tem custo próximo de USD 1.200 / mês. Como pode ver não é algo insignificante, e por esse motivo optamos por a Sra EP ficar em casa um pouco mais de tempo com o Estagiário Pobre - assim nao preciso pagar day care. Ela esta também estudando Ingles para dar uma "polida" no idioma e ja recebeu algumas ofertas de trabalho na area dela - acho que nao será um problema no futuro - desde que nao venha a famosa crise que todos economistas estao discutindo por aqui.

      Quanto ao ritmo de trabalho - infelizmente é algo comum quando voce vai assumindo cargos mais altos. Nao concordo com isso e nao pratico isso normalmente. Mas como falei no post, existe um periodo que a responsabilidade ainda fica com as trapalhadas do antigo gestor; mas depois de um tempo a responsabilidade é sua ... então estou fazendo um esforço para colocar a casa em ordem e ja criar uma imagem positiva logo no inicio e ganhar a confiança das pessoas - depois disso, apesar dos problemas é mais facil aproveitar a qualidade de vida por aqui.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Rapaz, cuidado com a saúde, tente caminhar meia hora por dia pelo menos.


      Sinceramente, com esses seus relatos eu tenho cada dia mais certeza que filhos são um luxo para bilionários. US$ 2k/ mês para uma creche, mãe do céu, socorro. Saber que um filho "custa" mais de R$ 1M é um incentivo para que eu procure uma vasectomia.


      Mas torço por você, espero que consiga o 1º milhão logo.

      No meu caso, assim que receber uns 10k mensais de proventos conseguirei morar numa cidade litorânea, com pouca violência e ótima qualidade de vida aqui no Brasil mesmo. Pode acreditar que elas ainda existem. Usarei 7k para viver MUITO BEM e reinvestirei os outros 3k.

      Força, mas tome cuidado com a saúde.

      Excluir
    3. Ola anon - tudo bem ? Filhos sao realmente uma despesa extra se voce comparar com casal sem filhos - a matematica é simples. É uma pessoa a mais na familia e voce tem de sustentar essa pessoa. Claro que nao podemos contaminar os calculos com o custo do day care porque isso é caro aqui, mas em compensação voce nao paga nem 1 dolar para ensino fundamental e colegio por aqui ... eu moro em uma cidade excelente do ponto de vista de escolas. Escolas que no Brasil custariam facil uns BRL 4K / mês. Em compensação, quando chega a faculdade ai a conta vem pesada ... rsrsrs

      A documentação e renovação de licenciamento para os veiculos, por exemplo - eu paguei 92 dolares para renovar o documento por 2 anos, ou seja, paguei 46 dolares por ano. Se transformar para reais, isso é algo em torno de 180 reais para licenciar um carro que no Brasil seria facil uns BRL 3K.

      Mas indo no seu ponto - com certeza a vida sem filhos é mais barata. Tem de entender se voce tem outros motivos (que nao financeiros) para ter filhos. Se a analise for somente financeira - nunca faz sentido.

      Acho sua estrategia de ir morar no litoral e viver de proventos muito interessante. Com certeza tem cidades muito bacanas para se morar com boa qualidade de vida - ainda mais com um orçamento de 7K / mês. Espero que consiga concretizar esse plano.

      Um grande abraço,

      Excluir
    4. Como o governo daqui é f.... ipva, licenciamento, seguro obrigatório e blá blá blá... enfim, viver aqui não está fácil

      Excluir
  3. Tudo bom, Executivo?


    Pesquisando na Amazon, encontrei uma lista de livros que ajudam o investidor a ganhar dividendos nos EUA.

    https://www.amazon.com/slp/dividend-stocks/mpf84wspnncb8x8

    Como disse anteriormente, quero viver numa pequena cidade litorânea com boa qualidade de vida. Mas isso não me impedirá de ganhar um troco com as empresas do Tio Sam. Acredito que com estudo é possível aprender a escolher boas ações e reits que paguem bons dividendos.


    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. Bacana o texto. Tenho um site relacionado: como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro. Talvez se interesse. Vlw! ;-)

    ResponderExcluir