quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Atualização Patrimonial SET/20 - R$901.265,93 (+3.09%)

 Bom dia pessoal - tudo bem ? Aqui vamos para mais um fechamento mensal. E esse mes, o atraso tem justificativa porque tenho algumas novidades para dividir com voces.

A primeira novidade e sobre o processo de imigracao e green card. Algumas semanas atras, eu recebi a noticia de que o meu formulario I-140 "Immigrant Petition for Alien Work" foi aprovado pelo USCIS (United States Citizenship and Immigration Services) e essa e uma excelente noticia. Basicamente, devido ao meu tipo de visto L1A, o processo de aplicacao para o green card ocorre em duas etapas:

- Aplicacao do I-140 (que ja recebi a noticia da aprovacao): basicamente, a empresa faz essa aplicacao junto ao servico de imigracao, informando que tem um profissional que ela tem interesse em oferecer uma posicao de trabalho permanente nos USA. O servico de imigracao avalia o historico desse profissional (formacao, experiencia profissional, atividades exercidas, etc...) para garantir que esse profissional tem experiencia e habilidades que nao se encontra facilmente no mercado americano e que nao e uma tentativa da empresa de simplesmente trazer mao de obra mais barata para o pais - obviamente, tambem verificam o historico criminal do aplicante devido ao temor de infiltracao de agentes terroristas nos USA. Essa etapa e a mais demorada - costuma levar entre 8 e 14 meses; e tambem etapa mais critica porque se o USCIS rejeita a aplicacao, basicamente acaba o processo de green card. Existe alternativa de apelacao, mas o indice de sucesso e muito baixo.

- Aplicacao do I-485 (etapa atual): esse e o formulario "Application to Register Permanent Residence or Adjust Status. Apos a aprovacao do I-140, entao se faz necessario aplicar para ajustar o status de "imigrante nao residente" para o de "imigrante permanente". Nessa etapa, em resumo, voce faz o exame medico e toma algumas vacinas que nao sao necessarias no Brasil, aguarda a entrevista com a imigracao (que em diversos casos, a imigracao esta dispensando essa fase, principalmente quando eles consideram que ja tem informacoes suficientes e claras no processo) e, quando recebe a aprovacao, o cartao do Green Card e enviado pelo correio em poucas semanas. Esse processo tambem leva de 8 a 12 meses; mas o governo americano autorizou a aplicacao dos dois formularios ao mesmo tempo para tentar dar agilidade ao processo e diminuir o tempo de processamento. Como eu ja recebi a aprovacao do I-140, em algum momento dentro dos proximos 4 meses, eu devo receber a comunicacao para fazer o exame medico. Ai ja e a reta final para o processo e eu vou compartilhando as etapas aqui com voces.

O resumo e que apos a aprovacao do I-140, suas chances de obter o green card sao muito grandes e voce ja consegue visualizar a reta final no processo.

Outra novidade para esse mes, foi novamente as despesas extras que estou enfrentando (estou em uma mare de azar ... rsrsrs). Descobri que o sistema de irrigacao do jardim nao estava funcionando e tive de chamar um tecnico para avaliar o problema. Entre substituicao de pecas e mao de obra - la se foram USD400 de despesa nao planejada. 

Alem disso, recebi uma carta do HOA - Home Owners Association (especie de Associacao de Moradores do Condominio) informando que a pintura da minha casa nao estava em boas condicoes - o que e verdade - e que eu deveria providenciar a pintura externa. Eu sabia que isso iria ocorrer em algum momento, mas estava tentando adiar essa pintura para o proximo ano, durante o inverno quando a demanda e menor e e possivel negociar precos mais baixos.

Resumindo um pouco o processo, a pintura externa da casa vai ficar em USD3.600 (material e mao de obra). O processo de pintura aqui e um pouco diferente do que estava acostumado no Brasil, mas mesmo assim e bastante caro. Em geral, servicos sao caros aqui nos USA - desde corte de cabelo ate servicos de manutencao residencial.

Considerando todas as despesas extras - tenho USD 4.000 referente ao sistema de irrigacao e a pintura. Ainda tenho a ultima parcela do hospital para o servico de parto (USD 500) e tambem os moveis do quarto do Estagiario Junior (USD 700) - entao, um total de USD 5.200 em despesas extras esse mes.

A pintura vai ser paga no final do servico, entao o "impacto" vai vir somente no proximo fechamento. As demais despesas ja estao incluidas nesse fechamento patrimonial.

Agora todas as atencoes estao voltadas para o fechamento do bonus na empresa. O bonus sempre foi importante, mas agora se tornou ainda mais porque a empresa comunicou que nao vai oferecer aumentos de merito esse ano, devido ao impacto do COVID-19. Voces podem imaginar como uma noticia dessa foi recebida pelos colaboradores - e agora, para "compensar" um pouco a frustracao, estao todos aguardando o posicionamento do bonus para tentar encerrar bem o ano. 

Eu, particularmente, nao incluo  bonus no meu orcamento porque gosto de utilizar ele para financiar as minhas viagens. Como nao tive muitas viagens esse ano por motivos obvios, vou "juntar" o saldo restante do bonus do ano anterior com o bonus desse ano para financiar viagem no proximo ano - ja que a familia vai estar maior. 

Mas, enquanto eu uso o bonus para viagens e consigo pagar minhas contas e investir usando meu salario mensal, essa nao e a situacao de muitos colegas que gastam mais do que ganham e acabam usando o bonus para cobrir o "deficit" no final do ano. E percebam que aqui estou falando de outros executivos que tem salarios muito bons - nao estou falando de colegas que recebem salarios mais baixos e realmente precisam do bonus para cobrir despesas necessarias. Eu fico impressionado com a quantidade de colegas (gerentes e executivos) que nao tem a minima educacao e disciplina financeira; e acabam gastando mais do que ganham todo mes.


Bom, apos esse "pequeno" resumo, vamos ao fechamento mensal:


1 - Reserva de Emergencia (USD 57.597 ou BRL 323.119): o saldo dessa conta diminui em relacao ao mes passado, exatamente devido algumas despesas extras que tive no periodo. Como eu comentei anteriormente, as despesas com pintura ainda nao estao incluidas nesse fechamento, entao provavelmente ainda vou ter um impacto no proximo mes e o saldo vai reduzir um pouco mais. No momento, essa reserva e o suficiente para pagar 11,7 meses das minhas despesas totais (sem nenhum tipo de reducao de superfluos) - importante ressaltar que esse calculo e feito em dolares. Minhas despesas totais sao, aproximadamente, USD 4.900 por mes.


2 - Investimento Acoes USA (USD 35.676 ou BRL 200.142): essa talvez seja a secao de investimento onde temos menos "emocao". Eu sigo a filosofia de investir em fundos mutuos (tenho 3 fundos diferentes) e meu objetivo, ja pensando no proximo ano, e maximizar a minha conta 401K (especie de previdencia aqui nos USA) e aportar USD20K nela e outros USD 6K em uma conta Roth IRA. Mas vou falar mais sobre essas contas e os beneficios fiscais de cada uma, alem do meu plano de aportes, quando fizer o fechamento anual em Dezembro.


3 - Investimentos em REIT / Imovel (USD 67.379 ou BRL 377.996): a estrategia segue a mesma que e utilizar o recebimento de aluguel para ir adquirindo mais cotas de REITs e ir aumentando a renda passiva. No post passado, comentei sobre a estrategia de comprar mais um imovel e utilizar o aluguel para pagar o mortgage / financiamento; mas ainda nao estou 100% confortavel em adquirir mais divida nesse momento. Como comentei anteriormente, a empresa tambem esta sofrendo os impactos da crise mundial e minha renda passiva nao cobre as minhas despesas - dessa forma, eu continuo aportando mensalmente e tambem monitorando a reserva de emergencia, caso ocorra algum imprevisto.


Agora, nos proximos meses, o objetivo e tentar se aproximar bastante do primeiro milhao. Trata-se de uma marca simbolica, mas que abre oportunidades em caso de problemas no meu trabalho atual (principal fonte de renda). Com o valor de 1 milhao de reais, e possivel utilizar parte do capital para empreender (de forma propria ou atraves de franquia), adquirir imovel / terreno para construcao / reforma e posterior revenda, explorar oportunidades de lecionar (um desejo antigo que tenho) utilizando o mestrado e a experiencia profissional que tenho; entre outras coisas possiveis.

Como tenho um horizonte relativamente curto para a data que eu pretendo deixar o mundo corporativo - a minha perspectiva em relacao aos investimentos sao sempre um pouco mais conservadoras.

Agora, o objetivo e enfrentar essas despesas extras (pintura) e recompor caixa e aportes ate o final do ano. Com o milhao tao proximo, eu gostaria muito de atingir esse marco simbolico ainda esse ano. Com certeza e um fator de motivacao para esse ano e tambem para o ano de 2021 - alem dos aportes, obviamente, o cambio tem um papel importante, ja que a maior parte do meu patrimonio esta em dolares.


Um grande abraco,


PS: a cotacao do dolar utilizado no fechamento foi USD 1 = BRL 5.61 

21 comentários:

  1. O milhão tá quase aí! Parabéns! E pra comemorar vai receber um cartãozinho verde... hehe

    Você está fazendo algum planejamento tributário em preparação para o greencard?

    Aguardando seu post do 401(k), Roth IRA, etc. Eu achava que já estava maximizando tudo que posso das contas "non-taxable", até que descobri recentemente o tal do "backdoor IRA" que vou tentar fazer para 2020.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Bogofire - tudo bem ? Muito obrigado pelas felicitacoes e pelo comentario.

      O que venho aprendendo e que o sistema tributario americano e bem mais complicado do que o que estamos acostumados no Brasil. Aqui existe mais possibilidades de deducoes dentro da legislacao fiscal e mais possibilidades de contas e investimentos.

      No momento, o meu plano e ainda bastante basico e simples. Minha renda permite a contribuicao para um Roth IRA - entao, a partir do proximo ano (assim que receber o green card, pois vou ter mais certeza em relacao a uma permanencia de longo prazo por aqui), eu pretendo:

      - Aumentar as minhas contribuicoes no 401K de forma a maximizar (USD 19.5K nos limites atuais). Eu ja venho aproveitando o maximo das contribucoes que minha empresa faz (6% do salario), mas quero aproveitar o beneficio maximo dessa conta, que me ajuda tambem a reduzir a minha base de renda tributavel

      - Criar uma conta Roth IRA e maximizar os investimentos nessa conta (USD 6K nos limites atuais). Com isso, vou ter o beneficio maximo oferecido em contas tax-defered aqui nos USA.

      A partir dos 50 anos, quero comecar a fazer as conversoes do 401K para o Roth IRA para aumentar a base no Roth IRA - onde voce nao paga impostos na retirada do dinheiro. E, dessa forma, conseguir ter uma renda interessante na aposentadoria sem ter de me preocupar com o tax return, se eu conseguir manter a renda tributavel em limites inferiores aos USD 23K aproximadamente.

      Nesse contexto, eu poderia retirar ate 23K do 401K tradicional e outros 37K do Roth Ira para ter uma renda total de USD 60K e nao ter de pagar impostos (mais impostos).

      Com o passar do tempo, pretendo me aprofundar nas especificidades e possibilidades do codigo fiscal americano - mas, no momento, a estrategia e maximizar as duas contas: 401K e Roth IRA.

      Um grande abraco,

      Excluir
    2. De fato a tributação aqui nos EUA é uma variável extremamente importante, são muitas escolhas possíveis com resultados que fazem toda a diferença lá na frente. Demorei muito pra aprender essa lição e já deixei muito dinheiro na mesa por não avaliar a questão tributária.
      Outro fator importante a se considerar é o "vesting period" da contribuição da empresa ("carência" para que o valor depositado pela empresa passe a ser seu): onde trabalho, são 3 anos. Eu já cumpri este período, mas é sempre algo a se considerar quando se muda de emprego (ou risco adicional no caso de término do contrato por iniciativa da empresa).
      Falando nisso, você considera algum valor adicional de plano de saúde 'particular' na sua reserva de emergência, considerando a hipótese de ficar sem emprego e, consequentemente, sem o plano da empresa?
      Agradeço novamente por compartilhar suas experiências! Eu estou começando um blog e você foi uma das inspirações!
      Grande abraço,

      Excluir
  2. Olá executivo pobre. Como um também exec pobre iniciando nos EUA, minha pergunta eh sobre credit score. Qual sua estratégia para construir um credit score from scratch por aqui, visando uma home loan com baixa taxa de juro? Abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Exec Pobre - tudo bem ? Existe varios sites com dicas de como aumentar o credit score - mas, para ser sincero, eu adotei uma estrategia bem simples.

      Quando cheguei eu abri minha conta no banco e devido a parceria da minha empresa, ja me foi oferecido um cartao de credito com limite de 10% da minha renda anual. Entao, eu passei a pagar todas as contas com o cartao de credito e pagar a fatura uns dois ou tres dias antes do fechamento. Dessa forma, aparece para os credit bureaus que voce tem bastante credito disponivel mas nao esta utilizando esse credito; ou mesmo tempo que mostra seu historico de pagamento em dia - esses sao os dois fatores de maior impacto no credit score.

      Tem de estar bastante atento para nao deixar a fatura fechar com valor alto (mesmo que voce pague em dia), porque os credit bureaus entendem que se voce usa mais de 30% do seu credito disponivel, e porque voce esta precisando de dinheiro ou nao esta gerenciando seu credito corretamente. Esse e o motivo de pagar a fatura 2 ou 3 dias antes do "fechamento", ai a fatura oficial reportada vem sempre como USD 0,00

      Outra estrategia para quem ainda nao mora aqui nos USA, mas tem esse plano para futuro e ja abrir uma conta em um banco quando viajar para ca (visto de turista e passaporte e o suficiente). Entao, fazer um deposito minimo (uns USD 200) e pedir um cartao de credito pre-pago. Voce paga mais uns USD 500 para o banco e ele coloca esse valor como limite no seu cartao de credito pre-pago. Caso voce nao pagar a fatura, eles tem a seguranca do dinheiro que voce deixou depositado. Como voce nao vai utilizar esse cartao, todo mes vai ser reportado para os credit bureau o seu pagamento em dia e a baixa utlizacao do seu credito - e entao seu score comeca a ser criado.

      Um grande abraco,

      Excluir
  3. EP, como é a inserção dos esquizofrenicos no mercado de trabalho nos EUA? Eles tem oportunidade, ou são excluidos igual é no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Infelizmente, eu nao tenho informacao sobre esse tema. Nao sei como ocorre a insercao de pessoas com diagnostico de esquizofrenia no mercado de trabalho.

      O que vejo, de forma geral, e que a legislacao americana e bem forte em relacao a nao discriminacao nas contratacoes e isso inclui condicao fisica e de saude - desde que nao seja incapacitante para o desempenho das funcoes.

      Desculpe nao ter muito a contribuir nessa tema - mas vou tentar observar e me informar melhor com os colegas de RH.

      Um grande abraco,

      Excluir
  4. Parabéns pela aprovação!!! Quanto tempo levou? Aqui estamos aguardando a aprovação do I-140. Vi que houve um atraso no tempo de processamento.
    Gostaria de saber também se você fez deu saída fiscal do Brasil e se fez alguma estratégia legal para não pagar IR aí sobre ganho de capital na venda do seu imóvel no Brasil. Temos 1 imóvel aqui que pretendemos vender e nos surgiu essa dúvida.
    Você fez um planejamento tributário pré imigração? Pode dar alguma dica? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Luisa - tudo bem ? Em relacao ao I-140, do momento da aplicacao ate o recebimento do email com a aprovacao, levou 9 meses.

      Eu dei saida definitiva do Brasil e nao precisei pagar IR na venda do imovel no Brasil, porque era meu unico imovel e valor de venda declarado inferior a BRL 420K. Tambem nao precisei pagar IR nos USA porque comprei o imovel quando o dolar estava 2,30 e vendi com dolar a 4,80 - ou seja, em dolares, eu tive prejuizo na transacao, mesmo com a valorizacao do imovel.

      Nao tenho muitas dicas especificas para passar - a nao ser o que tambem me foi recomendado pela consultoria que me deu suporte no processo de relocacao. A primeira coisa e nao tentar "mascarar" ou evitar impostos nos USA - isso pode afetar seu processo de imigracao e pretensoes futuras de green card. Se deve o imposto, vai la e paga - logo a gente percebe o retorno do dinheiro do imposto em servicos por aqui e acaba vendo que nao vale a pena os "jeitinhos" que muitos oferecem para o pessoal que esta chegando.

      Eu fis a saida definifita e recomendo a todos que vem morar definitivamente ou por um longo periodo, que facam a mesma coisa. Voce encerra a sua vida fiscal no Brasil (no meu caso, eu liquidei minhas posicoes em acoes e FII) e inicia uma vida fiscal nos USA sem pendencias.

      Um grande abraco,

      Excluir
    2. Nossa que bom! Estamos aguardando há 6 meses.
      Já não temos mais investimentos aqui. O imóvel é a única coisa.
      Sempre pagamos tudo certinho imposto, previdência etc.
      Não queremos cometer algum erro por ignorância. Gosto confirmar informações porque infelizmente tem profissionais que passam informações erradas.
      Você contratou a consultoria antes da saída fiscal? Meu esposo dará a saída fiscal, se eu ficar trabalhando remotamente não darei.

      Excluir
    3. Ola Luisa - na verdade, a consultoria faz parte do pacote de relocacao que a empresa onde trabalho me ofereceu na transferencia. Eu tive uma consultoria para fazer a ultima declaracao no Brasil (e a declaracao de saida definitiva) e tive a consultoria para fazer a primeira declaracao aqui nos USA.

      Depois disso, eu contrato a HR Block todos os anos para fazer minha declaracao - eu venho gostando bastante do servico deles. A minha meta e ter 0 problemas com o IRS, assim como era tambem com o Fisco brasileiro - as pequenas "vantagens" que alguns procuram obter na restituicao do imposto de renda, nao valem o risco e as potenciais penalidades por aqui (para tambem nao entrar na questao etica do tema).

      Voltando no ponto da consultoria - a empresa contratou a Delloite para prestar essa consultria fiscal e auxiliar na saida Brasil / chegada USA. O servico que eles prestaram foi bem bacana e eu nao tive problema nenhum com as declaracoes - me explicaram passo a passo o que estavam fazendo e porque estavam fazendo - gostei muito do atendimento deles.

      Um grande abraco,

      Excluir
    4. Nossa muito obrigada pelas dicas. Sempre fizemos nosso IR e nunca tivemos problemas. Exatamente por seguir o regulamento e não ficar querendo inventar deduções. Nossa maior preocupação é exatamente cometer algum erro. Por isso sempre gosto checar as informações. Mas, em inglês aí fico insegura.
      Nosso processo foi para o Texas e vi que em Nebrasca é mais rápido. O seu foi em qual centro?
      Este ano está demorando muito. Eu realmente gostaria de está aí no próximo verão 🙌🏽

      Excluir
    5. O meu processo foi no Texas tambem - e realmente e mais demorado por la. Mas agora, devido ao fechamento de varios consulados pelo tema do COVID-19, o USCIS vem processando mais requisicoes e eliminado um pouco da fila de aplicacoes que eles tem ... tomara que seu processo ande rapido tambem e voce venha ser "vizinha" aqui.

      Dependendo de onde for morar, eu posso passar algumas dicas.

      Um grande abraco,

      Excluir
  5. Eu acho complicado essas contas que você faz executivo.

    Se você mora nos EUA, não tem pretensão de mudar daí, porque fazer conta em Reais?

    Você não relatou nenhum investimento em terra tupiniquim.

    Então essa parte achei sem sentido.

    Acho que o foco deveria ser ganhar e acumular em USD e esquecer Real e cotação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Peao Playboy - tudo bem ?

      As contas, na verdade, sao bastante simples - basta dividir (ou multiplicar) os valores reportados pelo cambio tambem informado e ai voce sabe o patrimonio em dolares ou reais.

      Eu tenho ainda titulos do tesouro direto com vencimento somente em 2035, comprados nos tempos de governo Dilma e com taxas bastante atrativas. Para facilitar, esses valores sao reportados dentro da reserva de emergencia onde eu tenho: Tesouro Direto Brasil, Poupanca (valor bastante baixo) Brasil e Saving Account nos USA.

      Mas em relacao ao seu questionamento em especifico, apesar de eu morar nos USA e nao tenho realmente pretensao de me mudar tao cedo - isso nao e uma certeza, pois ainda nao tenho meu green card. Entao, dependendo de como o processo avancar (ou nao avancar) eu posso ser forcado a me mudar, mesmo nao sendo esse meu plano.

      Mesmo que ja tivesse o green card, eu acho interessante monitorar o patrimonio em uma cesta de moedas onde eu posso facilmente ir viver em caso de necessidade. Por exemplo, hoje eu monitoro meu patrimonio em dolares porque e onde tenho minha renda e despesas e tambem meus principais investimentos; mas monitoro tambem em Euros e Reais pois tenho cidadania brasileira e portuguesa e posso me mudar facimente para o Brasil ou qualquer pais da Uniao Europeia. Como a conta e super simples para transformar seu patrimonio de uma moeda para outra - nao vejo porque nao verificar esse dado, principalmente quando o objetivo e atingir a independencia financeira e a geo-arbitragem pode desempenhar um papel importante nessa jornada.

      Um pequeno exemplo - meus custos totais aqui nos USA sao USD 4.900 / mes (tudo incluido). Isso daria EUR 4.336 ou BRL 27.489 ... entretanto, eu sei que no Brasil, eu posso ter uma vida super confortavel com, por exemplo BRL 15.000 / mes. E com EUR 2.000 / mes eu posso ter uma vida tambem muito confortavel em Portugal.

      Tudo isso e importante para entender a minha situacao financeira de uma perspectiva mais global, pois eu posso me cansar da pressao da vida corporativa e decidir me aposentar em Portugal muito antes de ser independente financeiramente nos USA. Essa potencial mobilidade e uma carta importante na estrategia da Independencia Financeira e Aposentadoria Antecipada.

      Em teoria, eu posso ter uma situacao muito confortavel aqui nos USA com 55 anos de idade - algo como USD 2.6 milhoes de patrimonio e renda de USD 8.666 / mes se considerar taxa de retirada de 4%. Com o nivel de cambio atual, isso seria uma renda mensal de EUR 7.669 em Portugal e BRL 48.620 no Brasil. Nessa perspectiva, talvez eu nao moraria nos USA - muito provavelmente eu me alternaria entre Portugal (Europa) e Brasil; ou ate mesmo, me aposentadoria antes dos 55 anos de idade em algum desses paises.

      E, por ultimo, eu tambem gosto muito do ranking de patrimonio que comecei a participar ainda em 2014 (quando criado pelo Pobretao) e os colegas todos tem patrimonio em Reais, entao eu continuo fazendo a conversao para acompanhar e trocar ideias com os colegas.

      Mas, como explicado - eu monitoro o meu patrimonio em dolares e euros tambem. O foco e sim aumentar o patrimonio mes a mes ate atingir a IF e a meta aqui nos USA (caso continuar vivendo por aqui) e USD 2,6 milhoes aos 55 anos de idade. Atualmente, meu patrimonio e de USD 160K

      Um grande abraco,

      Excluir
  6. Sem dúvidas o seu blog é um dos preferidos, informações úteis e detalhes do seu dia-a-dia ai no país, isso deve ajudar muitos e também matar a curiosidade de outros como eu. parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola SP - tudo bem ? Que bom que esta gostando das postagens. Para ser sincero, eu gostaria de postar mais e aprofundar nos temas aqui dos USA. Com certeza, seria um fator que iria aumentar a audiencia do blog e a interacao com os colegas; mas estou encontrando dificuldades de conciliar a agenda e acabo fazendo um resumao no fechamento.

      Talvez, durante a licenca paternidade eu consiga preparar algumas postagens para falar mais sobre as curiosidades e minha experiencia vivendo por aqui.

      Um grande abraco,

      Excluir
  7. Respostas
    1. Ola Scant - tudo bem ? Realmente, meu patrimonio aumentou bastante nos ultimos 2 anos que estou vivendo aqui nos USA. O fato de ter renda em moeda forte ajuda bastante e as promocoes que recebi tambem aumentaram bastante meu poder de aporte. Estava revisando alguns numeros e desde minha chegada aqui eu recebi 63% de aumento devido as promocoes - alem de ter aumentado o meu bonus. Nao tenho muito a reclamar - o dessafio agora e sobreviver no mundo corporativo por mais alguns anos, ate acumular um patrimonio que me permite ter a IF (matematicamente).

      Um grande abraco,

      Excluir
  8. Parabéns EP, que seu bônus venha bem gordo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola BS - tudo bem ? Poxa, tomara mesmo que venha um bonus interessante. Normalmente, eu gosto de utilizar o bonus para cobrir alguma meta financeira que eu nao atingi durante o ano e financiar viagens do ano seguinte com o que sobrar do valor.

      Como nao estamos viajando, essa pode ser uma oportunidade boa de aumentar o patrimonio e juntar o dinheiro para entrada em um segundo imovel de renda que estou de olho faz algum tempo.

      Um grande abraco,

      Excluir