terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Atualização Patrimonial DEZ/20 - R$1.099.333,81 (+9.35%)

 Ola pessoal - tudo bem ? Estava verificando aqui as minhas postagens desde o inicio do blog em 2014 e tambem desde que comecei a investir em 2012; e 8 anos depois posso dizer e comemorar que a marca do milhao finalmente foi atingida.

E um marco muito interessante, pois com certeza e um valor de patrimonio que ja permite bons rendimentos e comecar a selecionar um pouco mais os projetos / propostas no mundo corporativo de forma a reduzir o stress do trabalho e comecar a "comprar" mais tempo livre.

Uma conta simples (e bem rapida) - com o patrimonio atual de 1.099.333 (vou arredondar valores para BRL 1.1M) e um dividend yeld de 7% a.a.; permitiria uma retirada de BRL 77.000 ou BRL 6.416 por mes. Com certeza, esse valor permite pagar minhas contas basicas e pensar em alternativas para trabalhos em meio periodo ou mesmo projetos especificos que eu gostaria de trabalhar sem a remuneracao ser o principal fator de analise.

Mas, seria possivel uma retirada de 7% a.a ? E a inflacao ?

Concordo que a inflacao e um terror para a renda de qualquer pessoa exige bastante cautela dos investidores, mas tambem temos algumas formas de  "protecao" contra ela. 

Uma das formas de protecao e a exposicao a FIIs que tem contratos que permitem o reajuste do valor do aluguel pela inflacao (obvio que persiste o risco de vacancia) ou empresas de utilidades que reajustam o valor do servico prestado de acordo com indice de inflacao como energia eletrica, saneamento basico, etc.. (obvio que a maioria tem o governo como controlador e nem todos gostam de ter o governo como socio).

Abaixo temos um exemplo de carteira com dividend yeld igual ou superior a 7% a.a - mas, por favor, fiquem atentos que isso nao e uma recomendacao de compra e muito menos uma analise da qualidade dos ativos. Nao sou analista e nao faco recomendacao nenhuma. Portanto, isso e apenas uma lista (uma carteira hipotetica), baseado somente no DY das empresas.


- Taesa (9.75% a.a)

- BB Seguridade (9.72% a.a)

- CESP (8.28% a.a)

- Equatorial (7.58% a.a)

- Telefonica Brasil (7.48% a.a)


Essa carteira com 5 empresas, caso tenham participacao igual no seu patrimonio, renderiam um dividend yeld potencial de 8.56% a.a 


Obviamente, uma carteira de FII tambem pode contribuir para garantir um rendimento mensal com valores de aluguel reajustados pela inflacao. Novamente, nao se trata de recomendacao de compra e muito menos analise da qualidade dos ativos. Na verdade, essa era a carteira de FII que eu tinha quando estava no Brasil (ha 3 anos atras):


- FIIP11B (11.42% a.a)

- BBPO11 (10.66% a.a)

- NSLU11 (8.98% a.a)

- RNGO11 (7.56% a.a)

- HGLG11 (6.18% a.a)

- SDIL11 (6.03% a.a)

- HGRE11 (5.33% a.a)

- FCFL11 (5.33% a.a)


Essa carteira com 8 fundos, caso tenham participacao igual no seu patrimonio, renderiam um dividend yeld potencial de 7.68% a.a. 


Se considerarmos uma participacao de 50% da carteira de acoes e 50% carteira de FII - teriamos um dividend yeld possivel de 8.12% a.a

Obviamente, e nunca canso de repetir porque sei que esses questionamentos podem ser levantados, isso nao e a minha carteira previdenciaria e tampouco recomendacao de compra ou analise de qualidade dos ativos. Eu somente fiz um exercicio hipotetico com algumas empresas que tive em minha carteira de investimentos no Brasil e verifiquei o yeld que eu estaria recebendo caso tivesse mantido minhas posicoes. Atualmente, eu tenho somente Titulos do Tesouro no Brasil em carteira pois foram comprados em tempos passados com boa taxa de juros + IPCA e vencimento longo (2035).

A ideia do exercicio e somente uma estimativa do que o milhao poderia proporcionar caso investido nessas empresas - um "salario" mensal de BRL 7.443; e ainda que nao seja um salario milionario, com certeza e um valor bastante representativo no Brasil e permite viver com bastante conforto na maioria das cidades.

Claro que o objetivo e continuar acumulando ativos e aumentando o patrimonio para ter um salario cada vez maior e tambem uma margem de seguranca tambem cada vez maior - mas e muito interessante ver que estou no caminho certo para atingir a IF.

Vale tambem ressaltar que o valor dos aportes - principalmente depois da minha mudanca para USA - tem um peso enorme na evolucao do patrimonio. Estar exposto a moeda forte e com um bom valor de aporte, acaba por fazer uma grande diferenca na jornada. 

Basta verificar que nesse ano, aporte medio foi de BRL 21.791 ... isso e um valor muito alto para a maioria das pessoas que estao buscando a IF. Para os que nao consideram mais de BRL 20K como valor alto de aporte, a IF tambem ja nao e mais um problema ... rsrsrs.

Como eu escrevi bastante ja antes desse fechamento, vou fazer um resumo bastante basico da distribuicao do patrimonio:

1- Reserva de Emergencia (USD 81.291ou BRL 421.090): o saldo representa 16,5 meses das minhas despesas sem nenhum tipo de corte de superfluo. Eu venho mantendo o dinheiro aplicado em renda fixa de alta liquidez.


2 - Investimento Acoes USA (USD 51.073 ou BRL 264.558): dinheiro aplicado em 3 fundos, sendo a maior participacao na carteira em fundo que replica o indice S&P500


3 - Investimento em REIT / Imovel (USD 79.861 ou BRL 413.679): dinheiro aplicado em 5 REITs e participacao em um imovel de aluguel.


Agora que a marca do milhao foi superada (considerando o cambio USD 1 = BRL 5,18); a Sra Executiva e eu comecamos a avaliar o plano para os proximos 5 anos. A ideia geral e obter o green card durante esse ano e aguardar os 5 anos para aplicar para cidadania americana. Dessa forma, caso meu filho queira se estabelecer aqui nos USA futuramente, nao ficaria a merce da imigracao americana. Um dos filhos (que por sinal nascera ainda essa semana) sera americano, entao essa potencial barreira nao ira existir para ele; mas achamos interessante deixar o caminho aberto tambem para o nosso filho luso-brasileiro.

Se ficarmos aqui por mais esse periodo de 5 - 7 anos; com certeza, a IF no Brasil ja sera uma realidade e pretendemos voltar ao pais para dar suporte aos nossos pais na idade mais avancada e dar oportunidade para nossos filhos crescerem perto dos avos. 

E quando os avos nao estiverem mais por aqui, entao pretendemos explorar um pouco a vida na Europa - provavelmente nos estabelecendo em Portugal.

Caso retornarmos ao Brasil nessa condicao de independencia financeira, tanto a Sra Executiva Pobre quanto eu gostariamos de lecionar (algo em meio periodo provavelmente) pois gostamos da atividade e ja tivemos essa experiencia no passado.

Algo que tambem passou pela minha cabeca seria concluir a graduacao em Direito e passar a oferecer assistencia juridica a pessoas carentes - como forma de trabalho voluntario. Essa ideia tambem me atrai bastante para uma futura IF.

Nesse momento temos um amplo cardapio de possibilidades e mesmo caso a situacao mude na empresa onde trabalho, ja teriamos uma rede de seguranca que nos permitiria tomar decisoes sem a pressao das contas vencendo no final do mes. Esse sentimento e muito gratificante.

Agora e aproveitar o nascimento do estagiario junior e curtir os momentos nesse inicio da vida dele.

Um grande abraco a todos,

14 comentários:

  1. Até que enfim essa atualização, EP! Estava ansioso. Parabéns pela meta conquistada. Deve ser muito gratificante e serve de exemplo pra mim.

    7000+ De renda passiva é um sonho. Fiquei curioso pra saber como você faz essas simulações; o site da corretora que disponibiliza a ferramenta? Pretendo começar a investir em alguns anos e parece ótima pra focar no desenvolvimento patrimonial.

    Mais um estagiário pobre; expansão da área de atuação da companhia haha! Felicidades demais, sei como é ter um membro a mais na família

    Passou o ano novo em solo americano? Como está a situação em relação à covid/aglomerações aí no seu estado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Road - tudo bem ? Muito obrigado pelas congratulacoes - estou bastante feliz em atingir essa marca simbolica.

      As simulacoes eu faco utilizando informacoes de dois sites: Yahoo Finance e Status Invest. Neles, voce encontra o indicador de dividend yeld, que nada mais e do que o valor (%) que voce receberia de dividendos nos ultimos 12 meses, considerando o preco da acao naquele momento.

      Entao, eu filtrei as acoes que estavam com dividend yeld superior a 7% e verifiquei empresas que eu gostaria de ser socio - simulando entao uma carteira teorica. Para os FIIs, eu usei como base os FIIs que eu era socio no Brasil tres anos atras - alguns eu nao teria em carteira atualmente, mas serve como referencia para calculo do yeld da minha carteira teorica.

      Em relacao ao ano novo, eu passei aqui nos USA. Nao estamos viajando devido a pandemia - entao passamos o ano novo em casa, assistindo series e shows de TV e comendo bastante ... Em relacao a pandemia, a coisa esta bem complicada nos USA como um todo; mas ate o momento as coisas estao razoavelmente sob controle.

      Um grande abraco,

      Excluir
  2. Respostas
    1. Ola Beta - muito obrigado. Agora e comecar a planejar os aportes desse ano e mirar na marca de BRL 2 milhoes. A jornada da IF e bastante longa, mas a possibilidade de "comprar" tempo futuro me atrai bastante.

      Um grande abraco,

      Excluir
  3. Parabéns EP. Que tenhas mais sucesso ainda e que venha logo os 2kk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - muito obrigado. Eu vou refazer os calculos, mas eu espero aportar (entre dinheiro novo e reinvestimento de alugueis e dividendos) algo entre BRL 400K e BRL 420K.

      Entao, eu acredito que atingir a marca de BRL 2M nos proximos dois anos e algo possivel de acontecer. Claro que depende do desempenho do mercado acionario e tambem do cambio - ja que estou bastante investido em USD, mas acredito ser algo possivel.

      Um grande abraco,

      Excluir
    2. Bacana, EP. Acredito que mantendo esse desempenho neste ano mesmo você atinja essa marca.

      Excluir
  4. Parabéns especialmente pela ideia de concluir Direito pra fazer assistência jurídica a pessoas sem oportunidades financeiras!

    O problema da renda fixa de alta liquidez (também estou) é que vem rendendo 2% real negativo ou mais (IPCA, IGPM, tudo deixando a Selic um pouco ou muito para trás), mas vamos lá por enquanto. É o jeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola A - tudo bem ? Esse realmente e um sonho antigo - eu ja tive oportunidade de dar aulas em presidios, fazendo um trabalho voluntario em parceria com SENAI e foi uma experiencia muito interessante. Dessa epoca, surgiu a ideia de um dia (com o objetivo tambem de manter a mente ativa) fazer a faculdade de Direito (um projeto pessoal) e usar o tempo livre para um trabalho voluntario - nesse caso, prestar assistencia juridica a pessoas de baixa renda.

      Quanto a renda fixa - eu tenho contratos Tesouro Direto antigos (com vencimento em 2035) que foram fechados na epoca das "vacas gordas" da renda fixa. Tenho titulos com 7% a.a. + IPCA, por exemplo. Nao que resolve o problema, porque quando voce aplica o IR e a inflacao real - acaba ficando em uma situacao nao vantajosa; mas ainda "menos pior" do que as taxas atuais que trazem rendimento real negativo.

      Um grande abraco,

      Excluir
  5. Parabéns pelo patrimônio e principalmente pela chegada do bebê!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Luisa - tudo bem ? Desculpe a demora - com a chegada do bebe acabou ficando mais dificil responder por aqui. Mas aos poucos vamos ajeitando a rotina e nos adaptando e acomodando as demandas diarias com os cuidados do bebe. Na proxima semana, eu retorno ao trabalho (tirei 3 semanas de licenca paternidade) e ai terei uma nova adaptacao. Na verdade, venho participando de reunioes e respondendo emails durante todo esse tempo, mas com o retorno "oficial" as coisas tendem a ficar mais corridas.

      Um grande abraco,

      Excluir
    2. Posso imaginar a correria, mas, é só a vida acontecendo.
      A propósito, gostaria de saber sobre o imposto de renda estadual.
      Estamos analisando alguns estados, enquanto aguardamos nosso pleito...
      Você saberia dizer quais estados não cobram? A Flórida não cobra, confere?
      No caso de a gente receber renda do Brasil, também irá pagar este imposto de renda estadual ou somente o federal?

      Excluir
    3. Ola Luisa - tudo bem ? A maior parte dos estados americanos cobra o state tax; mas aqui temos a lista dos que nao cobram esse imposto: Alaska, Florida, Nevada, New Hampshire, South Dakota, Tennessee, Texas, Washington e Wyoming.

      Se voce ficar mais de 180 dias nos USA, entao voce se torna residente fiscal aqui e pagara os impostos devidos mesmo sua renda sendo gerada no Brasil. Se morar em um dos estados que nao estao nessa lista, vai pagar o imposto de renda federal e tambem o estadual. Se morar em um dos estados da lista acima, entao pagara somente o imposto federal - e podera usar o imposto ja pago no Brasil como credito na declaracao nos USA.

      Um grande abraco,

      Excluir
    4. Obrigada. Era isso que estava imaginando, mas não sabia de New Hampshire e Tennessee.
      Nosso pleito imigratório é sem oferta de trabalho, mas, ainda estamos aguardando sem previsão. Ainda mais a parte consular porque está praticamente tudo parado.
      Fiquei encarregada de fazer essas pesquisas e planejar.
      A propósito, em relação a segura de vida, você saberia indicar uma fonte para pesquisas.
      Você mantém plano de saúde aqui no Brasil?
      Fiquei pensando se valeria a pena manter um convênio aqui.

      Excluir