sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Comentários do Executivo Pobre - Turismo Mochilão

Bom dia Pessoal - tudo em ordem com voces ?

Este mês está sendo bem interessante do ponto de vista profissional. A minha ausencia no blog, se deve a uma viagem que fiz para Espanha para avaliar novos projetos e negociação com potenciais fornecedores. Essas viagens são sempre muito interessantes pois existe uma interação com o pessoal da Europa e é possivel aprender um pouco mais da cultura, costumes e história dos amigos do Velho Mundo.

Nesta viagem debatemos bastante a situação economica no Brasil, falamos sobre independencia financeira e planos para aposentadoria. Muito interessante a visão dos Espanhois - na verdade, como estava conversando com pessoas do Pais Basco, eles nao se sentem e não gostam de ser chamados de espanhois. Os bascos acreditam bastante que deve ser feito uma poupança mensal para criar um patrimonio que possa ser utilizado em caso de dificuldades (desastres naturais, guerras, revoluções, etc...) e por isto mesmo, é muito comum que eles acumulem patrimonio em ouro - devido a facilidade de transporte em caso de emergencia (e eles já enfrentaram diversas emergencias).

Conversei também com muitos jovens que estavam fazendo o Caminho de Santiago de Compostela e percebi como para eles é natural uma pausa de tempos em tempos (periodo sabático) para organizar as ideias e refletir sobre a vida e como estamos aproveitando cada minuto da nossa existencia. Eles costumam aproveitar bem mais do que os jovens brasileiros - e antes que venham me dizer que são jovens ricos, que nasceram em berço de ouro, que são predestinados ou qualquer coisa neste sentido ... posso enfatizar que os jovens da Europa (principalmente Espanha) foram muito afetados com a crise financeira e nao possuem dinheiro sobrando; mas eles resolvem com mochilões para conhecer outros paises, se hospedam em albergues, acampam em areas naturais, cozinham a propria comida, lavam roupa nos rios, etc... Claro que isto é mais facil devido ao fator segurança que é mais presente por lá.

De qualquer forma, acho muito estranho um jovem brasileiro de 17, 18 anos ... que ainda nem concluiu os estudos e já está pensando em como vai fazer para ser milionário. A minha humilde sugestão para estes jovens é fazer algo que eu infelizmente não fiz na época = aproveitar que nao tem nenhum compromisso que os prenda ao país e ir viajar. E para isto, eu sugiro fortemente começar pela Europa, onde brasileiros não necessitam de visto para viagens de turismo até 90 dias e as fronteiras são mais proximas, possibilitando conhecer diferentes culturas e civilizações. 

É possivel ir para Europa com R$2.000,00 de passagem (ida e volta através de promoções que achamos facilmente na Internet) e é possivel, para não dizer recomendável, que a pessoa se sustente por lá com trabalho que pode facilmente ser negociado, como: garçom, atendente em supermercado, jardineiro, pintor, limpador de piscina, carregador, etc... São trabalhos que nao requerem um treinamento especifico e a maior parte dos europeus gosta muito dos brasileiros e aceitam oferecer este tipo de trabalho para pessoas com visto de turismo. 

Obviamente ninguem irá ficar rico trabalhando com este tipo de emprego na Europa, mas ganhará o suficiente para se manter em um albergue de estudantes ou mesmo alugar um pequeno quarto em uma pensão, poderá se alimentar e conhecer uma outra cultura. Além disso, se a pessoa ficar 90 dias na Europa (espaço Schengen), ainda poderá sair para Inglaterra e poderá ficar mais 180 dias por lá, totalizando um "mochilão" de 270 dias. Olha que experiencia incrivel !!!

Eu sei que isso não é possivel para muita gente (assim como não foi possivel para mim), mas muitos dos jovens que vejo sonhando em ficar milionários antes dos 30 anos, poderiam ser se arriscar e procurar por essa experiencia de vida - que ajudaria muito também a se preparar para o mercado de trabalho e apresentaria um diferencial para contratação para cargos com remuneração melhor.

Existe algumas formas de reduzir o custo desta experiencia, considerando obviamente que a pessoa terá disposição para aceitar trabalhos manuais para compor o orçamento e se manter fora do pais pelo periodo que o visto de turismo permite:

1 - Comprar passagem em promoções (hoje não se paga mais de R$2.000,00 para uma passagem ida e volta para Europa);

2 - Dar entrada ao processo de solicitação de seguro saude pelo Ministerio da Saude (é gratuito para viajantes de baixa renda e cobre o periodo de 90 dias de viagem);

3 - Reservar hospedagem pelo AirBnB, ou melhor ainda, conseguir um sofá em um esquema de couchsurfing;

4 - Comprar comida no supermercado e cozinhar em casa (para quem é praticante da dieta paleo isso é ainda melhor, pois consegue manter a dieta durante a viagem);

Claro que são coisas muito simples e nao tem nenhuma dica que todos já nao tenham visto antes, mas acho que é uma oportunidade que os mais jovens nao podem perder e que, ao contrário do que muitos de nós imaginamos, não está tão relacionada a condição social ou poder aquisitivo. 

Uma excelente experiencia antes de pensar em faculdade ... uma experiencia que ajudará a abrir a mente, encontrar novas oportunidades, conhecer novas culturas, aceitar as diferenças e ver como o mundo é grande; além de ser um exercicio de autoconhecimento incrivel. A pessoa consegue entender seu nivel de tolerancia ao diferente, as dificuldades e também conhecer o que motiva ou desmotiva, o que causa alegria ou preocupação.

Eu tive a oportunidade de conhecer algumas culturas; mas muito por causa do meu trabalho e da sorte que tive em ocupar cargos que me proporcionam este tipo de experiencia. 

O acordo que tenho com minha esposa também ajuda neste sentido - pois as viagens são pagas com o salário dela e já tivemos oportunidade (após quitar o apartamento) de conhecer Amsterdam, Bruxelas, Paris, Londres, Frankfurt, Vale do Reno, Vale do Mosel, Luxemburgo, Munique, Nuremberg, Fussen, Garmish, Seul, Pamplona, Bilbao, Buenos Aires, Detroit, Chicago e Nova York. 

O objetivo de listar isto tudo é mostrar que eu teria conhecido os mesmos lugares (ou talvez muito mais) se eu tivesse embarcado nessa experiencia antes de entrar na faculdade. Naquela epoca, infelizmente, eu nem pensava em viajar e achava que isto não era possivel devido minha condição financeira; mas hoje eu consigo enxergar que perdi uma grande oportunidade. Eu poderia ter economizado e juntado uma pequena quantia e ter investido nesta experiencia que me ajudaria a desenvolver idioma, adquirir mais conhecimento geral, mais cultura e mais experiencia de vida.

Com certeza, eu teria tido um desempenho diferente nas entrevistas de trabalho e poderia ter conseguido um emprego melhor no inicio de carreira; o que me ajudaria a alçar voos mais altos. E em um pensamento mais simplista, eu também teria aproveitado muito mais da vida sem comprometer as minhas finanças, já que teria oportunidade de trabalhar para me sustentar e patrocinar esta experiencia.

Espero ter traduzido o meus sentimento para voces - desejo mesmo que as pessoas mais jovens pensem um pouco mais a respeito desta possibilidade que é mais proxima do que muitos pensam. Eu cresci achando que viagem era um luxo fora do alcance, mas hoje eu vejo que estava errado e, caso a pessoa se disponha a abrir mão de alguns luxos (como a mamae lavando a roupa e colocando o prato de comida na sua mão todo dia) é possivel vivenciar uma otima experiencia e voltar ao pais com uma cabeça mais madura e critica em relação a diversos pontos da nossa vida.

As coisas estão bem corridas com o trabalho e também com o mestrado (ja estou iniciando a pesquisa para minha dissertação); além de estar acompanhando o campeonato de futebol americano (NFL) e tentando ler alguns livros sobre a Segunda Guerra Mundial - que é um tema que estudo desde a epoca da faculdade. Mas quero tentar conseguir um tempinho para começar a colocar alguma impressões sobre as viagens que fiz, as pessoas que conheci e algumas curiosidades que observei em cada um dos lugares que visitei.

Acho que isso pode ser relevante para algumas pessoas, tanto quanto debater as estrategias e decisões de investimento.

Um grande abraço a todos !!!   

6 comentários:

  1. Belo post, EP.

    Sem dúvida deve ser uma experiência incrível fazer um sabático. De tempos e tempos contemplo essa ideia.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho esse sonho há muito tempo - espero realizar algum dia. Estou me preparando para ter uma reserva interessante e renda passiva que permita ter essa experiencia por volta de 2025 - os meus esforços estão direcionados para isso.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Bela contribuição. Temos que melhorar o padrão de vida !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado - eu gosto muito de conversar e observar comportamentos de outras culturas; porque apesar de só termos uma vida (ao menos como conhecemos) existe diversas formas de viver ... eu acho que uma experiencia de "mochilão" agrega muito na bagagem cultural que um jovem pode criar e, apesar de nao ter tido esta experiencia, acho que ela pode contribuir para muitos dos nossos jovens que estão ainda pensando em entrar na faculdade ou mesmo terminando o seu curso superior.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Parabéns pela ideia. Mostrarei a primeira dama para, quem sabe faremos algo parecido !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá rato Investidor - faça isso !!! quem sabe se a primeira dama topar a ideia não ficará muito mais facil de colocar em pratica ? Se tiver dois remanda na mesma direção, o barco chega antes ao destino ... rsrsrs

      Um grande abraço,

      Excluir