quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Atualização Patrimonial OUT/17 - R$278.398,02 (-0,80%)

Ola pessoal - tudo bem ? Como voces podem ver, esse mes eu tive um prejuizo com meus investimentos e meu patrimonio recuou em -0,8%.

Esse nao é um grande impacto e poderia ter sido compensado caso eu tivesse aportado um valor maior, mas esse mês ocorreram algumas coisas interessantes e que "drenaram" o meu aporte planejado:

1 - O processo de transcrição do casamento portugues da minha avó ja está completo e iniciamos agora o processo de cidadania do meu pai. Para prosseguir com o processo é necessário, obviamente, pagar a advogada e nesse processo lá se foram EUR 675 (BRL 2.650).

2 - Meu irmão casou e tive despesas com presente de casamento (BRL 3.000). Acabei nao comentando aqui no blog por nao se tratar de algo diretamente relacionado a minha pessoa, mas como impactou um pouco os aportes, acho interessante mencionar aqui. 

3 - Pequena desvalorização (BRL 2.500 aproximadamente) na minha carteira de FII. Algo até normal depois da alta expressiva dos FII´s durante esse ano.

Mas, o objetivo nao é reclamar do aporte e sim verificar como ficaremos para a meta de BRL 300K até Dezembro. O fechamento atual está em:


Para atingir a meta de 300K ainda falta BRL 21.602 de aumento patrimonial. De posse desse numero, eu tenho as seguintes receitas / despesas planejadas até o final do ano:


Receita Salário Novembro: R$9.847

Reembolso Consulta Médica: R$220

Aporte Sra Executiva Pobre: R$2.900

Salário Maternidade Sra EP: R$950

Despesas Novembro: R$9.748 (inclui as despesas com o parto do Estagiário Pobre)

Saldo NOV: + R$ 4.169



Receita Salário Dezembro: R$9.847

Aporte Sra Executiva Pobre: R$2.900

Parcela 13 Salário: R$4.440

Salário Maternidade Sra EP: R$950

Despesas Dezembro: R$2.968

Saldo DEZ: + R$ 15.169

Além disso, ainda tenho aproximadamente R$2.000,00 para receber de alugueis (FII). 

Então, o total dessa conta seria R$278.398 + R$4.169 + R$15.169 + R$2.000 =  R$299.736

Estamos quase, quase lá !!! Terei de fazer um pequeno aperto para conseguir os valores restantes. Creio que nao vai ser dificil pois ficarei 20 dias em casa de licença paternidade em Novembro e ficarei 15 dias em viagem de trabalho no mes de Dezembro. Isso diminui as despesas com combustivel, alimentação, etc... Então, a meta ainda é atingivel - mesmo com as despesas extras que tive esse mes.

Existe a possibilidade de uma receita extra referente ao processo de cidadania - pois um tio se interessou e parece estar disposto a dividir as despesas para seguir com a documentação por parte dele. Ao que parece, alguem da familia dele (creio que filho, ou seja, meu primo) conseguiu uma vaga em Portugal e agora está preocupado com a cidadania. Se realmente decidirem seguir em frente, terão de arcar com a divisão das despesas ate o momento e isso representaria uma receita extra de R$5.750,00 - entretanto, nao estou considerando essa potencial receita na conta, porque nao tenho uma boa relação com esse primo e eles ja tentaram obter os documentos sem ter de dividir os custos (contarei mais na proxima postagem).

Rumo aos 300K !!!

Um grande abraço a todos !!!

16 comentários:

  1. Essa variação é mínima! No ano a rentabilidade está excelente! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sr Bufunfa - realmente a rentabilidade anual e mesmo a histórica é muito boa ... bem acima do que eu projeto de rentabilidade no periodo de acumulação para chegar na minha IF.

      Um grande abraçp,

      Excluir
  2. Perto dos 300 mil.
    Investir em renda variável é assim mesmo tem meses que a rentabilidade é negativa o importante é nunca desistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá DIL - tudo bem ? Esse é o problema da renda variavel - ela varia !!! Mas nao posso reclamar - nesse ano a valorização tem sido muito boa.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Eu ainda estou no começo, e quando percebo uma queda em alguma parcela do meu pequeno patrimônio, fico ansioso, mas o importante é manter o foco é aportar!

    Abraços EP!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola CE - tudo bem ? Esse foi meu pecado esse ano - a irregularidade nos aportes. Tive uma enormidade de despesas nao planejadas, desde casamentos que fui chamado para ser padrinho, viagem nao planejada, despesas de saude com meus pais, até mesmo a preparação das coisas para receber o Estagiário Pobre ... tive uma receita nao planejada (o FGTS do Temer) mas também tive muitas despesas nao planejadas. Mas estou ja fazendo a lição de casa e tentando planejar melhor para o proximo ano - apesar da indefinição do pais onde eu estarei trabalhando.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Vai ficar em cima da linha em executivo, você tem de torcer para o mercado de FII não entortar.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Mestre - tudo bem ? É verdade - se o mercado tiver uma queda brusca, eu nao conseguirei atingir minha meta. Essa é o problema da renda variavel ... mas acredito que no logo prazo essa estrategia seja mais correta. Dependendo do que acontecer, o meu capital também será totalmente desmobilizado para transferencia de fundos para os USA. No momento, ainda existe muita indefinição.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Tomara que consiga chegar na sua meta, mas quer saber, você vai ser Pai, isso é mais importante do que a meta, desencana, curta a chegada do estagiário, essa fase passa rápido !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola SP - tudo bem ? Com certeza a chegada do Estagiário Pobre será muito bacana e supera qualquer meta de investimento (apesar de serem coisas diferentes). Sera muito legal curtir a chegada dele e também bater a meta anual, sabendo que estou providenciando um futuro bacana para ele e também dando um padrao confortavel para ele desde o nascimento. Mas essa fase é muito bacana - agora estou ficando um pouco ansioso com a chegada dele que está prevista para essa semana.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Executivo eu dei um relaxada com meu o acompanhamento do orçamento familiar, estou gastando mais do que devia, legal ver seu post, me animou a voltar a tomar as rédeas da minha conciliação de contas a receber, a pagar e bancária.
    Com essa disciplina, você não vai tardar para chegar nos 300k!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Surfista - tudo bem ? Esse questao do acompanhamento é assim mesmo - as vezes acompanhamos mais de perto, as vezes nem tanto. Mas é o que voce falou: quando nao acompanhamos muito proximo, acabamos gastando mais do que o planejado. Isso ocorreu comigo esse ano, pois tive muitas despesas que eu nem imaginava ... muitos casamentos, despesas medicas com meus pais, etc...

      Mas acredito ainda ser possivel bater a meta dos R$300K.

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. Respostas
    1. Ola Enriquecendo - com certeza está muito bacana e estou aproveitando essa fase... Poucas pessoas que conheço conseguem acumular R$300K (sem contar imovel, FGTS e outras reservas em moeda estrangeira).

      Um grande abraço,

      Excluir
  8. Boa projeção de aportes... 300k ta chegando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola AI - tudo bem ? Pois é - os 300K estao proximos. Infelizmente eu tive muitas despesas nao planejadas, mas isso vai me auxiliar com um planejamento mais robusto para o proximo ano.

      Um grande abraço,

      Excluir