segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Atualização Patrimonial JUL/18 - R$405.598,10 (+0,33%)

Olá pessoal - tudo bem ? Pois é, estou completando quase tres meses aqui na Terra do Trump e aos poucos estou resolvendo os problemas burocráticos e estabelecendo uma rotina por aqui. Considero estabelecer uma rotina uma das coisas mais importantes para adaptação ao novo lugar - aos poucos voce vai encontrando o posto de gasolina que sempre abastece, o local onde corta o cabelo, o restaurante preferido, o local onde gosta de caminhar, etc ...

Esse mes de Julho foi bem interessante e cheio de movimentações por aqui - vou tentar relatar um pouco cada uma delas. Primeiro (e mais importante) eu aproveitei a semana do feriado de 4 de Julho para fazer uma viagem. Como todos sabem, eu estou vivendo em um local no sul dos Estados Unidos e decidi fazer a primeira viagem na região para conhecer um pouco mais dos atrativos locais. Planejei uma viagem de uma semana e fui conhecer locais bem interessantes.

Iniciei o roteiro visitando Savannah (Georgia) - uma cidade muito interessante. As construções e o centro histórico sao extremamente preservados e voce se sente em uma cidade que parou no seculo XVIII. Recomendo quem conseguir passar uns tres dias na cidade irá se divertir bastante - desde que tenha interesse por história e arquitetura.

Depois disso, eu segui para as Smoky Mountains (Tennessee) - que lugar espetacular. Tive a oportunidade de ficar em uma cabana no meio da floresta - que tranquilidade. Passei os dias fazendo os roteiros mais conhecidos do parque, que para minha surpresa descobri ser o parque nacional mais visitado dos EUA. O local tem uma estrutura muito boa e a grande pedida é sair bem cedo para poder observar os animais que aparecem pelas trilhas ... com certeza voce vai avistar diversos tipos de aves, guaxinim, esquilos, alces, cervos; e dependendo da sua sorte, vai avistar o famoso Black Bear.

O parque tem muitas atrações mesmo e ainda mantem as construções dos primeiros exploradores que chegaram na região. Depois de algum tempo, o governo americano tomou as terras dos indios e transferiu eles para Oklahoma - tema muito controverso e debatido ate hoje. Mesmo assim é interessante observar como viviam exploradores nos anos 1800. Os passeios pelas trilhas é maravilhoso - eu comprei uma daquelas "mochilas" onde voce pode colocar crianças pequenas e carregar elas com voce. Foi muito bacana caminhar nas trilhas e levar o Estagiário Pobre para participar do passeio e ja permitir esse contato mais proximo com a natureza. Ficamos quatro dias na cabana e conhecemos o principal do parque (as atrações e trilhas mais turisticas); mas as pessoas voltam todos os anos porque existe muito coisa para se ver e muitas trilhas para se percorrer - sendo que a famosa Apalachian Trail passa pelo parque e muitas pessoas começam sua viagem ate o Maine exatamente pelo parque Smoky Mountains.

Saindo do parque fizemos uma parada de dois dias em Chattannoga (Tennessee) - uma cidade bem turistica - a rua principal é um verdadeiro mar de atrações bem no estilo americano ... tem tudo desde mini-golf até pistas de kart. Mas o meu objetivo na cidade era outro - queria conhecer a Ruby Falls e a Incline Railway. Os dois passeios sao muito, mas muito legais ... 

Os valores para esse passeio estão inclusos na retirada que fiz esse mês e voces vao ver na atualização patrimonial abaixo. 

Outra grande mudança no mes de Julho é que finalmente venceu o prazo que a empresa estava pagando hotel e carro alugado - então eu mudei para a casa que aluguei e também comprei um carro. O valor de entrada do carro respondeu por boa parte da retirada que fiz em Julho (USD 10.000) e o restante foi utilizado no passeio de uma semana que comentei.


Como podem ver, apesar do rendimento de 0,33% no mes; o meu patrimonio diminuiu pois fiz uma retirada de USD 10.000 para fazer frente a despesas extras (mudança e passeio); mas principalmente para dar entrada no veiculo que comprei.

Vou ja preparar uma postagem falando do processo de compra do veiculo - onde tive um aborrecimento com meu banco e uma surpresa boa com a concessionária.

Ainda mantenho aproximadamente 50% do patrimonio no Brasil, mas aos poucos devo transferir esse dinheiro para cá. O processo de venda do apartamento ainda está em andamento - tem um potencial comprador que visitou e gostou bastante e deve apresentar proposta nos proximos dias. Outros tres compradores visitaram, porém nao fizeram propostas. Eu nao tenho pressa para a venda, por esse motivo nao estou oferecendo nenhuma tipo de desconto no imovel - ja que o mesmo está alugado no momento.

A partir do mes de Agosto, eu estou fazendo um acompanhamento detalhado das minhas receitas / despesas - ja que agora nao tenho mais despesas extras com mudança ou relacionadas a viver em hotel (como lavanderia, gorjetas, etc...). Agora poderei apurar com mais precisão os custos para se viver na cidade onde estou morando em um padrao de vida confortável. Além disso, conseguirei acompanhar de forma mais proxima o meu plano de aportes, garantindo que irei me aproximar dos R$450K ate o final do ano. A meta para 2018 já foi batida - era R$400K - mas com a negociação da minha demissão eu consegui atingir a meta antecipadamente e utilizar parte do dinheiro também para compra do carro. O objetivo revisado agora (padrão Dilma) é chegar nos USD450K até dezembro (infelizmente nao dá para dobrar a meta).

Também tem potencial de mudanças aqui no trabalho e estou trabalhando forte nos bastidores para ver se consigo efetivar uma movimentação interessante - mais detalhes em postagem futura.

Um grande abraço,

22 comentários:

  1. E ai Executivo!

    Foi uma mega retirada mas com certeza dentro do previsto no seu orçamento.

    É notável o quanto o seu patrimônio e suas metas evoluíram com a mudança pros EUA, com certeza foi um grande passo na sua vida e sua carreira!

    Em setembro vou estar ai pela terra do Tio Sam e vou aproveitar e realizar um grande desejo, assistir ao vivo, no estádio, um jogo da NFL. No caso vou ver Miami Dolphins x Oakland Raiders, prevejo um jogão! rs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ministro - tudo bem ? Sim, foi uma grande retirada (USD 10.000 é bastante dinheiro), mas estava sim previsto a compra do carro por aqui. É impressionante como as cidades aqui sao projetadas para carros - voce nao consegue utilizar transporte publico simplesmente porque ele nao existe aqui na região.

      Que bacana a sua viagem em Setembro - se tiver a oportunidade de assistir a qualquer evento espeortivo aqui nos USA - vai sim porque vale muito a pena. Eu adoro futebol americano e estou bem feliz que a temporada ja vai começar. Go Packers, Go !!!

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Muito legais seus passeios turísticos, pelos Estados Unidos!

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola DIL - tudo bem ? Eu também gostei muito dos passeios - pretendo viajar um pouco mais na semana do ThanksGiving e provavelmente entre Natal e Ano Novo. Porém, no final do ano, talvez eu va passar uns dias na Europa; depende ainda das promoções que aparecerem e de como as coisas vao se comportar aqui no trabalho.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Respostas
    1. Ola OK - cada dia mais adaptado, isso com certeza. Mas ainda vai bastante tempo para conseguir realmente estar adaptado. Cada fase traz uma surpresa diferente ... meu proximo passo é começar a entender as diferentes formas de investir por aqui - através de conta IRA, Roth IRA, etc... e fazer meu planejamento de investimentos. Também preciso aprender mais sobre imposto de renda e felizmente a empresa paga uma consultoria para fazer a primeira declaração aqui na Trumpland. Vou tentar aprender ao maximo com eles e tirar todas as duvidas.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Executivo, você contou no blog como foi o processo de ida para os EUA?

    Atualmente tenho muita vontade ir, porém me acomodei muito aqui no Brasil, com um salário de miséria, e tenho um relacionamento que me prende aqui também. Porém estava pensando em ir para algum país nórdico, EUA ou até mesmo o Canadá.

    Enfim, caso tenha comentado, poderia por gentileza me enviar o post?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Contador - tudo bem ? Sim, eu venho contando aqui no blog sobre esse processo de negociação para vir para cá, minha oferta de trabalho, como foi a entrevista para o visto, etc...

      Para facilitar eu coloquei todas as postagens relacionadas com a tag "USA" - procure por essa tag no blog e vai encontrar todas as postagens relacionadas a minha transferencia.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Bem legal que você fez esse esquema com as TAG's, também estava interessando em saber o processo! Parabéns por está vivendo "o sonho"!

      Excluir
    3. Ola Diabento - muito obrigado pela visita e comentario. Nao tenho certeza se estou vivendo o sonho. Vou tentar me explicar melhor:

      Eu sei que o objetivo de vida de muita gente é vir para os USA, ainda mais com a oportunidade que estou tendo - vir para cá totalmente legal, com emprego e estrutura para familia. Nao tenho duvidas de que é uma grande oportunidade e que traz inumeros beneficios, mas para citar alguns: remuneração em moeda forte (USD), preço de produtos mais acessivel, disponibilidade farta de credito, mais opções de investimentos (maior mercado financeiro do mundo), pais que incentiva a livre iniciativa e empreendedorismo, melhor estrutura de ensino do que no Brasil, escolas publicas realmente muito boas (ao menos onde eu estou morando) até o High School, melhores universidades (apesar de bem caras), mais segurança em geral, etc...

      Mas ainda assim o estilo de vida americano nao é o que mais me agrada. Acho que falta um equilibrio entre trabalho e vida pessoal; acho que a cultura do "winner take it all" aqui é muito forte - ou voce é o numero 1 ou voce nao é nada; acho que a competição exacerbada dificulta criar relações mais proximas e de amizade; acho que o sistema de saude aqui é um problema muito grande, apesar de ter os melhores hospitais e tratamentos do mundo; etc...

      Acho que estarei vivendo o sonho realmente quando estiver morando na Europa (planejado para minha aposentadoria). eu sou um fã de história e nao preciso nem mencionar que a Europa proporciona isso de uma forma unica. A Asia é outro sonho a ser vivido - ja visitei alguns paises mas sempre a trabalho - quero ter a oportunidade de viver por lá e mergulhar na história de paises milenares.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Isso é interessante. Conhcer lugares que vão além dos roteiros turísticos tradicionais.
    Se um dia for aos EUA, gostaria de conhecer lugares do interior e Estados menos famosos, conhecer um EUA mais raíz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Eu tenho a opinião de que qualquer cidade no mundo tem coisas interessantes a serem visitadas. Claro que tem algumas que possuem muitas atrações concentradas (Paris, Londres, Roma, Munique, Amsterdam, Rio de Janeiro, Nova York, Toquio, etc...) e acabam virando destaque mundial. Mas eu tenho certeza que qualquer cidade tem lá sua igrejinha, tem uma cachoeira, uma trilha, uma construção antiga, estação de trem, etc... Isso sem falar na culinaria local, nas tradições e costumes da região e na história da cidade.

      Por esses motivos, eu acredito que vale muito a pena viajar sempre que se tem oportunidade. Esse roteiro que fiz foi muito legal - nao é o roteiro mais turistico dos USA (principalmente para nós que somos estrangeiros), mas sao locais bem conhecidos dos americanos.

      Ja estou pensando em locais para visitar no feriado de 03 de Setembro (dia do trabalho por aqui) e principalmente, durante a semana do Thanksgiving.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Olá Executivo,

    Muito bacana o seu relato.

    Os EUA são um país muito interessante e com inúmeras atrações.

    Não consegui ver nenhum jogo de liga profissional, mas fui no Six Flags, que é bem radical.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola II - tudo bem ? Que pena que nao conseguiu assistir a jogos por aqui - se voce é fã do esporte, é sempre um espetaculo muito legal. Os americanos sabem como criar atrações, são mestres nisso.

      O Six flags é um parque muito bacana, o Bush Gardens também ... agora tem outros parques indo na linha de montanhas russa mais radicais - o SeaWorld abriu algumas atrações com essa pegada e parece que estão tendo um bom retorno.

      Eu tive a oportunidade de visitar os parques Disney e Universal em Orlando - FL. Também visitei os parques Disney em Anaheim - CA ... experiencias muito bacanas com brinquedos bem menos radicais ... rsrsrs

      Um colega comentou que a melhor montanha russa aqui está em um parque em Ohio - no parque Cedar Point. Para uma coisa mais radical deve ser muito bacana.

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. Seus post são muito bons de se ler e acompanhar, sempre bem detalhado e de certa forma até ajuda quem quer fazer o mesmo caminho que você. E o trabalho? estão pegando leve com você ou já começaram as cobranças? atua com comercial também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola SP - tudo bem ? O trabalho começa pegando desde o primeiro dia. O pessoal nao quer saber se voce acabaou de chegar ou se está aqui há anos - eles querem o problema resolvido. O interessante é que consegui resolver alguns temas importantes que estavam parados e consegui fazer uma boa divulgação disso. Com isso voce ja começa a criar a sua imagem profissional no local.

      Também tive de comprar algumas brigas para proteger o time; mas isso ajuda a trazer a equipe mais perto de voce. Nao pode so cobrar o pessoal e nao defender na hora que eles precisam.

      Estou vislumbrando uma oportunidade de conseguir um salto na carreira - mas os movimentos sao arriscados e teriam de ser feitos com precisão. Ainda estou avaliando se vale a pena o risco e aguardando para ter mais informações antes de efetivamente perseguir essa "potencial oportunidade". Tenho de tomar cuidado para verificar se não é uma oportunidade apenas na minha cabeça.

      Eu iniciei minha carreira na area tecnica da engenharia - ja comentei isso em algumas postagens. Depois acabei migrando para uma area mais administrativa e envolvendo nos processos do Departamento de Compras, Logistica, Pos Venda, etc... Então acho que posso dizer que tenho experiencia na area comercial.

      Um grande abraço,

      Excluir
  8. Fala, EP. Muito bacana o passeio, hein?

    O patrimônio logo recupera e supera o que estava antes da retirada, boa sorte nessa jornada!

    Você não pretende mais retornar ao Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Investidor Concursado - tudo bem ? Nao tenho duvida que o patrimonio será recuperado - na verdade, essa despesa estava planejada desde o inicio porque eu sabia que nao poderia viver sem carro por aqui e meu carro popular no Brasil (eu sempre mantive uma padrão de carro popular) nao conseguiria comprar um carro por aqui, devido a variação cambial.

      Considerando todos os pontos, o importante agora é somar o maximo possivel além dos 400K que era a meta desse ano.

      Quanto a retornar ao Brasil é dificil dizer nunca mais retornar; mas nao tenho esse plano no futuro proximo. A minha intenção é continuar por aqui nos USA, ver se irá correr tudo bem com a aplicaçaõ que a empresa deve fazer para o Green Card (apesar de estar em contrato - eu só fico tranquilo quando realmente a aplicação for feita).

      Se conseguir o green card é provavel que fique por aqui até os 50 ou 55 anos ... depois disso quero sair viajando o mundo, provavelmente em um motor home. Talvez eu faça essa viagem durante uns 10 anos - até os 60 ou 65 anos; e depois disso quero me estabelecer na Europa (usando minha cidadania portuguesa) fazendo viagens pelo continente e aproveitando minha aposentadoria por lá.

      Um grande abraço,

      Excluir
  9. Olá,

    Agora em Agosto começo a dar início ao meu visto-L1 e gostaria de mais informações.
    Você tem um e-mail para dúvidas?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Meu email é execpobre@gmail.com

      Um grande abraço,

      Excluir
  10. Oi Boa tarde,

    Estou tirando meu visto L1 também, você deu sua saída definitiva na receita federal no Brasil? Como fez com seus investimentos aqui? Ainda tem alguma conta corrente aqui?
    Estou com muitas dúvidas sobre como fazer sobre este assunto.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon - tudo bem ? Nao fiz ainda a declaração de saida definitiva - somente no ano que vem. Mas ja estou providenciando a comunicaçao de saida definitiva junto a assessoria fiscal da empresa. Então, posso responder para voce que sim - irei fazer (ja estou fazendo) a comunicação de saida definitiva e posteriormente a declaração de saida definitiva.

      Ainda tenho conta corrente no Brasil porque estou recebendo parcelas do seguro desemprego, tenho a restituição do IR a receber, estou recebendo parcelas da venda do carro e existe a possibilidade de receber também o valor do apartamento, caso o negocio realmente seja concluido.

      Nao tenho mais investimentos no Brasil - vendo meus FII´s em Março e também os titulos do Tesouro Direto. Todos os valores que tenho estão na Conta Poupança e ainda nao trouxe tudo para cá, pois estou aguardando uma janela um pouco melhor em relação ao cambio (dependendo muito das eleições) e também porque existe a possibilidade de eu investir o dinheiro que tenho no Brasil - algo em torno de R$190K + dinheiro da venda do apartamento (algo em torno de 400K, se o negocio se concretizar) para comprar dois imoveis de aluguel no Brasil mesmo.

      Portanto, ainda existe muitas possibilidades ate Março - Abril de 2019, quando eu irei encerrar definitivamente minhas contas e eventualmente trazer o dinheiro para os USA. Eu tenho meus pais como meus procuradores para poder movimentar as contas e resolver as demais questões burocraticas no Brasil.

      Um grande abraço,

      Excluir