terça-feira, 30 de julho de 2019

Atualização Patrimonial JUL/19 - R$458.490,28 (+2,65%)

Olá pessoal - tudo bem ? Aproveitando um tempinho livre para escrever essa postagem e antecipar um pouquinho o resultado do mês. Acabei de chegar a conclusão de que quando meu chefe nao esta no escritório, a minha vida fica mais facil. 

Os meus dias sao mais produtivos, eu nao invisto muito tempo em apresentações e emails e acabo conseguindo sair no horário quase todos os dias, com muito mais atividades concluídas e encaminhadas. Eu acho que minha equipe deve achar a mesma coisa - chefes mais atrapalham do que ajudam - mas, de toda forma, eu me matriculei na academia e estou gostando do ambiente, dos equipamentos e principalmente do custo (USD 10,00 / mês). 

Faz pouco tempo que iniciei, mas só de conseguir medir minha glicemia e ver índices controlados e sentir um pouco mais disposto para as atividades do dia (estou indo na academia pela manhã, antes do trabalho), ja faz valer a pena.

Minha intenção é frequentar a academia pela manhã - pois consigo ir e voltar para casa, tomar banho e levar meu filho para escola (aulas começam agora em Agosto) antes de ir para o trabalho.

Em relação ao lado profissional, meu chefe esta acenando com uma possivel nova promoção - talvez um aumento de salário na ordem de 15% a 20% - o que é sempre interessante. Essa promoção deve começar a ser trabalhada agora pois além de ele ter de mover a organização para conseguir emplacar meu nome, eu também tenho de me envolver nos temas relacionados a essa promoção e começar a "atuar" como se ja fosse dono da posição - pelo menos ate emplacar uns dois ou tres casos de sucesso que permitam o meu nome ser aprovado no futuro. 

Essa parte de promoções é sempre muito chato porque de um lado voce tem a possibilidade de ganhar mais, ter mais beneficios, um bonus maior, maior responsabilidade e influencia na organização, maior chances de network de alto nivel e melhorar sua empregabilidade e exposição no mercado; porém de outro lado, voce começa a atuar na nova função de forma nao oficial e tem mais carga de trabalho, mais reunioes, se envolve em temas mais espinhosos e tudo sem a garantia de que vai ser promovido.

O jogo corporativo é sempre uma grande aposta e tem de balancear o quanto vale a pena correr atras de mais promoções e quanto é o risco de ficar "parado" na sua posição atual.

Entretanto, é sempre um bom sinal quando seu chefe esta considerando seu nome para novas promoções. A pesquisa de clima interno também mostrou que as pessoas que trabalham na minha area estao satisfeitas com a minha liderança - esse ano consegui também aprovar aumentos / promoções para metade do time e também treinamentos e negociações internacionais para os demais. Tenho conseguido dividir os projetos de mais exposição de forma equilibrada entre todos e agora o pessoal esta cada vez mais querendo mostrar os resultados.

Quanto a parte financeira, esse foi o primeiro mes que nao tive despesas inesperadas no Brasil e/ou nos USA. Tudo finalmente correu como planejado e pude aportar perto de R$15K - o patrimonio evolui bastante, mesmo considerando a desvalorização do cambio e também a desvalorização de alguns ativos que tenho participação.


O plano para atingir os R$530K ate o final do ano voltou aos trilhos e continua firme e forte. Agora preciso manter a regularidade que tive nesse mes ate o final do ano.

Também ja estou planejando algum passeio para o feriado do Thanksgiving e para as ferias de final do ano - pretendo fazer uma road trip pelos USA.

Um grande abraço a todos,

22 comentários:

  1. EP, se vc fosse mulher e trabalhasse em consulado, e uma pessoa que pedisse visto mandasse mensagem falando que ia comer o cú e a buceta das funcionários do consulado, vc aprovaria o visto dela?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobreta ressurgindo das cinzas?

      Excluir
    2. É um vigarista.

      O pobreta está no Blogguer desde 2014, esse chimpanzé, fracassado está tentando se apoderar do nick, e só tem 41 visitas no perfil, e é de 2015 seu registro.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Academia pela manhã é um bom plano! No início é ruim se acostumar e talz mas dps que pega o ritmo você se sente disposto o dia TODO. Ganho em saúde e produtividade.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o Dividendos, apesar de eu continuar indo a noite rs

      No meu caso pesa a preguiça e inverno. Apesar que mesmo com a mudança de estação, devido ao nascimento da minha filha também vou continuar indo a noite.

      Abraço

      Excluir
    2. Ola Dividendos e Investidor Ingles - ate o momento eu estou conseguindo manter a rotina da academia. Semana passada eu fui 4 vezes na semana e na semana anterior também - essa semana eu ja comecei bem indo na academia hoje.

      Como estou sem preparo fisico algum, a minha rotina esta sendo 45 minutos de caminhada na esteira (6 Km/h) + sequencia de cinco exercicios / aparelhos para musculação (Peito, Costas, Ombro, Perna e Biceps). Eu completo essa rotina em aproximadamente 1 hora ate 1 hora e 15 minutos.

      Também estou monitorando a glicemia tres vezes ao dia antes das refeições - e tenho a proxima consulta no medico daqui tres meses, onde vou verificar o exame de sangue completo + ultrassom do figado para avaliar o nivel de gordura.

      Agora vamos ver como eu consigo manter o plano e progredir com perda de peso e melhora dos resultados dos meus exames clinicos.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Muito bom ter uma rotina de exercicios! Eu tenho conseguido ir diariamente para o trabalho de bike (cerca de 12km ida e volta) e academia 3-4 vezes por semana. A alguns anos eu ate tentei fazer academia pela manha mas nao deu muito certo! Resultado: continuo indo a noite tambem! rsrsrs...

    Muito legal voce estar sendo reconhecido no trabalho EP, eu sei bem o tamanho do desafio de mostrar resultado estando fora do nosso pais. Estou na torcida para que saia essa nova promocao!

    Abs e sucesso!
    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola EI - tudo bem ? Ate o momento eu estou conseguindo manter a rotina - ainda estou no inicio e tenho de progredir bastante para tornar a rotina de exercícios em um habito, mas acredito que estou no caminho certo.

      Quanto ao reconhecimento, eu estou acreditando que deve acontecer a promoção - mas sabemos como o mundo corporativo funciona. O ambiente esta um pouco critico para varios departamentos na empresa e sempre pode sobrar algum "respingo" em caso de grandes problemas. O meu principal objetivo nesse momento é aumentar a minha liquidez - eu tenho aproximadamente 15% do meu patrimonio com alta liquidez - e quero aumentar bastante esse numero. Estou investido em REIT, Fundos ETF e Real Estate - ´portanto, quero ter caixa para aproveitar oportunidades em caso de crise; e também, em ultimo caso, quero ter uma boa disponibilidade de caixa caso acontecer algum imprevisto por aqui e eu decido mudar para Europa.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Conhecendo uns blogs de vida financeira e tô comendo seus posts por assim dizer, sou jovem e tenho muito interesse no mundo corporativo. Acrdito que é a única carreira que realmente tenho interesse mas sempre imaginei que era algo fora de alcance porém lendo aqui me inspirei e pensei que com a sua experiencia poderia me dizer qual "caminho tradicional'' (se ele existe) ou pelo menos o seu para sua posicao atual? (Se e que já não existe um post assim pelo blog)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementando também gostaria de saber como esta o peso da experiência nesse ramo. Se me permite gostaria de apresentar minha situação atual.
      Estou no Ensino Médio e não tenho experiência profissional ainda, visando focar mais nos estudos. Apenas o quadro horário obrigatório do colégio toma 8 horas do meu dia, porém não vejo essas horas como produtivas já que eles possuem uma filosofia de formar o aluno ''humanisticamente'' (projetos, consciência social, ...) e acabam colocando matéria de vestibular, etc (aproximadamente 1/3 do tempo) em segundo plano. O único motivo pelo qual não saio dessa escola para uma de menor qualidade e que me permita estudar e me posicionar em estágios, no mundo profissional como um todo, é porque é um colégio tradicional e de renome do qual estudo como bolsista e imagino que talvez isso tenha um valor para o meu currículo.
      Com a sua experiência em empresas, essas coisas realmente contam? Se sim, acredita que vale a pena o esforço de entrar em alguma função profissional simultaneamente ao colégio?
      Desculpa o excesso de perguntas e entendo que você pode até nem visualizar essas mensagens em um post antigo mas são dúvidas que acho pertinentes.
      Não se sinta responsabilizado por qualquer conselho que venha a fornecer aqui, entendo que não é algo a ser seguido cegamente(acredito que nada é), apenas busco a voz da experiência.

      Excluir
    2. Ola anons - tudo bem ? Vou tentar responder aos dois em um unico comentário. Em relação ao caminho tradicional para o mundo corporativo, isso depende muito da area especifica; mas o que todas elas tem em comum é a necessidade de formação solida e idiomas. No Brasil e outros paises latinos existe muito o argumento de autoridade "me formei em tal universidade" e isso acaba chamando a atenção do RH. Eu ja tive dificuldades para contratar candidatos que nao atendiam o "criterio" da empresa em relação a ter se formado na universidade a, b ou c.

      Para aqueles que nao conseguem a formação em faculdade de primeira linha - é imprescindivel que tenha fluencia em Ingles e preferencialmente em um outro idioma (Espanhol costuma ser mais simples para nós). Mas tem que ser fluencia mesmo - tem muita gente formada em faculdade de primeira linha que nao tem idioma tao bom assim e com isso outros candidatos acabam ganhando posição.

      Mas, tudo isso é para "abrir as portas da empresa". Uma vez dentro, ai tem de estar disposto a trabalhar nos projetos que ninguem mais quer para conseguir exposição. Todos vao querer os projetos mais faceis com resultados quase garantidos - mas ninguem quer os projetos dificeis. Entao tem de mergulhar de cabeça, mostrar que sabe resolver problemas, que esta disponivel e que tem conhecimento, que tem boa postura ... e depois de criar uma imagem positiva na empresa, ai sim voce podera começar a escolher um pouco mais os projetos.

      É importante dosar muito bem a exposiçao necessaria com o querer aparecer a qualquer custo - se cair na segunda situação acaba ficando "queimado" na empresa.

      E também sempre (sempre mesmo) estar de olho no mercado e fazendo entrevistas. Isso ajuda muito a perceber que somos substituiveis, que a empresa e só um meio de ganhar a vida e que olhar para o mercado ajuda muito a progredir na carreira.

      Ao anon que esta em duvida se faz estagio e colegio ao mesmo tempo - eu diria que se nao precisa fazer estagio por questoes financeiras, entao se dedique totalmente aos estudos. Oito horas do seu dia estao ocupadas com o seu colegio, entao ocupe outras quatro (pelo menos) para reforçar os estudos onde seu colegio nao esta oferecendo uma formação solida. E depois que entrar na faculdade, ai sim corre atras de um estagio a partir do primeiro dia - estagios de nivel superior contam muito mais do que estagios no periodo de colegio.

      Um grande abraço,

      Excluir
    3. Na verdade era tudo o mesmo anon rs
      Esse valor da universidade de primeira linha já tinha me tocado por ser um dos meios de se destacar no meio de tantos 'formados'. Quanto a língua possuo um inglês que pode-se dizer bom mas assim que entrar na universidade e pegar um estagio, ou se conseguir dinheiro antes, pretendo fazer uma prova de certificado estrangeiro, com certeza os conhece.
      Quanto a chamar atenção, tudo na vida precisa ter o chamado bom senso, faz todo sentido.
      Fiquei só com uma dúvida quanto a cursos que se encaixam em corporações, acha que existem alguns que se destacam como Administração e coisas do gênero ou apenas depende do encaixe pessoal?
      Obrigado de novo pela atenção, esta realmente me ajudando!

      Excluir
  6. Ola, EP
    Tudo bem?
    Irei me mudar para os EUA em breve sendo transferido pela minha empresa, situação parecida com a sua. E seu blog tem me ajudado muito, parabéns pela ótimos posts.
    Vendo as várias burocracias para a mudança, me deparo com a questão de declarar ou não a saída fiscal do Brasil. Gostaria de saber, o que você recomendaria? Tenho muitas dúvidas sobre como manter investimentos, contas bancárias, etc no Brasil.
    Como o real está fraco perante ao dólar, não estava pensando em levar todo o dinheiro para os EUA e deixá-lo investido.
    Talvez um post sobre a declaração de saída do pais seria interessante, e ajudaria muita pessoas.
    Obrigado, abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou dizer o que fiz - eu fiz a comunicação de saida definitiva no dia seguinte da saida do Brasil. E fiz minha declaração de saida em Abril.

      Existe pessoas que optam por nao fazer e manter a residencia fiscal no Brasil. Na minha opiniao, isso nao vale a pena quando a pessoa vem morar nos USA porque apos 180 dias voce é considerado residente fiscal e o governo americano aplica taxação na sua renda global (nao importa o pais onde voce ganhou o dinheiro). Por esse motivo, se o plano é vir para cá definitivamente, eu faria a declaração de saida definitiva para evitar pagar imposto no Brasil já que imposto nos USA vai pagar de qualquer forma - incluindo imposto sobre seus investimentos no Brasil.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Boa tarde!
      Estou morando ha 7 meses no EUA em uma situacao muito parecida ao EP e a do anonimo que sera transferido. Algo que me orientaram e eu estou seguindo alem da saida definitiva e: dinheiro que ganha no Brasil fica no Brasil e dinheiro que ganha nos EUA fica nos EUA ... evite ficar transferindo para evitar problemas fiscais.
      Claro que no inicio e bem complexo (ainda e complexo para mim) mas tento seguir isso a risca o maximo possivel.

      EP, seu blog sempre otimo! Sempre ajudando!
      EP, so mais uma coisinha: voce conseguiria bloquear esse babaca (o anonimo de 30 de julho) que so enche sua pagina de palavroes e comentarios infelizes?
      Otima semana a todos!

      Excluir
  7. Fala EP, vi que outras postagens comentou que já investe seu dinheiro todo ai, poderia quando possível fazer uma postagem sobre investimentos ai no USA, se usa alguma corretora, ou o próprio banco que tem conta para fazer isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola SP - tudo bem ? Vou consolidar esse tema e mostrar onde estou investindo atualmente e o porque. Obrigado pela dica de postagem.

      Um grande abraço,

      Excluir
  8. Fala, EP. Rumo aos 500k!

    Já pensou em aumentar o tamnaho da fonte dos seus textos?

    Abraço e bons investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola investidor - tudo bem ? Nunca tinha pensado, na verdade acabo nao dando muito atenção a estes aspectos tecnicos que podem melhorar a experiencia do usuario uma vez que o blog nao é profissional. Obvio que isso nao é motivo para nao melhorar - vou testar fonte maior na proxima publicação.

      Obrigado pela dica.

      Um grande abraço,

      Excluir
  9. Olá,
    adoro os seus posts. Estou em transferência de trabalho também para os estados unidos. Gosto da forma como controla os gastos, compartilharia o template de sua planilha comigo?

    ResponderExcluir