segunda-feira, 8 de julho de 2019

Atualização Patrimonial JUN/19 - R$431.997,84 (+0,51%)

Ola pessoal - tudo bem ? Após um longo tempo sem postar (acabei ate perdendo a atualização do mes passado), vamos aqui com mais uma atualização patrimonial. Antes de falarmos dos numeros, acho que vale a pena repassar a situação atual no trabalho e também na vida pessoal.

No trabalho, estamos contratando algumas pessoas para repor um pessoal que acabou saindo da empresa. Felizmente, todos da minha equipe continuam por lá e só estou contratando para ampliar a equipe e fazer frente aos novos projetos. No geral, estou satisfeito com o resultado de todos - apenas pequenas coisas para ajustar no Mexico, mas nada grave.

O meu chefe acabou de demitir a Diretora de Supply Chain e ja percebi que ele quer demitir também a Diretora da outra divisao de Compras. Isso pode gerar uma oportunidade de assumir a divisao completa de Compras dentro de, aproximadamente, um ano. O salario poderá chegar aos USD150 - USD 160K e também melhora um pouco os beneficios. Entretanto, essas mudanças também sao um sinal de alerta, já que a demissão ocorrida foi inesperada e a pessoa tinha bons resultados - os fatores politicos acabaram contando bastante na demissao e é sempre muito cansativo ficar atuando nos bastidores do mundo corporativo.

O que eu posso prever é uma demanda ainda maior até as substituições e contratações terminarem - e também uma "vigilancia" maior na minha atuação, ja que posso ser considerado para assumir a divisao completa no proximo ano. De toda forma, só me resta continuar trabalhando e tentando evoluir na carreira.

No lado pessoal, eu recebi uma ligação do medico dizendo que meus exames apresentaram resultados nao muito bons - a consulta sera no final dessa semana e ai vou saber com mais detalhes. Mas parece que minha hemoglobina glicada (glicosilada) deu um resultado alto e o medico quer discutir isso comigo. Outro fator é também o nivel de testosterona que esta baixo - fruto do sobrepeso e do sedentarismo. Agora parece que acabaram as oportunidades de mudar estilo de vida por bem - agora vai ter de ser na marra mesmo. Nao posso permitir minha saude deteriorar tanto e terei de investir em uma nova rotina imediatamente - preciso conciliar demandas do trabalho com um tempo para fazer exercicio, alimentar melhor, etc...

Falando agora da evolução patrimonial - o fechamento de Junho foi:


A evolução esta muito lenta nesses primeiros seis meses devido a algumas despesas nao planejadas e outras planejadas que acabaram se concentrando no primeiro semestre - despesas com advogado, a compra das passagens para meus pais virem me visitar, as despesas com as ferias que tive em Março, a compra de um jogo de sofa, viagem para Florida Keys no feriado Memorial Day, despesas com mudança e o pagamento da comissao na compra da casa nova.

Vale ressaltar que todas essas despesas estavam planejadas e com dinheiro separado - por isso o patrimonio nao diminuiu - mas também nao houve aportes para elevar o patrimonio.

Para o segundo semestre nao tenho mais despesas planejadas - somente os passeios com meus pais, mas para isso irei utilizar o dinheiro do bonus. Os meus aportes planejados para Julho ate Dezembro ficam da seguinte maneira:

Julho - USD 1.500
Agosto - USD 1.500
Setembro - USD 1.500
Outubro - USD 1.500
Novembro - USD 4.500
Dezembro - USD 1.500

Restituição do IR USA - USD 11.000
Restituição do IR BRA - USD 300
Casa nos USA - USD 2.400
Valores da Venda do Apto - BRL 45.000 / USD 12.000

Total planejado: USD 37.700 ou BRL 143.260

Esses valores somados ao patrimonio atual podem me levar a superar a meta de BRL 540K esperados para esse ano - essa é a ideia principal. Também nao estou contando o valor do bonus (a ser recebido em Dezembro ou Janeiro) pois pretendo utilizar nos passeios com meus pais.

Então é isso pessal - depois da consulta do medico eu compartilho com voces um pouco mais sobre minha situaçao de saude e agora que nao tenho mais despesas planejadas - foco no crescimento patrimonial.

Um grande abraço,

19 comentários:

  1. Foco na saúde! Depois dela você volta a se preocupar com dinheiro e emprego. Fato é que, vendo essa galera rodando pode gerar umas crises de ansiedade e preocupação, não? Setor privado é complicado por isso, ngm sabe o dia de amanhã
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dividendos - tudo bem ? Com certeza o foco agora tem de ser na saude - eu venho descuidando desse lado da vida por um certo tempo e agora nao da mais para adiar.

      Olha - o fato de ter pessoas sendo demitidas nao afeta muito em relação a ansiedade e preocupação. Eu tenho um problema de ansiedade já de longa data - sempre fui uma pessoa ansiosa. Depois de um periodo muito ruim com crises de ansiedade eu decidi procurar ajuda e fiz terapia por algum tempo. Eu dei uma sorte grande de ter uma boa afinidade com a terapeuta e foi muito bacana poder falar abertamente com uma pessoa - muitas vezes o dialogo ajuda muito mais do que qualquer remedio.

      Na epoca, eu tomei a decisao de mudar de emprego e acabou sendo bem benefico. Outra ação que me mantem um pouco mais calmo e centrado é avaliar a situação financeira (sempre uma preocupação por causa da familia e filho) para entender se uma demissão seria critica ou nao.

      Nesse momento, se eu for demitido - eu tenho patrimonio de aproximadamente 430K - sendo aproximadamente 100K em aplicações de liquidez imediata.

      Se isso aocntecer, eu usaria meu passaporte portugues e iria procurar por uma recolocação na Europa. Depois que encontrar um emprego poderia avaliar melhor o local de moradia - mas em um primeiro momento eu iria para Portugal e considero algo em torno de EUR2K / mes para me manter por lá com um bom padrão de vida.

      Se considerarmos a cotação do EUR a 4,50 (aproximadamente); eu teria aproximadamente EUR 96K para me manter - isso daria algo em torno de 48 meses se considerarmos despesas de EUR2K / mês. Então, eu considero que 4 anos como reserva financeira seria tempo suficiente para me recolocar na Europa ou retornar ao Brasil caso necessario.

      Além disso, tenho ainda BRL 305K a receber da venda do meu apartamento no Brasil. Esse seria um dinheiro extra - que nao conto na reserva para me manter na Europa, porque se eu nao conseguir me recolocar, então eu usaria esse dinheiro para empreender em algumas ideias que tenho em mente.

      Por tudo o que mencionei acima, eu nao sofro muito com essa coia das demissoes - na verdade, acaba sendo o contrario. Como as demissoes abrem espaço para maior crescimento na carreira, ai eu começo a me preocupar em entregar mais resultados para aproveitar a oportunidade e avançar na carreira, salario, bonus e antecipar a IF.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Rapaz, toda vez que leio seu blog tenho certeza de que não ter filhos foi a melhor decisão que tive na vida. Eles custam muuiiito dinheiro e diminuem a liberdade do homem.

    Se eu quiser curtir uma IF com pouco dinheiro, posso me virar em qualquer cidade pequena e ter meu estilo de vida. Não tenho filhos, sou livre.

    Outra coisa a falar é que o mundo corporativo mais parece um viveiro de cobras. Man, parece só haver politicagens e canalhices.

    Quero continuar a juntar cada centavo para chegar mais rápido ao primeiro milhão.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jovem, dinheiro não é tudo na vida.
      Vai ficar medindo suas decisões no quanto elas custam?
      Inacreditável esse pensamento de que filho custa muito dinheiro. Lógico que custa dinheiro, mas muito?
      Primeiro, muito quanto? o que é muito?
      Exitem todo tipo de pai, mãe, família e filhos. Ou vc acha que todo filho tem o mesmo custo?
      É o mesmo que um carro. Vc acha que todo carro tem o mesmo custo para adquirir e manter?
      Não quer ter filho e carro, beleza. Mas, decidir isso com base em custo.
      Repito: dinheiro é bom demais, mas não é tudo não.
      Não pense você que viverá guardando dinheiro e curtindo adoidado como um jovem a vida inteira. Acredite em mim, tenho 44 anos, e isso cansa. Não tenho um pingo de vontade de sair para "balada" mais. Nem lembro a última vez que sai, de tão distante é a data.
      Enfim, melhor vc refletir um pouco sobre esse seu tipo de pensamento.
      Abraço!

      Excluir
    2. Ola anon 15?25 - tudo bem ? Eu concordo parcialmente com voce na questao dos filhos. Com certeza tem gastos envolvidos em ter um filho e acredito também que não são todas as pessoas que tem esse desejo de exercer a paternidade. Nesse caso, realmente a melhor decisao é nao ter filhos - com certeza voce vai ter um ganho financeiro e se nao quer exercer a paternidade, entao nao terá nenhum prejuizo - nem mesmo emocional. Se esse é o seu caso, eu concordo que tomou a melhor decisao da sua vida mesmo.

      Eu vejo também pessoas tomando decisao de ter filhos ou de nao ter filhos sem avaliar de uma forma abrangente - focando só na vontade de ser pai ou só no dinheiro que vai economizar. Acho que as duas analises sozinhas sao um pouco pobres - é importante ter o desejo de ser pai e condição financeira minima para isso e para quem nao quer ter filho é importante focar na economia, mas também ter certeza de que nao existe o desejo de ser pai - tem algumas pessoas que reprimem esse desejo em prol de um potencial patrimonio maior.

      Quanto ao mundo corporativo - a coisa é bem competitiva mesmo. A partir de certas posições na hierarquia, a coisa fica mais complexa e o lado politico fala muito alto. Essa é ma lição que tive oportunidade de aprender cedo e acredito que é uma lição importante.

      Um grande abraço,

      Excluir
    3. Ola anon 16:07 - tudo bem ? Como eu disse no comentario para o outro anon, eu acredito que a analise sobre ter ou nao ter filhos tem de ser feita considerando no minimo (bem minimo mesmo) dois fatores: a vontade de exercer a paternidade e analise financeira.

      Nao adianta querer ser pai e nao ter condições financeiras para sustentar o filho (claro que existe alternativas, mas o resultado é sempre bastante sofrido).

      Nao adianta evitar filhos e acumular patrimonio, mas morrer de vontade de ser pai.

      Quando a pessoa nao quer ter filhos (nao tem vontade de ser pai) e quer focar em aumentar patrimonio, entao me parece a decisao correta.

      A dificuldade e tomar essa decisao fazendo uma projeção para anos futuros - algumas vezes muitos anos no futuro. O que gostamos hoje pode ser menos atrativo amanha - como voce citou no exemplo das baladas.

      Essa decisao de ter ou nao ter filhos, assim como a decisao de escolher uma companheira(o) é sempre muito dificil e tem de ser pensada com muita calma porque o impacto dessas decisoes na vida da pessoa é muito grande.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Quais são esses motivos políticos que levaram a demissão? Fiquei curioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou curioso pra saber...

      Excluir
    2. Ola anons - tudo bem ? Diversos fatores politicos afetam a construção de uma carreira. Nesse caso especifico a pessoa tinha bons resultados, mas tinha uma postura muito inadequada. Estava sempre atacando outras areas e outros gestores (sempre arrumando confusao). Diversas situações onde poderia resolver as coisas de uma forma simples, acabou priorizando expor os erros de outras areas, em vez de resolver o problema.

      Havia esse problema de ser muito reativa sempre e varios assuntos nao avançavam por essa postura. Por isso digo que é importante escolher as "batalhas" - nao da para querer demonstrar estar certo o tempo todo, contra tudo e todos - mesmo com bons resultados no final.

      Não é somente resultados que conta, mas como eles sao atingidos.

      Espero ter conseguido explicar um pouco da situação.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. EP, o que vc acha de ser autonomo em design grafico na Espanha? Depois de 2 anos morando lá consigo a cidadania e vou para outro país europeu. Diz sua opinião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Nao conheço muito o mercado da Espanha na area que voce menciona - mas sou muito a favor de profissoes que permitam o trabalho autonomo. Eu acredito que isso vai ser o futuro - mas tem de analisar com cuidado se vai ter clientela para sustentar os seus custos ja que eles serão em Euros (e se precisar enviar dinheiro do Brasil para lá, será mais dificil).

      O que conheço da Espanha é um pais muito agradavel, eu moraria por lá para sempre. Voce nao mencionou o seu nivel de idioma - mas se quiser morar em outro pais (como França, Alemanha, etc...) tem de ter pelo menos o Ingles fluente.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. França eu não quero. To pensando em Alemanha, Suiça ou outro país otimo. Só quero ir para europa porque pros EUA não tenho chances

      Excluir
  5. Amigo, faça exercícios PARA ONTEM!!!

    Vc quer infartar e ter que usar o ER daí? Vai deixar uns 5k USD na lata....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Animal - tudo bem ? Sim, eu preciso alterar minha rotina. Nao da para viver em função do trabalho - claro que tenho momentos de lazer, mas nao consegui incluir exercicios na rotina. Para ser honesto, o que estou pensando em fazer é iniciar os exercicios na parte da manha (antes do trabalho) - se eu for a academia as 06:00 - ai poderia ter uma hora de exercicios e ainda conciliar com o trabalho. Acredito que essa vai ser a solução no meu caso.

      Nao quero usar nada do sistema de saude americano (ou de outro pais) - quero morrer dormindo aos 95 anos. Mas para isso tenho de mudar completamente meu estilo de vida e além de exrcicios, também preciso fazer um plano alimentar e incluir mais tempo livre na minha agenda.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Olha,sua saúde deve ser sua prioridade número 1.
    A alimentação é o primeiro e mais importante a ser adequado.
    Comer comida de verdade.
    Em relação aos exercícios, veja o programa do Vinicius Possebon. Ele tem videos de graça no youtube para iniciantes. Você com poucos minutos pode fazer exercícios em qualquer lugar. Se fizer de forma regula, em poucas semanas verá resultados incríveis.
    Para alimentação sugiro acompanhar o Dr. José Souto.
    Realmente encare sua saúde como sua prioridade número 1.
    Não se negligencie. Seu filho precisa de você muito bem!
    Sucesso.

    ResponderExcluir
  7. EP, se vc fosse mulher e trabalhasse em consulado, e uma pessoa que pedisse visto mandasse mensagem falando que ia comer o cú e a buceta das funcionários do consulado, vc aprovaria o visto dela?
    Abs

    ResponderExcluir
  8. Farmacêutico Investidor26 de julho de 2019 às 00:56

    Olá EP! Cuidado com a saúde - esse nível de hemoglobina glicada poderia ser indicativo de diabetes!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, EP
    Tudo bem?
    Irei me mudar para os EUA em breve sendo transferido pela minha empresa. Vendo as várias burocracias para a mudança, me deparo com a questão de declarar ou não a saída fiscal do Brasil. Gostaria de saber, o que você recomendaria? Como o real está fraco perante ao dólar, não estava pensando em levar todo o dinheiro para os EUA e deixá-lo investido. Assim, conforme o câmbio jogasse a favor, eu transferiria o dinheiro para lá. Muito obrigado pela atenção e parabéns pelo blogue! Ajudou bastante para a entrevista do visto hahaha

    ResponderExcluir
  10. E no Brasil é o “nivelar por baixo” a educação, a arte e a cultura. Sobretudo durante os 13 anos dos governos populistas e Kitsch do PT.

    Os Ministros petistas –sindicalistas — são, e foram, assim:
    meio-analfa, meio-picareta, meio-charlatão, meio vigarista, meio barango, meio canalha, meio Kitsch, meio mentiroso, meio traíra, meio cafona, né? E dilma, hein?

    Nunca vi partido mais bregaço, mais Kitsch, mais cafonérrimo, mais bregão que o PT. Há muito partido ruim no Brasil, mas de todos o PT é o pior.

    ResponderExcluir