quarta-feira, 5 de julho de 2017

Atualização Patrimonial JUN/17 - R$ 247.920,74 (+0,78%)

Olá pessoal - tudo bem ? Estou novamente com algumas coisas corridas aqui no trabalho e por isso farei um rapido fechamento para nao deixar na mão os colegas que tem o trabalho de preparar os rankings de patrimonio. 


Esse mes nao houve aportes porque eu tive de pagar a advogada referente ao processo de cidadania portuguesa da minha avó - como eu comentei aqui no blog, eu verifiquei as despesas e coloquei para os filhos da minha avó que caso queiram também ter acesso aos documentos necessários para eles obterem a cidadania europeia, nós poderíamos dividir os custos de forma equivalente entre todos.

Os custos a que me refiro incluem as despesas com os honorários da advogada, despesas com certidões aqui no Brasil, despesas com apostilhamento dessas certidões e envio de documentos para Portugal.

A principio um dos tios se interessou pela cidadania e divisão dos custos, mas depois nao comentou mais nada e nao entrou em contato. Cmo eu disse em postagens anteriores, eu criei um grupo de Whatsapp para tratar desse assunto, mas esse deve ser o grupo menos movimentado que eu participo. Como depois desse interesse inicial, ninguem se manifestou, eu também evitei colocar qualquer mensagem adicional para nao parecer que eu estava forçando eles a aceitarem e fazer a divisão das despesas.

Por esse motivo, esse mes eu tive essa despesa extra com o pagamento da advogada que consumio o meu valor de aporte. Na verdade, além do pagamento da advogada eu também ja paguei pelas certidões + apostilhamento necessários para o processo de cidadania do meu pai - e vou dar mais esse passo em busca da minha nacionalidade europeia. A advogada estima um tempo entre tres e quatro meses para obtenção da cidadania do meu pai, a depender da conservatória que caia o pedido. Depois disso, mais um tramite de tres a quatro meses para a minha cidadania. 

Outra despesa adicional que terminou por consumir o aporte do mes foi a compra dos móveis do quarto do Estagiário Pobre (confirmado que é um menino). Portanto, essas sao as principais razoes para nao ter feito aporte nesse mes.

Ainda que sem aporte, o patrimonio aumentou em 0,78% (apesar de ainda nao ter atingido os 250K) - porém, no mes de Julho está previsto o aporte de 100% do meu salário pois a Sra EP ja começou a pagar todas as contas de casa. Na verdade, em Junho ela ja fez isso e apenas nao consegui aportar pelos motivos citados acima.

Também tenho uma viagem planejada (finalmente vou conseguir sair de férias), mas isso nao vai afetar os aportes uma vez que as despesas da viagem já estão pagas com o dinheiro que foi separado do 13 Salario (da Sra EP e meu) e com reserva para viagem que sempre mantemos.

Nas proximas semanas irei comprar uma ultima parte de moeda estrangeira e aguardar ansiosamente o dia do embarque. Sei que me comprometi a falar um pouco mais sobre os lugares que tive oportunidade de visitar (a trabalho e também a lazer) e acho que vou usar essa viagem para colocar essa proposta aqui no blog.

O local da minha viagem será California e pretendo dividir com voces as minhas observações sobre os californians e sobre o estilo de vida em uma parte que é muito diferente dos USA que conhecemos. A costa oeste é famosa por ter um clima mais informal, mais voltado a qualidade de vida do que o que vemos na costa leste - principalmente em New York.

Entao quero observar e dividir com voces as minhas impressoes sobre a California.

Por enquanto é isso pessoal - um grande abraço a todos.

13 comentários:

  1. Que ótimo que está tudo caminhando para o bem.
    Pena que não conseguiu aportar, porém é para um bem maior.
    Parabéns pela chegada do Estagiário Pobre (kkk rachei aqui).
    Sucesso, logo logo rompe esses 250k!

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola FPI - tudo bem ? É muito ruim ficar sem aportar ... eu ja estou dois meses nessa situação. Primeiro eu ajudei minha familia e minha mae com um procedimento de saude e agora teve essa questao da cidadania. Claro que foram motivos importantes e as coisas estão se encaminhando, mas é preciso retomar os aportes para atingir o objetivo de R$300K esse ano.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. EP, nunca saí do Brasil e nunca me importei muito em visitar outros países.
    Mas de uns tempos pra cá venho considerando essa possibilidade. A maioria dos brasileros que vão aos Estados Unidos se dividem entre Miami e Nova york. Alguns vão pra Las Vegas...
    Se eu dia eu for aos EUA gostaria de conhecer um estado ou regiaão que saísse desse lugar comum. Texas acho interessante pelo que já lí.
    Mas sei lá seria interessante conhecer um local inusitado como Idaho, Montana etc. Pra ver um pouco como é a vida de um americano interiorano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Eu acho que conhecer lugares inusitados e nao tao visitados é muito bacana. Montana é um lugar incrivel, se voce gosta de natureza preservada e fazer caminhadas e acampamentos, ira se divertir muito por lá. Eu sou da opinião de que o mundo é muito grande, temos pouco tempo para conhecer e cada lugar tem algo interessante para ser visto.

      Desta forma, ao menos uma vez vale a pena visitar Nova York, Miami, Paris, Londres, Orlando, etc... E também vale visitar Uzbequistão, Indonesia, Coreia do Sul, interior dos paises visitando cidades pequenas, etc...

      Cada lugar tem algo diferente e novo para oferecer - no Brasil isso acontece muito - cada cidadezinha tem uma cachoeira, uma praia, uma montanha, uma fazendo , igreja, museu, etc...

      Eu sou suspeito mas acho que evoluimos muito conhecendo novos lugares e novas culturas - apenas precisamos balancear porque é um gasto extra no orçamento e deve ser bem ponderado para nao afundar as finanças.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Muito bom!! Boa viagem, EP! Tive oportunidade de conhecer Los Angeles há alguns anos. É maravilhosa. Se for passar por lá, recomendo conhecer bastante o distrito de Santa Monica, tem muita variedade e boas opções de passeio e lazer. Burbank também é muito legal, porém um pouco mais limitado que Santa Monica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Infelizmente ainda vai demorar algumas semanas para a viagem (ja estou na contagem regressiva), sendo que a maior parte da viagem vai ser no mes de Agosto ... pretendo visitar Los angeles sim (incluindo Santa Monica), também vou passar por San Francisco, Monterey, Carmel, Cambria, San Luis Obispo, Anaheim ... acho que vai ser uma viagem bem diferente do padrão NY e estou com bastante expectativa de conhecer um lado diferente dos USA.

      Muito obrigado pela dica e um grande abraço,

      Excluir
  4. Fala EP, não foram gastos com cidadania e sim investimento, pense dessa forma !! antes de viajar poste mais hein rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola SP - tudo bem ? Voce tem toda a razao, trata-se de um investimento para o futuro. Esse final de semana conversamos muito a Sra EP e avançamos mais no nosso plano de viver em Portugal. Estamos monitorando muito de perto todos os custos e estamos cada vez mais motivados a atingir um determinado patrimonio nos proximos 05 anos. Apos conseguirmos chegar no nivel planejado, poderemos mudar de pais com uma segurança um pouco maior com a renda passiva obtida no Brasil.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Tbm vejo a cidadania como investimento, pense que não precisará pagar plano de saúde no futuro, não vai precisar pagar educação do filho até o pós doutorado, caso ele estude na europa, vai ter a possibilidade de escolher onde morar em mais de 27 opções, terá um sistema de segurança e de transportes que jamais terá no Brasil nos próximos 50 anos, enfim são tantas vantagens que fica até chato ficar citando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Fabio - voce tem toda a razao. Quando eu calculo o que vou gastar de infantário comaprado com preços de creche no Brasil, o investimento ja valeu a pena. Se coloco os demais beneficios, nao tem nem como comparar.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Fala, EP!
    Quais os custos para a cidadania? Já hegou a calcular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Enriquecendo - calculei sim. No meu caso ficou bem caro porque a documentação dos meus bisavós portugueses nao estava em ordem e tive de contratar uma advogada. Só a ultima parcela da advogada ficou em EUR2.000 - no total eu gastei próximo de BRL12.000 em tres anos de processo.

      Mas quando a documentação está toda em ordem, voce gasta aproximadamente BRL1.400 no Consulado de Portugal no Brasil.

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. Fala EP,

    Muito bom, segue de vento em poupa, é isto ai.

    Que viagem show hein! Com certeza valera a pena.

    Um abraço

    ResponderExcluir