segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Atualização Patrimonial SET/18 - R$422.891,21 (-2,28%)

Ola pessoal - tudo bem ? Mais um fechamento de mes - dessa vez um fechamento mais rapido já que as coisas estão corridas por aqui novamente. Estou com diversas novidades e histórias para compartilhar - acho que é interessante dividir essas experiencias do mundo corporativo e como as coisas estão movimentadas por aqui, acho que terei material para bastante postagem. 

Porém, ao mesmo tempo que a correria me fornece material para compartilhar com voces, também me tira o tempo necessário para escrever e responder comentários. Então, eu vou escrevendo como rascunho e vou publicando conforme o tempo for permitindo ... mas para voces terem uma ideia: teve o desfecho do processo da multa, teve os resultados do meu exame de sangue, teve visita de parentes e passeios, teve um conflito de interesses grande entre um comprador do meu time e um fornecedor, teve alguns conflitos entre diretores de outra area que consegui observar e aprender algumas lições, etc... bastante coisa ocorrendo ao mesmo tempo.

Mas vamos ao que interessa nessa postagem - o fechamento patrimonial.


Se voces lembrarem, no mes passado a variação cambial me ajudou no fechamento já que o dolar estava valendo BRL 4,16 no dia do fechamento patrimonial. Agora nesse mês a coisa se inverteu e o dolar estava BRL 3,99 no dia do fechamento.

Então, mesmo com o aporte conforme planejado para o mês (USD 1.300) - o real se valorizou em aproximadamente 4% e meus dolares passaram a valer um pouco menos em reais. Em compensação meus reais passaram a valer mais dolares.

De toda forma, o que importa é que o patrimonio total em Reais se desvalorizou - mas como eu tinha prometido para um dos anon em comentário do fechamento patrimonial do mes passado - eu controlo o patrimonio em reais, dolares e euros.

Para efeito de fechamento sempre considero o fechamento em reais - já que todos os colegas da blogosfera utilizam o fechamento em reais e eu acho o ranking muito divertido e motivador para participar.

Como curiosidade - vejam abaixo a comparativa em reais e dolares:

BRL projetado (meta): 419.686
BRL atingido (real): 422.891
Diferença: + 3.205

USD projetado (meta): 110.443
USD atingido (real): 105.987
Diferença: - 4.456

A previsao para o proximo mes nao esta muito boa para falar a verdade. Terei despesas extras com saude (medicamento e exame) e também vou iniciar o processo de cidadania do estagiário pobre - isso vai consumir mais alguns dolares. Fora isso, dependendo da definição de algumas situações familiares (nascimentos esperados para o final do ano), eu gostaria de trazer meus pais para uma visita em Janeiro ou Fevereiro. 

Eles viajaram somente uma vez na vida (viagem de avião) e foi exatamente para me visitar em um outro Estado do Brasil quando morei um pouco longe de casa. Adoraria trazer eles para me visitar em outro pais - acho que é uma experiencia que eles vao gostar muito, mas preciso me preparar financeiramente.

Um grande abraço,

9 comentários:

  1. Eu mantenho meu patrimônio fora contabilizado com cotação de 3 real por dólar, assim nunca preciso ficar ajustando coisinha por causa de FX rate. Mas isso é eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Eu entendo seu metodo de calculo - eu utilizo uma taxa fixa de cambio para projeções futuras (1 dolar = 3,80 BRL) - mas para o fechamento patrimonial eu gosto de utilizar o cambio do dolar comercial do dia de fechamento do meu patrimonio, sempre no final do mês. Eu sei que a variação é maior, mas também me da uma visao mais atualizada sobre o real patrimonio nas duas moedas (reais e dolares).

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Mas de que te serve ter uma visão mais atualizada do seu patrimônio se hj dolar tá 4,20 e amanha 3,30 ? Enfim !

      Excluir
  2. Excelente patrimônio!

    O ranking ajuda a manter a motivação com certeza.

    Abraços!

    https://feinvestidor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola FEI - tudo bem ? Pois é - o ranking é muito bacana e motiva bastante. Acho interessante esse tipo de "competição". Claro que na verdade a competição é com nós mesmos, já que a IF é diferente para cada um e pressupoe também um patrimonio diferente para cada um. De toda forma, o importante é seguir acumulando e dividindo os objetivos e estrategias com os amigos, porque o debate é muito legal.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. EP, vc acha que empreender nos EUA é mais lucrativo que empreender no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Eu nao sei te dizer se empreender nos USA é mais lucrativo do que no Brasil. Obvio que em uma analise superficial eu diria que sim, pois o mercado aqui é maior e com mais disponibilidade de credito - mas isso também traz mais competição e frequentemente reduz um pouco as margens do negocio.

      O que eu acho muito interessante por aqui é que é facil empreender. Quando digo facil eu me refiro a burocracia para abrir empresa, captar recursos, contratar funcionários, logistica, pagar impostos, etc... tudo isso é muito facil por aqui. O governo facilita a sua vida para voce ter sucesso no seu negocio e pagar os impostos - que é o interesse final do governo.

      Então, eu diria sem base nenhuma (teria de pesquisar para verificar se isso é verdade) que a sua chance de sucesso empreendendo por aqui seria maior do que no Brasil. Mas é possivel ter negocios bem lucrativos no Brasil - o problema é sobreviver aos primeiros anos e superar as dificuldades que mencionei antes.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. se vc gosta de margens de 3% no máximo seja bem vindo! Fique ai vendendo marmita que ganha mais, eua é ilusao só!

      Excluir
  4. Fala, EP.

    Como está sendo o desenrolar da oportunidade no trabalho? Acho que seus pais vão gostar sim da viagem, seria algo que eu também faria no seu lugar.

    Abraço!

    ResponderExcluir