terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Atualização Patrimonial NOV/20 - R$977.124,13 (+4.81%)

 Ola pessoal - tudo bem ? Mais um fechamento patrimonial, mas atens la vamos nos para algumas atualizacoes da vida pessoal:

O fechamento anterior eu comecei falando da minha promocao e do aumento no bonus. Pois entao, essa semana descobri que meu bonus nao vai ser tao bacana como esperado. A empresa onde eu trabalho tem diversas unidades de negocio diferentes - algumas estao indo muito bem e outras indo mal. Logo, os resultados utilizados para calcular o bonus tambem sao proporcionais: se voce trabalha em uma unidade de negocio que esta indo bem, seu bonus vai ser maior e se trabalho em uma unidade de negocios que os resultados estao a desejar, entao seu bonus (se tiver bonus) vai ser menor. 

Ate ai tudo faz sentido - ate que tivemos a noticia de que areas de apoio: juridico, marketing, compras, TI, Saude e Seguranca, etc... vao ser consideradas todas no resultado corporativo. Ai entra um grande problema - eu trabalho 100% dedicado para uma unidade de negocio que esta indo muito bem (a mais lucrativa da empresa); mas meu bonus vai ser medido de acordo com resultado corporativo - que nao estao legal porque algumas unidades que estao com resultados abaixo das expectativas, representam mais de 70% do negocio.

Logo, meu bonus vai ser menor do que o esperado - e eu ainda vou ter uma tarefa extra para explicar para os 27 funcionarios da minha equipe o porque eles vao ter um bonus menor do que o resto do pessoal que trabalha nos mesmos projetos do que eles. Vai ser dificil explicar e justificar para as pessoas que estao no mesmo projeto que uma delas vai ser avaliado de acordo com o resultado da unidade de negocios e o outro vai ser avaliado de acordo com o resultado corporativo. Mais dificil ainda e voce conseguir motivar a pessoa a continuar entregando bons resultados sendo que ele sabe que 70% do impacto vem dos projetos que eles nao estao envolvidos.

Seguindo nas atualizacoes, ainda estou a espera do Green Card (faz dois meses que o I-140 foi aprovado / 1 ano que I-485 foi submetido para imigracao) - entao, tudo pode acontecer nos proximos meses. Eu, particularmente, acredito que ate Marco ja pode haver um avanco no processo para a fase final de exame medico e entrevista (caso necessario).

O mais importante deixei para o final - tudo certo para o nascimento do Estagiario Junior. Todos os exames e acompanhamento pre-natal mostraram resultados otimos e agora e so aguardar a data (esta previsto para Janeiro). Entao, eu vou aproveitar e sair de ferias no final do ano, descansar um pouco e arejar a cabeca, colocar a leitura em dia, assistir alguns filmes que estao na lista, etc... para estar bem preparado para receber o novo integrante da familia Executivo Pobre.

Eu espero ter mais tempo tambem para escrever no blog - esse ano foi bastante "tumultuado" com nova posicao na empresa, novas responsabilidades, o processo de gravidez, a pandemia de COVID, processo de green card, entre outras coisas.


Mas vamos a atualizacao patrimonial:


1 - Reserva de Emergencia (USD 64.330 ou BRL 333.232): o saldo total da conta representa 13,1 meses das minhas despesas, sem economizar em nenhum tipo de superfluo. A minha intencao e investir parte desse dinheiro e manter somente uma alocacao de 6 meses das minhas despesas como reserva de emergencia. 


2 - Investimento Acoes USA (USD 43.674 ou BRL 226.231): o saldo da conta avancou bastante seguindo o movimento de alta da bolsa americana. Eu invisto em 3 fundos: 50% da carteira em fundo que replica o indice S&P500; 40% da carteira em fundo que acompanha indice formado pelas 3600 maiores empresas do mundo (exceto USA) e; finalmente, 10% da carteira em fundo que acompanha indice das 1600 maiores empresas de paises emergentes.


3 - Investimentos em REIT / Imovel (USD 80.629 ou BRL 417.658): como eu comentei no fechamento anterior, eu estou estudando adquirir mais um imovel de renda, pois existe a possibilidade de obter um yeld de 0.7% a.m. na regiao onde pretendo investir. E uma localizacao interessante perto de uma grande universidade e centro empresarial onde algumas grandes empresas tem seus escritorios. Entretanto, ainda estou um pouco receoso - falo um pouco mais sobre isso abaixo - devido a situacao financeira da empresa e a exposicao que tenho agora com o novo cargo.


Em resumo, eu pretendo direcionar parte do dinheiro da reserva de emergencia para investimentos e manter "apenas" 6 meses das minhas despesas na reserva de emergencia. Eu ainda nao avancei nesse movimento de investimento porque estou um pouco receoso da situacao financeira geral - e tambem da empresa onde trabalho - e acredito que pode ocorrer alguma reducao de pessoal no curto prazo. Como eu ainda nao tenho o green card em maos, caso a empresa decida cortar a minha posicao, eu tenho de deixar o pais e uma reserva de emergencia mais "gorda" ajuda caso eu retorne ao Brasil (teria 33 meses de reserva com despesas de BRL 10K mes) ou mesmo mude para Europa (teria 16 meses de reserva com despesas de EUR 3,5K mes).

Sendo bastante sincero, as "dificuldades" e "especificidades" do mundo corporativo vem me incomodando cada vez mais. Fazendo aqui uma reflexao sincera e transparente, eu sei que tenho bastante sorte de ter um bom cargo, com bom salario e em uma empresa que oferece bons beneficios. Alem disso, tenho essa sorte tambem de estar e manter empregado durante uma situacao de pandemia global. Todos esses pontos sao importantes e devem ser considerados - mas, no dia a dia, a "novela" do mundo corporativo nao vem atraindo muito a minha audiencia.

Estou sem paciencia para as reunioes onde voce percebe mais pessoas tentando fazer comentarios para se destacar em frente a lideranca do que contribuir (de fato) para a resolucao do problema. Tambem estou com menos paciencia para os colegas de trabalho tentando dar aquela "puxada de tapete" - e todas essas coisas que sao comuns no mundo corporativo e eu sempre soube como navegar nesse cenario, mas agora esta me faltando um pouco de paciencia. 

Talvez seja o fato de que tive somente 1 semana de ferias esse ano - acabei acumulando e vou tirar o restante das ferias agora no periodo de festas natalinas e ano novo; alem de carregar alguns dias de ferias para o proximo ano, pois pretendo voltar a viajar com a Sra Executiva Pobre. Talvez seja a "tensao" antes da chegada de mais um filho e a expectativa de que venha com bastante saude. Talvez seja somente a constatacao de que a vida e curta e ao vendermos nosso tempo para empresa, estamos fatalmente abrindo mao de algo que nao podemos recuperar no futuro. Tudo isso junto cria uma oportunidade de reflexao e planejamento para os proximos passos.

Nesse momento, o objetivo e ainda acumular patrimonio - pois apesar de estar perto de atingir uma marca importante (1 milhao de BRL), ainda falta bastante para poder ter uma renda suficiente para declarar Independencia Financeira.

Por esse motivo, no proximo ano pretendo aumentar as contribuicoes para o plano 401K (especie de previdencia privada nos USA) ate o limite permitido pelo IRS (Receita Federal nos USA); alem disso pretendo abrir uma conta Roth IRA onde as contribuicoes sao feitas pos-taxes e voce nao paga impostos no momento da retirada. Preciso checar os limites salariais para ter uma conta Roth IRA, mas da ultima vez que verifiquei, meu salario ainda estaria dentro do limite para esse tipo de beneficio.

O plano para o ano 2021 sera feito com calma durante as minhas ferias de final de ano e antes da chegada do Estagiario Junior. Tambem pretendo terminar algumas leituras pendentes e assistir mais filmes (esta se tornando um passatempo interessante).

Quanto a 2020, irei tambem fazer um fechamento anual - mas as metas financeiras ja foram atendidas e com o bonus eu devo conseguir avancar um pouco mais e criar uma "gordura" em caso de algum imprevisto no futuro.

Como o bonus desse ano sera um valor mais baixo - segundo minhas contas, devo receber algo entre USD 13K e 14K. Apesar de nao ser o valor projetado inicialmente se estivesse sendo avaliado de acordo com os resultados da unidade de negocio que trabalho (teria uma diferenca de mais de USD 10K no bonus); ainda assim, sera um dinheiro extra ja que as maiores despesas desse ano ja foram pagas: parto do Estagiario Junior, pintura da casa, reforma do sistema de irrigacao, etc...

Entao, nesse momento, o foco continua no aumento do patrimonio e buscando atingir a IF o quanto antes.


Um grande abraco,

14 comentários:

  1. Quais são seus três ETFs. Está satisfeito com eles? Parece bem interessante sua exposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sax - tudo bem ? Os tres fundos mutuos que possuo sao operados pela Fidelity, e sao eles: FXAIX, FSPSX e EMGYX.
      A minha carteira vai ser alterada novamente em Janeiro porque minha empresa esta transferindo a administracao das contas 401K da Fidelity para outra instituicao - logo, em Janeiro eu vou ter de verificar quais fundos estarao disponiveis nessa nova instituicao financeira e selecionar onde vou investir - mas o conceito e estrategia devem continuar o mesmo.

      Um grande abraco,

      Excluir
  2. Pelo que entendi se o bônus fosse como você achava que iria ser, você e sua equipe teria um bônus maior e as áreas de apoio menor? coitados áreas de apoio são filhos de deus também rsrsrs TI por exemplo é fundamental em uma empresa, acho justo um bonus mais igualitários para todos... além do pessoal tentando puxar o tapete, você acha que rola preconceito por ser estrangeiro, em especial brasileiro? até mesmo vc achar ser mais cobrado por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Stifler - tudo bem ? Primeiro em relacao ao bonus - acho que eu nao consegui me explicar bem. Na realidade, a empresa tem varias unidades de negocio e os resultados sao medidos para cada unidade de negocios individualmente. Entao, quem trabalha na unidade de negocios tem o bonus de acordo com o desempenho da sua unidade de negocios.

      Entretanto, tem algumas funcoes (juridico, TI, marketing, etc...) que prestam servicos para todas as unidades de negocio. Entao, o custo estrutural dessas areas e pago (proporcionalmente) por cada unidade de negocio e o bonus tambem e uma media do resultado de cada area de negocios - e eu concordo com isso. A reclamacao vem de algumas areas que, apesar de trabalharem exclusivamente e dedicadas a uma unidade de negocio, tambem estao sendo avaliadas como uma area corporativa - esse e o caso da minha area.

      O bonus das areas de apoio nao mudaria - e, se trabalham para varias unidades de negocio, eu acredito ser justo ter como bonus o resultado medio dessas unidades. Meu bonus (e da minha equipe) tambem vai ser assim, com o detalhe que nao trabalhamos para duas ou mais unidades. Trabalhamos exclusivamente para uma unidade de negocio - mas, essa situacao e um bom exemplo dos processos dentro do mundo corporativo.

      O meu voto, em particular, e para ter um bonus unico com a media do resultado de toas as unidades de negocio para todo mundo. O lado positivo e que isso incentiva o pessoal de unidades de negocio que stao indo bem a ajudarem as unidades que estao ficando para tras; por outro lado - pode tambem "acomodar" quem esta com resultado ruim pois sabe que o bonus vai ser "puxado" para cima pelo resultado das outras unidades de negocio. Nao tem uma solucao que atenda a todos - mas eu gosto do modelo de bonus unico para colocar todo mundo dentro do mesmo barco.

      Quanto a segunda parte da pergunta - eu nunca percebi preconceito por ser estrangeiro. Nao percebi no trabalho e tambem nao percebi na minha vida diaria. Acho que o fato e voce tentar se adaptar a cultura local (e nao impor a sua cultura ao local), falar o idioma e saber que voce carrega sotaques e vicios de linguagem que o nativo nao tem e estar disposto a sempre aprender mais com eles, respeitar as diferencas culturais na hora de se comunicar - tudo isso ajuda muito.

      O que eu percebo aqui, de forma geral, e sim um racismo forte (independente de ser estrangeiro ou local). Sei e pude observar episodios racistas em diversos locais que visitei, mas por aqui eu percebo que e um mal bastante enraizado na sociedade.

      Um grande abraco,

      Excluir
  3. Executivo, parabéns pelos textos e pela sua evolução! Acompanho há anos seu blog e é muito gratificante ver seu crescimento sólido e constante em todas as áreas. Executivo, algumas curiosidades... Várias vezes você comentou sobre sua casa aí. Teria como mandar postar foto de uma casa semelhante a sua e de uma vizinhança parecida para gente ter uma noção? É igual aquelas casas de filme, com dois andares, uma garagem lateral, gramado na frente e uma rotatória no final da rua? Que tipo de memórias você esta construindo com seu filho aí? Se você estivesse FIRE, o que você faria diferente com ele/s? Mesmo momentaneamente chateado com a vida corporativa, você sempre pareceu ser bem focado em resolver problemas e evoluir, você se visualizaria completo e satisfeito sem essa parte produtiva do dia-a-dia ou pensaria em uma FIRE parcial? Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Muito obrigado pelo comentario - e sempre bacana ter comentarios do pessoal para interagir e peco desculpas tambem pela demora na resposta. Vamos as curiosidades:

      1 - O link abaixo nao e da minha casa (essa casa nao fica nem no mesmo estado onde eu moro), mas tem um estilo parecido.

      https://www.zillow.com/homedetails/1828-Henrietta-St-Birmingham-MI-48009/24507071_zpid/

      Minha casa tem 2,665 square feet (cerca de 247 metros quadrados). E uma casa comum na regiao onde moro - com dois andares. No andar de baixo tem a sala, cozinha, garagem, escritorio e um lavabo; e no andar superior ficam os 3 quartos, uma outra sala e banheiros. Eu moro em um gated community (um condominio fechado) com cerca de 50 casas. A minha fica no final da rua, entao e tudo bastante silencioso e tem um gramado na frente e tambem um bom quintal nos fundos (tambem gramado). E a tipica casa americana dos suburbios.

      Em relacao as memorias com meu filho - tenho de reconhecer que aqui facilita muito a vida, uma vez que nao fico preso no transito e tenho mais tempo para familia do que quando morava no Brasil. Fora de tempos de home office, eu saia da empresa as 18:00 e chegava em casa as 18:15. Alem disso, e muito tranquilo de sair a noite para uma caminhada no condominio ou mesmo nas ruas vizinhas fora do condominio durante a noite (meu filho adora fazer isso). E tambem as atividades em casa permitem muitas brincadeiras ja que seu vizinho nao vai reclamar de baruho e voce tem bastante espaco na sua casa para brincar sem atrapalhar em nada.

      Em relacao ao conceito da FIRE parcial, eu acho muito interessante. Um dos planos alternativos caso eu nao tenha o meu emprego atual - seria voltar ao Brasil e acionar os contatos para dar aulas nas faculdades e aproveitar o mestrado em Financas que eu conclui antes de vir para os USA. Eu sempre gostei muito de lecionar e essa atividade me atrai bastante. A senhora Executiva Pobre e pos-doutora e tambem voltaria a lecionar. Com os dois fazendo esse trabalho por meio periodo + renda passiva - acho que poderiamos ter uma vida confortavel e com bastante liberdade.

      Outra opcao seria retornar ao Brasil e usar parte do patrimonio para investir na construcao civil (construir casas para revenda) - algo que meu pai fez por muito tempo ate se aposentar.

      Ainda tenho opcoes na Europa e, apos o green card, teria ate mesmo outras opcoes nos USA. Mas o que vem me incomodando (e sempre me incomodou) e o ambiente no mundo corporativo. Acho um ambiente muito agressivo, com as pessoas competindo nem sempre de uma forma honesta e leal. Obvio que eu sei que o ambiente nao vai mudar e vou me adaptando da melhor forma, mas tenho consciencia tambem que sou uma engrenagem totalmente substituivel nessa grande maquina. entao, mantenho sempre o olho em outras opcoes para quando chegar o momento (por iniciativa minha ou da empresa), eu possa explorar outras possibilidades.

      Um grande abraco,

      Excluir
  4. Do you need Finance? Are you looking for Finance? Are you looking for finance to enlarge your business? We help individuals and companies to obtain finance for business expanding and to setup a new business ranging any amount. Get finance at affordable interest rate of 3%, Do you need this finance for business and to clear your bills? Then send us an email now for more information contact us now via (financialserviceoffer876@gmail.com) whats-App +918929509036 Dr James Eric Finance Pvt Ltd Thanks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja pensou ? Quando comeca a receber oferta do Dr. James Eric Finance para emprestimos a 3% e porque estamos ficando famosos. Sera que vale a pena pegar o emprestimo a 3% e investir na Brais Company com 7% ao mes garantido ? (ironic mode).

      Excluir
  5. Tudo bem, Executivo? Como vai a família?

    Também estou me enchendo do mundo corporativo, parece que eu vivo numa tirinha do Dilbert. Uma coisa que eu fico curioso: aí nos EUA os funcionários também são coagidos a participarem de festas de fim de ano da empresa? E a almoçar com o chefe / equipe? Digo isso em tempos normais, sem corona.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Mago - tudo bem ? Por aqui estamos todos bem - obrigado por perguntar.

      Nao diria que os funcionarios sao coagidos - pelo menos eu nunca vi isso acontecer diretamente. Mas o pessoal sabe que nessas festas de fim de ano e tambem nos almocos com chefe, acontece bastante troca de informacoes, conversas e papos sobre a empresa. Entao, ninguem quer ficar de fora e correr o risco de ser esquecido.

      Em certos almocos eu ja vi ate o pessoal "brigando" para ver quem senta perto do chefe, quem senta na frente do chefe ... todos querendo ter a oportunidade de "vender o peixe". Esse e uma das coisas no mundo corporativo que atrapalha bastante - qualquer um com um pouco mais de experiencia ja entende que as promocoes nunca sao 100% baseadas nas habilidades tecnicas. Ainda vejo muitos jovens nos comentarios dos blogs dos amigos, reclamando que nao foi promovido mesmo sendo o melhor na funcao. As promocoes sao uma mistura do que voce entrega como resultado do seu trabalho com as conexoes que voce desenvolve dentro da empresa.

      Nao concordo e nao gosto dessa dinamica - mas isso nao faz com que a dinamica seja diferente. No dia a dia, os promovidos sao os que tem essa relacao proxima com a lideranca e, por isso, eu vejo muita gente ate "brigando" para ter essas oportunidades de estar proximo do chefe nos almocos, happy hours, etc...

      Um grande abraco,

      Excluir
    2. Eu falei em coação porque considero que tudo o que um chefe pede e que está além do escopo do trabalho, ou do negócio da empresa, eu considero coação.
      Por exemplo, ja trabalhei em um lugar em que um chefão pedia pro RH a lista de quem não havia participado do happy hour.
      E sim, é como você falou, muitas promoções são baseadas em "amizades de bar".

      Excluir
    3. Pois e, Mago. Eu acho que um chefe pedir para os funcionarios irem no happy hour ou confraternizacao e quase implorar pela atencao do time. Onde eu trabalhei, tive a sorte de nunca precisar fazer esse tipo de coisa - sendo que eu mesmo nao sou muito fa de atividades em grupo fora do horario de trabalho, mesmo que seja uma confraternizacao.

      Agora, essa situacao que voce descreveu, apesar de absurda, eu sei que e bastante comum. Os lideres usarem dessa "pressao" pedindo lista de nomes para o RH e coisas do tipo. Eu tive uma experiencia que foi muito legal em uma empresa no inicio da minha carreira - o diretor da empresa chamou uma reuniao com todos dos departamentos que reportavam para ele (cerca de 80 pessoas) e disse: "Pessoal, esta chegando o final do ano e periodo da nossa festa de confraternizacao. Temos aqui a opcao de alugar um local e fazer um jantar para voces e conjuges / companheiros(as). Sera uma festa bacana com bastante comida, bebida e uma oportunidade para relaxar. Entretanto, eu sei que muitos de voces nao gostam desse tipo de evento e preferem passar esse tempo com a sua familia em um ambiente mais intimo. Entao, vou abrir uma votacao e voces poderao escolher se preferem a festa ou se revertemos o custo da festa (cerca de R$200 / pessoa na epoca) em um brinde de Natal e damos o dinheiro para voces utilizarem com a familia de voces da forma que acharem melhor."

      Eu achei a iniciativa muito legal e dava opcao para o pessoal escolher - com os beneficios e defeitos da democracia: a maioria vence. Naquele ano, eu me recordo que o pessoal escolheu a festa; mas no ano seguinte escolheram receber em dinheiro. Depois eu mudei de empresa e acabei nao acompanhando se houve mudancas no processo de decisao ou nao.

      Um grande abraco,

      Excluir
    4. Essa empresa em que você trabalhou agiu certo. O ideal, na minha opinião, é sempre recompensar o funcionário em dinheiro, no máximo em vale-compras, e não em "experiências" , "gaveta de chocolate", "dia do chapéu", etc., mas cada vez mais é raro receber recompensas em dinheiro, infelizmente.
      O Nassin Taleb explica em seu livro Skin in the Game porque geralmente as empresas não gostam de dar muito dinheiro a seus funcionários: para mantê -los dependentes.
      Abraço!

      Excluir
  6. Está quase quase no 1MM e vai entrar no hall da fama. Boas festas por ai! Abs.

    ResponderExcluir