sábado, 30 de abril de 2016

Atualização Patrimonial - ABR/16

Olá Pessoal - tudo bem ?

Mês muito bom para os investimentos - valorização nos FII´s e nas Ações, além de boas taxas no TD. É impressionante o que a expectativa de troca de governo causa no mercado. Espero que o processo de impeachment ocorra de acordo com o cronograma esperado - votação da admissão no Senado proximo do dia 10/05/16 e, desta forma, o Brasil consiga recuperar um minimo de credibilidade e atrair os investidores novamente, além de começar a destravar a economia. Acredito que o ano de 2016 será, infelizmente, mais um ano perdido - mas se houver troca no comando do país, o ano de 2017 ainda pode ser recuperado.

As coisas estão ficando cada vez mais complicadas no mestrado. Neste trimestre estou com duas materias que estão demandando bastante. Agora existe um risco real de me atrapalhar com as atividades de trabalho e estudo; mas como o mestrado está avançado (teoricamente termino ainda este ano), tenho de manter o foco e concluir mais esta etapa que vai permitir um plano B (dar aulas) em caso de crise no trabalho.

Mas vamos ao fechamento do mes de Abril:

1 - Poupança:


Nenhuma novidade nesta categoria. Sigo mantendo a reserva de emergencia de R$10.000,00 e no ultimo final de semana eu fiz as contas incluindo, em caso de eventual demissão, o recebimento do seguro desemprego e das verbas de rescissão a que tenho direito até agora. O resultado obtido me permite ficar sem trabalhar durante 24 meses, sem mexer nos investimentos. Além dessa reserva de emergencia + seguro desemprego + rescissão contratual; ainda tenho um bom valor em Tesouro Direto que pode ser utilizado em caso de emergencia. Pode parecer muito pessimismo, mas estou vendo muitos colegas perdendo o emprego e, quando voce tem um cargo / salário um pouco melhor, já fica bem mais dificil se recolocar neste momento de crise.


2 - Ações:


Mais um mes de recuperação da Bolsa de Valores. Neste mes, especificamente, atingi 30% de valorização em UGPA e segui o plano de vender estas ações e transferir o dinheiro para Renda Fixa. Este plano de menor exposição direta a ações está alinhado a um projeto maior que pretendo executar em 10 anos e que demanda uma menor exposição ao risco. Ainda tenho outras 3 ações que estou aguardando atingir o meu preço-alvo para venda; porém as demais ações o dinheiro será reinvestido em FII´s com objetivo de aumentar a renda passiva recebida.


3 - FII´s:


Valorização interessante também nos FII´s (apesar de eu acreditar que nao será uma valorização sustentavel). Com a situação economica o governo nao deve conseguir baixar os juros em curto prazo, além da vacancia em determinados imoveis aumentar ate o final do ano e isso deve se refletir no valor das quotas. De qualquer forma, continuo com yeld de 0,92% a.m e o dinheiro dos alugueis está sendo reinvestido em Tesouro Direto até equilibrar a carteira - depois disso os aportes voltam aos FII´s com foco na renda passiva e melhora de fluxo de caixa mensal. Pretendo chegar em 2024 com R$500K investidos em FII - o que pode trazer uma renda mensal de R$4.000,00 considerando um retorno de 0.8% a.m.


4 - Tesouro Direto:


 Aporte do dinheiro da venda de UGPA foi direcionado para Tesouro Direto. Neste momento, o aporte foi feito em LFT para completar a reserva planejada. A partir deste momento, os novos aportes serão direcionados a NTNB Principal 2024 para formar reserva para meu projeto a ser executado em 10 anos. Quando o titulo vencer em 2024, então irei verificar a melhor opção para aplicar esses valores com objetivo de obter renda passiva.


5 - Total:


Finalmente a barreira dos R$180K foi quebrada. Lembrando que meu objetivo para este ano é superar a barreira dos R$200K e sigo firme nesta meta até Dez/16. Em Julho está previsto o pagamento da ultima parcela do terreno e então eu volto com os aportes a partir de Agosto. Outra coisa bacana é que estou começando a planejar as ferias que devem acontecer no meio deste ano - nao vejo a hora de sair de ferias e poder descansar um pouco; mas esse assunto de ferias fica para uma proxima postagem.

Um grande abraço,

18 comentários:

  1. Ola EP,

    Excelente fechamento.

    Voce comprou lote com objetivo de construir ou revender?

    Na minha regiao esta bem fraca a procura por imoveis, mas, a longo prazo terras sempre valorizam.

    Eu vendi um lote que tinha financiado e apliquei em FIIs, fora alguns riscos de vacancia, estou me sentindo mais seguro.

    Acoes nao pretendo voltar a ter, no momento.

    A sua estrategia FIIs e TD me parece muito boa.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VDC - tudo bem ?

      Inicialmente eu comprei o lote com objetivo de construir e alugar. Pela localização do mesmo, será um bom ponto comercial - penso em construir um imovel com 02 andares, sendo um salão comercial no andar terreo (com recuo para 04 vagas de estacionamento) e mais um espaço para 02 escritórios no andar superior. O obejtivo principal é incrementar a renda passiva atraves dos alugueis a serem recebidos.

      Entretanto, uma oportunidade já está sendo explorada - pois devido a localização do imovel; uma empresa de transportes que atua na região me procurou para alugar o terreno como estacionamento para alguns caminhoes pois eles estão em fase de ampliação na empresa e as obras nao permitem espaço para estacionar estes veiculos. Então, eu aluguei para eles por um periodo de 06 meses (prazo previsto para concluir as obras na empresa). A boa noticia é que a primeira parcela do aluguel (referente a 03 meses) ja foi depositada e devidamente antecipada no pagamento do terreno.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Essas barreiras psicológicas torturam. Ainda estou no início da caminhada (comecei em 08/2015), mas sinto um aperto no coração quando vem se aproximando números redondos. O mais engraçado é que não aceito que o mês não irá render ou patrimônio não irá aumentar. Parece um vicio, kkkk.


    Quanto ao mercado, esse animo as vezes me assusta. Quando o Temer assumir ele vai ter que frear muita coisa para acertar a máquina pública. O problema é como.

    Estou no aguardo e continuando a juntar meus trocados. A única coisa que me tortura é: Pq eu nao tinha dinheiro em janeiro e fevereiro quando estava tudo desabando...

    Firme e forte Executivo, essa luta é nossa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá RI - tudo bem ?

      Realmente existe algumas barreiras psicologicas a serem vencidas; principalmente quando o mercado entra em crise e começamos a ter retornos negativos. Parece facil dizer que isso é bom pois vamos adquirir mais valor por menos dinheiro; mas na vida real quando o dinheiro está aplicado é muito dificil ficar "mais pobre" no final do mes.

      Por isto que os FII´s e mesmo a Renda Fixa tem um papel importante na formação de renda passiva que tende a atenuar estes efeitos do mercado em baixa. Mesmo o patrimonio diminuindo, é uma sensação reconfortante receber um valor maior de aluguel ou de juros no mes seguinte.

      O segredo é o autoconhecimento e fazer aplicações onde voce fique confortável. Os planos mudam de acordo com as circunstancias da vida. Eu mesmo acabei desenhando nos ultimos meses um plano diferente do que imaginava para daqui 10 anos; e devido este novo plano a minha exposição planejada em Ações teve de ser repensada, já que 10 anos nao é um prazo absurdamente longo e este novo plano me motiva bastante a ponto de eu nao concordar em abrir mao dele em prol de um rendimento maior no longo prazo ao custo de maior exposição ao risco.

      O importante é manter os aportes sempre !!! Só de gastar menos do que ganha ja estamos a frente de milhoes de brasileiros que se vem envolvidos em dividas.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Perfeita a leitura do que é investir.

      Excluir
  3. Rumo aos 200k, então!

    EP, qual é o valor/hora que estima para as aulas (ou mensal)?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia DH - tudo bem ? Estamos juntos na caminhada ... voce é uma referencia e temos o mesmo objetivo de R$10K de renda passiva (acompanho sempre pelo seu Rocky Steps).

      O valor hora / aula que estou estimando para as faculdades proximas da minha casa e para professores com nivel mestrado é entre R$38 e R$45 / hora-aula. Verifiquei estes valores com alguns colegas que ja atuam no meio academico e estão alinhados com a pratica de mercado. É possivel uma remuneração maior (bem maior) mas ao custo de obter uma maior titulação (doutorado ou pós doutorado) e começar a investir em pesquisa e publicações; mas isso é o oposto da tranquilidade que estou buscando. Por isso todos os meus planos financeiros consideram um valor medio de R$40,00 / aula.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Por isso que saltei para fora do barco. Embora seja altamente gratificante lecionar, o dinheiro não vale muito a pena.

      Abraço, meu caro!

      Excluir
  4. Fala EP, belo avanço, meus parabéns, queria fazer uma pergunta, onde posso pegar essa planilha, sei que ela é do além da poupança, mas a que está disponível no site dele pra baixar não é igual a essa que o pessoal tá usando, você teria o link ou poderia disponibilizar ela para que eu pudesse usar no meu gerenciamento financeiro? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia JF - tudo bem ? A planilha eu peguei lá mesmo no site do AdP. Vou ate dar uma passada no site dele, pois se ele fez alguma modificação na planilha vou tentar me interar do que foi modificado.

      Os links onde encontrei a planilha seguem abaixo:

      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/07/planilha-de-registro-de-investimentos.html?_sm_au_=iVVZZFQjr10ksRFR

      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/08/atualizacao-da-planilha-de-rendimentos.html?_sm_au_=iVVZZFQjr10ksRFR

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Muito obrigado EP, passarei a usar ela no meu blog também, agradeço mesmo!

      Excluir
  5. EP, logo logo vc passa dos 200K, e pela rentabilidade, não vai demorar...

    Eu gosto muito de como você distribui seus investimentos, bem diversificado (ao contrário do meu,...)

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola PJ - tudo bem ?

      Espero realmente chegar logo nos 200K - é uma marca bem interessante !!! A diversificação dos investimentos é importante pois eu tenho um perfil um pouco mais defensivo e tenho um plano para 10 anos que está muito ancorado na geração da renda, logo a diversificação será muito importante.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Se continuar nesse ritmo, com certeza irá quebrar essa meta de 200 K....ABRAÇO E BOM MÊS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Beto - tudo bem ?

      Espero atingir logo a marca dos R$200K - mas estou ainda mais focado em aitngir os R$10K em renda passiva. Hoje, eu tenho um renda passiva de aproximadamente R$1K, ou seja, atingi 10% da minha meta. Mas vamos firmes rumo a IF.

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. Parabéns pelo resultado. E vira vício mesmo, é muito bom ter x mais todo mês só com investimento. Atualizo todo dia!!

    ResponderExcluir