domingo, 31 de julho de 2016

Atualização Patrimonial - JUL/16

Olá Pessoal - tudo bem ?

Vamos as novidades do mês: finalmente eu consegui entregar a qualificação do meu artigo (introdução, revisão bibliográfica e metodologia) para o meu orientador e estou aguardando a revisão dele para ver se poderemos enviar para a banca e agendar a qualificação do projeto. Tenho prazo máximo até final de Agosto para isso ocorrer, então isso me preocupa um pouco; mas agora a bola está com ele para fecharmos este assunto. Apesar de todas as dificuldades, eu fiquei feliz com o projeto que mandei para ele (claro que sempre poder ter melhorias e correções) mas acho que ficou bem completo e com um bom nível de qualidade e apresentação.

No trabalho, eu finalmente consegui as minhas férias (sai de férias no final de Julho e retorno somente em meados de Agosto); então no momento que voces estão lendo esta postagem eu já estou de férias. Como já falei anteriormente para voces, neste ano eu fui convidado a ser padrinho de um familiar que irá se casar nos USA e por este motivo, estou novamente viajando para lá. Não estou reclamando pois é um lugar muito legal, mas é sempre bacana comenhecer lugares novos; então como eu já conhecia o lugar onde ele vai se casar por motivos de viagem a trabalho nas antigas empresas onde passei (Detroit), tratei de incluir outros lugares para visitar nas redondezas - inicialmente Chicago e Boston; mas pode ser que a visita fique somente em Chicago. Vamos ver como os planos se desenrolam quando eu chegar por lá.

Aproveitando que a viagem é paga pela Sra Executiva Pobre, usei o dinheiro do adicional das férias para terminar de quitar o terreno e acredito que em Agosto os aportes voltam normalmente; sendo que o aluguel do terreno será totalmente direcionado a compra de moeda estrangeira que faz parte do plano de morar fora do Brasil dentro dos próximos anos.

O clima na empresa está menos otimista do que há alguns meses pois os leilões de energia estão atrasados e a empresa depende muito da realização destes leilões para movimentar a cadeia produtiva, ou seja, se o governo não investe em infra estrutura, a coisa fica bem complicada. Sigo monitorando o mercado, mas como tenho a reserva de emergência, o máximo que pode acontecer é receber o FGTS antes do previsto e ai colocamos o carro para rodar de UBER até conseguir se recolocar no mercado. A unica coisa interessante é que a equipe economica do Temer é de primeira linha; pena que a questão não é só economica - tem a parte politica para desenrolar !!!

E, estamos tentando contratar estagiarios para a area de Compras aqui da empresa e me pediram para ajudar no processo de seleção. Fica a dica aos colegas jovens que podem ter conhecidos, filhos, afilhados, parentes e afins cursando faculdade e procurando estágio .... pelo amor de Deus, sigam as dicas abaixo:

  1. Cuidado com erros de ortografia no curriculo, 
  2. Evita usar o gerundio (a não ser que a vaga seja para telemarketing)
  3. No Objetivo Profissional nao escreva coisas como "crescer junto com a empresa"
  4. Não escrevam seje, esteje, etc... ISSO NÃO EXISTE
  5. Não escrevam a nível de, 
  6. Não coloquem numero de documentos (RG, CPG, Titulo Eleitoral) - ninguem quer saber o numero do seu documento;
  7. Não coloque foto no curriculo (muito menos com boné, com cabelo esquisito, etc...)
  8. Não venha na entrevista com roupas estilo "mano da quebrada" ou com "cabelo de jogador de futebol" - eles ja tem dinheiro e nao precisam de emprego, voce precisa.
  9. Nao venha na entrevista de boné, nem de brinco (só se for mulher), nem de piercing ... eu sei que parece preconceito, mas as pessoas são sim preconceituosas, inclusive as pessoas que podem te contratar,
  10. Use uma calça jeans comum, camisa polo (sem estampas) e o tal do sapatenis se a empresa for moderninha (agencia de publicidade, marketing, tecnologia de informação, startups, etc...)
  11. Use uma calça social preta, camisa social branca / azul escuro / cinza escuro com corte slim e sapato social se a empresa for tradicional (automobilistica, engenharia em geral, sistema financeiro, etc...). Na duvida, vai na segunda opção.
  12. Nao chegue atrasado na entrevista (chegue sempre 20 minutos antes e fica fazendo hora na rua para não chegar suado e quando faltar uns 10 minutos, voce chega na recepção);
  13. Desliga a porra do celular, não deixa no "vibra" .... DESLIGA !!!
  14. Quando te perguntarem se está participando de mais processos de seleção, sempre responda que está avaliando opções que o mercado oferece mas que gostaria muito de trabalhar na empresa onde esta fazendo entrevista porque ela é ... (lider do mercado, reconhecida na area, reconhecida pela excelencia do produto, inventa qualquer coisa positiva sobre a empresa).
  15. Saiba que "aumentar qualificações" no curriculo tem limite. Nao vai colocar que fala ingles se voce nao consegue conversar em ingles ... nao pensa que saber os termos dos joguinhos da internet e conseguir conversar nos foruns de games será suficiente na hora da entrevista. Agora se voce fala a porra do idioma, coloca ingles avançado (pelo amor de Deus, se voce nao fez intercambio, nao morou fora do pais um tempão e nao domina somente o idioma mas também a cultura inglesa / americana - nao coloca ingles fluente). É melhor voce colocar ingles avançado e o entrevistar se surpreender positivamente do que o contrário.
  16. Espanhol e Portunhol não são a mesma coisa .... não pense que la garantia soy jo vai colar em uma empresa espanhola de verdade. Dependendo da região da Espanha (Catalunha, Pais Basco, etc...) além do idioma, o conhecimento da cultura é mais do que importante. Claro que nao para o nivel de estagiário, mas para outros cargos é importante sim. Se voce nao fala Espanhol nao coloque no CV e pronto.
  17. Coloca as experiencias extra-curriculares: se voce toca instrumentos, se voce vai acampar, se faz trabalhos voluntários, se participa de movimento escoteiro, se pratica esporte profissionalmente (filiado a federações) isso ajuda muito no CV de um estagiário pois demonstra competencia em trabalho em time, habilidade em lidar com o publico, situações sob pressão, etc...
  18. Na sala de espera nao fica na porra do zap-zap e nem olhe para o celular (lembra de desligar o celular e colocar no seu bolso). Pegue uma revista qualquer na recepção e fique folheando ou então repassando mentalmente algumas frases importantes para falar na entrevista sobre aquelas perguntas manjadas que vao te fazer, como por exemplo: qual foi seu maior desafio ? qual seu maior defeito ? Como voce trabalha sob pressão ?
  19. Quando te perguntarem o seu maior defeito, nao seja um playboyzinho mimado que fala que o maior defeito é ser perfeccionista demais. Fale um defeito que realmente voce tem e como está trabalhando isso, por exemplo: meu maior defeito é ser ansioso e sei que isso pode me levar a tomar decisões precipitadas, por isso estou me empenhando em aprender cada vez mais e reunir o maior numero de informações para poder tomar decisões com um nivel de consciencia cada vez maior e controlar a minha ansiedade.


Espero poder voltar a falar mais do mundo corporativo nas procimas postagens (também quero voltar a falar um pouco dos lugares que tive a oportunidade de conhecer nas viagens de trabalho), mas enquanto isso vamos ao fechamento do mês:

1 - Poupança:


Como voces podem ver este mes o valor em Poupança aumentou, mas trata-se apenas da venda das ultimas ações que eu tinha em carteira. aproveitei esta subida da Bolsa e queimei as ultimas ações que faltavam e, como estou saindo de férias e sem tempo para analisar as opções (mas acredito que será alocado no Tesouro Direto) para continuar balanceando a carteira), o dinheiro vai ficar um mês na Poupança.


2 - Ações:


Como mencionado anteriormente, "zerei" as minhas posições em ações. Apesar de ter ainda uma exposição considerável em renda variável com os FII´s que considero mais adequado ao meu perfil. De qualquer forma, foi um periodo bem interessante de aprendizado e com ganhos interessantes, principalmente com ABEV3 e UGPA3, que me ajudou bastante a aumentar os ganhos da minha carteira. No próximo mês já nao teremos mais a parte de ações no fechamento mensal.


3 - FII´s:


Neste mês, os FII´s acompanharam a subida da BOVESPA e também se valorizaram bastante, além do reinvestimento dos alugueis recebidos (em torno de R$900,00). Ainda tenho como meta os aportes no Tesouro ate balancear a carteira, então as proximas compras de FII devem ocorrer somente no inicio do proximo ano, mas até lá estou monitorando os proximos FII´s a estrearem na carteira que hoje conta com 10 FII´s: AGCX/ BBPO/ RNGO/ KNRI/ NSLU/ FIIP/ FCFL/ HGRE/ HGLG/ PQDP.


4 - Tesouro Direto:


O Tesouro Direto também colaborou neste mês e tivemos uma boa valorização, no ano também estou satisfeito até o momento. Os titulos que carrego na carteira são LFT acompanhando a Selic e NTNB Principal com vencimento em 2024.


5 - Total:


Quebramos a barreira dos 190K e rendimento histórico proximo de 40% em 37 meses de acompanhamento da carteira - interessante hein ???? Mas a meta deste ano é chegar aos 200K, nao vamos descansar enquanto nao batermos esta meta. Com a volta dos aportes a partir do próximo mes ficaremos mais próximos e acredito que poderemos atingir a meta antes de dezembro se a economia nao tiver um retrocesso muito grande. Vamos todos rumo a Independencia Financeira.

Ps: Como estarei em viagem, nao tenho certeza se conseguirei responder aos comentários imediatamente; mas responderei a todos quando voltar como já é prática aqui no blog. Todos os comentários são respondidos.

Um grande abraço a todos.

27 comentários:

  1. Excelente Post!
    As dicas são realmente valiosas para quem busca emprego. Precisam entender que alguns detalhes são notados, gostem os candidatos ou não.

    Cara, nem sei o q falar, que rentabilidade! Ainda mais sem nenhum aporte esse ano!
    É de tirar o chapéu!

    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Funcionario Investidor - tudo bem ?

      Em primeiro lugar peço desculpas a todos pela demora na resposta aos comentários - como disse na postagem eu estava em viagem fora do país e acabei nao acessando o blog neste periodo.

      Eu estou bem feliz com a rentabilidade este ano, mas estou mais feliz que no proximo mes os aportes estarão de volta e com isso, acredito que os 200K ainda em 2016 estarão proximos.

      O bacana é que estou em fase final de negociação para aluguel do terreno no interior de SP - que passará já a rentabilizar o capital investido e nao precisarei colocar "dinheiro dos aportes" para fazer as melhorias planejadas no terreno (construção dos demais muros e cobertura para iniciar o galpão comercial).

      Bola para frente e vamos em busca dos 200K !!!

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Ótimas dicas para entrevistas executivo, que tal um dia fazer um post mais aprofundado nisso? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco Antonio - tudo bem ?

      Com certeza irei aprofundar um pouco mais nas postagens sobre o mundo corporativo e a parte de seleção e entrevistas é fundamental. Pretnedo também aprofundar as postagens sobre viagens e cultura / dia a dia nos diferentes paises que tive a oportunidade de conhecer e trabalhar, pois vejo que tem muitas pessoas que tem a ambição de morar no exterior e acredito que será interessante abordar estes temas com maior profundidade.

      Muito obrigado pela sugestão e um grande abraço.

      Excluir
  3. Ola EP,

    Muito bom, viajar p/ os states è sempre bom.

    Gostei das dicas de entrevista.

    Ja entrevistei alguns candidatos para estagio em TI e sinceramente, que lastima. Era cada um pior que o outro, na ultima entrevista.

    Lembro que uma das estagiarias disse que nao conseguia ficar sem conversar, que era muito inquieta. E olha que eu tinha dito que a vaga era pra pessoas focadas, que conseguissem ficar concentradas para desenvolvimento das atividades.

    Em outro processo seletivo apliquei umas provas, e quem dizia ter Excel avancado fez.

    Nao conseguiam fazer uma simples formula Procv ... E ainda era avancado rsrs.

    È muita mentira nos curriculos, comigo nao passa, se falar que tem ingles avancado no meio da entrevista eu mudo pra ingles, sem avisar, pra ver a reacao. Ja teve gente que nesta hora revelou que nao falava e que pensou que nao seria testado.

    Precisamos estar preparados, suas dicas foram excelentes,

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VdC - tudo bem ? Realmente processo de seleção nas empresas é uma coisa bem maluca - nem sempre contratamos o melhor candidato (na verdade, acho que erramos na maior parte das vezes); mas é impressionante o numero de candidatos que mentem nos CV´s e se mostram totalmente despreparados para entrevistas.

      Acho que a nova geração tem muitas coisas positivas (facilidade de aprender, lidar com tecnologia, fazer diversas tarefas em paralelo, etc...) mas um dos maiores defeitos é que boa parte das pessoas acredita que as coisas vão acontecer porque elas merecem. Isso não existe - se voce nao estiver preparado, dificilmente as coisas vao acontecer como voce planejou. E estando preparado também é muito dificil, porque existe um fator aleatorio (podemos chamar de sorte, oportunidade, etc...) muito forte e determinante na forma como a carreira profissional das pessoas se desenvolve.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Executivo nas entrevistas você pergunta para o candidato qual é o maior defeito dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Surfista - boa tarde:

      Eu, particularmente, nao faço esta pergunta porque acho que nao acrescenta absolutamente nada na entrevista. Eu nao contrato a pessoa por seus defeitos e sim pela suas habilidades; além doque dificilmente uma pessoa é honesta sobre seus proprios defeitos.

      Entretanto, eu tenho diversos colegas e observo que a maioria faz este tipo de pergunta - então, acho interessante estar preparado para responder este tipo de questão.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Dá uma revisada, está escrito próxima com C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahha procima foi feio msm

      Qto à entrevista, o q as pessoas não entendem é q, salvo exceções, basta fazer o mínimo. Ir minimamente decente, não atrasar, não ficar de papinho ou mexendo no telefone, não se achar o bambambam.

      Excluir
    2. Olá anon 23:23 - tudo bem ? Obrigado pelo alerta, vou revisar o texto. Este é o problema de digitar e nao revisar ... acabamos publicando este tipo de erro de digitação. Ainda mais eu que nao sou expert na arte da datilografia para os antigos ou digitação para os mais novos.... rsrsrs

      Um grande abraço,

      Excluir
    3. Olá anon 08:56 - tudo bem ?

      Concordo com voce que o básico é o suficiente para cargos iniciais, como estagiário por exemplo. Mas nem sempre ocorre desta maneira - meu chefe por exemplo, quando vai contratar um estagiário ele pede que o camarada tenha inglês realmente fluente (mesmo sem utilizar no trabalho) e um monte de experiencias que somente quem tem uma familia muito rica pode oferecer (estagios fora do Brasil, atividades extra curriculares, intercambio em paises de ponta). Tudo isso é complicado de conseguir e desnecessário (na minha opinião) para um cargo de estagiário, analista e mesmo para cargos junior e pleno ... talvez faça sentido em um cargo mais senior.

      Voce está contratando um camarada para desenvolver ele (essa é a essencia do estágio) e procura um cara com perfil de Diretor ?

      Ai fica dificil - eu mesmo sofri muito para arrumar meu primeiro estágio por este tipo de deficiencia (nunca fiz intercambio, nao falava inglês até meus 25 anos, etc...). O unico diferencial que eu tinha era o fato de ter experiencia de trabalho (como garçom, ajudante, operador de máquina, etc...) e estar fazendo uma faculdade publica - mas se meu primeiro chefe nao me desse a oportunidade de fazer o estagio, seria muito dificil. E vejo que cada dia mais o pessoal esta fazendo exigencias maiores para cargos menores.

      Temos de nos adaptar e correr atrás.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Rapaz, com o UBER o desempregado pode viver bem, pode ganhar dinheiro sem se preocupar com chefes e outros babacas. O poder de trabalhar a hora em que quiser, ser o próprio patrão é ótimo.

    Além do UBER, em caso de demissão, vc tem seus fiis, ou seja, duas fontes de renda.

    Força

    Ex Socialista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto muito do Uber e outras oportunidades de trabalho por conta propria. Tenho colegas que trabalham como corretor de imoveis (eles conhecem muito bem o mercado) fazendo o plantão na imobiliária por meio periodo e dirigem Uber outro meio periodo.

      Conseguem um dinheiro interessante e nao tem a pressão do mundo corporativo diariamente. Um outro colega saiu da empresa e montou um mercado/mercearia no bairro onde mora e esta indo muito bem até o momento. A experiencia no mundo corporativo ajuda no momento de empreender também.

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. Boas dicas EP.

    Encoxando os 200 K ..


    Dizem por aí que existe uma tal de crise ... Aqui na blogsfera quem está fazendo e fez o dever de casa tá indo bem.


    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rato - tudo bem ?

      A crise realmente existe, mas é o que voce comentou: quem fez o dever de casa está conseguindo atravessar a crise com mais tranquilidade. A reeita é básica e conhecida de todos - gastar menos do que ganha, formar uma reserva para emergencia e investir mensalmente diversificando as suas fontes de renda.

      Um grande abraço,

      Excluir
  8. Passar pela qualificação já é um grande passo, parabéns!

    Suas dicas de entrevistas e currículos muito me agradam! Cara, se eu não fosse engenheiro, gostaria de ser um headhunter... tenho a oportunidade no meu trabalho de fazer seleção e eu fico assustado em ver como as pessoas não tem noção... seguindo essas dicas básicas, muitos poderiam estar trabalhando em boas empresas..

    Bom, desejo boas férias! Pra variar, sua carteira e distribuição de ativos me agradam bastante..

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PJ - tudo bem ?

      Eu fiz o deposito da proposta de artigo e estou aguardando a data da qualificação (a secretaria do curso faz o agendamento com a banca interna), mas estou confiante e feliz com o resultado do trabalho até agora. O feedback do meu orientador também foi muito interessante.

      Eu também sou engenheiro, mas confesso que nao é uma profissao que eu recomendo para todos. Eu mesmo se tivesse a oportunidade de voltar atrás, provavelmente teria seguido um caminho diferente (tentaria a carreira militar) mesmo sabendo que traria uma remuneração menor. É uma area que eu me identifico muito e tenho diversos familiares que são militares.

      Mas o tempo passa e agora o que resta é aproveitar o lado bom da engenharia e seguir com os aportes para buscar a IF. Muito melhor do que trabalhar por necessidade é poder curtir a IF e se dedicar a algo que lhe traga prazer, independente da remuneração.

      Um grande abraço,

      Excluir
  9. Faça uma boa viagem. Tenho vontade de conhecer os EUA, ainda não tive a oportunidade. Preciso atualizar o meu inglês também. Estou formado a 6 anos e de lá pra cá praticamente não li nem uma linha mais em inglês. Rs.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EI - tudo bem ? A viagem foi muito bacana, muito obrigado. Pretendo contar um pouco mais nas postagens futuras. Eu recomendo as pessoas conhecerem todos os paises que tiverem oportunidade (sempre aprendemos algo e podemos reverter a nosso favor no mundo corporativo ou mesmo enxergar oportunidades diferentes quando mudamos a forma de olhar e entender o mundo). Claro que os USA é um lugar bacana para visitar, mas as vezes, conhecer nossos vizinhos (Argentina e Uruguai)pode ser uma alternativa barata e mais viável em tempos de dolar alto.

      Espero que voce retome as suas leituras em Ingles, pois alem de ajudar no mundo corporativo, voce passa a ter acesso a muito mais material sobre quase todos os temas. Como desenvolvimento pessoal, aprender novos idiomas é uma coisa essencial.

      Um grande abraço,

      Excluir
  10. Boas dicas.

    E acredito que vc vai quebrar os 200k bem antes de Dezembro. A idéia de sair de ações e ir só para FIIs e Renda fixa é muito boa e me agrada muito também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vidinho - tudo bem ?

      Eu observei que para o meu perfil, uma carteira de renda fixa e exposição a renda variavel através de FII (essencialmente de tijolos) faz mais sentido. Além disso, tenho exposição ao mercado cambial, apesar de comprar moeda estrangeira para formar patrimonio dolarizado e morar no exterior no futuro.

      Vamos firmes rumo a IF.

      Um grande abraço,

      Excluir
  11. Parabens pelo blog executivo pobre. Passando para conhecer um pouco sua trajetória. Acabei de criar meu blog. Tamo junto rumo à independência financeira. Visita lá meu blog quando der. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor do Milhão - muito obrigado pela sua visita. Com certeza visitarei seu blog.

      Um grande abraço,

      Excluir
  12. Parabéns pela perseverança rumo a independência financeira. Por meio de blog's assim como o seu eu acabei criando o meu também com o objetivo do primeiro milhão! Gostaria de adicioná-lo como um blog que eu sigo, posso segui-lo? Por gentileza visite o meu blog e sinta -se a vontade para dar alguma opinião, feedback ou quem sabe me inserir na sua lista de blogs favoritos! vou melhorando aos poucos rsrs... http://carteiradejuros.blogspot.com.br vamos nessa amigo! att breve

    ResponderExcluir
  13. Sempre bom ver estas dicas...

    Adicionei o seu blog no meu RSS Feed Reader (http://abacusliquid.com/blogosfera/)
    Quando tiver uma oportunidade adicione também o meu novo site no seu reader (http://abacusliquid.com).

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Querido executivo pobre, quantas boas informações você passa para o público do blog, sou um admirador de seu trabalho.
    Apenas uma observação, assim como recomenda prestar atenção na ortografia de estagiários, você acabou escrever próximo, com c "procimo". Atenção com a ortografia !!
    Sem querer ser o professor pascoal, apenas críticas construtivas para ver seu trabalho aqui cada vez maior.

    No mais está de parabéns, sucesso sempre e que essa fortuna se multiplique
    Grande abraço

    ResponderExcluir