terça-feira, 18 de outubro de 2016

Como Não Conseguir Uma Transferência No Trabalho - Parte II

Bom dia pessoal:

Algumas semanas atrás eu comentei com vocês sobre a oportunidade de uma transferência para os Estados Unidos, através de um processo de seleção interna na empresa. Se você já leu a postagem anterior, é só continuar lendo esta para que eu apresente a evolução deste tema até o momento. Se você não leu a primeira postagem, sugiro clicar aqui e dar uma verificada para conseguir entender tudo o que está ocorrendo.

Bom, vamos ao que interessa - eu havia agendado a minha entrevista com o lider da área nos USA para quinta feira (algumas semanas atrás). Antes da entrevista, eu preparei um material interno mostrando o que havia feito aqui no Brasil, quais as estratégias que havia implantado e os resultados obtidos. Enviei esse material antes da entrevista para poder guiar os assuntos para os projetos onde eu tinha obtido bons resultados. A entrevista foi muito boa, o lider da área elogiou bastante e informou que havia outros dois concorrentes para a vaga e que a seleção estava muito dificil pois os perfis apresentados eram muito bons e com excelentes recomendações.

Neste momento, acendeu o meu sinal de alerta pois isto significava que um dos concorrentes (meu chefe direto aqui no Brasil) também havia conseguido boas recomendações. Trabalhei para descobrir quem era o outro candidato e verifiquei se tratar de um colega da China, muito competente por sinal. Entretanto, minha experiencia demonstra que os americanos da região onde a empresa está localizada tem um certo preconceito com os chineses e eu imaginei (corretamente por sinal) que isso seria uma desvantagem para o colega chinês.

O meu chefe não sabia que eu tinha a informação de que ele estava concorrendo a vaga e que ele, ao invés de pedir a minha recomendação no comite de RH, havia solicitado uma recomendação para ele próprio. Eu deduzi que ele tinha sido recomendado pelo lider de RH e também pelo presidente, pois eles participam do Comite. Provavelmente, ele poderia ter mais uma ou duas indicações, mas a do presidente teria um peso muito forte.

Durante as semanas seguintes, eu perguntei para ele como havia ficado a minha recomendação para a vaga, já que ele tinha ido ao Comite de RH solicitar a aprovação deles. E adivinhem só, com a maior cara de pau, ele me disse que levou o meu nome para o Comite mas que eles acharam melhor que ele mesmo fosse candidato, pois ele tinha mais experiencia do que eu e o Comite ficaria mais confortável se o nome dele fosse levado para a seleção interna.

Eu segurei a vontade de falar algumas verdades para ele e agradeci por ele ter levado o meu nome para avaliação e desejei boa sorte no processo. Essa reação mais tranquila surpreendeu ele, pois acho que ele esperava que eu ia ficar muito decepcionado (claro que fiquei decepcionado, mas nao demonstrei naquele momento). Na verdade, minha reação teve um objetivo claro pois sabendo que ele estava na disputa com uma potencial recomendação do presidente, não seria saudavel tentar medir forças com ele. Além disso, caso ele ganhasse a disputa na seleção interna, a vaga dele ficaria aberta aqui no Brasil e poderia ser um potencial para promoção. Isso não é tão bom quanto ser transferido, mas é melhor do que nada.

Na sexta feira, eu recebi um contato dos USA agradecendo pela participação no processo, mas eles haviam escolhido outro candidato. Aproveitei a informação e liguei para meu colega da China e perguntei se ele havia sido escolhido e ele confirmou que não. Logo, eu deduzi que meu chefe havia sido escolhido para a posição (pois é - a batalha foi perdida) e mandei uma mensagem de parabéns e desejando sorte na nova jornada.

Ele respondeu me agradecendo e finalmente, ontem foi feito o anuncio da transferencia dele - que deve se concretizar em Janeiro, pois ele tem filhos pequenos e vai aguardar o final do ano letivo no Brasil para concretizar a mudança de país. 

Após o anuncio, dois colegas me procuraram para tentar traçar uma estratégia de movimentação, pois a vaga do chefe estava aberta e poderiamos fazer uma proposta de adequação na area. Não tem como detalhar muito o organograma da empresa, mas o resumo da proposta seria eu ficar com o lugar do meu chefe, o colega A ficar com a minha posição atual e o colega B ficar com a posição de uma pessoa que está retornando para Europa (veio ao Brasil como expatriado) no final do ano. O colega A iria acumular a minha posição com as responsabildiades do colega B, gerando então uma redução de custo, pois não seria necessário contratar ninguém para a posição do expatriado que vai retornar a Europa. Eu sei que é meio confuso, mas se ler umas duas vezes dá para entender ... rsrsrs.

Aproveitamos e chamamos meu chefe (futuro ex-chefe) e apresentamos a proposta e ele ficou de levar as instancias superiores, além de pedir a aprovação no Comite de RH. Comentei com o colega A e colega B que, devido ao histórico deste meu chefe (chefe deles também) não deveriamos criar expectativas, pois normalmente ele nao gosta de ver o crescimento dos funcionários. Para voces terem uma ideia, em todo o tempo de empresa, ele só promoveu dois funcionários - um deles em uma transferencia internacional (mais para se livrar do cara do que promover de fato) e outro que após a promoção deu um jeito de ser transferido para outra divisão e ficar longe deste meu atual chefe.

Dito e feito - ele retornou ontem a noite e nos chamou para um bate-papo. Fomos em uma cafeteria e ele disse que nao conseguiu emplacar o nome de nenhum dos tres para a movimentação sugerida.

Falou que o colega B não demonstra resultados a altura da posição; falou que o colega A pode talvez assumir uma posição em uma transferencia lateral (ou seja, não é uma promoção) e quando mencionou a area, ja percebemos a inteção dele. Trata-se da area mais problemática da empresa, onde nenhum gestor quer cair pois a chance de insucesso é enorme. Com certeza seria uma transferencia para queimar o cara.

No meu caso, ele falou que apesar de eu ter resultados e perfil para assumir a posição; ele nao conseguiu vender meu nome porque eu não ficava trabalhando de final de semana e isso era muito importante na empresa - eles queriam ver as pessoas vestindo a camisa. Também comentou que eu não tinha experimentado nenhum "grande problema" para poder vender a minha capacidade de resolução, pois a minha a´rea estava com os indicadores e metas totalmente em dia e os resultados entregues religiosamente pelo time.

Eu ainda argumentei que não trabalhava durante o final de semana porque eu me dedicava a resolver os problemas durante a semana. Também mencionei que era essa dedicação que me permitia entregar os resultados prometidos e ter uma das melhores avaliações de ambiente de trabalho junto aos meus funcionários. E aproveitei para falar que esta dedicação e competencia para entregar os resultados era o que fazia eu resolver os problemas no momento correto e evitar que eles se tornem monstros dificies de combater.

Claro que a argumentação serve somente para desabafar e limpar a mente; pois não é possivel reverter quando seu chefe traz esta decisão na frente de outras pessoas. Continuamos o papo e deixei os outros colegas ficarem argumentando e tratei de aproveitar meu café, pois eu tinha certeza de que nada que fosse dito iria alterar a decisão tomada.

No final da conversa, o meu chefe veio com promessas (além da transferencia lateral do colega A),comentou que o colega B pode assumir um cargo na area de Logistica (que é algo totalmente fora dos objetivos de carreira dele) e comentou que iria tentar "vender" meu nome para assumir a posição de uma colega que tem vários problemas comportamentais, mas que tem uma equipe muito boa. Isto até pode ser produtivo, pois seria realmente uma promoção - mas soa mais como um premio de consolação do que qualquer reconhecimento de fato.

Após refletir um pouco, eu acredito que o momento é de terminar o meu artigo do mestrado (colocar o foco nisso) e focar nas atividades fisicas e na saude. Mas nao posso deixar de começar a refletir sobre a possibilidade de começar a procurar uma outra oportunidade em outra empresa. Apesar de estar feliz aqui com minha equipe e salário, quando voce começa a ser preterido para estas promoções, isto indica que perder o "timing" pode ser prejudicial e voce acaba nao sendo promovido nunca mais.

Pois é pessoal, desta vez as coisas nao sairam com um bom resultado. O negocio é se preparar para as próximas batalhas e começar a avaliar outras oportunidades e formas de crescimento.

Desculpem pelo tamanho do texto e um grande abraço a todos.

42 comentários:

  1. Parabéns pela postura calma. Realmente se desgastar à toa não faz sentido. Agir por emoção no ambiente corporativo normalmente só traz prejuízos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá LT - bom dia. Tenho que confessar que é muito dificil manter a calma. Minha vontade era falar várias verdades que tenho presas na garganta. Mas realmente isso não resolve nada.

      O importante é também ficar de olho e começar a entender se existe oportunidades externas. Essa questão do "timing" é muito importante. Temos oportunidades que, caso não concretizadas, acabam se tornando um rótulo do qual voce nao consegue se descolar e irá te atrapalhar em oportunidades futuras.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Precisa ter nervos de aço hein, mas acho que a proposta deveria ter sido apresentada diretamente ao superior dele, pois o cara já mostrou que é fura olho, de qualquer forma ficar longe de um tipo desses é uma ótima coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Realmente o mundo corporativo não é facil, existem mil histórias sobre como as cisas acontecem e se eu for contar tudo aqui, provavelmente voces vão achar que estou mentindo - tem muito fator politico (no lado negativo da palavra) que atrapalha o desenvolvimento de uma carreira.

      PAra citar um exemplo totalmente fora deste contexto, vejo o caso do Steve Jobs. O cara foi praticamente expulso da empres aque ele mesmo fundou. É notório que não era uma pessoa de facil relacionamento, mas voce ser expulso da sua própria empresa deve ser um golpe muito forte para qualquer um.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Oi, tudo bem? Acompanho seu blog, e inclui ele na minha lista de blogs recomendados.. você pode adicionar o meu também? http://gatinhainvestidora.blogspot.com.br Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gi - tudo bem ? sempre bom ter novos colegas por aqui. Já te adicionei no blogroll.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Ola EP.

    Sem palavras, fico triste pela promocao que nao veio, mas feliz por ver como voce se porta como um profissional executivo.

    Eu falhei na semana anterior, deixei um recurso me tirar do serio, e mesmo tendo resolvido vejo que poderia ter tido uma melhor abordagem.

    Estou no exterior a trabalho, e suas historias me servem para pensar como eu deveria agir para conseguir ser um expatriado, apesar que ainda estou apenas analisando se valeria a pena morar no pais que estou.

    Que exemplo,.de carreira seu blog e o do economicamente incorreto sao as minhas referencias.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VdC - tudo bem ? Tenho lido bastante as suas postagens e acompanhei o stress que voce passou com o colega de projeto. Infelizmente, as coisas são desta forma - temos pessoas que não querem contribuir, que se acham vitimas, que se sentem perseguidas, que nao tem conhecimento ou competencia; e tem as que possuem uma certa falta de carater.

      De todas essas, as mais complicadas são as que voce percebe um desvio de carater na conduta. São mais complicadas porque voce nunca sabe o que esperar destas pessoas, então todo o cuidado é pouco.

      Aproveite a sua viagem - mesmo a trabalho é sempre legal dar uma volta a noite e conhecer a cidade que está visitando, provar a culinária local e conhecer a história e pontos turisticos. São oportunidades que devemos aproveitar e mostrar interesse pelos paises anfitriões é um primeiro passo para uma possivel expatriação.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Olá EP,

    Parabéns pela calma e pela paciência com que enfrentou esse problema, mas não sou tão evoluído assim, fiquei com azia só de ler:
    "porque eu não ficava trabalhando de final de semana e isso era muito importante na empresa".
    A que ponto chegamos...
    Mas de qualquer forma a imagem que tenho de você é de um cara centrado e persistente, acredito que na próxima você terá mais sorte.

    Mudando de assunto, gostaria de uma opinião sua. Estou precisando dar um "UP" no meu currículo, pois almejo vagas para cargos superiores ao meu (trabalho na área de logística em uma multinacional como gerente operacional). Estou começando esse "UP" por coisas simples, como um curso avançado de Excel (uso diariamente, e módulos mais avançados vão me ajudar bastante). Meu inglês é bom, entendo bem, falo bem, mas não posso colocar fluente no meu currículo, visto que estudei já faz tempo e não pratico com tanta frequência, estou pensando em fazer um curso intensivo de inglês para negócios no exterior (um amigo me indicou um em Toronto que é muito conceituado) que além do curso vai me trazer a experiência da viagem já que nunca fui para fora do país.
    Você que é um cara experiente acha que um curso deste tipo pode ser bom para o meu currículo e para minha vida?
    Desculpa se ficou muito extenso.
    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ?

      Eu acredito que voce dominar um idioma é o ponto principal de um CV. Nao acredito que o Excel vai te ajudar muito - se voce tem a disponibilidade de dinheiro e consegue aliar o curso com uma experiencia cultural fora do pais - eu acho sensacional.

      Mas tem um ponto a ser considerado já que voce mencionou que nao pratica constantemente o idioma: se essa situaçaõ persistir, voce pode "perder" o investimento no curso e voltar ao nivel de ingles anterior, porque idioma quando não é praticado voce vai perdendo a fluencia.

      Mas eu recomendo muito o Ingles fora do Brasil, até porque voce vai ter pontos para comentar e impressionar o entrevistador em caso de necessidade.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Seu chefe demonstrou ser um tremendo fdp!! Mas que tem poder na empresa, tanto que pegou a vaga. Não desanime que o mundo dá voltas...
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PP - tudo bem ? Com certeza a atitude dele nao foi de quem tem um excelente carater; mas eu sabia que isso poderia ocorrer - o que me incomodou foi o fato de ele nao pavimentar a minha promoção aqui no lugar dele. O cara nao tem nada a perder e poderia construir essa promoção apresentando os meus resultados e experiencia, mas com certeza ele tem mais a ganhar (politicamente falando) se colocar outra pessoa na vaga.

      A vida é assim - agora tenho de começar a abrir os olhos para oportunidades novas.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Seu chefe deve ter algum outro indicado pra vaga dele. Agora ele deve estar rindo de vc, já que vc q apresentou a vaga pra ele e depois foi tentar pegar o lugar q ele deixou.

      Das duas uma. Ou ele não gosta de vc e quer te fuder (o q é uma atitude extremamente infantil) ou ele tem outra ideia pra vaga aberta. Das duas formas vc deu azar.

      Excluir
    3. Olá anon - nao sei se ele tem alguem indicado para a vaga. Creio que seria mais provavel o chefe dele estar pensando em utilizar esta vaga para algum contato dele. O networking define muitas oportunidades no Brasil - mas acho que vale olhar o mercado e entender oportunidades. Como isso é unm processo que leva tempo, o melhor é começar o quanto antes.

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. Acho que não deve desistir da vaga.
    Acione novamente seus contatos. Diga que tem interesse no cargo que será deixado pelo seu chefe. Dentre estes contatos, conte toda a história àqueles em que tenha plena confiança. Peça a seus colegas preteridos que façam o mesmo.
    Se quiser se defender do fdp, outras pessoas precisam saber quem ele é. De preferência alguém que esteja acima dele na escala hierárquica.
    Se nada adiantar, tente sair de baixo do desgracado. Considere mudar de área ou mesmo de empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon - eu queria que as coisas fossem desta forma. A pior coisa que voce pode fazer na empresa é sair entregando seu chefe. Tenho de lembrar que ele chegou na posição exatamente por ter contatos fortes - e não vamos nos enganar, as pessoas sabem que ele é bem "agressivo" em termos politicos (para nao falar mau carater); mas nao chegou onde está sem ter pessoas bem fortes apoiando.

      Declarar uma guerra contra ele não me traz nenhum beneficio. A empresa nao vai voltar atras e reavaliar a vaga - decisões anunciadas nao sao revertidas !!!

      Nao vou precisar tentar sair de baixo dele, porque ele vai ser transferido. Tenho sim de verificar o novo chefe (que deve ser contratado no mercado) e perceber como ele funciona politicamente. E, com certeza, avaliar oportunidades externas - o mundo está ai para ser explorado.

      O momento economico nao é o melhor, mas buscar oportunidades nao paga imposto e enquanto isso, eu tenho a minha vaga e meu salário por aqui. Consigo procurar oportunidades e selecionar sem a pressão de estar desempregado (por enquanto) .

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. A vaga a que me referi é a do Brasil. Enquanto não definirem um nome, não deve desistir dela, ainda que não concorde com os caminhos que sugeri. Pense em outras formas, mas vá atrás que ainda há chance.
      A vaga do exterior realmente já era.

      Excluir
    3. Ola anon - peço desculpas, eu havia entendido que falava da vaga nos USA. Quanto a vaga no Brasil, voce tem razão - tenho de tentar ate o final. Enquanto nao contratarem ninguem, ainda existe uma esperança.

      O grande problema será convencer o chefe principal a apostar no meu nome e por isso mesmo, nao estou criando grandes expectativas. Mas, independente das expectativas, irei tentar a vaga até o final. Outra opção é uma movimentação lateral, assumindo uma outra area e agregando mais conhecimento par aoportunidades futuras, além de sair da linha de gestão influenciada pelo meu chefe.

      Um grande abraço,

      Excluir
  8. Executivo,

    É bom procurar outra vaga em outra empresa. Claro, não precisa demitir-se agora, mas é bom já ir atrás de um novo lugar. Ter o prazer de apresentar à empresa uma carta de demissão, e quando eles olharem-na, espantados, dizer: "Mas por que você está saindo?" E você, em resposta, dizer: "Porque desejo trabalhar num lugar no qual tenho confiança que não serei apunhalado pelas costas...". Quem sabe até mesmo o chefão geral queira entender o motivo da resposta e com isso você tenha a oportunidade de explicar o que seu ex-chefe fez.

    Desejo-te sorte na próxima oportunidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon - tudo bem ? Com certeza esse final de ano será procurando uma oportunidade interessante. O melhor momento para procurar emprego é quando voce está empregado, pois pode se dar ao luxo de escolher a oportunidade que mais te interessa e priorizar por horario de trablaho, salário, beneficio, distancia da sua casa, etc...

      Realmente, voce poder sair da empresa sem depender de ninguem é o melhor. Mas para isso, vamos ver as oportunidades que o mercado vai oferecer para checar se tem um ganho potencial. Para ficar como está, fico por aqui mesmo - pois ja conheço o time, os processos, etc...

      Um grande abraço,

      Excluir
  9. Tive um imprevisto e não pude ler tudo, mas puta que pariu, que imenso filha da puta, desejo que ele seja demitido morando lá, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá contador - tudo bem ? Olha, eu queria dizer alguma palavra diferente; mas para ser bem sincero, eu gostaria que ele tivesse dificuldades por lá - pois neste momento ele está se sentindo o maior executivo do universo.

      Creio que enfrentará dificuldades naturais do seu perfil quando trabalhar com outra cultura, principalmente americanos. Ele nao é uma pessoa acertiva e também adora ficar trabalhando depois do horario e final de semana (coisa que os americanos odeiam). Também tem dificuldade com o idioma - ele fala Ingles, mas nao em um nivel fluente para viver lá. Claro que vai aprender e evoluir enquanto estiver lá, mas acho que vai existir algumas dificuldades.

      De qualquer forma, agora tenho de pensar na minha situação aqui no Brasil.

      Um grande abraço,

      Excluir
  10. Me desculpe o palavrão, mas que filho da puta!
    Sobre você ficar no lugar dele, já parou para pensar se ele não está fazendo isso por "vingança" por você ter concorrido com ele para a vaga no exterior?

    Provavelmente, assim como você sabe o que ele fez, ele também sabe de você.

    Que triste, só quem tem a perder com isso é a empresa. Parece coisa de criança mimada.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nordestino - tudo bem ?

      Com certeza ele sabe que eu concorri a vaga com ele. Até porque ele conseguiu a vaga e o chefe dos USA deve ter comentado com ele. Acho que pode ter um componente de vingança (uns 70%) e também um parte de falta de confiança (30%). Essa parte da falta de confiança nao seria do meu chefe direto, mas sim do chefe dele - se meu chefe direto nao vendeu meu trabalho (e ele nao deve ter feito isso), com certeza o chefe principal nao terá a confiança necessária para emplacar meu nome em uma promoção.

      Um grande abraço,

      Excluir
  11. Nossa EP que sinuca de bico.

    Mas te digo que novamente jogou muito bem a teu favor. Tem várias dicas doas dos camaradas ai então só vou reforçar uma que é: bora conhecer o mercado!!

    Vc está corretíssimo,o bonde está passando,quanto mais tarde pegar mais cara essa passagem ficará.Sem contar as novas experiências que iria agregar na tua carreira.

    Boa sorte EP
    Anon Líder de Projetod

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon - boa tarde:

      Com certeza eu irei começar a verificar o mercado. Nunca se perde em escutar oportunidades e ofertas - o maximo que pode acontecer é nao aparecer nenhuma oportunidade que valha a pena, então tudo fica como está.

      Acho que quando a empresa começa a permitir situações onde voce se sente mal ou menosprezado, passa a ser a hora d eexigir respeito. Muitas vezes, a melhor forma de ser respeitado é sair de casa (neste caso, sair do trabalho).

      Um grande abraço,

      Excluir
  12. Caro executivo pelo que pude constatar em seu relato seu chefe possui costas quentes, quase nenhuma de suas incursões esporádicas foram suficientes para abalar operacional do meliante, mas para tudo nessa vida existe um jeito! um deles você já esta fazendo sondar novas oportunidades.

    Acontece que este ambiente corporativo sempre foi montando em cima de politicagem: Temos de tomar cuidado com tais personas, quanto maior o cargo consequente hierarquia em determinado setor, quase sempre existe um maior poder de influência nas decisões até mesmo fora do mercado, não acredito ser caso do seu chefe, porem é situação de muitos diretores e executivos de alto escalão, executivos estes que queimam filme de empregados no mercado em que atuam.

    Fulano pode ligar desta empresa queimando seu filme em qualquer outra empresa;
    Resumindo se cerque de pessoas fortes e se possível compre influência para ti nos altos escalões corporativos.

    Caso se canse desta vida pode ir para os ares acadêmicos, obviamente com uma boa quantia em conta se possível.

    Este tipo de chefe workaholic que não se baseia em calculo de eficiência , mas sim horas trabalha é um estereotipo totalmente corriqueiro no ambiente corporativo " Se um dia montar meu negocio estarei pouco me fodendo para horas trabalhas" O que dita lucratividade do negócio é o calculo de eficiência, custos, margem operacional, lucro líquido e boa governança todo resto é papo para boi dormir.

    Por meio do calculo de eficiência tu pode perceber quem realmente entrega valor independente das horas trabalhadas, muito me admira teu chefe trabalhar com estes modelos mastodônticos de horas trabalhas" final de semana etc

    Nessa queda de braços tu perdeu infelizmente! boa sorte na próxima^^






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô Mestre, até que aqui você dando uma aula. Seus posts e comentários sempre agregando. Parabéns.

      O que achei estranho é: Mesmo o EP tendo um 'exército' muito forte, o chefe conseguiu ainda, o que mostra que ele estava com costas quentes mesmo, nunca saberemos o que rolou a água que passou por baixo desta ponte.

      Abraços

      Excluir
    2. Olá Mestre - tudo bem ?

      Com certeza meu chefe tem um capital politica maior do que o meu - inclusive, isso já era esperado pois ele tem mais tempo no cargo e tem acesso a pessoas com grande influência. Exatamente por ele ter este arsenal politico, os movimentos tem de ser realizados com cautela - o estrago na imagem profissional pode ser grande.

      Infelizmente, esta batalha foi perdida; mas sempre existe uma nova possibilidade. Agora vamos tentar o foco na vaga do meu chefe ou mesmo uma mudança lateral para ganhar experiencia em outra area e me livrar da hierarquia atual.

      O mundo academico é um sonho que pode virar realidade até 2021. A ideia é continuar acumulando e quando atingir o sonhado milhão - poderei dar aulas o periodo suficiente para pagar as contas e os rendimentos da carteira serão utilizados para as viagens de que gosto tanto.

      Um grande abraço,

      Excluir
    3. Olá VdC - tudo bem ?

      Espero que esteja aproveitando a sua viagem pelo Velho Mundo. É muito importante criar laços com colegas localizados em outros países; e esses laços tem de ser extra ambiente de trabalho, por isso que é necessário conhecer a cultura do local, sua história, costumes, gastronomia, etc...

      Quanto ao meu chefe, como comentei acima, com certeza ele tem um capital politico maior do que o meu - eu suspeito que nesse caso especifico, ele conseguiu o endosso do presidente da empresa para esta transferencia. Nao tem como competir com isso.

      O que resta é manter o plano local neste momento e preparar para uma proxima oportunidade que pode ser uma oportunidade em outra empresa, pode ser a vaga do meu chefe, pode ser uma movimentação lateral na empresa ou promoção em outra area, pode ser uma guinada para o mundo academico, etc...

      Neste momento de instabilidade economica, o importante é ir preservando o emprego (e os aportes) para fazer aumentar o montante investido.

      Um grande abraço,

      Excluir
  13. Olá, Executivo, acompanho suas postagens e tenho um blog bacana sobre finanças e assuntos betas também. Dá uma força aí! Abraço!

    www.pobre-diabo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PD - tudo bem ? Tentei acessar seu blog e nao consegui - será que está fora do ar ou com algum problema tecnico ?

      Assim que eu conseguir acessar e ler as suas postagens, te adiciono aqui no blogroll e vamos acompanhando a sua jornada.

      Um grande abraço,

      Excluir
  14. Executivo, parabéns pelo post. Acho extremamente importante esta contribuição tua, com informações para aqueles que estão começando do mercado corporativo. Para mim isso é quase um "coaching", um estudo de caso sobre o comportamento nas empresas.

    Sucesso.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João - tudo bem ?

      A ideia é exatamente essa - dividir com as pessoas tudo o que acontece no mundo corporativo. A intenção é mostrar as experiencias do mundo corporativo da forma como elas ocorrem - sem maquiagem ou meias palavras. Eu acredito que a melhor forma de poder ajudar colegas mais novos é mostrando a realidade diária que envolve um cargo de gestão - principalmente, os fatores politicos.

      Um grande abraço,

      Excluir
  15. Na verdade você teve um grande ganho. Identificou uma oportunidade que não lhe teve custos e se livrou de um grande inconveniente (seu chefe) que partiu pra outra. O problema foi o stress emocional sofrido sabendo que era o melhor candidato para a vaga. Mas saiu melhor que entrou nessa jogada. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Estrategista - tudo bem ? Analisando pelo seu comentario, realmente existiu um ganho. Participei de um processo interessante, deixei claro minha intenção de ser expatriado para toda a organização (desta forma já me posicionei na fila para uma transferencia futura), vou me livrar do meu chefe atual, posso conseguir uma promoção ou mesmo uma transferencia lateral, que apesar de não ter aumento, pode me colocar em outro rumo para promoções.

      Com certeza, nem tudo é negativo nesta situação.

      Um grande abraço,

      Excluir
  16. Olá EP

    Muito interessante seu relato. Realmente foi uma pena não ter conseguido essa vaga nos EUA.

    Fiquei pensando um pouco sobre essa experiencia que vc passou e me veio as seguintes ideias:
    - Não teria sido melhor vc ter se candidatado a vaga dos EUA sem comunicar com o seu chefe direto? Ou vc tinha que ter comunicado isso a ele?
    Te pergunto isso, pq vc se inscreveu para a vaga sem comunicar ele. Em seguida vc comunicou que gostaria de ele pedisse o apoio do pessoal do RH em seu favor. E depois vc disse que teve acessar o chefe do chefe para que sua candidatura se efetivasse de fato. Já sabendo que seu chefe direto não tem o histórico de ajudar os subordinados a crescer, pq vc o comunicou sobre isso?

    - Sabendo que seu chefe direto estava competindo pela mesma vaga nos EUA, e tendo consciencia que ele possui mais "networking" q vc e q a influencia política iria contar mais na contratação desse cargo, pq vc continuou no processo de seleção? Não seria melhor vc ter desistido dessa seleção e ter "negociado" essa desistencia com seu chefe direto, pedindo em troca o cargo atual dele?

    Essas minhas ideias tem fundamento, ou deixei de pensar em algo importante? Gostaria de saber mais sobre essa sua experiencia para poder aprender mais.

    Não quero parecer ofensivo colocando esses pontos. Até porque é muito fácil analisar uma situação depois de todo o ocorrido. Minha intenção é tentar aprender mais sobre o ambiente corporativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor X - tudo bem ? Fique tranquilo pois seu comentário de nenhuma forma pareceu ofensivo. Muito bacana os pontos que voce considerou e vou tentar responder em partes:

      - Pergunta 1: por procedimento institucional, eu tenho de comunicar meu chefe quando me candidato a uma vaga interna. E se eu quiser obter apoio de outras areas e de niveis superiores, preciso também fazer isto através dele.
      É obrigatório somente fazer desta forma ? Não !!! Tanto que eu fiz minha inscrição sem pedir autorização previa e somente depois comuniquei ele e spó fiz isso porque eu tinha interesse em obter recomendações. Se isto nao fosse importante, com certeza eu não teria falado com ele. O fato de ter ido falar com o chefe do meu chefe não foi para efetivar minha inscrição, mas sim para tentar obter o apoio dele para minha transferencia - o que também me abriu um canal de conversa com ele.

      O ponto a considerar é que no inicio não sabemos quem está concorrendo. Então, meu chefe direto mesmo com o networking dele, poderia não ser escolhido para a vaga. Mas com certeza, ele ficaria sabendo que eu estava concorrendo também e ai eu teria um problema de conviver com um chefe que passaria a achar que eu faço as coisas sem comunicar ele e que não respeito os procedimentos. Acredite em mim, para uma pessoa com o perfil dele, minha vida se tornaria um inferno se eu nao tivesse comunicado e ele descobrir que eu participei de processo sem falar com ele. A quebra de confiança poderia me trazer muitos prejuizos neste caso.

      - Pergunta 2: a partir do momento que voce faz a inscrição no processo, voce nao tem como cancelar a sua participação. Poderia, claro, ligar para a pessoa que estava conduzindo o processo nos USA e dizer que nao tinha mais interesse na vaga; mas com certeza, essa informação chegaria ao RH do Brasil e ficaria muito dificil participar de novos processos no futuro, já que eu nao tive interesse na vaga para os USA.

      Tentar negociar uma desistencia em troca de ficar com o cargo dele seria um tiro no escuro, pois nestes processos voce nao sabe se tem alguem com mais "peso politico" do que meu chefe e ele poderia nao ter sido escolhido para a vaga. Nesta situação, ele ficaria aqui no Brasil, eu nao pegaria a vaga dele e ainda teria o onus de ficar com uma imagem de quem nao tem interesse em uma posição internacional junto ao RH; e isso poderia me atrapalhar em processos futuros.

      Seus pontos foram muito interessantes (por favor, se tiver algum outro questionamento é só comentar que vou tentar responder); e com certeza eu poderia ter conduzido de forma diferente.

      Isso implicaria em assumir mais riscos, mas talvez eu nao deveria ter seguido o processo e ter aplicado para a vaga e não falar com meu chefe - o potencial prejuizo seria ter de lidar com a frustração e com a possivel "vingança" dele, pois ele sentiria que eu "passei por cima dele". Mas talvez o risco teria compensado - como voce mesmo falou, agora fica mais fácil (inclusive para mim) analisar a situação.

      Um grande abraço e obrigado pelo comentário.

      Excluir
    2. Olá EP

      Nossa, é realmente bem complicado lidar no ambiente corporativo!

      Analisando melhor agora seu ponto de vista, dá para perceber que vc tomou as decisões mais sensatas de acordo com as informações que vc tinha naquele momento. Na verdade vc até foi um pouco "audacioso" indo conversar com o chefe do seu chefe.

      Mas acredito que tudo foi um grande aprendizado para vc e também foi início de uma potencial carreira no exterior. Na próxima oportunidade, suas chances serão maiores com certeza. E também outras pessoas vão poder te indicar essas vagas já que agora muita gente sabe o que vc quer (ou não, se forem seus inimigos. rs)

      Eu ando assistindo muito a série Suits (se vc não conhece, recomendo muito!) e os personagens acabam tomando decisões arriscadíssimas! Talvez tenha sido em referência a essa série que imaginei essas situações mais ousadas. rs

      Abraço

      Excluir
    3. Olá Investidor X - realmente o aprendizado foi enorme, apesar de o resultado ter sido adverso. A falta de informações é um problema grave em qualquer negociação - se soubesse mais das intenções do meu chefe e dos superiores dele, bem como os contatos politicos que ele tem, a decisão sobre qual caminho tomar teria sido mais simples.

      Obrigado pela dica da serie - vou dar uma olhada.

      Um grande abraço,

      Excluir
  17. Venha ver a sua colocação no ranking geral!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente iniciativa Ranking Financeiro. Acho muito boa a idea de ter um ranking com todos ou quase todos que divulgam patrimonio.

      Vou tentar adequar as minhas postagens de patrimonio para facilitar a coleta de dados.

      Um grande abraço,

      Excluir