Olá Pessoal, tudo bem ?
Como voces sabem, eu tentei uma transferencia para uma filial da empresa que fica nos Estados Unidos. Após diversos desdobramentos, o meu atual chefe fez algumas manobras politicas e acabou ficando com a vaga. Não ser escolhido para uma vaga costuma ocorrer com certa frequencia no mundo corporativo e tenho certeza que muitos colegas já estiveram em uma situação parecida.
Fiquei um pouco decepcionado por perder a oportunidade da transferencia, apesar de saber que o risco de não conseguir esta movimentação era bastante alto. Porém, logo apareceu uma outra oportunidade: eu poderia assumir a posição do meu chefe. Já que ele será transferido, abre a posição dele e eu poderia assumir esta vaga. Seria algo interessante para minha carreira, a transição seria muito fácil, tenho o apoio de alguns colegas importantes e conseguiria gerenciar bem os projetos que estão em andamento.
Infelizmente, apesar de eu nao ter jogado a toalha ainda, tudo indica que também não irei ficar com esta posição. Provavelmente, deve vir um profissional do mercado e esta possibilidade também desmotivou muito os meus colegas. Todos esperavam uma promoção de um profissional da empresa, ainda que nao fosse a minha promoção. Mas a possibilidade de um profissional do mercado ser contratado surpreendeu e desmotivou a todos.
Usei uma parte do meu tempo no feriado para tentar avaliar a situação com mais tranquilidade. Cheguei a conclusão de que eu tenho uma remuneração compativel com o mercado, apesar de estar assumindo as responsabilidades do meu chefe e nao ser remunerado por isso. Tenho uma certa facilidade de chegar a empresa, pois a localização é bem servida de acesso via transporte publico ou mesmo com o meu carro, tenho um valor acumulado no FGTS que; em caso de demissão, me permitiria passar um bom tempo com as despesas pagas e tentar alçar projetos diferentes. Falando em projetos diferentes, eu ja fiz a qualificação do meu artigo no mestrado e resta somente defender e receber o diploma; podendo inclusive passar a trabalhar no mundo academico.
Com todos estes pormenores mencionados acima, eu fiquei um pouco mais tranquilo (mas não menos decepcionado) e decidi ir tocando as minhas atividades e projetos e verificar o que ocorre neste final de ano e também no ano de 2017, que tem potencial para ser ainda um ano bem complicado do ponto de vista economico do país e não sei se boas oportunidades serão geradas para uma recolocação no mercado.
Dito tudo isto, ontem, para minha surpresa, recebi uma ligação. A pessoa se identificou como sendo de uma consultoria de RH que está trabalhando uma vaga de executivo senior para Departamento de Compras em uma multinacional americana.
Após alguns minutos de conversa, a pessoa me informou que chegou ao meu nome através de uma indicação de um colega na antiga empresa. Ele mencionou meu nome e ela decidiu checar o meu perfil no Linkedin e havia gostado da minha experiencia e aproveitou e solicitou o envio de um CV.
Encaminhei meu CV (sempre mantenho este documento atualizado) e ela retornou no final da tarde. Na ligação o tom foi bem positivo e ela havia falado com o ex-colega novamente e ele havia confirmado que eu sou um bom profissional e feito boas recomendações. Então, a pessoa da consultoria de RH verificou a minha disponibilidade para uma entrevista; e para resumir, está agendado hoje as 16:30 horas.
Assim como fiz no passado, pretendo relatar aqui todos os detalhes deste processo, pois acredito que pode ajudar aos colegas e os mais jovens que estão passando por esse processo de entrevistas. Podem aprender com os meus erros e acertos - e sempre é interessante ter mais informações sobre o que ocorre nestas entrevistas.
Não sei ainda qual é a empresa e nem qual foi o colega que indicou meu nome. Isto será mencionado hoje durante a entrevista. Nao sei sobre salário, nem beneficios, nem o nome da empresa ... sei apenas que se trata de uma vaga de Executivo Senior para Departamento de Compras de uma multinacional americana; e que dentro do escopo do Departamento está incluido Compras Material Direto / Compras Material Indireto / Logistica / Material de Reposição e Aftersales.
Durante a entrevista pretendo descobrir qual o segmento da empresa (se possivel também o nome), mais detalhes sobre a posição e também uma referencia do salário e beneficios oferecidos, tamanho da equipe de compras e perfil dos profissionais, metas da empresa no curto prazo, etc...
De toda a forma, fiquei contente de saber que o perfil é atrativo para o mercado e que é possivel gerar entrevistas com o meu CV. Não comecei a procurar novas oportunidades, apesar de ter dito que faria isso, pois estava aguardando o inicio do proximo ano. Porém, dependendo do desempenho que eu tiver na entrevista e do feedback da empresa responsavel pela seleção, eu posso antecipar um pouco o inicio da busca por novas oportunidades.
Hoje eu vim trabalhar e deixei paletó e gravata no carro (normalmente eu venho de transporte publico). Não quero gerar nenhum tipo de especulação pois sei que sou observado e que devido a questão de não ser o escolhido para a transferencia para os Estados Unidos, a minha liderança está observando com um pouco mais de atenção e nao posso demonstrar sinais de desmotivação.
Agora é revisar o CV novamente, selecionar mentalmente dois ou tres exemplos de projetos de sucesso, selecionar um caso onde teria feito algo diferente, preparar para responder as perguntas-padrão das consultorias e tentar agregar minhas experiencias e resultados mais relevantes.
Depois eu conto para voces o que ocorrer na entrevista.
Um grande abraço,