segunda-feira, 27 de novembro de 2017

A Chegada do Estagiário Pobre

Olá pessoal - tudo bem ? Como eu ja havia mencionado algumas vezes, a Sra EP estava grávida e estavamos esperando a chegada do primeiro herdeiro - o Estagiário Pobre. Finalmente a espera acabou e ele chegou ao mundo algumas semanas atras.

Mas se ele nasceu algumas semanas atras, porque só estou mencionando isso agora ? Simplesmente porque o Estagiário Pobre ficou internado na UTI neonatal da maternidade durante esse periodo. Apesar de o periodo de gravidez ter sido bem tranquilo e com todos os exames dentro da normalidade, as vezes, enfrentamos situações para as quais nao existe planejamento previo.

Isso aconteceu no parto do Estagiário - porque no momento de ele nascer, acabou engolindo liquido da bolsa e esse liquido foi para o pulmao, causando uma dificuldade para respirar uma vez que o pulmao fica encharcado. Resumindo bastante a situação, ele ficou internado durante 12 dias - e posso dizer que foram os 12 dias com maior preocupação que eu tive na vida.

É impressionante como minhas outras "grandes" preocupações se tornaram minimas quando eu estava na UTI sentado do lado da incubadora que ele estava alojado. Minhas preocupações com trabalho, com puxadas de tapete na empresa, com transferencia e a proposta oficial que ainda nao chegou, preocupações com metas financeiras, preocupações que tive com o mestrado, preocupações diversas que temos na vida se tornaram minimas. Naqueles dias só me importava trazer meu filho para casa em bom estado de saude - o que felizmente acabou acontecendo e ele está muito bem.

Mas também nesse periodo de internação na UTI, eu tive a oportunidade de conversar com outros pais que estavam enfrentando situações muito piores do que a minha. Tinha um pai que o filho nasceu prematuro com 26 semanas e 780 gramas - ele estava super feliz porque os medicos nao precisaram recorrer a ventilação forçada (o famoso "entubar") o filho dele. E no dia seguinte, eu conheci uma mae de uma criança prematura que estava super feliz - até pensei que o filho dela tinha recebido alta hospitalar e ia para casa, mas ela disse que nao. O filho dela vai ficar na UTI ate fevereiro porque ele nasceu com 660 gramas e 25 semanas de gestação, mas ela estava super feliz porque após tres tentativas, finalmente os medicos conseguiram "entubar" o filho dela e agora ele nao corria mais risco de parada respiratória (ele havia tido duas no dia anterior).

Impressionante como a mesma situação era encarada de forma tão distinta pelos pais ... isso mostra também como somos frageis em relação a varias coisas - principalmente questoes de saude. E isso me liga um alerta porque nunca me cuidei da forma correta para ter uma vida saudavel e isso tem de mudar imediatamente. Corrigir a alimentação, fazer exercicio, ter uma vida mental mais saudavel passa a ser prioridade.

Ainda cabe adicionar um ponto - as vezes, vejo alguns comentarios sobre as mulheres no mercado de trabalho e nem sempre sao comentarios elogiosos. Mas eu estive por 12 dias em uma ambiente que 99% das pessoas eram mulheres (enfermeiras e medicas) e acredito sinceramente que homens nao seriam capazes de fazer a gestão de uma UTI neonatal com tamanha eficiencia. Claro que estava em um hospital de excelente qualidade mas ainda assim, em um ambiente com extrema predominancia de mulheres, nao consegui achar nada que viesse a desabonar a competencia ou qualidade do serviço prestado - na verdade, muito pelo contrario. Encontrei profissionais extremamente dedicadas e competentes e por isso quero deixar meu agradecimento (ainda que anonimo).

Claro que na minha avaliação eu encontrei profissionais que eu acredito demonstrar maior qualidade no serviço e outras com menor qualidade no serviço; mas nada que pudesse considerar ser um fator negativo. Acredito que possa ser apenas aquela diferença de motivação que todos nos temos ao longo dos dias. 

Voltando ao ponto financeiro da coisa - ainda terei uma viagem a trabalho no final do ano. Ficarei fora por duas semanas e acredito que durante essa viagem eu terei a confirmação da transferencia e o local para onde a transferencia estará disponivel (conto mais sobre isso em uma proxima postagem).

Sei que esse mes postei muito pouco e nao contribui em nada com os amigos, mas espero que entendam os motivos. Espero poder atualizar com um pouco de frequencia agora que as coisas estao mais tranquilas.

Um grande abraço,

44 comentários:

  1. EP, que bom que seu garoto está com saúde! Realmente, são nesses momentos que nós vemos o quão supérfluo e idiota é despendermos mais tempo/energia do que o necessário com questões não prioritárias em nossas vidas.

    Por isso que sempre digo: dinheiro é o meio, e não o fim. Isso também vale para profissão.

    Parabéns pelo herdeiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Enriquecendo - tudo bem ? Realmente, com essas situações mais difíceis é possivel ver como colocamos energia em coisas nao prioritárias. O desafio é encontrarmos esse equilibrio entre vida profissional e pessoal; e também entre a preocupação que nos move em busca da solução e a preocupação que apenas causa ansiedade.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Grande EP,

    Parabens pelo herdeiro! Que deus abençoe com muita saude e felicidade pra familia toda.

    Imagino o quao bom deve ser.

    Cuidar da saude EP, agora mais do que nunca voce precisa se cuidar pra acompanhar toda a trajetoria do estagiario pobre rs.

    Abraçao e sucesso mestre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola VDC - tudo bem ? Agora a saude tera de ser prioridade. Pretendo realmente mudar o estilo de vida e a transferencia (caso de certo) pode me ajudar bastante nesse processo. Ja estou planejando um local proximo ao trabalho para ir trabalhar de bicicleta ... além de fazer exercicio, ainda da para economizar com combustivel. Além disso, a Sra EP e eu ja estamos promovendo mudanças na alimentação porque queremos ensinar o Estagiário a comer de tudo desde pequeno - queremos promover uma alimentação saudavel para ele.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Bah EP, que bom que tudo deu certo e parabéns pelo herdeiro. É interessante mesmo quando passamos por uma situação dessas como muda nossa percepção do que é importante... o Finansferinha quase veio ao mundo com 26 semanas e a sorte que com medicação deu pra segurar até as 37 semanas... mas foi um sufoco. Enfim, curte o filhote. Acredito que seja o teu primeiro filho; você vai ver como a vida passará a ter mais sentido e como tuas prioridades irão mudar. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Finansfera - tudo bem ? Quase veio com 26 semanas - imagino o susto !!! Ainda bem que conseguiram segurar o parto ate um periodo adequado ... eu conversei com pais de prematuros extremos como 24 e 26 semanas e eles me contaram como é dificil esse processo. Ainda bem que voces conseguiram não passar por esse desafio.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Saúde para o guri e felicidades para toda a família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola MI - tudo bem ? Muito obrigado e felicidades para voce também.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Deus abençoe vc e sua família 🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Fala, Executivo Pobre! Que perrengue! Ainda bem que deu tudo certo no final. Aproveite a nova fase!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola SM - tudo bem ? Realmente foi um periodo dificil, mas agora esta tudo bem.O Estagiário ja esta em casa, fomos no pediatra e ele esta ganhando peso e esta saudavel. Comcerteza vou aproveitar bastante essa nova fase !!!

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. Olá Executivo Pobre! Que ótimo que deu tudo certo! Agora é curtir o filhão! Saúde a todos ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola II - tudo bem ?

      Estamos todos muito felizes com a saude do Estagiário depois desse susto que tomamos.

      Um grande abraço,

      Excluir
  8. Grande EP!

    Boa sorte nessa nova fase da sua vida! Perrengues veem e vão, não tem jeito... mas é legal que vc viu o quanto questões "urgentes" não possuem a menor importância diante da saúde de quem a gente a ama.

    Sobre a qualidade do serviço das mulheres acredito que o mesmo se aplica à profissões mais masculinas. Não adianta dizer que homens e mulheres são iguais, não são e e nunca serão. Cada gênero tem afinidade melhor para algum tipo de trabalho e não há nada de errado com isso, cada um na sua!

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A medicina era considerada uma profissão masculina há bem pouco tempo.

      Excluir
    2. Sim, mas veja o contexto: uma UTI neo-natal, natural mulheres terem mais afinidade e por consequência mais competência com esse tipo de trabalho.

      Excluir
    3. Sim, faz todo sentido ter mulheres médicas em um UTI neo-natal. Mas não gosto da ideia de rotular profissões como masculinas ou femininas. Mesmo não sendo essa a intenção, acaba criando preconceitos contra mulheres E homens.

      Excluir
    4. Ola Corey - tudo bem ? Quando enfrentamos questões de saude percebemos que outras questões tem pouca importancia na nossa vida - mesmo quando perdemos o sono com elas. Na hora da crise vemos que nos preocupamos e perdemos sono com coisas que nao deveriamos.

      Eu comentei sobre a questão da presença maciça de mulheres na UTI e do excelente trabalho desempenhado, porque penso exatamente como voce. Homens e Mulheres nao sao iguais mas podem ser igualmente competentes se estiverem em um ambiente que favoreça as suas aptidões.

      Nas areas mais administrativas isso é muito misturado e nao enxergo diferença - temos igualmente engenheiros e engenheiras excelentes, assim como administradores, arquitetos, medicos, dentistas, etc...

      Mas existe algumas areas especificas que o ambiente tem predominancia de um dos generos, como por exemplo a presença de homens nas forças armadas. Claro que sempre vao existir mulheres soldados de excelencia, mas isso é uma exceção no mundo militar.

      O mesmo se passa na UTI neonatal - deve ter enfermeiros e medicos excelentes, mas é um ambiente predominantemente feminino e no caso expecifico que vivenciei - o desempenho e padrão de qualidade foi excelente.

      Um grande abraço,

      Excluir
    5. Ola anon 13:25 - tudo bem ?

      A intenção nao é rotular profissao como masculina ou feminina; até porque nao existe nenhuma limitação para nenhum genero atuar em nenhuma profissão.

      Mas nao podemos fechar os olhos para o fato de que existem profissoes com predominancia de atuação de determinado genero. Por exemplo, atualmente sao profissoes predominantemente masculinas: lenhador, minerador, pescador, militar, diplomatas, etc... e sao profissoes predominantemente femininas: secretariado, enfermagem, nutrição, biomedicina, etc...

      E, claro, existem outras profissoes com uma proporção mais igualitaria de atuação entre genero masculino e feminino, como: administração, publicidade, artes, direito, etc...

      Nao se trata de um julgamento de valor, apenas de uma constatação. E, no meu caso especifico, também um elogio ao tratamento recebido no periodo de internação na UTI neonatal e na minha crença de que um ambiente predominantemente masculino nao seria tao eficiente no caso de uma UTI neonatal.

      Um grande abraço,

      Excluir
  9. Parabéns pelo filho! Ainda bem que deu tudo certo! Felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SB - Tudo bem ? Ainda bem que deu tudo certo mesmo - estamos muito felizes e curtindo o tempinho que tenho ainda de licença paternidade.

      Um grande abraço,

      Excluir
  10. Parabéns pelo filhão EP!

    Ainda bem que deu tudo certo e ele está com saúde!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola SM - tudo bem ? Sim, o principal é a saude ... nessas horas damos mais valor a essas coisas. Ele ja foi na consulta com pediatra e esta tudo certinho.

      Um grande abraço,

      Excluir
  11. Grande Executivo Pobre, que momento feliz amigo. Fico contente por você.
    Ainda bem que o seu filho está bem, e apenas posso imaginar os momentos de angústia. A noção de que nossos pretensos problemas empalidecem frente ao que realmente importá é fácil de apreender, mas muito difícil de colocar em prática. Talvez sabedoria seja perceber isso sem a necessidade de passar por algum grande problema. Você está absolutamente certo. Além da alimentação e prática de exercícios, a saúde mental é essencial. Para uma saúde mental boa precisamos cultivar relações mais harmoniosas, amistosas, com nós mesmos e os outros. Você parece ser uma pessoa que já sabe disso e que procura colocar em prática.
    Sobre as mulheres, o que falar? Todos nós viemos de uma. Elas são menos remuneradas, sofrem agressões sexuais, físicas e morais de todos os tipos no nosso país, mas mesmo assim muitas vezes não são valorizadas como deveriam.
    Desejo o melhor para você, para o seu filho e sua esposa. Que vocês possam ser uma família unida, e que o seu filho possa receber amor, atenção e educação, tendo uma infância feliz.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Soul Surfer - tudo bem ? Estou no aguardo do seu livro - com certeza aqui voce ja tem um leitor.

      O ponto principal nesse periodo que meu filho passou internado foi perceber como algumas coisas que me incomodam no dia a dia nao tem importancia nenhuma. E, principalmente, como algumas preocupações profissionais que pareciam ser a coisa mais importante da vida, na verdade sao coisas minimas.

      O desafio agora é proporcionar exatamente uma infacia feliz onde meu filho possa se desenvolver e ser educado para ser um bom ser humano.

      Um grande abraço,

      Excluir
  12. Executivo Pobre, eu tenho uma forte vontade de ser pai.
    Em todas as minhas visões de futuro eu me imagindo sendo pai. Raramente fico feliz com a minha família. Meu pai saiu quando eu estava na primeira infância e pouco quis saber de nós. Ao contrário, formou outra família e parece que se esqueceu dos filhos mais velhos.
    Para completar não sou feliz em minha casa, dificuldades emocionais e financeiras, bem díficil, só quem vive sabe.

    Embora eu seja bem novo (16 anos), tenho certeza que quero ser pai. Não agora nem nos próximos dez anos, mas sim quando eu estiver bem estruturado financeiramente. Não quero cometer os erros que meus pais cometem. Quero dar apoio, carinho, incentivo aos meus futuros filhos. Ensiná-los a ter princípios, sem libertinagens e futilidades. Incentivá-los a serem saudáveis, praticarem esportes, uma boa alimentação, lerem, serem bons alunos, serem educados. Eu jamais permitiria um filho me chamar de "velho" ou pelo nome. Senhor e pai. Quero ser um bom exemplo para eles.

    Uma vantagem quando você tem uma vida sofrida, pobre e difícil como a minha é que você pode sonhar. Planejar bem. Estudar muito, trabalhar, passar uma boa impressão e ter contatos, encontrar alguém que tenha princípios e que também queira uma sólida relação a dois para constituir uma família.

    Seja um bom pai, não trate o seu filho como um mero passivo ou ativo, pois um filho não é uma simples ação de mercado. Filhos são mais que isso, são seres feitos para agregar sabedoria, exercitar seu amor, sua humanidade. Indo pelo caminho certo evitará decepções, fazer o possível para ser digno de ser chamado de pai.
    Parabéns a você e sua esposa. Desejo muitas felicidades a família de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso dezesseis anos é já com essa cabeça vai longe, concordo com tudo que falou. Aproveitando EP te desejo tudo de melhor nessa nova fase, que seu filho seja benção na sua família e que vocês tem a sabedoria necessária para criar lo. Acompanho sua trajetória e torço muito por você.

      Grande abraço!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Ola anon e Jaderson - concordo com as palavras do Jaderson e me impressiono um pouco de ver alguem tao novo com preocupações nobres como se preparar para realizar o desejo que tem de ser pai e tentar fazer isso da melhor forma.

      Um grande abraço aos dois e muitas felicidades.

      Excluir
    4. Olá Anon,

      você está no caminho certo, toda experiência ruim deve nos ensinar a fazer diferente. Tenho certeza que daqui há uns vinte anos você será um pai como deseja, presente e em condições de criar com condições e carinho.
      abs!

      Excluir
    5. Obrigado Executivo Pobre, Jaderson e Nazinha.

      Realmente penso bastante no meu futuro, acredito que quando se tem um passado e um presente tão ruins não há outra alternativa a não ser imaginar um futuro melhor.

      Excluir
  13. Olá Executivo.

    Parabéns pelo nascimento do filho. Bom saber que ele está melhor e com vocês em casa.

    Muitas coisas estão fora do nosso controle e quando algo assim acontece acabamos expandindo a mente.

    Muito disso vem com a maturidade. E a maior parte do amadurecimento vem com a paternidade e o casamento.

    De resto, aproveite os bons momentos que virão com seu filho e com a familia. Mas cultibe a paciência, pois será necessária com os grandes momentos de dificuldade e atrito que acontecerão a partir de agora.

    Felicidades e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Alemao - tudo bem ? Estamos felizes com a chegada do Estagiario e aproveitando muito o momento. Agora é curtir cada fase e seus desafios, tentando ser os melhores pais que podemos ser.

      Um grande abraço,

      Excluir
  14. Parabéns pelo filhão !! curta bastante antes que tenha que partir para viagem de novo rs, o pior já passou, muitas alegrias ainda virão !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola SP - tudo bem ? É isso ai - viagens sao parte da minha profissao e temos de lidar com essa situação. O negocio é fazer o melhor trabalho possivel para minimizar a necessidade de horas extras e reuniões indesejaveis e retornar para familia para curtir o meu filho.

      Um grande abraço,

      Excluir
  15. Rapaz, sempre que leio seu blog confirmo minha impressão de que o mundo corporativo é um antro canalhas e mal feitores. As intrigas, a malandragem, as puxadas do tapete fazem com que eu queira estudar cada vez mais para um bom concurso público.


    As crianças dão alegrias, mas a conta é beeeeeeeeeeem salgada. Plano de saúde, creche, roupas, educação formal, cursos de línguas, judô, natação, videogames, aparelos dentários tudo isso leva o milhão do pai embora.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? O mundo corporativo é muito complicado mesmo. E quanto mais alto no organograma, pior é a disputa de egos ... tem de ter uma certa habilidade para sobreviver nesse mundo e nao pode se apegar a titulos e cargos - hoje voce tem uma otima posição e amanha esta desempregado - as coisas mudam muito rapido no ambiente corporativo.

      Quanto a conta das crianças, ela é bem relativa. Obvio que existe despesas, mas nao acredito que meu pai gastou absurdos com minha criação. O maior problema e criar um filho no Brasil, porque infelizmente voce vai ter de pagar tudo particular se quiser ter acesso a um pouco mais de qualidade ... criar uma criança em Portugal, Islandia, Australia ou Canada deve ser proporcionalmente mais barato.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Força! Quando o estagiário pobre tiver 8 anos já pode comprar umas ações como fez o Warren Buffet, assim vc vai criar um futuro bilionário.

      Excluir
    3. Ola anon 13:09 - quando se tem um filho recem nascido, as possibilidades sao infinitas. Ele pode ser qualquer coisa, ter qualquer profissão, ter habilidades que eu nem imagino ... ou ter uma profissao regular e ser uma pessoa com habilidades na media das outras pessoas. Por isso o importante é formar um excelente ser humano que saiba respeitar os outros e buscar a propria felicidade.

      Ele pode ser um jogador de futebol americano ou piloto de avião ... e ganhar muito dinheiro. Ele pode ser porteiro, garçom e nao ganhar tanto dinheiro (comparativamente falando) ... mas o importante é ele encontrar caminhos que tragam felicidade.

      Mas a ideia de começar a formar uma carteira de investimentos com ele ainda novo é muito boa. Com certeza, leva ele um passo adiante na busca pela independencia financeira.

      Um grande abraço,

      Excluir
  16. Olá EP,

    parabéns pela chegada do Estagiário Pobre e mais ainda pelo restabelecimento da saúde dele. E dentro do seu relato, minha leitura é que você transformou esse momento difícil em um aprendizado, em perceber que outros pais estavam em situação pior e o que é de fato importante nos momentos de angústia.
    Mas percebi também que você foi grato pelo tratamento dado ao seu filho. Sei que aqui o espaço é anônimo, mas deixo por sugestão informar a gerência do hospital como essa equipe trabalha bem, ou se possível aos próprios por um cartão. O sentimento de gratidão é ótimo pra você, mas talvez para eles seja motivador e ajude a manter esse nível com outros pais na mesma situação.

    No mais, descanse em Deus e viva o paraíso dos pais.
    abs!

    ResponderExcluir
  17. Legal seu filho ter ficado bem EP. Claro que agente entende, filho é filho. Aproveite a nova fase de pai, esses primeiross 2-3 anos passam voando e vc tem que ver o filho crescer. Parabens por tudo!

    ResponderExcluir
  18. Descobri seu blog esses dias, e fiquei muito feliz em saber que agora está tudo bem com o garotão. Que Deus abençoe você e família sempre.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo herdeiro!
    Excelente post!


    abç!

    ResponderExcluir