segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Executivo Pobre Vai Se Mudar para os USA ?

Ola pessoal - tudo bem ? Estas ultimas semanas eu estou nos USA participando de algumas reuniões e tentando entender como está meu processo de transferencia e tentando também acelerar esse assunto para ter uma resolução o quanto antes.

Mas antes de aprofundar nesse assunto, vou voltar alguns passos atras para voces entenderem como surgiu essa oportunidade de transferencia e porque o processo esta levando tanto tempo para ser concluido.

O meu antigo chefe veio para os USA depois de me dar uma tremenda puxada de tapete e ficar com a vaga que eu avisei ele que eu estava participando. Isso faz parte do jogo e nao tem muito o que fazer, pois na prática, ele também participou do processo e ele tem contatos que foram mais fortes do que os meus para conseguir essa transferencia. Nesse caso eu acabei ficando em segundo lugar.

O tempo passou e cerca de um ano depois que ele estava aqui houve grandes mudanças na empresa. Como parte do processo esse meu antigo chefe quase ficou sem lugar por aqui, mas ele se movimentou rápido (ele tem uma excelente leitura do ambiente) e conseguiu se proteger no cargo que estava. Além disso, pouco tempo depois ele conseguiu ser promovido através de uma transferencia de divisão na empresa.

Nesse meio tempo surgiu uma oportunidade na antiga divisão onde ele trabalhava e ele indicou meu nome. O nosso antigo diretor executivo (um cara europeu com quem nós dois temos muita amizade e que também foi promovido nessas mudanças todas) ligou para meu atual chefe e perguntou se ele me liberaria para uma transferencia de divisão e consequentemente, uma transferencia de pais.

O meu chefe me consultou, eu demonstrei interesse e eles (meu antigo chefe e meu antigo diretor executivo) me ligaram e falamos um pouco sobre as oportunidades, os desafios e o que seria uma proposta de transferencia. Depois de conversamos por algumas semanas, o caso foi encaminhado ao RH corporativo, pois uma seria de providencias teriam de ser tomadas:

- Minha transferencia de divisão;
- Minha transferencia para o cargo corporativo (é isso aí - o executivo pobre local passa a ser executivo pobre global);
- Minha "offer letter" com os detalhes de salario, beneficios, etc... no país para onde eu seria transferido - no caso, Trumpland.

Ai começa as coisas ficarem enroladas ... como o RH corporativo fica na Europa, todo o pessoal lá sai de verias de verão durante o mês de Agosto. Então, nada foi feito naquele mes e tive de aguardar Setembro. Quando chegou Setembro, uma sequencia de transferencias de caras no topo do organograma da empresa tomaram o tempo do RH corporativo e eles falaram que iam verificar meu caso somente em Outubro. Quando chegou Outubro, eles encaminharam uma requisição ao Brasil para o RH local mandar as informações sobre as quais ele poderiam trabalhar para fazer minha oferta. 

Com essas informações em mãos, eles começaram a falar com meu antigo chefe sobre a proposta -e entre idas e vindas, passou o mes de Outubro e chegamos em Novembro. Esse foi o mes que o Estagiário Pobre nasceu, teve problemas de respiração, foi para UTI, se recuperou e foi para casa - então, eu acabei nao vendo muita coisa da transferencia e tampouco cobrando o pessoal para coisa andar. Finalmente, entramos em Dezembro e cobrei uma posição pois nao iria mais esperar e quase seis meses é tempo mais do que suficiente para fazer uma oferta de transferencia. 

Entao, acabamos marcando uma viagem e estamos todos aqui nos USA para definir a minha situação (assim eu espero). Estamos aqui meu antigo chefe, meu diretor executivo, o CEO da região que vai me pagar e eu. Se nao conseguirmos uma definição agora, pela minha experiencia eu digo que a transferencia nao sai. Porém, os primeiros resultados foram bem satisfatórios e estamos ja na fase final:

A representante do RH corporativo me chamou para eu dar uma olhada na previa da carta de oferta que eles pretendiam me mandar. Entre outros pontos estava considerado salário anual de USD 85.000; despesas de realocação (passsagens, mudança, etc...); tres meses de acomodação em hotel ate encontrar uma casa; plano de saude, dental e oftalmologico; previdencia previda corporativa e uma serie de outros beneficios.

Entretanto, o principal não estava lá. Eu pensei: "cade a po#@$ do Green Card ?" 

Quando voce vem para Trumpland, voce pode ficar por um periodo limitado de tempo (até sete anos se tiver boas justificativas) com o visto L1. Porém, o que esta sendo oferecido para mim nao é uma expatriação. É um contrato local - eu serei desligado da empresa no Brasil e contratado aqui nos USA. Dessa forma, e considerando que estou levando um bebe, eu preciso do Green Card.

Negociei um pouco o salário e chegamos em um valor razoavel para o Estado onde a empresa esta sediada. Infelizmente, não é a California ou Pensilvânia ... trata-se de um Estado mais ao Sul nos USA. Os Estados do Sul tem a fama de serem muito hospitaleiros, mas também sao os mais pobres e por isso a media salarial é mais baixa - mas a oferta salarial é bem acima da media do Estado e verificando os preços por aqui com um pouco mais de refino e informação vista "in-loco" digo que é possivel guardar USD30.000,00/ano - e isso porque estou considerando alguns luxos em passeios e coisas do tipo.

E o principal, consegui colocar o Green Card na oferta. Por contrato, a empresa vai aplicar para o meu Green Card depois de um ano de trabalho aqui. Acho um prazo satisfatório porque a empresa também precisa ter certeza que eu nao vou pegar o Green Card amanha e me transferir para outra empresa em algum lugar que pague mais. Dessa forma, eles garantem que vao ter um ano (no minimo) dos meus trabalhos, pois sem Green Card eu nao consigo mudar de emprego.

Aproveitei o final de semana e olhei algumas casas por curiosidade. Tem muita coisa legal para alugar na faixa de USD1.400 - USD1.800/mês. Estou falando de boas casas localizadas na região de otimas escolas. Apesar de escola nao ser a preocupação agora pois o Estagiário ainda é muito novo, lugares com melhores escolas são, geralmente, melhores para se viver.

Então, o que está enrolando a transferencia ?

O espertão do CEO da região começou a alegar que eu sendo um funcionário corporativo, o correto seria a Europa pagar meu salário. Meu novo chefe corporativo falou que tudo bem - ele paga meu salário; mas ai eu vou trabalhar na Europa e gerenciar os projetos dos USA e Canada todos a distancia. Então o CEO da região voltou atras e disse que pagava meu salário já que eu irei ficar dedicado aos projetos da região dele.

Em um segundo momento, ele começou a questionar quem pagaria as despesas de recolocação (mudança, passagem para familia, etc...) ... e ai ficou enrolado nisso. O meu chefe corporativo disse que paga e nao em problema. 

Hoje esta marcado uma serie de reuniões, inclusive uma deles para tratar desse tema da transferencia. A reunião deveria ter ocorrido antes do almoço, mas ela foi transferida para tarde. De qualquer forma, eles falaram rapidamente e meu chefe corporativo veio ate a mesa e me disse que está tudo certo. Mas eu so vou acreditar na hora que estiver com a carta na mão !!! Vamos ver se eles conversam ate o final do dia e se acertam - ai eu volto para casa com a carta na mão e ja começo a providenciar visto e tudo o mais.

Caso eles nao se acertem, como eu falei antes, eu acredito que a transferencia nao sai e eu devo ficar no Brasil. Nesse caso, como mesmo assim eu serei transferido de divisão para gerenciar alguns projetos - a minha intenção é ter a transferencia com um aumento / promoção. Pelo menos eu fico no Brasil ganhando mais ...

Então é isso pessoal - o post ficou um pouco longo, mas esse é o resumo de tudo o que está acontecendo. Vamos ver o que acontece durante essa tarde e também nos proximos dias.

Um grande abraço,

30 comentários:

  1. Boa sorte EP,

    Espero que tudo dê certo. Assim que tiver a carta a mão nos avise por aqui.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Aportador - tudo bem ? Pode deixar que eu avisarei a todos se der certo. E se nao der certo também.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Deus te ilumine🙏
    Q ocorra o q for melhor pra vc.
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola OK - tudo bem ? É o que também estou pedindo - que ocorra o que for melhor, mesmo eu ainda nao sabendo o que é ... rsrsrs

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Farmacêutico Investidor11 de dezembro de 2017 às 18:45

    Parabéns EP! Que dê tudo certo nessa mudança - só espero que não abandone o blog, pois seus relatos sempre são interessantes. Felizmente vc não estará aqui para ver o Brazilsao venezuelar rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Farmaceutico - tudo bem ? Se a mudança ocorrer eu com certeza nao irei abandonar o blog. Na verdade, ai eu acho que terei realmente uma boa contribuição para os colegas ao dividir a experiencia de viver em outro pais, as facilidades e dificuldades, as dicas, as falhas e gafes que irei cometer, como é trabalhar em outra cultura, o mundo corporativo na terra do Tio Sam, etc...

      Atualmente, o que eu posso colaborar com os colegas é apenas compartilhando a minha visao e o que vejo no mundo corporativo e dividindo um pouco das minhas metas financeiras e o dia a dia...

      Acho que a transferencia iria trazer muito mais assuntos de interesse para o pessoal que acompanha aqui o blog.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Isso é fantástico. Espero que tudo dê certo, e que você possa realizar o sonho da maioria dos blogueiros: sair deste país sem futuro! O salário anual mencionado é muito bom, meus parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Guardião - obrigado pela visita. Realmente o salário ofertado é muito bom para o Estado onde a empresa está localizada. Ainda tem o bonus de 10% da remuneração anual e isso pode aumentar em caso de atingir determinadas metas.

      Acho que se conseguir economizar 30K dolares por ano esta excelente - lembrando que nessa conta ainda falta incluir meus pagamentos para o plano 401K da empresa (até 4% do salario a empresa faz um deposito 100% do que voce depositar). Isso possibilita uma economia extra de USD7.344 ... acaba sendo um valor interessante dependendo das regras de retirada.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Sucesso na jornada aí colega. USA é outra realidade. Você vai se livrar dos problemas daqui, especialmente ano que vem com essa política louca.

    Abraços e fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Poupador - tudo bem ? Com certeza os USA tem uma realidade diferente. Mas existe problema por aqui também. Claro que no inicio só vemos o lado positivo, mas logo nos acostumamos e começamos a ver os problemas que os locais enxergam por sempre terem vivido aqui.

      Mas, na média, a troca é muito positiva. Basta voce ver quantos brasileiros querem viver aqui (alguns mesmo como ilegais) e quantos americanos querem viver no Brasil. E concordo com voce que o proximo ano será um ano critico com as opções que estão se desenhando para candidatos a presidencia.

      Eu estou colocando tudo na balança e apenas aguardando a decisao da empresa. Também é dificil eles justificarem porque estao trazendo um brasileiro e nao estao contratando um americano. Espero que a situação esteja definida rapidamente.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Fala EP!
    Mais um aqui na torcida pra que tudo dê certo! Quanto mais sucesso e experiência os amigos da Blogosfera de Finanças Brasileira conseguirem, mais conhecimento será compartilhado.
    Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Libertas - tudo bem ? Obrigado pela torcida - eu espero que tudo de certo porque além do ganho profissional e pessoal, eu também enxergo que poderia dar uma real contribuição aos colegas da blogosfera de finanças.

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. Parabéns meu amigo.
    Vai dar tudo certo, depois conte-nos mais histórias da terra do tio sam.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ISN - tudo bem ? Também espero que de tudo certo - com certeza vou deixar o blog mais como um diário contando as experiencias americanas.

      Um grande abraço,

      Excluir
  8. Respostas
    1. Ola CF - muito obrigado. As coisas estao ficando um pouco mais claras e espero que tudo se resolve em alguns dias. Vou compartilhando as informaçoes com voces assim que a coisa for evoluindo.

      Um grande abraço,

      Excluir
  9. Respostas
    1. Obrigado SB !!! Estamos todos na torcida para essa transferencia finalmente ocorrer.

      Um grande abraço,

      Excluir
  10. Show de bola EP!

    Acho que agora essa transferência sai, e você conseguiu negociar um ótimo salário!

    É só questão de tempo!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola SM - tudo bem ? Eu acredito que esta bem proximo de ter um final feliz. O salário negociado realmente é atrativo, ainda mais por se tratar de um Estado mais pobre, onde os custos sao mais baixos e seu dinheiro vale mais ... para voce ter uma ideia: um galão de gasolina na California sai por algo como USD 4,2 e aqui nesse Estado sai por USD 2,2

      É uma grande diferença e observo isso em tudo: nos restaurantes, nas lojas, preço de aluguel, preço de casas, etc...

      Espero que a transferencia de certo para poder constribuir inclusive um pouco mais com postagens sobre como e viver, trabalhar e investir nos USA. Acho que isso sempre é um tema que pode ajudar os outros colegas.

      Um grande abraço,

      Excluir
  11. Ufa, isso nem é uma minissérie. É uma novela da Globo, altas reviravoltas, mistérios sendo elucidados.
    Mas todos queremos saber duas coisas : 1o quem matou Odete Roitman? 2o quando será a transferência?rssss


    Felicidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - é verdade !!! Ninguem mais do que eu quer saber quando sai minha transferencia. As vezes as pessoas pensam que é legal ter um cargo executivo e potencial para trabalhar em outro pais; mas quando voce começa a perceber o tamanho da "politicagem" (na pior conotação da palavra) voce está metido, ai fica até desanimador.

      Uma operação que tem faturamento local de mais de USD 200 milhões, faturamento regional de mais de USD 1 bilhão - e os caras ficam discutindo quem paga meu salário. Toda a coisa esta emperrada porque nao decidiram se os USA ou Europa deve pagar o meu salário.

      Como eu falei, ontem houve uma conversa e parece que encaminharam as coisas - mas como eu sou desconfiado, eu só vou acreditar quando me entregaram a carta oferta na mão.

      Um grande abraço,

      Excluir
  12. Rapaz, acho bacana sua carreira executiva. Você foi estagiário e hoje é executivo.

    Mas ao observar a blogosfera, vemos que os maiores investidores, em geral, são funcionários públicos. Soul Surfer, Investidor Troll, Heavy metal e outros conseguiram seus patrimônios trabalhando para o setor público. Para um jovem que esteja querendo construir sua fortuna, esse aspecto não deve ser ignorado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Com certeza existem alguns cargos no serviço publico que te coloca em um patamar de rendimento muito elevado. Mas devemos lembrar que esses cargos sao exceções - a maior parte do funcionalismo publica ganha bem abaixo do padrão dos colegas que voce comentou. E também devemos lembrar a dificuldade que é passar em um concurso publico desse nivel.

      Na pratica, é tao dificil quanto obter um cargo executivo (com remuneração similar) na iniciativa privada. Claro que a vantagem do concurso publico é que só depende de voce ... na iniciativa privada esse tipo de cargo nunca é preenchido atraves de processo de seleção - sempre é preenchido por indicação. Ate existe o processo de seleção, mas ele ja esta definido antes mesmo de iniciar. Os cargos de alta direção sao sempre preenchidos por indicação.

      Para um jovem querendo construir sua fortuna, acho que nao pode mirar nos extremos. Nao pode achar que vai passar em um concurso publico extremamente dificil, nao pode achar que vai ser presidente de alguma empresa e ganhar bonus milionários ... tem que se esforçar para isso, mas nao pode ser a linha mestre do plano. Para esse tipo de plano deve considerar as regras basicas ... estudar, buscar uma profissão que tenha uma boa aceitação em qualquer lugar do mundo e que a pessoa tenha alguma afinidade, aprender idiomas, gastar menos do que ganha e procurar meios de aumentar a renda.

      Um grande abraço,

      Excluir
  13. cara que sonho heim mais fico pensando que responsabilidade também
    Tem algum post falando como vc chegou até aqui? cursos , network, sorte ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Soldado - tudo bem? Realmente a possibilidade de morar e trabalhar fora é interessante. Além disso, caso tenha de voltar ao Brasil, voce sempre volta um pouco mais valorizado pela experiencia internacional. Claro que nada é de graça, nao transferem voce para fazer um trabalho simples - os projetos envolvidos aqui sao bem complexos e sao os maiores da empresa, mas a recompensa e viver em uma pais mais desenvolvido e poder ter acesso a um mercado mais dinamico.

      Creio que nao tenho nenhuma postagem resumindo como cheguei ate aqui. Vou tentar criar algo do tipo rapidamente, porque se nao eu acaba me envolvendo com outras coisas e as postagens nunca saem. Obrigado pela dica.

      Um grande abraço,

      Excluir
  14. Sucesso meu amigo e parabéns pelo controle e paciência. Você será muito bem realizado por aí. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marlan. Controlar a ansiedade esta sendo o mais dificil nesse processo. Ate porque esta levando muito mais tempo do que eu considero razoavel para uma transferencia. De qualquer forma, nesse momento nao tem muito o que eu possa fazer diretamente. Houve outra reunião e o cara mais alta no hierarquia da divisão onde eu irei trabalhar aprovou minha transferencia - então agora basta um email para o RH poder me encaminhar a oferta que ja esta pronta e revisada. Ainda estou na torcida para matar o assunto nessa semana, ate porque estao surgindo varias urgencias dos tres projetos que terei em maos nessa nova função e preciso iniciar os trabalhos o quanto antes.

      Um grande abraço,

      Excluir
  15. Respostas
    1. Obrigado MIN - estou bastante ansioso com essa possibilidade. Acredito que sera definido ate o final da semana.

      Um grande abraço,

      Excluir