quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Atualização Patrimonial AUG/19 - R$507.232,51 (+5,88%)

Olá Pessoal - tudo bem ? Conforme sugestão que recebi nos comentários da postagem anterior, estou fazendo um teste com um tamanho de fonte maior aqui - vamos ver se facilita para quem visitar o blog.

Aqui vamos nós com mais uma postagem para fechamento e atualização patrimonial e esse mês estou celebrando um marco muito importante: finalmente atingi a marca de R$500K. Agora posso dizer que sou "meio" milionário.

Brincadeiras a parte, esse é um marco que realmente merece uma comemoração - eu iniciei os investimentos basicamente em 2013 e em 6 anos, com todos os percalços e distrações encontradas no caminho, consegui atingir a marca de R$500K em investimentos (além do meu imóvel no Brasil - que mesmo sendo vendido, não está nessa conta). 

O motivo de não incluir o valor do imóvel nessa conta é porque não sei se vou utilizar esse dinheiro para comprar outro imóvel no futuro próximo - talvez eu aproveite para comprar imóvel de renda, mas os preços nao estão atrativos agora; talvez eu utilize para comprar imóvel de renda nos USA, mas eu nao tenho conhecimento suficiente do mercado local para isso; talvez eu utilize esse dinheiro para comprar algo na Europa, mas também nao tenho conhecimento ... então, devido a minha falta de conhecimento, por hora o dinheiro vai ficando em uma alocação em renda fixa e REIT para gerar renda de aluguel aqui nos USA. 


Durante a jornada de investimentos nesses seis anos, eu tive alguns percalços e "trapalhadas", mas acredito que a base de aporte constante (apesar de nao ter aportado em 9 meses durante esses 6 anos) e investimento para longo prazo (apesar de ter alterado meu portfolio quando mudei para os USA) me ajudaram muito a atingir esse nível de patrimônio.

Outra ajuda importante que estou percebendo é o fato de estar investido em moeda forte (nesse caso, em dolares) - a flutuação cambial do Real em relação ao Dolar é muito grande. Como eu já expliquei anteriormente, eu monitoro meu patrimonio em Reais, Dolares e Euros porque tenho o plano de ir viver na Europa no futuro e aproveitar minha cidadania portuguesa e nao depender do sistema de saúde americano quando estiver mais velho.

Durante essa jornada, eu tive alguns gastos e investimentos: eu tive despesas relacionadas ao meu mestrado, eu paguei o parto do meu filho (a parte que o plano de saude nao cobriu), tive algumas despesas medicas comigo e com minha esposa (perto de 5.000 dolares), tive gastos com advogado para cidadania portuguesa (perto de 4.000 dolares), etc .... Entretanto, mesmo com esses gastos não planejados, o resultado ainda é muito bom.

A meta agora e atingir os USD 520K (meta inicial para 2019) e tentar maximizar esse valor ate o final do ano, com os pagamentos de Novembro (tres pagamentos no mes) e também com o bonus que deve chegar em Dezembro.

A ideia é utilizar parte desse dinheiro para fazer uma viagem no Thanksgiving (provavelmente visitar New Orleans, Memphis e Nashville) e uma viagem maior no final do ano quando terei 24 dias de ferias e meus pais deverão estar por aqui.

Para esse segundo roteiro nao decidi ainda se vou até Nova York (com paradas em Savannah, Charleston, Raleigh, Washington, Baltimore, Philadelphia, Manhatan, Smoky Mountain National Park e Atlanta) ou se pego vôo até a California e volto dirigindo de lá até aqui (San Francisco, Pacific Road, Grand Canyon, Houston, New Orleans, Memphis, Smoky Mountains National Park, Atlanta) ... vou ter de avaliar os roteiros com calma, mas gostaria que meus pais conhecessem bastante do pais e aproveitassem esse tempo por aqui.

Novamente, momento de celebrar o meio milhão e de olho em atingir 1 milhão até Dez/2021 - e depois pensar como avançar ainda mais nas metas financeiros nos proximos anos e sobreviver ao ambiente corporativo. 

Com certeza, uma de minhas metas é aumentar o numero de locais visitados - conhecer a cultura, arquitetura, historia, geografia, culinaria, tradição e costumes de outros países e cidades é algo que eu e Sra EP gostamos muito e planejamos como objetivo de vida - incluindo nossa aposentaria antecipada, caso conseguirmos realizar esse objetivo.

Em cada pequena cidade sempre encontramos algo que nos surpreende e ganhamos um pouco mais de conhecimento e temos uma experiencia diferente.

Seguimos forte rumo ao milhão !!!

Um grande abraço a todos,

13 comentários:

  1. Acho que a meta de 2019 deve ser R$520k e não USD 520K como esta no texto, apenas para fazer sentido com o restante do raciocínio. De qualquer forma, parabens pelas conquistas e otimo post como sempre.

    Abs,

    ResponderExcluir
  2. Olá Executivo Pobre, tudo bem?

    Você é engenheiro, então deve saber bastante acerca da Física, certo?

    Estou no Ensino Médio e Física é um terror para mim, tenho muitas dificuldades e o professor, apesar de ser um gênio, tem uma didática insuficiente. Quando acho que estou aprendendo, erro todas as questões.

    Eu preciso passar no último ano e acertar alguma coisa de Física no ENEM, tem alguma dica para me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha epoca era assim tb.
      Comprei um livro usado volume único no centro, li ele todo e fiz TODOS os exercícios e questões.
      Qnd a gente estuda e lê sozinho dá muito certo.
      Fiz isso com Física e Química e tirei excelentes notas no vestibular.

      Excluir
    2. Nunca dependa do seu professor! Quando vc estiver em uma faculdade pública/federal os professores não vão pegar na sua mão e resolver exercício, isso é coisa de ensino médio. Em uma universidade pública como usp, unicamp ou qualquer federal a maioria dos professores da um livro no primeiro dia marca as provas e foda-se. Se vira. É assim que funciona. E isso é bom.

      Como os colegas já disseram: Crie o hábito de estudar tanto sozinho quanto com seus amigos esforçados. Sempre tenha em mente que você não está na escola só para se divertir, e passar em uma boa faculdade é sua principal oportunidade de subir na vida. Não a desperdice.

      Excluir
    3. Olá, aqui é o anônimo das 17:00.

      Obrigado Frugal Simple pelo conselho. Estou tentando fazer isso, mas por livros em pdf no meu celular. Física é mais complicado pois tenho duvidas que não consigo saná-las só lendo o livro ou vendo alguma videoaula.

      Engenheiro Mendigo, eu sei disso muito bem, mas eu ainda estou no Ensino Médio - não na faculdade - algumas dúvidas é bom ser resolvidas pessoalmente. Se eu fosse esse jovem que você idealizou - que só quer saber de se divertir - eu não estaria em um blog de finanças querendo dicas de Física com um engenheiro. Ora, se eu estou procurando algum auxílio, como eu estou desperdiçando essa chance? Sem orgulho besta, mas acho que sou o único da minha turma que está realmente preocupado com o ENEM.

      Excluir
    4. Parabéns anon 19:37

      Infelizmente todos com quem estudei no ensino médio não estavam nem aí, vc é uma bela exceção e se continuar assim terá um bom futuro

      Com esforço, paciência e disciplina se consegue tudo. Abraços!

      Excluir
  3. Olá Executivo Pobre,
    Seria possível postar quais investimentos em REITs e Renda Fixa que você está fazendo nos EUA?
    Obrigado,
    Data160

    ResponderExcluir
  4. Olá, Executivo.

    Parabéns pela conquista dos 500k
    Agora é rumo ao milhão!!!
    Seguimos acompanhando sua jornada e torcendo pelo melhor.

    P.I.

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo resultado EP! Tambem gosto muito de viajar e conhecer as culturas dos locais. Ja estou planejando uma Road Trip pelo Canada que devera durar cerca de 4 meses. Tambem tenho interesse em fazer uma road trip pelos USA em seguida. Meus planos pos aposentadoria antecipada estou a todo vapor! rsrsrs.

    Abs!

    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
  6. Farmacêutico Investidor16 de setembro de 2019 às 22:06

    Parabéns EP! Sempre saudável investir em moeda forte. Há quem diga que haverá uma correção grande no próximo ano, então estou tentando aumentar minha renda fixa via mercado secundário (bem difícil, os produtos acabam em questão de segundos).
    Em tempo: monte um post depois sobre essa sua viagem!
    Abs

    ResponderExcluir