sexta-feira, 25 de abril de 2014

Executivo Pobre - Um pouco da minha história !!!

Vamos lá – decidi usar esse post para contar um pouco mais da minha trajetória e acredito que desta forma, será mais fácil para todos entender o conteúdo que pretendo colocar no blog.

Venho de uma família brasileira típica: pai / mãe / irmão / irmã. Meu pai é trabalhador autônomo e minha mãe trabalhou até o nascimento da minha irmã – depois disso, ela se dedicou a cuidar da casa e da família.
Tudo estava indo muito bem, até que meu pai começou a ter problemas de saúde. Como ele era o único que trabalhava na família, logo começamos a sentir o efeito do deste problema de saúde também nas finanças. Ele teve que se afastar completamente do trabalho para poder cuidar da saúde e minha mãe também ficou cuidando dele. Não vou entrar em detalhes de qual era a doença; mas basta informar que trata-se de uma doença realmente grave e que, hoje, felizmente ele está recuperado e trabalhando novamente.

Com tudo isso, eu comecei a trabalhar com 14 anos. Fiz colégio e trabalhei ao mesmo tempo, e me esforcei para passar em uma faculdade publica, uma vez que não teria condições de pagar um curso em faculdade particular. Passei no vestibular e cursei Engenharia Mecânica, sendo que durante a faculdade, eu arrumei um segundo emprego temporário para aumentar meus rendimentos e poder ajudar um pouco mais em casa, uma vez que meu pai ainda não estava restabelecido em termos de saúde. Foi uma época que dormia muito pouco (tinha 2 empregos e ainda estudava), mas consegui sempre ter boas notas e me formar sem repetência nas matérias.


Logo após a faculdade, eu troquei de emprego e fui trabalhar em uma empresa multinacional. Fiquei lá por 5 anos, aprendi bastante e tive oportunidade de observar como é trabalhar em uma grande empresa. Graças ao trabalho feito e ao contato com amigos, recebi um convite para mudar para outra empresa multinacional. Desta vez, negociei um bom aumento de salário e consegui quitar meu apto muito antes do prazo previsto – uma vez que direcionava todo o dinheiro que sobrava para antecipar as parcelas do meu financiamento imobiliário.

Após quitar o meu apartamento – comecei então a me dedicar a formar um colchão de segurança para o caso de ter um imprevisto, um problema de saúde ou alguma urgência na família. Formei um colchão de segurança de 6 meses de salário e estava decidido a começar a investir. No entanto, acabei ficando imerso em problemas do dia a dia e fui relegando os meus investimentos, sendo que o dinheiro que sobrava todo mês acabava sendo destinado para a poupança.

Recentemente, comecei a acompanhar blogs sobre educação financeira e decidi, finalmente, começar a investir meu dinheiro visando a tão sonhada Independência Financeira.
Em breve, vou postar meu orçamento familiar para vocês terem uma ideia dos meus aportes e vou postar também meu patrimônio de Jan/14 até o momento.

Ainda estou estudando e definindo minha estratégia de investimento. Pretendo ir compartilhando com vocês conforme for amadurecendo essa estratégia; para que vocês também possam comentar e opinar – seria muito bom ter a experiência de cada um de vocês nesse aprendizado.


E assim começa a jornada do Executivo Pobre !!! Um grande abraço a todos.

10 comentários:

  1. Olá Executivo...

    Muito bom você utilizar a cabeça e acabar com suas dívidas primeiro... Acho este passo o mais importante.
    Como você disse que está começando a formular a sua estratégia eu darei algumas dicas...
    Primeiramente leia alguns livros de auto ajuda financeira, como Pai Rico Pai Pobre e O Milionário Mora Ao Lado, pode parecer besteira mas primeiro você tem que mudar o seu jeito de pensar e sair da corrida dos ratos... Você já está bem a frente de muitas pessoas, mas recomendo só para ter uma excelente base.
    Depois disso... recomendo que você estude o seguinte... Tesouro Direto, depois Ações e depois Fundos de Investimentos Imobiliários, por quê ? Bem, o tesouro direto para os aportes em renda fixa que trará um retorno maior do que a poupança, e ações e FIIs para a parte variável do seu portfólio. :)

    Uta!

    ResponderExcluir
  2. Ola Estagiário - muito obrigado pelas dicas.

    Eu venho lendo algumas obras do munda das Finanças: comecei com os livros do Gustavo Cerbasi, depois li Pai Rico Pai Pobre e os livros do Mauro Hafeld - realmente ajudam a mudar a mentalidade e pensar em acumular patrimônio que gere renda passiva.

    Depois disso comecei a acompanhar alguns blogs e isso começou a abrir minha mente, pois é sempre legal termos experiencias de pessoas "comuns" que você pode aplicar no seu dia a dia.

    Agora estou com a seguinte biblioteca: O Investidor Inteligente, O Jeito Peter Lynch de Investir e O Jeito Warren Buffet de Investir. Quero terminar de ler esses livros porque me identifico mais com a Análise Fundamentalista e estou montando minha estratégia de investimento - muito baseado no Buy & Hold.

    Quero ler também Análise de Balanços (Warren Buffet) para aprender a avaliar empresas de acordo com indicadores fundamentalistas.

    Vou começar mesmo pelo TD e seguir pela Renda Variável.

    Muito obrigado pelas dicas.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá EP,

    Temos um blog de um engenheiro! Isso é muito bom.
    Ao longo do tempo, vamos trocando idéias que esse é o nosso maior aprendizado.
    Abraço


    ResponderExcluir
  4. É isso ai BBB - sou Engenheiro e confesso que ainda estou engatinhando neste assunto de ter um blog, mas estou gostando bastante do aprendizado. Obrigado pela visita e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Ola Executivo Pobre!

    Seja bem vindo a blogsfera!

    Cara, vi seus comentarios no blog do BBB e curti bastante. Gostei mais ainda da sua historia, parece que voce eh "eu" daqui ha dez anos, afinal ja eh formado com mais de 5 anos de experiência. Tenho varias perguntas, pq sou curioso quanto ao meu futuro, entao vou dar uma segurada pra não ser chato pra caralho ahhaha.

    Qual sua faixa etária? Vc fala outros idiomas? Essas multinacionais vc trabalhava no Brasil ou em outro pais?

    Bom, eh isso, te adicionei na minha lista de blogs, quando quiser da uma passada no meu blog, vai ser mto bem vindo!

    http://graduandofudido.blogspot.com

    Abracos!

    ResponderExcluir
  6. Olá GF - pode perguntar a vontade, sem medo de ser chato - aqui não tem problema; se caso eu não puder responder algo, eu falarei que não posso e explicarei os motivos. Mas, vamos ao que você me perguntou:

    1) Faixa Etária - estou ao redor dos 30 anos
    2) Idiomas - falo somente Inglês (tenho muita vontade de aprender alemão, mas ainda não coloquei isso em prática)
    3) Empresas que trabalhei: até hoje, trabalhei em 3 empresas - a primeira eu entrei com 14 anos como estagiário (trata-se de uma empresa multinacional alemã); a segunda eu entrei logo após a faculdade (trata-se de uma multinacional japonesa); e depois mudei para o meu atual emprego (uma multinacional americana). Sempre trabalhei no Brasil - mas essas empresas me permitiram participar de projetos internacionais e então eu pude viajar e trabalhar na Argentina (6 meses), Coreia do Sul (3 meses), EUA (1 ano no total) e Europa (alguns meses, em vários países). Ainda hoje, tenho muito contato com amigos que fiz em cada um desses lugares.

    Fiquei bastante feliz com a visita e com as perguntas, se tiver mais alguma é só mandar (Já te adicionei aqui no blog também).

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba que experiencia animal!
      Estou tendo agora minha experiência na China, ta acabando um ano que usei basicamente so para aprender o chines. Não sei se prossigo para o segundo ano, que aprenderia engenharia em chines. Mas, agora estou tendendo mais para voltar para o Brasil e formar logo. O que voce acha? Ja atrasei o curso com 3 anos de cursinho mais 1 ano de china.
      Tomara que algum dia eu tenha essas oportunidades.
      Alias, antes de formar, pretendo fazer um intercâmbio para algum pais que fale espanhol. A experiência na argentina vc teve oportunidade de melhorar o espanhol?

      Abracos!

      Excluir
  7. Olha Graduando Fudido - essa sua experiência na China vai te abrir muitas portas, com certeza. Ao que me parece você já tem conhecimentos de Inglês, certo ?

    Eu não consigo prever o que poderá acontecer no seu retorno caso voce ficar mais 1 ano na China, mas sinceramente, eu não adiaria mais o curso. Eu tentaria obter a graduação o mais rápido possível. Pelo que você falou, você teve 3 anos de cursinho e mais 1 ano de intercambio na China. Se você entrou na faculdade com 18, isso significa que você irá se formar com 27 ou 28 anos de idade - dependendo se o seu curso tem 5 ou 6 anos de duração).

    Não será tarde, mas você precisará conseguir alguma experiencia profissional para entrar no mercado - o negocio de se formar e só depois tentar entrar no mercado, não costuma ser proveitoso na Engenharia.

    Eu, particularmente, voltaria ao Brasil e tentaria me colocar em um estágio / programa de trainee onde eu pudesse utilizar conhecimentos de Chines. Você vai ver que várias empresas irão considerar isso como grande diferencial. Depois de formado, com alguma experiencia no mercado de trabalho e bom nível em Inglês e Chines - você poderá começar a garimpar melhores oportunidades (assumindo que você não consiga crescer na primeira empresa).

    O Espanhol eu também deixaria para fazer um intercambio menor (algo em torno de 30 dias) durante as férias. Pela similaridade com o Português, você não precisará de uma absoluta imersão para evoluir no idioma. E sempre tem a oportunidade de a empresa onde você trabalhar manter negócios no Mercosul e você terá de utilizar o idioma com frequência.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  8. Grande EP!
    Poxa muito bacana sua história de vida.

    Temos uma formação muito semelhante. Me formei faz 3 anos e já passei por 2 multinacionais, com oportunidade de atuação no exterior também. Com certeza experiências fantásticas. Mas o mercado está ruim ultimamente (pelo menos no meu setor). Nesse período consegui acumular muito pouco também... não por eu ser "gastão" mas é que eu não entendo pq ganho tão pouco...rsrsrsrs

    Você com alguns poucos anos a mais, aparentemente já conquistou muito mais.
    Deve ter formado bem cedo também, começou a jornada ainda bem novo.
    Parabéns, amigo, com certeza um grande exemplo para todos nós!

    Vamos nos falando, grande. Rumo a IF!
    abraço
    MF

    ResponderExcluir
  9. Olá MF - tudo bem ?

    Eu acho que a questão salarial ainda envolve muito o fator experiencia (principalmente na Engenharia). Como você ainda tem somente 3 anos de formado, provavelmente seja essa a razão de você ainda não estar com um salário muito alto.

    Mas continue firme e forte na sua jornada que, com certeza, os aumentos salariais irão ocorrer.

    Respondendo também a pergunta - eu me formei com 22 anos (fiz faculdade no período matutino e trabalhava a tarde em uma empresa, e a noite em um segundo emprego para ajudar em casa). Entrei na faculdade ainda com 17 e me formei em 5 anos, devido o curso ser matutino. O fato de me formar cedo ajudou a conseguir mais experiencia sendo ainda novo; mas o fato de trabalhar desde os 14 anos na área (comecei como estagiário em um curso do SENAI) também me ajudou a conseguir colocação rapidamente no mercado.

    Mas você tem razão: atualmente, o mercado está muito difícil. Temos poucas vagas para mão de obra especializada e o excesso de candidatos faz com que os salários oferecidos também sejam baixos. As empresas cada vez mais aumentam os requisitos e cada vez mais reduzem os salários.

    Por isso mesmo, temos que investir sempre e seguir com nosso plano para não dependermos de emprego ou salário.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir