Olá Pessoal !!! Algumas semanas atras eu fiz uma postagem com meus comentários sobre segurança e pena de morte - que teve uma participação muito grande e boas discussões nos comentários. Então, aproveitando que estamos em plena campanha eleitoral e horário politico obrigatório no rádio e na TV - eu decidi aproveitar e continuar dividindo meus comentários sobre os principais temas que os candidatos discutem em período eleitoral.
Óbvio que não sou candidato a nada - mas como sempre escutei que não basta criticar; tem que apresentar propostas para resolver os problemas - eu decidi imaginar quais seriam minhas propostas caso fosse candidato. Pelo menos, me pareceu um exercício divertido para pensar nos problemas do nosso país e nas formas possíveis de solução.
Hoje, vou deixar aqui registrado os meus comentários sobre educação. Novamente, não vou aqui falar sobre teorias de ensino e filosofia da educação; porque seriam temas a ser explorados em outra conversa com muito mais profundidade. Minha ideia é apenas abordar alguns problemas e apontar soluções que considero possíveis de serem implantadas no Brasil.
1 - Alocar alunos em escolas particulares subsidiadas pelo governo: o governo tem um gasto médio mensal de R$2.200,00 por aluno na rede publica de ensino. Sabemos que, apesar de mensalidade em escola particular ser muito alta, o valor de R$2.200,00 é o suficiente para pagar a mensalidade em uma escola particular de boa qualidade. Para os que quiserem matricular seus filhos em escolas com valor de mensalidade maior - o governo oferece o subsidio até R$2.200,00 sendo que o restante a família deve complementar. Com esta medida, o governo se torna mais enxuto pois irá reduzir gasto com folha de salário dos mais de 2,32 milhões de professores e mais de 3 milhões de funcionários da rede de ensino que não são professores. Além disso, a concorrência entre as escolas tende a manter o valor das mensalidades competitivos e a garantia de recebimento dos valores pagos pelo governo irá diminuir o valor cobrado nas mensalidades para cobrir a inadimplência no setor que chega a mais de 12%.
Além de ajudar a combater a inflação, essa medida ainda libera verba extra para o governo pois os funcionários públicos passarão a ser funcionários de empresas privadas que irá recolher os impostos e contribuições. Logo, o governo deixa de ter despesas com recolhimento de encargos trabalhistas destes funcionários. Estimativa, considerando o salário médio de R$1.800,00 para professor e despesas com encargos trabalhistas na ordem de 103% para o empregador - o governo faria uma economia de R$1.854,00 por professor. E ampliando o conceito para todos os profissionais de educação (professores, diretores, inspetor de aluno, merendeira, faxineira, etc...) temos o total de 5 milhões de empregados x R$1.854,00 de economia por empregado - totalizando uma economia de algo próximo a R$ 9.3 Bilhões.
Outro beneficio seria a possibilidade de alugar as atuais escolas para as futuras escolas particulares - o dono da escola particular paga um aluguel pelo uso da estrutura já construída e disponível (ficando responsável pela sua manutenção - onde pode estabelecer uma parceria com o governo para utilizar mão de obra presente na população carcerária - reduzindo assim os custos de manutenção), abrindo uma nova fonte de receita para o governo.
Outro beneficio seria a possibilidade de alugar as atuais escolas para as futuras escolas particulares - o dono da escola particular paga um aluguel pelo uso da estrutura já construída e disponível (ficando responsável pela sua manutenção - onde pode estabelecer uma parceria com o governo para utilizar mão de obra presente na população carcerária - reduzindo assim os custos de manutenção), abrindo uma nova fonte de receita para o governo.
2 - Investimento no Ensino Técnico / Superior: A verba para esses novos investimentos viria do dinheiro hoje destinado ao sistema prisional - uma vez que o preso arcaria com os custos da sua permanência (conforme minha proposta sobre segurança). De acordo com o estudo do CNJ sobre população carcerária, nós temos hoje 715.655 pessoas em unidades prisionais no Brasil - com um custo médio de R$22.000,00 por detento por ano. Logo, nós temos aproximadamente R$15,8 Bilhões / ano de custo com o sistema carcerário, considerando ai todos os gastos - o número parece absurdo mas lembrem que o Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo, atrás apenas de China e Russia. A ideia seria repassar esse dinheiro para as universidades publicas e instituições de pesquisas. Notem que também aqui não haveria aumento de gasto publico, mas sim a simples transferência de recursos. Além disso, trata-se de um investimento adicional ao que já existe no orçamento atual.
3 - Investimento em Pesquisa: esse dinheiro adicional viria de um novo imposto a ser aplicado sobre as instituições religiosas. O Brasil é um pais laico e por isso mesmo não deveria subsidiar nenhuma religião ou profissão de fé. Portanto, nada mais justo que igrejas e os negócios a elas atrelados paguem impostos como qualquer outra atividade. Como a maior parte do dinheiro das igrejas vem da doação de fieis (que já são tributados), a doação de valores e bens a igrejas seria isenta no Imposto de Renda. Com isso, além de evitar a bitributação, você também incentiva que os fieis declarem os valores doados a igreja e ai você consegue fiscalizar melhor. Considerando as estatísticas oficiais de que 47% da população brasileira é praticante de alguma religião (ou seja, frequenta a Igreja - os que tem religião mas não são praticantes estão fora da estatística) isso nos dá que 94 milhões de pessoas se declaram fieis a alguma religião. Considerando que metade das pessoas façam doação e levando em conta um valor médio de R$100,00; nós temos aqui um potencial de arrecadação de R$1.3 Bilhão - considerando alíquota de imposto de 27,5% (acho que a alíquota deveria ser maior). Trata-se então de um investimento adicional ao que já existe no orçamento atual.
4 - Material escolar com preço reduzido (ajudando a reduzir o valor de repasse das mensalidades para escolas particulares): o valor que o governo gasta para adquirir cadernos, borracha e lápis (para falar de itens mais básicos) seria tremendamente reduzido com a criação de fábricas para produção destes materiais com papel reciclado e madeira reciclada. O governo poderia dar incentivos fiscais para essas empresas, que seriam classificadas como essenciais, desde que as mesmas cumprissem determinados requisitos, como por exemplo: empregar mais de 30% de seu quadro de funcionários com pessoas oriundas do Programa Bolsa Família. Como as pessoas que recebiam a bolsa estariam trabalhando, não seria mais necessário pagar bolsa para elas; gerando redução no pagamento de benefícios e mais disponibilidade de recursos para o governo investir em outras áreas.
5 - Criação de Centros Esportivos de Referencia: cada escola deverá realizar seletivas para jovens a partir de 12 anos de idade e encaminhar os chamados "talentos" para os centros esportivos de referencia. Esses jovens irão praticar a modalidade onde ele se destaca sob a orientação de treinadores profissionais e receberão uma bolsa atleta. Para ter acesso a bolsa, o atleta deverá conseguir avaliações exemplares nos estudos, sendo que uma eventual reprovação significará a suspensão da bolsa. Esta é uma forma de incentivar o desenvolvimento dos esportes olímpicos no Brasil (não só o futebol).
6 - Aumentar a demanda por leitura: com a simples transferência pra o sistema privado de ensino, já teríamos um aumento de horas de leitura por aluno. Mas ainda assim, acredito que o MEC poderá ditar normas para classificação do nível de qualidade das escolas (e esse nível de qualidade estará atrelado ao valor do repasse que a escola receberá por aluno matriculado) incluindo um requisito de "demanda literária", ou seja, as horas de leitura que cada aluno tem de fazer durante o ano letivo.
7 - Transporte escolar gratuito: criar uma rede de transportes credenciada e gratuita para levar as crianças para escola e também trazer de volta para casa. O transporte novamente seria feito por empresas particulares (fiscalizadas pelo governo), com motoristas certificados e câmeras dentro do veiculo para os pais poderem monitorar o que está acontecendo com seu filho durante o trajeto. A verba para criação dessa rede viria do famoso IPVA que pagamos, que hoje é destinado a conservação de estradas - porém com a privatização das mesmas (já adiantei uma proposta de transporte), esse recurso pode ser direcionado para outra finalidade.
8 - Ensino obrigatório de Língua Estrangeira (Inglês): aqui não é necessário nenhum investimento. Apenas cumprir o que já está previsto e tem total condições de acontecer (ainda mais se considerarmos a proposta numero 1). Um aluno que tem 3 horas por semana de aulas de Inglês durante 08 anos, tem condições de sair da escola com domínio avançado do idioma. É o que acontece na Alemanha, França, Holanda, Países Nórdicos, Finlândia ... e até na Russia. Com isso, melhoramos a qualificação da mão de obra que estamos formando e aumentamos a competitividade do pais.
Além disso, temos o tão propagado recurso do Pre Sal - que quando se tornar realidade irá injetar muito mais dinheiro na saúde e na educação através dos royalties recebidos.
E vocês ? Tem alguma proposta diferente para educação no Brasil ?
5 - Criação de Centros Esportivos de Referencia: cada escola deverá realizar seletivas para jovens a partir de 12 anos de idade e encaminhar os chamados "talentos" para os centros esportivos de referencia. Esses jovens irão praticar a modalidade onde ele se destaca sob a orientação de treinadores profissionais e receberão uma bolsa atleta. Para ter acesso a bolsa, o atleta deverá conseguir avaliações exemplares nos estudos, sendo que uma eventual reprovação significará a suspensão da bolsa. Esta é uma forma de incentivar o desenvolvimento dos esportes olímpicos no Brasil (não só o futebol).
6 - Aumentar a demanda por leitura: com a simples transferência pra o sistema privado de ensino, já teríamos um aumento de horas de leitura por aluno. Mas ainda assim, acredito que o MEC poderá ditar normas para classificação do nível de qualidade das escolas (e esse nível de qualidade estará atrelado ao valor do repasse que a escola receberá por aluno matriculado) incluindo um requisito de "demanda literária", ou seja, as horas de leitura que cada aluno tem de fazer durante o ano letivo.
7 - Transporte escolar gratuito: criar uma rede de transportes credenciada e gratuita para levar as crianças para escola e também trazer de volta para casa. O transporte novamente seria feito por empresas particulares (fiscalizadas pelo governo), com motoristas certificados e câmeras dentro do veiculo para os pais poderem monitorar o que está acontecendo com seu filho durante o trajeto. A verba para criação dessa rede viria do famoso IPVA que pagamos, que hoje é destinado a conservação de estradas - porém com a privatização das mesmas (já adiantei uma proposta de transporte), esse recurso pode ser direcionado para outra finalidade.
8 - Ensino obrigatório de Língua Estrangeira (Inglês): aqui não é necessário nenhum investimento. Apenas cumprir o que já está previsto e tem total condições de acontecer (ainda mais se considerarmos a proposta numero 1). Um aluno que tem 3 horas por semana de aulas de Inglês durante 08 anos, tem condições de sair da escola com domínio avançado do idioma. É o que acontece na Alemanha, França, Holanda, Países Nórdicos, Finlândia ... e até na Russia. Com isso, melhoramos a qualificação da mão de obra que estamos formando e aumentamos a competitividade do pais.
Além disso, temos o tão propagado recurso do Pre Sal - que quando se tornar realidade irá injetar muito mais dinheiro na saúde e na educação através dos royalties recebidos.
E vocês ? Tem alguma proposta diferente para educação no Brasil ?
Olá, EP! Bacana a sua iniciativa. Farei alguns comentários:
ResponderExcluir1) Primeiramente, isso só poderia ser de forma gradual, já que instituições privadas não teriam condições de atender todo um contingente de alunos oriundos de instituição pública. Segundo, de onde você tirou a informação de que se gasta R$ 2.200,00 por mês com alunos de educação básica? O gasto em 2011 foi de algo em torno de R$ 4.200,00 anuais, ou seja R$350,00 por mês, 15% do seu gasto colocado. Portanto, não há qualquer possibilidade atual financeira do país subsidiar o valor de R$ 2.200,00 por aluno (http://mansueto.wordpress.com/2013/09/05/despesa-com-educacao-no-brasil-2/).
Terceiro, boa parte dos servidores são concursados, logo não se pode simplesmente transformá-los em empregados sob o regime privado, não nessa ordem constitucional. Por fim, não entendi o raciocínio sobre os encargos, o governo não recolhe encargo algum sobre a folha de servidores;
2) O Brasil é o terceiro país com números de encarcerados, atrás de EUA (o maior do mundo, não Rússia) e China. A ideia do preso contribuir para as suas despesas pode vir a ser interessante. Porém, teríamos que admitir que o preso iria pagar 3x o salário mínimo vigente (o que me parece difícil que ele consiga ganhar trabalhando na prisão). Se a solução for cobrar da família do preso, ou do preso em si, como a maioria é pobre, dificilmente se conseguiria. Além do mais, quem faria a cobrança? Precisaria de uma grande estrutura para realizar cobrança ainda mais de miudezas, o que não vale do ponto de vista jurídico. A ideia é interessante, mas ela não teria esse impacto financeiro tão alto;
3) As igrejas são imunes. Pode-se discutir a ideia, mas eu creio que isso é considerado uma cláusula pétrea e não poderia ser modificada com a atual constituição, apenas com uma outra (o que revelaria uma quebra da ordem social). Também não creio que quase metade da população brasileira contribua de alguma forma com igrejas, mas isso seria algo para estatísticos chegarem a número. Seja como for, não creio que podemos contar com isso como forma de recursos estáveis e previsíveis para a área de pesquisa;
4) Isso poderia ser interessante. Gosto de incentivos positivos para determinadas idéias. Porém, isso é uma questão de fazer conta. O governo abriria mão de arrecadação para se ter um benefício de redução do preço. Bom, isso deve ser estudado por técnicos, pois os incentivos que o governo está dando a diversos setores não está necessariamente se materializando em benefícios para a sociedade como um todo. O bolsa família consome 0,1% do PIB, ele não é o motivo da falta de dinheiro para determinadas áreas, longe disso. Agora, dar incentivos para empresas que por ventura contratem pessoas beneficiadas pelo bolsa-família pode ser interessante. O ponto é saber se as pessoas do bolsa família possuem qualificação para trabalhar em alguns postos, e isso me remete ao artigo que escrevi sobre produtividade e educação;
5) Concordo, e acho uma ótima ideia. O esporte é uma forma barata de se ensinar regras, disciplina, sentimento coletivo, etc. E ainda poderíamos formar esportistas famosos;
6) Aqui é o que foi dito no item “1”, o gasto é da ordem de R$350,00 mensais por alunos de educação básica;
7) Aqui o pessoal do IMB ia ficar louco, com a proposta de transporte gratuito para todos. Tem que ver se o trade off de pagar pedágios caríssimos, os de SP são um roubo, compensa com o benefício de se dar transporte gratuito para todos. Como disse no item “4” para mim isso é uma questão que se deve decidir e discutir com base em dados mais concretos e de maneira técnica;
Excluir8) Quantas pessoas não tiveram aulas de inglês por vários anos nas escolas particulares, até mesmo em escolas de inglês, e falam um inglês macarrônico? O problema é que não há turistas aqui, não se tem a oportunidade de praticar o inglês, e isso sempre será uma barreira para se ter uma população inteira com fluência no idioma. A população dos países europeus possuem mais fluência, pois o nível educacional é muito maior, e eles precisam de uma língua em comum para falar num continente onde você anda 3 horas e passa por 4 línguas diferentes. Porém, creio que o ensino de Inglês deveria realmente ser uma prioridade, mas sem a ilusão de que teremos, enquanto população, o mesmo nível de fluência de outros países;
A principal reforma educacional que seria aumentar o período do colégio não foi abordada no seu tópico. O tempo que o aluno brasileiro passa no colégio é claramente insuficiente, principalmente se comparado com padrões internacionais.
Abraço!
Ola Soul Surfer - tudo bem ? Primeiro peço desculpas pela demora na resposta - eu fiz uma pequena viagem ao interior e estava sem acesso a internet. Mas agora já estou de volta.
ExcluirVamos começar pelas mais simples: primeiro a questão do preso pagar pela diária. Aqui, sendo bem realista e sem nenhum tipo de demagogia Soul, esse é um problema do preso. Se o valor que ele vai pagar é equivalente a um, dois ou dez salários mínimos - isso é problema dele. Se ele é pobre e não pode pagar, isso também é problema dele. Para todos esses casos, o governo utiliza a mão de obra deles como forma de pagamento pelas diárias ... voce precisa de um monte de gente para pintar fachadas, construir escolas e hospitais, cortar grama nas estradas, fazer manutenção em trens e metros, recolher lixo nas grandes cidades, etc ...
Acho que não falta serviço para eles poderem trabalhar cada um de acordo com sua qualificação (por mais simples que seja) - e tem um jeito fácil de não precisar pagar a diária: é só não cometer crime e não ser preso.
Outro ponto simples é o da tributação das igrejas - obvio que no ordenamento juridico atual elas são imunes e para começarmos a tributar as igrejas, teriamos que mudar o ordenamento juridico. Para mudar o ordenamento juridico, nós temos os parlamentares que atuam propondo leis para a melhoria do pais - ou deveriam atuar.
Como estamos aqui pensando em propostas, não temos que nos pautar pela situação atual e sim propor novas soluções e projetos de lei conforme a necessidade.
Quanto ao Bolsa Familia, não se trata de quanto o governo gasta ou deixa de gastar com o beneficio ... neste ponto, não importa se é muito ou pouco em relação ao PIB ... o que importa é oferecer uma porta de saida para os que hoje fazem parte do programa. Eles nao vao poder ficar o resto da vida vivendo de Bolsa Familia - então é só uma proposta para que empresas classificadas como essenciais sejam obrigadas a contratar mao de obra oriunda do Programa e assim, ter uma porta de saida para que um dia o programa tenha fim ...
E, o ultimo dos itens mais simples, a questao do Ingles na escola ... desculpe Soul, mas aqui temos pensamentos diametralmente opostos ... não é porque nao temos muito turistas que o povo nao sabe Ingles. Eu concordo que a Europa tem mais facilidade, mas nós nao sabemos Ingles pelo mesmo motivo que nao sabemos matematica, portugues, historia, etc ... o problema é nossa rede de ensino que é ruim. A minha sogra é professora de Ingles e o Ingles dela é ruim ... imagine então os alunos ...
Agora a questão mais dificil: a verba para educação.
ExcluirEu retirei os valores de gasto por aluno dos seguintes links:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/12/31/em-2013-governos-devem-gastar-ao-menos-r-2243-por-aluno-de-escola-publica.htm
http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/brasil-gasta-com-presos-quase-triplo-do-custo-por-aluno-3283167
Mas cometi um tremendo engano ... esqeuci de dividir o valor anual por 12 para poder chegar no valor mensal !!! Então, voce está correto - são apenas R$ 350,00 por mes por aluno - e minha proposta de tornar o sistema de ensino privatizado foi por agua abaixo.
Vamos ter de voltar na prancheta e buscar alguma outra solução.
Soul, voce está convidado para ser o Ministro da Educação da minha "campanha imaginária". A má noticia é que voce vai ter apenas R$ 350,00 por aluno para trabalhar e elevar o nivel de educação no pais. A boa noticia é que voce pode usar o dinheiro referente a diária dos presos.
Agora vamos voltar a sala de estudos e ver se conseguimos arrumar uma proposta mais eficiente e criativa, porque privatizar o ensino não vai dar ... rsrsrs
Brincadeiras a parte - obrigado por alertar para o meu erro de calculo.
Abração Soul
Olá, EP! Que isso, aqui é o seu espaço, responde a hora que for mais conveniente:)
ExcluirClaro, eu entendi, EP. Porém, o custo de manutenção de um preso é alto. Pelo que vi varia de estado para estado, e um preso num presídio federal custa muito mais. Uma média baixa seria R$ 2.000,00.
Tem muito formado que não ganha isso. O meu questionamento foi que se o preso não pudesse pagar, e a maioria não iria poder, o que se faria? Eu tenho certo contato com execuções de multas, de verbas, etc. Menos de R$ 10.000,00 nem se cobra, pois não vale a pena. Logo, não teria como o estado cobrar esses valores.
Acho difícil que os trabalhos de presidiários pudessem ser de tal monta para pagar os seus custos.
Apenas acho que isso é difícil e que não poderia ser a fonte para pesquisas. Porém, a ideia tem o seu valor, mas não como forma de gerar recursos suficientes para pesquisa;
Então, a imunidade das igrejas muito provavelmente é considerado uma cláusula pétrea, ou seja que não pode ser modificada. Então, não adianta nem pressionar os congressistas, pois não tem como mudar sem ser declarada inconstitucional pelo STF a mudança, apenas com uma nova ordem constitucional;
Eu acho a ideia interessante, gosto de incentivos positivos. Apenas não creio que criaria grandes recursos adicionais, mas também concordo plenamente contigo que passou a hora do governo incentivar práticas em relação a uma porta de saída do bolsa-família. Porém, você se surpreenderia com o número de pessoas que se desligam voluntariamente do programa porque melhoraram de vida. Há muita desinformação, não digo que seja o seu caso, sobre o bolsa família, pretendo escrever a respeito qualquer dia.
Claro, eu concordo contigo. Porém, há uma barreira para os brasileiros aprenderem outras línguas, pois infelizmente não temos muito contato com outros idiomas. Quantas vezes, sem ser no trabalho, você ouve alguém falando outra língua? Tenho certeza que para a maioria é algo incomum. Mas, realmente nosso ensino da língua inglesa deveria melhorar.
Opa, cargo de ministro estou aceitando hein! heheheh
Abraço!
Parabéns! Essas propostas foram muito bem formuladas!
ResponderExcluirVejo que o pessoal da blogosfera de finanças são talentosos, estou pronto para aprender com vocês!!!
Att. Puff Mendigo
Olá Puff Mendigo - realmente algumas propostas sao legais e o pessoal contribui bastante nos comentários também.
ExcluirInfelizmente, voce tem que desconsiderar a proposta numero um - eu cometi um erro de cálculo e agora vou precisar encontrar outras formas de financiar minha proposta.
Um grande abraço
Um tablet por aluno e provas presenciais, cada um estuda como quer e realiza as provas quando quiser,se quiser ficar em casa ou ir para escola, escolha do aluno, se alguém é gênio acha que não precisa estudar e quiser fazer todas as provas do ensino médio e universidade em um mesmo dia,deveria ter direito a realizar, concursos e empresas deviam avaliar a vocação além do conhecimento ,pois de que adianta um médico mercenário ,sem amor ao próximo, melhor um médico com mais compaixão e um pouco menos de decoreba.O conhecimento está disponível na rede ,em pouco tempo na lente dos óculos, não adianta decorar mais nada, não é como antigamente que não existia informática e nem celulares, e os profissionais tinham que decorar tudo para não falhar,hoje se consulta online qualquer coisa e se troca conhecimento em tempo real, as máquinas estão mais avançadas e facilitam todo trabalho humano, o governo deveria definir prioridades e arrebanhar legiões de pessoas para trabalharem em prol de algo,e não hoje que a maioria das pessoas fica só enchendo linguiça com burocracia ou sem fazer nada o dia todo, a raça humana é muito idiota, não resolvem nenhum problema, por exemplo porque não se investe em pesquisa para aumentar a longevidade em grande escala ,bota todos os maloqueiros do rio de janeiro pra pesquisar, em vez de deixar eles sem função na sociedade onde só lhes resta assaltar ou traficar,pra ganhar dinheiro, dinheiro que vai ser gasto em comida ,roupas e moradia, 99% das pessoas vive sob escravidão ,ganham o suficiente somente para sobreviver ,ou seja comer ,se vestir e morar,na maioria das vezes mal ,outra coisa urgente é a esterilização em massa ,o planeta não comporta tanta gente ainda mais sem terem utilidade e nem função ,o governo é feito de idiotas escroques o o povo é demente acreditando em religião e mentiras desses governantes.
ResponderExcluirOla anon - gostei de algumas coisas que você propõe: a questao do tablet e o uso da informatica no ensino, eu acho muito legal. A questão do camarada poder prestar provas de conteúdo de series mais avançadas e até da faculdade, eu acho legal também.
ExcluirAgora o camarada fazer prova quando quiser e frequentar a aula quando quiser - eu não acho muito legal. Acredito que tenho de pensar um pouco mais a respeito para poder formar uma opinião.
Valeu pelas sugestões e um grande abraço,
jogar todo o conteúdo de matemática ensinado hoje em dia na lixeira e recomeçar com 100% de matemática aplicada, usando exemplos reais e ensinando somente aquilo que pode ser útil algum dia.
ResponderExcluirensinar regras de trânsito, o CFC deve ser embutido na grade do ensino médio
não aprofundar em biologia, química e física, ensinar somente o básico, se o aluno for fazer faculdade de medicina, farmácia ou engenharia, aí sim, aprofunda
retirar o foco do ensino de inglês na gramática, focar primeiro no listen e depois no speak
educação física não é futebol, mas não sei o que fazer pq as crianças são diferentes umas das outras, nem todas gostam de esportes e no fundo só o que precisam é de alguma atividade física
transformar cursos universitários caça-níqueis como turismo, nutrição e gestões em cursos técnicos
valorizar cursos universitários de verdade como medicina, direito e engenharias
Ola anon - gostei da ideia de transformar alguns cursos superiores em cursos tecnicos. Acho que isso pode ser produtivo caso voce nao tenha um conteudo completo e nem demanda da sociedade para que determinada area tenha formação superior.
Excluirensinar regras de transito no ensino medio é muito legal também, assim como poderiamos incluir educação financeira basica.
Quanto ao Ingles, acho que focar em uma area ou outra (listening, speaking, etc...) não é necessário. Com 8 anos estudando Ingles semanalmente, é obrigatório que o camarada tenha conhecimentos pelo menos intermediários de Grammar, Listening, Speaking and Reading.
Obrigado pelas sugestões e um grande abraço,
Olá Executivo. Não acho que sua proposta de privatização do ensino tenha ido por água abaixo. O ensino privado em determinadas regiões é mais caro que em outras, na minha cidade que tem mais de 500 mil habitantes não existe nenhuma escola particular que cobre 2 k de mensalidade, na verdade as melhores cobram em torno de 1k para nível médio e menos que isso para fundamental. Existem boas escolas com preços na casa de 500 a 700 reais. Devemos nos lembrar que essas escolas chegam a esses valores tendo que arcar com a carga tributária e altos encargos trabalhistas. Se o governo quer estimular a educação nada mais justo que desonerar. Nesse sentido acho que o custo médio do ensino privado pode ser muito mais baixo do que vc esta considerando aqui.
ResponderExcluirOutra questão vem dos números apresentados no link http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/brasil-gasta-com-presos-quase-triplo-do-custo-por-aluno-3283167, que trata do investimento no ensino superior. O custo por aluno chega a 15k ano, mais de 1k mês. Isso revela a enorme distorção em relação ao ensino no Brasil focado na educação superior , quando deveria estar focado na educação básica, como fez a Coréia do Sul por exemplo, e eles fizeram isso com bem menos dinheiro, pois eles eram muito mais pobres do que nós somos. Eles direcionaram seus recursos prioritariamente para a educação básica.
Eu estudei em escola pública minha vida inteira e fiz minhas duas graduações em universidades públicas, e eu posso te dizer que nem todo mundo que estuda na escola pública precisa realmente de ensino totalmente gratuito. Ou seja, nem todo aluno hj da escola pública precisaria de bolsa integral na escola privada, poderiam receber bolsa parcial, o que já diminuiria a necessidade de recursos.
Acho a proposta factível. Mas a força política necessária para fazê-la acontecer seria gigantesca. Também vejo um problema em termos de mercado: O risco de se criar uma bolha. Com os subsídios governamentais (bolsas integrais e parciais), a demanda poderia ficar muito aquecida e elevar os preços dos serviços educacionais. Como acontece com o mercado de imóveis e ao meu ver com o ensino superior.
Acho que a tendência é de queda nos custos da educação com o advento de novas tecnologias, mas pra isso é necessário que o Estado dê mais liberdade para que essas inovações ocorram, mas se a demanda estiver muito aquecida os preços podem não cair no curto prazo ou até mesmo subir.