sábado, 11 de outubro de 2014

Entrevista de Emprego - Parte I

Olá pessoal - tudo bem ?

Como falei na ultima postagem, eu vou seguir contando para vocês como está sendo o meu processo de busca de um novo emprego.

Para isso, vou esclarecer aqui alguns pontos, mas sem revelar a minha identidade:

1) Sou formado em Engenharia Mecanica
2) Sou fluente em Ingles
3) Sou pós graduado
4) Tenho mais de 10 anos de experiencia na minha área
5) Tenho experiencia com gestão de pessoas

Com as qualificações que coloquei acima, eu estou buscando uma vaga com salário superior a R$10.000,00. Ainda não pensei em relação a local de trabalho, mas como já trabalhei em outras cidades, inclusive fora do Estado onde eu resido, acho que mobilidade para vaga em outra cidade não será um grande problema, mas irei avaliar de acordo com as propostas recebidas.

Eu tomei a decisão de buscar uma nova colocação no mercado, porque minha situação na empresa vem se deteriorando com a nova chefia. Eu não concordo com algumas posturas e atitudes, e apesar de não reclamar diretamente, acredito que por eu não seguir a mesma linha de gerenciamento, o pessoal já percebeu que eu não farei parte do grupo e comecei ser deixado de lado para algumas iniciativas e processos internos de promoção.

Como passamos a maior parte da vida no trabalho, temos de procurar algo que se não vai nos satisfazer completamente, que chegue o mais próximo disso possível.

Desta forma, vamos ao processo que estou seguindo:

1) Atualizei o curriculum com as ultimas experiencias, reforçando os resultados conseguidos, a experiencia com gestão de pessoas e o gerenciamento do orçamento da empresa.

2) Cadastrei no site vagas.com (gratuito) e é uma boa forma de iniciar a procura. Até o momento, me candidatei para 38 vagas anunciadas no site com o perfil que eu procuro.

3) Peguei as minhas milhas que tinha no Multiplus e emiti um voucher com a assinatura da Catho (pagando com as milhas) pelo período de 06 meses. Cadastrei dois perfis de curriculum e me candidatei, até o momento, a 26 vagas abertas no site.

O próximo passo é elaborar meu curriculum em Inglês e também buscar oportunidades fora do Brasil, até porque minha cidadania portuguesa está encaminhada - conto mais sobre isso na próxima postagem.

Fiz todos os passos acima (menos o Curriculum em Inglês) e iniciei minha busca no dia 29/09.

Na segunda feira (06/10), eu recebi o contato de uma consultoria em RH com o retorno de uma das vagas que eu me candidatei e agendando uma entrevista para quarta feira (08/10).

Eu fui até o local da entrevista, na zona Sul de São Paulo, e cheguei as 08:20hs - a entrevista estava marcada para as 09:00 hs. Aguardei em um cafe próximo ao local e quando deu 08:40 hs eu fui até o prédio da consultoria e fiz o registro na portaria.

Subi até o quarto andar e a entrevistadora me recebeu as 09:10 hs. Conversamos bastante sobre minhas experiencias e ela disse ter gostado do perfil e que iria encaminhar para a empresa; depois iniciou a conversa em Inglês e conversamos uns 20 minutos sobre diversos assuntos, desde minha experiencia profissional até viagens e turismo. 

No final, começamos a falar sobre a vaga, salário, benefícios que a empresa oferece, atividade a ser realizada, responsabilidade, equipe, etc...

A parte importante é que é uma empresa multinacional de um ramo diferente do que eu trabalho agora (isso é positivo) porém o salário oferecido é um pouco menor (isso é negativo). Entretanto, considerando o PLR - Participação nos lucros e Resultados; o salário anual acaba empatando com o meu atual.

Na sexta feira (10/10) eu recebi uma ligação da consultoria de RH agendando uma entrevista com o Diretor dessa empresa (que poderá vir a ser meu chefe). Caso ele gostar do meu perfil e fizer uma proposta de trabalho, eu pretendo negociar com ele para a empresa pagar meu curso de mestrado (que pretendo fazer a partir de 2015) que além de ser um excelente beneficio, também compensa o "não aumento de salário".

Um mestrado me atrai porque, além de oferecer mais qualificação profissional, também me abre as portas para uma segunda fonte de rendimentos, caso eu comece a atuar também como professor.

Assim que fizer a entrevista com ele, eu vou comentando aqui com vocês.

Caso queiram saber alguma coisa mais da entrevista que acabei não contando aqui, é só perguntar nos comentários.

Um grande abraço a todos !!!

16 comentários:

  1. Caro EP,

    Muito bom você já estar procurando um novo emprego assim que percebeu que o clima deu uma piorada. Mas não vale mais a pena esperar e ser demitido? Sei que a princípio pode parecer meu maluquice, mas pelo que você falou já estão te deixando de lado. Pelo visto em alguns meses você pode ser demitido. Pode entrar em algum acordo, não sei, mas é muito vantajoso retirar 100% do FGTS + os 30% de multa e investir em algo. OK, pode não compensar ficar mais alguns meses em um trabalho que não esteja te satisfazendo por completo, foi só uma idéia meio maluca. O que você acha disso? Reconheço que posso estar pensando muito pequeno e gananciosamente, não sei o que faria no seu lugar, só dá para saber vivendo na pele realmente.

    Abraço e sucesso nesse novo momento de sua vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobre Requenguela,
      A multa é de 40% até aonde eu sei...

      Na verdade, acho rídiculo esses 40%, já que rola o aviso prévio e um mês é um prazo razoável para encontrar outro emprego, mesmo que mais zoado...

      No mais, isso é coisa de esquerdista... Acho justo pegar o FGTS de volta, já que na verdade é um dinheiro NOSSO que foi confiscado pelo governo e será devolvido algum dia mesmo (se não morrermos)... Serviria como uma mini-poupança mesmo...

      Sou contra essa multa também porque estimula o caboclo fazer o que você está sugerindo, que é empurrar com a barriga uma situação que pode destruir o cara (pelo stress, dor de cabeça, etc) no médio prazo...

      Abs,
      Anonimo q veio do blog do pobreta!

      Excluir
    2. Anônimo,

      Concordo em parte, considero algo um pouco anti-ético. Porém, nesse meio avassalador e humilhante que é, em sua maioria, a iniciativa privada, tudo o que der para conseguir de extra deve ser conquistado sem pena ao meu ver. Temos que abraçar as oportunidades que nos são dada (que são raras).

      Abraço!

      Excluir
    3. Olá PR - tudo bem ? Realmente existe a possibilidade de conseguir a liberação do FGTS + multa de 40% e negociar com a chefia a demissão. A empresa precisa reduzir custo de estrutura e pode até ser que um PDV - Plano de Demissão Voluntária - aparece por ai e ai a coisa fica muito mais simples.

      Se não aparecer o PDV, eu converso com meu chefe e digo que tenho outros objetivos e que se ele precisa reduzir custo com pessoal, pode colocar meu nome na lista. Isso é uma forma mais direta e transparente de resolver a questão.

      Se nada disso der certo, eu peço demissão e inicio no novo trabalho. O FGTS eu pegarei de qualquer forma quando aposentar e o importante é começar imediatamente em outro trabalho para não interromper o fluxo de caixa.

      Valeu pela sua participação e um grande abraço,

      Excluir
    4. Anon 22:31 - entendo o seu posicionamento, mas a multa do FGTS (40%) e o aviso prévio são coisas distintas. Não podemos pegar uma realidade de empresas que cumprem com suas obrigações trabalhistas (que é o caso da empresa onde eu trabalho) e aplicar para todas as empresas no Brasil.

      A multa de 40% tem por objetivo inibir que o empregador adote demissões na primeira crise de fluxo de caixa que ele tiver, o que no Brasil é bem fácil de ocorrer.

      O trabalho também tem uma função social no mundo inteiro e esse tipo de multa acontece em todos os países desenvolvidos, inclusive nos USA. A diferença é que por lá, a multa a ser paga é estipulada livremente entre a empresa e o empregado, podendo algumas vezes, ser bem superior a 40% do salário anual.

      Acho que vale a pena discutir quem deve estipular a multa e de quanto deve ser o valor da multa, mas eu acredito que deva existir uma ferramenta para evitar demissões em massa.

      Sou mais do que defensor do capitalismo (até hoje, o melhor remédio encontrado para distribuição de renda e ajuda aos pobres) mas sou mais do que opositor ao capitalismo selvagem do início do século XIX, onde os trabalhadores não tinham nenhum tipo de proteção contra o empregador.

      E o aviso prévio serve tanto para o empregador quanto para o empregado.

      Se o empregado avisar a empresa que ele está se desligando do trabalho, ele tem que cumprir um mês de aviso prévio para treinar outra pessoa e a empresa se planejar. Se a empresa demitir o funcionário, o funcionário tem o direito de trabalhar mais um mês para se planejar para procurar outro emprego.

      O que acontece muito é a empresa não querer que o funcionário continue trabalhando e ai paga o período referente e libera o funcionário. Mas se for o contrário, o funcionário que não quer continuar mais nem um dia, a empresa pode descontar 01 mês de aviso prévio das verbas rescisórias que o funcionário tem direito.

      E 01 mês não é tempo razoável para arrumar outro emprego. A media de tempo de recolocação no Brasil é de 06 meses.

      Sei que seu comentário não foi exatamente sobre isso, mas quis aproveitar o "gancho" para falar um pouco sobre o tema.

      Muito obrigado pelo seu comentário e um grande abraço.

      Excluir
    5. EP, sou o anon 22:31...

      Muito esclarecedor sua resposta e agora concordo contigo (uns 80%, hahaha)...

      Valeu a pena o "gancho" para deixar claro todo o resto...

      Abs

      Excluir
  2. Muito cuidado com as ofertas de PLR, é bem difícil receber o valor integral, sempre tem metas que não dependem de você e no final você recebe um percentual abaixo do que foi prometido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Surfista - tudo bem ?

      Voce tem razão - o valor do PLR pode variar e é bem difícil receber o valor integral; mas isso também ocorre hoje na empresa onde eu trabalho. Para voce ter uma idéia, no ultimo ano eu recebi 54% do valor integral do PLR.

      Então, considerando essa média de 50% - é melhor receber 50% de R$14.000,00 (PLR da em,presa atual) ou 50% de R$45.000,00 (proposta da nova empresa). Note que se eu atingir apenas 15% do premio total na nova empresa, eu já empato com o valor recebido no ultimo ano por aqui.

      Vale ressaltar que a diferença de valores se dá porque as empresas são de ramos diferentes - dependendo do ramo de atuação da empresa - o PLR pode ser bem agressivo.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Legal executivo pobre, o problema no meu caso de ficar no serviço público, é uma certa acomodação, meu inglês ficou estagnado e não desenvolvi....parabéns por buscar melhoria na carreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, BF - obrigado pelo seu comentário.

      Quanto ao Inglês e uma vez que você é funcionário publico, ou seja, tem renda mensal garantida - acho que vale a pena investir em um curso intensivo e fazer uma viagem de imersão durante as suas férias. Assim, você pode conciliar turismo e estudo.

      Claro que com a alta do dolar a coisa ficou um pouco mais dificil, mas com planejamento é possivel fazer. Considere destinos menos badalados que voce vai fazer economia - por exemplo, estudar Ingles na Nova Zelândia é mais barato do que Australia; estudar em Malta é mais barato do que Londres; estudar em Detroit é muito mais barato do que California, etc...

      Pense a respeito, esse tipo de exposição ao idioma pode te ajudar a desenferrujar.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Muito inteligente sua atitude de procurar um novo emprego , pois sempre é bom ter várias opções de reserva na manga , especialmente nestes tempos em que vivemos . Realmente , não podemos nos acomodar .
    Você já pensou em ter um perfil no Linkedin ?
    Pois saiba que no linkedin você pode pesquisar por empresas da sua área , entrar em contato direto com executivos e pessoas influentes e assim criar relacionamentos com eles , também voçe pode pesquisar os problemas e necessidades das empresas , saber como é o perfil delas e assim entrar mais preparado nas entrevistas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EP - tudo bem ?

      Esqueci de mencionar no texto, mas eu tenho sim um perfil no Linkedin e recebi alguns contatos através dele. Na proxima postagem eu vou contando mais sobre as novas propostas que chegaram e como estou negociando com as empresas.

      Muito obrigado pela dica e um grande abraço.

      Excluir
  5. Muito boa a sua iniciativa EP.
    Sair da zona de conforte é pros fortes, Parabéns.
    Sucesso e estamos acompanhando e torcendo pra q tudo dê certo.
    Abracos,
    S&P.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SeP - muito obrigado pelo incentivo. Fico muito contente com o apoio dos colegas aqui da blogosfera.

      Realmente não é uma decisão fácil, mas de acordo com meu plano de vida, essa é a melhor decisão no momento. É muito difícil você ver a situação se deteriorando e ficar apenas aguardando, além do mais, o melhor período para procurar emprego é quando você ainda está empregado porque não tem pressão das contas vencendo e também não precisa consumir a sua reserva financeira para se manter enquanto encontra outra ocupação.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Muito bom seu blogue. Tenho 25 anos e é a primeira vez que passo por aqui por intermédio do "Pobretão de vida ruim" e me parece ser bem legal, uma vez que você não trata demasiadamente (chega a ser patológico), como no "pobretão" dos temas por ele abordado, como mulheres, status e outras coisas que no início soam até engraçado, mas depois enjoa. Nesse sentido, sugiro que continue com o bom conteúdo do site, tratando dos temas de forma madura e bem didática. Parabéns, ganhou mais um leitor, e assim como você almeja eu já sou professor bem como sócio de um negócio. Trabalho pra caralh***, mas enfim, estou conseguindo juntar uns trocados e assim aumentar meu patrimônio, claro que estou bem longe de sua realidade, uma vez que atuo na docência estadual e no micro varejo, mas já está servindo de estímulo para avançar nos trabalhos. Abraço querido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon ... que bom que gostou do blog.

      O blog do pobreta foi o primeiro contato que tive com a blogosfera de finanças e achei muito interessante ... acho que os dicas e os temas que sao discutidos por lá sao importantes para os jovens que querem se dedicar e subir na vida ... talvez nao seja tao interessante para quem é mais velho, mas acho muito bacana a forma bem humorada como as coisas sao tratadas por lá .... não concordo com tudo o que é dito ou discutido, mas acho o blog bem legal e sou leitor assiduo.

      Um grande abraço,

      Excluir