quarta-feira, 1 de junho de 2016

ATUALIZAÇÃO PATRIMONIAL - MAI/16

Bom dia Pessoal:

Novamente um mes muito corrido com muitas coisas acontecendo no trabalho e também na vida pessoal. As novidades no trabalho eu contarei em uma postagem especifica, pois acho que pode servir de alerta para outros colegas que trabalham no mundo corporativo e estão expostos as mesmas armadilhas e efeitos da politica empresarial. Mas, de qualquer forma, ainda comtinuo na mesma função e continuo empregado - então, o momento é de continuar investindo e buscando uma tranquilidade financeira.

Outra noticia corporativa positiva é de que terei de fazer mais uma viagem; mas diferente da ultima viagem que fiz, desta vez terei um pouco mais de tempo para conhecer a cidade, sair para jantar, visitar igrejas e monumentos. Nao terei tanto tempo assim disponivel, pois obviamente tenho compromissos no horario comercial; mas consegui me livrar de jantares de negocio e reuniões fora do horário, por isso poderei passear um pouco após o jantar e conhecer a cidade. Quando voltar dessa viagem que farei em um futuro proximo, eu conto para voces como foi.

Vamos então ao fechamento do mes de Maio:

1 - Poupança:


Sem novidades em relação a Poupança - sigo mantendo minha reserva de emergencia no patamar de R$10K. No final do ano vou verificar a necessidade de modificar este valor, mas por enquanto é algo que me deixa razoavelmente confortável.


2 - Ações:


Este mês eu finalizei mais uma operação em Ações - com a venda de CIEL3 e CCRO3 do meu portfolio. Já estou quase 100% fora do mercado de Ações (apesar de continuar investido em Renda Variável atraves dos FII), sendo que falta somente liquidar a posição em CMIG3. O grande prejuizo que aparece no mes de maio foi fruto da queda na cotação de CEMIG e como estou sem nenhum tipo de diversificação em Ações (ainda que o valor seja baixo), qualquer variação na cotação impacta de forma muito forte no rendimento. Acredito que no proximo mes ja terei liquidado a posição em CEMIG e estarei fora do mercado de ações.


3 - FII:


Mais um mes muito bom para a minha carteira de FII - com rendimento de quase 5%. O rendimento historico também vai muito bem e a renda passiva esta proxima a 0,92% a.m. Esses numeros eu considero muito bons, mas o foco continua na renda passiva - sendo mais importante neste momento a robustez da carteira focando em imoveis com boa previsibilidade (agencias de banco e universidades) e mantendo posição nos escritorios e logistica para aproveitar um momento de recuperação de economia. Na verdade, os imoveis que tenho em carteira vem pagando um bom aluguel mensal, mesmo neste periodo de crise. Continuo bastante satisfeito com esta modalidade de investimento.


4 - Tesouro Direto:


Como voces podem ver, todo o resultado da venda de Ações foi imediatamente reinvestido em Renda Fixa. Comprei NTNB Principal 2024 e uma pequena parte foi usada na compra de LFT, mantendo o meu plano de diversificar carteira e buscar mais estabilidade na renda fixa (aliada as altas taxas de juros do Brasil). Neste mês, o rendimento foi um pouco mais baixo, devido maior exposição a NTNB 2024 e o ajuste da curva de juros futuros, desvalorizando um pouco estes titulos - ainda assim, as LFT´s conseguiram compensar essa queda e ainda trazer um certo "lucro". Ainda tenho mais R$50K para aportar em Renda Fixa para equilibrar a carteira - vamos em frente e aportando no TD.


5 - Total:


Mais um bom mes, com valorização de quase 3% (o rendimento anual e historico também esta muito bom). Os planos para a IF continuam de pé e sendo perseguidos constantemente. Claro que a situação no trabalho vai se complicando (crise e fator politico), mas acredito que nao existe um risco alto de ser mandado embora neste momento (posso estar errado ... rsrsrs). Com essa perspectiva, posso então continuar aportando e como voces viram no post anterior, tenho algo proximo de 43 meses de contas pagas (sem tocar nos investimentos) - isso dá uma certa tranquilidade quanto ao tempo para recolocação no mercado, se isto for necessário. Além disso, tenho o plano do mestrado para poder lecionar e mantenho o networking bem ativo para poder acessar em um momento de necessidade.

Um grande abraço a todos !!!

23 comentários:

  1. Sempre tive a impressão de que a panilha do ADP calcula a rentabilidade incorretamente nos meses em que realizamos resgates.
    Esse post é a confirmação dessa suspeita.
    Veja a rentabilidade da carteira de ações:
    Apesar de um retorno negativo de 11% no mês, no anual a rentabilidade evoluiu para quase 100%.
    Isso não faz o menor sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não funciona mto bem com retiradas. Pra funcionar direitinho vc teria q atualizar a cota sempre q fosse fazer a retirada. Como ninguém faz isso, a planilha calcula a rentabilidade do mês comparando o valor final com o inicio do mês considerando a retirada (sei q ficou confuso). Resumindo, ela calcula uma rentabilidade inexistente.

      E essa rentabilidade anual sofre com isso tb. A planilha deve servir mais como controle mesmo, não como parâmetro de comparação. Ainda assim, é uma boa ferramenta.

      Excluir
    2. Oi Thiago,

      Como operacionar essa atualização do valor da cota quando for realizar saque?

      Excluir
    3. Olá pessoal - tudo bem ?

      Realmente parece que quando existe retiradas, a rentabilidade sofre algum tipo de alteração. Nao sei bem como resolver esse problema, mas de qualquer forma, eu considero a evolução do patrimonio para verificar minha evolução financeira - logo eu nao acho que seja um problema e nao me preocupo com isso. De qualquer forma,se alguem conseguir descobrir como resolver essa questão da planilha, por favor comente aqui que enviamos para o AdP avaliar ...

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Força, Executivo. estamos torcendo por você.

    Pelo que vc escreve, todo dia eu vejo que a iniciativa privada é armadilha em cima de armadilha.

    Só quem se dá bem é o dono da empresa. Os funcionários sempre estarão na corda bamba.

    Já pensou em montar algum negócio, loja, oficina?

    Abs,

    Carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Carioca - bom dia.

      Sempre tive vontade de ter um negocio proprio. Ja pensei em oficina mecanica, ja pensei em mercadinho / mercearia, ja pensei em loja de artigos importados (alimentos e bebidas), pousada ou pequeno hostel, etc...

      Eu nunca efetivei esses planos (apesar de ja ter feito plano de negocios para cada uma dessas alternativas) pois hoje eu quero focar mesmo em renda passiva para ter um pouco mais de liberdade, ou seja, uma especie de semi - independencia financeira.

      Quando atingir esse nivel de tranquilidade, então acredito poder analisar com muito mais calma a possibilidade de empreender. Mas somente farei isso depois do meu periodo sabatico para viajar e conhecer novos lugares e culturas.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Ola EP,

    Estarei ansioso para ler o post sobre o ambiente corporativo, as vezes muito hostil ...

    Atualmente esta ate tranquilo para mim, mas nao estou lutando para assumir cargo maior, pois ja vi que os demais concorrentes estao lutando ferozmente por baixo dos panos e meu foco sera outro: Nao quero carreira, quero viver de renda com meus investimentos fora do emprego, entao continuarei sim buscando promocoes, mas sem a ambicao ferrenha que vejo em alguns colegas.

    Renda variavel sao muitos altos e baixos, sou a favor de investir em RF e na RV somente nos FIIs mesmo, que pelo menos geram caixa mensal.

    No mais, grande abraco e boa sorte.

    'Tamu junto'

    VDC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola VdC - tudo bem ?

      A sua estrategia é muito interessante; eu também estou buscando rendimentos de Renda Fixa (TD / LCI) e exposição na renda variavel através de FII´s (compro somente FII de tijolo visando a renda dos alugueis e lastro no imovel).

      O mundo corporativo é cheio de armadilhas e como eu trabalho desde os 14 anos, eu tenho observado mudanças grandes no ambiente politico nas empresas. Infelizmente, venho observando mudanças para pior - as pessoas estão muito mais competitivas, masi agressivas em busca de seus objetivos de carreira. Isso torna o ambiente cada vez mais hostil.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Oba meu caro EP,

    Vai ser livrar de “vez” da pressão psicológica das ações. Se esse é seu perfil, acredito que será uma decisão bem tomada.
    Estou ansioso para entrar no mercado de FII, mercado este que nosso amigo VDC é conhecedor e me sugeriu como alternativa. Só não entrarei agora, pois está na alta.
    Vi mais acima a explanação do Anon sobre a rentabilidade da planilha do ADP, vou verificar, pois estou utilizando a mesma como ferramenta.

    Muita sorte para você por aí, abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá RI - tudo bem ?

      Eu nao tenho problema com ações - inclusive, sempre tive ações na carteira. Mas cada dia que passa, eu fico mais "desconfiado" em relaçaõ ao nivel de governança das empresas listadas na Bolsa aqui no Brasil. Mesmo empresas gigantes apresentam um nivel de "disclosure" muito ruim, onde as informações do balanço não sao confiaveis (vide caso Petrobras).

      É muito dificil voce expor seu dinheiro em uma empresa onde voce nao tem certeza de que as informações disponiveis sao reais. Como nao sinto confiança na maior parte das empresas listadas, eu decidi ficar de fora deste tipo de investimento neste momento. Enquanto a RF tiver excelentes taxas e FII com rendimento de aluguel também muito atrativos, nao vejo motivo para me expor a este risco adicional.

      Apesar da promessa de retorno maior no longo prazo, tem diversos estudos mostrando que no Brasil esta premissa não é verdadeira. Dependendo da composição da sua carteira, a RF ganha da RV no longo prazo no mercado brasileiro - isso porque temos uma grande distorção dos juros pagos na RF.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Esse argumento contra as ações (governança discutível) é interessante, pois eu penso a mesma coisa dos FIIs. Estava bem animado para aumentar a posição neles progressivamente, mas uma pesquisa mais profunda me mostrou que a disponibilidade de informações deles é muito restrita.
      De qualquer forma, a diversificação continua sendo uma das melhores formas de se proteger.

      Excluir
    3. Muito interessante seu ponto de vista. De fato assusta pois a cada dia é uma novidade escandalosa.

      Excluir
  5. Vendeu as ações na hora certa, antes de contaminar a rentabilidade mensal da carteira. Excelente escolha, preciso fazer um pouco disso também, vender alguns papéis para investir mais em TD, a fim de tentar aproveitar uma possível queda dos juros lá na frente.

    Parabéns pelo avanço!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois DH - eu vendo quando as cotações se recuperaram permitindo obter um lucro razoavel. Como a CEMIG ainda nao se recuperou, eu ainda estou demorando para realizar o prejuizo.

      Eu estou investindo em NTNB 2024 - para acumular um valor razoavel. Quando chegar em 2024, teoricamente eu estarei um pouco mais tranquilo em relação a necessidade de trabalhar e ai poderei me dedicar um pouco mais na escolha dos ativos e diversificação da carteira.

      Por enquanto, vamos de TD e FII.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Executivo, acredita em uma tendência de valorização para CEMIG neste segundo semestre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ser Lixo - tudo bem ? Sendo bem sincero, eu nao acredito na recuperação da CEMIG ainda este ano. O unico gatilho que eu vejo como interessante, seria o afastamento do governador de Minas - se isso acontecer pode ser que as cotações se recuperem um pouco.

      De qualquer forma, fico com elas pelo menos até Julho - quando então decidirei se vendo e realizo prejuizo ou se aguardo mais um pouco.

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. EP,

    Qual a sua carteira de FII's? estou começando a montar a minha e gostaria de ver a sua. é possivel?

    ResponderExcluir
  8. Olá Rayann - boa tarde:

    Minha carteira de FII é formada por BBPO11 / AGCX11 / KNRI11 / RNGO11 / FIIP11 / FCFL11 / NSLU11 / PQDP11 / HGLG11 / HGRE11

    Estou estudando a entrada de SPHG11 e BRCR11 - mas ainda nao comprei nenhum dos dois ativos, pois estou alocando em Renda Fixa para equilibrar um pouco mais a carteira.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  9. Legal ep, andei listando uns aqui e ficou muito parecido com a sua.

    Valeu irmãozinho

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela carteira de FII, muito bem montada. Estou montando a minha agora e vou começar estudando estas que você listou.

    ResponderExcluir
  11. EP,
    Sou iniciante... todo meu patrimônio está alocado em RF... pq vc saiu das ações? Qual sua opinião?

    E como tem sido sua experiência com os FII? Tenho lido bastante a respeito... acho que se adequa melhor ao meu perfil... devo entrar nas próximas semanas, se Deus quiser!
    Abraço e parabéns

    ResponderExcluir