sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Costumes Brasileiros Curiosos

Olá pessoal - tudo bem ?

Deixando um pouco de lado as ultimas postagens sobre a minha situação na empresa e armadilhas do mundo corporativo (várias coisas ocorreram, mas vou relatar em postagens futuras), quero aproveitar a oportunidade para dividir com vocês algumas coisas observadas durante projetos que eu participei com pessoas de outros países. 

Algumas vezes tive a oportunidade de trabalhar com estrangeiros aqui no Brasil e, em outras oportunidades, tive a oportunidade de visitar a terra deles. Nas duas formas de convivio, eu observei que alguns costumes que nós temos aqui no Brasil podem parecer estranhos para pessoas de outras culturas. 

E, aproveitando que diversos colegas trabalham em empresas multinacionais ou tem contato com pessoas de outras culturas, eu achei interessante dividir as minhas experiencias e observações com voces.

Vale ressaltar que trabalhar e conviver com pessoas de cultura diferente da nossa é algo muito bacana. Sempre aprendemos coisas diferentes e a nossa forma de enxergar o mundo se altera permanentemente.

Mas vamos a lista de costumes que, de acordo com minhas observações, geraram alguma sensação de "curiosidade" nos colegas de outros paises:

- Avisar que vai ao banheiro: isso ocorreu quando eu estive na Australia. Estamos em quatro brasileiros e mais um grupo de australianos e decidimos almoçar em um restaurante proximo da empresa. No meio do almoço, um colega brasileiro pediu licença pois iria ao banheiro. Assim que ele saiu, os camaradas da Australia me perguntaram: Porque ele precisa avisar que vai ao banheiro ?

- Mulheres em Propaganda de Cerveja: certa vez recebemos um grupo de chineses aqui no Brasil. Levamos eles para jantar em uma churrascaria e eles decidiram provar a cerveja brasileira. Eles acabaram gostando muito e perguntaram a marca e como se pronunciava. Um colega muito solicito, decidiu mostrar como se falava a marca mostrando a propaganda. Pegou o celular e acessou o youtube, mostrando o comercial. Quando começou a aparecer um monte de mulher de biquini e a camera detalhando a bunda das mulheres, os chineses quase morreram de vergonha. Vale lembrar que na China, até filme pornografico não mostra detalhes do corpo das pessoas e fica mostrando o rosto dos artistas durante o ato sexual. Nao existe sexo explicito (filme, revista, etc...) na maior parte dos paises asiáticos.

- Todos Falando ao Mesmo Tempo: em uma reunião com alguns ingleses, diversos brasileiros também participando e voces já podem imaginar a confusão. Um falando por cima do outro, interrompendo no meio do raciocinio e essas coisas todas que estamos acostumados. Quando interrompemos o inglês, ele vioru e nos disse que gostaria de terminar a frase dele e concluir o raciocinio; além do mais era muita falta de educação interromper a pessoa que estava falando e que estavamos convidados para ir a Inglaterra, pois lá com certeza seríamos respeitados. Ficou um clima bem pesado depois do comentário dele; mas tenho de dizer que ele tinha razão. É muito chato ser interrompido toda hora.

- Hora do Cafezinho: essa ocorreu também na visita a Australia. Chamei um colega para tomar um café e ele aceitou. No meio do café, eu quis fazer amizade e comecei a perguntar sobre esporte australiano e coisas da cultura local. Ele pareceu gostar das perguntas e foi me respondendo - eu me empolguei e fui perguntando cada vez mais e ficamos cerca de 50 minutos no café, até a hora que ele disse que precisava voltar ao trabalho. Depois descobri que ele tinha respondido somente por educação e que estava doido para voltar ao trabalho e eu estava lá "enrolando" a vida dele. 

- Ter uma Pessoa que Faz Limpeza na sua Casa: em uma das vezes que estive na Holanda, comentei com um colega que precisava fazer uma transferencia pelo internet banking para pagar a diarista. Ele perguntou o que era diarista e expliquei que era uma pessoa contratada para fazer limpeza na casa e que ela fazia esse serviço uma vez a cada quinze dias (no meu caso). Ele quase infartou e achou um absurdo eu ter alguem para limpar a minha sujeira. Na Holanda voce nao contrata uma diarista de jeito nenhum - ninguem se habilita a fazer este trabalho, pois eles acreditam (eu concordo com eles) que cada um deve limpar a sua sujeira.

- Falar sempre com a Familia: isso ocorre com quase todos colegas que tenho na Europa ou Asia. Eles simplesmente nao entendem porque precisamos falar tanto com a familia. Na maior parte das vezes eles vem a familia a cada 6 meses; sendo que alguns deles apenas nos feriados de final de ano. Nao existe isso de ficar ligando sempre ou de ir almoçar nac asa de um parente no domingo ... rsrsrsrs. Eles achavam estranho porque eu ligava para minha mãe e minha esposa toda semana.

- Fazer faculdade e continuar Morando com os Pais: apesar de existir um movimento na Europa de filhos ficando cada vez mais tempo com os pais, nos USA a coisa é totalmente ao contrario. Entrou para a faculdade, saiu de casa. É como um ritual de passagem para vida adulta - entrou na faculdade, saiu de casa e nunca mais vem morar com os pais - a nao ser que voce esteja falido. Mas, neste caso, o menor dos seus problemas será morar com os pais - se voce "quebrar" nos USA vai ter uma enorme pressão social, inclusive da propria familia, em cima de voce. Voce será o chamado "loser".

- Ir se Despedir no Aeroporto: nunca ninguem de fora entende porque precisa ir a familia inteira se despedir no aeroporto quando alguem vai passar 15 dias na Disney. As pessoas de outros paises normalmente despacham os filhos para passar 06 meses viajando (principalmente na Europa) e ninguem vai se despedir no aeroporto. Acho que pior ainda sao os que vão receber a pessoa no aeroporto - tem ate familia com faixa e baloes esperando o viajante chegar. É perigoso achar que o cara esta voltando da guerra no Afeganistão ou que passou 20 anos colonizando alguma ilha perdida do Pacifico.

- Trabalhar e fazer faculdade a Noite: muito dificil alguem fazer isso na Europa ou USA. Normalmente, as pessoas só estudam e tem alguma experiencia de estagio durante as ferias de verão. Nao entendem como no Brasil, voce pode trabalhar em periodo integral e estudar a noite. Algumas pessoas comentaram que acreditavam que este era um dos motivos da baixa produtividade dos brasileiros - estudando a noite e trabalhando de dia, não sobrava tempo para estudar de fato após as aulas. Desta forma, o aprendizado ficava no basico de cada materia. Eu acho que eles tem razão.

- Escovar os Dentes no Trabalho: essa é clássica. Vai explicar para um americano que voce vai escovar os dentes no banheiro da empresa. Ele vai fazer uma cara estranha e pensar: "esse cara vai escovar os dentes onde as pessoas vão fazer necessidades ... vai escovar os dentes na pia onde as pessoas lavam as mãos depois de usar o banheiro ... e tem um monte de gente que cospe na pia .... que nojo !!!". Já um brasileiro vai achar o cara que nao escova os dentes como sendo um porco !!!

- Poder Comprar Bebida Alcoolica e Sair na Rua: outra que os americanos não entendem. Certa vez, convidamos o colega para ir a um barzinho. No final da tarde, pegamos uma ultima cerveja e saimos bebendo na rua. O cara todo preocupado achando que ia ser preso e a gente tranquilo. Nos USA voce pode ser preso se consumir bebida alcoolica em publico (essa regra vale para alguns Estados, existe exceção em alguns poucos lugares).

- Abraço e Beijo no Rosto de Mulheres: o pessoal nao entende como nós costumamos abraçar e cumprimentar com beijo no rosto as colegas de trabalho. Uma vez, em visita aos USA, eu estava esperando o elevador com um colega. O elevador chegou e tinha uma mulher dentro. Quando eu comecei a me movimentar para entrar no elevador, o colega colocou o braço na frente e me impediu de entrar. Depois que o elevador foi embora, ele me disse que fez isso porque entrar em um elevador sozinho com uma mulher daria margem para poderem, inclusive, te acusar de assedio. Mesmo com cameras, eles nao confiam e evitam ao máximo este tipo de contato. Esse mesmo colega quase infartou quando estavamos no Brasil e as mulheres vinham cumprimentar ele já oferecendo a bochecha para um beijo no rosto.

Acho que por enquanto é isso pessoal. Uma postagem mais leve para descontrair no final de semana. Assim que for lembrando mais coisas curiosas, eu vou postando mais.

Um grande abraço,

36 comentários:

  1. Essa de escovar os dentes é famosa mesmo... os outros eu fiquei impressionado.

    Tenho muitaaa curiosidade de morar fora um dia, aliás essa é uma das minhas, conhecer outras culturas assim deve ser muito legal! Vc escolheu uma boa ocupação para exercer.. hehe

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola PJ - tudo bem ?

      Morar fora é uma coisa maravilhosa. Se voce tiver a oportunidade eu recomendo bastante - com certeza voce vai gostar muito. A unica coisa é negociar salário que permita voce viajar e conhecer as atrações locais.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Avisar que vai ao banheiro: eu me perguntaria a mesma coisa q o australiano. Nunca vi ninguém avisando q ia ao banheiro (só na escola)

    Mulheres em Propaganda de Cerveja: hahahaha os chineses envergonhados devem ser mais velhos. Conheci alguns jovens de 20 e poucos nos EUA e eles eram bem pra frentinhos. Acho q a cultura ocidental deve influenciar mais os mais jovens

    Hora do Cafezinho: isso aí eu tb acharia estranho. Nunca parei o meu serviço pra ficar uma hora tomando cafezinho. No máximo um lanche a tarde.


    Fazer faculdade e continuar Morando com os Pais: acho q isso tem mto a ver com o poder de compra do BR. Os salários tendem a não ser mto elevados e o custo de morar fora tende a ser bem alto. E isso deve ocorrer mais aí no Rio/SP. Na minha faculdade (em BH), mais de 80% dos alunos era de outra cidade. Então muita gente já morava longe dos pais.

    Escovar os Dentes no Trabalho: vi isso qdo estudei nos EUA. Só os BR escovavam os dentes depois do almoço.

    Poder Comprar Bebida Alcoolica e Sair na Rua: isso causa situações engraçadas. Americano tendo q esconder garrafa de vodka na mochila e ficar com o c*zinho piscando de beber na rua. E como eles normalmente não podem beber na rua, qdo vão pra Las Vegas ficam malucos pq lá em LV pode beber. Os americanos meio q se liberam das amarras e aproveitam pra fazer mta merda.

    Abraço e Beijo no Rosto de Mulheres: aqui no BR o negócio tá ficando feio tb. Eu evito ficar sozinho com mulher. Pra ela enlouquecer e apontar pra mim e gritar "estupro" é um pulo. Até eu tentar explicar q não fiz nada já fui linchado.

    BR tem mto hábito estranho msm. Msm pra quem já tá acostumado, qdo para pra pensar percebe q muitas vezes não faz sentido.

    Bom tópico. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Tiago - tudo bem ?

      Muito legal os seus comentarios, mas eu vou focar na parte de avisar que vai ao banheiro. Eu comecei a ficar atento a esta situação e vejo que é comum durante um almoço, por exemplo - a pessoa se levanta e fala: Uma licencinha que preciso ir ao banheiro !!! Um minutinho que vou ao banheiro e já volto !!!

      Eu nunca tinha reparado, mas muita gente tem o costume de fazer isso.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Excelente post! Ri bastante e me identifiquei.

    A de não escovar os dentes é clássica mesmo, eu não entendo este costume de almoçar e voltar normalmente ao trabalho.

    De fato, num dos países que estive, me achei esquisito escovando os dentes rs.

    Show de bola

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é VDC - o pessoal nao costuma ter escova de dente no local de trabalho. Apesar de todos concordarem que é mais higienico escovar os dentes apos refeição; quando eles pensam em fazer isso em um banheiro compartilhado com outras pessoas, acabam achando melhor nem escovar os dentes e deixar par fazer isso na casa deles.

      Eu me sentia muito estranho todas as vezes que ia ao banheiro levando meu kit de escova + pasta + fio dental.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Executivo, excelente post. Realmente o choque de culturas com outros países existe, e fica cada vez mais comum por causa de empresas multinacionais.

    Alguns exemplos que vivenciei:

    - Comer em bar/restaurante/lanchonete com mesa na calçada: No Brasil, mesmo com violência, é comum encontrar estabelecimentos que as pessoas comem e bebem em mesas na calçada. Com Mexicanos que tive contato, eles estranharam muito esta situação, pois lá no México isso seria impensável devido a violência urbana. Normalmente só tem mesa na calçada locais muitos simples ou em locais estritamente residenciais, jamais em locais movimentados (tipo regiões de orla de praia, vila madalena em SP ou bairro da lapa no Rio).

    - Usar o banheiro sentando no vaso: Na áfrica do sul, é costume de muitas pessoas fazerem as necessidades em um buraco no chão, ou então subirem no vaso e ficarem agachadas na privada, ao invés de sentar no vaso. Aqui no Brasil, achavam estranho ter vaso sanitário, ao invés de um buraco no chão.

    - Comer com talheres e comer algo com a mão esquerda: Indianos não estão acostumados a usar talheres, exceto se for sopa/comida com molho (daí eles usam potes ou canecas). Comer coisas com a mão esquerda (tipo, comer uma fruta ou um sanduíche), indianos acham nojento por ser a "mão da higiene" (usam esta mão para se limparem no banheiro).

    - Crianças no semáforo/farol/sinaleiro: Europeus e americanos acham muito estranho esta situação, de crianças pedindo esmola, fazendo malabares ou vendendo produtos. Já chineses e mexicanos não estranham tanto, talvez por estarem mais acostumados com pobreza.

    Sucesso

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse buraco no banheiro era comum em algumas regiões onde não existe/existia água encanada e rede de esgoto no Brasil

      Excluir
    2. Na minha cidade, na infância (interior de Minas na década de 90) isso era bem comum em algumas casas da vizinhança. Minha casa, como era recém construída, já tinha vaso sanitário (apesar dos dejetos irem pra fossa).

      Excluir
    3. Olá Joao Dinheiro - tudo bem ? Muito interessante esses exemplos da Africa do Sul e da India. Nao sabia destes costumes especificos - muito legal.

      É incrivel o quanto aprendemos com as crenças e costumes de cada cultura.

      Um grande abraço,

      Excluir
    4. Olá anon 20:32 -tudo bem ? Infelizmente esses "buracos" ainda sao bem comuns no interior do Brasil. Somos um pais que ainda nao terminou o processo de colonização e deixamos muitas regioes sem a estrutura basica, inclusive agua potavel corrente e esgoto.

      Um grande abraço,

      Excluir
    5. Olá anon 20:55 - infelizmente o uso de fossa sanitária ainda é muito utilizado no Brasil. Claro que é melhor do que simplesmente despejar esgoto na natureza, mas nao temos um nivel civilizado de tratamento de esgoto.

      Um grande abraço,

      Excluir
    6. João, meu caro, só quero discordar deste teu último ponto:

      " Crianças no semáforo/farol/sinaleiro: Europeus e americanos acham muito estranho esta situação, de crianças pedindo esmola, fazendo malabares ou vendendo produtos. Já chineses e mexicanos não estranham tanto, talvez por estarem mais acostumados com pobreza."

      Cara, na verdade isso começou lá (na Europa, não no USA! Isso de entrar nos coletivos vendendo bala/chilete ou objetos tipo porta-cartão etc, fazer coisas "artísticas" no semáforo principalmente. Todo esse lance de "beggars" e tals veio de lá, João!

      Excluir
    7. Pois é anon 13:59 - muitas vezes imaginamos a pobreza apenas no nosso quintal; mas esse é um problema que afeta todos os paises do mundo. Claro que temos paises mais pobres do que o Brasil e paises mais ricos; mas infelizmente a pobreza é algo comum em qualquer pais.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Chinês não fica vendo filme porno, eles caem logo para o fight. E amigos convenhamos são 1,357 bilhões (2013), muitas fodas para gerar tanta gente.

    E japonês que não aperta a mão de maneira alguma, em uma reunião fiquei no vácuo.

    Em outra ocasião um Empresário Chinês queria comer cachorro em plena Avenida Paulista, para explicar que no Brasil era proibido foi um problema kkkkk.

    Falow.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Realmente os chineses sao muito engraçados, mas o pessoal mais antigo é muito mais recatado em relação a questões pornograficas.

      A cultura japonesa é muito interessante. Eu trabalhei tres anos em uma empresa japonesa e aprendi bastante coisa com eles - o respeito aos mais velhos (independente do cargo) é uma coisa legal. Eles sempre consultam a opinião dos funcionários mais velhos, mesmo que eles nao tenham cargo estrategico.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Tomar banho mais de uma vez por dia.... Coisa de BR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade - na Europa (ate pela questão de temperatura) as pessoas nao costumam tomar banho todos os dias. também tem de levar em consideração o que é chamado de banho por lá. Na França, por exemplo, eles chamam de banho quando voce toma banho de banheira. Desta forma, a ducha (chuveiro) que temos aqui eles nao chamam de banho.

      Mas, independente da forma de banho, os europeus tomam menos banho do que a gente. Apenas considerar que nos vivemos em pais tropical com alta temperatura e alta umidade.

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. Legal a compilação. No último projeto trabalhei com Europeus, eles ficavam indignados com a quantidade de gente alocada no projeto, eles achavam que tinha muito gente para pouco trabalho... E pensando bem realmente alguns projeto geralmente tem muita gente, mas o trabalho pesado sempre fica com apenas alguns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola SC - tudo bem ? Realmente nós temos mania de alocar muito mais recursos do que o necessário. E nossa produtividade é muito baixa, comprometendo a entrega de resultados.

      A produtividade de um trabalhador europeu é muito maior do que a do trabalhador brasileiro.

      Um grande abraço,

      Excluir
  8. Ótimo post, EP!

    Os costumes são coisas interessantes, são cultura. Pena que, nos dias atuais, muitos dos costumes se têm perdido devido à globalização (ela é boa, mas ao mesmo tende a "igualar" os diferentes povos).

    Um costume notável dos espanhóis, por exemplo, é a Sesta, que é muito praticada. Um costume interessante, também, é o dos suíços, que primeiro te conhece para, depois de muitos anos (nem sempre dura tanto tempo), resolver se será teu amigo.

    São peculiaridades dos povos que, infelizmente, estão diminuindo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon - tudo bem ? Voce tem razão - com os efeitos da globalização, as pessoas acabam ficando mais americanizadas. Mas ainda existe diversos costumes ao redor do mundo que são bastante interessantes.

      A siesta era muito mais praticada na Espanha inteira - hoje é comum apenas na Catalunha e no Pais Basco; por sinal duas regioes que preservam os seus costumes exatamente porque querem ser um Estado Independente.

      Quanto aos suiços, esta prática de ter poucos amigos porém amigos para vida inteira é um traço que pode ser vista também na Alemanha, Austria e Paises Nórdicos. Acredito que eles tem essa forma de sleecionar as amizades - diferente dos latinos que mal conhece a pessoa e ja acha que é um amigo intimo.

      Um grande abraço,

      Excluir
  9. Que post foda man, gostei mais de saber dessas curiosidades, e isso só me empolga em conhecer outras culturas!!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beta Solitário - que bom que gostou !!! Conhecer outras culturas é sempre um otimo exercicio.

      Um grande abraço,

      Excluir
  10. Rapaz, moro no Rio de Janeiro e sempre tem reportagem sobre gringos dos EUA, China, Japão, Europa etc que ficam apaixonados pelo Rio e decidem morar aqui de vez. É muita gente que fica apaixonada pelo calor humano e pelo calor do Sol mesmo.

    Elogiam as praias, o calor humano, o bom humor do brasileiro.

    Devemos lembrar que muitos europeus têm vergonha do passado colonialista e escravagista. Muitos escoceses e irlandeses odeiam ser confundidos com ingleses, que são vistos como assassinos imperialistas.


    Noto que muitos querem fugir do Brasil de qualquer jeito. Realmente a violência é chata, mas se fosse TÃO RUIM não haveria tantos gringos na Lapa/RJ e nas praias da Zona Sul do Rio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ?

      Voce esta certo - muitos paises na Europa nao se orgulham do seu passado. E, com certeza, existe ainda uma tensão histórica entre varios paises no continente europeu. Esses aproximadamente 70 anos de paz por lá é algo relativamente incomum na história. E estou falando 70 anos porque estou desconsiderando guerras e conflitos entre paises de menor relevancia militar, mas se considerar todos os conflitos a Europa nunca teve um periodo de paz completa.

      Quanto aos estrangeiros gostarem do Brasil é porque o nosso pais também tem muitas qualidades: clima, comida, povo amistoso, historico de nao beligerancia, estabilidade das instituições democraticas, etc...

      No caso dos estrangeiros, eles podem pagar para ter acesso a muitas coisas que nos preocupam no dia a dia, como saude e segurança. Podem morar em condominios fechados com bastante investimento em segurança, usar carros blindados, etc... E para aqueles que sao mais alternativos e apegados a natureza, o Brasil é um paraiso.

      Acho que é normal os locais assumirem a vontade de sair do Brasil e é normal os estrangeiros também assumirem esta vontade de vir para cá. Eu aprendi que todo e qualquer pais do mundo tem os seus atrativos.

      Um grande abraço,

      Excluir
  11. Muito bom, são curiosidades que demonstram como as pessoas de outros países geralmente são mais educadas e inteligentes (principalmente no caso de evitarem contato com mulheres no serviço, coisa que sempre preguei) que o pessoal aqui do banânil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tirano - tudo bem ?

      Nao sei se eu diria que sao mais inteligentes - mas podemos assumir que sao mais educadas (até porque tem, em média, mais anos de estudo do que os brasileiros). Mas vale lembrar que as coisas que falamos aqui são apenas costumes; na minha opinião a questão dos costumes nao está diretamente ligada ao nivel de educação de um povo; mas esta mais ligadas a questões historicas e geograficas.

      Mas é sempre interessante observar as diferenças e estar preparado para quando interagirmos com pessoas de outros paises.

      Um grande abraço,

      Excluir
  12. Olá EP!

    Excelente o post! Vários costumes inéditos para mim ahuahuauahu

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor Ingles, tudo bem ?

      Muita coisa eu me surpreendi durante as viagens ou recebendo os estrangeiros aqui no Brasil. Eu gosto muito de falar sobre as diferenças culturais, então sempre que surgia uma oportunidade esse assunto vinha a tona.

      Um grande abraço,

      Excluir
  13. Essa ultima do elevador foi bem pesada.
    O resto faz algum sentido sim.
    Bom post EP!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Frugal ... essa questão de assedio é muito forte nos USA e tem varios executivos que tem, inclusive, um seguro para se proteger de eventuais processos. Por lá, qualquer olhada mais "suspeita" vira um assedio.

      Um grande abraço,

      Excluir
  14. Que bizarro essa de escovar os dentes. Nessa concordo com o Brasil.
    A da despedida do aeroporto é a que eu acho mais concordo com os gringos, pra uma viagem de 6 meses + até vai...agora despedida pra viagem de duas semanas é dose.
    Da limpeza na casa eu concordo com o Brasil, pq temos pessoas que aceitam esses serviços por uma baixa remuneração. Isso não acontece lá então concordo com o gringo de não ter diarista, mas não pelo motivo de ser eu que fiz a sujeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vira Lata - tudo bem ?

      Eu também concordo muito com os gringos nesta questao de despedidas e apego familiar. Acho muito legal ter a familia por perto; mas nós, latinos, exageramos um pouco. Cada despedida parece que a pessoa está indo para um campo de concentração nazista. É uma coisa um pouco dramatica demais !!!

      Um grande abraço,

      Excluir