quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Entrevista de Emprego - Parte 1

Olá Pessoal, tudo bem ? 

Como voces sabem, eu tentei uma transferencia para uma filial da empresa que fica nos Estados Unidos. Após diversos desdobramentos, o meu atual chefe fez algumas manobras politicas e acabou ficando com a vaga. Não ser escolhido para uma vaga costuma ocorrer com certa frequencia no mundo corporativo e tenho certeza que muitos colegas já estiveram em uma situação parecida.

Fiquei um pouco decepcionado por perder a oportunidade da transferencia, apesar de saber que o risco de não conseguir esta movimentação era bastante alto. Porém, logo apareceu uma outra oportunidade: eu poderia assumir a posição do meu chefe. Já que ele será transferido, abre a posição dele e eu poderia assumir esta vaga. Seria algo interessante para minha carreira, a transição seria muito fácil, tenho o apoio de alguns colegas importantes e conseguiria gerenciar bem os projetos que estão em andamento.

Infelizmente, apesar de eu nao ter jogado a toalha ainda, tudo indica que também não irei ficar com esta posição. Provavelmente, deve vir um profissional do mercado e esta possibilidade também desmotivou muito os meus colegas. Todos esperavam uma promoção de um profissional da empresa, ainda que nao fosse a minha promoção. Mas a possibilidade de um profissional do mercado ser contratado surpreendeu e desmotivou a todos.

Usei uma parte do meu tempo no feriado para tentar avaliar a situação com mais tranquilidade. Cheguei a conclusão de que eu tenho uma remuneração compativel com o mercado, apesar de estar assumindo as responsabilidades do meu chefe e nao ser remunerado por isso. Tenho uma certa facilidade de chegar a empresa, pois a localização é bem servida de acesso via transporte publico ou mesmo com o meu carro, tenho um valor acumulado no FGTS que; em caso de demissão, me permitiria passar um bom tempo com as despesas pagas e tentar alçar projetos diferentes. Falando em projetos diferentes, eu ja fiz a qualificação do meu artigo no mestrado e resta somente defender e receber o diploma; podendo inclusive passar a trabalhar no mundo academico.

Com todos estes pormenores mencionados acima, eu fiquei um pouco mais tranquilo (mas não menos decepcionado) e decidi ir tocando as minhas atividades e projetos e verificar o que ocorre neste final de ano e também no ano de 2017, que tem potencial para ser ainda um ano bem complicado do ponto de vista economico do país e não sei se boas oportunidades serão geradas para uma recolocação no mercado.

Dito tudo isto, ontem, para minha surpresa, recebi uma ligação. A pessoa se identificou como sendo de uma consultoria de RH que está trabalhando uma vaga de executivo senior para Departamento de Compras em uma multinacional americana. 

Após alguns minutos de conversa, a pessoa me informou que chegou ao meu nome através de uma indicação de um colega na antiga empresa. Ele mencionou meu nome e ela decidiu checar o meu perfil no Linkedin e havia gostado da minha experiencia e aproveitou e solicitou o envio de um CV.

Encaminhei meu CV (sempre mantenho este documento atualizado) e ela retornou no final da tarde. Na ligação o tom foi bem positivo e ela havia falado com o ex-colega novamente e ele havia confirmado que eu sou um bom profissional e feito boas recomendações. Então, a pessoa da consultoria de RH verificou a minha disponibilidade para uma entrevista; e para resumir, está agendado hoje as 16:30 horas.

Assim como fiz no passado, pretendo relatar aqui todos os detalhes deste processo, pois acredito que pode ajudar aos colegas e os mais jovens que estão passando por esse processo de entrevistas. Podem aprender com os meus erros e acertos - e sempre é interessante ter mais informações sobre o que ocorre nestas entrevistas.

Não sei ainda qual é a empresa e nem qual foi o colega que indicou meu nome. Isto será mencionado hoje durante a entrevista. Nao sei sobre salário, nem beneficios, nem o nome da empresa ... sei apenas que se trata de uma vaga de Executivo Senior para Departamento de Compras de uma multinacional americana; e que dentro do escopo do Departamento está incluido Compras Material Direto / Compras Material Indireto / Logistica / Material de Reposição e Aftersales.

Durante a entrevista pretendo descobrir qual o segmento da empresa (se possivel também o nome), mais detalhes sobre a posição e também uma referencia do salário e beneficios oferecidos, tamanho da equipe de compras e perfil dos profissionais, metas da empresa no curto prazo, etc...

De toda a forma, fiquei contente de saber que o perfil é atrativo para o mercado e que é possivel gerar entrevistas com o meu CV. Não comecei a procurar novas oportunidades, apesar de ter dito que faria isso, pois estava aguardando o inicio do proximo ano. Porém, dependendo do desempenho que eu tiver na entrevista e do feedback da empresa responsavel pela seleção, eu posso antecipar um pouco o inicio da busca por novas oportunidades.

Hoje eu vim trabalhar e deixei paletó e gravata no carro (normalmente eu venho de transporte publico). Não quero gerar nenhum tipo de especulação pois sei que sou observado e que devido a questão de não ser o escolhido para a transferencia para os Estados Unidos, a minha liderança está observando com um pouco mais de atenção e nao posso demonstrar sinais de desmotivação.

Agora é revisar o CV novamente, selecionar mentalmente dois ou tres exemplos de projetos de sucesso, selecionar um caso onde teria feito algo diferente, preparar para responder as perguntas-padrão das consultorias e tentar agregar minhas experiencias e resultados mais relevantes.

Depois eu conto para voces o que ocorrer na entrevista.

Um grande abraço,

46 comentários:

  1. Olá Executivo pobre! Desejo sorte nessa entrevista. Observo em suas postagens ser um pessoa com bastante foco e pró ativo para aquilo que deseja. Ficarei acompanhando os desdobramentos. sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá BF - tudo bem ? Muito obrigado pelo seu comentário. Vou verificar se trata-se de uma boa oportunidade - nao tenho muitas expectativas neste momento de mercado, mas nunca se sabe. Vai que estou tropeçando em uma boa oportunidade ? Também tenho que verificar se preencho os requisitos da empresa.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado anon - vamos ver se a proposta é interessante e se eu preencho os requisitos da vaga.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá Gregorio - Muito obrigado pelo comentario.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Muito bom.

    Desejo sucesso na entrevista e estaremos todos torcendo pelo seu sucesso EP.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VDC - tudo bem ?

      Muito obrigado pela torcida. Eu vou manter voces informados do desdobramento das ações.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Boa sorte EP, nos mantenha informado sobre esta vaga.

    Recebi uma ligação esses dias assim como você, mas o local da vaga (uma cidade de Goiás) não me agradou e acabei por não dar sequência.

    Em todo caso, o cenário na minha área está bem pessimista, estou vendo com muito cuidado qualquer movimentação. No seu caso, vale a pena arriscar e ir para o mercado?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PJ - tudo bem ?

      Eu tenho colegas trabalhando em Goiania - eles estão gostando bastante. Mas trabalhar fora do eixo das grandes cidades é sempre mais complicado. Pode ser uma excelente oportunidade para crescimento profissional, mas tem a questão da distancia - então é dificil equilibrar a conta. Tem realmente que valer muito a pena.

      Mas o momento economico nao é muito favoravel para estas grandes mudanças. Tem de avaliar muito bem as garantias e beneficios.

      Quanto a ir par ao mercado, na verade eu estou bem tranquilo e nem pensava em procurar nada. Mas como recebi a ligação da consultoria, nao custa nada escutar a proposta. Vai que surge uma grande oportunidade ?

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. EP,

    Estamos todos torcendo por ti.

    O fato de você ser observado através de indicações, currículo e LinkedIn, é um bom sinal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon - tudo bem ? Obrigado pela torcida.

      Realmente é muito bom ter as indicações dos colegas - hoje a tarde eu vou descobrir qual colega que me indicou e dar uma ligada para ele. É sempre bom contar com os colegas para estas situações - o networking ajuda muito.

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. Rapaz, boa sorte. Torcemos por vc.
    Com emprego novo aproveita pra comprar ações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon - tudo bem ?

      Muito obrigado pela torcida - vamos ver se trata de uma boa oportunidade e se eu consigo prosseguir no processo.

      Estou fora das ações. Minha exposição em renda variável é feita através de FII´s. É um tipo de investimento que fico mais confortável.

      Um grande abraço,

      Excluir
  8. Boa sorte!!

    O você acha que falta em seu CV para conseguir essa vaga na empresa que você está? Concluir o mestrado, fazer doutorado? Ou é somente o networking?

    valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon - tudo bem ? Nao acredito que falte algo no meu CV para conseguir uma vaga de transferencia na minha propria empresa ou para substituir meu chefe. Depois que voce esta em um local, dificilmente a educação formal (MBA, mestrado, doutorado) faz alguma diferença.

      As coisas acabam indo mais para o lado politico. É dificil saber o que pretende quem esta acima. As vezes, pode querer nao colocar ninguem na vaga para poder cortar custos se for necessario; pode querer trazer alguem da confiança dele e que esta no mercado; pode querer usar essa vaga como moeda de troca com algum outro diretor para poder ter cartas na manga no futuro...é dificil saber !!!

      A unica coisa que eu consigo saber com certeza é o que eu quero ou não quero. E eu não quero assumir responsabilidades extras sem ser remunerado por isso.

      Vamos ver como será essa entrevista e como eu estou posicionado no mercado. O momento é de ter muita calma para tomada de decisões.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta!

      Você fez/faz algum curso ou treinamento para manter a calma e a tranquilidade que demonstra ter?

      Pergunto, pois em várias situações o seu controle é superior ao normal, como no caso da transferência que o seu chefe atrapalhou (contei a alguns amigos que leram o blog e ficaram com ódio do traíra também), entretanto seu relato é bastante tranquilo e ponderado.... gostaria de saber o segredo disso!

      abraço!

      Excluir
    3. Ola anon 16:30 - voce pode ter certeza que essa calma é realmente só aparencia. Eu fiquei muito chateado mesmo com o ocorrido no processo de transferencia e com a falta de etica do meu chefe.

      Mas veja só, eu xingar e bater nele nao resolve nada - só me prejudica. Então, tenho de reconhecer o golpe e ja partir para a proxima luta.

      Talvez o que contribui para o relato sair com um tom mais calmo é que eu sempre escrevo algumas horas / dias depois que um fato ruim ocorre - escrever de cabeça quente nao ajuda muito (nem o escritor e muito menos o leitor).

      E para me acalmar eu toco instrumentos musicais, acompanho algumas series e tenho o habito de ler bastante. Mas respondendo a sua pergunta, eu nunca fiz nenhum tipo de treinamento neste sentido, com exceção de um periodo de terapia cerca de dois anos atras (achei muito legal).

      Mas pode ter certeza de que fiquei com muita raiva do meu chefe !!! rsrsrs

      Um grande abraço,

      Excluir
  9. Olá executivo

    Não sei se vai dar tempo mas de um lida na minha ultima postagem rs

    Brincadeiras a parte sei que você irá muito bem preparado para esta entrevista.

    Boa sorte!

    Estaremos aguardando o desfecho desta história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mestre - tudo bem ?

      Eu ja tinha lido sua postagem - dicas muito boas para o pessoal. As vezes, a gente comete erros nas coisas básicas.

      Vamos ver como será a conversa na cnsultoria e se consigo ser encaminhado para uma fase posterior do processo com a propria empresa contratante.

      Um grande abraço,

      Excluir
  10. Boa sorte EP. Mudanças as vezes são boas. Tomará que dê certo e que seja uma boa empresa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CI - tudo bem ?

      Estou torcendo por isso também - tomara que seja uma empresa legal, com uma proposta legal. Claro que so vou mudar se receber uma oferta que valha a pena - mas só o fato de o CV chamar a atenção no mercado já é muito positivo.

      Um grande abraço,

      Excluir
  11. Executivo você demonstra ter boa experiência no mundo corporativo, como seu post foi focado em entrevista de emprego vou aproveitar para lhe peguntar o seguinte:
    No mundo corporativo inclusive num escalão mais alto é comum mulheres serem admitidas ou promovidas pelo teste do sofá? Você conhece casos do tipo?
    Pergunto isso porque como você mesmo sabe o QI tem importaância inegável no mundo do trabalho e teste do sofá são ou seriam uma forma de "apadrinhamento" de funcionárias.
    A questão pode ser polêmica pra alguns, mas muitos já se sentram prejudicados ao perderem empregos para concorrências desse tipo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon - tudo bem ?

      Interessante a sua pergunta - mas tenho de lhe dizer que não é nada comum mulheres serem aprovadas em cargos executivos atraves do teste do sofá. Sabemos que existe estes comentários relacionados a artistas, dançarinas e profissoes mais "alternativas" - mas no mundo corporativo isso é muito incomum.

      Voce comente que muitos ja se sentirem prejudicados ao perderem empregos em uma concorrencia onde aconteceu um teste do sofá - eu tenho de lhe dizer que eu nunca vi isto acontecer.

      Apadrinhamento é umqa coisa comum, com certeza. Mas esse "apadrinhamento sexual" nao é comum - o que acontece sim, é as pessoas se relacionarem dentro das empresas formando casais de namorados, amantes, etc... Mas isso acontece depois que as pessoas sao contratadas e tem uma certa atração - dificilmente, um executivo vai promover uma amante. Se o fizer irá tentar conseguir isso em uma outra area (conversando com algum amigo), pois ele pode se prejudicar muito se este tipo de coisa se tornar publica.

      O que um executivo tem é apenas a sua imagem. Ele vende isso e vive disso. Se ele começa a promover testes do sofá não tera uma carreira longa. Ainda mais hoje em dia que qualquer um pode filmar, gravar audio e expor a pessoa.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Executivo agradeço pela resposta.
      Vou me explicar melhor, em vagas que permitem candidatos de ambos os sexos em alguns casos mulheres podem acabar ou acabam levando vantagem por serem mulheres mesmo que não haja de fato um teste do sofá.
      Tem superior que acaba dando "colher de chá" para mulher bonita em detrimento de um homem.
      Lógico que isso vai depender do tipo de cargo a ser ocupado, um superior não vai se arriscar a colocar alguém que também não tenha o mínimo de condições de exercer determinada atividade, isso se acontecer será com cargos que não tenham uma carga tão grande de responsabilidades.
      É bom saber que no meio profissional em que você convive isso não ocorra, o ideal, mais ético e mais justo é que não ocorra mesmo.
      O ideal seria e será sempre a contratação e progressão por méritos.

      Excluir
    3. Ola anon 19:57 - acho que agora entendi melhor o que voce quis dizer. Voce nao estava se referindo ao teste do sofá de fato; mas sim de uma certa preferencia na hora de contratar mulheres, certo ?

      Posso te dizer que também neste caso ocorre o contrário - as empresas, infelizmente, tem uma preferencia por contratar homens por um motivo muito simples - homens, na média, representam menos custos para as empresas. As mulheres tem um histórico maior de afastamento por problemas de saude ou mesmo faltas (inclusive aquelas que sofrem de fortes colicas no periodo menstrual), quando o filho esta doente normalmente é a mulher que fica cuidando e, o principal argumento das empresas é que as mulheres engravidam; ou seja, 06 meses de licença maternidade.

      Por estes motivos (que eu nao concordo em absoluto), as empresas quando contratam mulheres já oferecem um salário inferior ao pago aos homens na mesma função, já prevendo as despesas extras que podem vir a ter. Infelizmente, estamos em um pais preconceituoso e a questão de genero ainda é algo a ser debatido e superado.

      Agora, voltando bem a realidade, conheço colegas que contrataram mulheres bonitas para determinada posição, mesmo elas tendo um CV inferior ao de algum outro candidato. O ponto é que contrataram e justificaram a contração pela reduçaõ de custo devido ao salário menor.

      Um grande abraço,

      Excluir
    4. Executivo, me referi aos dois tipos de situações. Mas suas respostas foram bem completas, felizmente você passa que no ambiente que conhece as coisas sejam feitas de forma mais ética.
      Isso é bom.
      Obrigado pela atenção em responder.

      Excluir
    5. Perfeito anon - eu que agradeço pela sua mensagem e pela interação.

      Um grande abraço,

      Excluir
    6. Executivo, parabéns e sorte nesse processo! O seu blog e os seus relatos são ótimos!

      Anonimo e Executivo, se me permitem, gostaria de complementar alguns pontos com o que já vivenciei:

      1) Na maioria das grandes corporações, vejo nos cargos de média gerência poucas mulheres e quase nenhum negro. Nos cargos altos (diretores, vps e etc.), de todas as empresas que tive acesso, não vi nenhum negro e vi pouquíssimas mulheres. Na minha visão, acabamos por ter sim um machismo e um racismo institucional (isso não quer dizer que as pessoas nos níveis superiores são machistas/racistas conscientemente, mas acabam reproduzindo esta cultura).

      2) Já vi VP priorizando sim sua amante (o que poderia ser entendido como um teste do sofá, afinal faltavam competências para ela assumir um cargo alto). Muitos da empresa sabiam do tal caso... O que acontece é: um VP desses não é uma pessoa de bom caráter, logo, ele não prioriza apenas a amante, mas sim forma uma rede abaixo dele com pessoas da sua confiança e que façam aquilo que ele deseja, dando "benefícios" em troca de "suporte". Assim, ele não se queima como grande executivo, pois consegue manter uma rede de "cachorrinhos" abaixo. Mesmo que muitas áreas questionem a incompetência dessa rede criada por ele, a rede se ajuda e se suporta... Assim, só irão cair se alguém acima do VP derrubar todos, algo muito improvável em uma grande empresa...

      3) Mas concordo que não é tão comum acontecer esse tipo de teste para dar vantagem para uma mulher. Aqui acho que vai mais do caráter da pessoa mesmo... E, do mesmo jeito que o VP priorizou a amante, uma Diretora também pode beneficiar alguém que ela esteja pegando...

      4) Putaria rola solta em grandes empresas. Gerentes casados ficando com trainees, diretores ficando com coordenadoras e etc (principalmente nas grandes convenções nacionais das empresas...). Mas, nestes casos, normalmente é a putaria pela putaria, ou seja, não é necessariamente para beneficiar alguém...

      5) Mulheres que são competentes e que não se sujeitam a esse tipo de coisa, muitas vezes acabam sendo preteridas em promoções. Aqui temos tanto o machismo institucional (do diretor, por exemplo, achar que por ser mulher ela não saberá lidar com a pressão ou que por ser mulher ela terá tpm e isso impactará alguma coisa ou dele pensar "como assim uma mulher pode ser melhor do que eu?") como o cara que quer comer as funcionárias e, aquela que não dá para o diretor "comelão", mostra que ele não é tão "comelão" assim... Logo, ela afronta o poder dele...

      Deixo um vídeo de sugestão, feito pela Prefeitura de Curitiba, que mostra como o racismo está presente no mundo corporativo, mesmo que "inconscientemente": https://www.youtube.com/watch?v=MGOeu73BXrs

      Abraços

      Excluir
    7. Olá anon 15:13 - tudo bem ? Muito interessante voce colocar também a questao do racismo nas corporações, pois isso existe e é bem notório. Eu também conheci pouquissimos casos de pessoas negras em cargos de lideranças. O racismo ainda está muito presente nas sociedades - inclusive nos chamdos paises desenvolvidos.

      Um grande abraço,

      Excluir
  12. Boa sorte ae cara...
    Eu odeio essas coisas e nunca me sai bem em entrevistas, nunca tive um retorno positivo das empresas, por isso parti para concurso publico. Ja vc parece se dar bem... depois nos conte como foi...

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Scott - tudo bem ?

      Eu tambem acho muito chato esta parte de entrevista, dinamica, avaliação comportamental, etc... Infelizmente, esta é a regra do jogo - então temos de nos acostumar e seguir em frente.

      Concurso publico é bem bacana, porém tem de se dedicar bastante aos estudos (dependendo do nivel do concurso) e para se ter uma ideia - a remuneração desta vaga é proxima a de um delegado da PF - imagina o quanto tem de estudar para ser delegado da PF.

      Todas as modalidades tem as suas dificuldades - cabe a cada um ver onde se adapta melhor e colocar seus esforços para conseguir ser aprovado.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Imagine então como foi para mim, que sou funcionário público desde os 18 anos e nunca trabalhei numa empresa particular, a primeira entrevista. Foi bem diferente do que eu esperava.

      Excluir
  13. Eu achava que essa putaria de fazer entrevista no escuro só existisse em cargos mais baixos.
    A pessoa é convidada para uma vaga de Executivo Senior e eles ficam com picuinha em divulgar pelo menos o nome da empresa. É ridículo isso! Vc gasta seu tempo, se prepara, deixa de fazer coisas, pra chegar lá e ser vaga numa empresa bosta ou que vc não tenha a mínima vontade de trabalhar. Ridículo.

    Mas de toda forma, boa entrevista lá. Continuaremos acompanhando.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem comentado. As empresas tem acessos ou querer ter acessos a detalhes sobre os possíveis funcionários, tem empresas que até perdem os perfis em redes sociais.
      E fazem entrevista dessa maneira.

      Excluir
    2. Ola anon 10:25 - tudo bem ? A questão de manter a confidencialidade em relação a empresa é porque o gerente de compras ainda está por lá. Imagina voce ficar sabendo que a empresa está procurando alguem para seu lugar no mercado ?

      Além da questão pessoal, a empresa nao pode arriscar a sofrer perdas maiores, pois o camarada pode se revoltar e começar a fechar negocios nao favoraveis a empresa, pode destruir registros, etc... Claro que a empresa pode acionar judicialmente, mas se a justiça é lenta no Brasil - ela é lenta para empregados e empregadores. Não vale a pena a empresa correr o risco da informação da substituição chegar na pessoa antes da hora certa.

      Obvio que eu ja gostaria de saber qual é a empresa, os beneficios, a localização e tudo o mais. Além disso, ja poderia fazer uma pesquisa sobre como é o clima e a forma de gestão na empresa.

      Mas também entendo que vazar essa informação agora representa mais risco do que oportunidade para a empresa. De qualquer forma, se realmente eu for chamado para uma proxima fase, ja ficarei sabendo de que organização estamos falando.

      Um grande abraço,

      Excluir
    3. Olá anon 10:52 - tudo bem ?

      Em caso de empresas de hunting é bem comum informar qual a empresa contratante apenas em uma fase um pouco mais avançada do processo. Principalmente, porque os executivos de cargo senior se conhecem bastante e voce corre o risco de a informação chegar ao colega que vai ser substituido antes da hora. Isso seria muito prejudicial para empresa.

      Como eu disse antes, também adoraria ja saber qual é a empresa; porém entendo perfeitamente o lado da empresa neste momento.

      Infelizmente, isso é bem comum de acontecer - mas se eu for aprovado para a proxima fase, ja deverei saber qual a empresa e os maiores detalhes.

      Quanto ao seu ponto das empresas verificarem as redes sociais, isso é complicado. Se o sujeito gosta de colocar fotos bebendo, em festas, times de futebol, tudo pode virar motivo para a pessoa nao ser contratada. Eu nao possuo redes sociais (tenho o linkedin, que é mais uma rede profissional) e nao incentivo ninguem a colocar opiniões fortes e polemicas por lá - isso pode comprometer no futuro.

      Um grande abraço,

      Excluir
  14. Amigo, acompanho sempre que posso seus posts inclusive comentei um sobre o desfecho da transferência do meu primo ao Mexico.

    Linkedin é uma ótima ferramenta pra quem possui bom networking. Estou na empresa que trabalho há 4 anos em um cargo nível sênior como você, e nesse período fui chamado para umas 3 ou 4 entrevistas e em nenhuma delas havia me candidatado, ou seja, na minha opinião essa rede social é melhor que qualquer site de vagas desses pagos.

    Não saí da empresa, justamente pelo custo x benefício x qualidade de vida que possuo, pois estou muito próximo a minha casa. Além de toda a incerteza de ir para um lugar novo etc.

    Desejo a você muito boa sorte e sabedoria na decisão caso seja aprovado. Coloque na balança todos os prós e contras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon - tudo bem ?

      Realmente o Linkedin vem se tornando uma ferramenta bastante util. Cada vez mais oportunidades estao sendo divulgadas por lá.

      Ainda nao tenho informações sobre salário x beneficios; então nao foi possivel calcular o custo - beneficio até o momento. Vamos esperar uma fase mais avançada do processo (se eu for aprovado) e ai poderei colocar na mesa todos os riscos envolvidos.

      Muito obrigado pela torcida.

      Um grande abraço,

      Excluir
  15. Boa noite,

    Muito interessante este seu relato, também acabei "perdendo" uma oportunidade de classificação na minha empresa, mas graças a Deus não foi por trairagem, foi devido a mudança do board que só pensa em redução de custos, espero que eu receba alguma ligação de RH nos próximos dias também hehe

    No mais, boa sorte na entrevista, creio que ela já tenha acontecido, então Deus queira que tenha ocorrido tudo conforme você almejava.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor Educador - tudo bem ? É muito chato quando perdemos estas oportunidades e mais chato ainda quando os motivos nao sao tecnicos. Mas a vida continua e espero aparecer novas oportunidades.

      Ja fiz a entrevista e vou postar o resultado e as novas direções que estou tomando logo após a postagem tradicional de Atualização Patrimonial.

      Um grande abraço,

      Excluir
  16. Cara, leio seu blog há um tempo. Embora eu tenha um background diferente (sou funcionário público concursado), gosto de ler seus textos e ver o que rola no mundo das empresas privadas. Afinal, não deve haver tanta diferença entre nós - caras com seus 30 ou 30 e poucos anos, com boa formação, idiomas, viagens para o exterior etc.
    E já que você fala de processos seletivos, tenho procurado oportunidades para professor em escolas e universidades - porque algum a mais nunca é uma má ideia e curto o magistério, mesmo que não seja minha ocupação principal.
    Participei de um processo seletivo, mas abandonei porque acho descabido que um candidato a professor deva fazer 4 ou 5 entrevistas. Com a dona da escola, com a coordenadora, com a diretora da sede, a diretora geral... Fora a semana de treinamento pedagógico que, é claro, não seria remunerada de forma alguma e seria eliminatória.
    Tudo isso mais as perguntas ano 1987 como "O que você estará fazendo daqui a 5 anos" e o fato de tudo ser filmado (se a empresa não confia em mim, não posso confiar nela. Sorry) me fizeram agradecer o convite para a entrevista e declinar de qualquer proposta. Não porque eu já tenho emprego, mas porque não quero ser tratado como idiota ou como uma ovelha submissa.
    Tenho visto que muitos processos seletivos são conduzidos porcamente, para ser bem gentil. Eu tinha uma expectativa diferente.
    Boa sorte com seus projetos! Sigo te lendo! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tico - tudo bem ?

      Sua atitude foi muito interessante mas, infelizmente, muitas pessoas nao tem condição de fazer isso e acabam se submetendo a este tipo de processo maluco.

      Eu vou fazer uma postagem contando como está sendo o processo de seleção que estou participando. É cada coisa absurda que acontece ... além das profissionais de RH com aquele discurso do superfuncionário e superempresa, que sabemos estar bem longe da realidade.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Opa. Tudo em riba, e você? Valeu pela resposta!
      Então, abandonei a seleção lá nem por esnobismo meu, mas por ser honesto comigo mesmo e até com a companhia. Não vejo o porquê de fazerem um processo tão arrastado e pretensamente complexo para selecionar um professor de cursinho. Digo, não deve ser como recrutar um executivo de planejamento estratégico global.
      Ah sim, as perguntas cretinas e o fato do "sorria, você está sendo filmado" foram a gota d'água. Realmente, esperava algo diferente disso.
      O legal é que se você realmente postar sobre o seu processo e os leitores também fizerem isso, é uma boa fonte para mim. Eu, que sou inexperiente com entrevistas assim. Mas, de verdade, fazer média e dar resposta para ser música aos ouvidos do entrevistador, isso não vou fazer mesmo.
      Outra coisa que queria ver um dia o que você acha: eu não invisto em fundos, tesouro, nada disso. Tenho poupança e um imóvel e estou na pegada para comprar mais um. A questão é fazer à vista (por isso preciso aumentar minha renda e chegar em uns 80% do valor para ter maior poder de barganha na hora decisiva) ou financiar e não ficar descapitalizado, porém endividado.
      Abraço e bom fds!!

      Excluir