segunda-feira, 2 de abril de 2018

Atualização Patrimonial MAR/18 - R$319.722,51 (+0,94%) / Potencial Novo Rumo para o Blog

Olá pessoal, tudo bem ? Como voces perceberam, eu fiquei um tempo sem postar devido as atividades do meu trabalho. Como o blog é uma especie de hobby misturado com um bate papo com amigos virtuais, infelizmente quando a agenda fica apertada, as postagens acabam não ocorrendo.

De toda forma, venho conversando bastante com a Sra EP e ela está bastante animada com a mudança para os EUA e também incentivando a postar com mais regularidade, pois ela acredita que esse é um tema que pode ser interessante para as pessoas - como morar, estudar e trabalhar em outro país, como construir seu patrimonio em outro país e como buscar a IF em outro país. 

Para ser sincero, eu também acho que isso pode ser interessante - até ja havia comentado aqui no blog em outras postagens. Ficamos animados com a ideia de produzir um conteudo diferente e também tentar agregar outros temas correlacionados ao desafio da imigração, como: comparação de custos entre os paises, sistema de educação, sistema de saude, comparativos de taxas de criminalidade, costumes e habitos diferentes, rotina de trabalho, diferenças culturais no ambiente de trabalho, etc...

A Sra EP também sugeriu que eu abordasse um pouco mais esse lado do mundo corporativo, incluindo algumas histórias ilustrativas de situações vividas por mim e por outros colegas, dicas para entrevista, elaboração de curriculo, como obter maior experiencia profissional, produtividade, negociação de remuneração e beneficios, entre outras coisas que a Sra EP acredita que eu posso contribuir escrevendo por aqui.

Como ela também possui uma excelente qualificação academica e experiencia profissional, ela também quer contribuir com as opiniões e revisões de artigos, o que eu acho bem legal e pode ajudar a manter um ritmo de publicações constante. Estamos pensando bastante a respeito e tentando encarar isso como um projeto e talvez até um "side hustle" - já que um blog melhor estruturado poderia gerar alguma renda. Como voces podem ver, eu nao tenho nenhuma experiencia com adsense ou qualquer outro programa de monetização - nao tenho anuncios no blog e nem vendo produtos afiliados ou coisa do tipo. Mas considerando a oportunidade de escrever coisas que acreditamos ser relevantes e que possam ser do interesse dos leitores (finanças pessoais, imigração, mundo corporativo), talvez isso possa se tornar uma fonte de renda alternativa (nada como o colega Abacus Liquid), mas talvez ja pague os custos de hospedagem que será necessário caso iniciar esse projeto de forma mais profissional.

Estamos pensando em talvez seguir em frente com essa iniciativa (ate ja pensamos em um nome para o projeto e estou verificando registro de dominio e hospedagem), mas ainda nao temos nada decidido. 

Gostaria de opinião de voces como uma primeira pesquisa informal - que tipo de assuntos voces gostaria de ver abordados ? Teriam interesse em temas mais aprofundados do mundo corporativo (estudos de caso, entrevistas com outros gestores, resumo de dicas, etc...) e também teriam interesse em assuntos sobre imigração (mais especificamente - imigração para EUA) ?

E, como não poderia deixar para tras - segue o resumo da atualização patrimonial.


No proximo mes terei as despesas com minha cidadania portuguesa (FINALMENTE !!!) e o aporte deve ser muito baixo; mas de toda forma o patrimonio segue evoluindo.

Por favor, deixem sua opinião sobre esse potencial novo projeto abordando os temas que mencionei acima. Voces gostariam de ter esse tipo de informação em um blog ?

Um grande abraço,

27 comentários:

  1. Olá EP!

    Sua iniciativa será muito bem vinda. Os temas propostos são escassos por aqui. Temos por hora o Viver de Dividendos que conta sua trajetória de imigração, com a diferença que seu trabalho continua aqui. Acredito que se você colocar no ar os assuntos mencionados, terá retorno sim. Afinal, são temas que no mínimo despertam a curiosidade da galera.

    E monetize, seu trabalho deve ser remunerado!

    Espero que siga em diante, estou na torcida pelo sucesso!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal II - muito obrigado pelo feedback. Sempre bom saber a opinião dos colegas.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Ola EP!
    Parabens pelo post... Com certeza será muito bom acompanhar estes temas abordados por vcs....
    Espero que sua monetização, seja um sucesso ! pois assim teremos cadas vez mais artigos de qualidade na blogosfera

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? O objetivo principal nem é a monetização em si - tanto que ate hoje nao tenho anuncios por aqui. Mas pensando em registrar um dominio e pagar por hospedagem, seria bom "receber algum dinheiro" para ao menos fazer frente a esses custos. E claro, caso o tema seja interessante para um publico maior, nunca é demais ter uma fonte de renda adicional - ainda que pequena.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Ótimo post EP, sim são temas pertinentes e interessantes. Tais informações inclusive sobre a temática da visão da Sra EP seriam bem-vindos a comunidade, no aguardo. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - que bom que achou interessante. A Sra EP também tem vontade de escrever e compartilhar algumas informações e acho que pode ser interessante.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Muito bacana, suas postagens agregam muito e estes temas citados me interessariam por demais.

    Sucesso EP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado VDC - muito legal também o novo lay-out do seu site. Passei por lá para dar uma olhada e gostei bastante.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Fala EP!

    Acho super legal essa ideia de querem abrir um pouco mais os horizontes do blog pra falar sobre assuntos além das financas. Pessoalmente, sempre gostei muito dos seus posts sobre dicas do mundo corporativo, sempre tento seguir as dicas que você coloca aqui já que estou começando minha carreira profissional.

    Talvez agora que você vai morar nos EUA poderia fazer posts sobre os destinos que você visitar, lugares onde você foi, isso talvez poderia atrair um publico diferente pro blog, e seria interessante na minha opinião.

    Pra profissionalizar o blog recomendo das uma olhada nos projetos do Uo, ou de alguns blogs da finansfera americana (1500 days, Mr. Tako Escapes, Mr. MMM, Our Next Life, Rockstar Finance, só pra citar alguns) que seguem um estilo mais profissional usando Wordpress. Na gringa vejo o pessoal fazendo um dinheiro razoável com blog, mas a maioria é com links de produtos afiliados ou alguma consultoria particular, imagino que o mesmo cenário não se aplique no Brasil,

    Acho legal que você conversa com a Sra. EP sobre o blog tbm, se tiver histórias do mundo corporativo do lado dela que tbm sejam relevantes acho bastante válido compartilhar tbm.

    No mais, boa sorte nessa nova jornada EP! Você fala que pretende postar no blog quando mudar pra pros EUA, mas acho que você vai estar fazendo tanta coisa que nem vai sobrar tempo, rs. Tbm tenho planos de morar lá novamente um dia, mas ainda vai um tempo até chegar lá...

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. audiencia de um blog ingles não se compara com um em portugues entao nunca espere conseguir muito com adsense em blogs ptbr. Millenial-revolution pra mim é o melohr blog

      Excluir
    2. Ola Jovem - muito legal as dicas de postagem. Creio que terei bastante assunto para compartilhar quando estiver morando nos USA. Acho que é um caminho que muitos leitores teriam vontade de trilhar e as experiencias que eu vou passar podem ser de alguma valia.

      Um grande abraço,

      Excluir
    3. Ola anon - tudo bem ? eu acompanho o millenial revolution e acho um blog muito interessante. Eu nao espero muito (nem pouco) de monetização. Hoje o faturamento do blog é zero, já que nao existe anuncios por aqui. Se eu faturar o suficiente para pagar hospedagem e registro de dominio ja é o suficiente - o que seria ruim é nao conseguir recursos do blog para pagar as proprias despesas do blog ... ai manter um hobby deficitário nao vale muito a pena ... rsrsrs .... mesmo todo hobby sendo deficitário por natureza.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Rapaz, você poderia montar uma consultoria para brasileiros que pretendem morar nos EUA e/ou conseguir cidadania europeia.

    Pense em escrever um ebook e vender na Amazon, eles publicam e dividem os lucros da venda.

    TEmas interessantes:

    - canalhas no mundo corporativo;

    - formas de crescer na carreira;

    - mudança para os EUA.

    - investimento em REIT's e ações pagadoras de dividendos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? ja anotei todas as suas sugestões de postagem. Encaminhei para a Sra EP e ela gostou bastante também. Muito obrigado pelas sugestões - nesse momento, eu estou focando em documentar todo o processo para ter material de consulta para escrever as postagens futuras.

      Assim que passar por essa fase mais atarefada, eu irei começar a escrever e pretendo já deixar pronta a serie sobre imigração para EUA (toda a parte de documentação, visto, entrevista em consulado, etc...) e cidadania portuguesa (requisitos, documentação, prazos, custos, etc...) - pretendo lançar o novo espaço com essas duas series e ir incorporando postagens sobre o dia a dia do mundo corporativo, dia a dia vivendo em outro pais e também os investimentos disponiveis por lá.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Beleza,eu dei as dicas ontem, sou o anon do parente engenheiro empresário falido que jogou fora alguns milhões de reais no LIXO por ganhar um calote e por ser analfabeto contábil. Hoje ele poderia estar recebendo 15k de renda passiva tranquilamente + aposentadoria.

      Não penso em emigrar, a ideia é me mudar para uma cidade pequena com praia aqui no Brasil.Por incrível que pareça, ainda existem cidades com pouco crime. Mas se for necessário um dia, irei para as Bahamas ou para outro paraíso fiscal com muito sol, detesto frio.Sem filhos, sem carro, sem casa própria.rsss.

      Não me vejo morando nos EUA, pois os ianques cobram muito imposto e botam na cadeia quem sonega.

      Torço por você, mas acho que devia comprar ações individualmente, nem que sejam 5% do capital.


      Abraços,

      Fã das Gp's.

      Excluir
    3. Ola anon - tudo bem ? A sua ideia de morar em uma cidade pequena do litoral é muito boa. Com certeza existem cidades com pouca violencia no Brasil. Claro também que o Brasil é um pais violento; os numeros nao mentem e conhecemos a realidade de um pais tão desigual. Porém, ainda existe lugares com boa qualidade de vida e bom nivel de segurança.

      A beleza de possuir um bom patrimonio e rendimento passivo é essa liberdade de poder escolher onde morar, já que nao está dependendo diretamente de um emprego.

      Eu conheço muitas pessoas que não pensam em mudar de pais, e mesmo pessoas que mudaram de pais e nao se adaptaram - isso é sempre um tema mais sensivel porque depende da capacidade de adaptação da pessoa aos novos costumes, ao apego junto a familia e amigos, a capacidade de superar frustrações com coisas e procedimentos que sao diferentes no novo pais.

      apenas um ponto que voce comentou sobre os impostos nos USA - eles nao cobram muito imposto. Inclusive, a carga tributária por lá é menor do que por aqui. Eles possuem diversas ferramentas que permitem um planejamento tributário muito interessante; sem mencionar que boa parte dos impostos voce ve em retorno em serviços como segurança e educação - e por aqui a coisa é mais complicada. Pretendo falar um pouco mais sobre isso também no novo projeto que estou desenvolvendo com a Sra EP.

      Um grande abraço,

      Excluir
    4. Em relação a impostos ianques,como não pretendo ter filhos, não me preocupo com a qualidade da educação nas escolas do bairro. Fator esse que valoriza alguns imóveis nos EUA.

      Gosto de sol e praia, logo, posso ficar 6 meses em Miami, 6 meses em uma cidade brasileira segura. O mais importante é ganhar meus dividendos todo mês. rss

      Por último, sabia que Mick Jagger, líder dos Rolling Stones, nunca quis ser cidadão americano? Ele não gosta de pagar impostos.... Os Stones têm sede fiscal na Holanda.

      Excluir
  7. Fala EP, ótima idéia, creio que adquirir um dominio (não é tão caro) e ativar o ad-sense, já será suficiente para tem muitas visualizações pois o conteúdo já existente é bom.

    Convide a Sra EP para postar também, esses assuntos de imigração atrai muito, não só a mim mas muitas outras pessoas, ela como irá ficar um tempo apenas estudando e cuidando do estagiário pode fazer postagens com a assinatura dela, postagens do dia-a-dia da vida nos USA e comparar com a vida aqui, só isso dá muito assunto e você quando tiver um tempinho posta conteúdo com sua assinatura !!

    Abraços !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SP - tudo bem ? Realmente o dominio não é caro, o custo mais representativo é o custo de hospedagem. O blog nao possui muitas visualizações atualmente, mas eu também nao possuo uma frequencia especifica de postagem e nao abordo temas que sao de interesse geral como imigração, cidadania europeia, viver e investir em outro país, etc...

      Se realmente formos em frente com esse projeto, a Sra EP será um recurso fundamental para falar de diversos temas que são importantes.

      Obrigado pelas dicas e feedback.

      Um grande abraço,

      Excluir
  8. Que tal dar cursos de finanças para brasileiros nos EUA. Você tem mestrado em finanças? Pode dar aulas online, ou vender dvd's.

    Pode montar uma empresa de consultoria par quem quer comprar ações e reits.

    Pode dar aconselhamento tributário.

    Já que a Sra EP não faz nada, rss, só cuida do Estagiário Pobre, ela pode estudar para dar aulas contigo.

    Qual seu email para contato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Sim, eu tenho mestrado em finanças - o ideal para dar curso de finanças seria também possuir as certificações necessárias para atuar como financial planner; mas a ideia é muito interessante. Precisa de uma preparação e estudo muito grande para prestar consultoria financeira e/ou tributária, mas com certeza é um nicho interessante. Tenho contato com contadores e especialistas tributários que poderiam se interessar em uma parceria desse tipo.

      Muito interessante as opções que vao se abrindo, mas claro que tenho que tomar cuidado para nao avançar em terrenos onde eu nao tenho competencia ou conhecimento.

      A Sra EP faz muita coisa - cuidar do Estagiário Pobre é a mais nobre delas e a mais trabalhosa também); mas ela tem muitas outras atividades profissionais. Parte delas ela continuará realizando de modo remoto quando estivermos morando fora do pais. Mas, obviamente, será um ponto para conciliarmos a agenda, verificarmos o tempo disponivel e o interesse para montarmos um projeto do tamanho adequado da nossa capacidade de gerenciar.

      Voce pode mandar email para execpobre@gmail.com

      Um grande abraço,

      Excluir
  9. Rapaz, seus fiis somados ao seu imóvel devem lhe dar um total aproximado de 700k. Falta pouco para o 1oM. Com juros passivos dá para pensar em se aposentar em 5 anos. Agora é hora de aportar firme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - é isso ai - se considerar o apartamento eu tenho uma patrimonio um pouco superior aos 700K - os aportes estão com certeza na minha lista de prioridades. O meu objetivo é atingir os 400K em ativos financeiros ate o final do ano.

      Nos proximos cinco anos eu quero chegar aos R$800K só em ativos financeiros e então dá para planejar melhor uma potencial aposentadoria.

      Um grande abraço,

      Excluir
  10. Bom dia Executivo pobre,

    Parabéns pelo blog, muito material útil aqui, li alguns posts antigos até, e gostei bastante. Acredito que o novo rumo o torne melhor ainda

    Se possivel, gostaria de contar com a sua ajuda, sou um blog novo, estou começando agora, vou tratar de investimentos com aportes pequenos (por motivos de salário pequeno), te adicionei aqui na lista de blog sugeridos, se puder fazer o msm, te agradeço

    att.. Investidor e Realista

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo seu blog, tem um material muuto bom para quem quer se aventurar por essa area de investimento. Obrigado por compartilhar seus pensamentos!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo - se vamos anunciar aqui, vamos combinar a minha parte na comissão ... rsrsrs

      Excluir