domingo, 4 de março de 2018

Atualização Patrimonial FEV/18 - R$306.246,15 (+1,64%)

Ola pessoal - tudo bem ? Muitas coisas interessantes acontecendo no trabalho já que alguns dos projetos especiais que eu estou envolvido finalmente iniciaram. Os clientes assinaram dois novos projetos e a carga de trabalho aumentou significativamente. A parte boa é que existe trabalho até o final de 2020 e a parte ruim é que eu estou tendo uma dificuldade maior para eu gerenciar adequadamente os projetos e manter uma rotina de alimentação saudavel e exercicios. Essa deve ser minha prioridade, mas é impressionante a quantidade de problemas pequenos que se tornam problemas grandes porque algumas pessoas nao prestam suficiente atenção no que estão fazendo e nas implicações das decisões.

Pretendo falar mais dessa parte do mundo corporativo no futuro, a medida que o projeto for desenvolvendo. Acho que pode ser interessante dividir com as pessoas que acompanham o blog, como é uma visao nao romantizada do mundo corporativo. Algumas vezes, falando com alguns colegas, eu me sinto um pouco deslocado porque o discurso é um pouco pasteurizado e os assuntos também. Vejo pessoas se relacionando apenas porque querem ter acesso a alguem importante na corporação ou alguem que pode facilitar a vida deles em uma futura promoção, mas nao demonstram nenhum interesse genuino pela pessoa que estão entrando em contato. Os assuntos estão sempre relacionados a grandes projetos, quantas pessoas tem na sua equipe, quanto voce tem de bonus, quando voce vai trocar o carro da empresa, para quem voce reporta, assuntos sobre as inumeras letrinhas que se transformou a carreira das pessoas (CFO, CPO, CIO, CEO, etc...), qual o artigo da Harvard Business Review para mencionar na reunião com o chefe ... 

De toda forma, pretendo focar os assuntos do blog em dois componentes principais: mundo corporativo e IF vivendo em outro pais. Acho que dessa forma poderei colaborar com os colegas e abordar a vida no mundo corporativo, a rotina, as armadilhas, os beneficios, etc... e também abordar como é perseguir a IF vivendo em outro pais, já que com a transferencia para os EUA eu terei essa experiencia. Além disso, mesmo se eu nao ficar permanentemente nos USA, eu irei provavelmente me mudar para Europa, já que a cidadania europeia esta batendo na porta.

Falando em cidadania europeia, finalmente o Sr. Executivo Pobre pai (o Presidente do Conselho) já tem sua cidadania portuguesa. Esse mes eu enviei os documentos para a transcrição do casamento dos meus pais e, na sequencia, vem a minha cidadania e também a dos meus irmãos.

Por esse motivo, esse mês houve uma despesa consideravel com o pagamento da advogada por mais essa etapa conseguida e com as certidões necessárias para transcrever casamento + as certidões para 3 cidadanias (minha e dos meus irmãos). Para se ter ideia cada apostilhamento de certidão sair por R$109,00 ... mas vejo as despesas chegando a um final já que depois da minha cidadania, faltará somente a da Sra EP e do Estagiário Pobre. Estamos quase lá !!! Além disso, com oestou aproveitando para fazer um check-up completo antes da mudança, teve dois procedimentos odontologicos que nao sao cobertos pelo plano e também trouxeram despesas extras.



Ainda com as despesas extras, foi possivel aportar um pouco esse mês e manter o patrimonio crescendo. Finalmente atingi a meta de R$300K, porém com dois meses de atraso ... era para ser Dez/17 e ocorreu em Fev/18. 

Ja encaminhei a venda do meu carro (por R$3K a mais do que o planejado inicialmente). Ainda nao recebi nenhuma proposta para compra do meu apto, mas já recebi duas propostas para aluguel no valor que eu anunciei no mercado. Ainda nao fechei nada, pois como falei com os interessados, eu estou esperando o processamento completo do meu visto para então vender ou alugar meu apartamento. Espero ter novidades ainda durante esse mes - uma vez que o pre-approval do USCIS ja foi liberado e agora falta apenas o processamento dos ultimos documentos para chegar finalmente na entrevista no Consulado.

É isso ai pessoal - conto com a torcida de voces !!!

Um grande abraço,

39 comentários:

  1. Rapaz, parece que você está triste e um pouco chateado com o network descarado, com as conversas falsas e com o hipercapitalismo. Acertei? Todo segundo, todas as palavras que dissermos serão usados para conseguir mais dinheiro e mais poder na carreira, alguns jogam assim.

    Não existem muita camaradagem ou amizades verdadeiras, apenas mercenários.

    Bem, com R$ 1M dá para você viver bem em Portugal e se preocupar em fazer amigos de verdade. Ou até morar na Ásia gastando menos de US$ 15,00/dia.

    A questão é passar bem o tempo até chegar o primeiro 1M. Eu estou caminhando 1 hora por dia, no mínimo e estou gostando muito.


    Abraços,

    FDGP´s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Como eu respondi para o anon abaixo - eu nao estou triste ou surpreso, apenas um pouco cansado com esse lado mais obscuro do mundo corporativo. Isso nao é uma novidade para mim - eu mesmo ganhei promoções por merito, ganhei outras promoções pela amizade que tinha com meus chefes, ganhei oportunidades porque era o mais qualificado e ganhei oportunidades porque tinha o melhor relacionamento com a liderança. Isso faz parte do mundo corporativo e é um jogo que temos de aprender a jogar.

      O que acaba incomodando um pouco sao as pessoas que colocam esse jogo acima de tudo - todo assunto com elas é sobre o status, reputação, cargos, etc...

      Nao sei se existe somente mercenarios ou se existe amizade verdadeira. Eu sempre fui uma pessoa de poucas amizades, mas tres dos meus melhores amigos (e amigos ha mais de quinze anos) sao pessoas que conheci no ambiente de trabalho. Conheci eles no primeiro dia de trabalho em uma empresa e somos muito amigos ate hoje.

      Existe um video muito bom do Clovis de Barros Filho chamado "O Perseguidor de Cenouras":

      https://youtu.be/gsz_zETpbeM

      Esse é um video que mostra muito do comportamento das pessoas no mundo corporativo. Eles nao conseguem reparar quando estão trabalhando em proveito proprio ou quando estão correndo atras de uma cenoura que nao traz beneficio algum.

      Eu cansei de ver lideres prometendo promoções que nao podiam dar, transferencias que nao poderiam conceder, aumento de salario que nao estavam aprovados, etc... mas ate o funcionario descobrir isso ele ja correu muito atras da "cenoura" e entregou o resultado que o chefe precisava. O pior de tudo é ver funcionários (em todos os niveis) iludidos com o status do cargo, da posição ...

      Quando voce sai do trabalho voce nao tem mais o cargo, o salário, o carro da empresa, o cartao corporativo, o bonus, etc...

      Mas isso faz parte da vida e temos de aprender a lidar também com esse tipo de situação.

      Quanto a viver em Portugal ou na Asia, com certeza falta pouco para chegar lá. Por isso gosto tanto do planejamento e das metas financeiras - elas que irao trazer a liberdade de tempo no futuro.

      Um grande abraço e obrigado pelo comentario.

      Excluir
  2. Bem vindo ao mundo hipercapitalista. Tudo que for dito serve para alavancar a carreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? O mundo capitalista nao é uma novidade para mim, apenas acho que estou ficando um pouco cansado disso. As vezes, voce faz alguma coisa por tanto tempo que acaba um pouco cansado de nao ver evolução na forma como as pessoas se relacionam no mundo corporativo. Me parece também um pouco de ilusao que as pessoas tem de perseguir sempre algo a mais ... uma promoção, um cargo, um bonus, etc...

      O importante é manter a cabeça no lugar pois ainda preciso de alguns anos mais para chegar a IF e poder avaliar com mais calma o que vale a pena nessa jornada. A IF traz essa grande vantagem: a liberdade de escolha.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. "De toda forma, pretendo focar os assuntos do blog em dois componentes principais: mundo corporativo e IF vivendo em outro pais. "

    Posso dar minha opinião? Estes dois tópicos são, ao menos para este que vos fala, os melhores possíveis para você abordar.

    Afinal todos na finansfera estão em busca da IF e todos tem curiosidade em saber sobre uma jornada destas realizadas nos EUA.

    Estarei sempre prestigiando!

    Forte abraço EP!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola TR - tudo bem ? Muito obrigado pelo feedback - acho que realmente sao os pontos onde posso contribuir mais com os colegas e onde tenho (mundo corporativo) e terei (busca da IF vivendo em outro pais) mais experiencia para comentar.

      Um grande abraço e estou sempre acompanhando seu blog também.

      Excluir
  4. Hoje em dia, até o amor verdadeiro custa dinheiro.

    O trabalho não é fonte de realização, ele serve pra produzir grana.

    É dinheiro que compra muitos prazeres e alegrias.

    Sobre o mundo corporativo, o funcionário deve juntar patrimônio, pois contar só com salário é caminhar pra desgraça.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Eu acredito que existe algumas poucas pessoas que se sentem completamente realizadas no trabalho. Tenho uma pessoa proxima que foi policial a vida inteira e eu nunca vi alguem mais feliz com o trabalho. Essa pessoa nasceu para fazer isso, era a vocação dela. Porém, com certeza isso nao é possivel para a grande maioria das pessoas. A maior parte das pessoas que conheço nao estao felizes com o trabalho (independente da posição hierarquica) e procuram uma forma de escapar dessa rotina.

      Acho que, normalmente, nos temos dias muito felizes no trabalho e dias muito ruins no trabalho. Isso acaba nos consumindo bastante e quando adicionamos a questão de transito, stress, falta de tempo ... realmente me parece que a função principal do trabalho é ser fonte de renda (acho que isso é meio óbvio para todos nós).

      Concordo que as pessoas que tem oportunidade devem mesmo juntar patrimonio e aproveitar sua liberdade para escolher o trabalho que querem, na hora que querem, no local que quiserem, etc... mas e aquelas pessoas que mesmo tendo patrimonio e condições para fazer essas escolhas estão tão apegadas ao status que nao enxergam uma vida fora da empresa ??? Eu conheço muita gente assim - esses sao os perseguidores de cenouras.

      Um grande abraço

      Excluir
  5. Parabéns EP, sigo acompanhando a saga! Inspiradora!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Guardião - tudo bem ? Pois é - a negociação, a aprovação da transferencia, o recebimento da offer letter, a renegociação do contrato, a solicitação do visto ... tudo isso demorou bastante. Por curiosidade eu estava vendo o histórico nos meus emails e atas de reunião e comprovei que esse processo ja leva 8 meses até o momento. E olha que nem saiu o visto de trabalho ainda - devido certas atualizações de documentos da empresa, o processo ainda está na USCIS a espera da aprovação (ja tem o pre-approval) para agendar entrevista no Consulado.

      Olha - para ser sincero - no final das contas é provavel que isso chegue aos 9 meses ou até mais. O que significa que é mais facil colocar um novo ser humano no mundo do que conseguir ser transferido de pais - pelo menos nas empresas burocraticas onde eu trabalhei.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Tudo bem EP?

    Vi que você comentou sobre o mundo corporativo e a sede de algumas pessoas por dinheiro e status.

    EP, isso não é um questão apenas financeira e tão pouco relacioanada apenas ao capitalismo. Isso tem raízes culturais e um grande fundo de vaidade que um sentimento tão comum ao ser humano.
    Porém isso leva a uma reflexão interessante, que me levou a comentar algo parecido no blog do Investidor Precoce que dizer estar com a saúde capengando, graças em grande parte ao seu estilo de vida trabalhocêntrico.

    O mais importante e mais difícil é encontrar o equilíbrio em tudo na vida e reconhecer de fato o qe importa pra sí mesmo.
    Somos muito instigados a sermos sempre melhores, produzir mais, reclamar menos, alcançarmos o topo, resumindo somos instigados por colegas, familiares, palestrantes e autores a sermos FODÕES.
    Mas pra quem e pra que isso de fato é necessário? Isso só tem o lado positivo?

    Tem muita gente mundo afora aceitando metas quase impossíveis, horas extras, trabalho em casa, cobranças etc, etc pra não mostrar que não é FODÃO. No Japão isso ocorre a décadas graças a cultura local.
    Não acho que seja por aí. Não devemos fazer tudo de qualquer jeito, mas temos que ter o bom senso de não entrar numa corrida sem fim atrás de algo que nem bem sabemos o que é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - excelente comentário. Acho que voce captou exatamente o que eu estava querendo dizer e concordo totalmente com tudo o que voce escreveu.

      Existe sim um problema cultural - eu tive oportunidade de passar um bom tempo na Coreia do Sul e é incrivel o nivel de pressão que existe sobre as pessoas por lá. Isso porque é um pais razoavelmente rico e muito bem educado - deveriam viver de uma forma muito mais tranquila. O Japão (que voce citou) é um outro exemplo muito bom.

      Eu mesmo tenho muitas dificuldades de encontrar um balanço ideal entre trabalho, saude e lazer. Tenho essa dificuldade desde sempre e isso nao faz bem para minha saude e estou sentindo que estou em um ponto critico para promover mudanças - se nao mudar agora, com certeza, terei grandes consequencias para minha saude devido também ao meu historico familiar.

      Quanto a isso de parecer ser o FODÃO - tenho um conhecido que representa exatamente o que voce falou. Vou tentar falar um pouco sobre ele e as situações absurdas que eu já presenciei na proxima postagem.

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. Olá EP.

    Estou em dúvida se inicio um curso em Engenharia Mecânica ou em Ciências Contábeis.

    Você poderia ressaltar alguns pontos sobre a Engenharia Mecânica, considerando sua vivência profissional, e trazer alguma informações sobre Contábeis na medida do possível?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? A Engenharia Mecanica vai te abrir um leque grande de trabalho, mas sempre preso ao esquema de 10 horas no escritório. Nao é o tipo de profissão para voce montar seu proprio negocio (requer normalmente investimentos muito grandes) como acontece com Ciencias Contabeis, onde voce sempre pode montar seu escritório e correr atras de clientes.

      Nao sei se voce tem perfil empreendedor, mas se esse for seu caso, eu iria mais na linha de Ciencias Contabeis, que inclusive vai te ajudar a entender os tramites contabeis do negocio que voce escolher; mesmo se voce decidir contratar alguem para fazer esse serviço para voce.

      O mercado para engenheiros (desconsiderando a atual crise de desemprego no Brasil) costuma ser bom e existe o piso salarial da categoria que é bem interessante. Porém, vale observar que muitas empresas contratam engenheiros de formação mas registram como Analista / Assistente ou qualquer outro nome para nao ser obrigado a pagar o piso da categoria.

      Quanto ao curso em si, eu acredito ser mais tranquilo levar um curso de ciencias contabeis do que um de engenharia mecanica (pelo menos nas boas escolas) - mas novamente, tem de entender a sua aptidão para fisica e calculo (nao calculos financeiros, mas calculos matematicos avançados).

      Eu gosto muito da Engenharia e isso me permitiu construir uma boa carreira fora da area tecnica, mas se eu fosse escolher hoje, no meu caso eu teria ido mais para o lado das Ciencias Contabeis ... talvez com pos graduação em direito empresarial para ter um perfil mais generalista.

      Espero poder ter ajudado um pouquinnho - se tiver mais alguma duvida especifica, é só mandar mensagem.

      Um grande abraço,

      Excluir
  8. Cara, achei seu blog e vi que está para se mudar pra cá. Queria saber se vc vai trazer esta grana pra cá ou deixar ai. Eu tinha a mesma quantia quando mudei pra cá em 2014 e não trouxe nada, fiz saída definitiva na RF mas deixei toda grana na poupança no BZ pq nao sabia o que fazer. O dinheiro ainda tá lá e agora tá se encaminhando pra conseguir GC aqui. Mas um dia quero voltar pro BZ. Oque vc fará/faria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Provavelmente eu levarei o dinheiro para fora, pois nao pretendo retornar para o Brasil no curto/médio prazo. Com a questao da cidadania europeia, caso eu nao fique nos USA, eu irei mudar para Europa.

      A principio, eu nao tomei ainda a decisão de como e quando transferir o dinheiro. Ele também esta "aplicado" na poupança, mas nesse momento o maior problema nao é inflação (já que estarei exposto a inflação de outro país), mas sim a variação cambial.

      Por essa questão da variação cambial, eu entendo ser melhor transformar o patrimonio de Reais para Dolares e ter as aplicações em moeda forte. Mas creio que ainda vou levar algum tempo para fazer isso, pois ainda tem a questão do apartamento que está a venda no mercado. Caso eu venda, será mais dinheiro para transformar em dolares e trazer para USA. Caso eu alugue, terei uma renda mensal em Reais e preciso decidir como vou gerenciar esse dinheiro (além de pagar INSS).

      De toda forma, com certeza, eu vou tirar o dinheiro hoje aplicado no Brasil e trazer para um saving account nos EUA e depois começar a investir no mercado financeiro com calma. O importante é passar os dois primeiros anos e verificar se irei viver aqui ou na Europa.

      Um grande abraço,

      Excluir
  9. Que bela noticia sobre a cidadania européia, será que antes de partir para os USA, já estará tudo resolvido de fato?

    E o bebê, tá dando muita canseira rsrss, tem bebês que faz da noite uma festa né kkk espero que esteja conseguindo dormir para se concentrar no trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola EP - tudo bem ? Acredito que nao terei a minha cidadania antes de partir. Provavelmente, quando a advogada aplicar para a cidadania (apos transcrição do casamento do meu pai) e eu me tornar cidadao europeu, eu irei pedir meu cartão do cidadao e passaporte atraves do Consulado de Portugal nos USA.

      Mas só de estar chegando na reta final, eu ja fico bastante contente.

      Um grande abraço,

      Excluir
  10. Tenho um parente engenheiro que se aposentou, virou empresário, ganou um dinheirão, quis viver como fodão, comprou carro de 150k, relõgio suíço.

    Mas, depois de acreditar na honestidade do homem mais rico do Brasil, ganhou um senhor calote e está a um passo da falência, com a saúde se debilitando...

    Tive de emprestar parte do meu capital para ele, que nunca estudou investimentos.

    meu parente por não estudar finanças e por comprar carro caro (de fodão) está sofrendo na carne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - realmente empreender no Brasil é algo para pessoas muito corajosas. Claro que seu parente poderia ter utilizado esse dinheiro para reforçar as finanças da empresa em vez de comprar carros muito caros; mas dependendo do tamanho do calote - nao tem reserva de dinheiro que salve.

      A maior parte das pessoas do mundo nao estudam finanças e ainda assim tem os seus negocios. O Silvio Santos nunca estudou finanças, mas tem um grande senso empreendedor - mas, como eu disse antes, dependendo do tipo de negocio que voce entra, os valores envolvidos ... um calote é quase sempre fatal.

      Tenho parentes também que tem empresas e que sofreram calotes gigantescos (alguns deram calotes gigantescos também). E as consequencias sao sempre muito complicadas para quem sofre o calote. Com muita sorte, demora anos e anos para se recuperar de alguma forma.

      Boa sorte ao seu parente para ele se reerguer financeiramente e também poder pagar o dinheiro que voce emprestou.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Olha, Executivo, você se enganou, o Sílvio Santos é técnico em contabilidade. Esse conhecimento coloca qualquer um na frente de 95% da população mundial.

      Conhece a História do Rockefeller, ídolo dos americanos, também era técnico em contabilidade. Ele dizia que o melhor passatempo que existia era ler balanços patrimoniais na hora de folga.

      Sinceramente, comprar carro caro é uma idiotice em tempo de Uber. Dinheiro jogado no lixo por conta da depreciação; Se o homem for fiel à esposa, então é idiotice dupla, pois carrões para velhos bobos são conhecidos como sexo sobre rodas entre os marqueteiros.

      Fica a dica aos mais jovens: tenham sempre uma boa reserva de dinheiro na REnda Fixa para os calotes e outros problemas da vida. Sempre pode acontecer algo.

      Excluir
    3. Que beleza ... então eu também estou a frente de 95% da população. Eu fiz meu colegio tecnico em Contabilidade - mas ainda estou longe do Silvio Santos ... rsrsrs

      Concordo totalmente com a questão do carro - todos sabemos que a conta nao fecha e que se perde dinheiro. Mas todos nós temos carros ... rsrsrs Comprar qualquer carro é uma decisao financeira ruim, mas todos nos fazemos isso.

      O seu parente só comprou carro caro porque ele tinha dinheiro para isso (ou credito) na epoca. O que continua sendo uma decisao muito errada.

      A reserva em Renda Fixa é essencial - principalmente para empresas. As pessoas pensam que empresas quebram porque tem prejuizo em determinado periodo ... as empresas quebram porque nao tem caixa - o que quebra uma empresa é o fluxo de caixa ruim ... e um calote te coloca em uma situação quase irreversivel (a nao ser que voce tenha caixa para fazer frente a essa inadimplência).

      Um grande abraço,

      Excluir
  11. Oi, EP, sabe quanto pagam os melhores REIT's? Acima de 0,5% em dólar ??

    Nos EUA vc vai aplicar em fundo índice ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - dificil achar um REIT com 0,5% de rendimento real. Os rendimentos de REIT´s nao sao isentos por aqui (existe exceções) e 0,5% de rendimento real é quase um achado.

      Ainda nao decidi as aplicações que vou fazer nos USA, mas me atrai muito os Fundos da Vanguard com metas de aposentadoria - tem, por exemplo, fundo para aposentadoria em 2035. O proprio fundo vai ajustando a proporção entre Renda Fixa e Renda Variavel a medida que o tempo passa. É uma forma interessante de se investir.

      Um fundo desse tipo combinado com um fundo de empresas pagadoras de dividendos, talvez um fundo de REIT´s. Tem muita opção para verificar - nos dois primeiros anos (ate sair o Green Card) eu nao vou investir agressivamente e a maior parte do dinheiro ainda vai ficar no Brasil e em Renda Fixa.

      Depois disso, ai eu terei um horizonte maior e começarei a aplicar nas opções estudadas. Mas estou muito inclinado nesse fundo da Vanguard que mencionei.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Reits com Yields de 12%aa provavelmente não estão bem das pernas ou estão com FFO acima de 90% oque nao é sustentável. Existem bons Reits como o "O", VTR, EPR, APTS com bons yields no momento e que sao bons

      Excluir
    3. Ola anon - boas dicas. Vou verificar e analisar um pouco melhor os REITS mencionados.

      Um grande abraço,

      Excluir
    4. Rapaz, eu ador receber dividendos. Se fosse morar nos EUA iria comprar todos os livros sobre empresas pagadoras de dividendos.

      E vc ainda pode comprar ações e fiis na bopvespa mesmo morando lá? Acho que vale a pena estudar um mÊs sobre o imposto de renda americano para poder comprar ações do mundo todo.

      Acredito que deve também existir imprensa especializada em investimentos no mundo todo além dos EUA. Com 6 meses de leitura nos fins de semana acredito ser possível aprender o suficiente para comprar pagadoras de dividendos no mundo todo.

      Abraços,

      Excluir
    5. Ola anon - tudo bem ? O mercado americano (o pouco que estou estudando) é enorme e tem muitas opções. Sao tantas opções que se torna ate dificil escolher onde aplicar seu dinheiro. Esse é um dos motivos que os fundos de indice sao famosos por aqui - voce consegue uma grande diversificação comprando apenas cotas de fundo.

      Existem fundo de REIT´s, fundo de ações pagadoras de dividendos, fundo de indice como o S&P500, fundo de indices internacionais, fundo de ações de paises emergentes, fundo de titulos do governo, etc ... Voce consegue montar uma carteira interessante com tres ou quatro diferentes fundos - muito diversificado e com exposição global.

      No meu caso, inicialmente é dificil partir para aplicações ja no momento da chegada aqui porque preciso definir todas as coisas relacionadas a moradia e documentação e isso toma bastante tempo nos primeiros meses.

      Mas a minha intenção é trabalhar também com fundos de indice - estou torcendo para ter uma crise enorme que faça as cotações despencarem (igual aconteceu em 2008), ai eu transfiro todo o dinheiro do Brasil (isso vai ser feito de qualquer jeito) e coloco em fundos de indice.

      Mas um dos maiores beneficios aqui é utilizar uma conta IRA que é uma conta com beneficios fiscais, onde voce nao paga impostos no dinheiro que voce coloca lá - paga os impostos apenas na retirada e isso permite que seu dinheiro se multiplique livre de impostos, aumentando mais o bolo. Outra opção é uma conta Roth IRA que nao tem impostos sobre as retiradas, mas tem imnpostos sobre os depositos.

      Ainda existe a combinação de iniciar com uma conta IRA e depois mudar para uma conta Roth IRA - e se voce tem mais de 59 1/2 anos de idade e o dinheiro migrou para o Roth IRA ha mais de 5 anos, voce nao paga imposto na saida. Dessa forma, voce deposita e reinveste seu dinheiro em uma base tax-free e depois tambem retira seu dinheiro em uma base tax-free.

      O problema é que se voce retirar o dinheiro antes dos 59 1/2 anos de idade, voce paga uma penalidade de 10% de retirada prematura + impostos. É algo mais complicado de fazer a conta e se voce quer aposentar com 40 anos (por exemplo) voce precisa ter investimentos em uma taxable account para cobrir esses 10 anos, ou ter dinheiro para isso.

      Por isso que uma decisão mais acertada somente pode ser tomada depois da definição sobre o Green Card. Do contrário, é mais interessante usar somente o IRA e pagar impostos quando retirar dinheiro, ou mesmo, utilizar somente taxable accounts ja que estaria vivendo em outro pais.

      Um grande abraço,

      Excluir
    6. Que complicação essa legislação tributária ianque.

      Falam mal do Brasil, mas aqui tem-se isenção para vendas de ações menores que R$ 20k, dividendos livres de impostos, fiis com proventos livres de impostos.

      Ainda assim, eu preferia ter algum capital para escolher boas ações, estudei muito muito muito, aprendi contabilidade para colocar todo meu dinheiro em fundo índice.

      Excluir
    7. Quero parar de trabalhar aos 52 anos, não dá para esperar até os 59,rsss

      Excluir
    8. Ola anon 14:31 - em termos fiscais para pessoa fisica, os USA é mais complicado do que o Brasil. O colega Aposentado aos 40 falou sobre isso - recomendo dar uma lida no blog dele.

      O Brasil tem muitos incentivos para quem quer investir - a isenção de imposto nos dividendos talvez seja a maior delas.

      Um grande abraço,

      Excluir
    9. Ola anon 14:34 - eu queria parar de trabalho hoje ... rsrsrs

      Mas brincadeiras a parte, eu acho que uma IF aos 45 é uma coisa muito saudavel e factivel.

      Um grande abraço,

      Excluir
  12. EP, negociou férias remuneradas ou as padrão, descontadas do salário nos EUA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - negociei ferias remuneradas. Acho um absurdo isso do funcionário nao ter ferias pagas aqui nos USA e isso ser tratado como beneficio, mas de qualquer forma eu consegui negociar e mantive minhas ferias remuneradas.

      Um grande abraço,

      Excluir
  13. Dinheirinho pingando todo mês é uma maravilha, seja real, seja dólar. Todo dia 15 caindo na conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é - se os juros compostos sao a oitava maravilha do mundo, a renda passiva é a nona ... rsrsrs

      Um grande abraço,

      Excluir
  14. Olha, já pensou em morar nas Bahamas ou em algum outro paraíso fiscal.

    Se impostos são absurdos no Brasil, também são nos EUA.

    Ainda existem cidade pequenas no Brasil com pouca violência e preços de aluguel baratos. Com internet eu estudo e invisto de qualquer lugar do mundo.

    Mas se fosse morar fora, não iria querer pagar imposto para ninguém. Paraíso fiscal com praias lindas é o meu objetivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - eu ainda nao decidi onde morar definitivamente. Existe muitos lugares interessantes no mundo e eu quero conhecer o maximo que puder.

      Nesse momento, o plano é ficar um bom periodo nos USA (nao sei exatamente quanto tempo - isso vai depender do Green Card), mas com certeza vou viver na Europa (aproveitando a cidadania portuguesa) e visitar a Asia devido ao baixo custo e a riqueza cultural.

      Nao me vejo após a IF, morando permanentemente em um local. Acho que vou viver mudando e passando seis meses a um ano em cada local que achar interessante. Quanto ao domicilio fiscal, isso vai depender também da questão do Green Card e como a vida vai evoluir ... talvez eu faça residencia fiscal em paises baixos impostos, talvez eu faça residenccia fiscal em Portugal, talvez nos USA (existe diversas formas legais de se pagar pouco imposto na aposentadoria).

      Um grande abraço,

      Excluir
  15. Olá meu colega Executivo Pobre,
    vim aqui hoje apresentar e divulgar meu novo blog:

    http://blogdofutvenc.blogspot.com.br

    É um espaço cujo objetivo é muito importante para mim. É para mostrar que, apesar das muitas dificuldades e muitos obstáculos da minha vida, eu posso ser um vencedor e ser exemplo para outras pessoas, bastando que a vontade de lutar e vencer venha de mim mesmo.

    Espero que leia e se interesse pelo o blog.

    ResponderExcluir