segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Orçamento Mensal (Ago/18) - Um grande Desperdicio de Dinheiro

Olá pessoal - tudo bem ? Então como já havia adiantado em outra postagem, eu passarei a divulgar também o acompanhamento do meu orçamento mensal para verificar se consigo cumprir as minhas metas de aporte.

Nessa fase de acumulação de patrimonio, o nivel de aportes é mais relevante do que o retorno obtido com as aplicações e eu quero colocar um pouco mais de foco nessa area do meu planejamento.

A minha intenção é verificar se consigo cumprir os aportes planejados e para isso vou verificar o planejado versus realizado em cada categoria. Ao final do mes eu terei um saldo para cada categoria e também o saldo total do mês.

Se o saldo for igual a 0 (zero), isso significa que eu consegui cumprir exatamente as metas do mês e o aporte ocorreu conforme planejado.

Se o saldo for positivo (maior que zero), isso significa que eu consegui economizar mais do que o planejado e o aporte será maior; o mesmo raciocinio vale para saldo negativo. Se isso ocorrer, isso quer dizer que tive mais despesas que o planejado e o aporte será menor do que o previsto.

Como além de tudo, eu ainda tenho um valor disponivel no Brasil - isso quer dizer que o cambio tem um papel importante na valorização / desvalorização do meu patrimonio. Isso vai ocorrer até que eu tenha todos os recursos aqui nos USA aplicados em moeda forte e isso vai levar ainda um tempo. E, por esse motivo, eu também estou acompanhando o valor previsto do meu patrimonio em dolares e em real.

Acho que vai ficar mais claro como estou utilizando os controles durante a postagem - vamos então ao fechamento do mes de Agosto.



Neste primeiro mes eu tive algumas despesas extras que eu pude compensar com algumas economias. Mas eu tive uma grande despesa extra que terei de economizar bastante nos proximos meses para compensar - essa grande despesa extra está registrada na categoria outros e é um dinheiro totalmente jogado fora. Estou com raiva até agora sobre essa despesa - mas ainda vou falar mais sobre isso.

As categorias aluguel, luz e agua foram como previsto - sem novidades por aqui.

Na categoria internet + TV a primeira mensalidade vem o valor maior que contempla a taxa de instalação e o valor dos aparelhos. Essa taxa deixa de existir no proximo mês.

Na categoria manutenção da casa - eu preferi comprar todos os filtros de ar condicionado para 1 ano de aluguel e estocar em casa. Com isso eu consegui comprar com o preço de atacado e nao terei essa despesa nos proximos 12 meses. Também comprei um liquido para desentupir encanamentos e veneno para insetos - por isso a despesa foi maior esse mes e vou economizar nos proximos para reduzir o saldo negativo nessa categoria.

O pagamento do automovel ocorreu normalmente e eu consegui uma boa negociação em relação ao seguro aqui na empresa. A empresa tem uma parceria com uma empresa (chamada Progressive) que oferece um pacote de isenção de 6 meses no pagamento do seguro para determinadas posições na empresa - incluindo a minha. Resumindo, eu nao terei de pagar seguro por seis meses.

Combustivel também ficou sob controle mesmo com algumas viagens de final de semana. Ja manutenção nao está prevista ja que o carro está na garantia e a manutenção periodica esta incluso nos pagamentos da prestação mensal.

Na categoria Compras (supermercado) eu tive uma despesa extra porque minha mudança demorou para chegar do Brasil e eu tive de comprar fraldas para o Estagiário Pobre (as fraldas que eu havia ganho no Brasil vieram junto com a mudança). Além disso, eu recebi uma tia por alguns dias e tive algumas despesas extras de supermercado. Essa categoria me preocupa no proximo mes, pois vou receber pessoas por aproximadamente um mes na minha casa e as despesas podem aumentar bastante.

Na categoria restaurantes também houve gasto adicional - ja que levei a Sra EP para comemorar aniversário de casamento (atrasado, pois nao deu para levar no dia e mes correto) e tambpem recebi essa tia e a levei para alguns restaurantes na região. Tudo isso causou os gastos extras nessa categoria.

Nao houve despesas com remedios e passeios como planejado; mas houve algumas despesas com viagens de final de semana na região, como eu mencionei anteriormente.

As minhas despesas deveriam parar por aqui e o saldo do mês seria USD -22,28 ; o que eu consideraria aceitavel visto as despesas extras que eu tive com atraso da mudança e com a recepção de parentes.

Porém, como voces podem ver na categoria Outros eu tive uma despesa enorme aqui. O que ocorreu foi o seguinte - eu estava dirigindo a 38 mph em uma area de limite 30 mph (uma cagada enorme da minha parte) e o policial me parou por esse motivo. De cara eu ja sabia que ia receber uma multa e teria uma despesa extra.

Pois bem, a multa foi de "apenas" USD 118 dolares. Porém, durante a conversa com o policial, ele me pediu os documentos do carro, seguro e habilitação. Sem problemas porque eu tinha todos os documentos em ordem - ao menos era o que eu imaginava. Ele devolveu o documento do carro e certificado do seguro, mas ficou com minha habilitação e foi verificar meu status. Eles estão apertando muito a situação de verificação de status de imigração em todas as oportunidades possiveis.

Estava tranquilo quanto a isso porque estou aqui legalmente, então eu sabia que nao haveria problemas. De toda forma, o policial retornou e informou que me daria outra multa porque eu estava dirigindo sem habilitação valida. Eu argumentei que minha habilitação estava valida, já que ele só vence em 2021 no Brasil e eu posso dirigir até seis meses com uma carteira de habilitação estrangeiro por aqui.

Acontece que isso nao é verdade. Quero dizer, é uma verdade parcial. Eu só posso dirigir por seis meses com habilitação estrangeira por aqui em caso de turismo. Mas o policial verificou que eu estou aqui com o visto L1 (visto de trabalho) e, para esses casos, voce só pode utilizar sua habilitaçao de outro pais por um periodo de 30 dias. Depois disso tem que ter habilitação local.

Argumentei um pouco mais com o policial e ele me informou que na verdade, pelo fato de diriir e nao ter uma habilitação valida, eu estava cometendo nao uma infração de transito, mas sim um crime. E por isso eu teria de comparecer no tribunal. Como as coisas estavam ficando complicadas, eu decidi ligar para o advogado naquele momento mesmo.

O advogado me informou que o policial estava certo e que se ele quisesse ate poderia me levar preso para a audiencia com o juiz. Felizmente, o policial usou o bom senso e nao fez isso. Mas me aplicou a multa (USD 300,00 inicialmente) e definiu a data para comparecermos perante o juiz que vai decidir a situação.

Obviamente, eu imediatamente contratei um advogado recomendado por alguns colegas que tiveram problemas similares. Isso custou apenas USD 1.000,00 - imagina a minha felicidade com a situação. Também falei com o RH da empresa que eles precisam providenciar esse tipo de informaçao para os funcionarios expatriados - uma vez que a pessoa pode ter muitos problemas.

Felizmente, o advogado ja esta trabalhando no caso e nao devo ter maiores problemas pois paguei as multas imediatamente e fiz o curso de Drive Improvement para evitar pontos na minha carteira e evitar que o valor do seguro aumente (voce pode fazer isso 5 vezes na sua vida). E minha prova para habilitação ja estava agendada para semana seguinte e eu consegui ser aprovado no teste com um perfect score - o que o advogado usa para comprovar que eu nao era uma ameaça dirigindo por ai e que a questão da carteira de motorista valida seria apenas uma impossibilidade pois o social security necessário para oferecer duas provas de endereço, que por sua vez sao necessarias para agendar o teste de habilitação, demora por si só de 4 a 6 semanas - logo, seria impossivel conseguir uma habilitação local em 4 semanas como manda a lei.

De toda forma, além da dor de cabeça, isso me gerou também uma dor no bolso pois a despesa extra foi bem alta e terei de economizar nos meses seguintes para fechar o ano com o saldo pelo menos em zero.

É isso ai pessoal - mais uma lição aprendida.

Um grande abraço,

34 comentários:

  1. Olá EP,

    Que doideira! Cometer crimes sem querer em outro país deve dar uma suadeira, hein? Ainda mais nos EUA.

    Difícil é não ter a orientação correta e acabar terminando na frente do juiz.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Investidor Internacional - tudo bem ? Realmente é uma situação muito tensa - quando o policial me parou eu estava muito tranquilo pois tinha certeza de estar tudo em ordem. Foi uma surpresa para mim o fato de nao poder dirigir após 30 dias. Mas as coisas caminharam bem e o advogado ja alinhou bons termos com o promotor. Vamos ver a decisao final do juiz e torcer para dar tudo certo.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Caramba heim que azar.
    Mais já vi em programas de TV que o juiz chegou a cancelar a multa , mais não sei se na pratica acontece kkk
    abraço boa sorte ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Soldado - tudo bem ? Sim, existe a opção do juiz cancelar a multa. Mas no meu caso, eu preferi ir em um modo mais seguro e pagar a multa antecipadamente. Isso mostra boa vontade para o juiz de que nao estou querendo me safar de nenhuma penalidade, apenas nao sabia que nao poderia dirigir apos esse periodo devido a legislação nao ser clara a respeito. O promotor recebeu muito bem o fato de eu ja ter pago a multa e talvez ele nao va apresentar acusação. Se isso acontecer, o assunto fica resolvido.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Chega caiu uma lágrima aqui, ir para um outro país tem dessas, espero que não de nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marco Antonio - tudo bem ? Pois é, foi uma situação complicada para mim e por isso preferi gastar um dinheiro extra mas ter a assessoria de um advogado reconhecido. O suporte que minha empresa me deu foi muito fraco desde o inicio, inclusive nao passando a informação sobre o limite de 30 dias - na verdade, na papelada de orientação que eles fornecem, eles falam em seis meses. Esse será um ultimo argumento caso o promotor queira apresentar denuncia; mas pelas conversas entre o advogado e o promotor, parece que vamos resolver tudo sem precisar de denuncia e sem precisar ir ao juiz.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. "o que o advogado usa para comprovar que eu nao era uma ameaça dirigindo por ai e que a questão da carteira de motorista valida seria apenas uma impossibilidade pois o social security necessário para oferecer duas provas de endereço, que por sua vez sao necessarias para agendar o teste de habilitação, demora por si só de 4 a 6 semanas - logo, seria impossivel conseguir uma habilitação local em 4 semanas como manda a lei."
    Eu concordo com o seu raciocínio.
    No entanto, fique alerta que o juiz pode muito bem alegar que você simplesmente não poderia dirigir nesse período. Tipo: você pode ir e vir, só não podia ir e vir dirigindo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - sim voce tem razão. O juiz pode decidir qualquer coisa - desde cancelar a multa, até aplicar sanções adicionais como prestação de serviços na comunidade, etc... Normalmente, esse tipo de caso nao resulta em cadeia quando nao tem um acidente ou vitima envolvidos (mas pode ter até 60 dias se o juiz achar que voce é uma ameaça).

      Por esse motivo, o advogado esta negociando com o promotor para nem oferecer denuncia. Sem denuncia o caso é cancelado. O advogado está demonstrando que eu paguei a multa antes mesmo de contratar ele, que eu fiz o curso de drive improvement, que eu tirei a minha habilitação uma semana depois (a prova ja estava agendada) e obtive aprovação com perfect score, que a lei fala que turistas podem dirigir por ate seis meses com habilitação estrangeira e pessoas com visto de trabalho apenas 30 dias - mas se trata exatamente da mesma pessoa, com as mesmas habilidades de direção e que a norma de 30 dias é feita pela imigração e nao pelo DMV (especie de Detran deles), etc...

      Tem muitos casos com a mesma situação e normalmente os promotores só levam para o juiz casos onde existe maior gravidade (acidente, dirigir de forma perigosa, etc...) - mas no momento só me resta esperar para ver a decisao do promotor. Deveremos saber dentro de duas ou tres semanas.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Olá Executivo,

    Que tenso hein cara! desejo sorte ai para vocês!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola II - tudo bem ? Pois é - essa é uma situação muito chata. Mas, aparentemente, o advogado esta conseguindo uma boa negociação com o promotor e as coisas devem ser revolver rapido.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Caraca!!!!!!! que furada vc entrou? Sim 30 dias é o máximo que um resident alien pode dirigir com carta estrangeira lá. Pena que não me liguei para te alertar sobre isso. Você poderia ter ido para o xadrês e o pior, deportado mesmo legalmente pois é isso que está acontecendo agora. Tenho um amigo em L1 que foi deportado por ter se envolvido em um acidente de transito e o seguro dele não havia sido renovado.
    No final das contas saiu barato para vc ainda - Isto é só mais uma das coisas que não gosto dos EUA. E o pior que minha empresa está me mandando de volta para mais 3 anos lá a partir de Outubro ! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola AA40 - tudo bem ? Pois é - as consequencias poderiam ter sido muito piores. A minha sorte é que o policial era um cara bem tranquilo, que me perguntou varias coisas para realmente tentar entender minha situação. ele mesmo mencionou que eu poderia ser preso - mas que decidiu me liberar porque viu que eu nao estava dirigindo de forma agressiva ou perigosa. E verificou também que meu exame ja estava agendado para a semana seguinte, verificou que eu havia solicitado meu social security 3 dias depois de desembarcar nos USA, ou seja, ele viu que eu nao estava enrolando e considerou que eu nao representava uma ameaça - ainda bem.

      Mas a situação é bem tensa - se pego um policial com um comportamento diferente, eu poderia estar em maus lençois agora. Eu acho que os USA tem (como tudo na vida) um lado bom e um lado ruim ... nesse ponto, o policial usou um certo bom senso, mas se nao tivesse usado eu nao poderia reclamar. A falha é minha de estar dirigindo sem habilitação e do RH da minha empresa que me passou uma informação diferente - que eu poderia dirigir por ate 6 meses com habilitação estrangeira.

      No final, o advogado recebeu boas respostas do promotor sobre as considerações que ele colocou e pode ser que o promotor nao vá oferecer denuncia e tudo se resolva. Caso ele ofereça denuncia, normalmente, a puniçao do juiz é uma multa de USD 500 (adicional a multa que já paguei); e se pegar um juiz muito linha dura costuma ter a multa de USD 500 + 40 horas de prestação de serviços na comunidade. Normalmente, eles reservam cadeia para os casos onde ocorreu acidente ou o cara estava sem habilitação e dirigindo perigosamente - mas sabe como é, nunca se sabe o que pode vir da cabeça de um juiz; e por esse motivo, o advogado esta negociando para o promotor nao oferecer denuncia.

      Aqui onde estou morando o pessoal está adotando uma linha mais dura com imigração. O proprio policial antes de me liberar, falou que se eu estivesse fora de status, nao iria ter conversa. Eu seria levado para a cadeia e o caso encaminhado para imigração. Ainda bem que isso nao ocorreu.

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. A senhora EP cobrou juros e multas por jantar de aniversário atrasado???Rsss

    Rapaz, viver num país "certinho" tem seus custos. Nós brasileiros estamos acostumados com o jeitinho, mas em outros lugaresé lei que será seguida com todo rigor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Que nada - a Sra EP é bem tranquila em relação a essas coisas. Na verdade, agora as atenções sao mais voltadas ao Estagiário Pobre, então eu acho importante separarmos um tempo para podermos conversar, planejar o futuro, se divertir, etc...

      Viver em pais mais organizado tem sim seus custos - provavel que no Brasil eu conseguiria "pagar um café" para o policial e me livrar da situação com essa ação totalmente errada. Por aqui já fica mais dificil e nao vale o risco da tentiva. Se o policial achar que voce está tentando subornar ele, o seu problema piora muito mais.

      Como no Brasil, eu nunca fui a favor da pratica do jeitinho, também nao posso reclamar por aqui. O policial esta corretissimo na atitude dele - digo novamente que ele foi muito educado e procurou escutar e perguntar varias coisas para entender a minha situação real - talvez se fosse um policial um pouco mais "linha dura" eu teria parado na frente do juiz.

      A minha reclamação é toda em relação ao RH da minha empresa, que me passou uma informação totalmente incorreta. Se eles tivessem me informado que eu só poderia dirigir por 30 dias, eu teria utilizado taxi a partir do trigesimo dia, com certeza. Inclusive porque moro bem perto do trabalho. Mas agora é esperar a solução do caso e acompanhar o trabalho do advogado.

      Um grande abraço,

      Excluir
  8. Ola Ep. tenho acompanhado seus posts e pegando varias dicas, inclusive quero agradecer que usei sua tatica de negociação salarial e conseguir reajustar 15% no salario base, além dos cursos de inglês para mim e minha esposa. Algo legal que fiz foi pedir par considerar 5 anos da minha contribuição na empresa no Brasil para me cederem 15 dias de férias e deu certo! Bom, agora queria perguntar à vc sobre sua mudança mesmo, ou seja, o envio das suas coisas do Brasil para EUA. Vc orçou com varias empresas? Me indicaria? Obrigado e abraços. Desculpe não se identificar nesse momento. Quero manter o sigilo pois ainda estou no processo de visto L1B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - que bom que conseguiu negociar um aumento salarial. Fico feliz de ter contribuido de alguma forma - ainda que minima.

      Em relação a mudança, eu nao orçei nenhuma empresa. A mudança dos moveis fazia parte do meu pacote de transferencia. Inclusive, eu tentei negociar para nao trazer os moveis e incluir esse valor (ou parte dele) dentro do bonus de assinatura do contrato. Mas nao deu certo - a opção era trazer os moveis com a empresa pagando tudo ou nao trazer nada e nao receber nada também. Então, somente por esse motivo, eu optei por trazer meus moveis.

      Foi um processo demorado - exatamente 112 dias do dia que pegaram meus moveis no meu apartamento até o dia que entregaram aqui na casa onde estou morando. Os moveis chegaram em perfeita condiçao - nao tenho nada a reclamar. Mas foi uma empresa contratada diretamente pela empresa onde trabalho.

      Um grande abraço,

      Excluir
  9. EUA É UMA MERDA NUNCA MAIS VOLTO. ESSE PEOSSALZINHO EMPOLGANDO PRA IR LA TOMAR NO FUERO. O CANAL É EUROPA AI SIM É PADRÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - nao vejo os USA como uma merda. Se assim fosse, nao teria um monte de gente vindo para cá todos os anos - sera que todos eles estão errados ? Tem muita gente que inclusive se arrisca a vir ilegal - e ai eu concordo que nao vale a pena.

      A Europa é muito legal, assim como a Asia, Oceania, etc... todos os lugares tem pontos positivos e negativos, dependendo do seu ponto de vista e dos objetivos de vida.

      Meu plano é mudar para Europa proximo aos 55 anos e curtir a "aposentadoria" por lá. Por isso, venho investindo dinheiro e tempo para conseguir a cidadania para todos a minha familia. É um investimento que fica para as proximas gerações.

      Um grande abraço,

      Excluir
  10. Caramba EP, foda viu? ME solidarizo com vc.
    Esse seu aluguel achei tao caro. Vc mora numa mansão ou algo assim?
    Despesas altas a meu ver.
    Kd suas despesas de seguro saude? Vc fez o bluecross?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro pra caralho!! mora numa mansao

      Excluir
    2. Ola Frugal - realmente nao foi uma experiencia bacana. E ainda por cima, está sendo uma experiencia cara. Um bom advogado custa caro por aqui - alem das multas.

      O aluguel é muito caro mesmo. Quando eu comecei a procurar casas para alugar por aqui eu me surpreendi muito com os preços. Nao moro em mansão não - é uma townhouse, com 3 quartos, garagem ... nao tem piscina, ssala de jogos, essas coisas mais luxuosas.

      Na época, eu fui procurar saber porque os preços por aqui estavam tão altos e descobri que tem basicamente dois motivos ... o primeiro é que a cidade é proxima da sede de grandes corporações e proxima de uma grande universidade, então tem uma demanda constante por aluguel que acaba pressionando os preços. O segundo motivo é que a cidade vem sendo eleita entre as melhores cidades nos USA para criar filhos por causa da estrutura hospitalar, das excelentes escolas, nivel de segurança e parques publicos. Isso também trouxe uma demanda extra pois se tornou uma cidade da "moda" para as familias da região.

      Olhando pelo site zillow - o aluguel mais baixo para casa com tres dormitórios é USD 1.580 (para uma casa bem antiga). Então, eu estou focando em criar meu histórico de credito para poder estudar a possbilidade de comprar uma casa. Os valores de hipoteca ficariam em torno de USD 1.350 (com 20% de entrada) - e, isso reduz meus custos mensais em 400 dolares. Além disso, como o mercado aqui é bem dinamico (nao sei se vai continuar assim) é relativamente facil vender a casa no futuro, se necessário. A vantagem é que voce irá destinar parte do pagamento para criar patrimonio e outra parte vai para pagar juros da hipoteca; mas mesmo com os juros voce pode estar em situaçaõ melhor que o aluguel, já que pagando o aluguel voce constroi 0 de patrimonio em relação ao imovel, pois nao poderá vender no futuro.

      Com os juros baixos que eles tem por aqui (em torno de 3,5% a.a.) voce consegue criar situações onde a prestação da casa é inferior ao valor do aluguel.

      Em relação ao seguro saude - a minha empresa paga uma parte e eu pago outra parte, que ja vem descontado em folha. Eu utilizo o seguro saude da Cigna Health.

      Um grande abraço,

      Excluir
    3. Ola anon 12:01 - nao moro em uma mansão. Nem gostaria de morar em uma, dá muito trabalho para manter !!!

      Eu moro em uma casa (townhouse) de 3 quartos, garagem, sem piscina nem nada de coisas luxuosas, a casa tem cerca de 130 metros quadrados - que é um bom tamanho, mas longe de ser uma mansão.

      O problema é a localização que pelos motivos que expliquei para o colega Frugal, vem inflacionando muito os preços na região. A alternativa que eu teria seria morar em um local mais distante (lembrando que distante aqui nos USA é relativo) para tentar achar uma moradia com valor mais baixo. O problema disso é o incremento em valor de combustivel, pedagio, manutenção do carro e também o tempo extra que irei gastar pela manhã e pela tarde - ja que morar perto do trabalho é uma vantagem muito grande.

      Um grande abraço,

      Excluir
    4. Legal EP.
      Aquele imposto tipo o IPTU aí você paga também ou é o dono do imóvel que paga?

      Excluir
    5. Ola Frugal - todas as taxas e impostos sao responsabilidade do dono do imovel. Claro que ele coloca isso no valor do aluguel, mas é responsabilidade dele pagar.

      Um grande abraço,

      Excluir
  11. Boa tarde Executivo, tudo bem?

    Como você fez com suas contas bancárias do Brasil? Você encerrou?
    Você carregou os seus valores em reais para os EUA ou manteve investidos no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sra Engenheira - tudo bem ? Eu ainda tenho minha conta no Brasil. Na verdade eu encerrei uma conta que utilizo pouco e mantive outra onde recebi minha restituição do IR, recebo o aluguel do meu apartamento e as parcelas do seguro desemprego.

      Não pretendo encerrar essa conta - quando eu fiz a comunicação de saida definitiva do pais, eu enviei as informaç~eos para as fontes pagadoras e instituições financeiras e peguei o protocolo de recebimento junto a minha gerente do banco para comprovar que eles receberam a informação. O custo para virar uma conta para estrangeiros é absurdo, então ela nao modificou e vou levar assim até o momento da declaração de saida definitiva (Abril / 2019) - e então eu vou decidir o que fazer com essa conta.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Olá EP, estou iniciando meu processo de L1 e gostaria de saber se você pode fazer um post sobre a declaração de saída definitiva do país. Você deixou procurações? O banco que você usa permite a movimentação de conta sem estar residente no Br ?

      Valeu meu amigo, isso que você está fazendo não tem preço, mas tem muito valor. ;)
      Obrigado
      Ricardo

      Excluir
  12. Só mais uma "vantagem" de se viver em um paizinho melhor - tudo é grana, até pra cagar vc paga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Sim, com certeza aqui voce paga para tudo - ainda mais se fizer algo errado, como foi o meu caso. Dirigi sem habilitação valida (mesmo achando que estava tudo OK) então por aqui é mais dificil "enrolar" o policial para nao receber a multa. Como é algo grave eu optei por contratar um advogado - mas temos de lembrar que se eu estivesse com a habilitação local (como estou agora) nao teria acontecido nada disso.

      Sinceramente, prefiro ter de pagar para tudo mas ter um sistema que funcione do que pagar um pouco menos e "quebrar a multa" com o guarda. Sao visoes diferentes, mas entendo quem quer economizar mesmo estando fora da lei.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. bom mermo era poder molhar a mao do guarda e sair de boa!! nada como o BR

      Excluir
  13. Olá, EP. Nossa, que situação desagradável! Ainda bem que o policial não o levou preso, que loucura!

    O gasto financeiro foi o de menos, vc recupera logo. Desejo sucesso com o processo, tomara que o juiz acate as alegações do seu advogado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola INvestidor - tudo bem ? Realmente foi uma situação bem chata e espero que logo se resolva. O que nao quero é ter problemas com a justiça ... rsrsrs

      O gasto financeiro ja estou economizando para reverter isso antes do final do ano. E com isso mantendo os aportes planejados.

      Um grande abraço,

      Excluir
  14. Ótimo Blog, executivo, vou começar a acompanhar a partir de hoje.

    Puts! Mas que sacanagem. Mas nos Eua todo mundo é criminoso até que se prove o contrário, então você provavelmente não esta sozinho nessa. Forte abraço.

    ResponderExcluir