Ola pessoal - tudo bem ? Essa semana aconteceu algo interessante - como eu estive muito próximo do meu chefe devido uma viagem que fizemos recentemente, o nivel de confiança entre nós aumentou e ele me chamou para uma conversa mais pessoal para falar de alguns problemas que está enfrentando com a adaptação da familia aqui nos USA.
Dentro dessa conversa, surgiu uma questão com algumas limitações que ele, teoricamente, está impondo a familia por falta de dinheiro. Eu achei isso estranho já que ele tem um bom salário; apesar que também foi promovido e o salário dele ainda nao foi ajustado para nova função. Eu imaginei que ele iria reclamar que estava trabalhando mais horas por semana, final de semana, mais responsabilidades, mais pessoas para gerenciar e que no final das contas, nao estava ganhando nada a mais por isso. Na verdade, pensei que ele ia reclamar exatamente do que reclamei na minha postagem anterior.
Mas nao foi bem assim que ocorreu. Na verdade, ele reclamou que a familia dele estava em dificuldades de adaptação e ele nao tinha dinheiro nem para levar eles para um passeio ou pedir uma pizza ou qualquer atividade que envolvesse algum gasto. Como o salário dele é muito bom - eu achei estranho, mas me lembrei que ele nao costuma utilizar um orçamento, acompanhar despesas e também vive em um padrão muito alto. Nao é de se estranhar que nao tenha dinheiro sobrando.
Mas o que ele queria era uma especie de orientação porque ele iria falar com o chefe dele (e meu também) para fazer a avaliação de desempenho que está atrelada ao bonus anual e também ao potencial aumento de salário. Meritocracia total - voce atinge os resultados, voce tem um bonus maior e um aumento de salário. Voce nao atinge os resultados - bom, ai voce nao tem nada.
A avaliação por aqui vai em uma escala de 2 até 10. Se voce tirar 10 voce recebe 200% do valor colocado como referencia para seu bonus. Se tirar 7 recebe 100% do bonus, se tirar 5 recebe 80% do bonus e se tirar 2 recebe 0% do bonus. E tem os valores intermediarios, ou seja, voce pode receber de 0% a 200% do valor do seu bonus e isso também esta relacionado ao aumento base - que pode ser de 0% ate 10%.
Ele estava buscando, obviamente, um valor gordo de bonus e também um aumento pelo menos acima de 7%. E para ter certeza de que iria conseguir atingir isso, ele preparou um material com 15 slides para apresentar na avaliação de desempenho e confirmar que aitngiu as metas necessárias e que foi inclusive além delas.
A avaliação de desempenho seria por conferencia já que o chefe de todos nós - está localizado na Europa e nos estamos aqui nos USA. O meu chefe me chamou para ficar na sala e ouvir a avaliação - claro que nao poderia me manifestar, já que nao deveria estar lá - e tentar dar suporte caso necessário, lembrando ele de alguma situação ou comentário especifico que ajudasse na negociação.
Eu aceitei estar na sala menos por que eu poderia ajudar (pois acho que nao tem como ajudar em uma situação dessas) e mais por curiosidade, já que seria uma oportunidade de ver como as avaliações de desempenho no andar de cima do organograma sao feitas.
Fiquei ali quietinho na sala e esperei a avaliação começar. O chefe corporativo conectou, conversou um pouco sobre amenidades com meu chefe e depois de uns 10 minutos começaram a avaliação de fato. Eu vou colocar aqui as metas e resultados que foram discutidos, mas obviamente eu alterei os valores - eu apliquei um determinado fator, então a proporção se manteve para voces conseguirem avaliar melhor.
1 - Meta de Redução de Custo = USD 30 milhões / Atingido = USD 36 milhões
Aqui meu chefe começou a apresentar alguns slides mostrando como alguns programas de redução de custo e algumas negociações estrategicas que o time fez surtiram um bom resultado. A meta foi superada e conseguimos ainda alguns resultados adicionais.
2 - Meta de Prazo de Pagamento = 15 dias adicionais / Atingido = 18 dias adicionais
Aqui foi onde conseguimos uma grande evolução. O prazo de pagamento medio era de 47 dias (considerando todos os items comprados) e evoluimos para prazo medio de 65 dias. Isso ocorreu basicamente frente duas negociações com fornecedores estrategicos e que tem um grande volume. Além de negociar com eles o volume de items dos Estados Unidos; incluimos Canada e Mexico na conversa e o negocio ficou mais atrativo. Com isso conseguimos além da redução de custo, negociar um prazo de pagamento de 120 dias e elevamos bastante a media geral.
3 - EBIT novos projetos = 8% / Atingido = 8,2%
Essa aqui foi quase perdida; mas como entrou um projeto onde o EBIT projetado ficou bem alto, então foi possivel reverter porque seria muito dificil atender a meta sem esse projeto. Mas de qualquer forma, foi mais uma meta atingida.
Como voces viram, as tres principais metas foram atingidas e inclusive superadas. As demais metas sao relacionadas a processos e desenvolvimento de pessoas, que será mais dificil detalhar por aqui. Mas vale ressaltar que todas foram atingidas e como algumas foram inclusive superadas, o fechamento das metas foi bem positivo.
Dado esses numeros, meu chefe se auto-avaliou com uma nota 8,5 - o que representaria um bonus de 130% e um aumento de salário de aproximadamente uns 7%.
Após a apresentação e com os resultados atingidos, meu chefe estava confiante que iriam talvez ate aumentar a avaliação dele para um numero superior a 8,5.
Então veio a "pedrada" - o chefe corporativo disse: Olha chefe do EP, seu trabalho foi muito bom e acho que voce devia trabalhar em Vendas porque voce me convenceu mesmo de tudo o que voce falou. Mas a situação é a seguinte: eu não posso te dar uma nota maior do que 7 (que significa 100% das metas atingidas).
Meu chefe perguntou porque nao poderia ter uma nota maior já que as metas nao foram atingidas em 100%, mas foram superadas em 130% ou até mais em alguns casos.
O chefe corporativo falou: olha nao posso te dar uma nota maior porque senão eu vou ter de diminuir a nota de alguem no time e eu vou avaliar todos entre 6 e 7. Então voce fica feliz porque 7 é uma nota boa e voce vai ter 100% do bonus.
Como meu chefe quer aumentar o salário dele, pois ele ainda nao recebeu também a adequação salarial depois que foi promovido, ele queria muito justificar um excelente trabalho para justificar o aumento.
É exatamente ai que eu discordo: na minha humilde opinião, voce nao tem de justificar um excelente trabalho para ter seu aumento. Isso só é valido para aumentos de merito dentro do mesmo cargo. Mas nao é o caso dele, o que ele esta pedindo nao é um aumento de merito dentro do cargo - ele está pedindo uma adequação salarial porque esta em um cargo de maior responsabilidade.
De toda forma, eu entendo ele querer justificar com a performance para receber aumento - eu também faria a mesma coisa, antes de saber que o time inteiro vai ser avaliado com nota 6 ou 7, como disse o chefe corporativo.
Meu chefe tentou argumentar que ele estava tentando melhorar ainda mais para conseguir ser nota 10 e que o fato de saber que nao importa o que ele fizer, ele nao vai ter uma nota maior do que 7 era um pouco desmotivador.
O chefe corporativo terceirizou a responsabilidade dizendo que isso era a avaliação dele, mas que meu chefe poderia tentar convencer o CEO da região a tentar aumentar a nota e dar um aumento de salário para ele. Ou seja, em uma só tacada ele se livrou da responsabilidade de avaliar o funcionário corretamente e de ajustar o salário dele. Ele conseguiu fazer essa responsabilidade voltar para meu chefe e como ele é uma pessoa que busca evitar conflitos a todo custo (infelizmente) ele acabou aceitando a situação.
Ja nao tinha muitas expectativas em relação a avaliação de desempenho e nunca considero o valor do bonus nas minhas contas - mas o meu chefe estava contando com isso e ficou muito decepcionado. Acho que no proximo ano a empresa vai ter um lider desmotivado e agora ele comenta comigo que deixou de acreditar na meritocracia na empresa.
Eu sempre me seguro para nao dar risada e nao ofender, mas eu falei com ele que nao podia ter uma visao assim tao "romantica" do mundo corporativo - as coisas nao sao simples assim quando se fala em meritocracia.
Na verdade, as empresas aplicam isso apenas como um discurso bacana (claro que existe exceções), mas a verdade é que as empresas nao tem orçamento par ter um time só de talentos - isso custa muito caro. Então as empresas tentam enquadrar o talento no salário da media - e com isso nao aumentar os custos com pessoal.
Eu sei que existe exceções por ai - mas a minha experiencia vem demonstrando que essa pratica do discurso vazio sobre a meritocracia é muito frequente.
Um grande abraço,
Fiquei ali quietinho na sala e esperei a avaliação começar. O chefe corporativo conectou, conversou um pouco sobre amenidades com meu chefe e depois de uns 10 minutos começaram a avaliação de fato. Eu vou colocar aqui as metas e resultados que foram discutidos, mas obviamente eu alterei os valores - eu apliquei um determinado fator, então a proporção se manteve para voces conseguirem avaliar melhor.
1 - Meta de Redução de Custo = USD 30 milhões / Atingido = USD 36 milhões
Aqui meu chefe começou a apresentar alguns slides mostrando como alguns programas de redução de custo e algumas negociações estrategicas que o time fez surtiram um bom resultado. A meta foi superada e conseguimos ainda alguns resultados adicionais.
2 - Meta de Prazo de Pagamento = 15 dias adicionais / Atingido = 18 dias adicionais
Aqui foi onde conseguimos uma grande evolução. O prazo de pagamento medio era de 47 dias (considerando todos os items comprados) e evoluimos para prazo medio de 65 dias. Isso ocorreu basicamente frente duas negociações com fornecedores estrategicos e que tem um grande volume. Além de negociar com eles o volume de items dos Estados Unidos; incluimos Canada e Mexico na conversa e o negocio ficou mais atrativo. Com isso conseguimos além da redução de custo, negociar um prazo de pagamento de 120 dias e elevamos bastante a media geral.
3 - EBIT novos projetos = 8% / Atingido = 8,2%
Essa aqui foi quase perdida; mas como entrou um projeto onde o EBIT projetado ficou bem alto, então foi possivel reverter porque seria muito dificil atender a meta sem esse projeto. Mas de qualquer forma, foi mais uma meta atingida.
Como voces viram, as tres principais metas foram atingidas e inclusive superadas. As demais metas sao relacionadas a processos e desenvolvimento de pessoas, que será mais dificil detalhar por aqui. Mas vale ressaltar que todas foram atingidas e como algumas foram inclusive superadas, o fechamento das metas foi bem positivo.
Dado esses numeros, meu chefe se auto-avaliou com uma nota 8,5 - o que representaria um bonus de 130% e um aumento de salário de aproximadamente uns 7%.
Após a apresentação e com os resultados atingidos, meu chefe estava confiante que iriam talvez ate aumentar a avaliação dele para um numero superior a 8,5.
Então veio a "pedrada" - o chefe corporativo disse: Olha chefe do EP, seu trabalho foi muito bom e acho que voce devia trabalhar em Vendas porque voce me convenceu mesmo de tudo o que voce falou. Mas a situação é a seguinte: eu não posso te dar uma nota maior do que 7 (que significa 100% das metas atingidas).
Meu chefe perguntou porque nao poderia ter uma nota maior já que as metas nao foram atingidas em 100%, mas foram superadas em 130% ou até mais em alguns casos.
O chefe corporativo falou: olha nao posso te dar uma nota maior porque senão eu vou ter de diminuir a nota de alguem no time e eu vou avaliar todos entre 6 e 7. Então voce fica feliz porque 7 é uma nota boa e voce vai ter 100% do bonus.
Como meu chefe quer aumentar o salário dele, pois ele ainda nao recebeu também a adequação salarial depois que foi promovido, ele queria muito justificar um excelente trabalho para justificar o aumento.
É exatamente ai que eu discordo: na minha humilde opinião, voce nao tem de justificar um excelente trabalho para ter seu aumento. Isso só é valido para aumentos de merito dentro do mesmo cargo. Mas nao é o caso dele, o que ele esta pedindo nao é um aumento de merito dentro do cargo - ele está pedindo uma adequação salarial porque esta em um cargo de maior responsabilidade.
De toda forma, eu entendo ele querer justificar com a performance para receber aumento - eu também faria a mesma coisa, antes de saber que o time inteiro vai ser avaliado com nota 6 ou 7, como disse o chefe corporativo.
Meu chefe tentou argumentar que ele estava tentando melhorar ainda mais para conseguir ser nota 10 e que o fato de saber que nao importa o que ele fizer, ele nao vai ter uma nota maior do que 7 era um pouco desmotivador.
O chefe corporativo terceirizou a responsabilidade dizendo que isso era a avaliação dele, mas que meu chefe poderia tentar convencer o CEO da região a tentar aumentar a nota e dar um aumento de salário para ele. Ou seja, em uma só tacada ele se livrou da responsabilidade de avaliar o funcionário corretamente e de ajustar o salário dele. Ele conseguiu fazer essa responsabilidade voltar para meu chefe e como ele é uma pessoa que busca evitar conflitos a todo custo (infelizmente) ele acabou aceitando a situação.
Ja nao tinha muitas expectativas em relação a avaliação de desempenho e nunca considero o valor do bonus nas minhas contas - mas o meu chefe estava contando com isso e ficou muito decepcionado. Acho que no proximo ano a empresa vai ter um lider desmotivado e agora ele comenta comigo que deixou de acreditar na meritocracia na empresa.
Eu sempre me seguro para nao dar risada e nao ofender, mas eu falei com ele que nao podia ter uma visao assim tao "romantica" do mundo corporativo - as coisas nao sao simples assim quando se fala em meritocracia.
Na verdade, as empresas aplicam isso apenas como um discurso bacana (claro que existe exceções), mas a verdade é que as empresas nao tem orçamento par ter um time só de talentos - isso custa muito caro. Então as empresas tentam enquadrar o talento no salário da media - e com isso nao aumentar os custos com pessoal.
Eu sei que existe exceções por ai - mas a minha experiencia vem demonstrando que essa pratica do discurso vazio sobre a meritocracia é muito frequente.
Um grande abraço,