sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Meritocracia

Ola pessoal - tudo bem ? Essa semana aconteceu algo interessante - como eu estive muito próximo do meu chefe devido uma viagem que fizemos recentemente, o nivel de confiança entre nós aumentou e ele me chamou para uma conversa mais pessoal para falar de alguns problemas que está enfrentando com a adaptação da familia aqui nos USA. 

Dentro dessa conversa, surgiu uma questão com algumas limitações que ele, teoricamente, está impondo a familia por falta de dinheiro. Eu achei isso estranho já que ele tem um bom salário; apesar que também foi promovido e o salário dele ainda nao foi ajustado para nova função. Eu imaginei que ele iria reclamar que estava trabalhando mais horas por semana, final de semana, mais responsabilidades, mais pessoas para gerenciar e que no final das contas, nao estava ganhando nada a mais por isso. Na verdade, pensei que ele ia reclamar exatamente do que reclamei na minha postagem anterior.

Mas nao foi bem assim que ocorreu. Na verdade, ele reclamou que a familia dele estava em dificuldades de adaptação e ele nao tinha dinheiro nem para levar eles para um passeio ou pedir uma pizza ou qualquer atividade que envolvesse algum gasto. Como o salário dele é muito bom - eu achei estranho, mas me lembrei que ele nao costuma utilizar um orçamento, acompanhar despesas e também vive em um padrão muito alto. Nao é de se estranhar que nao tenha dinheiro sobrando.

Mas o que ele queria era uma especie de orientação porque ele iria falar com o chefe dele (e meu também) para fazer a avaliação de desempenho que está atrelada ao bonus anual e também ao potencial aumento de salário. Meritocracia total - voce atinge os resultados, voce tem um bonus maior e um aumento de salário. Voce nao atinge os resultados - bom, ai voce nao tem nada.

A avaliação por aqui vai em uma escala de 2 até 10. Se voce tirar 10 voce recebe 200% do valor colocado como referencia para seu bonus. Se tirar 7 recebe 100% do bonus, se tirar 5 recebe 80% do bonus e se tirar 2 recebe 0% do bonus. E tem os valores intermediarios, ou seja, voce pode receber de 0% a 200% do valor do seu bonus e isso também esta relacionado ao aumento base - que pode ser de 0% ate 10%.

Ele estava buscando, obviamente, um valor gordo de bonus e também um aumento pelo menos acima de 7%. E para ter certeza de que iria conseguir atingir isso, ele preparou um material com 15 slides para apresentar na avaliação de desempenho e confirmar que aitngiu as metas necessárias e que foi inclusive além delas.

A avaliação de desempenho seria por conferencia já que o chefe de todos nós - está localizado na Europa e nos estamos aqui nos USA. O meu chefe me chamou para ficar na sala e ouvir a avaliação - claro que nao poderia me manifestar, já que nao deveria estar lá  - e tentar dar suporte caso necessário, lembrando ele de alguma situação ou comentário especifico que ajudasse na negociação.

Eu aceitei estar na sala menos por que eu poderia ajudar (pois acho que nao tem como ajudar em uma situação dessas) e mais por curiosidade, já que seria uma oportunidade de ver como as avaliações de desempenho no andar de cima do organograma sao feitas.

Fiquei ali quietinho na sala e esperei a avaliação começar. O chefe corporativo conectou, conversou um pouco sobre amenidades com meu chefe e depois de uns 10 minutos começaram a avaliação de fato. Eu vou colocar aqui as metas e resultados que foram discutidos, mas obviamente eu alterei os valores - eu apliquei um determinado fator, então a proporção se manteve para voces conseguirem avaliar melhor.

1 - Meta de Redução de Custo = USD 30 milhões / Atingido = USD 36 milhões
Aqui meu chefe começou a apresentar alguns slides mostrando como alguns programas de redução de custo e algumas negociações estrategicas que o time fez surtiram um bom resultado. A meta foi superada e conseguimos ainda alguns resultados adicionais.

2 - Meta de Prazo de Pagamento = 15 dias adicionais / Atingido = 18 dias adicionais
Aqui foi onde conseguimos uma grande evolução. O prazo de pagamento medio era de 47 dias (considerando todos os items comprados) e evoluimos para prazo medio de 65 dias. Isso ocorreu basicamente frente duas negociações com fornecedores estrategicos e que tem um grande volume. Além de negociar com eles o volume de items dos Estados Unidos; incluimos Canada e Mexico na conversa e o negocio ficou mais atrativo. Com isso conseguimos além da redução de custo, negociar um prazo de pagamento de 120 dias e elevamos bastante a media geral.

3 - EBIT novos projetos = 8% / Atingido = 8,2%
Essa aqui foi quase perdida; mas como entrou um projeto onde o EBIT projetado ficou bem alto, então foi possivel reverter porque seria muito dificil atender a meta sem esse projeto. Mas de qualquer forma, foi mais uma meta atingida.


Como voces viram, as tres principais metas foram atingidas e inclusive superadas. As demais metas sao relacionadas a processos e desenvolvimento de pessoas, que será mais dificil detalhar por aqui. Mas vale ressaltar que todas foram atingidas e como algumas foram inclusive superadas, o fechamento das metas foi bem positivo.

Dado esses numeros, meu chefe se auto-avaliou com uma nota 8,5 - o que representaria um bonus de 130% e um aumento de salário de aproximadamente uns 7%.

Após a apresentação e com os resultados atingidos, meu chefe estava confiante que iriam talvez ate aumentar a avaliação dele para um numero superior a 8,5.

Então veio a "pedrada" - o chefe corporativo disse: Olha chefe do EP, seu trabalho foi muito bom e acho que voce devia trabalhar em Vendas porque voce me convenceu mesmo de tudo o que voce falou. Mas a situação é a seguinte: eu não posso te dar uma nota maior do que 7 (que significa 100% das metas atingidas).

Meu chefe perguntou porque nao poderia ter uma nota maior já que as metas nao foram atingidas em 100%, mas foram superadas em 130% ou até mais em alguns casos.

O chefe corporativo falou: olha nao posso te dar uma nota maior porque senão eu vou ter de diminuir a nota de alguem no time e eu vou avaliar todos entre 6 e 7. Então voce fica feliz porque 7 é uma nota boa e voce vai ter 100% do bonus.

Como meu chefe quer aumentar o salário dele, pois ele ainda nao recebeu também a adequação salarial depois que foi promovido, ele queria muito justificar um excelente trabalho para justificar o aumento.

É exatamente ai que eu discordo: na minha humilde opinião, voce nao tem de justificar um excelente trabalho para ter seu aumento. Isso só é valido para aumentos de merito dentro do mesmo cargo. Mas nao é o caso dele, o que ele esta pedindo nao é um aumento de merito dentro do cargo - ele está pedindo uma adequação salarial porque esta em um cargo de maior responsabilidade.

De toda forma, eu entendo ele querer justificar com a performance para receber aumento - eu também faria a mesma coisa, antes de saber que o time inteiro vai ser avaliado com nota 6 ou 7, como disse o chefe corporativo.

Meu chefe tentou argumentar que ele estava tentando melhorar ainda mais para conseguir ser nota 10 e que o fato de saber que nao importa o que ele fizer, ele nao vai ter uma nota maior do que 7 era um pouco desmotivador.

O chefe corporativo terceirizou a responsabilidade dizendo que isso era a avaliação dele, mas que meu chefe poderia tentar convencer o CEO da região a tentar aumentar a nota e dar um aumento de salário para ele. Ou seja, em uma só tacada ele se livrou da responsabilidade de avaliar o funcionário corretamente e de ajustar o salário dele. Ele conseguiu fazer essa responsabilidade voltar para meu chefe e como ele é uma pessoa que busca evitar conflitos a todo custo (infelizmente) ele acabou aceitando a situação.

Ja nao tinha muitas expectativas em relação a avaliação de desempenho e nunca considero o valor do bonus nas minhas contas - mas o meu chefe estava contando com isso e ficou muito decepcionado. Acho que no proximo ano a empresa vai ter um lider desmotivado e agora ele comenta comigo que deixou de acreditar na meritocracia na empresa.

Eu sempre me seguro para nao dar risada e nao ofender, mas eu falei com ele que nao podia ter uma visao assim tao "romantica" do mundo corporativo - as coisas nao sao simples assim quando se fala em meritocracia.

Na verdade, as empresas aplicam isso apenas como um discurso bacana (claro que existe exceções), mas a verdade é que as empresas nao tem orçamento par ter um time só de talentos - isso custa muito caro. Então as empresas tentam enquadrar o talento no salário da media - e com isso nao aumentar os custos com pessoal.

Eu sei que existe exceções por ai - mas a minha experiencia vem demonstrando que essa pratica do discurso vazio sobre a meritocracia é muito frequente.

Um grande abraço, 

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Promoção ou Prejuizo ?

Ola pessoal - tudo bem ? Hoje eu vou falar um pouco da promoção que recebi. Na verdade eu diria que nao foi bem uma promoção; no momento estou achando que foi uma grande "furada", mas vamos ver como ficam as cenas dos próximos capitulos.

Para voces entenderem o contexto, eu fui transferido para os Estados Unidos para trabalhar no mesmo departamento que trabalhava com a responsabilidade de gerenciar a região Estados Unidos + Canada. A empresa onde trabalho tem uma presença muito forte nos EUA, mas não tem tantos projetos no Canada - então estava com um balanço no trabalho que considerava ideal. Havia desafios em um pais, o outro estava razoavelmente sob controle e vida estava boa.

Porém, quando eu cheguei, eu ja houvia comentários do pessoal sobre o desempenho de um Diretor que cuidava de outra região (basicamente, todos os paises do Mexico ate o Uruguai). O pessoal reclamava que ele nao estava acompanhando as demandas e necessidades dos novos projetos e que nao conseguia entregar os resultados necessários. Essa situação foi se agravando porque esse Diretor nao era um gestor muito bom no trato com o time dele - ele nao sabia como defender os funcionários quando necessário e também nao tinha as informações sobre o andamento dos trabalhos.

Essa situação foi se agravando cada vez mais; até o momento que decidiram dividir as responsabilidades na região. Depois de muito debate, o meu chefe me indicou para a posição a fim de dividir as responsabilidades com esse diretor que estava se "afogando" com as atividades.

Levaram meu nome para a reunião de Diretores e acabou sendo aprovado - dessa forma, minha responsabilidade que era relativa a alguns projetos nos Estados Unidos e Canada; acabou virando uma responsabilidade sobre todos os projetos do Alasca até a Terra do Fogo. Meu time também aumentou porque recebi alguns recursos adicionais e agora tenho mais tres pessoas no time e duas vagas em aberto para contratar.

Dessa forma, eu agora tenha a seguinte situação:

1 - um passivo enorme de projetos que estao atrasados ou com problemas e que terei de resolver rapidamente;

2 - tres novas pessoas no time que terei de conhecer, entender as expectativas e descobrir quais problemas estão enfrentando para poder motivar e atingir resultados;

3 - duas novas posições para receber CV, entrevistar, selecionar e negociar salario e beneficios para finalmente poder contratar; além de integrar essas pessoas rapidamente ao time;

4 - uma meta nova onde ainda preciso conseguir redução de custos de 1,2 milhão de Euros para conseguir fechar o ano;

5 - projetos em novos paises - Mexico, Costa Rica, Jamaica, Equador, Colombia, Chile, Peru, Brasil, Argentina, Uruguai e deve ter mais algum ai no meio que eu esqueci.

Bom, com tudo isso que mencionei acima tenho um "upgrade" importante no curriculo e um novo patamar caso vou ao mercado no futuro buscar uma nova posição. Porém, nesse momento eu vejo somente prejuizos com essa nova promoção.

Eu estava em um ambiente que consegui ter certo controle sobre os projetos, metas atingidas, o time trabalhando da forma como eu considero adequada, etc... E apenas aguardando completar um determinado prazo para a empresa aplicar para o meu Green Card - e ai sim, no futuro, com green card na mão, a possibilidade de verificar melhores oportunidades no mercado e negociar um salário maior.

Agora, com toda essa responsabilidade adicional; apesar de ser otimo para progressão de carreira, é muto ruim par ao momento atual. Meu processo de Green Card esta longe de iniciar e agora eu tenho um risco alto de nao atingir as novas metas ou nao conseguir solucionar os problemas que o antigo diretor deixou. Se por acaso, a performance fica abaixo do esperado, existe o risco de demissão - o que forçaria automaticamente eu deixar o pais, ja que meu visto esta atrelado a empresa onde trabalho. 

Claro que para esse risco - o passaporte europeu ajuda muito. Em vez de voltar ao Brasil, eu iria procurar oportunidades na Europa e seguir a vida.

Porém, o risco existe e essa mudança nao é desejada nesse momento. Outro ponto adicional é que essa mudança foi feita há um mês e até agora nao ouvi nada de Recursos Humanos a respeito de um ajuste salarial para refletir a nova posição. Ja estou cobrando bastante meu chefe pois com a responsabilidade adicional também deve vir uma remuneração adicional.

Infelizmente, eu nao acredito em um ajuste antes de Janeiro/2019 - o que é muito ruim porque em tres meses é um tempo suficiente para os projetos afundarem de vez - e agora nao posso deixar isso acontecer de forma nenhuma.

O resumo dessa brincadeira é que tenho mais responsabilidade e o mesmo salário - situação que tem de ser evitada ao maximo. Ao mesmo tempo, enquanto nao tenho o green card em mãos (algo que ainda vai levar uns dois anos), nao tenho muita oportunidade de pressão sobre recursos humanos e, aparentemente, nao vejo muita saida a nao ser aguardar ate Janeiro para ver se consigo a minha recompensa na remuneração. Claro que vou continuar pressionando meu chefe para ter isso o quanto antes.

No momento, estou prevendo muitas horas adicionais de trabalho, final de semana, viagens (agora mesmo estou em outro pais), reuniões, guerras politicas, etc... além de todo o trabalho que comentei nos cinco pontos acima.

Então eu pergunto - foi uma promoção ou prejuizo ?

Um grande abraço,

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Atualização Patrimonial AGO/18 - R$427.494,97 (+4,01%)

Ola pessoal - tudo bem ? Muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo por aqui, desde mudanças no campo profissional ate, infelizmente, um problema de saude que estou enfrentando. Mas vamos a atualização por partes:

Cerca de duas semanas atras, eu estava jantando e comecei a sentir um pouco de tontura. Logo após, essa tontura passou e eu fui assistir uma serie no Netflix com a Sra EP. Depois de algum tempo, eu peguei um chocolate como sobremesa e logo comecei a sentir tontura. A Sra EP sugeriu verificar a minha glicemia e realmente estava alta. Agendei uma consulta no médico, fiz exame de sangue para verificar como estava a situação e, imediatamente cortei açucares e carboidratos da minha dieta. Agora estou tomando um medicamento e seguindo uma dieta low carb para perder um pouco de peso e reverter essa situação, ja que meu corpo começou a apresentar intolerancia a insulina. Nestas duas semanas já perdi 7 quilos, somente alternando um pouco a alimentação - realmente é impressionante como eu estava me alimentando mal e caindo na rotina de pressão do trabalho.

Falando na rotina, eu também comecei a sair no horário novamente. Claro que na maior parte dos dias eu inicio o trabalho mais cedo (cerca de 07:00 pela manhã), mas estou tentando manter o horário de saida. Isso vem ajudando porque chego em casa e vou fazer uma caminhada com o Estagiário Pobre (ele vai no carrinho dele ... rsrsrs) e isso também me ajuda no processo de "descompressao" e acabo aproveitando mais a noite com minha familia. Outra tecnica que estou usando é nao olhar mais emails depois das 20 horas (sei que 20 horas é já bastante tarde), mas eu estou em uma nova posição agora e lido com a região Americas inteira e isso significa que oito horas aqui, ainda sao 6 ou até 5 horas em outros locais que tenho equipe trabalhando.

Falando dessa nova posição (vou fazer um post a respeito) vou adiantando aqui que devido uma "bobeada" de um diretor na região onde estou trabalhando, a diretoria corporativa decidiu fazer alterações na estrutura e isso abriu uma nova posição de trabalho e eu estou responsável por um departamento diferente do que eu trabalhava anteriormente (ainda dentro da mesma area), com uma abrangencia um pouco maior, mas com certeza bem mais desafiador do que a atividade anterior. Quando cheguei ja peguei um "passivo" grande e as primeiras semanas sao cruciais para cirar uma boa impressão e indicação para a Diretoria Corporativa que eles tomaram a decisao correta com a mudança - só que isso significa muito, muito trabalho a mais. E ainda nao sei exatamente qual vai ser o meu aumento de salário (olha a cilada, Bino !!! ).

Pois é, muito trabalho a mais e uma indefinição sobre o aumento de salário. Indefinição sobre o valor e sobre quando ele será aplicado apesar da promessa de ser ate o final do ano.

Falando agora do patrimonio, esse mes eu tive uma grande ajuda (ou prejuizo ?) por causa do cambio. A valorização do dolar frente ao real me deixou com patrimonio maior em Reais e com patrimonio menor em Dolares - isso vai acontecer ate eu mover todo meu patrimonio em Reais para cá; mas somente vou analisar essa opção após as eleições quando o cenario politico estiver influenciando um pouco menos no cambio. 


Como voces podem ver, já recuperei parte do patrimonio que utilizei para comprar meu carro por aqui e mesmo com despesas extras, foi possivel fazer um aporte razoavel. De toda forma, meu foco é aumentar o maximo possivel o patrimonio esse ano, pois a meta inicial de 400K ja foi atingida.

De acordo com o planejamento, eu devo atingir o famoso um milhão de reais em 4 anos. Então, estou usando essa meta de medio prazo como motivação. Talvez eu atinja a meta antes disso caso eu concretize a venda do meu imovel no Brasil. Já o um milhão de dolares vai demorar um pouco mais - cerca de 15 anos.

Mas o importante é ir aproveitando a jornada - cada vez mais experiencias e desafios.

Um grande abraço,