quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Promoção ou Prejuizo ?

Ola pessoal - tudo bem ? Hoje eu vou falar um pouco da promoção que recebi. Na verdade eu diria que nao foi bem uma promoção; no momento estou achando que foi uma grande "furada", mas vamos ver como ficam as cenas dos próximos capitulos.

Para voces entenderem o contexto, eu fui transferido para os Estados Unidos para trabalhar no mesmo departamento que trabalhava com a responsabilidade de gerenciar a região Estados Unidos + Canada. A empresa onde trabalho tem uma presença muito forte nos EUA, mas não tem tantos projetos no Canada - então estava com um balanço no trabalho que considerava ideal. Havia desafios em um pais, o outro estava razoavelmente sob controle e vida estava boa.

Porém, quando eu cheguei, eu ja houvia comentários do pessoal sobre o desempenho de um Diretor que cuidava de outra região (basicamente, todos os paises do Mexico ate o Uruguai). O pessoal reclamava que ele nao estava acompanhando as demandas e necessidades dos novos projetos e que nao conseguia entregar os resultados necessários. Essa situação foi se agravando porque esse Diretor nao era um gestor muito bom no trato com o time dele - ele nao sabia como defender os funcionários quando necessário e também nao tinha as informações sobre o andamento dos trabalhos.

Essa situação foi se agravando cada vez mais; até o momento que decidiram dividir as responsabilidades na região. Depois de muito debate, o meu chefe me indicou para a posição a fim de dividir as responsabilidades com esse diretor que estava se "afogando" com as atividades.

Levaram meu nome para a reunião de Diretores e acabou sendo aprovado - dessa forma, minha responsabilidade que era relativa a alguns projetos nos Estados Unidos e Canada; acabou virando uma responsabilidade sobre todos os projetos do Alasca até a Terra do Fogo. Meu time também aumentou porque recebi alguns recursos adicionais e agora tenho mais tres pessoas no time e duas vagas em aberto para contratar.

Dessa forma, eu agora tenha a seguinte situação:

1 - um passivo enorme de projetos que estao atrasados ou com problemas e que terei de resolver rapidamente;

2 - tres novas pessoas no time que terei de conhecer, entender as expectativas e descobrir quais problemas estão enfrentando para poder motivar e atingir resultados;

3 - duas novas posições para receber CV, entrevistar, selecionar e negociar salario e beneficios para finalmente poder contratar; além de integrar essas pessoas rapidamente ao time;

4 - uma meta nova onde ainda preciso conseguir redução de custos de 1,2 milhão de Euros para conseguir fechar o ano;

5 - projetos em novos paises - Mexico, Costa Rica, Jamaica, Equador, Colombia, Chile, Peru, Brasil, Argentina, Uruguai e deve ter mais algum ai no meio que eu esqueci.

Bom, com tudo isso que mencionei acima tenho um "upgrade" importante no curriculo e um novo patamar caso vou ao mercado no futuro buscar uma nova posição. Porém, nesse momento eu vejo somente prejuizos com essa nova promoção.

Eu estava em um ambiente que consegui ter certo controle sobre os projetos, metas atingidas, o time trabalhando da forma como eu considero adequada, etc... E apenas aguardando completar um determinado prazo para a empresa aplicar para o meu Green Card - e ai sim, no futuro, com green card na mão, a possibilidade de verificar melhores oportunidades no mercado e negociar um salário maior.

Agora, com toda essa responsabilidade adicional; apesar de ser otimo para progressão de carreira, é muto ruim par ao momento atual. Meu processo de Green Card esta longe de iniciar e agora eu tenho um risco alto de nao atingir as novas metas ou nao conseguir solucionar os problemas que o antigo diretor deixou. Se por acaso, a performance fica abaixo do esperado, existe o risco de demissão - o que forçaria automaticamente eu deixar o pais, ja que meu visto esta atrelado a empresa onde trabalho. 

Claro que para esse risco - o passaporte europeu ajuda muito. Em vez de voltar ao Brasil, eu iria procurar oportunidades na Europa e seguir a vida.

Porém, o risco existe e essa mudança nao é desejada nesse momento. Outro ponto adicional é que essa mudança foi feita há um mês e até agora nao ouvi nada de Recursos Humanos a respeito de um ajuste salarial para refletir a nova posição. Ja estou cobrando bastante meu chefe pois com a responsabilidade adicional também deve vir uma remuneração adicional.

Infelizmente, eu nao acredito em um ajuste antes de Janeiro/2019 - o que é muito ruim porque em tres meses é um tempo suficiente para os projetos afundarem de vez - e agora nao posso deixar isso acontecer de forma nenhuma.

O resumo dessa brincadeira é que tenho mais responsabilidade e o mesmo salário - situação que tem de ser evitada ao maximo. Ao mesmo tempo, enquanto nao tenho o green card em mãos (algo que ainda vai levar uns dois anos), nao tenho muita oportunidade de pressão sobre recursos humanos e, aparentemente, nao vejo muita saida a nao ser aguardar ate Janeiro para ver se consigo a minha recompensa na remuneração. Claro que vou continuar pressionando meu chefe para ter isso o quanto antes.

No momento, estou prevendo muitas horas adicionais de trabalho, final de semana, viagens (agora mesmo estou em outro pais), reuniões, guerras politicas, etc... além de todo o trabalho que comentei nos cinco pontos acima.

Então eu pergunto - foi uma promoção ou prejuizo ?

Um grande abraço,

63 comentários:

  1. Encararia isso como uma promoção. A ideia é encarar essas dificuldades como um novo desafio a ser vencido e que, no longo prazo, vai te deixar orgulhoso e te fortalecer. Vendo a curto prazo realmente são muitos entraves, porém você pode encarar como uma possibilidade de crescimento pessoal e profissional. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - no final, sempre podemos tirar algo de positivo. Mas o fato de ter mais responsabilidades e nao ter uma remuneração maior desde o primeiro dia - é algo que me incomoda bastante. Acredito que a remuneração vai vir dentro de alguns meses, mas é sempre um risco de voce ficar "esquecido" e o fato de nao ter poder para pressionar nesse momento também me incomoda. Mas acho que tem coisas positivas neste desafio.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. E a saúde pedindo atenção no meio de tudo isso.
    O sonho americano não é tão cor de rosa como pensávamos, mais com seu discernimento acredito que vai superar todos os pontos em questão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Soldado - tem a questao da saude que ainda estou cuidando. A alimentaçao ja esta melhor e ja estou vendo resultados - o acompanhamento com o medico sera feito novamente em tres meses e espero obter bastante melhora.

      Quanto ao sonho americano - eu ainda nao tenho nada a reclamar. As coisas que comentei no post nao sao problemas relacionados aos USA, mas sim a empresa onde trabalho e isso poderia acontecer também no Brasil. Acho que a emoção nos USA esta por vir, quando novamente perceberem o tamanho da farra de credito que tem por lá e esse ciclo economico de crescimento se encerrar. As correções prometem ser muito fortes - e por isso seria importante ter o green card antes disso. Quando vier a crise acredito que sera bem forte - devido aos fundamentos atuais da economia americana.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Olá, Executivo.

    "Então eu pergunto - foi uma promoção ou prejuizo?"

    Talvez seja a oportunidade da sua vida, aquela para a qual se preparou todos os dias e pediu em segredo para vir até você.

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Investidor - olha, a primeira vez que li sua mensagem, eu pensei "de jeito nenhum isso é a oportunidade da minha vida". Mas analisando com um pouco mais de calma, acho que voce tem razão - esquecendo o lado financeiro de alguns meses trabalhando com mais responsabilidade e com o mesmo salário; pode ser que quando a adequação for feita, eu ganhe um bom impulso para atingir minhas metas financeiras - além, obviamente do aprendizado e do desafio. Em ultima instancia, essa posição me coloca em um patamar mais alto no mercado e pode abrir oportunidades futuras ainda mais interessantes.

      Obrigado mesmo pelo comentário.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Caro executivo, lembre-se que promoção importa em prejuízo e que prejuízo importa em promoção.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Acredito que entendi a correlação que esta estabelecendo. Uma promoção importa em prejuizo em algo da minha vida (como tempo para familia por exemplo) e com esse prejuizo que se acaba atingindo promoções.

      Se eu entendi direito - eu tenho de dizer que nao concordo 100% com isso - mas é inegavel que é assim mesmo que funciona na maior parte das empresas. Quem quer crescer na carreira acaba tendo de ficar ate mais tarde, fazer projetos extras, etc...

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Sinceramente mais responsabilidade e o mesmo salário é CILADA. JAMAIS, nao tem green card que valha isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Tambem nao estou muito feliz com essa situação. Acho que o aumento de salario tem de vir junto com o aumento de responsabilidade desde o primeiro dia. O green card nao esta relacionado com isso - o que comentei é que se eu tivesse agora o green card em maos, então eu poderia sair a mercado e buscar outra oportunidade. Hoje, eu nao posso fazer isso - ao menos, nao posso fazer nos USA.

      Por esse motivo, vou monitorar para ver como será o processo com o RH para ter uma ideia de quando o ajuste será feito - eu imagino que no principio do proximo ano, mas é sempre bom ficar alerta.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Green Card EB-3 que estou tentando conseguir com minha empresa cara ta demorado. Agora com trump a fila está enorme pro Brasil e estao processando agora os aplicantes de maio de 2016. Comece logo ou desista...meu L1-A ta acabando e estou voltando pro BR até nao sair essa P de GC...colocando minahs coisas num storage. Boa sorte com a espera

      Excluir
    3. Ola anon - a fila para Brasil nao esta demorada. Da uma olhada na fila para India - mais de 10 anos de espera. O L1A normalmente leva em torno de dois anos para aplicantes do Brasil. Claro que esse tempo pode melhorar ou piorar, mas acredito que considerando as renovações (eu tenho no maximo sete anos para ficar por aqui) conseguirei a resposta do meu caso antes disso. De qualquer forma, pelo meu contrato a empresa vai aplicar somente em Junho do proximo ano.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Lógico que você pode ver o lado cheio do copo e levantar aspectos positivos: ter sido "o cara escolhido" para o desafio, ter essa oportunidade logo após chegar nos EUA, etc. Mas, pelo seu relato, essa não é a empresa que eu gostaria de trabalhar. Entendo que uma promoção para tal nível de responsabilidade deve vir acompanhada imediatamente de aumento do pacote de remuneração e benefícios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Samurai - concordo com voce. Ate por isso fiz esse "post desabafo". O problema e que nesse momento fica sempre aquela zona cinzenta se pode ser uma oportunidade futura ou não. E como ainda nao tenho meu green card em maos; essas mesmas maos estao atadas em relação ao mercado americano. O que posso fazer é procurar emprego na Europa ou voltar ao Brasil; mas nao acho que seria uma decisao boa nesse momento. Então ,tenho de monitorar de perto a questao com o RH para ver como o ajuste do meu salário vai ser feito.

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. Nesse momento não dá pra afirmar se foi promoção ou prejuízo, embora à primeira vista seja muito desagradável assumir tantas outras responsabilidades sem um upgrade salarial, esse pode ser apenas um "pedágio" para alçar grandes voos. A verdade é que você só saberá encarando o desafio, algo que, felizmente, você já fez!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola ministro - tudo bem ? É exatamente o que voce falou - mas na verdade eu estou encarando o desafio mais por falta de opção do que por vontade mesmo. O fato de nao ter green card me fecha as portas para mercado americano e eu acabei de chegar - nao penso em voltar tao cedo. Procurar algo na Europa seria uma opção, mas quero ver ate o inicio do ano como essa questao se resolve com RH para poder avaliar se será uma oportunidade para um patamar mais alto ou se é uma furada.

      Um grande abraço,

      Excluir
  8. Você sabe a reposta dessa pergunta, pois está há muito tempo no meio corporativo e sabe como o jogo é jogado. Movimento extremamente normal de qualquer organização: aumento de escopo e responsabilidade sempre vem ANTES de gratificação financeira, e qualquer tentativa prematura de trazer à mesa de negociação um pedido de equiparação salarial me parece ingênua.

    Por que a empresa teria que imediatamente trazer sua remuneração a um nível superior se você ainda não entregou suas metas e se consolidou no cargo?

    Menos 'direitos' e mais entrega. Mas quero acreditar que você já sabe disso.

    Abraços e parabéns pela promoção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Muito legal o seu comentário e voce tem razão - eu acredito que conheço um pouco de como o jogo corporativo funciona. Eu ja tive experiencias onde o aumento de responsabilidade vem antes da compensação financeira - é verdade. Mas eu também ja tive experiencias onde voce vem sendo observado e testado por algum tempo e, caso acreditem no seu potencial, então vem o aumento de responsabilidade e a compensação financeira ao mesmo tempo.

      Em grande parte o que ocorre é que voce é testado nas suas atividades atuais e tem de fazer o famoso "algo a mais" para provar que voce pode assumir mais responsabilidades. Quando a liderança esta convencida disso e surge a oportunidade (alem logico das questões politicas de relacionamento, indicações, etc...) então voce pode ser o escolhido e assume essa nova "cadeira" - e normalmente, a remuneração é ajustada pouco tempo depois. O problema que enxergo é que a perspectiva de ajuste é entre tres meses (Janeiro) ou seis meses (Março) - mas mesmo assim, digo novamente que voce está certo. Nao é o fim do mundo e, infelizmente, vem se tornando comum nas empresas.

      Meu atual chefe foi promovido há oito meses e ainda nao teve o ajuste dele.

      Muito obrigado pelo comentário e pela reflexão.

      Um grande abraço,

      Excluir
  9. Executivo Pobre, sabe dizer se as empresas americanas patrocinam o visto EB3? Ou é muito caro e as empresas preferem o H1b?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Pelo que eu vejo, poucas empresas vao na linha do EB3. O grande problema nao é o custo em si, mas o fato de que esse tipo de "Green Card" exige que o aplicante do visto e a empresa passem pelo "Labor Certification Process", que em resumo obriga a empresa comprovar que nao tem um americano apto para fazer a atividade. Então, salvo situações muito, mas muito, muito mesmo, muitissimo especificas - é muito dificil para as empresas conseguirem comprovar isso. O caminho alternativo é para profissoes que tem muita demanda nos USA como as relacionadas a area da saude - ai fica mais facil justificar porque o governo tem interesse em trazer esses profissionais.

      Um grande abraço

      Excluir
    2. É complicado. Imigração legal pros EUA é mais fácil o casamento mesmo, mas que americana queria um BR igual eu? kkkkk Austrália é uma opção mais viável, mas tenho um problema de saúde que pode ser negado o visto. Canada idem. Alemanha eu não quero, faz pouco sol e tem um idioma ruim e dificil. kkkkk

      Excluir
    3. Anon - se voce tiver interesse ou aptidao para profissoes na area da saude, como enfermagem ou tecnico em radiologia - voce terá portas abertas em muitos paises. Sao profissoes que tem demanda muito alta e com o envelhecimento da população estarão mais em alta ainda; além de ser bem remunerado .... esquece os enfermeiros do Brasil que ganham pouco; aqui nos USA eles ganham uma fortuna.

      Um grande abraço,

      Excluir
    4. Enfermagem nos EUA tem que ir lá e fazer o teste do conselho de enfermagem. Gasto é muito alto. Mas mesmo assim obrigado pela dica. Vou ver o que eu faço.

      Excluir
    5. Desejo sorte para voce anon ... realmente os gastos sao altos e as vezes impossibilita a tentativa. Espero que encontre uma alternativa bacana.

      Um grande abraço,

      Excluir
  10. Rapaz, torço por vc, mas vc ganhou uma "TROLHA". Um monte de bombas armadas que podem ou vão estourar a qualquer momento antes de seu Green Card.

    Há um tempo atrás vc mencionou sobre problemas de saúde. Houve a adoção de novos hábitos, exercícios, dietas. Entretanto, vc terá mais stress, menos poder de fogo, menos tempo livre para família e exercícios.

    Não seria o caso de se pensar se não é melhor tentar a vida na Europa longe do Inferno Corporativo? Olhe sua saúde. Vc não tem amis 20 anos de idade....

    Sobre mim, não tenho filhos nem quero ter por saber que é muuuuuuiiiiiito caro educar e cuidar bem de uma criança. Li uma vez que criar um filho "custa" mais de 1 milhão de reais no Brasil. Não tenho como arriscar esse dinheiro futuro. Preciso sobreviver.

    Sou o anon que sempre fala a respeito do serviço público. Quero chegar ao primeiro milhão esquecer trabalho e ir morar numa cidade pequena com pouca violência. Ainda existem cidades assim no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? O que voce menciona sobre as potencias "bombas" que podem estourar antes do meu green card é exatamente o risco que eu também enxergo. E para nao deixar as coisas estourarem, sera necessário sim - mais horas de trabalho e um esforço maior do que tinha na função anterior.

      Voce pergunta se nao seria o caso de tentar a vida na Europa longe do inferno corporativo - eu adoraria isso. Mas tem um problema, eu ainda nao tenho a minha IF entao teria de trabalhar. Minha profissao e formação acaba me levando para atividades no mundo corporativo, apesar do que o mestrado me permitiria migrar para o mundo academico (onde também tem seus problemas, competições, demandas e politicagem no mau sentido da palavra).

      Uma alternativa seria ir para Europa e trabalhar em algo mais simples - procurando mais a satisfação pessoal do que a remuneração. Talvez seria uma opção - se eu vender meu apartamento e considerar o patrimonio atual eu chegaria perto de 1 milhão de reais. Vou usar 1 milhão só para facilitar a conta.

      Se eu considerar a taxa de retirada de 4% - eu teria algo como 40.000 reais ou 10.000 dolares por ano - vamos jogar para Euros e eu teria algo proximo de 8.000 euros / ano ou 666 euros por mes. Ainda acho que a conta nao fecha, mesmo com um emprego part time ou mais "tranquilo" do ponto de vista do stress - talvez eu aumentaria minha renda em mais 800 ou 1000 euros. E com a senhora EP talvez conseguissemos dobrar isso. Na melhor das hipoteses, eu teria uma renda de 2600 euros, que apesar de ser maravilhosa para Portugal, por exemplo; ainda faltaria muito para alguns outros paises.

      Entao acho que ainda terei alguns anos de mundo corporativo pela frente.

      No seu caso, a decisçao de nao ter filhos é totalmente acertada do ponto de vista financeiro. Qualquer conta que fizer, filhos sempre vao trazer um gasto adicional. Se a decisão for 100% racional - realmente nao tem como discutir. Se voce trouxer o aspecto emocional para a conversa, ai a coisa muda de figura. Mas eu entendo muito a sua decisão.

      Um grande abraço,

      Excluir
  11. Realmente é complicado quando as responsabilidades e o trabalho aumentam, mas o salário se mantém igual. Porém, vamos ver se em Janeiro aumenta e como vão ser os aumentos no próximo ano.

    Esse sacrifício faz sentido, se daqui a uns anos, colher muito mais!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola DIL - tudo bem ? Pois é, a expectativa é essa mesmo - que o esforço atual vai valer a pena no futuro. Alias, essa é a mesma expectativa que todos nos temos quando economizamos e investimos - esperamos que vai valer a pena no futuro.

      A unica coisa ruim é que nesse caso especifico eu nao tenho muito alternativa - e isso me incomoda um pouco. Por isso mencionei que se estivesse de posse do green card eu poderia ter um poder de barganha maior. Mas isso também nao é o fim do mundo - tenho de monitorar quando o ajuste vai ser feito, mas de qualquer forma, é uma renda mextra no futuro e isso me coloca mais perto da IF.

      Um grande abraço,

      Excluir
  12. Olá Executivo!

    Obrigado por compartilhar suas experiências internacionais conosco afinal cases assim é sempre bem vindo e revigorante para o nosso próprio crescimento intelectual.

    Sobre o seu caso em questão também estou de acordo com o anonimo 16:44 pois é assim que a banda toca no meio corporativo. Querer aumento salarial instantaneamente com a vinda de novas atribuições é o desejo de qualquer um, ainda mais quando estas novas atribuições ameaçam nossos planos.

    Infelizmente ou felizmente as coisas nunca acontecem do geito que a gente imagina e muitas vezes fogem do nosso controle em algumas situações. Então o que lhe resta é meter o peito cabeludo pra cima eencarar o desafio de frente. Mostrar ao que voce veio. Você está sendo testado e não deve ser subestimado.

    Considere este entrave momentaneo como um desafio e uma oportunidade de crescimento+amadurecimento, ainda mais estando em outro país.

    Pra cima deles cachorro loco

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola mestre - tudo bem ? Que legal ter voce por aqui. Obrigado pelo seu comentário motivador. Como eu disse para o anon também - voces tem razao. Em ultima analise, se trata de uma potencial renda extra (quando o salário for ajustado) e isso me coloca mais perto da IF. Além disso, vem se tornando mais comum voce ser promovido e o ajuste vir tempos depois - as vezes, muito tempo depois.

      Mencionei o caso do meu atual chefe, que foi promovido oito meses atras e ainda nao recebeu seu ajuste - parece que vao arrumar em Dezembro. Estou aguardando essas cenas do proximo capitulo da "novela" dele, porque ja vai me dar uma indicação do meu caso. Ja estou trabalhnado com um panorama de ajuste em Março - quando escrevi o post pensava em Janeiro - porque depois de algumas conversas com meu chefe, e entendendo melhor o que vem acontecendo com ele, percebi que nao estamos com muito poder de negociação.

      Mas o negocio é ir para cima e trazer o resultado - se nao vier o salário aqui, pelo menos vem os resultados que podem me alavancar em uma oportunidade em outra empresa.

      Um grande abraço,

      Excluir
  13. Na minha visao a empresa perde muito com esse tipo de atitude, ficam de migué por causa de pouco dinheiro e acabam perdendo mais dinheiro ainda com a falta motivação do funcionario, ainda bem que você é um cara diferenciado e vai tentar fazer a diferença msm assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marco Antonio - tudo bem ? Sim - também acho que a empresa perde bastante e até por isso eu escrevi esse post para mostrar um pouco da minha insatisfação. Mas como disseram alguns anons e outros colegas nos comentários acima - isso vem se tornando mais comum no mundo corporativo.

      A tentativa da empresa é de motivar o cara com novo titulo, com mais status e responsabilidade - e por incrivel que pareça tem muita gente que fica feliz por ter um novo titulo. Tem uma menina aqui que foi promovida recentemente e nao vai ter nenhum tipo de compensação financeira, mas esta super feliz porque pode "ostentar" o novo titulo.

      Temos de tomar cuidado para nao cair nesse tipo de armadilha.

      Um grande abraço,

      Excluir
  14. Curiosidade EP: Caso vc não entregue as metas dessa nova posição, pela sua experiência no meio corporativo (não só nessa empresa atuaal), vc acha que seria cogitada uma demissão?? Pergunto pq como vc foi escolhido pra apagar incêndio, vc não acha q poderia ficar um pouco "queimado" ou "perder pontos" mas nunca imaginei que um pior cenário possa ser considerada a demissão ...

    Ps. Acho que negociar o aumento após entregar alguns resultados pode ser um super oportunidade... seria como estar alavancado numa operação, ou uma call OTM, ou como estar a !! Cara, obvio que o ideal seria já receber a adequação do salário, mas pensa na moral que vc vai ter pra negociar esse aumento com alguns resultados em mãos!!!! (Lembrei até daquele filme do Jerry Maguire) Pra ficar perfeito só se vc já tivesse o green card ...

    Abraço
    Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Victor - tudo bem ? Eu acho que uma demissão é improvavel (nunca impossivel). O profissional que estava nessa posição antes e nao entregou os resultados nao foi demitido; "apenas" foi encostado em uma posição sem muita influencia na empresa. Talvez va ser demitido no futuro, mas por hora nao ocorreu nada de mais grave.

      Acho que dá para entregar ao menos resultados melhores do que os atuais e com isso ja teria material para "vender" o desempenho. Na verdade, acho que será possivel entregar um resultado bem melhor - mas a posição esta exposta politicamente porque existe muitas reclamações em relação a gestão anterior; entao a area esta um pouco vulneravel a criticas se ocorrer qualquer falha.

      O mundo ideal diz que com os resultados voce consegue negociar melhor a remuneração, mas minha experiencia mostra que esses ajustes dependem muito mais do ambiente, da politica, dos comentários ... do que exatamente do desempenho. Então, se eu conseguir reverter a imagem, acredito que poderei sim endurecer um pouco mais na negociação. Como eu disse, o problema é nao ter o green card - a empresa também tenta utilizar isso a favor porque sabe que é um jeito de manter os custos mais baixos, pelo menos por enquanto. Eu sei que é uma mentalidade equivocada, mas é a realidade.

      Da minha parte é fazer o planejamento estrategico para 2019, definir as ações, motivar o time e correr atras para fazer um trabalho muito bom e "vender" bem o desempenho do time. Até porque alem do meu salário, eu já descobri que tem pessoas no time também com o salário defasado e vou ter de brigar com RH para ajustar isso.

      Um grande abraço,

      Excluir
  15. EP parabéns pela oportunidade, apesar da contrapartida financeira não vir agora, esta é uma bela oportunidade de crescimento. Somos muito sedentos pela gratificação financeira, mas se você fizer entregas a contento, terá superado grandes desafios e subir alguns degraus a mais, estará em outro patamar.

    É uma oportunidade de crescimento, aprendizado, uma forma de se tornar "melhor" e mais valioso a cada abacaxi descascado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Eu nao tenho duvida de que esse desafio vai me alçar a um patamar maior no mercado. Para qualquer futura mudança de emprego, eu estarei avaliado em um patamar mais alto.

      A duvida é se a recompensa virá aqui na empresa atual ou no futuro (depois do green card) em outra empresa. Essa é a duvida que tenho - mas no momento, só me resta correr atras dos resultados, fazer uma boa propagando do time e tentar negociar a remuneração em um futuro nao muito distante (eu espero) ... rsrsrs

      Um grande abraço,

      Excluir
  16. As empresas mesmo em nível maior de hierarquia querem extrair o máximo do profissional com ajustes menores nos proventos. Creio que deve agarrar como uma continuidade do seu trabalho que preparou tantos meses para ir aos Estados Unidos. Só espero que não atrapalhe o seu tempo junto a sua família que no final é a coisa mais importante de nossas vidas. abraço executivo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Beto Fiscal - tudo bem ? Voce esta correto - muitas empresas tentam extrair o maximo possivel. Tem o caso de uma pessoa que veio para cá que pegou um momento que o diretor de RH estava precisando atingir uma certa meta e ai a negociação foi muito dificil e o resultado é que a pessoa ganha cerca de 73K por ano quando outros colegas na mesma função ganham entre 95 e 100K por ano.

      Claro que isso é um caso muito especifico, mas serve para nos alertar sobre a necessidade de prestar muita atenção nessas negociações. Meu salário esta em linha com o mercado para a função anterior; mas para essa nova função preciso de aproximadamente 10 - 12K adicionais para estar em linha com o mercado ... creio que sera uma negociaçao nao muito dificil, o problema sera o tempo para conseguir isso; mas a oportunidade continua sendo interessante sobre o ponto de vista de crescimento de carreira.

      Um grande abraço,

      Excluir
  17. Olá EP, tudo certo?
    É promoção sim, mesmo que não tenha acréscimo patrimonial imediato sua carreira pode melhorar muito com essa experiência.

    Seria interessante você realizar um controle do acervo de "processos" que você tinha antes da nova responsabilidade com os atuais processos, pois na hipótese de você ser repreendido terá argumentos para comprovar a realidade dos dados, etc...

    Abs e sucesso na nova empreitada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Patrao - manter o historico e copia das mensagens é algo imprescindivel. Agora mesmo, coisa de uma semana atras, eu estava fazendo uma limpeza na caixa de emails e decidi que iria deletar uma pasta com mensagens de um projeto já bem antigo. Na ultima hora eu decidi manter e criei uma copia das mensagens no meu HD externo. Não é que nessa semana uma situação apareceu e precisei usar as mensagens do passado para mostrar quem tinha autorizado comprar um item com sobre-preço por causa da urgencia no momento e com isso acabou estourando o orçamento do projeto ?

      Imagina se eu nao tivesse as mensagens guardadas - poderia estar em maus lençois. É sempre muito importante registrar o que se faz e manter as copias dos documentos.

      Um grande abraço,

      Excluir
  18. Não sei se é aplicável na sua posição de diretor; mas entendo ser fundamental fazer um trabalho de prestação de contas.

    Em seguida definir quais projetos devem ter maior atenção.

    Avaliar se tem o ferramental necessário para a missão.

    Por fim, estabelecer laço de confiança para os bons funcionários. E se tiver alguém com competência abaixo de vc com perfil de liderança; delegar parte do trabalho também.

    Trabalhar as expectativas é o melhor nesses casos,ou seja: não é que vc não consegue(na vdd é dada a qtde de projetos) e sim os cenários que te colocaram.

    Em resumo, você não pode garantir milagres,mas fará o melhor com o que você tem onde está =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Kanner - tudo bem ? O principal é trazer os funcionários para jogar no seu time e estabelecer uma boa relação com eles. Eu ja percebi que tenho dois funcionários que estao com salário defasado - ja estou brigando por aumento para eles. Ja consegui para um deles e agora falta o outro. Esse tipo de atitude mostra aos funcionários que voce esta preocupado com eles.

      Definir as metas e avaliar os recursos disponiveis faz parte do trabalho diariamente - mas a minha preocupação é com a responsabilidade extra. Voce passa a gerenciar pessoas em diversos paises, outras culturas, projetos atrasados e que precisam ser recuperados, um monte de items que tem de ser corrigidos ... eu nao tenho duvida que, no longo prazo, é uma oportunidade, pois assim que conseguir colocar as coisas nos trilhos - é uma excelente janela.

      Mas como toda oportunidade de exposição também existe mais risco.

      Um grande abraço,

      Excluir
  19. EP, vc mora num suburbio americano? O que vc acha deles? Eu realmente sou fã deles. Vindo do Brasil parece coisa de outro mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - sim, eu moro em um suburbio americano. Fica cerca de 40 minutos do centro da cidade, mas por sorte a empresa fica localizada bem nos limites da cidade e por isso meu tempo de deslocamento é de uns 10 minutos de carro.

      Eu acho os suburbios americanos uma coisa espetacular. Voce tem toda a estrutura de que precisa e parece que esta vivendo em uma cidade do interior, mas muito proximo dos grandes centros. Para fazer isso no Brasil é muito dificil - preciso mudar o modo como planejamos as cidades e a vida em geral.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Pra quem vem de apartamento no Brasil é uma grande diferença.

      Excluir
  20. As empresas sempre dão um jeito de explorar mais e pagar menos. Pelo jeito vc vai ter serviço extra no fim de semana. Tempo que poderia ser usado para cuidar da saúde.

    Agora é batalhar para chegar mais rápido ao milhão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - acho que depende da empresa, depende do momento da empresa e depende da chefia. Eu fui promovido muitas vezes ja com a remuneração adequada desde o primeiro dia .... mas ja aocnteceu algumas vezes do ajuste vir depois - como parece que vai ser esse caso. Ja aconteceu, inclusive, de o ajuste salarial nunca vir e eu trabalhar com responsabilidade extra mas sem a remuneração extra.

      Meu chefe fez a avaliação de desempenho dele e sofreu bastante. As coisas estao mais apertadas por aqui - mas acho que em ate uns seis meses, as coisas devem se ajustar.

      Em ultimo caso, com green card na mao eu tenho a possibilidade de explorar o mercado americano ... e se nao tiver o green card, eu tenho passaporte portugues e posso explorar oportunidades na Europa.

      Um grande abraço,

      Excluir
  21. Sou o anon de 13/09, das 17h05.

    Rapaz, na torcida por vc.

    Vc acha que em 10 anos consegue a IF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pergunta interessante anon. Eu fui verificar aqui na minha planilha com o planejamento de aportes e considerando rendimento de 6% ao ano. Os numeros para Dezembro / 2028 são os seguintes:

      USD 628.236 e BRL 2.387.300

      Levando em consideração que nesse valor nao esta incluido meu apartamento no Brasil e que os aportes sao ajustados pela inflação, então teoricamente esse valor de patrimonio seria ja descontando a inflação. Acredito que com 2,3 milhoes de reais poderia dizer que atingi a independencia financeira no Brasil.

      Ja em relação a IF em dolar - com USD 600K eu poderia retirar 4% anualmente, que seria 24K (valor ainda muito baixo) - teria de ter um patrimonio maior, ja que minhas despesas anuais sao em torno de USD 50K, ou seja, precisaria de patrimonio de USD 1.250.000 que eu devo atingir somente em Dezembro 2035; ou seja, em 17 anos.

      Para esses calculos nao estou considerando potenciais aumentos e tampouco trabalho da Sra EP.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. E ficar um tempo numa cidade do interior do Brasil com qualidade de vida e poucos crimes?

      Por incrível que possa parecer, até no interior do estado do Rio há cidades pequenas sem assassinatos, sem violência. Acho que valeria apena , depois da IF em reais, a ficar uns anos até atingir a IF em USD.

      Excluir
  22. Acho que serão pelo menos 6 meses, no mínimo com mais trabalho e o mesmo salário. Aí vc poderá pleitear uma melhor remuneração. Mas até sair o greencard vc vai ter de trabalhar mais nos fins de semana.

    Sem dinheiro de IF, viver no exterior não é fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Concordo com voce - acho que serão uns seis meses também ... esperava que fosse tre meses, mas ja estou reformulando meus planos. Mas se esperar sair o green card, muito provavelmente eu mudo de empresa - ja que tenho recebido boas ofertas por aqui. Mas nunca sabemos - vamos ver como estará o mercado e como as coisas vao acontecer daqui para frente.

      Um grande abraço,

      Excluir
  23. Estou em uma p duma situacao parecida que a sua. Estou com L1 nos EUA também e me jogaram muita coisa nas costas de responsabilidade. Minha saúde se foi. Eles sabem que se eu pedir as contas vou ter que voltar para o Brasil e ai eles ABUSAM e muito do empregado aqui.
    O que faria vc numa situacao assim. não aguento mais mas por outro lado ganho bem...nao sei oq fazer... opiniao?

    ResponderExcluir