quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Atualização Patrimonial AGO/18 - R$427.494,97 (+4,01%)

Ola pessoal - tudo bem ? Muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo por aqui, desde mudanças no campo profissional ate, infelizmente, um problema de saude que estou enfrentando. Mas vamos a atualização por partes:

Cerca de duas semanas atras, eu estava jantando e comecei a sentir um pouco de tontura. Logo após, essa tontura passou e eu fui assistir uma serie no Netflix com a Sra EP. Depois de algum tempo, eu peguei um chocolate como sobremesa e logo comecei a sentir tontura. A Sra EP sugeriu verificar a minha glicemia e realmente estava alta. Agendei uma consulta no médico, fiz exame de sangue para verificar como estava a situação e, imediatamente cortei açucares e carboidratos da minha dieta. Agora estou tomando um medicamento e seguindo uma dieta low carb para perder um pouco de peso e reverter essa situação, ja que meu corpo começou a apresentar intolerancia a insulina. Nestas duas semanas já perdi 7 quilos, somente alternando um pouco a alimentação - realmente é impressionante como eu estava me alimentando mal e caindo na rotina de pressão do trabalho.

Falando na rotina, eu também comecei a sair no horário novamente. Claro que na maior parte dos dias eu inicio o trabalho mais cedo (cerca de 07:00 pela manhã), mas estou tentando manter o horário de saida. Isso vem ajudando porque chego em casa e vou fazer uma caminhada com o Estagiário Pobre (ele vai no carrinho dele ... rsrsrs) e isso também me ajuda no processo de "descompressao" e acabo aproveitando mais a noite com minha familia. Outra tecnica que estou usando é nao olhar mais emails depois das 20 horas (sei que 20 horas é já bastante tarde), mas eu estou em uma nova posição agora e lido com a região Americas inteira e isso significa que oito horas aqui, ainda sao 6 ou até 5 horas em outros locais que tenho equipe trabalhando.

Falando dessa nova posição (vou fazer um post a respeito) vou adiantando aqui que devido uma "bobeada" de um diretor na região onde estou trabalhando, a diretoria corporativa decidiu fazer alterações na estrutura e isso abriu uma nova posição de trabalho e eu estou responsável por um departamento diferente do que eu trabalhava anteriormente (ainda dentro da mesma area), com uma abrangencia um pouco maior, mas com certeza bem mais desafiador do que a atividade anterior. Quando cheguei ja peguei um "passivo" grande e as primeiras semanas sao cruciais para cirar uma boa impressão e indicação para a Diretoria Corporativa que eles tomaram a decisao correta com a mudança - só que isso significa muito, muito trabalho a mais. E ainda nao sei exatamente qual vai ser o meu aumento de salário (olha a cilada, Bino !!! ).

Pois é, muito trabalho a mais e uma indefinição sobre o aumento de salário. Indefinição sobre o valor e sobre quando ele será aplicado apesar da promessa de ser ate o final do ano.

Falando agora do patrimonio, esse mes eu tive uma grande ajuda (ou prejuizo ?) por causa do cambio. A valorização do dolar frente ao real me deixou com patrimonio maior em Reais e com patrimonio menor em Dolares - isso vai acontecer ate eu mover todo meu patrimonio em Reais para cá; mas somente vou analisar essa opção após as eleições quando o cenario politico estiver influenciando um pouco menos no cambio. 


Como voces podem ver, já recuperei parte do patrimonio que utilizei para comprar meu carro por aqui e mesmo com despesas extras, foi possivel fazer um aporte razoavel. De toda forma, meu foco é aumentar o maximo possivel o patrimonio esse ano, pois a meta inicial de 400K ja foi atingida.

De acordo com o planejamento, eu devo atingir o famoso um milhão de reais em 4 anos. Então, estou usando essa meta de medio prazo como motivação. Talvez eu atinja a meta antes disso caso eu concretize a venda do meu imovel no Brasil. Já o um milhão de dolares vai demorar um pouco mais - cerca de 15 anos.

Mas o importante é ir aproveitando a jornada - cada vez mais experiencias e desafios.

Um grande abraço,

24 comentários:

  1. É ótimo, ter uma boa alimentação! O dinheiro é importante, mas a saúde é tanto ou mais!

    Ótimas metas! Uma de médio prazo e outra de longo prazo, isso ajuda a conquistar os objetivos propostos.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola DIL - tudo bem ? Realmente eu tive de alterar a alimentação para poder regular um pouco mais meu organismo. Um outro problema grande é o fato de trabalhar sentado o tempo todo. Eu preciso arrumar atividades para movimentar mais o corpo - iniciei com a caminhada de 1 hora pois ainda nao estou pronto para esportes de maior impacto. Mas pretendo evoluir para corrida, pois é algo que se pode praticar em qualquer lugar e nao exige uma estrutura muito grande.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Legal hein Executivo! e melhoras ai. Saúde é nosso maior bem.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola II - tudo bem ? Sem duvida, saude é o bem mais precioso. Ja alterei a alimentação e estou mantendo firme a dieta - ja perdi um peso consideravel. Também estou me movimentando um pouco mais e vou monitorar de perto para poder manter a saude. Imagina chegar a um determinado patrimonio e nao poder curtir porque nao tem saude ? Isso seria muito ruim.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Isso ai E.p.
    Abraco e corte esses doces rsrs.
    Voce usualmente ingere muito acucar?
    Melhoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola R.R - tudo bem ? Nao sou muito de comer doces exatamente. Mas acabava ingerindo muito açucar presente em bebidas (sucos industrializados). Cortei completamente isso e agora estou bebendo cha gelado (sem açucar) com limão e, dependendo da ocasião, alguns sucos verdes.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Como assim +4%...explica ai quais os ativos que renderam esses 4%.
    Aporte não é rendimento muito menos converter FX!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Aporte nao é considerado rendimento e nao esta considerado no rendimento do mês.

      Agora se voce considerar moeda estrangeira como um ativo, esta explicado de onde vem a valorização do patrimonio (além, claro, do aporte realizado). Lembre-se que muitos investidores adotam o conceito de investimento em moeda estrangeira.

      Então, basicamente - meus dolares valem mais reais. Porem meu reais valem menos dolares ... ainda assim, no total meu patrimonio valorizou cerca de 4% nessa conta.

      O que eu queria mesmo que amanha ou depois ocorra uma grande valorização do real frente ao dolar - queria que voltasse 1 para 1 - porque ai eu transferia cerca de BRL 190K que tenho no Brasil imediatamente para cá; além de vender meu apartamento (colocando um desconto grande) e ainda iria trazer cerca de BRL400K para cá .... ja imaginou trazer cerca de BRL590K com cotação de dolar de 1 para 1 ? Realmente facilitaria minha vida - sera que se o Bolsonaro vencer o dolar chega a 1 BRL ?

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. 1 pra 1? NUNCA mais, não sonhe, isto significaria a economia brasileira ficar muito mais forte que a americana....isso é impensável. Quando EUA cai o mundo sofre...está sofrendo quando sobe imagina qdo inverter.
      Publique seu patrimonio em dolar entao nao em real se ta morando fora e nao voltará mais pra cá assim vc nao fica se enganando que seu patrimonio aumentou 4% qdo em dolar/euro na verdade encolheu !

      Excluir
    3. Ola anon - pois é ... também nao acho que vai voltar a 1:1. Apenas utilizei o exemplo para voce ver como é importante acompanhar a evolução / variação cambial. Ninguem esperava 1:1 na epoca do FHC e isso ocorreu.

      Eu monitoro o meu patrimonio em tres moedas diferentes: Reais, Dolares e Euros. A decisão de onde eu vou passar minha aposentadoria irá ainda ser tomada - mas a principio nao tenho intenção de voltar ao Brasil. Nao publico o patrimonio em dolares (apesar de ter o controle nessa moeda) porque nao seria facil comparar com os colegas onde eu particippo do ranking de patrimonio desde 2014 e acho uma coisa muito legal.

      Mas, usando a sua ideia, a partir do proximo mes eu irei publicar em Reais como sempre faço; mas vou colocar a comparativa em dolares - assim todos poderão também acompanhar o reflexo da variação cambial.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Rapaz, a vida corporativa é pedreira. Cuidado com a saúde.

    Aoproveite e coloque o Estagiário Pobre para participar da malhação em casa. Em vez de ficar de bobeira ele pode servir como peso para treino, rsss. As crianças devem entrar no ritmo.rrrsss

    E a patroa vai trabalhar ???


    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? A vida corporativa é bem complicada, dependendo da equipe e da liderança que voce trabalha. Tem horas que o pessoal colabora, tem horas que a colaboração nao é tão grande, tem horas que a puxada de tapete é forte, ou seja, tem diversao para todos os momentos.

      Por isso é importante a educação financeira e entender o jogo, pois se voce sabe as regras voce tem com odecidir se quer jogar ou nao quer jogar ... se voce nao entende as regras, voce vira uma peça na tabuleiro.

      A Sra EP deve começar a trabalhar assim que o Estagiário Pobre começar a ir para escola. Nesse momento, nao vale a pena arcar com o custo da escola - boa parte do salário dela iria ser destinado a essa despesa e achamos que nao compensa a mudança. Ela tambem esta pensando se deve voltar a estudar algo por aqui - como ela tem dooutorado em uma determinada area que é bem remunerada por aqui, talvez seja interessante voltar a estudar algum tempo para conseguir os creditos necessários para revalidação do diploma e atuar na area de formação dela.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Bicho, arrume um esporte que lhe dê prazer, e lhe garanto que não sofrerá mais com nada

    Viciei em corridas (comecei no ciclismo) e já to pensando em maratona pro ano que vem.

    Parece absurdo, mas isso só em 12 meses, sendo só uns 6 de treino sério

    É a melhor coisa do mundo!!!!

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola animal - tudo bem ? Voce esta repleto de razão. Eu sempre gostei muito de esportes coletivos (jogar futebol ou volei). Preciso achar um pessoal aqui para voltar a praticar esporte. Mas como as vezes é muito complicado ter varios jogos na semana, estou querendo adotar a corrida também - acho que os maiores beneficios estao relacionados a não precisar de grandes equipamentos (um tenis já resolve) e poder ser praticado em qualquer lugar.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Procure por grupos de corridas na sua cidade, com certeza deve ter.

      Como vc está voltando agora, sugiro fazer uns três meses de academia, como essa sugerida pelo Frugal, pra ganhar um pouco de massa muscular e condicionamento.

      Bons treinos!

      Não se esqueça, tem que chegar com saúde na velhice, pois não dá pra recuperar depois...

      Excluir
    3. Outra excelente ideia - deve ter grupos de corrida sim. Vou pesquisar melhor e com certeza fazer o acompanhamento com fortalecimento dos musculos e a preparação necessária. A indicação do medico é realmente sair do sedentarismo e começar a movimentar para perder peso.

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. EP, eu malhava numa academia que se chamava LA Fitness. É uma rede aí nos EUA, pagava apenas 50 dolares, malhava, nadava, depois ia pra Jacuzzi. Era a melhor parte do meu dia. Tomava banho quente e gastava o sabonete e o shampoo da academia, já ia bonito, cheiroso e limpo no metrô, chegava em casa jantava e dormia, vale muito a pena. kkkk abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Frugal - tudo bem ? Ouvi falar bastante da LA fitness. Aqui perto custa ate menos de 50 dolares - acho que o pessoal esta pagando 39 dolares ou algo assim. Tem uma a um minuto andando de distancia da minha casa - vou fazer uma visita e entender melhor como funciona. Obrigado pela dica.

      Um grande abraço,

      Excluir
  8. Fala EP, tudo certo?
    Comecei a acompanhar seu blog, abs e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola patrao - tudo bem ? Muito obrigado pelo comentario e pela participação. Vou adicionar voce aqui no blogroll assim também posso acompanhar suas postagens.

      Um grande abraço,

      Excluir
  9. seriam -4% em dolar, pense nisso para nào se enganar ! abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - em dolares seria uma queda de -4,9% / em euros seria uma queda de -5,2% / em reais seria um aumento de +4% ... como disse ao outro colega anon, nao existe a possibilidade de ninguem se enganar porque monitoro o desempenho do patrimonio em Reais, Dolares e Euros. Publico o patrimonio em reais (tanto com aumentos ou quedas) porque participo do ranking de patrimonio desde 2014 e é uma coisa que tenho bastante apreço e acho muito divertido também.

      A partir do proximo fechamento, eu vou continuar publicando em reais pelos motivos que já citei; mas vou incluir no final o resumo do acompanhamento em dolares - então teremos as duas informações e o debate fica mais produtivo e completo.

      Um grande abraço,

      Excluir
  10. Tenho diabete, quando comecei com a pré diabete uma coisa que me atrapalhou muito foi gordura no fígado, se conseguir viver em um dieta com baixo consumo de carboidrato já é meio caminho andado para evitar mal maior... se tiver pré-disposição não tem jeito, um dia vai ter diabete, mas isso pode ser lá para frente, mas se desde já você controlar, terá uma vida tranquila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Stifler - tudo bem ? Sim - diabetes é um problema grave e eu estou tomando cuidado com a questao da gordura no figado. Estou monitorando a minha glicemia com 4 medições diarias e, felizmente, os valores ja baixaram muito somente com o controle da dieta. Com os exercicios e perda de peso deve melhorar ainda mais.

      Um grande abraço,

      Excluir