quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Orçamento Mensal (Set/18)

Ola pessoal - tudo bem ? Agora as coisas estao melhorando um pouco por aqui - ja tenho os moveis em casa, tudo no seu lugar e ja estou um pouco mais adaptado a função nova e também já comecei a mapear as ameaças dentro desse novo contexto.

Alguns funcionários ficaram felizes com a minha promoção, outros nao gostaram muito - faz parte do jogo. O importante agora é mostrar alguns resultados rapidos para começar a conquistar a comfianca do time e da liderança.

Mas vamos as despesas do mês e como ficou o orçamento.


Indo diretamente ao principal numero - o aporte do mês foi muito proximo do planejado. Faltou apenas USD 13 dolares; que eu dei uma raspada nas gavetas e na carteira e completei o aporte do mês - totalizando os USD 1.300,00

Aluguel e luz totalmente dentro do esperado. Entretanto, o gasto com agua foi maior do que o esperado. Eu recebi visitas por um mes e ja esperava esse aumento - também no proximo mes deve ocorrer algo parecido já que estou recebendo mais visitas por duas semanas.

Internet, TV e Celular dentro do esperado - sem novidades. O gasto com manutenção da casa ficou USD 13 dolares acima do esperado, pois tive de comprar um pouco mais de veneno para passar nas portas e janelas e tambem comprei um verniz para passar em alguns moveis que trouxe do Brasil.

O gasto com combustivel ficou abaixo do planejado já que recebi uma "ajuda" das visitas com o valor do combustivel. Nada mais justo ja que estava levando eles para passear.

O gasto com compras ficou quase USD 100 acima do planejado - exatamente pelo motivo que citei anteriormente - receber visitas em casa. Acabei gastando um pouco mais em petiscos e bebidas. No proximo mes, acredito que o impacto vai ser menor apesar de ainda estar recebendo visitas.

O gasto com restaurantes foi quase o dobro do planejado - aqui será preciso ajustar. Mas, é bem complicado quando se recebe visitas, já que eles estão passeando - mas voce está morando no local. De toda forma, fomos em alguns restaurantes diferentes e conhecemos locais novos. Então, no final vale a pena - pois conseguimos manter o aporte planejado.

Os gastos com remedios extrapolaram o orçamento, pois eu tive de também comprar remedios para mim. Então, esse gasto nao estava planejado e afetou um pouco o orçamento - nao devo ter esse gasto nos proximos dois meses e devo ter novamente no mes seguinte.

Como conseguimos economizar na questão de viagens - todos os passeios que as visitas fizeram foram passeios locais, então foi possivel economizar esse dinheiro e atingir a meta de aporte do mes.

No final eu fiquei bem contente porque com os gastos extras (inclusive despesas de remedio), eu estava preocupado com o aporte. Felizmente, esse mes ficou dentro do planejado.

Terei de tomar um certo cuidado porque ja estou vendo algumas despesas extras no proximo mes - estou novamente recebendo visitas (o que é sempre legal) e terei despesas para comprar uma cadeirinha para o carro. o Estagiário Pobre ja atingiu o limite de altura e peso para o bebe conforto dele e terei de migrar para a cadeirinha antes do planejado.

Mas então é isso pessoal - meta do mes atingida e USD 1.300 aportados.

Um grande abraço,


24 comentários:

  1. Muito bom EP.
    Só uma observação, seus gastos com aluguel ou mortgage são qse 42% do seu orçamento. Isto está bem alto. Recomendável é abaixo de 30%. Sei que vc deve ter n motivos mas pense nisso. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola AA40 - tudo bem ? Essa é a despesa que mais me incomoda ... o aluguel esta representado 32% da minha renda - é muito alto. Olha - acredite em mim, eu procurei muito para achar local mais barato - os preços aqui sao absurdamente altos. Tem uma procura grande para a cidade que vivo porque as escolas sao muito boas ... mas essa procura esta fazendo o preço subir demais.

      Para voce ter uma ideia - eu pago USD 1.795 de aluguel. Se eu comprar a mesma casa, no mesmo "community", tudo igualzinho ... eu pagaria em um mortgage de 15 anos uma parcela de USD 2.029.

      Se eu for para um mortgage de 30 anos, eu pagaria parcelas de USD 1.364

      Estou analisando com calma, mas esta dificil fechar os numeros que justifiquem eu alugar o imovel para sempre e nao comprar daqui alguns anos.

      Mas minha intenção é aguardar um pouco mais - e vendendo meu apartamento no Brasil e dando o valor como entrada, eu reduziria ainda mais o valor das prestações. Em caso de eu conseguir financiamentos com as taxas de 4%, nao valeria a pena dar uma entrada grande já que o rendimento histórico no mercado acionario por aqui é de 7%.

      Muitas coisas para pensar, mas estou muito incomodado com os valores por aqui. Ao mesmo tempo nao queria morar muito afastado do trabalho porque estou adorando levar 10 minutos para chegar em casa. Vou ter de pensar como dar os proximos passos.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Entendo. Quando eu mudei para ai eu optei por morar perto da empresa e ia a pé, cerca de 8 minutos e pagava $1280 1 Bedroom. Ai depois de uns 9 meses decidi mudar para um bairro mais afastado, filho nasceu e tal, com aluguel a $980 p/ 2 BR. 15 minutos de carro que as vezes chegava a mais de 1 hora com transito. É um trade-off de comodidade por poder aportar mais em dólar e no final não arrependi pois tenho uma grana a mais investida ai agora. Abcs

      Excluir
    3. Pois AA40 - eu acho que vou ter de tomar uma decisao parecida - ir morar um pouco mais distante para economizar um pouco no aluguel. E torcer para chegar uma crise (muitos economistas alertando para a situação fiscal nos USA) para que os preços dos imóveis venham para um patamar mais civilizado.

      Um grande abraço

      Excluir
  2. Rapaz, espero que vc continue nos aportes, isso faz um bem ao bolso.

    Mudando de assunto, já que agora vc tem um herdeiro, deve estar preocupado com a saúde dele. Converse com a patroa sobre hábitos alimentares, pois estamos comendo veneno em forma de açúcar. Ele faz um mal desgraçado, dá início a uma série de doenças.

    https://termosreais.com/2017/08/23/5-armadilhas-de-dopamina-que-destroem/

    No fim do artigo ele compara o açúcar com a cocaína.

    Depois de algumas leituras passei a cortar tudo de tentador, casquinhas de sorvete semanais, balas após o almoço, refrigerantes, etc. Ajuda o corpo e o bolso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Estou sim preocupado com a saude do meu filho e nesse momento, estou também preocupado com a minha saude. Os resultados dos meus exames nao foram bons e preciso alterar bastante a minha rotina de exercicios e alimentação.

      Na verdade, só de alterar pouca coisa - diminuir carboidratos e eliminar açucar, eu ja perdi sete quilos. Estou gostando dos resultados - mas preciso melhorar a diversidade e qualidade da minha alimentação.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Gastos nos EUA para quem recebe em dólar é muito tranquilo. Acabei de chegar daí e comprei (ao invés de alugar) uma cadeirinha para meu filho por 49 dólares no Wallmart. Deixei no aeroporto. Não dentro do carro, porque não quis dar para a locadora. Mas deixei em um canto do aeroporto para quem quiser pegar.
    Ao lado do hotel tinha uma pizzaria cicis. 27 USD para comer e beber a vontade três pessoas. Barato demais.
    Aqui no Brasil com 27 reais vc come um sanduba e bebe uma lata de refri (uma pessoa of course).
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Sim, voce tem razao. Aqui tem muitos items que sao baratos - ainda mais se a renda for em dolar. Esse tipo de produto infantil, roupas, eletronicos e mesmo comida (infelizmente comida nao saudavel) é muito barato.

      Agora tem coisas um pouco caras por aqui. Carne vermelha é bem caro, por exemplo. Vegetais e comida organica ou em porções menores também sao muito caras. Mas, no geral, os preços sao acessiveis para todos.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Quanto ficaria a parcela de uma casa ai? E quanto tempo vc acredita que consegue o score para o financiamento?
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Soldado - tudo bem ? Atualmente, meu score está em 690 - nao esta mal para quatro meses, aproximadamente. Agora acaba evoluindo um pouco mais lento, mas acho que devo chegar em 720 - 750 em um ano, aproximadamente.

      Eu coloquei os valores simulados de parcela para financiamento de 15 e 30 anos no comentário do colega AA40. As simulações ficaram assim:

      15 anos - USD 2.029
      30 anos - USD 1.364

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Fala, EP, boa tarde. Parabéns pelo aporte.

    Você pretende voltar a trabalhar no Brasil novamente ou ficar aí de vez?

    Vou adicionar seu blog ao blogroll. Agradeço se puder fazer o mesmo.

    Sucesso e bons negócios.

    Fuleiro
    investidorfuleiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola IF - tudo bem ? Eu nao sei se vou voltar a trabalhar no Brasil. Claro que se surgir uma oportunidade muito boa, sempre é algo a considerar já que é o meu pais. Mas nesse momento, nao penso em voltar ao Brasil. Se tivesse de deixar os USA acho que tentaria um periodo na Europa, aproveitando o passaporte portugues.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. E aonde vc está investindo caro amigo? http://amigorico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Amigo Rico - tudo bem ?

      No momento eu tenho cerca de BRL200K na renda fixa no Brasil (Tesouro Direto), tenho um imovel no Brasil de cerca de R$400K (esta alugado); tenho cerca de USD30K em saving account aqui para uso no curto prazo (entrada para compra de imovel - ainda decidindo se é a melhor coisa), e cerca de USD25K investidos no 401K.

      Esse investimento na minha conta 401K está dividido basicamente 50% indice S&P500 / 40% indice global com 3600 empresas das maiores economias do mundo / 10% indice de mercados emergentes.

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. Oi EP, estarei chegando em Fevereiro também com L1. Muito obrigado por compartilhar estas informações.
    Referente a parcela do seu carro estar nesse valor, é porque é um carro zero e com valor de mercado entre $40 a $50 mil ? Não seria melhor fazer um leasing ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ricardo - tudo bem ? Sim, a parcela é essa porque dei um valor baixo de entrada e o carro é novo. Meu plano é pagar 12 parcelas e quitar o carro (nao paga juros sobre as parcelas nao vencidas). Optei pelo financiamento como forma de melhorar meu historico de credito.

      O leasing era a minha opção inicial, mas sem histprico de credito nenhuma concessionaria aceitou fazer isso. Quando eu trocar de carro daqui uns dez anos, provavelmente pego o proximo atraves de leasing. Nao sei se ja tem conta nos USA e se ja possui algum historico de credito - mas se vier como eu vim (sem historico nenhum por aqui) acredito que terá dificuldades para fazer o leasing.

      Um grande abraço,

      Excluir
  8. E os REITS como funcionam ? Pagam bem todo mês? Um dinheiro a mais é ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - ainda nao estou investindo em REITS, apesar de gostar muito da modalidade. As coisas estao um pouco em suspenso até a decisão de comprar ou nao um imovel para moradia. Se eu nao comprar, ai pretendo colocar o dinheiro no mercado de renda variavel. Mas renda passiva com fluxo mensal ou trimestral é otimo.

      Um grande abraço,

      Excluir
  9. Ótima trajetória EP. Acompanhado. Um grande abraço e fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Poupador - espero conseguir ir compartilhando sempre a jornada por aqui ... tem muita coisa bacana e muita dificuldade também.

      Um grande abraço,

      Excluir
  10. EP, já começasse a investir por aí? Se sim, como são as taxas das corretoras? Se não, o que tá esperando? hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Frugalidade ... tudo bem ? Sim, ja comecei a investir por aqui - porém ainda uma pequena parte do patrimonio. Como tenho planos de comprar imovel no curto prazo - esse dinheiro esta na renda fixa - bonds de curto prazo. Tenho cerca de USD25K na renda variavel atraves da minha conta 401K que é administrada pela Fidelity ... esse tipo de plano nao paga taxa de corretagem, mas obviamente paga a taxa de administração que ja inclui as taxas de corretagem.

      Preciso ainda pesquisar uma corretora para fazer investimentos atraves da uma taxable account - mas isso será no momento que decidir se vou comprar ou nao imovel por aqui. Caso eu desista de comprar um imovel para moradia - então vou aplicar o dinheiro no mercado de renda variavel.

      Um grande abraço,

      Excluir
  11. Gostei muito da sua abordagem sobre meritocracia e de como efetivamente a essa avaliação ocorre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Luisa - tudo bem ? Que bom que gostou da postagem - procurei ser bem transparente com a forma como as coisas sao conduzidas em diversas empresas onde trabalhei.

      Um grande abraço,

      Excluir