quarta-feira, 29 de abril de 2020

Atualização Patrimonial ABR/20 - R$881.856,43 (+28.67%)

Ola pessoal - tudo bem ? Aqui vamos para mais um fechamento patrimonial e, finalmente, consegui atualizar com o fechamento correto do dolar. Nao sei se voces se recordam, mas eu vinha fazendo o fechamento considerando o cambio de USD 1 = BRL 4.25 por motivo de falta de tempo para ficar atualizando o cambio nas planilhas. Entretanto, esse mes eu fiz o fechamento um pouco antecipado; ja que todas as contas foram pagas, aportes feitos e pagamentos recebidos e decidi atualizar o cambio nas planilhas de controle. Nesse fechamento especifico, estou utilizando o cambio de USD 1 = BRL 5.40

Antes de entrarmos nos detalhes da atualizacao patrimonial, eu quero tambem comentar um pouco sobre esse periodo da quarentena. Aqui onde moro, a situacao esta razoavelmente sob controle (nada comparado ao que alguns amigos que moram na Europa estao enfrentando) - entao e permitido a saida para exercicios ao ar livre (bastante gente andando de bicicleta, correndo e fazendo caminhadas) e os restaurantes, bares e lanchonetes continuam funcionando no regime de delivery e take out. 

No geral, nao tive muito impacto na rotina e a empresa continua operando na quarentena com a maior parte dos funcionarios trabalhando em home office. O governo do Estado tambem ja esta estudando a reabertura da economia - em duas fases distintas - permitindo frequentar restaurantes, bares, academias, etc... com restricao do numero de pessoas. 

Eu, particularmente, vou manter os cuidados e continuar em home office ainda por um bom tempo, pois a Sra Executiva Pobre tem diabetes tipo I e isso faz com que ela seja incluida no grupo de risco - e nao quero arriscar uma possivel contaminacao.

Indo agora para coisas um pouco menos primordiais mas ainda sim importantes - eu acredito que o bonus (remuneracao variavel) desse ano sera altamente impactado e por isso ja retirei os valores da minha previsao financeira. Na verdade, eu costumo utilizar o bonus para financiar as viagens de ferias que tanto gostamos, mas esse ano nao vamos ter as viagens - exceto por uma viagem especifica para o Brasil no final do ano (inclusive porque precisarei renovar meu visto). Tenho uma outra potencial viagem para o parque nacional de Yellowstone - que ainda nao sei se vai ocorrer. Algumas viagens mais proximas estao sendo canceladas pelas empresas aereas e como minha viagem esta programada para Julho, eu ainda nao sei se cai ocorrer ou nao. Caso a viagem seja cancelada, eu irei transferir o valor das passagens ja pagas para a viagem ao Brasil no final do ano.

Outro fator importante e que eu recebi esse mes o famoso "Stimulus Check" ou o cheque do Trump. Recebemos o valor de USD 2.400 pois somos casal que faz a declaracao em conjunto. Como o Estagiario Pobre ainda nao tem o social security dele, nao recebemos os USD 500 extras por filho menor de idade. Ainda assim, nao posso reclamar e ja deixei o valor separado, caso eu receba zero de bonus - e ai utilizarei esse dinheiro para comprar as passagens para Brasil.

O processo de green card continua avancando e recebemos nosso EAD "Employment Authorization Document" e tambem o Advanced Parole Form I-131. Com isso, podemos continuar trabalhando e viajar para fora dos USA em casos especiais sem necessidade de visto para retornar. A orientacao e nao utilizar esse documento, salvo em casos muito especiais; e por esse motivo, vamos renovar nosso visto L1 no final do ano.

Bom, vamos entao finalmente ao fechamento patrimonial.


Devido ao efeito cambil e mais um bom mes seguindo os aportes - atingimos a marca de USD 163.306,74 ou BRL 881.856,43

A alocacao do patrimonio esta agora dividida da seguinte forma:

1 - Reserva de Emergencia (USD 45.786 ou BRL 247.245): o valor em dolares diminuiu comparado ao mes anterior, pelo fato da variacao cambial e eu tenho cerca de BRL 140K em Tesouro Direto no Brasil. O restante do valor esta aplicado em saving account aqui nos USA (yeld de 2.1% a.a. Bank of America). O valor de USD 45K ja constitui uma reserva de emergencia de, aproximadamente, 9 meses das minhas despesas totais. E uma boa reserva para enfrentar periodos de turbulencia e parte dos aportes continuam sendo destinados para atingir 12 meses de despesas e depois eu irei avaliar se e necessario aumentar ou nao essa reserva. Algumas questoes pesam bastante como o fato de nao sabermos o futuro da economia e o tamanho da crise nos proximos anos (devido ao Corona Virus) e tambem, estou chegando proximo aos 40 anos (tenho 37 anos, no momento) e depois de certa idade, fica mais dificil se recolocar em cargos mais altos. Apesar de nao ser o fator mais importante, ainda assim e algo que tem de ser considerado.

2 - Investimentos Acoes USA (USD 23.870 ou BRL 128.898): sem muitas novidades por aqui. Como eu invisto atraves de ETF's, essa parte dos investimentos nao tem muita alteracao. Tenho 50% valor em um ETF que replica o indice SP500; 40% em ETF que investe nas 3600 maiores empresas dos mercados desenvolvidos (exceto USA) e 10% em ETF que investe nas 1600 maiores empresas de mercados emergentes.

3 - Insvestimentos em REIT / Imovel (USD 93.649 ou BRL 505.704): tenho, atualmente, apenas 3 REITs na carteira e os alugueis recebidos sao religiosamente reinvestidos em compra de mais cotas dos proprios REITs. Alem disso, tenho um imovel de aluguel que foi adquirido com o dinheiro da venda de um apartamento no Brasil e ainda estou recebendo as prestacoes, conforme definido no contrato de venda. Os alugueis desse imovel tambem esta sendo reinvestido, visando obter uma renda passiva cada vez maior.

Colocando em % de alocacao, temos:

Reserva de Emergencia: 28%
Investimento Acoes USA: 15%
Investimento REIT / Imovel: 57%

PS: a cotacao do dolar utilizado no fechamento foi USD 1 = BRL 5.40

Um grande abraco

11 comentários:

  1. Olá EP, tudo certo? Me mudei recentemente para os EUA e tenho minha reserva de emergência no Brasil investida em Tesouro Direto. Estou um pouco preocupado com relação ao meu IR aqui nos EUA no próximo ano, pois ouvi um comentário que investimentos estilo Tesouro Direto são taxados de forma diferente e que isso poderia aumentar o valor do meu IR. Na sua experiência, você notou uma taxação maior mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? A taxacao maior / menor depende de varios fatores para quem e residente fiscal nos USA. Voce sera taxado de acordo com sua renda - os bonds nao sao taxados ate o momento que voce receba os juros ou pagamento do titulo de renda fixa. Nao sei qual titulo exatamente voce comprou - eu, por exemplo, tenho Tesouro IPCA com vencimento em 2045 (sem pagamento cupom de juros) - dessa forma, eu terei de pagar imposto ao Tio Sam somente no momento do resgate.

      No momento do resgate, tudo ira depender da sua renda e do cambio - pois voce sera taxado de acordo com a aliquota. Imagina que voce esta em uma aliquota onde vai pagar 30% de imposto ... voce comprou os titulos com o cambio de USD = 3,5 BRL ... se no momento do resgate, o cambio estiver a USD = 5 BRL - quando voce converter tudo para dolar, voce pode ter ate um rendimento negativo - e dessa forma ficar isento do pagamento de impostos.

      Desculpe nao ajudar muito - mas precisariamos de mais detalhes dos titulos que voce tem em carteira, cambio no momento da compra (alias voce vai precisar disso para fazer sua declaracao aqui nos USA) e se recebe juros semestrais ou nao ... mas com a tendencia de desvalorizacao do real, se o resgate estiver proximo, voce nao deve ter um impacto grande nas suas obrigacoes de pagamento de impostos.

      Um grande abraco,

      Excluir
  2. EP ,
    PArabéns pela ótimo evolução na carteira.
    Esse mês de abril foi marcante pra mim. Não só cheguei aos 100k como terminei o mês com 128k.

    Em breve publicarei balanço do mês.

    Abraços,
    S&P
    http://simpleseprospero.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola S&P - tudo bem ? Que excelente noticia - parabens. A marca dos 100K e muito importante - acaba representando uma barreira psicologica superada. Claro que todo real investido e importante, mas quando superamos os 100k da uma sensacao de que agora estamos conseguindo gerenciar um patrimonio significativo - ao menos comigo eu lembro de ter essa sensacao.

      Parabens novamente e um grande abraco,

      Excluir
  3. Meeeeu amigo, que subida monstra. Não tinha reparado que você estava usando um dólar "bem baixo".

    Que fase acharmos 4,20 fácil.

    Vida que segue!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Engenheiro - tudo bem ? Sim, eu vinha usando o dolar a USD 4,25 nos meus fechamentos ... por isso teve essa subida tao grande - e menos relacionado a performance dos investimentos e mais relacionado a variacao cambial - apesar de eu estar conseguindo comprar cotas de ETF e REITS porum preco que eu considero bem atrativo.

      Eu lembro quando vim para ca e o dolar estava em BRL 3,63 ... bons tempos !!!

      Um grande abraco,

      Excluir
  4. Olá, Executivo!

    Pois é, não vejo a hora de iniciar meus aportes em ativos cotados em dólar para ver se me sinto um pouco mais seguro não estando 100% exposto à modea tupiniquim..pq olha, não tá fácil.

    Abraço!

    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Engenheiro - tudo bem ? Eu acho que investimentos em moeda forte sao importantes para balancear a carteira. Infelizmente, eu demorei bastante para diversificar meus investimentos em relacao a moeda - acabei fazendo isso mais por forca das circunstancias quando mudei para os USA do que por planejamento.

      Se tivese feito esse movimento anteriormente - teria agora um patrimonio significativamente maior em BRL. Inclusive, tenho um colega que acabou de vender sua casa aqui por USD 530K e mandou todo o dinheiro para o Brasil - esta aplicado em um cesta com diversas acoes pagadoras de dividendos (creio que o yeld e de 6% ou 7%).

      Como ele tambem tem investimentos aqui nos USA - proximos de USD 1 milhao e considera a taxa de retirada de 4% ... ele tera uma aposentadoria com USD 40.000 / ano + o dinheiro que mandou para o Brasil (USD 530K x 5.5 = BRL 2.9 milhoes) com retirada de 6% = aproximadamente BRL170K /ano.

      Veja so = BRL 170K + USD 40K (BRL 220K) = BRL 390K / ano ou BRL 32.5K por mes ... uma bela aposentadoria.

      Ele se mudou para uma cidade no interior de Minas Gerais - na regiao da Serra da Canastra. Eu acho que o custo de vida deve ser bem baixo e agora vai aproveitar sua aposentadoria viajando pelo Brasil e depois pensa em viajar pelo mundo ... ele tem 53 anos - mas comecou a investir em dolares a quase 20 anos atras.

      Um grande abraco,

      Excluir
    2. Muito interessante esse relato sobre seu amigo!

      Meu horizonte também está entre 20 e 25 anos ,ou seja, pretendo me aposentar antes dos 60 anos. Fico um pouco receoso em iniciar meus aportes em dólar justo nesse momento em que, pelo menos eu, vejo que as coisas estão absurdamente incertas (o dólar veio pra ficar acima dos 5,5 ou isso é momentâneo e ele pode cair? A economia americana pode estar entrando numa espiral de baixa?).

      Talvez eu espere pelo menos até o final desse ano para de fato começar em dólares, ou então posso me convencer de que a desvalorização da moeda tupiniquim é um caminho sem volta.

      Abraço!

      https://engenheirotardio.blogspot.com/

      Excluir
  5. Cara acabei de encontrar seu blog, tava no blog do vida de pobretão(que encontrei por acaso também vendo vídeos no YouTube de canais na homosfera) e vi os blogs indicados, e vim parar aqui.
    Tenho 20 anos queria saber por onde eu começo no seu blog.

    Att Gabriel

    ResponderExcluir
  6. Eita que esse cambio deu uma catapultada muito loka!! Hahaha Muito bom!

    ResponderExcluir