quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Atualização Patrimonial AGO/20 - R$850.615,85 (+4.62%)

 Ola, tudo bem ? Aqui vamos nos para mais um fechamento patrimonial. Somente antes de iniciarmos, voces ja devem ter reparado que eu escrevo aqui sem utilizar a pontuacao adequada. Isso se deve ao fato de que eu preciso ficar configurando o teclado cada vez que altero o idioma para portugues - e, para ser bem sincero, me toma um tempo que eu prefiro investir escrevendo por aqui (mesmo sem a acentuacao).

Esse mes, o patrimonio continuou evoluindo e estamos cada vez mais proximos da marca do famoso milhao. O fechamento de Agosto ainda nao reflete a minha promocao (novo salario) e tambem ainda tem algumas despesas que tive durante o mes. 

A primeira despesa extra que vale ser mencionada ocorreu em Julho (durante o feriado de independencia), mas com o fechamento do cartao - o pagamento da despesa ocorreu somente em Agosto. Sao despesas de viagem que fiz no feriado e uma viagem adicional que fiz em um final de semana para comemorar os 13 anos de matrimonio.  

A segunda despesa extra foi o pagamento de 50% do valor do parto do Estagiario Pobre Junior - totalizou, aproximadamente, USD 1.000 e ainda terei mais duas parcelas de USD 500 para fechar a minha parte no pagamento das despesas. O resto fica por conta do seguro saude. As despesas do parto tem de ser pagas ate Outubro (pela regra do plano e do hospital) - uma vez que o nascimento esta previsto para Janeiro.

Sem muito mais novidades para o momento, vamos entao ao fechamento patrimonial:



1 - Reserva de Emergencia (USD 60.885 ou BRL 327.565): como ja venho informando, esses valores estao divididos em duas contas - uma no Brasil e outra nos USA. O saldo da reserva de emergencia teve um aumento de, aproximdamente, USD1.300 este mes. 

Considerando o meu orcamento mensal, eu tenho despesas de USD 4.900 / mes - entao, a minha reserva de emergencia atual me permite custear o meu padrao de vida por 12,4 meses. 

A reserva esta acima do que foi estabelecido e um fator para isso e o fato de meu green card ainda estar em processamento. Como sempre existe a possibilidade de nao aprovacao, entao eu quero ter caixa suficiente para custear uma mudanca para Europa (fazendo uso da cidadania portuguesa), caso seja necessario. Outro fator e o plano que tenho de comprar um segundo imovel de renda por aqui - apresentei um resumo dos numeros no fechamento de Julho.


2 - Investimento Acoes USA (USD 34.307 ou BRL 184.571): o saldo do investimento em acoes USA aumentou em, aproximadamente, USD 2.000 no ultimo mes. Ainda continuo investido nos mesmos 3 fundos mutuos que comentei nas postagens passadas. O plano futuro e maximizar a conta 401K, depois abrir uma conta Roth IRA e maximiza-la tambem e aplicar o restante em um brokerage account comum - provavelmente em ETF de empresas de dividendos. Vou tentar abordar a estrategia em postagem separada (igual a que fiz sobre a promocao), caso a agenda permitir.


3 - Investimentos em REIT / Imovel (USD 62.913 ou BRL 338.471): o saldo do investimento aumentou em, aproximadamente, USD 1.600 esse mes. Basicamente, foi o recebimento dos alugueis do REIT e do imovel de investimento. Como meu imovel de investimento e localizado perto de uma grande universidade, felizmente, sempre tem bastante procura por parte de alunos e funcionarios. O inquilino atual tem contrato ate Julho/21 e ja manifestou interesse em continuar alugando - ainda tem mais 3 anos ate se formar. No inicio, achei um pouco estranho ele me abordar para falar de renovacao pois estamos ainda longe do vencimento do contrato - mas, agora com um pouco mais de experiencia, eu comeco a entender um pouco mais. Os meses de Junho a Setembro sao a alta temporada dos imoveis nos USA, devido as ferias escolares. Os novos alunos tentam se mudar para perto da faculdade que vao frequentar e os casais com filhos tambem tentam achar casas perto de boas escolas. Como o contrato vencera bem no meio da alta temporada - ele ja quis deixar claro o interesse para nao correr o risco de eu colocar a casa no mercado alguns meses antes.

De toda forma, o foco agora e receber o primeiro salario com reajuste pela promocao - confirmar se meus calculos estao corretos e continuar os aportes. 

Assim que tiver uma evolucao no processo do green card - a estrategia de investimento ira se alterar um pouco - falarei mais sobre isso no futuro.

E muito legal a interacao nos comentarios, como ocorreu no ultimo post. Fiquem a vontade para perguntar qualquer coisa que tenham curiosidade ou qualquer tema que gostariam de conversar.


Um grande abraco a todos,


PS: a cotacao do dolar utilizado no fechamento foi USD 1 = BRL 5.38

22 comentários:

  1. Quais são as diferenças entre tratamento das pessoas para um cidadão americano naturalizado em relação ao um cidadão nato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Olha, como eu nao sou nem americano naturalizado, nem americano nato - eu nao tenho essa experiencia para te responder. Mas posso responder com minha experiencia de ser estrangeiro aqui.

      Sendo muito sincero e transparente - os USA e um pais muito racista e xenofobo. Em certas cidades voce nao percebe isso (como New York, Washington, San Francisco, etc...) - mas quando voce frequenta pequenas cidades e o interior do pais, entao essa discriminacao fica mais clara.

      Eu, pessoalmente, nao tive nenhum problema. Apesar de que quando eu falo, percebe-se claramente pelo meu sotaque que eu nao sou americano e ja teve alguns casos de nao ser tao bem atendido em certos locais, mas nada que eu conseguisse colocar como discriminacao - talvez seja somente a pessoa que nao estava em um bom dia.

      O interior dos USA fica mais complicado - principalmente em relacao ao racismo.

      Mas voltando ao ponto do tratamento entre americanos - a unica coisa que um americano naturalizado nao pode fazer em relacao a um americano nato e se candidatar a presidencia do pais. Fora isso, a lei garante o mesmo tratamento para todos que obtem cidadania americana.

      Na verdade, tirando a questao racial, se voce paga seus impostos - voce tem basicamente o mesmo direito dos americanos. POr exemplo, mesmo nao sendo cidadao americano - so pelo fato de estar aqui legalmente e pagando meus impostos, eu tive direito e recebi o stymulus check do governo americano (USD 2.400). entao, o tratamento em geral e bastante igualitario quando voce fala da relacao individuo - Estado.

      Um grande abraco,

      Excluir
    2. Aproveitando a pergunta do unknown, tenho duas curiosidades:
      Um extrangeiro empresário nos EUA é mais respeitado? OU seja algum extrangeiro seja Latino Americano, Asiático ou Africano é visto de forma menos estereotipada se tiver uma empresa e gerar emprego nos EUA?

      Já li relato de um brasileira que foi morar no Alabama (cidade pequena) e citou que a população local era muito fechada com pessoas de fora e que uma das poucas formas de tentar adentrar a comunidade era através da igreja proteste local que abrangia a maioria da população.
      Você percebe o americano do interior como um americano muito mais próximo de um Europeu do século 19 do que a imagem desenvolvimentista que muitos tem do americano como um todo?

      Excluir
    3. Ola anon - tudo bem ? E dificil responder se um estrangeiro e visto de forma menos estereotipada se for um empresario. Com certeza ajuda o fato de a pessoa estar aqui legalmente e pagando impostos - pois os americanos (de novo, estou fazendo uma generalizacao aqui), nao costumam ser receptivos com os imigrantes ilegais.

      Quanto ao pessoal ser mais fechado - pela minha experiencia, isso e verdade. Ainda mais no Alabama e outros estados do Sul, onde eles tem uma cultura local muito forte. Mas, nunca observei nenhuma discriminacao e se voce "puxar" conversa com os americanos, eles costumam ser super-educados. Apenas demora bem mais do que no Brasil para voce formar as amizades ...

      O meu ciclo de amigos proximos aqui (de frequentar a casa um do outro), basicamente:

      - 3 brasileiros que ja nos conheciamos de trabalhar juntos no Brasil e ja eramos amigos la;
      - 1 americano do Mississippi que trabalha junto comigo e gostamos de praticar tiro;
      - 1 americano de New Jersey que trabalha comigo e torcemos para mesmo time na NFL;
      - 1 americana da Pensylvania que trabalha comigo e o marido dela gosta de futebol;

      Se voce desconsiderar os amigos do Brasil - eu posso dizer que fiz 3 casais de amigos em 3 anos que estou por aqui. Com isso voce ja pode perceber a questao da maior dificuldade em fazer amizades.

      Um grande abraco,

      Excluir
  2. Executivo, parabéns pelos textos e pela sua evolução! Acompanho há anos seu blog e é muito gratificante ver seu crescimento sólido e constante em todas as áreas. Executivo, quais seriam as maiores diferenças dos profissionais brasileiros em relação aos americanos, europeus e orientais? Quais são as maiores qualidades e dificuldades deles? Você utiliza essas diferenças culturais na hora de melhor gerir as equipes? O profissional brasileiro realmente tem mais maleabilidade em situações não padronizadas? Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia anon - tudo bem ? Muito obrigado pelo comentario e pela interacao - fico muito contente quando surge essas perguntas que podem fomentar um debate interessante.

      Claro que e sempre muito dificil generalizar os comportamentos baseado semente nas nacionalidades, mas um exercicio bastante superficial, eu diria que as principais diferencas sao:

      Orientais: sao bastante disciplinados e forte orientacao a processos e procedimentos. E muito facil de criar uma padronizacao de atividades e implementar projetos. Entretanto, os orientais costumam ter mais dificuldades em ambientes de volatilidade e incerteza - que sao muito comuns nas organizacoes nos dias de hoje. Como sao muito orientados ao processo, acabam nao levando em conta as restricoes de recursos ou mesmo os diferentes perfis de profissionais na empresa.

      Europeus: e ainda mais dificil de fazer uma generalizacao quando falamos da Europa - basta imaginar o comportamento geral de um italiano (sul da Italia) e de um alemao (da Bavaria). Mas, correndo sempre o risco da generalizacao aqui, eu diria que os europeus sao mais diretos na comunicacao e tem um senso comum de equilibrio entre vida profissional - pessoal. Entretanto, isso pode causar dificuldades para projetos urgentes (tenta contactar alguem na Europa durante as ferias de verao e ai vai perceber o que quero dizer).

      Americanos: os americanos tem a vantagem de trabalhar em um ambiente que tem pouca burocracia e facilita a produtividade. Eles sao extremamente orientados para a questao do "job description" - ou seja, executam somente a atividade que foram contratados e se voce propor qualquer desafio ou movimentacao (mesmo que lateral), eles querem saber qual e o aumento que vao receber. Claro que essa comunicacao tao direta, as vezes, causa dificuldades com pessoas de outras nacionalidades que tem uma visao de mundo diferente. Tambem faz muito parte da cultura (exceto Nova York) voce sair do trabalho exatamente na hora marcada, nem um minuto a mais - nao importa o que esta ocorrendo.

      Brasileiros / Latinos: somos muito mais flexiveis em relacao aos processos e procedimentos. As coisas acontecem muito mais baseadas no relacionamento. Ate mesmo por isso, qualquer comentario e sempre levado tambem para um lado pessoal. Somos muito flexiveis em relacao a horario e escopo de trabalho, mas temos dificuldade de seguir processos e procedimentos a risca.

      No geral, uma combinacao de pessoas com perfil multi-cultural ajuda demais a formar um time de alto desempenho. E o gestor precisa estar muito atento e sempre estudando sobre a cultura de cada regiao para poder "navegar" e conseguir os resultados.

      Um grande abraco,

      Excluir
  3. EP, vc acha que morar nos EUA não é ideal para qual tipo de pessoa? Para doentes por exemplo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - eu tenho certeza que morar nos USA nao e ideal para todas as pessoas. Claro que tem o lado positivo (que e bastante obvio) da seguranca, conveniencia, poder de compra se tiver renda compativel em moeda forte, etc... Mas tem um lado complicado em diversas outras areas, inclusive e principalmente, na area da saude.

      Os custos aqui sao bastante altos - por exemplo, eu trabalho e o plano e subsidiado parcialmente pela empresa. Mesmo assim, o plano familiar sai USD 280 por pay check (USD 560 por mes) ... em cima disso, eu pago USD 20 dolares de copay quando vou em consultas no medico e tenho um deductible (tipo franquia do carro) de USD 2500 familia ou USD 1200 pessoa. O plano so comeca a pagar os custos a partir desse momento.

      Em resumo, se pensar em sistema de saude, a Europa atende melhor na questao custo-beneficio.

      Um grande abraco,

      Excluir
  4. Vocês estão esperando outro filho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Sim, o Estagiario Junior esta a caminho. No inicio do proxima ano, a familia aumenta e teremos o Estagiario Senior e o Estagiario Junior.

      Um grande abraco,

      Excluir
  5. Boa tarde, fiquei com uma duvida referente ao imovel de aluguel nos EUA. Procurei, mas nao achei nenhum post sobre ele. Se tiver, me desculpe. Eu andei olhando alguns imoveis para locacao, mas fiquei receoso com as responsabilidades do landlord. Minha duvida: teu inquilino te exige muito? Tipo fica ligando por qquer coisa que nao funciona? Qtas horas por semana/mes vc tem que gastar para lidar com as questoes de manutencao. Abs. umdiameaposento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola um dia me aposento - tudo bem ? Aqui nos USA nao tem muita diferenca em relacao as responsabilidades - o landlord e responsavel pelo pagto do mortgage, seguro e impostos e; normalmente, ele inclui esses valores no preco do aluguel.

      O tenant e responsavel pelo pagamento mensal do aluguel e pela manutencao da casa. Caso tenha algum dano ou quebra de equipamento na casa, ocorre uma avaliacao para ver se a responsabilidade foi do inquilino (por exemplo, quebrou um vidro da janela) ou do landlord (por exemplo, uma goteira no telhado) ...

      Se a responsabilidade for do inquilino, o landlord pode descontar esse valor do deposito inicial (normalmente o valor de 1 ou 2 meses de aluguel) que e feito no inicio do contrato.

      No meu caso especifico, eu coloco uma clausula no contrato que o landlord vai pagar um home warranty (um seguro que cobre danos na casa e em equipamentos) - eu pago USD 48 / mes. Se qualquer coisa quebra, o inquilino liga direto para a empresa de seguro contratada e eles enviam um tecnico para fazer o conserto. E cobrado uma taxa de USD 100 por visita - e o tecnico elabora um relatorio mostrando o dano e a causa do dano - so for responsabilidade do inquilino, eu posso descontar o valor do deposito feito no inicio do contrato - se for responsabilidade do dono, o inquilino paga e eu dou um desconto de USD 100 no aluguel daquele mes.

      Dessa forma, eu tenho nenhum aborrecimento ou incomodo e o inquilino tambem tem nenhum aborrecimento - pois muitos donos ficam tentando "postergar" consertos necessarios.

      entao, respondendo sua pergunta - o inquilino nao me liga quando alguma coisa nao funciona e eu nao gasto mais do que 20 minutos por semana com temas de aluguel. Digo isso, porque em 1 hora (talvez um pouco mais) por mes, eu recebo o pagamento, emito o recibo de pagamento, avalio as chamadas do home warranty (se tiver alguma) e pago o mortgage, impostos e seguro.

      Um grande abraco,

      Excluir
  6. Executivo, você tem um imóvel. Isso já não é suficiente pra conseguir um visto? Não existe um valor X investido que te permite o visto ''''pago''''?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Infelizmente, ter um imovel nao e suficiente para ter visto.

      Os USA oferecem varios tipos de visto - mas nenhum por investimento em imovel, puramente. A opcao que mais se assemelha e o visto EB5 - visto de investidor. Voce deve investir USD900K (ou USD500K se for uma zona de interesse especial do governo) e gerar pelo menos 10 empregos em dois anos - ai voce pode qualificar para o visto EB5.

      A atual adminastracao esta querendo elevar os valores e reduzir o numero de vistos emitidos nesse conceito - e uma das plataformas eleitorais do Trump.

      No meu caso, eu vim para ca com o visto de transferencia de executivos pela mesma empresa - o visto L1A, que qualifica para o visto EB1 - o green card de primeira necessidade. O processo costuma ser mais rapido do que as outras categorias e, o governo americano, permite (ainda) aplicar o I-140 e o I485 simultaneamente ... meu processo esta andando ha 8 meses, entao dentro de talvez mais uns 4 a 6 meses, devo ter noticias.

      Um grande abraco,

      Excluir
  7. Finalmente um blog de finanças vivo, tenho observado que vários blogueiros desistiram. Vou acompanhar o desenvolvimento a partir de agora.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Aspirante - tudo bem ? Seja muito bem vindo ao blog.

      Um grande abraco,

      Excluir
  8. Oi EP, muito feliz por toda sua evolução.
    Você poderia detalhar no futuro como funciona o imposto de renda do seu segundo aluguel caso você se mude para Portugal ou Brasil por exemplo .... na declaração do imposto de renda enquanto vc mora nos EUA e trabalha nos EUA imagino que funcione acrescentando o valor do aluguel na renda anual. Mas caso vc saia do país, vai ter que declarar imposto nos EUA + valor recebido do exterior por exemplo? Não tenho certeza se vc pretende manter o segundo imóvel como renda depois de sair dos EUA. Agradeço se puder dividir sua experiência.
    Obrigada e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? A renda do imovel e somada a minha renda do trabalho aqui nos USA e o imposto e aplicado em cima da sua renda total. Claro que voce pode abrir uma empresa e ter os imoveis na pessoa juridica, cainda em outra forma de tributacao - mas nao vale a pena para somente 1 ou 2 imoveis.

      Caso eu mude de pais, ai vai depender se o pais tem acordo para evitar bi-tributacao ou alguma isencao para quem vai morar la. No caso de Portugal, por exemplo (nao considerando nenhum beneficio temporario), eu pagaria imposto da renda global nos USA e pagaria imposto somente da renda local em Portugal.

      Por exemplo - se eu tenho uma renda de USD 4K em investimentos nos USA, tenho aluguel mensal de 2K de imovel nos USA e vamos dizer que tenho aluguel de USD 2K em imovel em Portugal ... eu pagaria imposto sobre USD 2K em Portugal e pagaria imposto sobre 8K nos USA.

      Alguns paises permitem voce utilizar o credito de imposto pago em um pais como compensacao no outro - os USA tem esse acordo com Espanha, por exemplo. Mas ai seria uma analise mais especifica, pois o cenario muda de acordo com cada pais.

      Mas, em linhas gerais, pretendo manter todo o investimento nos USA - e passar a aposentadoria viajando em locais de baixo custo. Claro, que e tudo muito indefinido, pois quero passar a velhice tambem perto dos meus filhos e agora e impossivel saber se vao estar aqui ou na Europa ou em qualquer outro pais do mundo.

      Um grande abraco,

      Excluir
    2. Muito obrigada pelo esclarecimento!

      Excluir
  9. Caramba, o plano não cobra o parto, isso me surpreendeu. Pelo valor dos planos daí achava que era um pacotão sinistro.

    Ótima evolução EP

    ResponderExcluir
  10. Olá EP!

    Parabéns pela incrível evolução patrimonial, profissional e familiar! Uma inspiração! Tanto que resolvi começar meu próprio blog para acompanhar minha jornada à IF. Assim como você moro nos Estados Unidos e trabalho em uma multinacional, mas com a diferença que já cheguei ao meu limite no mundo corporativo! Assim criei o Burnout Going on FIRE! Quando puder dá um pulo lá, ainda está bem no início, mas será uma honra sua visita e participação.

    Um tópico que gostaria da sua opinião (mesmo sabendo que você é uns 10 anos mais novo que eu): você tem alguma estratégia de planejamento previdenciário? Negligenciei essa parte por muitos anos pois não contava com aposentadoria pública por falta de acordo previdenciário entre o Brasil e os EUA, mas agora tendo o acordo passo a ter possibilidade de conseguir receber uma parte no Brasil e outra nos EUA. Ainda que pouco, seria uma renda vitalícia, então não posso deixar na mesa!

    Grande abraço e votos de sucesso continuado!

    ResponderExcluir