sábado, 3 de maio de 2014

Planejamento e Estratégia - DESPESAS

Conforme combinamos, agora vou dar sequência ao meu orçamento familiar abordando as despesas que tenho atualmente.

Esse será um post um pouquinho maior do que o habitual, pois quero detalhar um pouco as despesas atuais e meu planejamento para o futuro.


Tenho como premissa básica sempre gastar menos do que eu ganho, e venho fazendo isso desde os meus 14 anos, quando comecei a trabalhar. Isso tem me proporcionado um pouco mais de tranquilidade e salvado algumas noites de sono. Eu pude ver diversos amigos perdendo os cabelos enquanto se afundavam em dívidas para comprar carros esportivos, roupas de grife e outros itens supérfluos. Nunca consegui entender esse comportamento, apesar de ter pessoas bem próximas e familiares que fazem isso rotineiramente: GASTAM MAIS DO QUE PODEM. 

Temos que evitar essa armadilha a qualquer custo !!!

Vamos então ao que interessa, segue abaixo o detalhe das despesas:

Item 2 – Despesas
Habitação
R$ 1.560,00
Condomínio / Água
R$ 350,00
IPTU / Taxas Municipais

Energia Elétrica
R$ 55,00
Gás
R$ 55,00
Telefone Fixo

Telefone Celular
R$ 100,00
Internet / TV Assinatura
R$ 200,00
Supermercado
R$ 400,00
Empregada Doméstica
R$ 400,00

Moro em um apartamento de 2 quartos em um bairro bem legal. Consegui aproveitar uma excelente oportunidade para a aquisição do meu apto, pois na época os preços neste bairro ainda não haviam aumentado bastante e comprei o apto por R$ 100.000,00 – sendo que, atualmente, os aptos no prédio onde moro estão sendo negociados na faixa entre R$380.000,00 – 420.000,00. 

Conseguimos uma excelente oportunidade pois compramos 3 aptos no mesmo prédio e negociamos em conjunto (apto para meu Pai, meu Avô e também o meu apto).

Como trabalho fora, tenho pouca despesa de energia elétrica e gás (sendo que na maioria das vezes, os valores das contas vem abaixo do valor de R$55,00 alocado para o pagamento das mesmas).

Quanto ao celular, eu tenho um plano corporativo que me permite acesso à Internet, SMS ilimitado e também um valor reduzido nas chamadas. Tenho um pacote razoável na TV por Assinatura pois tem vários canais que eu gosto e acho que vale a pena ter uma programação um pouco mais elevada que a disponível na TV aberta.

Como almoço no trabalho, acabo gastando pouco no supermercado (apesar que esse mês tive uma surpresa e acabei gastando um pouco mais do que o planejado – realmente, INFLAÇÃO está de volta e com muita força). Tenho também uma diarista que vem semanalmente e, além de uma limpeza bacana no apartamento, também lava e passa as roupas.

Não tenho despesas extras com médico ou dentista, pois tenho Plano de Saúde e Plano Odontológico (que já vem descontado em folha de pagamento) – minha despesa eventual pode ocorrer com remédios ou consultas com médicos fora da rede de assistência, mas isso não ocorre frequentemente.

Transporte
R$ 440,00
Combustível
R$ 200,00
Estacionamento
R$ 200,00
Lavagens
R$ 40,00

Em relação as despesas de transporte, eu trabalho relativamente perto de casa (10Km para ir e 17 Km para voltar, pois faço um caminho diferente na volta por motivos pessoais). Com isso, gasto aproximadamente R$200,00 / mês em combustível.

Infelizmente, não tem estacionamento na empresa onde trabalho e por isso, sou obrigado a pagar um estacionamento para não deixar o carro na rua. Além do gasto com lavagem do carro – que para ser honesto, não mando lavar todo mês.

Despesa Pessoal
R$ 205,00
Corte Cabelo
R$ 25,00
Esportes
R$ 80,00
Presentes
R$ 100,00

Como despesa pessoal, tenho um total de R$205,00 – tive um pequeno aumento pois voltei a praticar esporte 3 vezes por semana e isso teve um impacto na minha conta de despesas. De qualquer forma, acho isso um investimento pois ganhei muito peso nos últimos anos, e após consulta ao médico alguns exames estavam fora do limite saudável (colesterol, índice glicêmico) e decidi mudar meu estilo de vida. Passei a me alimentar melhor e praticar esporte – talvez, coloque isso aqui no blog para vocês acompanharem a minha evolução rumo ao peso ideal – sei que isso também é uma preocupação de muitos; afinal, queremos ter independência financeira mas também queremos ter saúde.

Lazer
R$ 350,00
Restaurantes
R$ 300,00
Livros / Revistas
R$ 50,00

No campo de lazer, tenho R$350,00 alocados para Livros e também Restaurantes (pretendo diminuir a ida a restaurantes e irei usar esse dinheiro para outro tipo de lazer).

Somando tudo, tenho como despesa total:


Despesa Total
R$ 2.555,00

Considero que as despesas estão em um Nivel Controlado, pois elas representam 34,5% do meu rendimento líquido. A minha meta é nunca comprometer mais de 50% do meu rendimento.

PS: Não está considerado aqui despesas com IPVA, IPTU e seguro de carro - pois eu uso o Bonus e Participação nos Lucros (PLR) para quitar essas despesas. Também não considerei esses itens nas receitas, pois os valores são diferentes a cada ano.

Na próxima postagem, eu irei detalhar meu patrimônio atual e passarei a monitorar a evolução e publicar os resultados mensalmente. Estou sempre dando uma passada em outros blogs e achei legal a ideia de ter um ranking comparando o patrimônio entre os investidores. Ainda não sei se vou pedir para participar de algum desses rankings - e caso pedir, também não sei se serei aceito - mas de qualquer forma, eu posso comparar meu desempenho com outros investidores para ter uma ideia do que posso estar fazendo certo e, mais importante ainda, ter uma ideia do que posso estar fazendo errado.

Então, é isso !!! Rumo a Independência Financeira !!!

Próxima postagem: Atualização Patrimonial ABR/14

Um grande abraço a todos !!!

19 comentários:

  1. Legal EP!
    Me fez refletir aqui.
    Meus gastos chegam a ser 42% da minha renda líquida mensal. Estão um pouco altos.
    Precisando reve-los...
    A blogosfera é uma forma de nos incentivar a mantermos as finanças em ordem!
    Aguardaremos o próximo post com seus investimentos.
    abs
    t+

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    1. Olá MF - bom te ver por aqui novamente !!!

      Claro que o ideal é sempre ter os gastos no menor nível possível; mas 42% não é mal. Se você não aumentar as suas despesas, assim que vier os aumentos na receita, você aumentará sua capacidade de aporte - eu considero como limite, não comprometer mais de 50% das receitas. Claro que esse limite é bem pessoal, mas acho que você está bem posicionado para conquistar a sua Independência Financeira.

      Um grande abraço,

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    2. Estou atualmente comprometida com 300%... mas essa maré braba passará ;)

      Minha meta é 35%. Quero aportar 2/3 do meu (parco) salário

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    3. Excelente meta !!! Eu trabalho com o numero de 50% - o que conseguir a mais do que isso é lucro.

      Tenho certeza que assim que você conciliar as dividas, você irá entrar no caminho dos investimentos e ai não tem mais volta. Quando você for comprar algo de R$160,00 você vai pensar que poderia com 10 ABEV3 com esse dinheiro ... rsrsrs

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  2. Olá EP,

    Despesas na ponta do lápis e representam 34% do seu rendimento, nada mau.
    Você é casado ou solteiro?
    Abraço

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    1. Olá BBB - sou casado há 7 anos. Minha esposa me ajuda muito e sempre tentamos manter as despesas em um nível que o salário dela consiga pagar - uma vez que ela trabalha em um ramo com mais estabilidade do que o meu. Isso me dá a possibilidade de investir as nossas economias com mais tranquilidade.

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    2. Então estou mais impressionado ainda.
      Achei que com essas despesas, você fosse solteiro.
      Abraço

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  3. ce tem qntos anos, brah?

    se tivesse atualizado antes, teria te colocado em meu ranking deste mes

    recomendo a planilha do AdP para controle

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  4. Olá Cardoso - eu tenho aproximadamente 30 anos de idade.

    Estou criando a disciplina de postar todo sábado e sempre atualizarei meu patrimônio no inicio do mês. Espero poder participar do ranking !!!

    Um grande abraço.

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  5. Interessante seu último Post que com certeza poderá servir de modelo pra muitos de nós.
    To no aguardo de seu Post falando do seu atual Patrimônio.
    Abraços meu amigo.

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  6. Olá SeP - o post da atualização patrimonial já está no forno. Essa primeira atualização patrimonial vai sair um pouco depois do planejado, pois estava levantando todas as informações (que não são muitas, uma vez que ainda não tenho uma carteira de investimentos). De agora em diante, será atualizado o patrimônio sempre no inicio de cada mês.

    Um grande abraço,

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  7. Respostas
    1. Obrigado Fabio - sempre gostei de planilhar minhas despesas e controlar as minhas contas. Conheço gente que não gosta muito, mas para mim funciona quase como uma terapia.

      Obbrigado pela visita e apareça sempre.

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    2. Hoje em dia é meu hobby. Sabe-se lá onde estaria sem ela...

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  8. EP,

    R$ 300 em restaurantes? Ainda bem que vc tá ciente de que precisa mudar esse quadro.
    E esses R$ 100 de presentes? Todo mês tem que rolar presente?
    Sobre o canal fechado...que tal rever isso aí?

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    1. Olá SeP - realmente o meu valor alocado para restaurantes deve diminuir (assim como meu peso) - em passo que os gastos com esportes devem aumentar - então acho que no resultado final irei ficar empatado.

      Na verdade, os R$ 100,00 de presentes estão alocados mensalmente, mas eu nao gasto esse dinheiro todo mês - existe mês que não tenho essa despesa e outros que eventualmente tenho mais gastos do que os R$ 100,00. O que eu fiz foi colocar o valor anual em presentes e dividir por 12 meses - ou seja, R$1200,00 por ano ou R$100,00 por mês. Para fins de estudo, eu verifiquei o meu orçamento do ano passado e o ticket médio foi de R$ 130,00 para cada presente - acho que frente as minhas receitas e despesas, o valor está razoavelmente equilibrado. Claro que tenho de cuidar para continuar assim, não posso ficar desatento pois estas pequenas despesas se transformam facilmente em uma bola de neve.

      Muito obrigado pelas dicas. Esse foi um dos motivos que decidi criar o blog - o compartilhamento de informações e discussões de ideias - e fico feliz que isso já está acontecendo aqui no Executivo Pobre.

      Muito obrigado pela visita e pela participação.

      Um grande abraço,

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    2. O que importa é vc ter total controle de suas finanças e o que vc ta fazendo mostra que vc ta no caminho perfeito.
      Abraços meu caro.

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  9. EP,

    Parabéns pela sua organização, suas despesas estão baixas se comparadas ao seu rendimento mensal. Já te adicionei no meu blogroll.

    Abraços!

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    1. Olá IL - pois é, acho que organização é mal de engenheiro - nós somos meio bitolados com esse negócio de planejamento; o que nem sempre quer dizer que nós fazemos um bom planejamento ... rsrsrs

      Eu pretendo nunca comprometer mais de 50% do meu rendimento liquido. Estou bem feliz com esse nível de 34,5% que as despesas ocupam frente ao meu rendimento liquido.

      O grande problema é o governo fazendo trapalhadas na administração e com o aumento da inflação - eu tenho medo desse numero aumentar !!! Para você ter uma ideia, no mês passado eu gastei 18% mais para comprar os mesmos produtos - consegui compensar com a redução de outras despesas; mas mesmo assim o cenário é preocupante.

      Obrigado pela visita (já te adicionei por aqui também).

      Um grande abraço,

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