sábado, 14 de junho de 2014

Viagem do Executivo Pobre - Amsterdam (Parte I)

Olá Pessoal !!! Estou inaugurando uma nova seção aqui no blog e espero que vocês gostem. Trata-se da seção Viagem do Executivo Pobre. Neste espaço, pretendo compartilhar com vocês um pouco da experiencia que tive em viagens por alguns lugares que achei muito interessantes, falar da cultura local, da culinária, um pouco da história e costumes da população local, eventuais dificuldades na viagem ... enfim, falar um pouco da experiencia de conhecer um outro país.

Quero ver se consigo incluir também algumas dicas para economizar durante essas viagens; mas primeiramente, quero agradecer o amigo Simples e Próspero por ter dado a sugestão de falar sobre viagens em um dos primeiros comentários aqui do blog. Espero que gostem do resultado !!!

Viagem do Executivo Pobre - Amsterdam

Amsterdam foi a primeira cidade que conheci na Europa - e acho que não poderia ter começado melhor. Trata-se de uma cidade extremamente organizada, com grande infraestrutura para receber turistas, povo acolhedor e diversas atrações culturais. E o melhor de tudo: todas essas coisas estão reunidas em uma cidade com população ao redor de 800.000 mil habitantes.



Amsterdam é a capital da Holanda, apesar da maior parte dos órgãos públicos, embaixadas e sedes das grandes corporações estarem localizadas em Haia. O que ainda concede uma grande importância a cidade junto aos próprios holandeses é o fato da Família Real Holandesa ter sua residencia oficial em Amsterdam. Isso mesmo pessoal - a Holanda é uma monarquia constitucional !!!

Comecei a planejar a viagem com aproximadamente 8 meses de antecedência - e a grande sacada foi encontrar um voo promocional, pois provavelmente a passagem aérea será  o item mais caro da sua viagem. Eu sempre fico de olho no site melhores destinos para encontrar promoções interessantes. Para este caso especifico da viagem para Amsterdam, eu encontrei uma passagem voando pela SwissAir (excelente companhia aérea) com escala em Zurique - Suiça; bilhete de ida e volta com taxas incluídas por R$1.402,00. É mais barato voar para Holanda do que viajar para a maior parte das cidades brasileiras.

O problema que o brasileiro enfrenta para viajar já começa antes de chegar no aeroporto. Não existe metro ou trem ligando o aeroporto de São Paulo a cidade - ou seja, você tem opção de ir de táxi e pagar mais de R$180,00 ou posso ir de ônibus executivo que sai de uma estação do metro e teria de pagar mais R$25,50 por passagem ou poderia pedir para um parente ou amigo me levar.

Depois dessa primeira dificuldade, vem o problema de se alimentar no aeroporto. Os preços são mais do que abusivos !!! Então, para tentar salvar minha carteira eu me alimentei antes de ir para o aeroporto e decidi esperar o jantar no avião. Essa foi fácil de resolver !!!

Próxima dificuldade: fila da imigração. Impressionante como o pessoal não consegue fazer uma atividade simples de forma organizada. E não estou apenas me referindo a Policia Federal avaliando os registros de passaporte para ver se o camarada é procurado ou impedido de deixar o pais. Além dessa primeira burocracia, temos também a sempre reconhecida "capacidade criativa" do povo brasileiro; também conhecida como "jeitinho brasileiro". 

Teve um camarada que chegou para passar pela imigração e ele estava desesperado porque ia perder o voo. Veio uma atendente e perguntou qual o horário do voo dele, ele informou o horário - o voo iria partir dentro de 30 minutos. A atendente disse que mesmo que ela conseguisse passar ele na frente na fila da imigração, provavelmente ele não conseguiria embarcar porque o voo precisa fechar as portas 15 minutos antes do horário de decolagem para procedimentos de segurança e manobra de "taxi" na pista. Mesmo assim, ela passou ele na frente dos demais (sob protestos da galera) e o cara foi lá tentar embarcar. Chegou no portão e o embarque já estava encerrado. Ai começou a maior confusão - o cara queria porque queria embarcar no voo, porque não podia perder aquele voo, porque a fila da imigração demorou demais (o que é mentira, porque passaram ele na frente dos demais), porque o transito, porque a chuva, etc... Claro que ele tinha uma desculpa para o atraso dele, afinal tudo estava errado menos ele. Chamaram o fiscal de pista e o cara conseguiu embarcar - seguraram um voo internacional e prejudicaram centenas de pessoas porque um espertinho estava atrasado.

Mas chega de falar das dificuldades e vamos prosseguindo na viagem. Embarcamos no horário e o voo partiu sem maiores problemas. Bom serviço de bordo e boa comida no avião - aproveitei para dormir a noite toda e chegar lá descansado. Depois de quase 12 horas de voo, chegamos em Zurique.

Agora a aventura vai começar, eu pensei. Tinha 1:20 minutos para pegar a conexão que iria me levar para Amsterdam. Não teria de pegar as bagagens na esteira porque elas foram despachadas para o destino final, mas teria de passar pela imigração para entrar na Europa, e caso tivesse muita fila, perderia o voo porque o tempo de conexão era bem apertado. Sai do avião e toda a sinalização estava em Alemão, Francês, Inglês e mais um idioma que não reconheci. Você desembarca em uma especie de antesala e pega um metro para ir até outro terminal, onde acontece a imigração. O trem chegou rapidamente e fomos até o outro terminal e eu preocupado com a fila da imigração.

Quando eu cheguei, simplesmente não tinha fila nenhuma. Eles tem 30 guichês e os 30 estavam com operadores aguardando o pessoal do voo para poder liberar o mais rápido possível. O agente da imigração checou minha passagem de retorno, perguntou para onde eu ia, quanto tempo ia ficar e me liberou. Enquanto eu estava esperando outras pessoas que estavam viajando comigo, percebi que rapidamente vieram outros 2 agentes suíços para falar com um senhor que estava em um guichê e aparentemente ele não falava Inglês. Um dos agentes falava espanhol e perguntou o que aquele senhor estava fazendo na Suiça e para onde ele ia. O senhor respondeu que estava indo visitar a filha e o neto que tinha acabado de nascer. O agente perguntou quando ele ia voltar e o senhor respondeu e mostrou inclusive um voucher que eu acredito ser a passagem de volta. O agente perguntou porque aquele senhor havia comprado a passagem dele apenas há dois dias, pois se ele tinha a intenção de visitar a filha e uma gravidez leva 9 meses, ele teria condições de ter comprado a passagem com mais antecedência e ter pago um preço menor. O senhor não conseguiu justificar e os guardas levaram ele para uma sala reservada para avaliar com mais cuidado a situação. Não sei o que aconteceu depois, porque tinha de pegar o meu voo; mas achei interessante como o pessoal da Suiça ficou atento ao detalhe da data de compra da passagem e as razões do senhor estar naquele pais.

Peguei um segundo voo para fazer o trecho Zurique - Amsterdam. O voo foi operado por uma companhia local e foi muito bom. Mesmo neste voo que eles classificam como regional (apesar de ser de um pais para outro) eles servem comida e bebida - nada de lanchinhos !!! Após mais 1:20 de voo; finalmente cheguei em Amsterdam.

Desembarquei do avião e fui retirar minha bagagem na esteira. Novamente, toda a sinalização visual em 4 idiomas e avisos sonoros em Ingles e Holandes. O nome do Aeroporto é Schiphol e ele fica muito bem localizado, com conexão de trem com a Amsterdam Centraal Station (se escreve assim mesmo). O trem leva apenas 13 minutos para chegar até o ponto principal de Amsterdam. Já imaginou você sair do aeroporto e chegar no centro da cidade em 13 minutos pagando EUR2,90 ? Na verdade, você não precisa nem sair do aeroporto para pegar o metro. Você apenas desce a escada rolante e embarca destino Centraal Station !!!

Amsterdam Centraal Station

Você tem a opção de comprar o bilhete por EUR2,50 na máquina ou comprar em um guichê da companhia de transporte holandesa, contando com o suporte de um atendente e pagando EUR0,40 a mais por isso. Como era minha primeira vez, decidi usar o atendimento no guichê. O atendente falava um Ingles perfeito e eu pedi 5 bilhetes de viagem unica (estávamos em 5 pessoas). O atendente olhou bem para mim e perguntou para onde eu ia - eu expliquei que ia para a Centraal Station (o hotel ficava ao lado da estação) e ele me disse que eu deveria comprar o bilhete familiar (pois eramos mais de 3 pessoas viajando juntas) e ainda teria um desconto extra, pois as passagens de trem para o centro de Amsterdam são mais baratas durante os dias de semana para incentivar o uso do transporte publico !!!

Como é que é ??? Os caras tem um total de 40% da população andando de bicicletas, mais 40% andando de transporte publico e eles ainda querem aumentar essa taxa para evitar transito na cidade ? 

Realmente os holandeses sabem planejar a longo prazo. Na próxima postagem, eu continuarei contando o que encontrei por Amsterdam, os passeios, culinária, aspectos culturais, etc... 

Eu tentei relatar os aspectos diferentes que encontrei durante a viagem. Caso vocês queiram saber algo mais especifico, por favor perguntem nos comentários que vou tentar abordar na próxima postagem.

Um grande abraço a todos.

18 comentários:

  1. putas em vitrine e drogas livre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - irei falar mais sobre estes assuntos no decorrer da serie sobre Amsterdam.

      Obrigado pela visita e grande abraço,

      Excluir
  2. Amsterdam é sensacional. Estive lá em 2002, alias 1 dia depois do Brasil ganhar a copa (a final assisti em Bruxelas). Não tem o que falar de Amsterdam, tenho amigo Holandês que mora lá e um amigo brasileiro que morou por 4 anos. A cultura dos caras é completamente diferente da nossa. Espero voltar lá um dia.
    Ouvi uma história certa vez que mais bicicletas são roubadas por ano que pessoas existem na cidade, mas faz parte da cultura, se você chega no local onde sua bike estava estacionada e foi roubada, você pega outra e vai embora. Acho que é lenda, mas foi um Holandês que me contou.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EI - eu também espero poder retornar a Amsterdam; gostei muito da cidade e do povo. Eu também ouvi falar sobre essa história do pessoal simplesmente chegar e pegar a bicicleta caso a sua tenha sido roubada, mas não consegui confirmar nada por lá. Eu reparei que quase todas elas tem aqueles cadeados e travas, então acho que hoje em dia ficou mais difícil o pessoal simplesmente chegar e pegar uma bicicleta.

      Mas a cidade realmente se adaptou para acolher os ciclistas - deve ser o paraíso das bicicletas !!!

      Obrigado pela visita e grande abraço,

      Excluir
  3. Estou com um projeto em andamento que promete revolucionar a vida do homem contemporâneo, esmagado atualmente pela sociedade bucetista. Viver na selva. Isso liberará todos os fluídos esquecidos pelo seu corpo e cérebro há milênios. Você será outra pessoa e e desenvolverá instintos animalescos capazes de superar qualquer problema.

    Pense, se você for capaz de viver na selva, sem ajuda nenhuma, tendo que matar ursos para sobreviver, fugir de lobos, matar leões, você será capaz de tudo. Já viu esses caras que vivem em florestas, matutos mesmo, já viu como são destemidos? A única coisa que os prejudica é que são ignorantes. No nosso caso, não vai ser assim porque somos urbanizados.

    Quando voltarmos de nossas temporadas na selva seremos rei nas cidades. Encararemos quaisquer desafios. Nós, no meio urbano desenvolvemos fobias e medos ridículos de quaisquer coisas, as quais no tempo do paleolítico, eram devidamente justificados por conta das situações extremas pelas quais passávamos.

    Então, cara, vivendo na selva, redirecionaremos esses instintos para as situações para as quais eles são naturalmente intrínsecos. Já tentou fazer uma fogueira no quintal da sua casa com um pedaço de galho seco e palha? Experimente e verá como é difícil. Eu demorei 14 horas tentando fazer isso esses dias.

    Muitas pessoas reclamam da vida, mas se esquecem de que o homem do paleolítico tinha muito mais dificuldades. A sobrevivência era de uma dificuldade extrema. Pessoas hoje se estressam por pouca coisa. Temos várias facilidades, muito comodismo e nos alimentamos muito mal. Nosso instintos ficam presos e são aplicados a coisas que não têm nada a ver com a real natureza deles.

    Eu já fiquei acampado em um matagal perto da minha casa por uma semana. Eu mesmo fiz uma cabana com folhas de palmeiras que achei por lá. Aprendi a fazer telhas com bambu e vedar tudo para que a água não entrasse. Consegui água da chuva que escorreu pelas telhas. Colhi goiaba de uma árvore que tinha aos arredores e consegui matar um passarinho. Foi foda. A fogueira consegui fazer depois de muito tempo. Demorou uns três dias, mas consegui. Defumei a carne para que ela durasse por um bom tempo.

    No lugar onde eu acampei não tinha muita coisa para caçar e comer. Mas estou planejando me isolar em uma ilha ou em uma mata fechada. Essa experiência que tive deu para ver como é o impacto de viver só, isolado no meio do nada. Mesmo a civilização estando a um quarteirão dali. A sensação é única. Noite ao relento, medo, tudo em estado de alerta. Definitivamente é uma experiência sem igual.

    Não vejo a hora de me isolar como um verdadeiro homem do paleolítico. Esse movimento de viver como o homem das cavernas está tomando conta do mundo. Vide séries de sucesso como Bear Grylls, Largados Pelados, Ed Stanford, Sobreviva Se Puder, Survivorman, Viver Para Contar, etc.

    Adquirindo e redirecionando instintos comuns ao Paleolítico, o homem se tornará muito mais homem. Eu só tenho medo de gostar tanto de viver como homem paleolítico e não voltar mais para a civilização. Deve ser muito bom viver ao relento, tendo que caçar para sobreviver, vivendo como se cada dia fosse o último.

    Terminei um curso de sobrevivência dado pelo exército e no final do ano já estarei partindo. Ainda não sei o destino corretamente. Mas será no na mata atlântica brasileira no Amazonas, Nova Zelândia, África ou em alguma ilha do pacífico. Vai ser demais. Sinceramente, tenho certeza de que não voltarei mais. Ainda mais se for em alguma ilha. Abraços.


    Hater do Caralho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá HC - te desejo muita sorte na sua experiencia !!! Acho difícil alguém conseguir abandonar o conforto e facilidades da vida moderna de forma permanente; mas se voce conseguir, isso mostrará um grande poder de adaptação da sua parte, além é claro, demonstrará extrema força de vontade e persistência.

      Boa sorte para você !!!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Acho que viajar é um dos melhores investimentos que pode ser feito e deveria fazer parte do plano de desenvolvimento pessoal de cada um. Tomara que voce consiga atingir seus objetivos financeiros e fazer as viagens que tem vontade !!!

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Olá Executivo Pobre,

    Acho a SwissAir a melhor CIA da Europa.
    Você teve sorte em conseguir um bom preço nessa passagem, geralmente ela é cara.
    Amsterdam é linda mesmo e seus canais a torna muito diferente das demais cidades.
    Na minha opinião, muito mais bonita que Veneza.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá BBB - também gostei bastante da Swiss Air. O atendimento e serviço prestado são muito bons - eu fiquei bastante satisfeito. O site que menciono na postagem sempre traz umas promoções bacanas, eu já fiz outras viagens com preços de passagens similares a este que mencionei. Sempre vale a pena dar uma pesquisada por lá.

      Ainda não conheço Veneza, mas concordo com você que Amsterdam é realmente muito linda.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. É verdade que dá pra escolher loiras gostosas na vitrine para sexo,como falam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon - é verdade sim !!! A prostituição é tratada de uma forma diferente na Holanda, assim como o consumo de algumas drogas consideradas recreativas. Eu irei detalhar um pouco mais sobre isso nas próximas postagens sobre essa viagem - espero que voce continue acompanhando e participando nos comentários.

      Obrigado pela visita e um grande abraço,

      Excluir
    2. Com certeza acompanharei,caro EP. Gosto muito de relatos detalhados de viagens,na mídia sempre falam de forma superficial (e sem dar os detalhes que realmente nos interessam rs) dos lugares turísticos pelo mundo.

      Abraço!

      Excluir
  7. Amigo, dica para ir para o Aeroporto de Guarulhos pagando mais barato. Vá até a estação Tatuapé e de lá sai um ônibus intermunicipal para o aeroporto que custa R$ 4,45. Não é o melhor ônibus do mundo, mas se você for com uma mala grande e sozinho, dá para ir de boa. A maioria das pessoas que trabalham no aeroporto ou nas cias aéreas utilizam este ônibus para chegar até lá.

    Amsterdam é animal mesmo e você pegou um preço EXCELENTE, ainda mais por voar Swiss Air!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon - excelente dica !!! Com certeza, se eu soubesse desse ônibus, teria utilizado. Obrigado mesmo pela dica.

      Realmente eu peguei um preço legal para esta viagem - eu considero viagem um item de desenvolvimento intelectual. Acho que nada paga a experiencia de voce conhecer outro pais, outra cultura, outra forma de ver a vida ... Claro que não estou dizendo que todos devem sair se endividando para viajar, não concordo com pessoas que fazem isso. Mas acho que é possivel sim viajar e continuar aportando em busca da IF. Trata-se somente de buscar oportunidades e reduzir o custo da viagem de acordo com as possibilidades de cada um.

      Obrigado novamente pela dica e grande abraço,

      Excluir
  8. O que todo mundo quer saber é sobre a mulherada na vitrine. São gostosas ou barangas? Cobram muito caro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon - pode deixar que eu vou falar mais sobre isso nas proximas postagens. Estou vendo que realmente este é o tema de interesse da galera ... rsrsrs. Mas já posso te adiantar que vi de tudo; desde loiras muito bonitas do leste europeu até senhoras com mais de 60 anos de idade. Realmente, Amsterdam é um lugar sem preconceitos !!!

      Um grande baraço e continue acompanhando as postagens.

      Excluir
    2. Rapaz, o dinheiro é desculpa, o povo daqui só pensa em sacanagem.....rsss

      Excluir