terça-feira, 4 de abril de 2017

Atualização Patrimonial MAR-17 - R$243.285,42 (+2,58%)

Ola Pessoal - vamos a mais um fechamento mensal. Do lado corporativo, as coisas estão se "ajustando" na empresa. A nova funcionária que contratei iniciou as atividades e está se saindo bem, assim como o estagiário que foi contratado e vem desempenhando as atividades de forma muito interessada e com bastante qualidade.

A empresa está passando por um processo confidencial, mas que coloca em risco o emprego de varias pessoas, inclusive o meu. De qualquer forma, isso é um assunto que nao consigo controlar ou influenciar, ou seja, nao esta nas minhas maos nenhum tipo de decisao sobre isso. O que venho fazendo é dar um pouco mais de visibilidade para algumas atividades estrategicas da minha equipe, buscando participar em projetos que envolvam diretamente os clientes e buscando exposição com novos gestores que estão se familiarizando com as nossas operações.

Além disso, finalmente, consegui concluir o mestrado - então, além de liberar um pouco mais de dinheiro no meu fluxo de caixa mensal, agora eu tenho uma opção a mais para trabalho - seguir a carreira academica. Agora tenho a oportunidade de começar a lecionar e tenho também o desafio de desenvolver um networking nessa nova area.

Mas, desafios a parte, ja estabeleci um bom contato com dois professores e vou iniciar o meu networking. De qualquer forma, nesse momento será dificil conciliar atividades corporativas com um eventual segundo trabalho em alguma universidade. Isto ficara em segundo plano nesse momento.

Então, vamos ao fechamento do mes:

1 - Poupança:


Manutenção de valor minimo na poupança. Talvez, será necessário algumas pequenas reformas em casa, e se isso for confirmado, o dinheiro de reserva será utilizado para este fim. Por enquanto, vou mantendo o valor minimo de 10K na poupança.


2 - Tesouro Direto:


Aporte do mês direcionado ao TD para fins de equilibrio da carteira. Nao houve mudança na estrategia e sigo com Tesouro NTNB Principal 2024, cada vez mais fortalecendo a posição em Renda Fixa para equilibrio da carteira. Em breve, vou diversificar com aquisição de titulos privados.


3 - FII:


Novamente um mês com boa rentabilidade no FII. Por enquanto nao houve alteração na carteira e eu estimo que novos aportes em Renda Variável ocorrerão somente no proximo ano. De toda forma, os alugueis recebidos continuam sendo reinvestidos, porém em Renda Fixa.


4 - Total:


Superado a barreira dos 240K - agora é buscar os 250K nos próximos meses e focando sempre nos 300K ao final do ano. O aporte do mês foi interessante e vou retomando os aportes nesse ano, já que o terreno adquirido ja foi quitado e nao tenho outras despesas previstas no curto prazo.

Existe um projeto de construção de imovel em um local proximo a minha residencia, porém ainda nao esta definido se vou seguir com esse investimento. Também existe algumas alternativas para compra de imovel ja construido (possivel um bom desconto com pagto a vista), mas ainda estou no campo das avaliações preliminares.

De qualquer forma, sigo em frente com a meta de patrimonio de 300K para este ano e avaliando como ficará o ambiente corporativo na empresa onde eu trabalho.

Um grande abraço,

15 comentários:

  1. Olá EP!

    Parabéns pela rentabilidade do mês, pois março não foi um mês tão bacana assim no mercado! E parabéns pelo patrimônio!
    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Noob - tudo bem ? A rentabilidade esta ficando um pouco mais estavel pois ja tenho mais de 30% do patrimonio em Renda Fixa. Esse era o objetivo de diversificar a carteira - mas, obviamente, quando a renda variavel tem aquelas "subidas vertiginosas" a minha carteira nao irá acompanhar da mesma forma.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Parabéns por terminar o mestrado, lembro de quando você começou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola CF - tudo bem ? Pois é - comecei o mestrado dois anos atras. Foi um periodo complicado pois demanda bastante tempo e, para falar a verdade, a mensalidade também é um pouco pesada.
      Mas agora acabou - mais dinheiro livre no mes e mais tempo para a familia.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Parabéns executivo pobre!

    Duelo de titans:
    Surfista 240 +
    Você 240 +
    Eu correndo por fora com 230k

    Com este aportes balísticos se vai longe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, estamos juntos nos 230k! kkkkkk

      Abrs!

      Excluir
    2. Ola Nordestino - bacana estarmos com um bom patrimonio ... tomara que a evolução seja ainda maior.

      Um grande abraço,

      Excluir
    3. Ola Mestre - que bom que temos bastante gente com mais de 200K.... este valor, para o padrão brasileiro, é muito coisa. Mas vamos firmes com os aportes.

      O desafio, como sempre acontece em tempo de crise, é se manter empregado para poder continuar aportando. Mas se algo acontecer, o valor investido mais rescisão de trabalho permitirá uma procura de novo emprego com mais calma.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Parabéns, EP. Excelente aporte neste mês, além de ótimo rendimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ep - também fiquei feliz com a rentabilidade desse mes. O meu objetivo de rentabilidade é modesto (0,6% livre de inflação), mas enquanto for possivel obter taxas maiores sem adicionar muito risco a carteira - isso sera excelente.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Rapaz, parabéns. Com o fim do mestrado haverá maior aporte mensal. É possível fazer dinheiro na bolsa neste país.


    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - espero aumentar os aportes e manter um nivel proximo de 6K, podendo chegar a 9K de acordo com as circunstancias do mes. Acho que é um nivel de aporte interessante e também me permite ir aumentando o patrimonio a cada mes.

      O meu objetivo para o final de ano é R$300K, mas acho possivel superar esse valor - vamos ver quando estivermos no terceiro trimestre.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Fala EP, veja o lado bom, com o fim do Mestrado, você pode arrumar aulas em alguma universidade ou até mesmo concurso em faculdade pública !! aumenta o leque de opções no mercado de trabalho, parabéns !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COm certeza SP - o leque acaba aumentando significativamente. Mas, por enquanto, eu vou me dedicar a idiomas e focar no meu trabalho atual, pois essa fase de transição está demandando bastante e nao convém deixar de entregar resultados neste momento.

      Um grande abraço,

      Excluir