sexta-feira, 5 de maio de 2017

Atualização Patrimonial ABR/17 - R$245.422,29 (-0,35%)

Olá pessoal - tudo bem ?

Vamos a mais uma atualização patrimonial - esse mes, infelizmente, o rendimento foi negativo e o patrimonio só aumentou em numeros absolutos, devido ao aporte realizado e ao reinvestimento dos alugueis recebidos. De qualquer forma, isso é esperado: temos meses com rendimento positivo e meses com rendimento negativo, mas o objetivo dos R$300K para este ano está sendo perseguido diariamente.

Antes de iniciar a atualização patrimonial, quero pedir desculpas pela falta de postagens nesse ultimo mês. As coisas ficaram muito corridas, exigindo uma atenção muito maior da minha parte aqui na empresa:

1 - Houve demissão de executivos (alguns aliados politicos e outros não aliados);
2 - Estou no meio de um processo de fusão e aquisição (nova empresa, novos processos e procedimentos e nova estrutura onde ainda nao está claro o papel de cada um);
3 - Treinamento e adaptação de novo funcionário contratado;
4 - Revisao de metas e mudança de padrão de ano fiscal de Jan-Dez para Set-Set (isso quer dizer que tenho um trimestre a menos para atingir as mesmas metas);
5 - Sobreposição de cargos pela integração dos colegas da outra empresa com a qual houve a fusão e ansiedade geral para descobrir quem ainda vai ter uma cadeira ao final desse processo.

Estes sao apenas os temas iniciais referentes ao trabalho, mas ainda tenho mais coisas acontecendo (e coisas muito mais importantes) no plano pessoal:

1 - Um Estagiário (a) Pobre vem por ai;
2 - Processo de Cidadania Portuguesa agendado para 25/Maio (cidadania da minha avó que será utilizada para meu pai e depois para mim);
3 - Novo contrato da Sra Executiva Pobre que me permitirá aportar 100% do meu salário a partir de Junho/2017 e confere estabilidade de 4 anos de contas pagas em caso de eu ser demitido (isso sem tocar nos investimentos ou verbas de rescisão);
4 - Viagem de Ferias chegando (pretendo falar um pouco mais sobre isso no blog)

Então sao muitas coisas para um unico mes (alem de finalmente ter terminado o mestrado e agora ter concluido a serie Prison Break - o primeiro muito mais importante do que o segundo; mas o segundo muito mais divertido do que o primeiro); mas promete ja planejar as postagens para contar um pouco mais de todas essas novidades durante esse mes.

Voltando ao fechamento patrimonial:

1 - Poupança:


Reserva de emergencia de R$10K - talvez seja utilizado uma parte durante esse mes para pagar as despesas com advogada em Portugal. Mas o compromisso continua em manter ao menos tres meses de despesas basicas em fundo de emergencia e os R$10K cumprem com esse objetivo.


2 - Tesouro Direto:


Mais um mes com aportes em Renda Fixa e o Tesouro vem cumprindo seu papel de trazer estabilidade a carteira. Hoje estou com, aproximadamente, 35% da carteira aplicada em Renda Fixa (isso sem contar os 10K da Poupança) - o que significa ainda um perfil bem arrojado de investimento com exposição de 65% a Renda Variável. Pretendo continuar aportando em Renda Fixa até atingir um padrão de 50/50 entre RF e RV.


3 - FII:


Os Fundos de Investimento Imobiliário apresentaram desempenho negativo nesse mês, mas cumpriram o seu papel de gerar renda passiva. Os alugueis foram reinvestidos na RF. A minha carteira de FII continua composta por:

AGCX / BBPO / RNGO / KNRI / FIIP / NSLU / HGRE / HGLG / PQDP / FCFL


4 - Total:


No total, o rendimento foi negativo em 0,35%; entretanto, devido aos aportes, o patrimonio apresentou evolução em numeros absolutos. Em postagem futura, vou falar das receitas previstas ate o final do ano e também das despesas previstas ate o final do ano para traçar a estrategia para garantir pelo menos os 300K que foi a meta estabelecida ao final do ano passado.

Também vou falar um pouco mais do processo do Estagiário(a) Pobre e das despesas planejadas nessa nova fase; e como ninguem é de ferro, vou também falar do planejamento da proxima viagem de ferias.

Um grande abraço a todos.

20 comentários:

  1. Parabens meu caro, queria ter uma carteira dessas. Tenho interesse nos FIIs, o que determina suas escolhas ? qual a sua porcentagem em cada ativo ? um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Joao - tudo bem ? Eu tenho aproximadamente 10% de participação de cada ativo na carteira FII (sempre faço uma distribuição ingenua dividindo o total pelo numero de ativos).

      Relacionando FII x Renda Fixa tenho participação de 65% de FII e 35% em Renda Fixa. Por este motivo, os aportes estao sendo direcionados para RF para equilibrar um pouco mais a carteira.

      O criterio de escolhas para FII sempre foi a qualidade dos imoveis e dos inquilinos. Imovel bem localizado alugado para boas empresas - ate o momento, tenho obtido tranquilidade com esta estratégia.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Entao teria que analisar cada ativo e seus imoveis ? Como voce coloca tudo isso em uma tabela ? Como os FIIs reagem com uma baixa da economia ?
      Agradeco imensamente pela sua atenção, abraco! E o final do ultimo epi de PB ? Pareceu o final da primeira, acompanho PB desde quando saiu os primeiros epis, é incrivel como a vida voa.

      Excluir
    3. O ideal seria analisar todos os ativos e seus imóveis- uma vez que voce irá colocar seu dinheiro nesse tipo de investimento. Eu nao tenho nenhuma tabela mas acompanho mensalmente os relatorios e fatos relevantes de cada um dos meus FII´s (também por isso mantenho uma carteira com apenas 10 FII´s).

      Os FII´s reagem basicamente como qualquer imóvel - esta atrelado a demanda e oferta do tipo de imovel na região onde ele esta localizado. Tem epocas que voce consegue alugar boa parte dos imoveis cobrando alugueis acima do mercado, tem epocas que voce tem vacancia e renova alugueis com desconto em relação ao preço de mercado ... Tem que ter consciencia de que investir em FII (apesar de ser Renda Variavel) é exatamente como investir em imoveis para aluguel (estou falando de FII de tijolo).

      Quanto a PB estou ja na quinta temporada....muito, mas muito legal mesmo !!!

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. EP, parabéns pela constância nos aportes. 300k estão ali, tb planejo atingir esse patamar até o final do ano.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sequoia - tudo bem ? Realmente a consistencia nos aportes é a chave para evolução patrimonial. Se conseguirmos manter o plano chegaremos aos 300K.

      Boa sorte para nós !!!

      Excluir
  3. Grande EP!

    Primeiro de tudo, parabéns pelo meninão (ou menina rs). Que Deus abençõe e dê muita saúde!

    Prison break é foda! Uma das séries mais hipnotizantes que já fizeram. Ainda não assisti a 5 temporada, mas pretendo.

    Sucesso ai na empresa ...

    Eu nem sei como consigo manter meu blog com tantas postagens, estou numa fase bem conturbada tambem, tipo, aquela fase que você explicou: Ou eu mostro que tenho valor e subo, ou fico estagnado onde estou ...

    Um abração e tenha um excelente mes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VDC - muito obrigado. Esse momento de ter um filho(a) é realmente especial e por isso decidi dividir com os amigos da blogosfera.

      Estou gostando bastante de Prison Break - terminei as 4 primeiras temporadas e agora estou acompanhando a 5 temporada - estou gostando bastante.

      parabens a voce por manter um blog com postagens quase diarias, isso acaba sendo muito complicado em termos de gestão do tempo. Como eu vivo em uma grande cidade e fico muito tempo preso no transito; nem sempre eu estou disposto a ficar ate mais tarde para escrever um post, apesar de a ideia estar na cabeça.

      Mas pretendo interagir mais e produzir mais textos também - o momento na empresa é delicado, pois fusoes e aquisições sao processos sempre traumáticos, uma vez que tem outra pessoa na empresa que esta chegando que desempenha exatamente a sua função. O risco de cortes é muito alto e por isso é importante se manter concentrado ... não digo nem se concentrar no trabalho, porque essas decisoes de demissões sao muito mais politicas do que tecnicas; mas se manter concentrado na familia, na saude e em aproveitar o tempo livre.

      Se voce fez a lição de casa criando patrimonio para tempos de turbulencia, voce pode colocar foco em outras coisas mais importantes. Além disso, sempre é preciso tomar cuidado com o "canto da sereia" das lideranças empresariais, onde pregam que se voce conseguir produzir mais, entregar mais resultados, for mais eficiente, etc...; voce será promovido e terá sua recompensa. Nem sempre as coisas ocorrem dessa forma, porque assim como demissões as promoções também sao decisões politicas.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Estou torcendo pela sua cidadania. É importante que você faça todo o possível para adquiri-la para dar mais chances ao seu futuro filho.
    Lhe desejo um filho saudável, corajoso e triunfante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CF - tudo bem ? Também estou torcendo muito para encerrar esse processo que acabou sendo bem burocratico. O meu bisavo nao tinha a certidao de nascimento e por isso precisamos entrar com uma advogada em um processo administrativo para conseguir obter o registro dele, que é essencial para a cidadania da minhá avó.

      Após esse processo - a cidadania dela esta agendada para o dia 25/05 na Conservatoria de Lisboa; vamos iniciar o processo de cidadania do meu pai e logo após, o meu processo de cidadania. Pela estimativa de prazo (pois agora todos os documentos estao regularizados - 100% de acordo com o que pede o governo portugues), quando meu filho(a) nascer ja terei a minha cidadania e poderei registrar o bebe no Consulado de Portugal.

      Com certeza, apos a cidadania a ideia é viver um periodo fora (talvez a vida inteira) para a criança obter melhores condições de educação, saude e segurança.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Olá Executivo!! Parabéns pela disciplina dos aportes!! Estou com um grande problema, só quero investir em ações e fundos imobiliários rs...tenho que voltar a colocar alguma coisa em títulos públicos também. bom mês...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola BF - tudo bem ? Voce tem um bom problema, a maioria das pessoas só quer gastar dinheiro - como voce quer investir, voce está muito bem posicionado. Eu ainda terei mais um tempo de RF antes de voltar a investir em FII.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Que legal !! está indo tudo muito bem, lógico que essa fase no seu trabalho é desgastante, mas pense que você concluiu o mestrado, vai poder aportar 100% e ainda por cima é possível conseguir algo na área academica !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola SP - tudo bem ? Realmente o mestrado vai possibilitar um leque maior de oportunidades em momentos de crise. Vamos ver como ficarão as coisas na empresa, pois para aportar 100% do salario eu preciso estar empregado e ter um salário...rsrsrs

      Mas, na pior das hipoteses, a Sra Executiva Pobre tem estabilidade por 5 anos; o que é um tempo suficiente para procurar outro emprego sem precisar mexer nas economias e investimentos.

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. EP, parabéns pela criança! Sigo seu blog a um tempo e fiquei bem feliz!


    Montei um blog recentemente e, se quiser, dá uma passadinha lá e confere o conteúdo! Te adicionei no meu blogroll, se quiser me adicionar ao seu ficarei muito feliz! http://enriquecendo.club

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Enriquecendo - visitei o seu blog e espero que tenha sucesso no projeto de gerar receitas atraves do seu blog. Essa é a vontade de todo investidor que se dispoe a compartilhar suas estrategias atraves de um blog. Ja esta adicionado por aqui.

      Seja bem vindo e um grande abraço,

      Excluir
  8. Amigão, boa tarde, estou começando a investir, poderia me disponibilizar essa planilha acima para eu controlar os meus investimentos? meu email é rubens.bezerra@gmail.com
    Muito Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rubens - tudo bem ? Para dar os creditoas a pessoa correta, foi o famoso ADP "Alem da Poupança" que desenvolveu as planilhas.

      Peço, gentilmente, para que voce faça o download através do site dele. Além disso, lá tem uma explicação detalhada sobre a forma correta de utilizar as planilhas.

      Um grande abraço,

      Excluir
  9. EP, parabéns pela evolução...

    Uma curiosidade: pq vc concentra tudo em FII e nadinha em ações?

    ah, poderia me add na sua lista de blogs? vc já está na minha tem um tempinho :)
    abraço
    PD7

    ResponderExcluir