sexta-feira, 2 de junho de 2017

Atualização Patrimonial MAI/17 - R$245.997,42 (+0,23%)

Ola pessoal - tudo bem ? As coisas estão novamente ficando um pouco mais corridas aqui no trabalho e por isso vou fazer um fechamento rápido para manter todos informados da evolução patrimonial.

Nesse mês não houve aportes e por isso a pequena valorização do patrimônio em relação ao mês anterior. Os aportes nao foram realizados (apenas o reinvestimento dos alugueis recebidos), devido a duas despesas extras que tive esse mês.

A primeira despesa extra foi da ordem de R$1.500,00 referente a um tratamento dentário (mais do que necessário) que minha mãe está fazendo e eu estou ajudando ela com o pagamento dessa despesa. É impressionante com serviços medicos sao caros no Brasil, apesar que sao ainda mais caros em países mais desenvolvidos. De qualquer forma, essa será uma despesa que terei por mais dois meses.

A segunda despesa extra é uma despesa boa - finalmente conseguimos a nacionalidade portuguesa da minha avó. Agora irei iniciar o processo de cidadania portuguesa do meu pai; e na sequencia, será a vez do Executivo Pobre obter a sua cidadania. Acredito que quando o estagiário Pobre nascer, eu ja irei registrar no Consulado; ou seja, já nascerá portugues.

A despesa extra mencionada foi com as ultimas certidões da minha avó que foram enviadas a Portugal, mas pelo menos o resultado foi positivo já que o processo foi concluido e ja temos o assento de nascimento portugues dela. 

Agora, passarei a falar um pouco mais dos planos de imigração para Portugal aqui no blog. Falaremos um pouco mais das regiões, das pesquisas de custo de vida que venho realizando, imóveis, cultura e modo de vida em terras lusitanas. 

E também irei tratar de um tema que será mais delicado, já que chegou o momento de pagar a advogada em Portugal por esses três anos de processos a fim de regularizar toda a documentação dos pais de minha avó (bisavô e bisavó) a ponto de permitir a cidadania dela que é filha de portugueses. 

A conta é salgada e chega aquele momento de dividir entre todos os interessados da familia, uma vez que meu pai tem irmãos que podem se beneficiar também da cidadania. Se ninguém quiser a cidadania, eu irei pagar as despesas sozinho - mas também nao irei passar nenhum documento ou contato para o pessoal. Quem quiser a cidadania, primeiro tem de me reembolsar das despesas que tive ate agora - já que é um processo que irá beneficiar a todos e eles tem condições economicas de dividir os custos.

Mas irei comentar isso em mais detalhes em postagens futuras - a medida que for ocorrendo a reaçao dos familiares frente a proposta de divisão dos custos.

Por hora, segue o fechamento com o patrimonio total ...


Um grande abraço a todos ...

33 comentários:

  1. Rapaz, família tem de pagar as contas. Muitos parentes querem conforto e moleza grátis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é anon - nesse caso, eu sei que a conversa vai ser dificil. Ja avisei a todos a respeito da nacionalidade da minha avó e que os filhos tem direito. Passei o orçamento considerando as despesas passadas (que eu ja paguei) e as futuras - quem tiver interesse, eu entrego a certidão de nascimento portuguesa da minha avó e pode dar sequencia no processo; quem nao tiver interesse nao recebe nada e continua brasileiro...rsrsrs

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Pior é que depois de pronto o processo, seus parentes vão ter acesso fácil. Claro que a maioria prefere pagar advogado do que ajudar um familiar, mas é assim mesmo.
    Parabéns pela cidadania e te vejo aqui (ou não). Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola CF - na verdade, vai ser bem complicado eles terem acesso. Eu fiz o processo atraves de uma advogada em Portugal e somente eu tenho o contato dela - ninguem sabe qual advogada estamos falando. Outra coisa é que toda a documentação da minha avó foi enviada para mim, então eles nao tem numero de processo, nao tem numero da certidao de nascimento, etc...

      Obviamente que podem contratar uma advogada em Portugal para descobrir onde esta o registro de nascimento da minha avó (em qual distrito, concelho e freguesia) que sao informações necessárias para iniciar o processo de cidadania atraves do Consulado do de Portugal no Brasil; mas para isso vao desembolsar dinheiro.

      Eu nao ganho nada com isso, mas só de saber que eles pagaram (mesmo que nao seja para reembolsar as despesas que eu tive) já está bom. Só nao pode uma unica pessoa investir tempo e dinheiro (no caso, eu) e os demais terem acesso ao beneficio sem nenhum tipo de contra-partida.

      Com certeza nos vemos em Portugal - em cinco anos tenho pretensão de morar por ai. Nao conheço as regiões (nunca estive em Portugal), mas pretendo fazer algumas viagens de turismo antes de concluir meu plano de imigração. A principio, inclusive por questoes de origem familiar, tenho afinidade com a região do Porto que foi onde minha bisavó nasceu.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Eu teria a mesma postura. Detesto folgados.

      Minha família é bem do norte de Portugal. Tenho vontade de me apresentar a eles um dia.

      Excluir
    3. CF - sempre interessante ter o primeiro contato com esses parentes. Ainda mais no seu caso, que sera um contato sem interesses, acho que voce seria muito bem recebido pelos seus parentes. O bacana é que voce começa a criar laços com a comunidade local e eles sempre podem dar dicas de como as coisas funcionam em Portugal.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Legal, Executivo! Parabéns pelo esforço pra conseguir a cidadania para sua avó.

    Eu tenho ascendência alemã, mas não consigo de jeito nenhum a cidadania. Meus pais não são casados (vivem juntos há anos mas não se casaram) e esse é o principal motivo da negativa de cidadania alemã.

    Mas enfim, tenho 2 colegas de trabalho que estão de mudança pra lá pra trabalhar e se estabelecer. O Brasil tem fortes laços com a Alemanha e atualmente não está difícil conseguir trabalho lá na minha área de atuação.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola IW - tudo bem ? Se existe demanda para sua profissão na Alemanha (o pais mais espetacular que ja conheci)) será que nao existe a possibilidade de seus pais fazerem um contrato de união estável ? Se já estão juntos há tantos anos, nao iria mudar nada para eles e te ajudaria na questão da nacionalidade.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Wannabe, mas a Alemanha recebeu um numero proporcionalmente bem grande imigrantes, ainda há espaço pra mais?
      Outro ponto: Por que descendentes de europeus que vivem em outros países, especialmente América Latina parecem ter uma burocracia ou dificuldade grande em conseguir visto para trabalhar na Europa, enquanto cidadãos não europeus parecem ter mais facilidade?

      Excluir
    3. Cidadania alemã é bem mais enjoado pegar do que a italiana ou portuguesa. Eu pressuponho que vc tenha descendencia pelo lado materno, aquelas exigências que eles fazem para reconhecer a cidadania via vínculo materno (especialmente a confusão de datas que vc pode ou não ter nascido) é absurda.
      Infelizmente as vezes a rota mais fácil para você conseguir essa cidadania é fazer como qualquer outro imigrante faz.

      abs,

      Excluir
    4. Ola anon - tudo bem ? Apenas para colocar um ponto para discussão - se o Investidor Wannabe obtem a cidadania, ele nao seria um imigrante (como de fato chegaram muitos na Alemanha) - mas ele passa a ser um cidadao alemão. As regras sao diferentes (no caso da Alemanha, sao bem diferentes) para imigrantes e cidadão do pais.

      Um grande abraço,

      Excluir
    5. Ola Kundera - eu também acredito que a cidadania alemã é uma das que apresenta maior dificuldade. E nao é para menos, é um dos paises mais requisitados por imigrantes - o nivel de vida por lá é muito bom.

      Um grande abraço,

      Excluir
    6. Estive na Alemanha ano passado e realmente dá pra notar nas ruas a quantidade de imigrantes, principalmente de etnia do oriente médio.

      A Alemanha tem muita oportunidade pra gente QUALIFICADA, o que não é o caso destes imigrantes. Esse pessoal está ocupando vagas que exigem pouquíssima qualificação ou estão sem trabalho, se mantendo com auxílios ou até mesmo pedindo dinheiro nas ruas...

      Minha ascendência alemã é paterna, porém uma das regras é que quando você nasce, seus pais têm de estar casados. Se eles casarem depois já não vale mais.

      Abraços.

      Excluir
  4. Executivo,

    Tirei a minha cidadania Portuguesa recentemente. E tambem tenho projeto para os proximos 5-7 anos.
    Vamos trocando ideia.

    abraços

    ResponderExcluir
  5. VC vai trabalhar em Portugal ou viverá do fiis ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - minha ideia é ter uma renda de ativos financeiros que me permita custear minhas despesas na Europa. Mas penso em trabalhar sim - se nao nas funções que tenho hoje (pode ser dificil encontrar emprego por lá), mas penso em utilizar as minhas verbas rescissórias quando sair do emprego no Brasil e montar um pequeno negócio em Portugal (a Sra EP tem vontade de montar um cafe ...)

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Show de bola em EP!

    Será uma boa história pra acompanhar.

    Por coincidência hoje estou em Lisboa, não vai dar pra conhecer muita coisa, mas posso falar que passei por aqui (conexão, algumas horas para o outro vôo).

    Me parece que pra vir ao primeiro mundo, Portugal é a porta mais fácil ...

    Abraçaõ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola VDC - tudo bem ? Legal que esta no Velho Mundo - é sempre um roteiro interessante para conhecer outras formas de viver, um pouco diferentes do American Way of Life. Também é interessante absorver a historia do lugar, visitando as construções antigas, igrejas, monumentos e museus ... eu particularmente gosto bastante de historia e veificar as coisas in loco é sempre mais interessante.

      Com certeza Portugal oferece facilidades para quem quer imigrar ... e com o planejamento com o nivel de detalhe necessario, sempre é uma grande oportunidade. Mas nao podemos nos iludir - um imigrante sempre será imigrante ... Portugal tem a facilidade do idioma, culinaria e costumes em geral ... mas se for possivel conseguir a cidadania é sempre melhor (simplesmente porque as regras para imigração podem ser alteradas) e como quase todo mundo no Brasil tem ascendencia portuguesa, italiana, espanhola, etc... muitos dos colegas poderiam ter esse beneficio e nao vao atras porque é sempre dificil resgatar documetnos e fazer as correções necessarias - mas penso que vale o investimento.

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. Por coincidência as pessoas do Centro-Sul do Brasil podem nascer lascadas,pobres mas possuem pelo menos alguma ascendência lusofóna, italiana, ou de qualquer local da Europa, que irá salvar a pele no futuro. Agora quando a gente sobe o mapa do Brasil a situação muda e encontra pessoas como eu, que vão ficar no Brasil para sempre por causa da origem, cor de pele e dificuldade dos programas de imigração. Se eu me mudasse para um estado Sudeste/Sul do país eu já teria aliviado. O nordeste só é bom para quem mora naqueles apartamentos de frente para o mar, famílias de elite, agora para quem nasce no sertão não há luta que dê jeito, o jeito é ser peão no sol quente e ficarcse estapeando em chafarizes atrás de água e convivendo na insegurança alimentar.

    ResponderExcluir
  8. Dinheiro e família é uma relação complicada...
    Boa sorte com o processo!!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Kundera - sem duvida é uma relação complicada. Nesse caso especifico, todos os irmaos do meu pai (filhos da minha avó) tem uma situação financeira tranquila; por isso eu acho mais do que justo que os custos sejam divididos. Além disso, eles nunca precisaram correr atras de um unico documento - quem fez todo esse processo fui eu com a procuração que tenho da minha avó. Então , como nao gastaram nem um minuto para correr atras desse processo, mas sempre que me encontravam perguntavam como estava indo as coisas - acho justo que os custos sejam divididos.

      Tenho uma planilha com os detalhes de cada gasto que tive (e os comprovantes), exatamente porque sempre soube que quando a cidadania fosse obtida, diversos parentes (tios e primos) apareceriam perguntando sobre a documentação e como eles devem fazer.

      Mas vou contar um pouco mais sobre isso na proxima postagem.

      Um grande abraço,

      Excluir
  9. Muito Legal EP,

    Minha mulher tem passaporte Português pois o avô dela é de lá. Se você puder abordar o tema imigração sobre quem já tem o passaporte seria muito interessante...

    Eu tenho interesse de imigrar pra lá, fico no aguardo pelas próximas postagens

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Aportador - tudo bem ? Muito legal que sua esposa tem o passaporte portugues - se voce ja esta casado há tres anos ou mais, voce pode solicitar a sua cidadania portuguesa. Acho que isso seria uma providencia interessante - voce alega a sua afinidade com Portugal para solicitar a sua cidadania. Para comprovar vinculo com Portugal, a questão do idioma e de ter uma esposa portuguesa conta bastante.

      Pretendo ir dividindo as minhas pesquisas sobre como pode ser a vida em Portugal - mas para quem é cidadao, o ponto interessante mesmo é a oferta de empregos e o custo de vida no pais ... digo isso, porque ja sabemos que se trata de um pais onde os costumes sao muito parecidos (afinal fomos colonizados por eles), nao existe dificuldade mais seria com idioma, alimentação, etc...

      Um grande abraço,

      Excluir
  10. Boa executivo, muito importante a cidadania europeia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola SC - tudo bem ? Com certeza a cidadania europeia é um atrativo muito interessante. Poder viver como cidadao em um continente com elevado nivel cultural, com paises de economia avançada (como Alemanha, por exemplo), com paises com alto nivel de segurança (como Portugal, por exemplo) - isso proporciona a oportunidade de levar uma vida mais simples ... principalmente se tiver acumulado um patrimonio significativo e usufruir das taxas de juros brasileiras.

      Um grande abraço,

      Excluir
  11. Olá Executivo! Não sabia desse seu plano de emigrar para Portugal, depois passa mais detalhes, não sei se já fez uma postagem sobre o assunto. abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola BF - tudo bem ? Pretendo fazer algumas postagens mostrando como foi o processo da minha avó (bem mais complicado que o processo regular) e como será o processo para meu pai e finalmente para a minha cidadania. Também quero dividir um pouco das pesquisas que estou fazendo sobre custo de vida e outros fatores sobre viver em Portugal - assim podemos compartilhar o conhecimento de quem já está por la (como o colega conhecimento financeiro) e de quem ja pesquisou também sobre o tema.

      Um grande abraço,

      Excluir
  12. EP, mesmo sem aportes carteira segue em escalada rumo aos 250k. Quando os aportes retornarem os 300k serão logo ali.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Sequoia. O não aporte desse mes estava planejado, pois estou ajudando minha mae com um tratamento odontologico; mas o objetivo é voltar a aportar no proximo mes.

      O problema (que comecei a falar um pouco nessa postagem) é o pagamento da advogada em Portugal, agora que finalmente o processo de cidadania da minha avó está concluido. Como nao sabia quando exatamente o processo teria seu fim (foi uma luta de tres anos para resolver os problemas de documentação), então vai depender se os familiares vao querer tambem ter acesso a cidadania e dividir os custos do processo comigo.

      Caso eles tenham interesse e dividam os custos, terei um aporte interessante em Junho; mas caso nao tenham interesse, eu terei de arcar com todos os custos para dar seuqencia no processo para meu pai, e finalmente, a minha cidadania europeia.

      Um grande abraço,

      Excluir
  13. Fala EP, conseguir cidadania europeia realmente abre portas, tenho um amigo que conseguiu em Portgual(demorou porque o Pai dele tinha nascido em colonia portuguesa na Asia) e 30 dias depois com o documento na mão foi para Londres e mora lá há 5 anos (e vai continuar porque o Brexit não mexerá com o pessoal que já mora na Inglaterra).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola SP - tudo bem ? O seu amigo praticamente ganhou na loteria - morar na Inglaterra é um ganho em qualidade de vida muito grande. Que bom que ele conseguiu obter a cidadania portuguesa mesmo com as dificuldades de documentação. Eu tive o mesmo problema para obter a cidadania da minha avó - o pai dela nao foi registrado na igreja catolica e na epoca o registro civil nao era obrigatório em Portugal (ele nasceu em 1905) ... mas felizmente foi possivel solucionar tudo isso e hoje a minha avó já é uma cidadã portuguesa.

      Um grande abraço,

      Excluir
  14. Olá EP. Não sei se você já leu, esses tempos atrás saiu uma reportagem na Veja sobre a imigração de brasileiros em Portugal, bem interessante por sinal, mostrando as diversas vantagens de se morar lá, inclusive com custo de vida mais baixo que aqui.

    ResponderExcluir
  15. Opa EP,

    Apesar do crescimento ter sido pequeno no mês, no ano está muito bem para os primeiros 5 meses! Parabéns!

    Esses gastos de cidadania/visto/passaporte são foda... mas temos q pensar no longo prazo. Os vistos que tenho, menos mal que foram pagos pela empresa... mas eu vi que era uma nota mesmo (especialmente quando precisa tradução juramentada).

    Um pedido: poderia me adicionar na sua lista de blogs?
    Faz tempo que vc está na minha hehehehe

    Abração,
    PD7

    ResponderExcluir